O titulo do post podia ser Micael & Matias mas soaria a uma daquelas bandas que nos poluem o ar com músicas de dois acordes e um refrão. Fica então M& M´s, porque estes são dos valores individuais mais recheados e mais prometedores do nosso futebol, partilhando também a juventude como característica.
Ruben Micael não era uma necessidade absoluta ou primária como reforço imediato do nosso plantel. Temos vários jogadores que podem fazer a sua posição, sendo um dos quais precisamente o jogador chileno. Dito isto, a notícia da sua aquisição pelos dragões não pode ser vista como uma perda. Mas, num curto médio prazo, Ruben Micael seria uma excelente aquisição. Completamente integrado no nosso futebol, a timidez que revela fora das 4 linhas transfigura-se de forma algumas vezes exuberante (excelente carreira na UEFA, p.ex.). Se é muito bom a construir jogo, tem espírito de sacrifício e humildade para recuar e procurar a bola. É um bom jogador, indiscutivelmente, e é com jogadores assim que se fazem bons plantéis.
O inicio da época 2011/12 seria a altura ideal para a sua chegada a Alvalade. Com a natural subida de produção colectiva, o valor individual dos nossos melhores jogadores fará regressar os olhos atentos dos que gostam de comprar valores seguros. Na primeira linha estarão com certeza Moutinho, Veloso (a possível convocação para o Mundial exponencia a exposição) e, como hoje se sabe, Izmailov. O próprio Matias, com um Mundial como montra, tem valor para despertar cobiça. Acresce ainda o facto que a aquisição de Ruben Micael era uma oposição clara ao reforço de um competidor directo, um factor muitas vezes negligenciado. Foram hesitações como estas que permitiram que Mourinho adquirisse Valente, Derlei, Pedro Mendes, Maniche, etc.
Enquanto isso Matias pena entre o banco e fugazes aparições. E quando elas eram mais duradouras o desaparecimento em campo era por vezes mais visível que as suas acções. Sendo eu um dos que o tem como valor seguro, parece-me que para já Matias necessita de se adaptar e de ser adaptado. Se por um lado o chileno é um corpo estranho à equipa nas tarefas defensivas, o colectivo parece senão rejeitá-lo pelo menos ignorá-lo quando constrói o jogo, afinal aquilo que o chileno de melhor nos teria para dar. Ou seja, Matias ainda não conseguiu na plenitude a sua “integração europeia” e a própria equipa e treinador ainda não sabem onde incorporar a sua qualidade. Saúde-se pelo menos o facto de, apesar desses constrangimentos, e do seu elevado preço face à sua pouca produção, ainda não despertou a orquestra dos assobios. Coisa que, como muito bem sabemos, até Nani teve que ouvir, apesar de tudo o que fez e, ao sair, nos atulhar a conta com 25 milhões…
Pelo que foi dito acima já perceberam que estou em crer que neste momento Micael até nos daria mais jeito que Matias. Não duvido que se integraria de imediato, enquanto as ocorrências permitem duvidar que o mesmo venha a suceder ao chileno. Não me surpreenderá inclusive ver o madeirense daqui a alguns anos abandonar o dragão, após ter acrescentado valor, deixando um rasto de alguns milhões de euros. É apenas o que me diz a minha intuição. Contudo o facto concreto é que Matias é que está cá e integrá-lo e aproveitar o seu valor é que é uma aposta que tem que ser ganha. E vê-lo sair sem ter rentabilizado o que tanto nos custou a dar por ele é uma derrota e uma ameaça ao nosso projecto desportivo.
Concordo em absoluto.
ResponderEliminarVenha assinar a petição CARREGA (O) BENFICA.
Veja quem já assinou em...
http://sportingeterno.blogspot.com/
Exactamente! Foram exitações destas que nos fizeram perder homens como Paulo Ferreira ou Derlei. Ruben Micael dará alegrias e lucro ao FCP quando até preferia vir para o Sporting....É pena.
ResponderEliminarObviamente que Matías, é um bom jogador e com confiança dar-nos-há grandes alegrias
Concordo completamente com o teu post. Micael não seria prioritario para o nosso 11. Um Trinco , um central , um lateral esquerdo e um extremo (esquerdo de preferencia) seriam bem mais prioritarios que o jogador madeirense. E concordo que temos que potenciar primeiro os que cá estão. Princinpalmente ao pensar-se em mais um jogador para o nosso melhor e mais forte sector. O meio campo.
ResponderEliminarQuanto ao comentario do Francisco tenho que discordar. Há situações de mercado que são inconcebiveis e com quais o SCP não pode pactuar! Paulo Ferreira foi para o FCP por pouco mais de 250 mil contos quando a nós pediam 600 mil contos!!!! Há clubes que por muita simpatia que se tenha não veriam nunca mais os dentes leoninos. É a minha opinião....temos sido demasiadas vezes comidos e ainda emprestamos depois jogadores a custo zero a essas mesmas agremiações...quem diz Setubal , diz Leiria , Nacional ou mesmo Academica entre outros...
SL
Miguel Damas
LdA,
ResponderEliminarCompreendo o que dizes mas já tendo o Matías, interessa-nos rentabilizá-lo e não investir uma quantia ainda mais significativa que a paga por ele, em alguém que o iria "tapar".
Francisco,
Não sei se já te deram as boas-vindas portanto cá vai: sê bem-vindo.
Quanto ao Ruben a minha pergunta é: comprando-o por 5 milhões é para ser titular. Quem sai da equipa para ele entrar?
Já agora, porque dizes que ele preferia vir para o SCP? Não vi declarações nenhumas dele a apontar nesse sentido.
Pois é Miguel, agora é que puseste o dedo na ferida...
ResponderEliminarPois Duarte....não podemos deixar-nos dormir!!
ResponderEliminarUm bom ano para ti!!!!
Abraço
SL
Miguel Damas
quem disse que ele preferia o sporting, foram os jornais, tambem foram os jornais que disseram que supostamente o rui alves daria ao sporting( quando ele disse a clubes portugueses) e vamos ser serios: será que existiu mesmo interesse no ruben micael ou foram os jornais que alimentaram isso.
ResponderEliminare 5 milhoes para um jogador que apenas serviria se alguem saisse qando tens jogadores tao bons ou melhores de fora, nao vale a pena.
é cm isto do rodriguez ir para o porto. se ele for realmente( o que acho estranho tendo o porto centrais emprestados alguns jovens, mas outros se calhar melhores que o peruano) vaia imprensa dizer que roubaram mais um jogador ao sporting
de resto +e como ja foi dito ao sporting pedem 10, mas se chegar la o porto o o benfica vendem por 5
Eu acho que o devíamos ter contratado mas ficaria até final da época no Nacional uma vez que já jogaram as duas vezes connosco e sempre daria que fazer aos nossos adversários. Devemos perder Moutinho ou Veloso e o Micael era um substituto perfeito para qualquer um deles.
ResponderEliminarMp sábado já não o deviam ter deixado sair de Alvalade sem o contrato assinado.
Quanto ao chileno, acho que o sub-aproveitamento é uma realidade mas acredito que até é capaz de o espicaçar para uma 2ª volta de grande qualidade.
Esta situação ilustra bem uma das vantagens de estar activo no mercado, obriga os adversários a estar em sentido e eventualmete a comprar jogadores excedentários por valores elevados.
ResponderEliminarSe independentemente da qualidade do Ruben ele não resolve os nossos problemas, o mesmo é válido para o nosso adversário, Ruben não substitui Lucho e não é melhor que Meireles ou Belluchi. Se tivesse o telefone do morcão da Madeira e do Ruben ainda lhes fazia mais uma proposta durante a tarde de hoje para inflacionar ainda mais o jogador.
Para Rodriguez a mesma fórmula, é manter o pé no acelerador e pode ser que o comprem por outros 5 milhões, ninguém nos impede de licitar e aumentar o preço dos jogadores.
Parece que afinal há petróleo na Invicta.
Quem viu a flash-interview percebeu como eu que Micael não viria. A arrogância com que respondeu deixava antever que já tinha destino certo.
ResponderEliminarEstou com o Miguel e com LMGM.
ResponderEliminarA nós pediam-nos bem mais pelo Paulo Ferreira do que aquilo que o FCP deu. Talvez tenha pago em géneros e pontos a diferença.
E dá-me algum gozo ver o Porto a gastar 5 milhoes por 80% do passe do Ruben Micael. Vão enconstar quem?
Gajos como o Ruben já temos lá alguns e outros estão na forja. Se agora temos Pereirinha, Vuk e Matias no banco e um meio-campo a carburar bem para quê gastar 5 milhões?
Além de que, mesmo vendendo Moutinho e Veloso, para o ano temos que começar a dar minutos a Rosados, Rabius e outros que venham.
E embora possamos muito bem com o mal dos outros convém perguntar se em vez de desperdiçar tanto dinheiro numa ponte aérea entre Buenos Aires e a Invicta não seria melhor aproveitar alguns dos emprestados que andam por esse País fora...
ResponderEliminarLdA
ResponderEliminarMas convem-lhes ter esses emprestados por esse país fora......
LdA, enquanto os emprestados forem comprados ao preço da uva mijona, há dinheiro para gastar, quando as resmas de "Marcos Ferreiras" ficarem a 5 milhões cada um o caso muda de figura.
ResponderEliminarQuem me dera puder ter o Adrien a rodar e a valorizar pelos Olhanenses desta vida e ter um Pedro Mendes a valorizar o Sporting, para no final ser possivel valorizar ainda mais o nosso diamante.
LMGM:
ResponderEliminarO ano passado não me importava. Este ano não trocava o Adrien pelo Pedro Mendes. Como aqui já disse várias vezes não percebo o interesse no jogador, a não ser como retaguarda de Veloso e de Adrien.
Acho que o R.Micael era uma boa compra se tivessemos vendido izmailov por um bom preço ou se o departamento de scouting tivesse "visto" R.Micael antes de começar a época.
ResponderEliminarEm relação aos emprestados do porto, acho que é para servir como moeda de troca em futuras compras. (p.ex alan, luiz aguiar, pitbul, ukras etc..)
Se a alguma altura ao porto lhes interessar P. ferreiras, derlei, sissoko, R.micael etc, paga e ainda ofrece algum jogador que está a dar cartas numa qualquer equipa emprestada e que não tem lugar no Porto.
O sporting já só pode jogar com os euros (e poucos), pq djálos e companhia não estão a valorizar e acabam por não ser tão interessantes como os que o porto tem a rodar.
"O F.C. Porto oficializou a contratação de Ruben Micael. Os portistas comunicaram à CMVM que o valor da transferência do médio é de três milhões de euros por 60 por cento do passe do até agora médio do Nacional.
ResponderEliminarNo comunicado, os dragões informam que Ruben Micael assinou contrato até 2014 e tem uma cláusula de rescisão prevista de 30 milhões de euros. "
Reparem nesta diferênça.O joão ferreira o major arbitro de um jogo do boavista contra as gaivotas foi cuspido e quase agredido pelo petit jogador do slb. Levou um segundo amarelo como podem ver no youtube no video joão ferreira e petit.Ontem por palavras que ouviu expulsou aos vinte minutos um jogador do maritimo com vermelho directo. Vejam só como é possível jogarmos mal ou bem com as ajudas que dão aos rivais.Por isso não vale de nada investirmos em grandes jogadores porque o importante é ter arbitragens habilidosas que dão pontos..
ResponderEliminarAo saber o custo de Ruben Micael, sou dos que me sinto à vontade para dizer ainda bem que não veio.
ResponderEliminarAfinal será que Hugo Viana, o grande mentor do futebol do Sp. Braga não nos sairá mais barato e melhor?
Por favor não se distraiam e resgatem o Hugo. Ele está aí à mão de semear e amanhã pode ser tarde.
Concordo plenamente com o Miguel quando diz que estamos bem mais carenciados de um central com estaleca, de um lateral-esquerdo e até de um extremo que jogue do lado oposto ao do Izmailov, este sim o grande reforço da nossa equipa, sem desprimor para o João Pereira e para o Sinama-Pongolle
Juvenal Carvalho:
ResponderEliminarAceito, embora sobre o valor em causa só mais tarde se poderá dizer se é barato ou caro. Custa-me a perceber como se fez um negócio destes, uma vez que o Nacional tem apenas 50% do passe, sendo os restantes do U. da Madeira. Foi divido em partes iguais?...
Quanto ao Hugo Viana não duvido que já vamos tarde. O Braga pagou uma ninharia pelo seu empréstimo (200 e pouco mais euros, quando os mesmos que acharam que "não servia os nossos interesses" tinham dado 600 mil por metade do passe do Tiuí) e agora exerce o direito de opção. Só não vai para o Porto se não quiser. E este sim vai custar muito vê-lo de azul e branco.
Engraçado. A nós queriam vender 50% do passe do Ruben Micael por 5M €. Acabou por ir para o FCP por 4M (60%)... ao menos desta vez não fomos enrolados.
ResponderEliminarLDA,
ResponderEliminarPois. A relação qualidade/custo só se avalia no fim e é prematuro da minha parte julgar esse facto. No entanto, serviu mais para arranjar um paralelismo em relação ao Hugo Viana. A esse não o quero imaginar de azul e branco.
Parece-me que o emprestimo do Hugo ao Sp. Braga não contemplou direito de opção. Estarei errado?
Juvenal Carvalho:
ResponderEliminarNão tenho dados que me permitam confirmar ou não o direito de opção, embora ele seja habitual neste tipo de negócios. Quanto ao preço do Micael, afinal não demos 6,5 pelo Pongolle?
leao de alvalado
ResponderEliminarao braga custou 200 e tal mil euros mas tem uma nuance , o valencia pelo que sei pediu 1 milhao ao sporting e acho que para o braga nao teve direito de opçao, tanto que se falou que o porto ia busca-lo ja e negociava directamente com o valencia e o braga nao tinha voto na materia.
3 milhos por 60% da os 5 milhoes que o rui alves pedia e como o nacional so tinha 50%, é provavel que o passe neste momento esteja tripartido, entre o porto, nacional e uniao da madeira.
assim a primeira vista o porto nao arriscou e quem pode ter ficado a arder foram os 2 clubes madeirenses que podem ganhar apenas migalhas de futuras vendas
Continuo a acreditar que o RM não faz falta ... falta faz um central de qualidade no jogo aéreo e um ala esquerdo.
ResponderEliminarAssim ainda podíamos desviar o Vuk para 2º avançado ou mesmo 10 o que seria uma 3ª alternativa ao JM e ao MF.
A meu ver o RM seria um bom reforço para o SCP na próxima época após a saida do JM mas isto já é futurologia a mais.
SL,
LDA,
ResponderEliminarDemos 6,5 milhões pelo Sinama-Pongolle, preço que a mim me pareceu igualmente exorbitante, e espero que ambos estejamos enganados e que ele valha mesmo esse valor.
Quanto ao Ruben Micael, reconheço-lhe valor mas na realidade não me enche assim tanto o olho. Estarei cá para me penitenciar se na realidade estiver enganado.
Ainda para mais sabes que no FC Porto qualquer jogador tem a particularidade de se agigantar.
"Ainda para mais sabes que no FC Porto qualquer jogador tem a particularidade de se agigantar."
ResponderEliminarPego nesta frase do amigo Juvenal para alcançar a minha opinião quanto ao preço do atleta:
O jogador - interessante, com potencial, mas que também não seria uma prioridade para mim - vai para o Porto por um preço consideravelmente mais baixo do que viria para o Sporting em caso de transferência. Naturalmente que isto me enfurece um pouco dada a diferença de tratamento. Mas, será assim tão descabido?
Face às realidades actuais, sinceramente acho que não. Ainda tenho de confirmar, mas não sei se com os novos regulamentos da UEFA, apesar de ter jogado na Liga Europa, se calhar o Ruben Micael pode jogar na Liga dos Campeões. É certa e sabida a propensão que o Porto tem para valorizar os jogadores - algo que infelizmente o Sporting não tem conseguido fazer - e como tal, o Nacional da Madeira deve ter adquirido a percentagem detida pelo União da Madeira e agora tem a possibilidade de lucrar em 40% de uma transferência milionária à "Porto".
Há dois meses, pediam 8-10M pelo jovem madeirense. Hoje vendem-no por 3 e têem a possibilidade de o ver "revendido" por 20 e ainda receber 8.
Não faziam o mesmo?
SL
O mais triste é que em relação ao Hugo Viana é certo e sabido que se tivesse vindo para cá não estaria a jogar o que está hoje.
ResponderEliminarÉ um jogador que eu sempre quis no Sporting, mas ainda bem, para ele, que não veio.
É que o Viana é daqueles tipos que precisa de fazer 4/5 jogos a falhar passes, a não ver desmarcações óbvias, a errar aqui e ali, para arrancar para boas épocas.
No Braga teve espaço para fazer isso. Sem pressão, sem ser assobiado por cada passe falhado, enquanto ganhava confiança com um golito ou outro. E, como tive muita pena que não tivesse vindo, acompanhei este crescimento enquanto pensava: porra, se tivesse no Sporting já estava a ser assobiado, ainda por cima tem este ar meio molengão.
Claro que para o ano está no Porto! Mas muitos de nós não o merecem.
Basta ver o que se passa agora com o Veloso. Foi dos poucos jogadores que continuou a jogar durante a tempestade, porque é tão convencido, tão cheio de si, que não são os assobios que o abalam. Ele sabe o que vale, aliás, ele pensa que vale mais do que aquilo que realmente vale. Mas agora também diz: palmas, ovações? Estou-me a cagar! Quando eram precisas assobiaram.
Mas o Viana não, o Viana é um gajo que precisa de mimo e sossego. Sem isso não rende.