Importa o nome do cargo?
Poderá existir nesta altura uma crise de liderança no Sporting, resultado sobretudo de uma armadilha de conceitos despoletado pelos cargos atribuídos às diversas pessoas. Desde o Director Desportivo de Pedro Barbosa, ao Director de Futebol de Ricardo Sá Pinto até ao "Team Manager" de Miguel Salema Garção, o certo é que todo este rol de funções lançam a confusão na mente dos sportinguistas, que sem saber ao certo o papel de cada uma das pessoas, acabam por apontar o dedo a quem quer que seja em busca da responsabilização de algo que corre mal.
Nunca vi em Pedro Barbosa ou Ricardo Sá Pinto, a responsabilidade máxima do departamento de futebol do Sporting Clube de Portugal. Tanto quanto sei, essa sempre foi e sempre será da presidência da SAD - entidade que gere o futebol. No banco, mais do que alguém que conheça mercados ou com conhecimentos de gestão, necessitamos de alguém com mística, amor à camisola e respeito pelo Sporting Clube de Portugal. A verdadeira ponte entre o balneário e clube.
Barbosa e Sá Pinto foram directores, mas o "enorme" Manolo Vidal era o secretário-técnico e o que é certo, é que com ele junto dos jogadores, a paixão e garra leonina estavam sempre presentes e há bem pouco tempo, a sua importância na conquista dos dois últimos títulos foi reconhecida pelos dirigentes do Sporting.
Com isto, deixo a pergunta: Importa o nome do cargo ou a função desempenhada?
EM FRENTE SPORTING!
Hugo:
ResponderEliminarInteressa a pessoa e as suas competências para a função. Isso é o que faz a diferença nas organizações, creio.
O Sá Pinto era um homem cheio de competências!?!?!
ResponderEliminarLeão da Boavista
O grande problema hoje em dia no Sporting, é que os seus dirigentes escolhem sempre o caminho mais facil. A nomeação do Salema Garção é o exemplo disso, e o Sá Pinto também foi. E como tem sido nos ultimos 15 anos.
ResponderEliminarTodos os tecnicos do Sporting nos ultimos anos tem sido escolhidos perante esse prisma, o que é mais facil e que dará menos trabalho a manter.
Foi o Fernando Santos, foi o Peseiro, foi o Paulo Bento e repete-se hoje com Carlos Carvalhal não é visivel hoje nos actuais dirigentes um golpe de asa que nos permita dar o passo em frente.
Não quero com isto dizer que os nomes referidos não tenham valor, em alguns casos tem, mas é mais facil ter um treinador que se sujeite as limitações financeiras do que um treinador que exiga ovos para ter sucesso. O unico golpe de asas que me recordo foi com Boloni e quase com Mourinho.
Enquanto não houver um lider forte, que se faça acompanhar por pessoas fortes estes problemas de balneario vão continuar.
E não podemos trocar a sanidade de um grupo de trabalho, ou até de um clube por golos, ai sim, estamos a prestar um mau serviço ao Sporting.
E é precisamente o que estamos a fazer hoje. Trocamos o bem maior pelos golos de Liedson, o Sá Pinto não lhe restava outra saida, em todos os casos foi quem mais falhou, mas não se pode permitir que um funcionario do clube possa dizer" ou eu ou ele", por mim eram os 2.
Andamos a brincar ao futebol!
ResponderEliminarhttp://sportingeterno.blogspot.com/
Enquanto não houver um lider forte, que se faça acompanhar por pessoas fortes estes problemas de balneario vão continuar.
ResponderEliminarE não podemos trocar a sanidade de um grupo de trabalho, ou até de um clube por golos, ai sim, estamos a prestar um mau serviço ao Sporting.
E é precisamente o que estamos a fazer hoje. Trocamos o bem maior pelos golos de Liedson, o Sá Pinto não lhe restava outra saida, em todos os casos foi quem mais falhou, mas não se pode permitir que um funcionario do clube possa dizer" ou eu ou ele", por mim eram os 2.
Algonçalves...concordo em absoluto com estas afirmações. Mas infelizmente o clube está Liedsondependente...vá-se lá saber por culpa de quem...
Dina,
ResponderEliminarEstamos Liedsondependente porque, mais uma vez, foi escolhido o caminho mais fácil, sempre se procurou um parceiro para o Liedson e não um jogador para o Sporting, demos a importância a um jogador, que não é mais do que isso, um jogador. Marca golos? Sim, e ele é pago para que? Defende-los? E não recebe tão pouco como isso, e sempre caímos nas suas chantagens baratas. Se ao invés de procurar um bom parceiro, tivéssemos buscado uma boa alternativa as tantas não estaríamos com estes problemas.
Quantas vezes ele brincou com as nossas cores e a tudo o perdoamos? Vezes de mais digo eu...A mim não me custa nada acreditar na falta de respeito que ele tem com os sócios, nada mesmo.
Mas ao Patrício somos capazes de o crucificar.
Sempre o admirei pela eficácia, mas como pessoa nunca me enganou. Poderia ir mais longe sobre o que penso dele, mas fico-me por aqui.
Não quero com isto tudo desculpar o Sá Pinto, de forma alguma, é o mais culpado desta situação, nunca poderia partir para a agressão, em momento algum e na posição dele era tão fácil resolver que até enerva saber que não o fez.
O Liedson é pago para jogar e marcar golos, o que que tem feito de forma irrepreensível. Se todos os jogadores cumprissem como ele tem cumprido......
ResponderEliminarNão sejam injustos com quem sempre deu tudo dentro de campo.
Acho que não importa nome nenhum porque:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=WL8BCAUspp0&feature=player_embedded
Continuemos a recebe-lo como chefe de estado.
A crucificação que se tem feito de Rui Patricio tem sido vergonhosa.
ResponderEliminarEstamo-nos a tornar Sportinguistas esquizofrénicos!
http://sportingeterno.blogspot.com
Nós não queremos crucificação de ninguém.
ResponderEliminarComo adeptos e sócios pagantes, exigimos ser respeitados para continuar a pagar a quem nos deve SOMENTE representar BEM.
O Sá Pinto portou-se mal. Já tinha idade para se controlar. O Liedson não deve, NÃO PODE, dizer aos seus superiores "ou eu ou ele".
Só um clube que, mais uma vez demonstra estar nas mãos de UM JOGADOR, é que pode pactuar com tal comportamento.
Um clube é administrado como um empresa e como tal não pode ficar na mão de um ÚNICO EMPREGADO. Todos são úteis e todos têm que respeitar as hierarquias. Que ninguém se esqueça disso.
Só por isso é que eu aponto, também, O DEDO AO SR. LIEDSON.
Tite,
ResponderEliminarE achas bem que o Sá tenha repreendido o Liedson quando este defendia um companheiro, afinal de contas, o propósito do cargo do Sá? Quanto mais olho para este caso, mais me convenço que quem tem o ego demasiado grande é o Sá.
JVL,
ResponderEliminarNão retiro nada do que disse antes.
Reporto-te para o artido muito bem que li hoje aqui:
http://www.ionline.pt/conteudo/43299-luis-duque-liedson-e-um-mercenario-do-futebol
E mais não quero falar sobre o assunto que já foi longe demais.
Abraços leoninos cheios de fé para o próximo jogo
defendia um companheiro o caralho? estavas lá para saber? se o liedson metesse a viola no saco e fosse agradecer os que lhes deram apoio nada disso tinha acontecido. Um gajo esfalface para conseguir estar em todo o lado a apoiar a equipa para lhes pagarmos os bmw gt e os adeptos é que vão pro caralho? tenho pena que o Sa fizesse o que fez e de todas as que cairam no chão. Fez a folha ao stojkovic, quis fazer ao Vuk que se foda. que prepare os ouvidos.
ResponderEliminarAmigos,
ResponderEliminarNa minha posição, que até sou de marcar posição quando não gosto, actuaria de forma diferente.
Nem aplausos nem assobios. Apenas camisas pretas de luto pelo que se passa no nosso clube. Marca-se um posição sem violência e sem dar trunfos ao adversário que gosta de ver o plantel leonino demoralizado para seu próprio bem.
Acho que todos já marcaram bem as aus posições contra e a favor. Agora a vida continua e temos que apoiar Carlos Carvalhal que tem sido um Técnico com uma postura bem vertical no meio de tudo isto.
Rugidos de Raiva Contida (3 dias depois)
Sim, eu estava lá.
ResponderEliminarTite,
A minha posição é a favor do SCP. É sempre desse que estou a favor e não do Sá, Liedson, Vuk, Djaló, MV, etc etc etc.