sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Onde param os extremos?


Foi tão notória a mudança táctica com a entrada de Carvalhal que foi impossível passar despercebida. Para lá das convicções do técnico parece-me que, pelo menos numa primeira hora, pretendia-se associar à ruptura metodológica um rompimento com o pântano táctico em que a equipa havia caído.

O mais que se parece ter conseguido foi dar razão a Paulo Bento, quando este dizia que Liedson não era capaz de jogar em 4x3x3. Além do mau momento de forma, a mudança introduzida deixou bem claras as limitações técnico-tácticas e até mentais do Levezinho em adaptar-se a novas exigências.

Nos jogos mais recentes parece evidente que ficaram para trás as intenções de Carvalhal de voltar a implementar no Sporting o 4x3x3, afinal o mesmo modelo que serve de referência ao futebol das camadas jovens. A que se deveu esse recuo? Falta de jogadores para o modelo, dificuldades de adaptação do plantel?

Uma coisa ficou clara: a iniciativa de Carvalhal não resolveu satisfatoriamente a falta de agressividade e de comprimento dos nossos movimentos ofensivos. As dificuldades em criar perigo nos últimos 30/20 metros, e consequentemente de materialização em golos permaneceu idêntica, apesar das alterações introduzidas.

A alteração recente parece-me acertada, pelo menos enquanto os movimentos de mercado não introduzam alterações num plantel construído para jogar em 4x4x2. Vukcevic e Izmailov são bons jogadores mas estão longe de serem extremos. Jogar entre a linha e o defensor requer escola e vocação e ambos os jogadores foram adaptados a essas funções. Lembro-me de ver Vukcevic jogar na última selecção da Sérvia-Montenegro de esperanças como 10, embora a suplente. O mesmo sucedeu com Izmailov, que foi  afastado para a ala-direita por ter o lugar de 10 tapado. Sobra Pereirinha, que para mim tem as melhores condições para desempenhar todo o corredor direito. E sobra também Djaló, que, já com Paulo Bento, jogou na ala-esquerda, embora as suas limitações na recepção e passe o impeçam de se assumir como valor garantido.

Parece-me que, neste cenário, as alternativas de Carvalhal não seriam muitas. A haver alterações de fundo, ou teriam que esperar por nova época ou pelas soluções que o mercado do Novo Ano venha a permitir. Mas, atendendo ao que se ouve, onde estão afinal os extremos?

19 comentários:

  1. "(...) limitações técnico-tácticas e até mentais do Levezinho em adaptar-se a novas exigências."

    Quando se fala do que não se sabe nem conhece pode dar nisto ... e para bom entendedor meia palavra basta.
    Com todo o respeito ... não deixem esta mensagem por aí, é até complicado qualificá-la.
    Limitações técnicas? Tácticas?
    Isto é conversa de quem conhece futebol pelos jornais, a ler as crónicas dos Record´s e das Bola´s ... não tem pés nem cabeça e dizê-lo a propósito do Liedson é mau demais ...

    Leão de Alvalade remova isto, por uma questão de credibilidade do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Sinto necessidade de dizer qualquer coisa sobre o resto da mensagem mas enfim ... na mesma linha do que o anterior.

    O Djaló não pode jogar em posição nenhuma do campo porque não tem futebol, pura e simplesmente ... e se jogar, porque acontece frequentemente infelizmente ... gente sem futebol tornar-se jogador de futebol - como é o seu caso - tem de fazê-lo o mais próximo da baliza possível. Onde a interacção com os colegas seja menos provável e a quantidade de vezes que tenha de tocar na bola seja reduzida.
    Isto é verdadeiro, embora a mensagem diga algo ligeiramente diferente ...

    Izmailov ou Vukcevic não podem jogar a extremos? Porquê? O relvado nessa zona do campo é diferente do restante? Será porque nas concepções dos adeptos que consomem futebol - mas que só fazem isso (e bem claro) - um extremo tem de ser um velocista, será por isso?
    Se sim é uma noção bastante defeituosa ... e errada.

    Mas também é por isso que uns são treinadores de facto e, outros, comentadores dos que treinam de facto.
    Não quero com isto desvalorizar a sua opinião Leão de Alvalade, estou meramente a dar a minha.
    Já se perguntaram porque é que num universo de 100 treinadores, para os adeptos, 97 são incompetentes e apenas 3 são competentes?
    Provavelmente será porque quem julga não faz real ideia do que eles fazem ... e será também por provavelmente imaginar-se que quase tudo o que acontece num jogo de futebol - e no desempenho de uma equipa - acontece por mérito ou desmérito de quem se senta no banco ... e não de quem lá está dentro. Faz sentido isto ... é algo evidente, talvez por isso mesmo não faça sentido ...

    Cumprimentos leoninos. Viva o Sporting CP. E viva o Izmailov.
    E o Vukcevic.
    E o Izmaickcevic. Juntos, por Paulinho, e por Stromp, e sob a Sua bennção.

    ResponderEliminar
  3. Qual é o seu problema MHumberto? Não me diga que é mais um dos Liedsonódependentes? E ainda acha que o Vuk é o novo Balakov? Não me diga que acha que 50% dos treinadores da primeira liga são competentes?

    LdA remove é este comentário bacoco.

    ResponderEliminar
  4. MHumberto, em sua opinião qual é a razão pela incapacidade de Liedson jogar em 4x3x3 no Sporting?

    ResponderEliminar
  5. o liedson Aapesar de jogar melhor com alguem ao lado, ja demonstrou em especial na selecçao qe pode jogar em 433 desde que tenha extremos que lhe saibam meter bolas e aproveitar a movimentação que ele faz

    ResponderEliminar
  6. Nunca o Liedson teve tantas oportunidades para marcar como nos últimos jogos antes de se lesionar. E a verdade é que não aproveitou. Pessima percentagem!

    4-3-3 ou 4-4-2 ou 4-5-1 ou 4-2-3-1 ou ...

    é indiferente. Interessa é que o o sistema seja bem absoviso pelos jogadores e produzam jogadas com qualidade criando mt oportunidades de golo.

    Mas, meus amigos, não há sistema tático que resista à má técnica individual do jogador, sobretudo na qualidade da recepção/passe, do passe final no momento certo, do centro mortifero, etc., o que sistematicamente nos tem faltado.

    Saleiro, por exemplo, tem uma boa percentagem de finalização face às oportnidades que a equipa cria para ele.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  7. Pessoal,

    Será que não é possível discordar, sem lançar reptos para que se apague algo com que não se concorda?

    ResponderEliminar
  8. jvl,

    A minha indignação foi perante alguem que aparece aqui a criticar de forma completamente aleatória, um post perfeitamente normal e coerente. Apenas quero perceber o que ele quer dizer com o que disse.

    Quanto a Liedson, faz parte do problema. Há muito tempo.

    ResponderEliminar
  9. Acima de tudo o que fica evidente depois da análise no post e os comentários ao mesmo é que existe sempre quem veja o copo meio cheio ou meio vazio. Depende sempre de quem aprecia. Uns gostam, outros... não!
    Nunca se esqueçam meus amigos...
    os jogadores e treinadores passam mas o nosso Sporting fica. A esse é que temos que defender incondicionalmente. Os homens??? Depende da sua qualidade para defender o nosso clube.

    Abraços leoninos

    ResponderEliminar
  10. Nesses jogos em causa, o Liedson falhou golos feitos.... falar do sistema de jogo enfim.... cada um acredita no que quiser....

    ResponderEliminar
  11. Qts jogos jogou Liedson em 433? Há q dar tempo de adaptação tb ao ponta de lança...

    Para mim o problema do levezinho não estava na táctica, e sim na péssima forma que vinha apresentando antes de ser operado. O desaproveitamento de oportunidades pelo 31 durante esse período foi qualquer coisa de inédito em tantos anos de SCP!

    LdA:

    O treinador que alinhavou a táctica apresentada no lado direito do campo desenhado no Quadro é que, definitivamente, não o queria no SCP... Nem msm coberto de ouro! O gajo nem o número de jogadores que contém uma equipa de futebol conhece! :) Ou isso, ou é um visionário que já sabia por antecipação que o árbitro ia expulsar um dos seus jogadores... LOL!...

    SL!

    ResponderEliminar
  12. Virgilio:
    Quem sabe não foi o mesmo treinador visionário que se virou para os seus jogadores e disse:

    Ei, vocês os 3 aí, formem um quadrado

    ResponderEliminar
  13. MHumberto:
    As minhas opiniões são como o Liedson, não são consensuais. Apesar de ele ser o nosso melhor avançado nos últimos anos não quer dizer que não tenha limitações. Por muito que se goste dele parece-me irrefutável que tem funcionado um pouco como um eucalipto e obrigando a equipa a jogar para ele, esquecendo-se de fazer o contrário.

    É bem verdade que em muitos momentos no passado tem servido para esconder a ausência de argumentos colectivos, que são os que devem servir para ganhar os jogos normalmente, servindo a inspiração individual como excepção. Daí o Liedson Resolve! Mas Liedson não é perfeito nem eterno. Quando mais depressa resolvermos a nossa Liedsondependência, com ele e/ou sem ele, mais depressa estaremos aptos a ter uma equipa melhor. Isto mesmo sabendo que todas as equipas dependem sempre em alguma medida dos seus bons jogadores.

    riga/v-1-boy: não fiquei encantado com nenhuma exibição do Levezinho na selecção, parecendo-me que exibiu os mesmos problemas de adaptação e a movimentação dentro do 4x3x3 que vimos recentemente no clube.

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Partilho contigo aquilo a que alguns sportinguistas consideram "heresia" ou seja, apontar algumas prestações menos positivas que o Liedson - melhor avançado do SCP nos últimos anos - tem vindo a realizar. E essas podem ser justificadas com N factores desde baixa forma individual ou colectiva, limitações técnicas ou mesmo factores psicológicos.

    Permite-te uma discordância no que diz respeito ao futebol praticado. Embora não seja deslumbrante tenho notado algumas melhorias. Nos últimos jogos, apesar da fraca qualidade, certo é que unidades que se calhar já estavam arrumadas no nosso reino, produziram mais do que em jogos como Twente, Marítimo ou Belenenses.

    SL

    ResponderEliminar
  15. O pongolle tambem faz de extremo

    ResponderEliminar
  16. NunoC,

    Aleatório? Não percebo o que tem o comentário do MHumberto de aleatório, quando não é sequer, a 1ª x que aqui comenta.

    Todos,

    Que o Liedson não atravessa o seu melhor momento, parece-me consensual. Que tem falhado oportunidades que há uns tempos não desperdiçaria também. Agora ainda me parece muito longe de ser considerado um problema, um jogador que marca o número de golos que ele marca, afinal aquilo que foi contratado para fazer. É disso que vivem os avançados. Se me perguntarem se prefiro o Liedson, sem escola nenhuma e com dificuldades tácticas na frente ou o Saleiro/Djaló/Postiga - todos eles com escola - no lugar do luso-brasileiro, nem penso duas vezes.

    Eu em relação ao Carvalhal, estou curioso em ver se o Matías Fernandez continua no banco. É que na altura em que parecia estar a subir de rendimento, foi colocado no banco. Se em relação ao Vuk nada tenho a opôr - afinal de contas o lugar de um mau profissional até é na bancada - em relação ao chileno causa-me alguma estranheza. E o rendimento do Moutinho nem tem sido nada por aí além, nem ele é um 10.

    Que amanhã ganhemos é o que espero e com uma boa exibição.

    SCP SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  17. Extremos, formamos os melhores do mundo...Bento foi o nosso Artur Jorge..

    Gostava de apresentar o neu blog e igualmente que passassem por lá.

    Muito Obrigado

    http://sportingeterno.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Lda, o Liedson é um grande AVANÇADO e tu um pessimo treinador de bancada. Mas é compreensível quem quer estar sempre a opinar, mesmo do que não sabe, acaba por dizer asneirada.
    Deixa lá que asneiras todos nós dizemos.
    Estou completamente de acordo com o Humberto

    O Leão da Boavista

    ResponderEliminar
  19. O Leão da Boavista:
    "Deixa lá que asneiras todos nós dizemos".

    Pois...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)