Quaresma, Páscoa ou Carnaval
29 de Jan SCBraga - Sporting - Liga Sagres
2 Fev. - FC Porto-Sporting - Taça de Portugal
6 Fev - Sporting-Académica - Liga Sagres
9 ou 10 Fev - Sporting- Benfica - Taça da Liga
12 Fev Paços de Ferreira-Sporting - Liga Sagres
16 Fev - Everton-Sporting - Liga Europa
21 Fev - Olhanense-Sporting - Liga Sagres
25 Fev - Sporting-Everton - Liga Europa
28 Fev - FC Porto-Sporting - Liga Sagres
É chegada a hora da prova de aferição deste plantel. Uma época que começou mal, fazendo muitos descrer das capacidades colectivas de um grupo que se mantém estável há vários anos consecutivos e do qual se esperava uma outra afirmação. É também uma boa altura para perceber que politica de reforços se segue nesta abertura de mercado. Com um começo de leão, contratando de uma penada Pongolle e João Pereira, os sinais que chegam são de dúvida e hesitação, com a janela de oportunidade prestes a encerrar.
São por isso sintomáticas algumas afirmações de Carvalhal, dando conta da sua indicação de compra de Ruben Micael, da necessidade de agir tão rápido como nas contratações iniciais, e da insuficiência do plantel. Foram recados para dentro ou para fora?
É já dada como certa a contratação de Manuel Fernandes em alguns locais da blogosfera, geralmente bem informados. Aqui vai estar uma oportunidade para os Sportinguistas perceberem finalmente o valor de Adrien...Quaresma era ontem o homem de quem se falava, por troca com Veloso. Hoje é o próprio Mourinho a dizer que ele é bom jogador (a sério?, bom, se ele o diz…) o que ainda contribui para acicatar as especulações de uma possível troca. Que a mim não me seduz - também não parece seduzir o "cigano" - pelo desequilíbrio que provocaria, a não ser que o mesmo fosse prevenido com nova ida ao mercado. Mas a possibilidade de empréstimo de um jogador da sua importância muito pouco aliciante. Perder Veloso por uma pipa de massa ainda vá lá…
Com o calendário que temos pela frente, o mês do Carnaval é uma janela de oportunidade para terminar a Quaresma que tem sido a época ou antecipar uma Páscoa quase inevitável. Com o estardalhaço da guerra entre azuis e vermelhos cada vez mais evidente em tudo o que é noticia, seria inteligente ou pelo menos sagaz perceber o que poderíamos nós ganhar com ela.
P.S.- Veremos se a FPF tem força para fazer prevalecer a data de 2 de Fevereiro para a realização do jogo da Taça de Portugal...
Caro LdA
ResponderEliminarConcordo quanto falas do negócio Quaresma-Veloso. Também nao me parece que fosse proveitoso neste momento para o Sporting: perder Veloso só a troco de uns 15-20 milhoes de euros e Quaresma, sinceramente, só de borla, tendo em conta o salário que aufere.
Para além disso, negócios como o empréstimo de Caicedo com uma cláusula de opcao que o clube nunca poderia cobrir teem forcosamente que acabar no Sporting!!! Empréstimo do Quaresma ou do Manuel Fernandes para que? Para remendar e tapar um buraco sabendo que no final da temporada se perde o jogador e que o Sporting só serviu de montra para o Mundial?
O Sporting devia pedir empréstimos de jogadores que pode realisticamente contratar para o seu plantel. Ponto final. Se nao há dinheiro para ir buscar mais ninguém que possa reforcar a equipa, entao ficamos com os que cá estao. Nao acho que sejam sinais de inseguranca o facto de nao ter chegado mais ninguém - mas antes avisos à navegacao de que é preciso agir muito mais rápido, pela calada e também a nível da Imprensa se se quer estar ao abrigo de situacoes como o Ruben Micael.
SL e um abraco
Titulo bem apanhado!
ResponderEliminarhttp://sportingeterno.blogspot.com
Petinga:
ResponderEliminarConcordo, acrecentaria apenas que ainda faria menos sentido tendo em conta as possibilidades da época. Infelizmente este calendário pode muito bem ameaçar a nossa esabilidade e a época que aí vem se se optar por uma gestão populista. Por outro lado nenhum de nós gostaria que fizéssemos má figura. A gerir com pinças e muita responsabilidade.
LdA
ResponderEliminarTens toda a razao. Mas se ja era de prever que o calendario fosse resultar assim (tendo em conta que o apuramento da Taca da Liga estava no papo e o Mafra em casa e jogo de aposta simples) porque e que nao se investiu o que faltara investir antes? E que mesmo agora, chegando quem chegar, ja vem muito tarde (o primeiro jogo da serie e ja no SABADO!!!)... nao estou a ver ninguem excepto um jogador que ja esteja na Liga Sagres a ser capaz de entrar no plantel e ser logo opcao para o treinador durante pelo menos os primeiros 5 ou 6 jogos deste bloco (precisamente os mais importantes!).
a 28 de fevereiro é sporting porto e nao porto sporting...
ResponderEliminarEste pode ser o momento em que se as coisas correrem bem, com um par de contratações tudo pode mudar! Mas não esquecer os males internos...
ResponderEliminarhttp://sportingeterno.blogspot.com/
Um negócio MV-Quaresma teria sempre que ser para contarmos com o Quaresma em definitivo + uma verba ou uma verba elevada + empréstimo do Mustang. Nunca poderia ser uma troca por troca.
ResponderEliminarGostaria bastante de poder voltar a ter no SCP o Quaresma. Qualidade não lhe falta, Sportinguista e imprevisível. É o tipo de jogadores que leva público ao estádio.
Quanto a Manuel Fernandes, não me agrada por aí além pois existem vários jogadores que podem desempenhar essa posição no actual plantel: Adrien, MV e Moutinho. Além disso André Santos no Leiria, que seria uma solução mais barata. Neste caso, acho aberrante o SCP não conseguir resgatar o jogador - que é seu - sendo ainda exigido uma verba para que tal aconteça. Como é que é possível isto não ter ficado salvaguardado no contrato de empréstimo?
Será um mês tremendamente complicado mas acredito que se tudo se resolver em campo, entre os jogadores, poderemos ter um mês agradável. Eu acredito!
SCP SEMPRE!!!
Sporting Eterno,
Seria agradável contar com comentários teus um pouco mais extensos que 2, 3 linhas e publicidade ao blog.
Olhando o calandario está mais que visto que o SCP necessita de mais opções, Manuel Fernandes espero que não, quanto ao André Santos espero que seja o ultimo jogador do SCP a ser emprestado ao união de Leiria.
ResponderEliminarContratação importante era o Pedro Mendes mas parece-me que estamos mais inclinados para outro perfil de jogador, tipo mais indisciplinado.
Sem mais um defesa central, um defesa esquerdo e um trinco não vamos lá, mas para que dár prendas ao Carvalhal? Será que ficava mais dificil justificar a sua não renovação se consegui-se bons resultados?
Este SCP não parece ser o clube que amo, e as opções tomadas são impossiveis de compreender mas infelizmente nós adeptos só temos de comer e calar.
Só espero que o Pongolle mostre mais no SCP que na sua restante carreira que tem sido miseravel.