quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Reviver o passado em Alvalade


Andávamos tão distraídos entre 1999/00 e 2001/02 com o encontro com o nosso destino de “sermos campeões 3 vezes a cada 5 anos” que nem vimos a ascensão de Nuno Valente em Leiria. Tínhamos Rui Jorge, havíamos tido Phil Babb, e gastávamos uma pipa de notas para recuperar Dimas ao Standard de Liege, em nítida fase descendente de carreira, que nem sequer reparamos como havia crescido o futebol do miúdo que na época 1999/00 decidimos dar carta de alforria. Lembro bem do que diziam então alguns Sportinguistas dele, mais agora que André Marques lhe parece ter vestido a mesma camisola. Sabemos o que aconteceu depois.

Quando desde ontem se fala em Sílvio como possível reforço da lateral-esquerda não deixo de ficar surpreendido. Não colocando em causa o valor do jogador como aposta de futuro, tenho como seguro que não é um jogador para entrar de caras na equipa principal do Sporting, significando de imediato uma mais-valia. De características diferentes de André Marques, tem para ele uma vantagem: pode demonstrar todas as semanas o que vale, numa equipa que joga sem pressão. Um pouco à semelhança da oportunidade que teve André Marques o ano passado, quando Sissoko saiu de Setúbal, fazendo uma boa segunda volta. É que antes de chegarem todos parecem bons. Até Grimi, na primeira época parecia bem melhor do que parece hoje e, convenhamos, alguns méritos devia ter para despertar o interesse do Milan, que o foi buscar à Argentina.

Companheiro de Valente na U. Leiria e na viagem triunfal que se seguiu, foi Derlei. Que, como sabemos hoje, esteve com um pé no Sporting, quando em 2001/02 o quisemos para substituir o lesionado Niculae. Houve quem percebesse melhor o seu real valor e não tivesse titubeado, como nós, na hora de o contratar. Derlei acabou por vir para o Sporting e se há algo que a sua passagem deixou bem claro, e independentemente dos resultados alcaçados, é que muito mais teríamos ganho se o tivéssemos contratado esses anos antes.

É precisamente isso que penso da possível contratação de Pedro Mendes. Por muito que traga à equipa, vai-nos fazer perguntar porque não o soubemos ir buscar a Guimarães anos antes. Sendo jogador para entrar de imediato, tenho dúvidas que seja uma posição que mereça o esforço, a não ser que a saída de Veloso se consume. Mesmo assim preferiria quem pudesse trazer valor e que além do investimento e do custo -88 mil euros de ordenado - pudesse ter retorno financeiro. E fora das contas fica o quanto perdemos por interromper a afirmação de Adrien. É que, convém lembrar, o miúdo tem agora a primeira real oportunidade de demonstrar o valor que se lhe adivinha, depois de 2 anos quase parado. De jogo para jogo é evidente o seu crescimento. O que seria hoje Adrien se Rochemback não tem regressado para fazer as delicias dos vendedores de picanha e maminha de alcatra?

Valente, Derlei e Pedro Mendes. O Sporting parece querer ajustar contas com o passado sem dele retirar as devidas lições. O melhor que o Sporting pode ganhar este ano é o futuro. Para tal, e ao contrário de outros, não precisamos de apostar tudo ou nada nos 5 meses que faltam desta época. Mas saber escolher quem tem de ajudar a construir o futuro é um jogo que não pode ser perdido. 

25 comentários:

  1. Excelente post. Dá mesmo muito que pensar. São as incertezas do futebol e da evolução que cada jogador pode ter. A escolha é sempre um risco. Pode dar certo. Pode dar errado. Se calhar não temos sido particularmente felizes. Muito por nossa culpa. Contrariar a massa adepta nem sempre é fácil. E em Alvalade fico por vezes com a sensação que quem manda em algumas dispensas são as bancadas.

    ResponderEliminar
  2. Jonhy Green

    E quem intoxica as bancadas?
    Pois é… como dizíamos no outro post.

    ResponderEliminar
  3. ao andre marques falta-lhe o que um defesa esquerdo tem que sbaer fazer bem: defender, ainda tem alguns deficies a nivel de posicionamento, a atacar é bom.

    ele que melhore isso e poderá voltar.

    na questao pedro mendes na altura o porto meteu-se ao barulho e ele preferiu ficar mais perto da familia.

    acho que as contrataçoes sao ja com uma visao a medio prazo, tipo num golpe de antecipaçao.quano se fala que o veloso pode esar de saida ja se fala em alguem para o lugar.

    e acho que nao se avança para o ruben micael porque nao ha garantias que o moutinho também venha a sair

    ResponderEliminar
  4. O Nuno Valente sempre foi bastante melhor, em diversos aspectos, mas sobretudo na ocupação dos espaços defensivos e controle de tempos de entrada à bola. E, por incrível que pareça, fisicamente também era melhor, mais rápido, mais consistente.

    Tenho muitas, mas muitas dúvidas que alguma vez André Marques seja jogador para o Sporting. Ou mesmo para o Braga. Ou mesmo para o Guimarães.

    Quanto ao Pedro Mendes, percebo as reticências, percebo o raciocínio. Mas é um excelente jogador, não tenhamos dúvidas disso.

    ResponderEliminar
  5. Bom post, embora não concorde com tudo. O Sporting tem de olhar para o mercado nacional e ir buscar jovens jogadores (maioria portugueses) com sede de vitórias! Caramba, não se aprendeu nada com a passagem do Mourinho pelo Porto?! Nuno Valente, Derlei, Paulo Ferreira, Maniche, Bosingwa, Pedro Mendes...e mais tarde Helton, Raul Meireles. Isto para dizer Ruben Micael é melhor aposta que Pedro Mendes já com 30 ou 31 anos. Até porque a 6, temos que rentabilizar é o Veloso! O Adrien será o sucessor (ou André Martins, Diogo Amado).

    Já em relação André Marques, tem de rodar mais 1 ou 2 épocas, ainda não é jogador para o Sporting. O Silvio confesso que não conheço, mas eu ainda acho que o Grimi, se recuperar a confiança depois da grave lesão que teve, será um bom jogador.

    Saudações leoninas

    PM

    ResponderEliminar
  6. Sinto-me naturalmente tentado a dizer que o André Marques merece um pouco mais de "paciência". Se repararmos a altura em que ele jogou no Sporting esta época, coincide com as piores exibições da equipa, com os jogadores a jogar com pés de lã e medo de ter a bola em sua posse.

    Tudo isto vai em conta com aquilo que tenho dito: Um jogador "mediano" num ambiente bom pode ser extremamente útil.

    Quanto a Pedro Mendes, não há dúvidas que se trata de um grande jogador e pode mesmo ser uma peça importante na nossa equipa, mas não me parece que aquela seja a posição mais carenciada no plantel. Se em tempos formávamos bons extremos, hoje em dia somos fortes na zona intermédia do campo e como já aqui foi dito, esta contratação pode retirar espaço a outros jogadores. Por último, 1,5M por um jogador com 31 anos e que está a acabar de recuperar de uma lesão? Não me colhe a maior das simpatias...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o Hugo no que toca ao André Marques. Foi ele que teve que jogar na pior altura e não Grimi. Gostaria que lhe fosse concedido um pouco mais de tempo. E nem precisa ser metade do que se deu a Djaló.

    Quanto ao Pedro Mendes tem como positivo o facto de ser um jogador com qualidade mas irá tapar o Adrien, que tem vindo de jogo para jogo, a demonstrar que pode perfeitamente ser o titular naquela posição.

    Quanto ao Sílvio, confesso que não conheço. O aspecto positivo que posso ressalvar, é que o SCP parece estar atento ao mercado interno.

    ResponderEliminar
  8. Há um dado adicional que deveria ter constado do post, mas que acabou por passar. Trata-se da importância estratégica que é reforçar a equipa. Estamos a falar de 3 jogadores que, a não se terem juntado a Mourinho, provavelmente não estaríamos a falar de tantos títulos para eles e de tão poucos para nós. É que, desde então, não voltamos a ser campeões nacionais...

    ResponderEliminar
  9. A questão que me faz desconfiar muito dos problemas de André Marques é que os seus problemas são do foro mental. Rodar já andou a rodar em vários clubes, onde tb teve problemas de afirmação. Mas posso, e espero, estar enganado.

    Quanto à Adrien, é voluntarioso e impõe-se fisicamente e parece-me que esta atitude algo diferente do outro 6 (Veloso) está a fascinar os adeptos. Com bola continua a definir mal demasiadas jogadas e a falhar demasiados passes. Se a distância entre os sectores do Sporting e a recorrente inexistência de apoios pode explicar esta dificuldade (o próprio Carriço a tem na defesa, ele que já mostrou ser capaz de sair a jogar como deve ser), parece-me que Pedro Mendes é bem mais capaz, a curto prazo, neste capítulo.

    O que vi do Sílvio, em dois três jogos do Rio Ave e sem atenções especiais, é que é um jogador banal.

    ResponderEliminar
  10. Não concordo com os que afirmam que a posição de Mendes (trinco) não é prioridade.

    Quanto a mim é mesmo a maior prioridade da equipa, uma vez que não temos nenhum jogador que a faça com a qualidade que se exige, hoje em dia cada vez mais, a quem queira jogar futebol e ser vencedor.

    E no caso Pedro Mendes é um excelente jogador que, a não ser alguma questão física que me tenha escapado, poderá dar ainda muito ao Sporting.

    É certo, também tinha preferido que viesse directo do Guimarães, cheguei mesmo a "pedi-lo" na altura, mas ainda vamos bem a tempo de fazer dele um recurso inestimável.

    Fica a questão de Adrien, que quanto a mim já deveria ter rodado nas épocas anteriores, onde nem foi aproveitado nem evoluiu como devia, e para quem pedi a titularidade após a saida de Bento e a mudança táctica correspondente.

    Pesoalmente as suas exibições não me convenceram até ao momento e, salvo se Veloso estiver já de saída, parece-me que seria ainda importante que fosse colocado numa equipa competitiva e onde pudesse jogar sempre, até ao final do campeonato.

    Depois, assumindo saidas de Veloso e se calhar Moutinho, regressaria com mais ritmo e experiência, para o seu desafio final.

    ResponderEliminar
  11. NunoC,

    Em que é que te baseias para dizer que os problemas do André Marques são do foro mental?
    Quanto ao Adrien, não acho que falhe demasiados passes mas como tenta dar profundidade ao jogo da equipa, arrisca-se a falhar mais que um jogador que opte por um tipo de jogo diferente.

    Felizberto,

    Antes de um trinco, acho que deveríamos arranjar um lateral esquerdo. Continuo a achar que essa lateral continua mal servida e não tenho qualquer confiança no Grimi.

    ResponderEliminar
  12. jvl,

    O meu mental era intelectual, faltou-me a palavra certa e ainda não sei se é esta. E no meu "mental" estão problemas de posicionamento, de abordagem aos lances, etc.

    Quanto ao Adrien, falha muitos passes, muitos deles simples, e não dá segurança suficiente em posse. Quanto à questão da profundidade, não sei bem a que te estas a querer refirir, mas os passes mais "profundos" que vejo o Adrien fazer são para os avançados de costas para a baliza, muitos deles sem a precisão exigível e sem perceber que, por vezes e mais uma vez muito devido à distancia entre sectores, o receptor do passe vai estar sozinho e sem possibilidade dar novo destino à bola. Problemas de decisão e de posse. Pedro Mendes seria um upgrade óbvio neste capitulo.

    ResponderEliminar
  13. Quanto ao André Marques acho que a observação do Hugo é correcta. Aliás, lembro-me de dizer precisamente isso ao Bruno Martins, quando víamos o jogo em Vila do Conde, frente ao Rio Ave.

    Quando se diz que ele não sabe defender é preciso ter em linha de conta o período em que ele jogou, em que, à sua frente, jogava Vukcevic, que como todos sabemos, tem pouco espirito de sacrificio para auxiliar nas tarefas defensivas. Os problemas de Marques a defender eram os mesmos que sentiam Caneira e Grimi, sendo que Caneira, mais experimentado, superava-os melhor. Quem viu o jogo com o Braga percebeu que, apesar de não ser o seu melhor lugar, Veloso dá outra cobertura defensiva, permitindo maior desafogo a Grimi, o que até deu para o argentino parecer mais à vontade.

    Quanto ao Adrien julgo que de jogo para jogo vão fazendo cada vez menos sentido as observações de que falha demasiados passes. Esse era de facto um problema que o ritmo de jogo e a categoria do jogador se tem encarregue de resolver. No inicio de época escrevi este post: http://anortedealvalade.blogspot.com/2009/07/diarra-no-sporting-e-outras-licoes-de.html
    sobre a necessidade de um verdadeiro 6. Hoje, tendo visto actuar Adrien por diversas vezes, não duvido que, não sendo ele ainda um Diarrá, e tendo provavelmente características que sobressairiam mais partilhando com Veloso as responsabilidades no sector, é um jogador à altura das necessidades do clube. E ao contrário de Pedro Mendes, será mais fácil progredir para patamares mais elevados, assim lhe sejam concedidas as oportunidades que as suas exibições reclamam.

    Seja como for, e sem retirar qualquer categoria a Pedro Mendes, entendo que o Sporting não deveria hipotecar-se por um jogador que lhe reduzirá as perspectivas de ver ressarcidos o investimento e o seu elevado custo. Não é este o nosso mercado, não tenho dúvidas disso.

    ResponderEliminar
  14. Concordo com muito do post... principalmente no espírito. Estou farto de dizer que o André Marques é outro Nuno Valente. Sinceramente, acho que quer o Grimi quer o André Marques faziam perfeitamente a lateral esquerda numa equipa que estivesse mais consistente que a nossa. O problema do Grimi são as constante lesões musculares que raramente o deixam chegar a estar em forma, e o maior problema do André Marques está sentado nas bancadas ;). Se deixassem o puto em paz, a jogar uns joguinhos numa equipa sossegada, em que os adeptos não pedissem/exigissem o que não se pode dar, iriam ver... E atenção, essa equipa sossegada pode e deve ser o Sporting.

    Perguntem em Setúbal se sentiram grande diferença entre a primeira volta com o Cissokho e a segunda volta com o André Marques.

    O Silvio é aquele gajo que fez um penalty infantil no jogo contra nós, não é? Havia de jogar no Sporting... nunca mais o deixavam jogar sossegado.

    ResponderEliminar
  15. LdA,

    Concordo muito contigo nesse duplo-pivot Adrien-Veloso.

    Iria potenciar e muito as qualidades dos dois. O Adrien tem aquilo que o Veloso não tem e, se o deixarem jogar mais 3/4 jogos, vai deixar de falhar passes. E o Veloso precisa de alguém com a adrenalina do Adrien ao lado.

    ResponderEliminar
  16. Até este momento as contratações foram surpresas e julgo que assim vão continuar, logo, os jogadores quando aparecem nos jornais ficam mais longe de Alvalade.

    As grandes espinhas que tenho atravessadas na garganta são, Pepe, Derlei e Paulo Assunção, sendo que julgo que Pepe seria trocidado em Alvalade com metade das abébias que deu nos seus primeiros tempos de Porto.

    Abro assim um capitulo para falar de André Marques e Adrien, gosto de ambos mas são (estão) verdes, se sobre André Marques acho que o problema é mesmo mental perante o erro e o apupo entra em angústia e são asneiras umas atrás das outras, não acredito que um "Academia" falhe recepções e passes como André Marques falhou da última vez que actuou (como falharam Saleiro, Adrien e outros) é a pressão de ter de ser titular do Sporting a mexer a nossa camisola pesa e não é pouco.

    O Adrien é quase o inverso, tem confiança para dar e vender e isso faz com que arrisque em demasia para a posição que ocupa, não precisa, pode prejudicar a equipa e a ele proprio, deve jogar simples e seguro, ganhar a confiança dos colegas e da bancada e só depois "abrir o livro".

    Acrescento que a André Marques, como antes a Ronny, não devia ser exigido ser o titular mas sim o escudeiro de um titular e crescer para um dia ser ele a assumir esse papel pela qualidade dos seus treinos e exibições pontuais.

    Para terminar, o nosso melhor 6 é o Veloso, se assim é porque é que não se fazem experiências com outros? Atirar Adrien para 8 onde os seus erros têm menos propabilidade de consequência grave, ou Grimi com Caneira atrás, porquê perder qualidade em duas posições se posso perder só numa?

    De resto aguardo as novidades sentado, primeiro porque podem demorar ou nunca vir, depois para não cair com surpresa por uma compra ou ... de uma venda.

    ResponderEliminar
  17. LdA,

    O Diarrá está longe de ser o meu protótipo de um 6. Talvez por isso veja menos qualidades e mais defeitos no Adrien que tu e os demais.

    ResponderEliminar
  18. Nuno:
    O meu post referia-se à prestação de Diarra num jogo especifico e não era uma análise às suas qualidades ou defeitos em geral.

    ResponderEliminar
  19. NunoC,

    OK esclarecido quanto ao mental vs inteligente. Quando digo que arrisca mais, é porque vejo optar mais vezes em jogar para companheiros adiantados, seja através de passes curtos ou longos, do que em fazer circular a bola de flanco para flanco com N trocas de bola que, pela sua lentidão, de nada serviam para criar desequílibrios.

    Quanto à distância entre sectores, o problema não é de agora.

    LdA,

    "jogava Vukcevic, que como todos sabemos, tem pouco espirito de sacrificio para auxiliar nas tarefas defensivas."

    Pouco espírito de sacrifício, o Vuk?!??! Então ele que até colocou o ombro no lugar, blah blah blah.
    Já disse que cada vez gosto menos do Vuk?

    ResponderEliminar
  20. Percebo o que querem dizer com espirito de sacrificio do Vuk, mas dizer isso é mascarar o verdadeiro problema: a incapacidade ou a recusa de perceber o jogo no seu todo. E enquanto for assim, nunca será o jogador que pensámos que poderia ser.

    ResponderEliminar
  21. NunoC,

    Espero que não penses que estou a elogiar o Vuk. Este jogo com o Leiria foi demonstrativo:

    - 1ª parte: encostado ao lado esquerdo: aborrece-me jogar ou individualismo
    - 2ª parte: como foi colocado na frente, era vê-lo correr como um louco.

    Para mim, isto é mau profissionalismo e não uma questão de render mais na posição X em detrimento da Y.

    ResponderEliminar
  22. a mim este texto so me faz lembrar o caso carlão... encaixaria perfeitamente na equipa do sporting com liedson carlao e pongolle na frente...

    ResponderEliminar
  23. jvl

    Também não confio em nenhum dos laterais esquerdos, mas assumindo que Veloso não sai já e quer ser titular na selecção no mundial, colocá-lo-ia na lateral, adiando a questão (e dando tempo para uma melhor análise à futura solução) e promovendo um lugar mais no miolo.

    Quanto ao André Marques, tendo defendido a sua permanência no plantel mal subiu dos juniores, reconheço que as suas prestações deixaram a desejar, embora também saiba que seria sempre dificil para um jovem jogador recém chegado apresentar-se com a qualidade devida perante tanta inoperância global.

    Sublinho dele algo que me marcou. Que me lembre, não perdeu nenhum lance aéreo sempre que jogou. Será a lateral o unico lugar onde terá que render?

    ResponderEliminar
  24. Felizberto,

    Eu percebo a opção de colocar o MV a lat-esq, tendo em conta o Mundial onde poderia ser titular nessa posição, mas acho que quem perderia era o SCP. Quanto ao André Marques não me lembro de nenhum lance aéreo que tenha perdido. Para quem defende uma subida na média de alturas da defesa, o André Marques é uma óptima solução. Curiosamente nunca vi ninguém defender isto, só que deveríamos ter jogadores mais altos na defesa.
    Sim, não gosto mesmo nada do Grimi.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)