segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Fim do emPOLGAmento?


O titulo pouco ou nada tem a ver com o momento que o futebol leonino atravessa, mas está relacionado com um dos nomes incontornaveis dos últimos anos: Anderson Polga. Internacional brasileiro, o único gaúcho convocado para a selecção brasileira que se haveria de sagrar pentacampeã mundial, sempre dividiu opiniões entre os adeptos Sportinguistas. Se o seu conhecido low-profile não ajudou a estabelecer grande empatia, é-lhe reconhecida valia técnica, quase em igual plano como o seu “pé-frio” ou blackout´s momentâneos, mas normalmente comprometedores.


Sabe-se que o Sporting está no mercado à procura de um central e que Polga está remetido ao banco. Tendo marcado um tempo no Sporting e ficando associado às conquistas das Taças que nos permitiram voltar a vencer, terá chegado ao fim uma era em que Polga jogava sempre, porque sim e porque não? E terá também chegado ao fim o seu tempo no Sporting?

Coincidentemente é Caneira quem o acompanha também no súbito eclipse. Os dois terão formado, se não estou em erro, na época 2006/07, a melhor dupla de centrais dos últimos tempos, que nos permitiu a segurança defensiva para quase termos ganho a Liga desse ano. A sua, vamos dizer, insólita disponibilidade para a vida politica, apesar de legítima, parece querer indicar que já terá pelo menos um pé fora do futebol. Tratando-se de 2 dos mais caros e mais experientes jogadores do plantel, esperava-se que, seguramente, desempenhassem papeis mais relevantes e mais de acordo com o seu estatuto. A merecer atenção da SAD, tendo em conta que os recursos disponíveis têm que ser bem geridos.

9 comentários:

  1. Olá a todos carissimos Sportinguistas.O post esta grandioso.Não esperava outra coisa de um Sportinguista.Mais uma vez a mostrar-mos que somos os melhores em tudo.Até nos blogs somos os melhores a quilometros de distancia.A pergunta que se pode fazer é?.O que se passa com Polga.Que tem qualidade acho que ninguém pode colocar isso em dúvida , mas esta época tem sido má demais.Contrariado?Chateado com algo?A fazer de tudo para sair?São as perguntas que faço.Aproveito para divulgar um blog que está para sair o "modalidadessporting" conto com ao vosso contributo.Um aparte continuo à espera da ajuda prometida senhores admistradores.Não se esqueçam deste humilde sportinguista que quer servir este nobre clube.Para quem quiser participar neste blog de modalidades contactar sportinguistadosbons@gmail.com

    Joao Felipe

    ResponderEliminar
  2. Os dois estão aparentemente no fim da linha. Mas há outro que, em boa hora, já lá chegou primeiro: Caicedo. Que tenha mais sorte no Málaga.

    ResponderEliminar
  3. A dupla Polga-Caneira ainda assim não chegou a ser tão eficaz, na minha opinião, como a dupla Polga-Tonel.

    Se sempre gostei de Polga, foi durante anos o melhor central do SCP e possivelmente o melhor a jogar em Portugal, neste momento encontra-se muito queimado junto dos adeptos e sócios. E aqui a responsabilidade é de Paulo Bento que insistiu, mesmo quando era nítido que não seria assim que a sua confiança regressaria, em mantê-lo a titular.

    Quanto a Caneira, só tenho pena do dinheiro que o SCP gasta com ele.

    João Felipe,

    A ajuda não foi prometida mas estou certo que será prestada.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que nunca fui grande admirador do Polga pese embora ... nunca tenha tido sobre ele a tão negativa opinião que tenho, desde há ano e meio.
    Tecnicamente o Polga não é um jogador favorecido: zero.
    Tácticamente: idem. Não o sendo, nunca pode ser líder de uma defesa que se quer ganhadora de títulos. Não sendo também um central de marcação ... pouco lhe resta a fazer no Sporting. Estranho é que por lá ande há tantos anos ... ou não.

    Mas logo ao início existiram sinais - para os mais atentos - de que o Polga não era grande espingarda. A sua utilização - pelo Fernando Santos - no lado direito da dupla que formava com Beto fazia perceber que tal pretendia resguardá-lo, deixando ao Beto - o melhor dos 2 para o Fernando Santos - a função mais difícil das duas ... Vukcevic.

    O futebol está cheio de produtos de mercado ... e o Polga é um bom exemplo, no micro-organismo/futeboleiro-jornalístico/fazedor de jogadores-via-jornais português, Lourenço.

    Ora, o Polga não é mau sujeito, e suspeito até ser uma óptima influência no balneário: é sereno, tranquilo, tem um perfil sóbrio, não é índio e transparece bondade. Mas ... tal não o ajuda a cumprir a missão primeira: antecipar-se ao Mantorras, saltar mais alto que o Pena, ou colocar-se em campo de forma minimamente decente e inteligente quando na expectativa, Heinze.

    Não gosto do Polga. Gosto mais do Mexer, e nem o conheço ...

    Já sobre o Caneira não faço ideia: mas acho que é bom, pelo menos todos dizem que é: óptimo a defender, equilibra a equipa e tudo isso ... mas lá está: Duscher.

    Vou fazer café. Até já gente leonina. Um abraço
    Neste nosso ponto de encontro.

    ResponderEliminar
  5. Também nunca simpatizei muito com Polga. Porém, reconheço que fez algumas boas épocas, nomeadamente a época referida pelo LDA. Na minha opinião é um jogador fraco psicologicamente e isso prejudica naturalmente o seu rendimento. A sua expressão facial quando falha diz tudo. Eu não sou psicólogo, mas reparem na expressão de Polga quando falha um pénalti. Fica indubitavelmente ligado à tragédia de Munique.
    Precisamos de um central, que seja um verdadeiro patrão da defesa e imponha respeito ao adversário. Carriço poderá vir a sê-lo, mas neste momento ainda é um menino, apesar de tudo.
    Tonel é um excelente jogador, pela entrega e simplicidade que coloca no jogo. Falta-lhe em classe aquilo que lhe sobra em garra. O patrão tem classe e garra.

    Concordei e achei que a contratação de Caneira seria muito útil, pela sua experiência e polivalência. Já deu jeito em certos jogos, mas na verdade, sendo um dos mais experientes e mais caros do plantel, tem desiludido.

    ResponderEliminar
  6. Polga para mim é um excelente funcionário público: cumpre rigorosamente o horário, cumpre todos os regulamentos, faz o seu serviço muito certinho, a velocidade de funcionamento é sempre a mesma, quer esteja uma pessoa para ser atendida quer seja uma multidão impaciente, desde que chegue o fim do mês e tenha o seu vencimento certinho, tudo bem.

    Esta caricatura (muito injusta, para alguns) do funcionário publico aplicada a um jogador de futebol traduz-se em:

    O jogador ter um comportamento eticamente correcto. Treina todos os dias, o melhor possível, chegando sempre a horas. Vai para o jogo com o pensamento de que tem de ganhar. Se as coisas correm bem, tudo bem, mas se as coisas correm mal, paciência. O “regulamento” diz que tem de jogar na posição “x” e ele joga na posição “x”. Mas se for preciso jogar na “x” e dar cobertura à “y” aí tem de vir a Ordem de Serviço, devidamente assinada, reconhecida e por protocolo para ele executar a tarefa. Esperar um golpe de audácia, um emPOLGAmento (que raio de substantivo), um tomar a batuta e empurrar a equipa para a frente, nem pensar. Quer ganhe quer perca sai sempre com a mesma cara de dever cumprido, pois esteve lá dentro os 90 minutos a correr. E, como o funcionário público, o que conta é o vencimento certinho ao fim do mês.

    Para mim, Polga ainda tem um outro senão: a recusa em jogar no jogo após a Final da Taça UEFA. Não posso provar, mas para mim, também fez parte da pandilha que correu com o Peseiro. Era excelente que este grande central Campeão Mundial conseguisse um lugar numa equipa do Brasileirão.

    ResponderEliminar
  7. O grande mal de Polga é não ser o lider que o Sporting precisa. É um bom central que iria brilhar numa dupla com um Valckx ou um André Cruz. Foi Folga e Imperador mas já devia ter sido vendido quando ainda tinha mercado rentável para nós, agora é manter um problema se ele sair e entrar por exemplo Rodriguez continuamos só com um central a jogar pelo lado esquerdo.

    Mas Polga em forma e com confiança é o melhor central do Sporting e estará nos três melhores nacionais, coisa que Rodriguez nunca será.

    ResponderEliminar
  8. "Mas Polga em forma e com confiança é o melhor central do Sporting"

    Concordo.

    ResponderEliminar
  9. o problema, na minha opinião, é como é que se motiva um jogador que foi ultra protegido e falhou monumentalmente, ao ponto de ser vaiado só de tocar na bola?

    E quem irá proporcionar esse reencontro com as boas (fugazes, mas boas...) exibições?

    Quem neste momento, a não ser o treinador a prazo que nós lá temos, iria de bom grado substituir o Carriço e o Tonel, para lá colocar o Polga? Eu não o faria, certamente...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)