sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Importa o nome do cargo?


Aquando da conferência de imprensa após o pedido de demissão de Pedro Barbosa do cargo de Director Desportivo, o presidente José Eduardo Bettencourt afirmou que as pessoas estavam enganadas a pensar que o "Pedro era apenas o fulano das placas de substituições".

Poderá existir nesta altura uma crise de liderança no Sporting, resultado sobretudo de uma armadilha de conceitos despoletado pelos cargos atribuídos às diversas pessoas. Desde o Director Desportivo de Pedro Barbosa, ao Director de Futebol de Ricardo Sá Pinto até ao "Team Manager" de Miguel Salema Garção, o certo é que todo este rol de funções lançam a confusão na mente dos sportinguistas, que sem saber ao certo o papel de cada uma das pessoas, acabam por apontar o dedo a quem quer que seja em busca da responsabilização de algo que corre mal.

Nunca vi em Pedro Barbosa ou Ricardo Sá Pinto, a responsabilidade máxima do departamento de futebol do Sporting Clube de Portugal. Tanto quanto sei, essa sempre foi e sempre será da presidência da SAD - entidade que gere o futebol. No banco, mais do que alguém que conheça mercados ou com conhecimentos de gestão, necessitamos de alguém com mística, amor à camisola e respeito pelo Sporting Clube de Portugal. A verdadeira ponte entre o balneário e clube.

Barbosa e Sá Pinto foram directores, mas o "enorme" Manolo Vidal era o secretário-técnico e o que é certo, é que com ele junto dos jogadores, a paixão e garra leonina estavam sempre presentes e há bem pouco tempo, a sua importância na conquista dos dois últimos títulos foi reconhecida pelos dirigentes do Sporting.

Com isto, deixo a pergunta: Importa o nome do cargo ou a função desempenhada?

EM FRENTE SPORTING!

15 comentários:

  1. Hugo:
    Interessa a pessoa e as suas competências para a função. Isso é o que faz a diferença nas organizações, creio.

    ResponderEliminar
  2. O Sá Pinto era um homem cheio de competências!?!?!

    Leão da Boavista

    ResponderEliminar
  3. O grande problema hoje em dia no Sporting, é que os seus dirigentes escolhem sempre o caminho mais facil. A nomeação do Salema Garção é o exemplo disso, e o Sá Pinto também foi. E como tem sido nos ultimos 15 anos.
    Todos os tecnicos do Sporting nos ultimos anos tem sido escolhidos perante esse prisma, o que é mais facil e que dará menos trabalho a manter.
    Foi o Fernando Santos, foi o Peseiro, foi o Paulo Bento e repete-se hoje com Carlos Carvalhal não é visivel hoje nos actuais dirigentes um golpe de asa que nos permita dar o passo em frente.
    Não quero com isto dizer que os nomes referidos não tenham valor, em alguns casos tem, mas é mais facil ter um treinador que se sujeite as limitações financeiras do que um treinador que exiga ovos para ter sucesso. O unico golpe de asas que me recordo foi com Boloni e quase com Mourinho.

    Enquanto não houver um lider forte, que se faça acompanhar por pessoas fortes estes problemas de balneario vão continuar.

    E não podemos trocar a sanidade de um grupo de trabalho, ou até de um clube por golos, ai sim, estamos a prestar um mau serviço ao Sporting.

    E é precisamente o que estamos a fazer hoje. Trocamos o bem maior pelos golos de Liedson, o Sá Pinto não lhe restava outra saida, em todos os casos foi quem mais falhou, mas não se pode permitir que um funcionario do clube possa dizer" ou eu ou ele", por mim eram os 2.

    ResponderEliminar
  4. Andamos a brincar ao futebol!

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Enquanto não houver um lider forte, que se faça acompanhar por pessoas fortes estes problemas de balneario vão continuar.

    E não podemos trocar a sanidade de um grupo de trabalho, ou até de um clube por golos, ai sim, estamos a prestar um mau serviço ao Sporting.

    E é precisamente o que estamos a fazer hoje. Trocamos o bem maior pelos golos de Liedson, o Sá Pinto não lhe restava outra saida, em todos os casos foi quem mais falhou, mas não se pode permitir que um funcionario do clube possa dizer" ou eu ou ele", por mim eram os 2.


    Algonçalves...concordo em absoluto com estas afirmações. Mas infelizmente o clube está Liedsondependente...vá-se lá saber por culpa de quem...

    ResponderEliminar
  6. Dina,

    Estamos Liedsondependente porque, mais uma vez, foi escolhido o caminho mais fácil, sempre se procurou um parceiro para o Liedson e não um jogador para o Sporting, demos a importância a um jogador, que não é mais do que isso, um jogador. Marca golos? Sim, e ele é pago para que? Defende-los? E não recebe tão pouco como isso, e sempre caímos nas suas chantagens baratas. Se ao invés de procurar um bom parceiro, tivéssemos buscado uma boa alternativa as tantas não estaríamos com estes problemas.

    Quantas vezes ele brincou com as nossas cores e a tudo o perdoamos? Vezes de mais digo eu...A mim não me custa nada acreditar na falta de respeito que ele tem com os sócios, nada mesmo.

    Mas ao Patrício somos capazes de o crucificar.

    Sempre o admirei pela eficácia, mas como pessoa nunca me enganou. Poderia ir mais longe sobre o que penso dele, mas fico-me por aqui.

    Não quero com isto tudo desculpar o Sá Pinto, de forma alguma, é o mais culpado desta situação, nunca poderia partir para a agressão, em momento algum e na posição dele era tão fácil resolver que até enerva saber que não o fez.

    ResponderEliminar
  7. O Liedson é pago para jogar e marcar golos, o que que tem feito de forma irrepreensível. Se todos os jogadores cumprissem como ele tem cumprido......
    Não sejam injustos com quem sempre deu tudo dentro de campo.

    ResponderEliminar
  8. Acho que não importa nome nenhum porque:

    http://www.youtube.com/watch?v=WL8BCAUspp0&feature=player_embedded


    Continuemos a recebe-lo como chefe de estado.

    ResponderEliminar
  9. A crucificação que se tem feito de Rui Patricio tem sido vergonhosa.

    Estamo-nos a tornar Sportinguistas esquizofrénicos!

    http://sportingeterno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Nós não queremos crucificação de ninguém.
    Como adeptos e sócios pagantes, exigimos ser respeitados para continuar a pagar a quem nos deve SOMENTE representar BEM.

    O Sá Pinto portou-se mal. Já tinha idade para se controlar. O Liedson não deve, NÃO PODE, dizer aos seus superiores "ou eu ou ele".
    Só um clube que, mais uma vez demonstra estar nas mãos de UM JOGADOR, é que pode pactuar com tal comportamento.
    Um clube é administrado como um empresa e como tal não pode ficar na mão de um ÚNICO EMPREGADO. Todos são úteis e todos têm que respeitar as hierarquias. Que ninguém se esqueça disso.
    Só por isso é que eu aponto, também, O DEDO AO SR. LIEDSON.

    ResponderEliminar
  11. Tite,

    E achas bem que o Sá tenha repreendido o Liedson quando este defendia um companheiro, afinal de contas, o propósito do cargo do Sá? Quanto mais olho para este caso, mais me convenço que quem tem o ego demasiado grande é o Sá.

    ResponderEliminar
  12. JVL,

    Não retiro nada do que disse antes.
    Reporto-te para o artido muito bem que li hoje aqui:

    http://www.ionline.pt/conteudo/43299-luis-duque-liedson-e-um-mercenario-do-futebol

    E mais não quero falar sobre o assunto que já foi longe demais.

    Abraços leoninos cheios de fé para o próximo jogo

    ResponderEliminar
  13. Juve não aplaude traidores23 de janeiro de 2010 às 20:51

    defendia um companheiro o caralho? estavas lá para saber? se o liedson metesse a viola no saco e fosse agradecer os que lhes deram apoio nada disso tinha acontecido. Um gajo esfalface para conseguir estar em todo o lado a apoiar a equipa para lhes pagarmos os bmw gt e os adeptos é que vão pro caralho? tenho pena que o Sa fizesse o que fez e de todas as que cairam no chão. Fez a folha ao stojkovic, quis fazer ao Vuk que se foda. que prepare os ouvidos.

    ResponderEliminar
  14. Amigos,

    Na minha posição, que até sou de marcar posição quando não gosto, actuaria de forma diferente.

    Nem aplausos nem assobios. Apenas camisas pretas de luto pelo que se passa no nosso clube. Marca-se um posição sem violência e sem dar trunfos ao adversário que gosta de ver o plantel leonino demoralizado para seu próprio bem.

    Acho que todos já marcaram bem as aus posições contra e a favor. Agora a vida continua e temos que apoiar Carlos Carvalhal que tem sido um Técnico com uma postura bem vertical no meio de tudo isto.

    Rugidos de Raiva Contida (3 dias depois)

    ResponderEliminar
  15. Sim, eu estava lá.

    Tite,

    A minha posição é a favor do SCP. É sempre desse que estou a favor e não do Sá, Liedson, Vuk, Djaló, MV, etc etc etc.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)