Andávamos tão distraídos entre 1999/00 e 2001/02 com o encontro com o nosso destino de “sermos campeões 3 vezes a cada 5 anos” que nem vimos a ascensão de Nuno Valente em Leiria. Tínhamos Rui Jorge, havíamos tido Phil Babb, e gastávamos uma pipa de notas para recuperar Dimas ao Standard de Liege, em nítida fase descendente de carreira, que nem sequer reparamos como havia crescido o futebol do miúdo que na época 1999/00 decidimos dar carta de alforria. Lembro bem do que diziam então alguns Sportinguistas dele, mais agora que André Marques lhe parece ter vestido a mesma camisola. Sabemos o que aconteceu depois.
Quando desde ontem se fala em Sílvio como possível reforço da lateral-esquerda não deixo de ficar surpreendido. Não colocando em causa o valor do jogador como aposta de futuro, tenho como seguro que não é um jogador para entrar de caras na equipa principal do Sporting, significando de imediato uma mais-valia. De características diferentes de André Marques, tem para ele uma vantagem: pode demonstrar todas as semanas o que vale, numa equipa que joga sem pressão. Um pouco à semelhança da oportunidade que teve André Marques o ano passado, quando Sissoko saiu de Setúbal, fazendo uma boa segunda volta. É que antes de chegarem todos parecem bons. Até Grimi, na primeira época parecia bem melhor do que parece hoje e, convenhamos, alguns méritos devia ter para despertar o interesse do Milan, que o foi buscar à Argentina.
Companheiro de Valente na U. Leiria e na viagem triunfal que se seguiu, foi Derlei. Que, como sabemos hoje, esteve com um pé no Sporting, quando em 2001/02 o quisemos para substituir o lesionado Niculae. Houve quem percebesse melhor o seu real valor e não tivesse titubeado, como nós, na hora de o contratar. Derlei acabou por vir para o Sporting e se há algo que a sua passagem deixou bem claro, e independentemente dos resultados alcaçados, é que muito mais teríamos ganho se o tivéssemos contratado esses anos antes.
É precisamente isso que penso da possível contratação de Pedro Mendes. Por muito que traga à equipa, vai-nos fazer perguntar porque não o soubemos ir buscar a Guimarães anos antes. Sendo jogador para entrar de imediato, tenho dúvidas que seja uma posição que mereça o esforço, a não ser que a saída de Veloso se consume. Mesmo assim preferiria quem pudesse trazer valor e que além do investimento e do custo -88 mil euros de ordenado - pudesse ter retorno financeiro. E fora das contas fica o quanto perdemos por interromper a afirmação de Adrien. É que, convém lembrar, o miúdo tem agora a primeira real oportunidade de demonstrar o valor que se lhe adivinha, depois de 2 anos quase parado. De jogo para jogo é evidente o seu crescimento. O que seria hoje Adrien se Rochemback não tem regressado para fazer as delicias dos vendedores de picanha e maminha de alcatra?
Valente, Derlei e Pedro Mendes. O Sporting parece querer ajustar contas com o passado sem dele retirar as devidas lições. O melhor que o Sporting pode ganhar este ano é o futuro. Para tal, e ao contrário de outros, não precisamos de apostar tudo ou nada nos 5 meses que faltam desta época. Mas saber escolher quem tem de ajudar a construir o futuro é um jogo que não pode ser perdido.
Excelente post. Dá mesmo muito que pensar. São as incertezas do futebol e da evolução que cada jogador pode ter. A escolha é sempre um risco. Pode dar certo. Pode dar errado. Se calhar não temos sido particularmente felizes. Muito por nossa culpa. Contrariar a massa adepta nem sempre é fácil. E em Alvalade fico por vezes com a sensação que quem manda em algumas dispensas são as bancadas.
ResponderEliminarJonhy Green
ResponderEliminarE quem intoxica as bancadas?
Pois é… como dizíamos no outro post.
ao andre marques falta-lhe o que um defesa esquerdo tem que sbaer fazer bem: defender, ainda tem alguns deficies a nivel de posicionamento, a atacar é bom.
ResponderEliminarele que melhore isso e poderá voltar.
na questao pedro mendes na altura o porto meteu-se ao barulho e ele preferiu ficar mais perto da familia.
acho que as contrataçoes sao ja com uma visao a medio prazo, tipo num golpe de antecipaçao.quano se fala que o veloso pode esar de saida ja se fala em alguem para o lugar.
e acho que nao se avança para o ruben micael porque nao ha garantias que o moutinho também venha a sair
O Nuno Valente sempre foi bastante melhor, em diversos aspectos, mas sobretudo na ocupação dos espaços defensivos e controle de tempos de entrada à bola. E, por incrível que pareça, fisicamente também era melhor, mais rápido, mais consistente.
ResponderEliminarTenho muitas, mas muitas dúvidas que alguma vez André Marques seja jogador para o Sporting. Ou mesmo para o Braga. Ou mesmo para o Guimarães.
Quanto ao Pedro Mendes, percebo as reticências, percebo o raciocínio. Mas é um excelente jogador, não tenhamos dúvidas disso.
Bom post, embora não concorde com tudo. O Sporting tem de olhar para o mercado nacional e ir buscar jovens jogadores (maioria portugueses) com sede de vitórias! Caramba, não se aprendeu nada com a passagem do Mourinho pelo Porto?! Nuno Valente, Derlei, Paulo Ferreira, Maniche, Bosingwa, Pedro Mendes...e mais tarde Helton, Raul Meireles. Isto para dizer Ruben Micael é melhor aposta que Pedro Mendes já com 30 ou 31 anos. Até porque a 6, temos que rentabilizar é o Veloso! O Adrien será o sucessor (ou André Martins, Diogo Amado).
ResponderEliminarJá em relação André Marques, tem de rodar mais 1 ou 2 épocas, ainda não é jogador para o Sporting. O Silvio confesso que não conheço, mas eu ainda acho que o Grimi, se recuperar a confiança depois da grave lesão que teve, será um bom jogador.
Saudações leoninas
PM
Sinto-me naturalmente tentado a dizer que o André Marques merece um pouco mais de "paciência". Se repararmos a altura em que ele jogou no Sporting esta época, coincide com as piores exibições da equipa, com os jogadores a jogar com pés de lã e medo de ter a bola em sua posse.
ResponderEliminarTudo isto vai em conta com aquilo que tenho dito: Um jogador "mediano" num ambiente bom pode ser extremamente útil.
Quanto a Pedro Mendes, não há dúvidas que se trata de um grande jogador e pode mesmo ser uma peça importante na nossa equipa, mas não me parece que aquela seja a posição mais carenciada no plantel. Se em tempos formávamos bons extremos, hoje em dia somos fortes na zona intermédia do campo e como já aqui foi dito, esta contratação pode retirar espaço a outros jogadores. Por último, 1,5M por um jogador com 31 anos e que está a acabar de recuperar de uma lesão? Não me colhe a maior das simpatias...
SL
Concordo com o Hugo no que toca ao André Marques. Foi ele que teve que jogar na pior altura e não Grimi. Gostaria que lhe fosse concedido um pouco mais de tempo. E nem precisa ser metade do que se deu a Djaló.
ResponderEliminarQuanto ao Pedro Mendes tem como positivo o facto de ser um jogador com qualidade mas irá tapar o Adrien, que tem vindo de jogo para jogo, a demonstrar que pode perfeitamente ser o titular naquela posição.
Quanto ao Sílvio, confesso que não conheço. O aspecto positivo que posso ressalvar, é que o SCP parece estar atento ao mercado interno.
Há um dado adicional que deveria ter constado do post, mas que acabou por passar. Trata-se da importância estratégica que é reforçar a equipa. Estamos a falar de 3 jogadores que, a não se terem juntado a Mourinho, provavelmente não estaríamos a falar de tantos títulos para eles e de tão poucos para nós. É que, desde então, não voltamos a ser campeões nacionais...
ResponderEliminarA questão que me faz desconfiar muito dos problemas de André Marques é que os seus problemas são do foro mental. Rodar já andou a rodar em vários clubes, onde tb teve problemas de afirmação. Mas posso, e espero, estar enganado.
ResponderEliminarQuanto à Adrien, é voluntarioso e impõe-se fisicamente e parece-me que esta atitude algo diferente do outro 6 (Veloso) está a fascinar os adeptos. Com bola continua a definir mal demasiadas jogadas e a falhar demasiados passes. Se a distância entre os sectores do Sporting e a recorrente inexistência de apoios pode explicar esta dificuldade (o próprio Carriço a tem na defesa, ele que já mostrou ser capaz de sair a jogar como deve ser), parece-me que Pedro Mendes é bem mais capaz, a curto prazo, neste capítulo.
O que vi do Sílvio, em dois três jogos do Rio Ave e sem atenções especiais, é que é um jogador banal.
Não concordo com os que afirmam que a posição de Mendes (trinco) não é prioridade.
ResponderEliminarQuanto a mim é mesmo a maior prioridade da equipa, uma vez que não temos nenhum jogador que a faça com a qualidade que se exige, hoje em dia cada vez mais, a quem queira jogar futebol e ser vencedor.
E no caso Pedro Mendes é um excelente jogador que, a não ser alguma questão física que me tenha escapado, poderá dar ainda muito ao Sporting.
É certo, também tinha preferido que viesse directo do Guimarães, cheguei mesmo a "pedi-lo" na altura, mas ainda vamos bem a tempo de fazer dele um recurso inestimável.
Fica a questão de Adrien, que quanto a mim já deveria ter rodado nas épocas anteriores, onde nem foi aproveitado nem evoluiu como devia, e para quem pedi a titularidade após a saida de Bento e a mudança táctica correspondente.
Pesoalmente as suas exibições não me convenceram até ao momento e, salvo se Veloso estiver já de saída, parece-me que seria ainda importante que fosse colocado numa equipa competitiva e onde pudesse jogar sempre, até ao final do campeonato.
Depois, assumindo saidas de Veloso e se calhar Moutinho, regressaria com mais ritmo e experiência, para o seu desafio final.
NunoC,
ResponderEliminarEm que é que te baseias para dizer que os problemas do André Marques são do foro mental?
Quanto ao Adrien, não acho que falhe demasiados passes mas como tenta dar profundidade ao jogo da equipa, arrisca-se a falhar mais que um jogador que opte por um tipo de jogo diferente.
Felizberto,
Antes de um trinco, acho que deveríamos arranjar um lateral esquerdo. Continuo a achar que essa lateral continua mal servida e não tenho qualquer confiança no Grimi.
jvl,
ResponderEliminarO meu mental era intelectual, faltou-me a palavra certa e ainda não sei se é esta. E no meu "mental" estão problemas de posicionamento, de abordagem aos lances, etc.
Quanto ao Adrien, falha muitos passes, muitos deles simples, e não dá segurança suficiente em posse. Quanto à questão da profundidade, não sei bem a que te estas a querer refirir, mas os passes mais "profundos" que vejo o Adrien fazer são para os avançados de costas para a baliza, muitos deles sem a precisão exigível e sem perceber que, por vezes e mais uma vez muito devido à distancia entre sectores, o receptor do passe vai estar sozinho e sem possibilidade dar novo destino à bola. Problemas de decisão e de posse. Pedro Mendes seria um upgrade óbvio neste capitulo.
Post recheado de bom-senso.
ResponderEliminarQuanto ao André Marques acho que a observação do Hugo é correcta. Aliás, lembro-me de dizer precisamente isso ao Bruno Martins, quando víamos o jogo em Vila do Conde, frente ao Rio Ave.
ResponderEliminarQuando se diz que ele não sabe defender é preciso ter em linha de conta o período em que ele jogou, em que, à sua frente, jogava Vukcevic, que como todos sabemos, tem pouco espirito de sacrificio para auxiliar nas tarefas defensivas. Os problemas de Marques a defender eram os mesmos que sentiam Caneira e Grimi, sendo que Caneira, mais experimentado, superava-os melhor. Quem viu o jogo com o Braga percebeu que, apesar de não ser o seu melhor lugar, Veloso dá outra cobertura defensiva, permitindo maior desafogo a Grimi, o que até deu para o argentino parecer mais à vontade.
Quanto ao Adrien julgo que de jogo para jogo vão fazendo cada vez menos sentido as observações de que falha demasiados passes. Esse era de facto um problema que o ritmo de jogo e a categoria do jogador se tem encarregue de resolver. No inicio de época escrevi este post: http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/07/diarra-no-sporting-e-outras-licoes-de.html
sobre a necessidade de um verdadeiro 6. Hoje, tendo visto actuar Adrien por diversas vezes, não duvido que, não sendo ele ainda um Diarrá, e tendo provavelmente características que sobressairiam mais partilhando com Veloso as responsabilidades no sector, é um jogador à altura das necessidades do clube. E ao contrário de Pedro Mendes, será mais fácil progredir para patamares mais elevados, assim lhe sejam concedidas as oportunidades que as suas exibições reclamam.
Seja como for, e sem retirar qualquer categoria a Pedro Mendes, entendo que o Sporting não deveria hipotecar-se por um jogador que lhe reduzirá as perspectivas de ver ressarcidos o investimento e o seu elevado custo. Não é este o nosso mercado, não tenho dúvidas disso.
Concordo com muito do post... principalmente no espírito. Estou farto de dizer que o André Marques é outro Nuno Valente. Sinceramente, acho que quer o Grimi quer o André Marques faziam perfeitamente a lateral esquerda numa equipa que estivesse mais consistente que a nossa. O problema do Grimi são as constante lesões musculares que raramente o deixam chegar a estar em forma, e o maior problema do André Marques está sentado nas bancadas ;). Se deixassem o puto em paz, a jogar uns joguinhos numa equipa sossegada, em que os adeptos não pedissem/exigissem o que não se pode dar, iriam ver... E atenção, essa equipa sossegada pode e deve ser o Sporting.
ResponderEliminarPerguntem em Setúbal se sentiram grande diferença entre a primeira volta com o Cissokho e a segunda volta com o André Marques.
O Silvio é aquele gajo que fez um penalty infantil no jogo contra nós, não é? Havia de jogar no Sporting... nunca mais o deixavam jogar sossegado.
LdA,
ResponderEliminarConcordo muito contigo nesse duplo-pivot Adrien-Veloso.
Iria potenciar e muito as qualidades dos dois. O Adrien tem aquilo que o Veloso não tem e, se o deixarem jogar mais 3/4 jogos, vai deixar de falhar passes. E o Veloso precisa de alguém com a adrenalina do Adrien ao lado.
Até este momento as contratações foram surpresas e julgo que assim vão continuar, logo, os jogadores quando aparecem nos jornais ficam mais longe de Alvalade.
ResponderEliminarAs grandes espinhas que tenho atravessadas na garganta são, Pepe, Derlei e Paulo Assunção, sendo que julgo que Pepe seria trocidado em Alvalade com metade das abébias que deu nos seus primeiros tempos de Porto.
Abro assim um capitulo para falar de André Marques e Adrien, gosto de ambos mas são (estão) verdes, se sobre André Marques acho que o problema é mesmo mental perante o erro e o apupo entra em angústia e são asneiras umas atrás das outras, não acredito que um "Academia" falhe recepções e passes como André Marques falhou da última vez que actuou (como falharam Saleiro, Adrien e outros) é a pressão de ter de ser titular do Sporting a mexer a nossa camisola pesa e não é pouco.
O Adrien é quase o inverso, tem confiança para dar e vender e isso faz com que arrisque em demasia para a posição que ocupa, não precisa, pode prejudicar a equipa e a ele proprio, deve jogar simples e seguro, ganhar a confiança dos colegas e da bancada e só depois "abrir o livro".
Acrescento que a André Marques, como antes a Ronny, não devia ser exigido ser o titular mas sim o escudeiro de um titular e crescer para um dia ser ele a assumir esse papel pela qualidade dos seus treinos e exibições pontuais.
Para terminar, o nosso melhor 6 é o Veloso, se assim é porque é que não se fazem experiências com outros? Atirar Adrien para 8 onde os seus erros têm menos propabilidade de consequência grave, ou Grimi com Caneira atrás, porquê perder qualidade em duas posições se posso perder só numa?
De resto aguardo as novidades sentado, primeiro porque podem demorar ou nunca vir, depois para não cair com surpresa por uma compra ou ... de uma venda.
LdA,
ResponderEliminarO Diarrá está longe de ser o meu protótipo de um 6. Talvez por isso veja menos qualidades e mais defeitos no Adrien que tu e os demais.
Nuno:
ResponderEliminarO meu post referia-se à prestação de Diarra num jogo especifico e não era uma análise às suas qualidades ou defeitos em geral.
NunoC,
ResponderEliminarOK esclarecido quanto ao mental vs inteligente. Quando digo que arrisca mais, é porque vejo optar mais vezes em jogar para companheiros adiantados, seja através de passes curtos ou longos, do que em fazer circular a bola de flanco para flanco com N trocas de bola que, pela sua lentidão, de nada serviam para criar desequílibrios.
Quanto à distância entre sectores, o problema não é de agora.
LdA,
"jogava Vukcevic, que como todos sabemos, tem pouco espirito de sacrificio para auxiliar nas tarefas defensivas."
Pouco espírito de sacrifício, o Vuk?!??! Então ele que até colocou o ombro no lugar, blah blah blah.
Já disse que cada vez gosto menos do Vuk?
Percebo o que querem dizer com espirito de sacrificio do Vuk, mas dizer isso é mascarar o verdadeiro problema: a incapacidade ou a recusa de perceber o jogo no seu todo. E enquanto for assim, nunca será o jogador que pensámos que poderia ser.
ResponderEliminarNunoC,
ResponderEliminarEspero que não penses que estou a elogiar o Vuk. Este jogo com o Leiria foi demonstrativo:
- 1ª parte: encostado ao lado esquerdo: aborrece-me jogar ou individualismo
- 2ª parte: como foi colocado na frente, era vê-lo correr como um louco.
Para mim, isto é mau profissionalismo e não uma questão de render mais na posição X em detrimento da Y.
a mim este texto so me faz lembrar o caso carlão... encaixaria perfeitamente na equipa do sporting com liedson carlao e pongolle na frente...
ResponderEliminarjvl
ResponderEliminarTambém não confio em nenhum dos laterais esquerdos, mas assumindo que Veloso não sai já e quer ser titular na selecção no mundial, colocá-lo-ia na lateral, adiando a questão (e dando tempo para uma melhor análise à futura solução) e promovendo um lugar mais no miolo.
Quanto ao André Marques, tendo defendido a sua permanência no plantel mal subiu dos juniores, reconheço que as suas prestações deixaram a desejar, embora também saiba que seria sempre dificil para um jovem jogador recém chegado apresentar-se com a qualidade devida perante tanta inoperância global.
Sublinho dele algo que me marcou. Que me lembre, não perdeu nenhum lance aéreo sempre que jogou. Será a lateral o unico lugar onde terá que render?
Felizberto,
ResponderEliminarEu percebo a opção de colocar o MV a lat-esq, tendo em conta o Mundial onde poderia ser titular nessa posição, mas acho que quem perderia era o SCP. Quanto ao André Marques não me lembro de nenhum lance aéreo que tenha perdido. Para quem defende uma subida na média de alturas da defesa, o André Marques é uma óptima solução. Curiosamente nunca vi ninguém defender isto, só que deveríamos ter jogadores mais altos na defesa.
Sim, não gosto mesmo nada do Grimi.