sábado, 9 de janeiro de 2010

Vitória tão sofrida como merecida


Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Tonel e Grimi; Adrien (Matías Fernandez (77); Izmailov, João Moutinho e Vukcevic (Pereirinha, 90+2); Hélder Postiga (Pongolle, 59) e Saleiro.

Suplentes: Tiago, Polga, Yannick e Abel

LEIXÕES: Diego; Sony, Tucker, Trombetta e Bruno Gallo; Fábio Espinho, Fernando Alexandre, Seabra (Didi, 87) e Hugo Morais; Léo (José Manuel, 59) e Pouga (Antunes, 80).

Suplentes: Fonseca, Braga, Cauê e Paulo Tavares.

Disciplina: Cartão amarelo para Bruno Gallo (63 e 70) e Fábio Espinho (76). Cartão vermelho para Bruno Gallo (70).

Marcadores: 1-0, Tonel (84)

Ao intervalo: 0-0

Resultado final: 1-0


A estreia de João Pereira foi o facto mais notório na constituição inicial da equipa. A titularidade de Vukcevic surgia em consequência do impedimento de Veloso, não constituindo, por isso qualquer surpresa. A presença do lateral direito, por troca com Abel, permitiu verificar, em alguns momentos do jogo, como é diferente ter um lateral a sério e apenas um lateral. Como Grimi estava do outro lado, mais fácil se tornava a comparação.

Contudo, apesar do domínio e controlo do jogo no primeiro tempo ter sido quase em permanência do Sporting, não logramos fazer funcionar o marcador, nem conseguimos, valha a verdade, estender esse domínio e presença à área do Leixões. Postiga estaria nos lances mais perigosos, e sempre dentro do mesmo tom. Se no lance do Vuk a velocidade da bola exigia execução difícil, no passe que deveria isolar Saleiro foi tão impreciso no passe como infantil. Falta de agressividade e poder de explosão, associado a últimos passes mal definidos permitiram que o guarda-redes leixonense acabasse por ter 45m descansados.

Avinhava-se uma 2ª parte a exigir nervos de aço, a menos que o golo surgisse cedo. Tal não aconteceu, apesar de as oportunidades terem surgido em número e qualidade. Diego foi chamado a intervir várias vezes, mas quase sempre por demérito dos nossos atacantes. Apesar da pressão exercida recorrendo às alas, raras vezes conseguimos ganhar a linha de fundo. Com isso a missão defensiva dos leixonenses era facilitada, uma vez que, de frente para a bola, era mais fácil anular as nossas intenções. Tonel acabaria por desfazer a igualdade, num golo que é a sua imagem de marca.

Não vou fazer destaques individuais, negativos ou positivos, porque me parece que deve ser destacada a força do colectivo nesta vitória. Com um passivo emocional a ter que ser vencido, uma vez que esta é apenas a 3ª vitória em casa (!!!) quando se fecha a 1ª volta, esse parece-me o realce merecido. Apesar do resultado escasso, o trabalho desenvolvido permite vislumbrar uma melhoria significativa na qualidade do futebol praticado. A 2ª vitória consecutiva em 2010 está conseguida e foi inteiramente merecida.

33 comentários:

  1. LDA

    Ao contrário de ti quero fazer destaques individuais. Concordo completamente com a tua análise.

    Temos agora um excelente lateral direito (notem como uma simples mudança na lateral, o jogo pode ser mais fluído)

    Gostei também da exibição de Vukcevic. Vários pormenores que me agradaram apenas no último passe não o fez com perfeição.

    Rui Patricio, está a fazer-se um senhor guarda-redes. Quando chamado a intervir fê-lo sempre bem. (Quase que Pongolle se estreava a marcar na baliza errada)

    Tonel, espero que seja para continuar a ser titular.

    O resultado de 1-0 não espelha o que se passou em campo. Mas nota-se outro Sporting para nossa alegria.

    Espero que Matias no banco seja apenas para espicaçar o chileno.
    Não quero acreditar que CC não conta com ele. Jogadores com o talento de Matias não abundam por aí.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. The LC:
    Pegando na tua análise:

    Vuk melhorou muito em relação às últimas aparições mas continua a tomar decisões que me irritam profundamente, reveladoras algumas vezes de pouca inteligência outras de egoísmo. É um jogador que precisa de amadurecer nitidamente, porque tem qualidades óbvias.

    Rui Patricio esteve enorme e foi o que levou a hesitar em fazer ou não o destaque individual.

    Parece-me que esta vitória revela uma melhoria e vem numa boa altura - todas vêm - uma vez que poucas serão as hipoteses de treinar. Sem poder ir lá com treino metódico tem que se ir lá com confiança.

    Quanto ao Matias é verdade que ele parece ser um grande jogador, mas esse ainda não o vimos em Alvalade, a não ser em pormenores. Uma vezes por culpa própria, em grande parte pelo má época geral.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Considero que este foi o jogo mais conseguido do SCP para o campeonato. O resultado peca por escasso, a vitória é incontestável.

    Um primeiro quarto de hora excelente, com um Sporting a entrar muito ofensivo, rápido e com vontade de resolver cedo. Como é dito no post pelo LdA, foi o período onde se notou um jogador a destoar: aquele que carrega o n.º 23 nas costas. Postiga tinha obrigação de ter feito o passe a isolar Saleiro com qualidade. Tinha todas as condições para assistir convenientemente o ‘Proveta’, já que se encontrava livre de pressão adversária e com a bola perfeitamente controlada. Revelou-se desastrado ao adiantar demasiado a bola. A oportunidade falhada de cabeça, a mais flagrante de todo o primeiro tempo, era de execução mais difícil, já que o centro de Vuk ia mt tenso, mas, se aquela bola tivesse como destino um ponta de lança com confiança e outra qualidade a cabecear, estou convicto de que o golo surgiria mais cedo...

    O Leixões conseguiu esticar-se um pouco e ainda obrigou Patrício a mostrar-se antes de o encontro atingir o intervalo.

    A segunda parte foi toda do SCP. Só as gdes acções do GR matosinhense, Diego, é que evitaram mexidas no marcador que, teimosamente, se mantinha inalterado. Izma evidenciou-se ao falhar dois golos feitos, após brilhantes assistências de Vukcevic que o deixaram na 'cara' do guardião do Leixões.

    Referências para o gde golo de Tonel a desbloquear o nó górdio dos “heróis do mar” e a confirmar que a teima em manter Polga a titular não se justificava por apenas duas razões: Tonel defende e ataca melhor que o brasileiro.

    A ultima salva de palmas tem como destinatário Rui Patrício, já que o nosso number one garantiu os três pontos ao evitar uma estreia desastrada a Sinama Pongolle que quase o traía com um auto-golo.

    Jogo bem conseguido do Sporting: insistente e consistente.

    Gostei de Vuk (finalmente), de Patrício (com pcs intervenções, mas decisivas), de Carriço, Tonel (ambos mt seguros e aguerridos), de Adrien (começa a ganhar confiança) e de Saleiro.

    Izma este um pouco complicativo ao agarrar-se demasiado à bola, mais na segunda parte. Grimi está melhor mas aindda não me convence, Postiga e Moutinho desinspirados. O primeiro naquele estilo meio alheado e o segundo desaparecido em combate...

    Qt ao ‘trombadinha’...Comparando-o com os antecessores laterais direitos, só podia sair a ganhar, de qlq forma esteve bem na estreia. Cuidadinho com as picardias... Ele não consegue evitar, aquilo está-lhe na massa do sangue e o caso até esteve bem ‘espinhoso’...

    Será que é desta que temos o SCP de volta?

    Abraço a todos e Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  4. Estou feliz. Excelente vitória. Viva o Sporting.

    Gostava que se possível acedessem ao meu Blog. É mais um espaço que espero que seja do agrado de todos.

    Muito Obrigado.

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. LDA

    Por vezes, Vukcevic, tem certas paragens cerebrais - concordo contigo. Mas olha que hoje se não foi o melhor em campo esteve lá perto.

    Ficou-me na retina aquele centro remate milimétrico que Postiga não marcou por muito pouco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. No fundo, vitória justa e uma exibição conseguida por parte da nossa equipa.

    ResponderEliminar
  7. Não é questão de concordar esta análise está excelente!

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Está quase a acabar a pré-época... falta talvez um torneio (três jogos numa semana). No final vai ser escolhido um onze, para grande surpresa minha Saleiro teima em querer um lugar nele a titular.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com o post e o Virgílio, fazendo apeans um reparo: parece-me que o Izmailov só começou a complicar, quando o cansaço se começou a instalar. E hoje esteve muito mais no centro do terreno do que até aqui.

    Hoje também gostei do Vuk, depois de vários jogos em que esteve francamente mal. Discordei da substituição do Adrien, teria tirado o Moutinho. Adrien estava a jogar muito bem, a recuperar bolas e a lançar ataques - excepcional aquele passe longo para o Marat - e o Moutinho continua abaixo daquilo que sabe. E cada vez gosto mais de ver o Saleiro na equipa.

    Foi efectivamente uma vitória da equipa e possivelmente a melhor 1ª parte desde o jogo com a Fiorentina. Começamos a ver alguma dinâmica no SCP e algumas boas combinações. No fundo, futebol.

    Tenho que falar aqui da conferência de imprensa do José Mota. Primeiro porque começou com uma pergunta nojenta do repórter, direccionando completamente a conversa que foi: "A expulsão condicionou a sua estratégia?"
    Aproveitando a deixa, começou a desculpar a derrota da sua equipa com este facto, chegando a dizer que nunca tinha visto uma expulsão daquelas em qualquer outro campeonato do Mundo(!!) até ao cúmulo de dizer que o sítio onde estava o Tonel, era ocupado pelo Pouga!!! Epá, não o tivesses tirado foda-se! Ah e da próxima vez, tenta jogar com menos que 11 defesas!!

    Uma vitória justa, incontestável e moralizadora.

    ResponderEliminar
  10. Mais que uma ou outra boa exibição individual gostei fundamentalmente da fluidez do jogo da equipa. E se a inclusão de J Pereira (ele que era um merdoso, não está tão lindinho com aquela camisola?) poderá ter dado alguma ajuda, parece-me que além de uma inferior capacidade do Leixões, o ganho de dinâmica provem muito da subida de rendimento de Adrien. De jogo para jogo Adrien vem melhorando os seus índices de produtividade, tendo hoje um Vuk menos egoísta do que habitual, apesar de ainda ninguém lhe ter ensinado o tempo certo para passar a bola.

    Ao meio campo continua a faltar a ida “à linha”. Hoje especialmente na 1ª parte ainda algumas incursões, mas depois abusou-se do centro no prolongamento da linha de grande área, onde ainda se apanha os defensores de frente.

    Mais 3 notas:

    Rui Patrício pode ter muitos defeitos, mas concentração, rapidez de reacção e elasticidade, ninguém pode dizer que não tenha.

    Polga pode ser muito bom tecnicamente, como alguns diziam e justificavam a insistência de Paulo Bento nele, mas Tonel alem de ser mais útil nas bolas paradas, especialmente as atacantes, ser mais agressivo na acção defensiva, também em passes longos hoje demonstrou que acerta mais que Polga.

    Em Postiga, para mim, mais que incapacidade há infelicidade. Ao contrário de muitos continuo a acreditar (Tite: já somos 2) que HP vai “desatar o nó”.

    Sei que foi com o Leixões mas indiscutivelmente já temos um futebol muito mais entusiasmante. Acredito na subida sustentada na classificação.

    ResponderEliminar
  11. 8, eu também acredito no 23!

    ResponderEliminar
  12. 8,

    Somos 4 então. Apesar de não ter marcado ainda, Postiga trabalha muito para a equipa. Por exemplo, foi ele que arrastou toda a defesa do Braga para que o Saleiro pudesse marcar à vontade.

    ResponderEliminar
  13. jvl

    Temos de pedir aquele nosso amigo que assina por vezes Capicua 101 que quando anda lá pelos campos, apanhe umas ervas e que faça umas mezinhas para o HP entrar no caminho dos golos.

    ResponderEliminar
  14. The LC,

    Hoje não respondo a provocações :P

    8,

    Estou a ver que tem que ser. Temos que dar primazia aos da casa antes de irmos ver lá fora (bruxo Pepe) ;)

    ResponderEliminar
  15. The LC,

    Não esquecer que hoje o Leixões quase não atacou...

    ResponderEliminar
  16. The LC

    Para mim Grimmi está a melhorar, mas olho para ele e parece-me um miúdo que não tem os “5 alqueires bem medidos”. Dantes pensava que era muito burro a jogar. Agora vejo-o mais como um cabeça no ar. Nenhuma concentração no jogo. Faz-me lembrar os primeiros tempos do Fernando Mendes, mas muito menos inteligente e muito menos jogador

    ResponderEliminar
  17. 8

    boa comparação! Eu adorava ver o Fernando Mendes.
    se calhar vem daí a minha teimosia em relação ao Grimi.
    quero crer que é jogador da bola. Mas pelos zuns zuns parece que extra futebol ele não é lá grande coisa.

    Atenção que não me importo nada de ter um João Pereira na esquerda. Acho mesmo que o Sporting tem que contratar um lateral esquerdo. Mas depois de ver tantos anos o Abel na direita, o Grimi até parece o Maldini.

    PS - gosto do teu fair play ;)

    ResponderEliminar
  18. Olá lagartichas boltei.Como um canudo ber um jogo dos gatinhos amestrados é pior que ber um filme do Olibeira.A Sport Tb debia pagar por danos psicologios a cada jogo que transmite dos berdes de Albalade.Jogam pior que uma mulher a querer coçar as bolas ao marido na Igreja e não poder.Só consegui ber 2minutos.O jogo taba a ser tao bom que adormeci a sonhar que o berdinhos desciam de dibison.Belo sonho.Mas tebe de um jogador do Porto carago marcar um golo á homem parar mostar aos meninos de coro como se faz.Cada bez tenho + orgulho em ser do Futebol clube do Porto carago.Até ajudamos as equipas concorrentes com jogadores que não queremos.Assim se faz solidariedade na cidade da inbicta carago.Se quiserem ber bom futebol bejam amanha o Grande Porto carago.A ber jogos dos gatinhos capados ficam besgos da bida


    Ass:UM SENHOR DE MATOZINHOS


    P.S - Ao escreber esta mensagem dei cinco arrotos à campeão e oito bajardas sairam do bujoum e fizeram racuchete no sofá de pele de leão.HeHEHEHEHE.

    ResponderEliminar
  19. Ontem gostei do Sporting. Gostei, especialmente, do Sporting da 1ª parte. Um Sporting dinâmico, com alternância de flanco, com diferentes opções de criação de jogo ofensivo e, acima de tudo, com uma intensidade que já não se via em Alvalade desde do jogo com a Fiorentina.

    A razão para tal sucesso deve-se a múltiplos factores. E isto de múltiplos factores também é algo novo. Até então, o sucesso resumia-se à inspiração de um ou dois jogadores, da sorte de uma jogada ou ao azar de uma defesa contrária. Mas ontem não. Ontem, a vitória passou por muitos jogadores, pelo treinador, pelos adeptos, resumindo, a vitória deveu-se a uma Equipa.
    João Pereira, Adrien, Izmailov, Vukcevic, Tonel e Patrício foram os esteios da equipa. Se uns fizeram o que se esperava e desejava (João Pereira mostrou o deserto que tem sido o Sporting no que diz respeito ao ataque pelas alas, pela intensidade e coragem colocada no jogo, e pela ausência de umas boas "caralhadas" dentro do campo; Rui Patrício foi um guarda-redes grande e de um Grande. Atento e seguro, mesmo quando só tem de "jogar" em dois únicos momentos, num jogo com quase 96 minutos), outros mostraram o quanto são importantes e como foram dolorosas as suas ausências (Izmailov é algo que só a inactividade e a falta de concretização do futebol que produz, justifica a sua permanência em Alvalade. É um jogador fora da nossa realidade, de outra dimensão. Paulo Barbosa nunca imaginou que um dia ajudaria o Sporting).
    Por outro lado, surgiram três jogadores que já estiveram nos antípodas dos sentimentos e irracionalidade dos adeptos (e também treinadores). Tonel, Adrien e Vukcevic foram aquilo que há muito não o conseguiam ser. Tonel irrepreensível a defender e a atacar (o golo porque sim, mas até os passes em profundidade muitas vezes fizeram sentido), Adrien exímio na recuperação, pela primeira vez senti-o realizado numa posição. Ganhou muitas bolas à frente do normal e teve no meio-campo de ataque quem o ajudasse na fácil entrega da bola e no inicio da construção. O seu papel, reduzido em dimensão, tornou-o mais eficaz e demonstrou que tem lugar neste Sporting, como teria um qualquer jogador com as suas características (desde Paulo Bento e Ducher que não existe tal jogador). E Vukcevic. Um Vukcevic tão criticado por mim. Ele apareceu. Excelente na 1ª parte, assumindo a finta, deambulando pelo campo, disponível para atacar o adversário, para largar a bola no momento certo, para servir e para ser servido quando ninguém o espera. Este Vuk tem lugar no Sporting. Este Vuk pode beijar o símbolo e ser feliz em Alvalade. Oxalá continue, para nosso bem, mas também por ele.

    Não foi um Sporting perfeito, mas foi um Sporting bom e que merecia muito mais deste jogo. Mas estas vitórias, suadas, difíceis, por vezes fornecem mais do que (simples) três pontos. O caminho é em frente. É dar seguimento, é não parar e fazer cada vez mais e melhor. Mais confiante e seguro. A Retoma é possível. A Retoma é essencial.

    Quarta-feira tem que se mostrar que isto não é acaso. É tempo de colocar outros em campo para sentirem que são importantes e para se saber se querem andar neste barco. Quarta-feira é para ver se Veloso faz falta ao Sporting de ontem.

    ps: Creio que cada vez faz mais sentido o Pedro Mendes (e não o Meira). E era excelente (deixem-me sonhar) o Nani. E um central, qualquer um que salte primeiro que o avançado e que coloque a bola no quintal, quando assim o exige. É que este Adrien e Vukcevic não vão durar sempre (pela intensidade que colocam em campo e porque ainda são "verdes"). Carriço e Tonel não chegam para o que ainda está para vir.



    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. A evolução tem se vindo a notar, a equipa está mais solta, mais dinâmica, cria desiquilibrios (a falta que Izmailov fez...), no entanto tem pecado na finalização (Postiga é para esquecer...).
    Estamos no bom caminho, vamos acreditar que ainda é possivel.

    SL

    ResponderEliminar
  21. cantinhodomorais,

    Nani de volta a Alvalade seria espectacular. Ainda ontem falava nisso com o meu irmão depois de ver que nem sequer no banco estava, no jogo contra o Birmingham.

    ResponderEliminar
  22. 8...quem acredita no Postiga sou eu não a Tite, eu é que sou a defensora acérrima do Postiga, e acredito que quando ele próprio acreditar nele...vamos ter uma grande jogador.
    No princípio de Dezembro escrevi-lhe uma carta aberta que podem ler no meu blogue onde lhe dizia isso mesmo e daí para cá não mudei de ideias.
    www.leoa-verde.blogspot.com

    (hoje até pareço aqueles que só comentam para deixarem o link dos seus próprios blogues!!:):) )

    ResponderEliminar
  23. Dina, correu tudo bem? Julgo que tinhas um "compromisso" importante na passada semana.

    LMGM

    ResponderEliminar
  24. Preciso de uma informaçãozinha, acerca dos "Treinos de captação" (não sei se é o termo mais correcto) da formação do sporting.

    Tenho um conhecido que vai, em principio, fazer testes na proxima 4ª, eu ou alguem de fora pode ir ver estes treinos?

    ResponderEliminar
  25. LMGM...o compromisso da semana passada já está em casa. Apesar de ter sido cesariana correu bem e agora é só esperar que ela perceba que de noite tem que dormir e de dia ficar acordada...porque para já está trocada!

    ResponderEliminar
  26. Dina,

    Ainda bem que correu tudo bem :) Eu tenho gostado bastante desta dupla Saleiro-Postiga. Duvido que a interacção de qualquer um deles com o Liedson fosse tão boa.

    ResponderEliminar
  27. OK Dina, então é parabéns e pouca baba! Mais uma Leoa na savana!

    ResponderEliminar
  28. Caro amigo 8:

    Por acaso existe uma plantinha endémica da Serra da Gardunha, bem perto donde moro e que é única no mundo: só existe na encosta norte daquela Serra. Tem o nome científico muito sugestivo de Asphodelus bento-rainhae e, dizem os mais sábios anciãos daquela zona, que uma infusão com as ervinhas dessa planta faz autênticos milagres...

    Agora basta convencer o departamento médico do Sporting a dar a experimentar uns chazinhos ao HP... Fica a promessa de que a média deixa de ser a dos tempos de Bento (praticamente nula) para passar a ser bem mais… fértil. Poderá chegar a uma média rainha! (Segue o sentido bento-rainhae!) :)

    Acredita, Hélder. Fica o conselho amigo: passa a beber o chá das cinco e 'asphodelus' a tds! A tds os guarda-redes q te aparecerem à frente, catano! Foge Patrício... LOL…

    Aproveito para me juntar aos meus colegas LMGM e JVL e desejar muita saúde à nova (espero) leoa da família da Dina… e, já agora, que endireite as horas de sono, claro!

    SL!

    ResponderEliminar
  29. Dina

    Parabéns. Muitas felicidades para a neófita.

    Desculpa. Confundo amiúde vocês as duas, Leoas verdes assanhadas. Como não fui conferir antes de escrever saiu-me Tite

    ResponderEliminar
  30. Virgílio

    Eu sabia que arranjavas qualquer coisinha…Mas tens de saber bem a posologia para que a poção não tenha efeito nos treinos.

    ResponderEliminar
  31. Muito obrigado a todos...a minha leoazinha é linda!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)