terça-feira, 19 de janeiro de 2010

EU? SOU APÁTRIDA!


Nasci em Lisboa, numa clínica na Avenida da Republica, mas “sou” de Benfica. Toda a minha família é de Benfica. Meus pais, meus tios, meus avós. A minha avó materna era tão de Benfica, que era de Benfica, mas não era de Lisboa. Quando ela nasceu Benfica ainda não era Lisboa. Eu sempre vivi em Benfica até ter de “emigrar”, mas continuo com residência em Benfica, onde também vivem meus filhos e neto.

Entretanto uma instituição, que logo à nascença começa com uma trafulhice (foi criada em 1908 mas tomou como data de fundação 1904) que ao longo de um século andou a saltar de freguesia em freguesia (Belém, Benfica, Amoreiras, Campo Grande, actualmente S. Domingos de Benfica) usurpou o nome da minha freguesia.

Ao longo dos anos sempre se quis afirmar como “o maior do mundo”, tentando esmagar quem lhe pudesse fazer concorrência, para tentar ganhar nunca olhou a meios, especializou-se desde sempre em tentar roubar os melhores atletas aos outros clubes, a fama das arbitragens compradas já vem de muito longe, a protecção governamental é de todos os tempos, de Salazar a Ferreira Leite.

Agora essa instituição tem um presidente que, tal como ao clube, ninguém sabe de onde vem o dinheiro que ostenta. Mas no meio de muitas burrices que lhe saem da boca para fora, vem-se pavoneando com ameaças, fanfarronices, tentando vender a imagem do mais inocente dos inocentes, de ser prejudicado, quando, como se tem visto ultimamente, a sua instituição tem andado a ser levada ao colo pela arbitragem portuguesa.

No último fim de semana a procissão veio à Madeira. Quem carregou o andor foram as forças armadas: o sr. oficial João Ferreira e o sr. sargento Ferrari, olho de águia. Mas na véspera da procissão o prior da congregação organizou um jantar de caridade e subindo ao púlpito fez a sua prédica. No meio de muitos auto-elogios, muitas baboseiras, muita conversa para enganar parolos, saiu-se com uma muito grave mas que os habituais canais de propaganda trataram de ampliar até à exaustão: “nós somos o país, nós somos Portugal”.

A este “país”, a este “Portugal”, eu nunca pertenci, nem quero pertencer. Então, a partir desse momento, eu, SOU APÁTRIDA!

PS – A foto não tem nada a ver com roubos de igreja. Agora os roubos já não são de igreja; são de catedral. Na catedral e por outras catedrais por este país fora. É apenas a igreja da minha paróquia. Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica.

PS2 – A minha família é toda de Benfica, mas somos todos sócios, adeptos ou no mínimo simpatizantes do Sporting Clube de Portugal, este sim de Portugal.

43 comentários:

  1. 8,
    isso de que "são Portugal" é lamentável mas também ridículo. No FCP não gosto da mania da persguição e do complexo de inferioridade, no SLB não gosto justamente do oposto: a soberba e a esquizofrénica noção da realidade. Eles vêem uma realidade própria, vivem num mundo paralelo no qual, este ano, vão à frente do campeonato e estão ao nível dos melhores do mundo (Jesus dixit). Tenho muita pena que já só haja uma possibilidade (ou duas, no máximo, uma vez que Taça de Portugal já não é com eles) de jogarmos contra eles este ano.

    ResponderEliminar
  2. De facto, também não pertenço a esse "país" onde existem regras para uns e regras para outros. Existem dois pesos e duas medidas e existe mais "voz" para uma garganta que diz o que aquele maranhal de gente QUER ouvir não que deve ouvir.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Se aquele autocarro lá ao fundo for o 58, o 67 ou 46, posso muito bem estar lá dentro!...

    Quanto ao que o homem disse, tens que lhe dar um desconto, 8. Ele queria dizer "nós somos os tugas de Portugal!" Sabes que ele tem dificuldade em expressar-se e é pródigo em dar calinadas...

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo com o post - grande post 8!! - e com o comentário do Hugo.

    A soberba e arrogância continuam. Se a tinham, quando a própria equipa era do pior que havia, agora então ressurgiu no seu esplendor.
    Há 2 coisas que me deixam estupefacto: o arrogaram-se como paladinos da defesa da verdade desportiva - pensam que o pessoal se esqueceu de quem antes detinha o poder? - e queixarem-se dos comentadores. Como é possível quando a maioria torce pelo slb?

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, mesmo muito bom, apesar de não ser de Benfica, trabalhei lá perto (junto ao Califa), nasci e cresci numa terra parecida com o tal Portugal monocolor que o tipo dos pneus e restante cáfila gostaria que existisse. A esse Portugal, o Portugal dos mentirosos, dos calotes, dos vale-tudo, dos chicos-espertos, nunca hei-de pertencer. Não é o meu Portugal nem o Portugal que quero ensinar a minha filha a amar... esse é "ligeiramente" diferente, mais verde, mais puro, mais Sporting!
    Ainda há pouco li um comentário de um bracarense (penso) que me deu vontade de rir. Dizia assim:

    "Mesmo com 6, 10, 15 milhões de benfiquistas, será possível que (de acordo com certos iluminados) todos os árbitros são contra o Benfica, todos os jornalistas são contra o Benfica, todas as restantes pessoas são contra o Benfica... e isto ganhe ou perca, empate ou goleie, esmague ou seja esmagado. Nem é de estranhar, já o senhor lá de baixo (Porto) preparou a sua subida ao poder, com facas e punhais nas costas dos amigos, com o paleio do "nós contra o mundo", sendo o mundo neste caso Lisboa e arredores. E em Portugal, neste triste Portugal, esse discurso cola sempre!
    E é normal, sendo Portugal o país do fado e do choro fácil, de Velhos do Restelo e de quase sermos um grande país no mundo, é normal que esse discurso seja o nosso favorito. Realmente já estou como o grande timoneiro vermelho "o Benfica é (mesmo) Portugal"!

    Acho que é mesmo este o retrato do tal Portugal! Pobre Portugal...

    ResponderEliminar
  6. 8,

    Brilhante.
    Se eles são Portugal, eu que sou lisboeta por acaso não de Benfica mas sim do bairro da Bica, também sou apátrida... ou se isso não for legal à margem da lei de um qualquer recanto do planeta se possível sem internet para nem saber notícias dauqele que foi o meu país até o LFV o tomar de assalto

    ResponderEliminar
  7. Aqui do enclave do Calhabé, as FLOB (Forças Libertadoras da Obsessão Benfiquista) declaram o seu apoio aos movimentos de libertação das freguesias nacionais, força Benfica, Santo António dos Olivais está contigo.

    ResponderEliminar
  8. Belo post e belos comentários. 100% de acordo.
    Mais um apátrida deste lado.

    ResponderEliminar
  9. Ironia das ironias: Eu moro na freguesia de Coração de JESUS :x

    ResponderEliminar
  10. Excelente. Parabéns pelo pelo magnifico post!

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Hugo Malcato,

    E tu como homem do poder local não metes uma cunha para mudar o nome à freguesia? ;)

    ResponderEliminar
  12. Bom post "sobre" o SLtangas.

    "Tangas" para mim é a palavra que melhor personifica esta direcção do SLB.

    ResponderEliminar
  13. Eu sou TRANSMONTANO. Nasci num dia frio, de inverno, nos anos setenta numa pequena Vila de província. Já vivi, estudei e trabalhei em Lisboa. Conheço bem as sete colinas. Conheço bem Portugal. Agora vivo no Porto, a invicta, mui nobre, de facto.
    Eu sou do Sporting Clube de Portugal desde o dia frio de inverno que me viu nascer, em Trás-os-Montes, Portugal.

    ResponderEliminar
  14. Antes de mais convém assinalar convenientemente este facto histórico para este blogue: trata-se do 1º post do 8!!! Para mim é um momento assinalável, como devem compreender.

    Quanto ao assunto do post e o 1º comentário do Bruno eles espelham o meio onde o Sporting se insere e onde tem que lutar para vingar. Se de um lado chove do outro faz vento.

    Como já se percebeu este ano o nosso vizinho critica os artifices do apito dourado porque também aí não tem conseguido ser tão competente como eles. Não é uma questão de caracter é apenas de oportunidade, como se vê pelo que se vai passando por esses túneis. Eles melhor do que ninguém sabem como se faz, pois até das antas tiveram que sair disfarçados numa ambulância, precisamente quando o polvo começava a crescer e a estender os tentáculos.

    ResponderEliminar
  15. Andam aí muitos Sportinguistas eufóricos com a certificação da Academia. Par a quê e que interessa isso? Qual a mais-valia? E o resto? O mais importante? Que vale a certificação sem o principal? Talvez nos contentemos com pouco! Com um papel pendurado na parede! Para dizer que os outros que não têm? Se calhar os outros não têm o papel, mas têm algo muito mais importante que o papel pendurado na parede!

    Gostava de sentir a v/opinião e se concordarão comigo ou não. Pode ser polémica mas…

    http://sportingeterno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Voces gostam de provar todos os dias que são mesmo pequeninos.

    É Benfica "páli" é Benfica "pácola" é Benfica de manhã é Benfica de noite.

    A própria grandeza do Benfica são vocês que a fazem, juntamente com a necessidade de vender da comunicação social (para o bem e para o mal) e dos próprios benfiquistas.

    Não preciso que o PBento tenha dito que vocês entraram em depressão com a pré época do Benfica, sabem pq? Pq FELIZMENTE e orgulhosamente sou um LAMPIÃO que tem grandes amigos lagartos (alguns até com poder na vossa instituição)que me dizem FRONTALMENTE (e nem vou entrar em pormenores) que a vossa ida ao mercado foi em parte por NOSSA(SIIIIIMMMM VOCES LERAM BEM!!!!)causa. Se estivessemos 2 ou 3 pontos à vossa frente a probabilidade de ir ao mercado era muito REDUZIDA!

    Querem melhor exemplo que este?!


    Vocês foram ao mercado, aproveitaram um calendário acessivel, uma série de resultados positivos e despertaram (tal como foi planeado..e aí tiveram "sorte" num hotel da capital).

    Despertar esse que vos leva NOVAMENTE aquilo que voces fazem melhor. Falar do Benfica e a mania das GRANDEZAS(sim ...é mesmo verdade).

    Perdem a noção da realidade, o fanatismo cega o pensamento, as ideias são tolhidas e até me custa acreditar, que como clube, ainda não notaram que de grande têm muito pouco.

    Para quem não quer ver a verdade, o Benfica é mesmo PORTUGAL (e não só). Está um pouco por todo o lado. É mentira?!?!?!?!? Alguem sensato e com dois dedos de testa contesta isso?!!?!?!?!

    Será que esse fanatismo bacoco não dá para perceberem que a frase do LFVieira "Benfica é portugal", é uma RESPOSTA ao PCosta que mais uma vez (desde os anos 80) e em situações similares, lançou confusão com bocas de guerra Norte contra o Sul . Será que não entendem isso ?!?!?!

    Tipo...O Benfica não entra nesse filme do Pcosta - guerra Norte contra o Sul porque é PORTUGAL.

    Só mais dois "parênteses":

    - Se tiverem dúvidas do poder da marca BENFICA comecem a consultar algumas revistas/jornais/programas de economia e a consultar dados relevantes que por aí andam sobre isso. Nem vou dizer que é uma das marcas que mais vende, pq isso é obvio, mas consultem a geração de receitas (APROVEITEM E COMPAREM CONVOSCO!!!)

    - Custa-me a crer que gente tão iluminada (que se dizem sempre diferentes...grande grande LOL) não percebe o pq de algumas afirmações do JJesus ou do Vieira. O poder que têm essas afirmações para mexer com a "massa adepta" e o intuito nas mesmas.

    Mas voces acham mesmo que o JJesus acha que o Benfica está ao nível dos melhores do mundo?!?!?! conseguem estrapolar frases e tirá-las do contexto...Vóces são incriveis.


    Para terminar. Sou um lampião ORGULHOSO com alguns conhecimentos (ja dissse que tb tenho do vosso lado) e que orgulhosamente diz que é da cidade do PORTO.Voces NUNCA (NÃO PODERIA SER MAIS SINCERO)me incomodaram nos meus mais de 30anos a ver bola. Obviamente que vos vejo como um rival que com o passar do tempo está cada vez mais fraco. O meu grande adversário é o porto, equipa que vos ultrapassou claramente em praticamente todos os aspectos(e do Benfica tb alguns)e depois de me terem dito que existia este blog de sportinguistas do norte, qual o meu espanto quando dou logo com este tópico.

    Voces não fazem melhor que qualquer reunião d elementos stromp e isso em parte deixa-me confuso. Pensei que pensariam diferente e que a falar, fosse de quem realmente corrompeu o futebol português.



    Post S. - Não sabem pq é que o Benfica passou de freguesia para freguesia ?! Mais uma vez estiveram muito mal. So devem falar do que sabem, e dizer isso por dizer sem concluir chama-se OCULTAÇÃO OU INGORANCIA. Outra coisa..chamem-me lampião.Tenho orgulho nisso. Estádio da luz e tal né?! sabem o motivo disso, de se chamar estádio da luz ?!

    Sei q este comentário vai ser apagado. Mas pelo menos um moderador vai ler. E so isso deixa-me satisfeito.

    E Pluribus Unum


    O clube do povo NAO SE VENDE.

    ResponderEliminar
  17. Eu li o que o lampião escreveu e fico feliz quando ele diz que tém amigos sportinguistas com poder lá no Sporting clube. Assim já posso dormir mais descansado porque sei atravês deste lampião que o meu clube está a mudar para melhor porque actualmente já está a ser governado por sportinguistas.È que nos últimos anos andava lá muitos directores preocupados mais com os resultados do outro clube da segunda circular.Por isso está na mão do JEB continuar a fazer a tal limpeza e entregar o clube a sportinguistas para vermos o Sporting conseguir ganhar pois se sofressem o que eu sofro talvez o Clube não teria sido ultrapassado pelos bimbos

    ResponderEliminar
  18. Sporting Eterno,
    Não descobrir nada ou muito pouco de relevante na certificação da nossa Academia, classificando esse facto de apenas poder ser um papel pendurado na parede, é realmente difícil de encontrar explicação para tal análise e até discussão.
    Num clube que na última década deus "apenas" ao futebol dois melhores jogadores do Mundo pela FIFA, a par de outros grandes craques, e que tem agora a atribuição como primeira estrutura deste género com certificado de qualidade, uma coisa é certa. E mesmo muito prestigiante e todos, mas mesmo todos, nos devemos orgulhar.
    Outros existem por aí, apelidados de clube do Povo que se orgulham e fazem bandeira de coisas bem menores e usam as artimanhas dos túneis e outros estrategemas para ganhar a qualquer preço.
    Disso não me orgulho eu, nem nenhum sportinguista seguramente!

    ResponderEliminar
  19. Lampião Anónimo,

    Se em trinta anos a ver futebol tens como rival o FC Porto olha que eles não têm a mesma opinião em relação a vós. Posso mesmo dizer-te que nas duas últimas décadas tens menos títulos oficiais que o SPORTING e que na última década tens sido mais rival do V.Guimarães, Sp. Braga, Marítimo, etc... como o atesta o facto de trem um sexto e dois quartos lugares, e por acaso duas ausências nas competições europeias em anos consecutivos.
    Como diz o velho adágio "o maior cego é aquele que não quer ver".
    A ti para minorar esse facto aconselho-te apenas pelo título, até porque podes não gostar do escritor, o "Ensaio sobre a Cegueira". Quem sabe estará aí a resolução da vossa cura.

    ResponderEliminar
  20. Eh pa, oh 8, amigo, logo no teu 1º post, venho aqui deixar aquele abraço, dizer que a minha filosofia, de há muito é:

    "país lamp, país de merda", tanto que o nome do meu clube é Sporting Clube de ... não dizendo o resto, pois gsto mais do SCP, que do País, visto do Sporting ser por opção... do País, nasci cá... ninguém me perguntu nada!!!

    Mas vir aqui e sentir este mau cheiro... fosca-se... vou deitar fogo a um autocarro, ou bater no homem do marcador manual, ou até lançar um very light a alguém, fazer uma emboscada com bombas de fumo o tacos de baseball... bem, com o dedo do meio esticado a todos os "portugueses do Khadaffi dos Pneus", um grande abraço de leão a todos.

    ResponderEliminar
  21. Oh Juvenal, o "Ensaio..." é um pouco pesadote...
    ...algum lamp tem estaleca para aguentar aquele género de escrita?!?!??!!?!?!?

    Duvido...

    ResponderEliminar
  22. pssst óh do clube do povo NAO SE VENDE:

    1- Não apagamos comentários por aqui, a não ser por razões de força maior. Este muito menos, pois servirá de prova sempre que quisermos demonstrar porque somos diferentes para melhor.

    2- Como dizia mais acima, relativamente a vocês e aos azuis, de um lado chove do outro faz vento. Acredita que não é por ser inverno, é sempre assim mesmo.

    "Custa-me a crer que gente tão iluminada (que se dizem sempre diferentes...grande grande LOL) não percebe o pq de algumas afirmações do JJesus ou do Vieira" Pois precisamente meu caro. É sempre tão dificil perceber estes 2 especialmente, quer na fase pré ou pós acordo ortográfico:

    "Não são os super-sumos dos analistas..."

    "comigo ou sem migo!
    LFV

    " Esse é um assunto do forno interno do clube!"
    "Vocês os 4 formem aí um triangulo"
    JJ

    Volta mais vezes que isto precisa de animação...

    ResponderEliminar
  23. Nunca esqueçam o mais que famoso: "ambos os dois" !!!!

    ResponderEliminar
  24. Pai da Leoa,

    Sim... acho que o Rui Costa, por exemplo, tem estaleca para isso.
    Neste momento o livro que anda a ler é "Como ganhar a qualquer preço".

    ResponderEliminar
  25. Ups, o Rui Bosta?!?!?

    Tinha ideia que apenas via publicidade a Gel e Brilhantina...

    ...pois, mas livros que falam da "camorra", tb devem ser de seu agrado!

    ResponderEliminar
  26. Vítor Baía (18.º) e Ricardo (57.º) são os únicos portugueses contemplados na lista da Federação de História e Estatística de Futebol (IFFHS) para os melhores guarda-redes do período compreendido entre 1987 e 2009, liderada pelo italiano Gianluigi Buffon.

    Pois é...

    ResponderEliminar
  27. Vejam lá que o único post que ele viu foi este. Eu não digo que eles andam aí outra vez todos inchados?

    Fomos ao mercado por causa deles (enorme enorme LOL). O facto de termos lacunas no plantel não interessava para nada.

    Quanto ao falsificarem a data de fundação, nem uma palavra.

    ResponderEliminar
  28. Partilhem o video do JEB com animação lampiónica a abanar 2 conceituados instrumentos musicais - são o mesmo - .

    Vocês levaram banhada de um gajo. Ainda por cima responderam com algumas afirmações falsas. ahahahahahah


    Grande benfiquista pah! =)

    Assinado: Fernando Mendes, Tambem conhecido como limpador de pó branco, conceituado apresentador de jogadores\traficante\membro de uma famosa crew\ligado a gente interessante da sociedade e lider da juve leo! ahahahahaha

    ResponderEliminar
  29. http://www.youtube.com/watch?v=j90edHd28Xw

    ResponderEliminar
  30. eh lá! gandas lagartos!

    pa vós só tenho uma palavra!

    TERRORISMO!


    hha terrorismo no esporte!

    Qwuerem +frases do grande JEB?

    ResponderEliminar
  31. Espero ke o cretino nao esteja aqui :-O a responder ao bengiquista que falou muito bem!!!


    EH EH EH

    ResponderEliminar
  32. http://www.youtube.com/watch?v=6gqZcnrRHjQ&feature=related

    beijinhos


    vá nos somos mesmo maus, os piores e somos gozados por todos e voces sporting sao os melhores.


    Para quem quer saber a data de fundação basta consultar a historia e perceber. cambada de ignorantes

    ResponderEliminar
  33. O Sporting reforçou-se porque o esselbê está a 12 pontos, sim. Assim como o Braga. E o fcp a seis. Os lampiões têm dificuldades em interpretar frases. Ouvem benfica e entram em transe, não ouvem mais nada. Outra explicação plausível que pode haver para ter dado essa interpretação é que a pessoa que conhece lá dentro do Sporting só pode ser aquele que deu bilhetes ao rui bosta, o mil-homens. Aí, acredito que o peixe lhe tenha sido vendido assim mesmo como este anónimo nos conta.
    quanto ao clube do povo não se vender, não é novidade nenhuma. É que não se vende nem vende. Só compra! E não é só de jogadores que falo...

    ResponderEliminar
  34. No meio disto tudo só tenho uma coisa a dizer. Palmas para o Ruben Micael.

    ResponderEliminar
  35. Caro 8,

    Bela estreia, hã? Uma posta do lombo e temperada com requinte. Deixa-me dizer-te que desde que ouvi o LFV que me sinto algo confuso (é algo que habitualmente me acontece quando o ouço): se o benfas com aquela selecção hispânica representa Portugal, então o Sporting, que tem entrado com 9 portugueses em campo, só pode ser uma equipa estrangeira. Aqui para nós que ninguém nos ouve, acho até que corre o risco de ser desclassificada do campeonato por excesso de extra-comunitários. É melhor falar baixo para que ninguém se lembre disto...

    ResponderEliminar
  36. O Lampião anda por aqui a ver os comentários.Ele que vá ver de onde vieram os milhões de euros que o orelhas têm na banca.È que ainda me lembro do orelhas vir aqui a esta zona como motorista dos pneus descarregar pneus por conta do patrão dele que foi campeão de tiro nas olimpias que por acaso até era sportinguista.E também que pergunte ao orelhas por que aperfilhou o seu enteado mantorras.È que não é por acaso que o PC lá do norte pede a morgado que averigue o apito encarnado. È que o PC continua a falar mas se forem averiguar o apito encarnado pode ser que o orelhas nunca mais fale.Não custa nada perguntar isto que eu escrevo

    ResponderEliminar
  37. Eh pá! Chega um gajo de Vila Nova de Foz Côa, depois de uma dura mas agradável jornada de trabalho entre as vinhas da encosta sul do Douro e, qd se prepara para desanuviar um bocado, depara-se com o ‘ANorte’ poluído de tasqueiros e trolhas? Mas o q é q é isto? HUM?!

    Porra, amanhã ficam de castigo a assentar tijolo até à meia-noite... Que é para aprenderem a manterem-se lá pelas tascas rascas a palitar as cáries e a ‘buer penaltes’... e a não virem conspurcar locais sérios e bem frequentados:

    BARDO! Ó mal cheirosos…

    -------

    8,

    Parabéns pela estreia, caro amigo! O texto não só está excelente como revela uma verdade: a autêntica e factual e não a encomendada pelos poluídos media ‘tugas’.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  38. AH! Só mais uma coisinha... Quer-me parecer que estas sangue-sugas estão a precisar de mais um 5 a 3 para lhes avivar a (já de si) muito fraquinha memória...

    BARDO! XÔ coquichas...

    ResponderEliminar
  39. Mais um excelente post num blogue do qual já sou um leitor assíduo há alguns meses! Ainda por cima, ao que dizem, uma estreia do autor. E que bela estreia, digo eu! Parabéns!

    ResponderEliminar
  40. 8,

    A escolha do nick tem a ver com o tempo que passou em anos, até à ultima vez em que foram campeões?

    ResponderEliminar
  41. Não, é o número que se usa numa popular expressão para expressar o que se gostaria de fazer a lguém que nos irrita: "fazia-te num 8"!

    ResponderEliminar
  42. expressão para expressar... quem já está feita num 8 sou eu, a ler certas coisas...

    ResponderEliminar
  43. Muito bem Sr. 8. São verdades consabidas já há muito que diagnosticam a cegueira pelo significante em caiu a totalidade do hilotas do sistema mas também parte considerável da chamada classe média. Quero no entanto lembrar apenas que não podemos pensar que a culpa é da ignorância quanto à história da agremiação imensa. Hoje só podemos compreender fenómenos repugnantes como as 7 televisões e 8 jornais que detéem se atender-mos ao embebedar da ralé, nesse sentido o seu suposto bairro é bem-que-fica-a-sagres..., mas também podemos recorrer a outros sufixos, a saber: bem-que-fica-a-sic, bem-que-fica-a-repsol, mas voçes sabem que a lista é interminável no início meio ou fim da cadeia lá surge o triste espaço do bem-que-fica-o-santana.

    Krinas, um leão da Póvoa de Varzim.
    SL.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)