quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Os fantasmas de sempre


Segundo a RR, sempre muito bem informada sobre o futebol português, o triste episódio de ontem conta-se da seguinte forma:
Após o 2º golo registaram-se alguns apupos por parte dos adeptos. A coisa piorou quando alguém gritou o nome de Stojkovic. Foi aí que Liedson se empertigou, mandando calar os adeptos. Sá Pinto ter-lhe-à chamado à razão lembrando que “são eles que nos pagam os ordenados”. Liedson não gostou, a discussão manteve-se até aos balneários, onde, após alguns empurrões, Sá Pinto terá sido o autor da primeira agressão. A ser verdade, não se confirma a versão inicialmente posta a correr, que tudo teria começado com uma crítica pública de Sá Pinto à actuação de Patrício. E fica por explicar como é que tudo isto sucedeu sem intervenção de terceiros.

Parece-me inevitável a assumpção que Sá Pinto não era a pessoa certa no lugar certo. Bem como também que o balneário do Sporting está longe de ser um local recomendável para dar as costas, e que o ar que por lá se respira necessita com urgência de renovação. Falta ainda apurar que feridas foram abertas e que tempo durará a cicatrizar, sabendo-se a ligação que Sá Pinto tem com os adeptos, e que acaba por ser o respeito por eles a condená-lo. Mas, como sempre no Sporting, sabe-se de tudo sem nada se saber ao certo. Lembro-me de quando Argel quase chegou a vias de facto na torre das antas, destruindo à passagem 2 computadores. Só veio a público passado uns anos e porque o próprio o confessou em entrevista.

Não é por acaso que o nome de Stojkovic aparece de novo, nestas circunstâncias. Não soubemos matar conveniente as questões e assim elas vão e voltam, quando menos se espera, como se de fantasmas se tratasse. Diz-me um amigo meu que isto não aconteceu por acaso, e que Sá Pinto, pelas suas características pessoais, era o alvo mais fácil de uma franja que nunca viu com bons olhos as mudanças recentes. Para ele a seguir vai Carvalhal, lembrando-me do “desabafo” de Liedson, sobre as suas dificuldades em jogar sozinho na frente.

Não vou tão longe nas teorias conspirativas, parece-me antes o reeditar de um conflito pessoal mal resolvido e que não terá sido levado em conta na hora da escolha de Sá Pinto. Mas creio não restarem dúvidas que há problemas bem profundos no seio do grupo de trabalho e que, tal como os exorcismos, não serão fáceis de realizar, ou bonitos de ver, sendo porém de todo necessários, a bem do nosso estado de sáude.

31 comentários:

  1. Então no fundo foram os adpetos do sporting que criaram isto!!!??? ....

    ResponderEliminar
  2. @leo@:
    E de onde foste buscar essa conclusão? Não foi seguramente do que escrevi!

    ResponderEliminar
  3. Somos uma vergonha!!!

    ResponderEliminar
  4. LagartoPalhaço:
    Obviamente que falas em nome pessoal ou de alguam organização que elegeu para o efeito. Serás do Chapitô, essa nobre instituição que se dedica a formar gente nas áreas representativas?

    ResponderEliminar
  5. Caros, urge passar por cima disto e começar vida nova.

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade permite me recomendar uma versão dos factos que me parecem muito mais possiveis de ter acontecido...

    Vejam o post do CAcifo do Paulinho.

    Sinceramente não estou a ver o Liedson a defender ninguem de assobios

    ResponderEliminar
  7. LdA, deixa lá o coitado que acha que ele e a sua imagem de espelho são uma vergonha. Uma das vantagens de no Sporting se saber tudo é não sermos surpreendidos por escutas nojentas.

    Se somos nós que criamos os nossos problemas também somos nós que os resolvemos, não podemos contar com apoios do estado, terrenos oferecidos, resoluções céleres ou dar acções como garantia de dividas.

    ResponderEliminar
  8. Não sei de o nome de Stojkovic foi dito,uma coisa sei,vai ser dito mais vezes agora,especialmente depois de na era Paulo Bento ter sido colocado à parte (aka fora do clube) e agora Liedson ter feito igual ou pior.Luis Duque para meter ordem naquilo já.

    ResponderEliminar
  9. Eu proprio ja tou cansado de aqueles adeptos e sócios que muitas vezes criticam sem saber o que dizem. Repudio qualquer tipo de crónica e até comentadores desportivos que venham falar de um erro do Rui Patricio. Revelam falta de senso e necessitam de um bom par de oculos. E friso mais, se pretendem que agora os jogadores rendem ofereçam lhes um campo de futebol e não um batatal que Alvalade ofereçe. Tendo isto em conta não esperem milagres dos jogadores. Patricio foi vitima de um tufo de relva( mais um entre as dezenas espalhados pelo campo )
    Cansado de alguns adeptos e sócios, e agora peço desculpa se ofender alguem porque não é a minha intençao, mas apenas é um pensamento pois existe muito adepto ignorante que continua com a treta do Stoi quando já foi explicada dezenas de vezes. Já chega...

    Condeno Sá Pinto, provou não saber estar no lugar, provou não ser a pessoa certa. Pediu a demissão e fez o que lhe competia.

    Liedson é um activo desportivo, que representa o Sporting, do qual ele lucra e nós lucramos. Apura-se responsabilidades sobre a igual irresponsabilidade do Liedson e a multar que seja monetáriamente.

    ResponderEliminar
  10. O fantasma Stoi só perdura porque alguns adeptos, que o viram jogar dois ou três jogos, inculcaram que a personagem é um magnífico guarda-redes. Em virtude disso, o “fantasma”, oportunista como é, lá vai aparecendo para tentar ensombrar a carreira de um jovem e excelente guarda-redes português e sportinguista. No entanto, é minha convicção que a grande maioria dos sportinguistas não acredita em fantasmas.
    O episódio do Sá Pinto é mais do mesmo. Só surpreende quem tem memória curta e quem não conhece a personagem. Aliás, se há culpado no meio disto tudo é o JEB, porque, cedendo aos apelos dos anti-Bento e anti-Barbosa, em acto populista, acedeu a dar o cargo àquele representante do topo sul.

    ResponderEliminar
  11. Errou tudo desde os adeptos passando pelo sá pinto e acabando no liedson.Só é pena que é mais uma novela para a imprensa e que vai destabilizar e muito o balneário.A mim parece-me um sonho e que penso que nunca haverá paz neste clube. Estive a ler a crónica do cacifo e tudo o que lá li me entristece pois sou um daqueles que sofre e muito pelo clube mas que ninguém tém respeito por ninguém.Que tristeza ter sempre problemas no plantel. Continuo a dizer enquanto não houver uma cultura de sportinguismo no clube nunca iremos ser grandes.Jogadores que jogaram no Sporting nos tempos antigos eram e sofriam muito pelo clube..Estou-me a lembrar do Damas e outros.Agora querem lá saber dos adeptos e sócios. Só pensam em sair e em dinheiro

    ResponderEliminar
  12. 1. Problema
    No balneário do Sporting tudo se sabe passados segundos. A quem interessa? Quem o(s) faz?

    2. Problema
    No Sporting os que saem são sempre melhores dos que os que cá ficam. E ao erro são imediatmente recordados como ... este é qe fazia cá falta... Não valorizamos o presente!

    3. Problema
    Neste jogo tihnamos tudo a ganhar. A forma como terminou fez perder algumas das conquistas obtidas nos últmos jogos.

    4. Problema
    Liedson. Pago (e bem) para jogar, marcar golos e mais nada. Não é insubstituível

    5. Problema
    Todos os "notáveis" têm sempre algo a dizer nesta slturs. Como se resolve de vez este incidente e toda a repercussão que está a ter no interior do clube? Ninguém fala à comunicação social e efectua-se uma ou duas aquisições sonantes (o tal defesa central que nos falta).

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  13. Lamento,mas o fantasma Stojkovic vai manter-se até pq nunca foi de facto esclarecido pelo Bento e o Barbosa,sabemos apenas rumores,diz que se disse, o outro que ouviu e tal etc.Não se trata de denegrir R.Patrício, que a meu ver esta bem na baliza,mas que o episódio Stoj está mal contado está.

    ResponderEliminar
  14. PS:Já para não falar do tal bufo que pelos vistos está ainda em Alvalade qd pensavamos todos que estava pelos arredores de Manchester (Wigan).A rapidez com que coisas que aconteceram no balneário,chegou logo à com social faz-me querer que alguém tem usa o Twitter no balneário.LOL

    ResponderEliminar
  15. Agora é que eu fiquei a compreender o que queria dizer hoje o Rui Santos na SIC quando afirmou que o Liedson já deveria ter "ido com a da mãe às costas".

    Como o pessoal anda de candeias às avessas com o Rui Santos ninguém lhe dá credibilidade mas depois do que tenho lido hoje na blogoesfera já descobri onde anda de facto o problema do Sporting há uns anos a esta parte.

    Devemos de facto ter medo dos "sonsos". Cruzes Credo!!!!

    ResponderEliminar
  16. Já agora era preciso descobrir o BUFO que vendeu a notícia cá para fora. Todos sabemos que os jornais fecham todos por volta da uma da manhã e hoje as sete já estava tudo nas primeiras páginas dos jornais.Por isso houve um bufo que bufou tudo o que se passou no balneário as onze e meia. È PRECISO AFASTAR esse BUFO que só está a prejudicar a imagem do clube. È PRECISO QUE O CC descubra esse BUFO para bem do balneário..Já se falou em alguns mas não quero aqui dar os nomes mas que gostava de saber quem é ? Isso gostava pois deu cabo do muito bom trabalho que se tém feito

    ResponderEliminar
  17. LdA:

    Qd as situações do passado ficam por resolver ou ficam mal resolvidas, não estranha que volta e meia ressurgem... q nem velhas assombrações.

    Stoy foi um caso mal resolvido sem qlq ponta de dúvida. Agora vamos ver como e qd se soluciona 'isto'. Para já perdeu-se um Director Desportivo com um par de meses no activo e o consenso em torno de um dos pcs jogadores do plantel..

    E com esta 'brincadeira' td lá se arranjou mais um foco de divisão no seio da família sportinguista...

    Não passamos da cepa torta... fdx!

    ResponderEliminar
  18. Virgílio,

    "E com esta 'brincadeira' td lá se arranjou mais um foco de divisão no seio da família sportinguista..."

    Não tenhas qualquer dúvida. Estou para ver a reacção do público no próximo jogo do Liedson.

    ResponderEliminar
  19. De fantasma em fantasma assim vai andando o quotidiano leonino.
    Para quando a paz?
    Para mim, essa nunca viria seguramente com Sá Pinto, talvez um bom congregador de esforços e bom no trabalho de sapa mas deficitário no trato para ser um DIRECTOR do futebol.
    Urge agora que JEB actue com a cabeça e não com o coração para que a próxima escolha não seja mais um fracasso. Louvo no entanto que Sá Pinto tenha saído pelo seu próprio pé e aguardo que não se exponha muito na comunicação social, a exemplo de PB, qua saiu chamuscado dessa história sem qualquer necessidade.
    O Sporting não pode ser uma quinta nem uma feira de vaidades!

    ResponderEliminar
  20. Amigo Juvenal:

    "O Sporting não pode ser uma quinta nem uma feira de vaidades!"

    Não pode, mas tem sido. Continuamene. E JEB sem conseguir por cobro a isso...

    Um exemplo: aquele balneário já cheira tão mal, com tantos bufos e bufas, q ao fim destes anos todos o ambiente deve ser intragável...

    Cada vez mais me convenço que, infelizmente, o nosso líder máximo não tem o q é preciso.

    ------

    Ultima nota - Agora que o Sá Pinto saiu vejo mt gente revoltada com o Liedson... Supostamente por este se voltar contra os sócios e adeptos do SCP na bancada aquando do segundo golo do chinoca... Devem querer (ainda) mais sangue!

    Mas recuemos apenas uns mezitos... É q o levezinho deve ter aprendido com alguém... ora deixa cá ver se me lembro... AH! Pois foi... aprendeu com o presidente... Um tal de JEB, conhecem?

    Qd o exemplo vem de cima está td dito.

    SL!

    ResponderEliminar
  21. Caríssimos,

    Voltando à teoria da conspiração instaurada em Alvalade, levo-os a recuar um jogo (Sporting - Nacional), em que Liedson marcou dois belíssimos golos. Isto para recordar os grandes elogios que Carlos Carvalhal lhe atribui.
    A minha tese aponta para duas direcções, que são as que se seguem:
    -A primeira é a eventual noção de Carvalhal em saber a cobra que é o Liedson, fazendo uso do velho ditado “se não consegues vence-los, junta-te a eles” (antevendo que o próximo poderia até ser ele mesmo);
    -A segunda teoria e a que está mais relacionado com os acontecimentos lamentáveis com Sá Pinto, é o reforço de moral que este brasuca recebeu de Carvalhal (de forma ingénua), que lhe permitiu ter a leviandade de fazer frente a um superior hierárquico e por arrasto frente aos adeptos.
    Sabendo os antecedentes de Liedson (nomeadamente os episódios com Peseiro e Paulo Bento), a minha convicção aponta que este é definitivamente a chamada “fruta podre” do nosso Sporting. A juntar-se à festa, temos Sá Pinto que todos nós sabemos tem um temperamento descontrolado, e que foi intensificado com a falta de gratidão de Liedson para com os adeptos/clube, talvez notando um certo reforço na arrogância do atleta depois do jogo passado.

    Mais uma vez é de lamentar este episodio, pois este Sporting não é aquele que os nossos pais e avós nos contam orgulhosamente…

    ResponderEliminar
  22. Pelos vistos já vem nos jornais como é que tudio se passou.
    É uma tristeza ver o sporting assim neste estado.
    Não percebo os que chamam pelo Stoi e querem deixar de lado o Patricio, um excelente guarda redes, jovem, da casa e que ama o Sporting.
    Depois admirem-se que acontece como com o Veloso, que já nem ás palmas liga. O R. Patricío anda com esse fantasma atrás e sem culpa nenhuma, tem dado o seu melhor e não é ele o responsável por esta situação.
    Preferem em vez dele um guarda redes que jogou meia duzia de jogos, tambem fez asneiras e nada garante que seja melhor que o R.Patricio.
    Chega de sermos injustos e mal agradecidos, quer pelo R. Patricio quer pelo Liedson e por qualquer um.
    Temos que nos unir para iverter esta situação no Sporting, do balneário até as bancadas.
    Abraço

    Alguém vai a braga?

    ResponderEliminar
  23. Sem duvida manuel.

    Deve ser muito complicado para um jogador que já esta a tantos anos no clube estar sempre a ser criticado.
    Mas como na cabeça de muitos ser, sócio é poder dizer asneiras atrás de asneiras só porque é sócio. Mas para muitos os nosso num são bons.

    ResponderEliminar
  24. Como eu compreendo o Liedson!

    Qual de vocês não estaria fodido (não há outra palavra...) com os sócios nesta altura? Eu, se fosse jogador do Sporting, o que queria era basar dali! Por cada assobiadela teria exactamente a mesma reacção que o Liedson teve.

    E lembrem-se: a reacção do Liedson é em privado. Só salta cá para fora porque o Sá Pinto anda com uma bandeira da Juve debaixo do braço.

    Puxem pelo juizinho e percebam que os sócios do Sporting muito mais que apoiar têm azucrinado a cabeça dos jogadores como ninguém.

    Parem de assobiar, comecem a fazer parte da equipa, apoiando-a, voltando a ser o 12º jogador, e vão ver que nenhum jogador reage assim. E apoia-se é quando as coisas correm mal, quando as coisas correm bem ninguém precisa de apoio.

    ResponderEliminar
  25. O BALNEÁRIO "OPEN SPACE"

    Nesse campo Sá Pinto ganha a todos por KO! Quem parece que ficou com marcas bem visíveis foi Liedson, esse jogador que dentro do campo marca golos mas que fora dele faz o quer e lhe apetece. É abusador, pois pensa que ninguém o castiga, tem sorte de estar num clube onde ninguém tem pulso de ferro!

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. Espero que a multa ao levezinho seja de facto real e que ele não se lembre de retornar o castigo com falta de golos.

    Se isso acontecer há que rever o seu estatuto e procurar um bom substituto.

    Se para alguma coisa este facto serviu, foi para nós vermos onde reside um tumor maligno que nos tem iludido e que há muito os responsáveis deveriam ter extirpado.

    Rugidos de raiva

    ResponderEliminar
  27. 'Um tumor maligno'... Porra, ó Tite!...

    Um tumor maligno que em campo é exemplar no empenho e na produtividade. REPITO PARA VER SE ENFIEM NESSA CABECINHAS TEIMOSAS:

    O L I E D S O N D E N T R O D E C A M P O É E X E M P L A R !!!


    Tomara eu, enqanto sportinguista que os restantes companheiros produzisse metade do que produz o levezinho!

    Sim, é verdade. A m*rd* dos assobios é nisto que dá! Continuem.

    ResponderEliminar
  28. Amigo Virgilio,

    Que pena que não me conheces bem...
    para mim um sonso é o pior perigo que existe nas relações humanas.

    Por que faz muita falta à equipa, e ele sabe disso, é que ele vai pagar o seu castigo com o ordenado. Porém, se fizerem uma análise atenta a tudo o que se tem passado nestes últimos tempos no nosso clube, talvez encontrem a razão para o jogo que não é jogo, para os golos que não entram na baliza, para o derrube dos treinadores... enfim!!! Odeio sonsos!!!!

    Já deves saber que não consigo pensar uma coisa e dizer outra, né?

    Rugidos de muita raiva

    ResponderEliminar
  29. Tite,

    O Sá não podia ter agido como agiu. Agora o que me custa, é haver quem ameace um jogador do plantel actual, por causa da saída do Sá. São Sportinguistas ou não?

    ResponderEliminar
  30. Sonso, o Liedson?! Bom, para uns é insubordinado, ou seja, respondão e indisciplinado... para outros sonso. Enfim, é à vontade do freguês. Agora q o Sá saiu fica o 31 a sevir de saco de pancada. Mas tenham cuidado, não batam mt que o rapaz é levezinho e agora até anda um pc mal tratado...

    Ora segundo consta o Liedson é precisamente o contrário de sonso. Frontal, fez frente a quem o contrariou, não se escondeu e deu a cara... São atitudes correctas? Não, não são. Mas de sonso pouco ou nada têm.

    Que eu saiba, sonso é aquele que atira a pedra e esconde a mão. Aquele que envenena o ambiente e na altura da tempestade afasta-se a assobiar para o ar e deixa o caos istalado para trás... Que as faz pela calada, como disse ontem a Dina. É isso, amiga Tite, q o Liedson é? Pergunto-te, foi isso que ele fez? Parece-me que este episódio contadiz completamente essa 'teoria' do sonso...

    Mas isto sou eu, que da natureza humana cada vez percebo menos...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)