terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Reforços e tácticas


Enquanto continuam os rumores sobre novas incorporações no plantel leonino, vai-se paulatinamente arrumando a casa, aliviando-se o peso excedentário. No caso de Caicedo o exemplo é quase literal, ficando nós a ganhar com a troca com Pongolle. Não apenas na qualidade individual, mas também nos trocadilhos. O equatoriano cedo caiu em desgraça, espera-se que com Pongolle os Sportinguistas não precisem de abandonar as bancadas de Alvalade, em direcção ao Alvaláxia, para verem Sinama de qualidade, como preconizava o anterior técnico. Ou, como diz o FDO, o Sinama Põegollos…

É porém essa a dúvida que subsiste na minha cabeça. Poderão os reforços até agora conhecidos trazer uma mudança substancial nas exibições e melhores resultados? Tenho dúvidas, muitas dúvidas. Mesmo considerando que João Pereira possa fazer melhor que Abel, e que Pongolle exiba o ritmo e acerto de Huelva, dificilmente veremos alterações de fundo se continuarmos a estar tão ausentes ou a ser tão inofensivos no último terço do terreno. É que, olhando novamente para o jogo, é difícil imaginar que quem jogasse no lugar de Saleiro e Postiga produzisse muito mais do que os dois produziram. É que é atrás deles que os problemas subsistem.

É aqui que voltamos às tácticas e aos reforços. Encostar Veloso à esquerda, quando o golo marcado veio lembrar feito idêntico no início de época frente à Fiorentina, em que o médio voltou às boas exibições ao centro, encolhe o nosso futebol e as qualidades do jogador. Interromper a afirmação de Adrien seria quase criminoso. E porque não os 2 juntos? Parece-me quase óbvio que ganhariam ambos e com isso ganharíamos todos. Ambos têm mais a dar que um simples 6, ancorado em frente aos centrais. E ficaríamos assim, do meio-campo para a frente: Veloso, Adrien e Moutinho. Djaló, e Pereirinha (Izmailov) e Pongolle (Saleiro). Seja qual for a opção de Carvalhal, parece-me desprovido de sentido a opção por Pedro Mendes. Caro, “velho”, apesar de bom. Não é desta experiência, em fim de linha, que estava à espera.

As minhas dúvidas permanecem no contributo de Djaló e o que fazer com Liedson. Uma vez que estamos no mercado porque não alguém que seja capaz de fazer a ala esquerda? Djaló permaneceria como uma opção, uma vez que uma equipa não é apenas os seus 11 jogadores. E sim, sou dos que acha que Pereirinha merece uma aposta que dê confiança ao seu futebol. Nem todos os jogadores são iguais, e Pereirinha é dos que parece merecer atenção especial para ser especial. Infelizmente quase nunca os jogadores da casa merecem essa paciência, daí a minha condescendência, ou nova oportunidade, se quiserem, com Djaló. É verdade que Pereirinha não pôde amadurecer tranquilamente no quintal de uma equipa B como o santacrucero que agora brilha de azul-grená, mas quando vejo o Pedro Rodrigues no Barcelona, pergunto-me se ele teria alguma real oportunidade de vingar no Sporting, se viesse de Alcochete.

Hoje todos falam no sucesso do Barcelona de Guardiola, talvez fosse bom olhar com atenção às suas últimas afirmações, via AdT, quando confrontado com a possibilidade de contratar Veloso, para colmatar o desfalque da CAN no seu plantel: "É isso, é apenas um mês. Em Janeiro terei às minhas ordens o Jonathan dos Santos e o Thiago Alcântara, jovens da nossa formação secundária. Para um mês, prefiro dar-lhes uma oportunidade, conhecê-los melhor e sei que vão estar muito bem". É que apostar na formação não é “apenas” ter uma Academia, ter formado 2 “melhores do Mundo”, grandes jogadores. É também confiar no trabalho que se faz e nos seus “produtos”.

52 comentários:

  1. Nota:
    Estou deste o dia 30 de Dezembro sem Internet em casa, devido à incúria e falta de profissionalismo da PT. Cheguei a pensar em rescindir o contrato, mas, como bem sabemos, optar por um novo ISP pouco resolveria, uma vez que este teria que trabalhar com a infraestrutura da PT, que como sabemos todos de experiência, está longe de acompanhar a "fama" de empresa inovadora que gostam de alardear.

    Não queria, contudo, com esta nota distrair-vos do essencial do post, que, parece-me, merece uma boa discussão. A nota serve apenas para avisar os nossos leitores que não poderei defender, como gostaria, os argumentos aqui expressos, e para que isso não fosse entendido como menor consideração pelos que nos fazem o favor de nos ler.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    obrigado por se juntar à luta!

    Mas aviso desde já que a última que travei demorei mais de 2 anos a ganhar e, antes disso, foram se embora muitos milhões. Dois exemplos: Caicedo e Angulo, custaram ao clube €0,75M. Por 5 meses de contrato, não está mal...

    E obrigado também por dizer aquilo que me apetece dizer há muito: o Pedrito não teria nenhuma hipótese em Alvalade. Temos um público que exige dos extremos do Sporting (YD20 e BP25) aquilo que não pede àqueles que se contratou e se idolatra (SV10 e MI7). Maior double standard que este não pode existir.

    Acerca da contratação do Pedro Mendes, disse há pouco que nem comentava parvoíces (como essa putativa contratação, seria mais um para reforçar a despesa irrecuperável). Mas não posso deixar de comentar os sportinguistas que a veriam com bons olhos, como veriam a contratação do Ruben Micael. Nem sequer discuto a qualidade dos jogadores em causa. Só queria saber o que têm mais do que AS6, MV24, JM28, MF14 ou mesmo que o André Santos, do Diogo Rosado, o Rabiu Ibrahim...

    É que se é para motivar as pessoas a ir ao futebol, cada contratação destas permite oferecer muitos bilhetes de borla. E no deve e haver, ficava mais barato encher o estádio com bilhetes gratuitos.

    O problema é que parecem ser contratações para calar os adeptos e não para reforçar a equipa. É que reforçar a equipa é difícil mas a aparência pode valer. Os adeptos 1º ficam calados e depois são silenciados. Definitivamente.

    O JP21 não é melhor do que o Cédric. E CC+Lima não tiveram tomates para apostar na qualidade só porque é inexperiente. Também não tiveram tomates para apostar no regresso aos princípios de jogo do Sporting. Eu não consigo perceber...

    ResponderEliminar
  3. Realmente aquilo que não gosto é de muitas experiencias nesta fase das provas. Há que rapidamente fazer opções e ... morrer por elas.

    Pedro Mendes agrada-me muito, mesmo muito, mas pessoalmente não o iria comprar (talvez há dois anos atrás), um Izmailov na esquerda era mais útil porque qualquer das opções que temos para lá é desperdicio quer de talento (Veloso/Moutinho/Matias) quer da minha paciência (Vuk).

    O centro do terreno parece a VCI ao fim do dia, a esquerda um deserto, talvez por isso os verdadeiros esquerdinos dos últimos anos deixem tantas saudades, Rui Jorge e De Franchesci.

    As mantas têm este problema se ponho 2 atrás tenho de tirar um da frente, se ponho dois na frente tenho só um atrás, na opção um atrás o meu favorito é ... Pedro Mendes, na opção dois atrás Moutinho e Adrien.

    O que fazer com Veloso? Ninguém tem por aí no bolso 25 milhões que queira gastar? Ou então continuar a abusar da paciência dele andar tipo saltimbanco a tapar buracos.

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    pior que gostar do Pedro Mendes - um jogador banalíssimo, com uma compreensão do jogo semelhante à do André Martins (o que é um grande elogio) mas de 29 anos e a recuperar de uma lesão grave no joelho - é gostar-se do di Franceschi.

    Di Franceschi era o único jogador a rivalizar com o LG18 na incapacidade de dominar uma bola e de fazer um passe.

    Ainda há pouco me lembrei da cisma que os sportinguistas tinham com o Linz. E esta do di Franceschi também não há de passar tão cedo... pouco importa que, depois de ter saído do Sporting, o italiano pouco tenha jogado nos clubes por que passou (e todos muito fraquinhos).

    E que tal lembrar com saudade aqueles dois jogadores que jogavam na esquerda e destruíam tudo: Nani e Simão?

    ResponderEliminar
  5. LdA,

    Belo post concordo com tudo mas faço uma ressalva, neste momento prefiro ter um meio campo composto por Adrien MVeloso e Matias, porque, para mim o Moutinho está em franco subrendimento.

    PLF,

    Eu sou daqueles que relembra com saudades o Di Francheschi, e o facto dele pouco ter jogado nos clubes por onde passou na era pós-Sporting para mim é completamente irrelevante. Eu gostava dele pelo que mostrava no Sporting e não pelo que jogou nos clubes por onde passou depois. Quanto à incapacidade que apontas ao Di Francheschi em dominar bolas, acho que quem mais rivaliza com o Grimi nesse aspecto é alguém do actual plantel, de seu nome Djaló.

    Já com o Simão penso exactamente o contrário, nunca foi jogador que me entusiasmasse enquanto esteve no Sporting, gosto pouco do estilo chuta-para-a-frente e vai buscar que ele tinha. Em relação ao Nani já partilho da tua opinião.

    ResponderEliminar
  6. PLF, não disse que gostava de De Franchesci, disse que era esquerdino e recordado com saudade.

    Sobre Pedro Mendes mantenho, para jogar sozinho a 6 não há melhor Português, o seguinte muito superior técnicamente mas mais fraco em concentração e agressividade é Veloso, ou Moutinho (sempre gostei de Moutinho a 6).

    Adrien erra passes demais naquela zona do terreno para jogar no Sporting, vai melhorar, tem condições para ser melhor que todos os outros juntos, mas só aceito a sua manutenção na equipa pelas razões que diz o LdA, para evoluir tem de jogar 4, 5 jogos seguidos após esse periodo se continuar a errar vai para o banco.

    O mesmo se aplica a Pereirinha, se bem que este, para mim, há muito estaria a jogar como defesa direito.

    ResponderEliminar
  7. Ah, Nani para mim é o Garrincha Português, talento e malandrice. Excelente!

    ResponderEliminar
  8. Bruno,

    gostar do Di Franceschi e não gostar do Simão a mim causa-me uma dificuldade tremenda. E é por 2 razões, é porque (i) um é bom (o Simão) e o outro é mau (o Di Franceschi) e porque (ii) um tinha uma boa escola e um excelente conhecimento do jogo (o Simão) e o outro tinha aquele que se via.

    Aliás, sou da opinião - como era há 10 anos atrás - que grande parte do mérito do Inácio e da razão de termos sido campeões foi, na parte decisiva do campeonato, ter-se colocado o Edmilson a jogar na esquerda. Voltarei com números.

    Quanto à suposta incapacidade do YD20, encontra o seu semelhante na forma como o MI7 arrisca e é imbatível no 1x1, por oposição ao BP25. São números que estão no imaginário colectivo e não têm qualquer correspondência com a realidade. Para a desmistificação, aconselho a ler o post do Entre10 com a comparação entre CS9, HP23 e L31.

    LMGM,

    Sinceramente... não se peça ao AS6 aquilo que o MV24 oferece em percentagem e qualidade de passe, porque ele oferece outras valências e é um jogador que - ao nível do passe - é fenomenal, mas o termo de comparação já não é de todo justo. MV24 é o melhor trinco, excepção a Duscher, que também oferecia outras qualidades, que vi jogar no Sporting.

    Comparar o Pedro Mendes a estes 2 é brincadeira.

    ResponderEliminar
  9. PLF,

    Gostar do Di Francheschi e não gostar do Simão é como tudo na vida, cada um tem a sua opinião.
    Atenção que não estou a dizer que X é melhor que Y, estou simplesmente a dizer qual preferi ver no Sporting. E à frente de Simão ainda estão para mim Nani, Cristiano Ronaldo e Quaresma, gostei mais de qualquer um destes 3 do que alguma vez gostei do Simão. Aliás, não é só pelo facto de o Simão ter escola que eu o aprecio, como aliás acontece com outros jogadores formados pelo nosso Clube.

    Em relação à questão Izmailov/Pereirinha, eu não acho o Izmailov imbatível no 1x1, acho sim é que demonstra bastante mais inteligência na tomada de decisões do que o Pereirinha, e no global acho que o Izmailov é superior ao Pereirinha em quase todas as vertentes do jogo.

    ResponderEliminar
  10. Este PLF tem piada. Agora todos os estrangeiros são maus?

    Linz o que tem? Para além da excelente técnica, boa capacidade de decisão e boa capacidade de concretização quero eu dizer.

    Pedro Mendes que tem? Para além da boa intensidade, da excelente cultura táctica e excelente segurança na posse quero eu dizer.

    Izmailov é imabtivel no 1x1??? É que a maior valencia que lhe vejo está tao longe de ser essa.

    Mas pronto, ao menos os da formçaão jogam todos que se fartam. até o Djaló, que és capaz de comprar ao Izmailov qd nunca vai ser metade do jogador que o russo é. Enfim, gente doida.

    ResponderEliminar
  11. Essa de comparar o Isma ao Djaló é de rir despregadamente. O Djaló não foi, não é e não será metade do jogador que é o russo, digo eu na minha humildade, porque quem lê o que o PFL escreve parece que ninguém em Portugal percebe de futebol e só ele é o dono da verdade.

    Considerar o Pedro Mendes um jogador fraco é de uma visão que explica tudo, enganado estava o Mourinho quando o pediu. O Manuel Fernandes era burro, o João Pereira não serve, o Pongolle é outro que só veio cá ganhar um guito, até o Postiga é melhor que o frances há-de dizer ele.

    Criticar tudo e todos é uma boa forma de melhorar isto, esta visto que cada vez é mais dificil fazer algo no Sporting. "Estar em 12º não tem importancia nenhuma o importante é apostar nos jovens" é esta mentalidade que nos trouxe a este momento. E não me venham com a história do fim do Sporting.

    Em relação ao Djaló, Postiga, Pedro Silva e grimi só tenho uma coisa a dizer, Sabem qual é o problema de ter jogadores péssimos no plantel? É que mais cedo ou mais tarde eles tem de jogar.

    André

    PS- E eu escrevo o nome dos jogadores, que é bem mais facil e não preciso obrigar a todos fazer exercicios mentais para descobrir o nome do jogador.

    ResponderEliminar
  12. Leãodeveracruz,

    talvez uns exercícios mentais não lhe fizessem mal.

    Anónimo,

    que não perceba um chicote de futebol, conseguiu demonstrar. Que também tem dificuldades em interpretar um texto, também. Agora, para apelidar outros de "doidos" era, pelo menos, necessário de reunir as duas primeiras capacidades. E, sinceramente, antes doido que ignorante.

    Olhe. O Varela não é estrangeiro, foi dispensado pelo Sporting e resolve na mesma. Azar o Sporting de ter sportinguistas assim.

    ResponderEliminar
  13. Sem querer meter a foice em seara alheia

    Leãodeveracruz e anónimo,

    É assim tao difícil discordar de uma opinião mas fazê-lo de uma forma correcta? Acho que não...

    Quanto ao escrever o nome dos jogadores, eu também o faço, mas sinceramente não percebo a dificuldade em saber que o AS6 é o Adrien, o BP25 é o Pereirinha, etc.

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    "As minhas dúvidas permanecem no contributo de Djaló e o que fazer com Liedson. Uma vez que estamos no mercado porque não alguém que seja capaz de fazer a ala esquerda? Djaló permaneceria como uma opção, uma vez que uma equipa não é apenas os seus 11 jogadores. E sim, sou dos que acha que Pereirinha merece uma aposta que dê confiança ao seu futebol."

    Quanto ao contributo do Djaló, era agradável ver algum realmente. Acredito piamente que se o Djaló jogasse numa equipa qualquer que não o SCP, nunca seria contratado. E neste caso apetece-me perguntar: com tanta escola, onde estão as provas? E se chumbou sempre, como é que chegou à equipa principal?
    A questão do Pereirinha é que para se apostar nele a médio, pois agora a lateral-direito não faria qualquer sentido, retira-se quem? O Izmailov?
    Quanto ao meio-campo, concordo com o do bruno. Moutinho está em baixo e assim como no caso do Polga, uns jogos no banco até lhe faziam bem.

    PLF,

    "Di Franceschi era o único jogador a rivalizar com o LG18 na incapacidade de dominar uma bola e de fazer um passe. "

    Ainda assim, a milhas de distância do líder incontestado deste ranking: Yannick Djaló.

    ResponderEliminar
  15. JVL,

    está absolutamente prometida a análise (desapaixonada) a que me vinculei.

    Sobre as características do MI7 e do BP25, já escrevi um post e parece-me que tenho alguma influência na forma do LdA ver as coisas. O MI7 é um excelente jogador, mas não oferece muita profundidade ofensiva. Oferece menos que o BP25 que - sem garantir tanta posse de bola - garante maior proximidade do último terço ofensivo.

    Quando tiver tempo - e tiver capacidade - faço a análise. E se quiser sugerir os elementos de análise, até agradeço. Para já estou a pensar em (i) recepção, (ii) passe, (iii) qualidade da decisão (4 níveis, excelente a péssimo), (iv) dificuldade do passe, (v) movimentação sem bola...

    ResponderEliminar
  16. (vii) cruzamento, (viii) recuperação de bola...

    Isto é coisa para dar muito trabalho. E obviamente que se os resultados não me derem jeito, espero por uma amostra estatisticamente relevante...

    Mas desde já ficam as palavras do CC depois do jogo de Domingo:

    "O objectivo foi, claramente, ganhar velocidade na frente. O Pereirinha é um jogador muito rápido, desloca-se muito bem no flanco, era importante para contrariar os três defesas do Sp. Braga."

    http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/sporting-carlos-carvalhal-carvalhal-sp-braga-reportagem-taca-da-liga/1113668-4062.html

    ResponderEliminar
  17. Eu não ponho em causa a velocidade do Pereirinha, ponho em causa o que ele faz com ela...Questiono a capacidade dele usar essa mesma velocidade para causar desequilíbrios, pois apesar de ser um jogador rápido não vejo nele uma boa capacidade de centro nem de remate.

    ResponderEliminar
  18. Bruno,

    é um facto que o BP25 tem de trabalhar os seus centros. E digo isto sem conceder que centre mal, pelo contrário. Acho que uma percentagem assinalável (acima dos 50%) tem muito boas características como centro: são suficientemente tensos (apesar de não costumar imprimir muita força à bola) e chegam a ser milimétricos. Outras vezes faz centros que não passam o 1º defesa. Mas quando estava a relectir sobre isto, lembrei-me do quanto um amigo e eu refilávamos com o Figo exactamente pelo mesmo motivo: ganhava muitas vezes a linha e fazia centros que não passavam o 1º defesa.

    Há outro aspecto no BP25 que é preciso trabalhar e é esse que "irrita" os adepto, que é o tempo que demora a efectuar o centro. Por vezes devia decidir mais rápido, ser mais agressivo a atacar a bola e a linha. Esse aspecto vem com confiança, treino e minutos. O potencial está lá, até porque faz isso muitas vezes. Não é o facto de não ir à linha ou de centrar mal que o faz ficar mal visto, é o facto de ter essa possibilidade e de muitas vezes parecer não saber utilizá-la. E isso é "frustrante".

    Mas, sobre o BP25, digo que o jogo sem bola dele - quando é suficientemente agressivo na procura dos espaços - é notável. Isto é, desmarca-se no tempo certo, oferece a largura e profundidade que outros são incapazes (como o MI7) e fá-lo com uma simplicidade tal que parece que é mesmo simples. O que ele faz, transformar o complexo/difícil em simples está ao alcance de muito poucos. O problema é que não recebe nenhum crédito por isso, porque parece simples.

    Mas há um número que não tenho dúvidas que irá esclarecer porque deve ser considerado uma séria opção ao lugar do MI7: o número de jogadas de perigo, através de cruzamento, que proporciona. Porque se conseguir ir à linha 10xs em 45min e falhar 50% dos centros, é melhor do que se o MI7 apenas tiver conseguido ir à linha cruzar 5xs com 100% de aproveitamento nos centros.

    A razão porque digo isto, mesmo concedendo que os 50% de centro falhados são bolas para o adversário, é porque se conseguiu chegar à linha o dobro das vezes (e tenho a convicção que se não é o dobro, é significativamente maior o número de vezes que o consegue), então durante essas 10 jogadas - e em outras que não tocou na bola - ofereceu uma profundidade ofensiva que permitiu aos médios e avançados, em zona central, ter mais espaço para trocar a bola e procurar o desequilíbrio colectivo.

    É por isto que eu gosto muito do BP25.

    ResponderEliminar
  19. PLF,

    Discordo completamente acerca da (não) profundidade ofensiva do Izmailov.

    Neste, assim como acerca do Djaló, parece-me que nunca estaremos de acordo. O Pereirinha é um jogador que várias vezes parece amedrontado de ter a bola - quando não é de estar em campo - o que faz com que os companheiros não o procurem tanto como ao Izmailov. Depois o russo:

    - remata muito melhor
    - é fisicamente mais forte
    - melhor tecnicamente
    - é mais inteligente
    - é melhor no 1x1

    Pereirinha é um jogador que pode ser útil ao SCP mas nunca como titular em detrimento do Izmailov. E se fosse possível que ganhasse algum nervo e sangue. E o Djaló também.

    ResponderEliminar
  20. JVL,

    tentarei convencê-lo com números então. A menos que também nisso queira discordar.

    Nessa lista, só estou de acordo com os dois primeiros elementos. A técnica, porque a aplicação dos princípios de jogo em movimento e porque o MI7 também é muito limitado de pé esquerdo, não aceito. Sobre a inteligência e capacidade de 1x1, parece-me mesmo estar a pensar noutro jogador. O MI7 nunca vai para o 1x1. Encara o adversário 2 ou 3xs por jogo e isso é manifestamente insuficiente. E mais, é mal jogado. Os adversários caem em cima do MI7 porque sabem que ele não vai arriscar o 1x1, vai congelar a bola e passá-la para trás.

    Tem uma excelente qualidade de passe, mas não tem uma excelente capacidade de decidir, apesar de ser muito boa. Falta ao MI7 o nervo e o sangue que reclamam do BP25, que tem muito mais que ele. E o facto de ganhar muito mais vezes a linha não me deixará mentir.

    Confesso que este double standard me irrita muito.

    ResponderEliminar
  21. O Pereirinha tem a maior parte das qualidades para ser um grande médio (colocá-lo a defesa era como comprar um grande vinho para fazer uma boa sangria).
    Mas continua a faltar-lhe uma característica - a garra/raça.
    Pode estar relacionado com a pouca continuidade no mesmo lugar durante 5,6 jogos seguidos, mas não coloca o pé, não fica "chateado" quando roubam a bola, não dificulta o adversário quando a equipa adversária tem a bola, não vai ao choque. E acredito que essa raça faria o Pereirinha ganhar minutos, ganhar consistência, e o lugar.

    ResponderEliminar
  22. Caros

    Além de CR9, Messi, Kaká, Henri, Fabregas, Gerrard, Iniesta, Drogba, Buffon, Ferdinand, Casillas, Terry, Raul e poucos mais, haverá alguém que vos sirva para jogar no Sporting?

    Uns são coxos, outros são pés de chumbo, outros são baixos, outros não sabem parar a bola, outros não sabem passar, não há um GD que sirva, excepto o que foi emprestado, outros são velhos, já não se pode ir buscar o retorno financeiro. P Bento era um incompetente, que não conseguia pôr nenhum jogador a jogar onde servia melhor a equipa. Agora C Carvalhal ousa pôr o Pereirinha a apoiar a Saleiro, troca as posições todas aos jogadores, ainda não deu fio de jogo, etc, etc etc,.

    Eu também gostava de ter os melhores do mundo no Sporting, mas se só podemos comprar 5ªs escolhas, porquê pôr defeitos em tudo? Mesmo sendo fraquinhos é aquilo que se consegue arranjar. Porque não apoiá-los? Podia ser que com o nosso apoio melhorassem, quanto mais não fosse, psicologicamente.

    Nesta fase da época, e da vida do Sporting, é fundamental unirmo-nos em volta da equipa, galvanizarmo-nos e à equipa, de modo a fazer regressar ao seio do Clube, todos aqueles que se têm afastado. Para falar mal do Sporting e dos seus jogadores já há muita gente espalhada por tudo o que é jornal, rádio ou TV.

    ResponderEliminar
  23. 8,

    apoiado. Com excepção para o LG18 por favor, a bola chora cada vez que passa perto dele.

    Aliás, se reparou, digo mal do Manuel Fernandes, do Pedro Mendes e do di Franceschi (nenhum do Sporting), e se digo preferir o BP25 ao MI7, digo também que o russo é um excelente jogador. Cada um com as suas características...

    Eu só gostava de ver o Sporting jogar sem inventar. Só 2 ou 3 jogos seguidos, com os jogadores nas posições, no sistema de jogo mais simples de todos, o 4-3-3.

    ResponderEliminar
  24. “E acredito que essa raça faria o Pereirinha ganhar minutos, ganhar consistência, e o lugar”

    Anónimo das 00:00

    Pode ser que o Pereira o ensine e estimule.

    Pereirinha parece que tem vergonha de estar em campo. Dá cá para fora a sensação que se houvesse um buraco para se esconder ele não hesitava. Com um Capitão que lhe desse dois gritos podia ser que espevitasse

    ResponderEliminar
  25. “a bola chora cada vez que passa perto dele (LG18)”

    PLF

    Mas depois quando chega aos pés do CS9 ri, ri muito, e nós todos rimos, e saltamos, e gritamos.

    Penso que LG18 fez, no domingo, o seu melhor jogo pelo Sporting, pós compra do passe. Para mim tem vindo a melhorar bastante nos últimos jogos. Mas… para mim é do Sporting, é bom.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  26. 8,

    está a apanhar o CS9 num mau momento para dizer isso... é que se o LG18 tem acertado na bola antes de acertar nas pernas dos adversários, a forma como se contorce para fazer um passe é uma característica que é dele (e de mais ninguém na história do futebol). Veja com atenção o passe para o golo do CS9...

    Já o CS9, sem ser um grande adepto das suas qualidades, devo dizer que é a lentidão - e não a falta de técnica ou capacidade para dominar uma bola - que o limita. As suas opções em jogo são quase sempre inteligentes e é por isso que tem tido uma boa presença em campo. Sobre ele digo o que sempre disse: para compor o plantel (i.e., para 4º avançado) é uma boa solução. Marca alguns golos, sabe estar em campo, sabe o que é vestir a camisola do Sporting e é barato. Fosse outros como ele...

    ResponderEliminar
  27. PLF

    Quando falei no CS9 não era ironia: referia-me ao golo com o Braga:

    Como dizia a bola chorou nos pés do LG18 e a bola, eu, nós todos, rimos, saltámos, etc. com o golo do CS9.

    Quanto aos desequilíbrios corporais do Grimmi, tome nota de uma coisa: cada individuo tem os seus equilíbrios próprios. A postura academicamente correcta pode ser desvalorizada por compensações corporais do próprio atleta, que devido a fragilidades de partes das suas estruturas orgânicas, compensa com posturas incorrectas, não afectando em nada o seu desempenho e produtividade desportiva. Claro que quando a juventude passar vai pagar com juros essas posições incorrectas.

    Agora, vou descansar que se faz tarde.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  28. Borrei-me a rir com estes comentarios de lagartichas.Borrei-me mas atençon , antes dei uns balentes peidos de tanto rir carago.Bir a exte blog é melhor que oubir e ber o Fernado Rocha carago.Dizerem que o Pedro Mendes carago que jogou na inbicta é mau jogador.É tão mau como o Barela que marcou + um golo hoje.Esse também nao presta carago.Hehehehehe.Os gatinhos tem de ber que qualquer jogador que passou pela naçon Portista é titular de caras neste gatinho de meia tigela.Quem não quer ber isso é besgo.Recomendo a multiopticas do Dragon carago.

    Ass:UM SENHOR DE MATOZINHOS


    P.S - Leao se morasses no Porto a Pt já tinha resolbido isso á dois meses canudo.

    ResponderEliminar
  29. P.S numero 2 - Este blog debia-me comprar uns truxes nobos que estes não tem salbação catano


    Ass:Um SENHOR DE MATOZINHOS

    ResponderEliminar
  30. VENHO POR ESTE MEIO INFORMAR TODOS OS SPORTINGUISTAS QUE NO PROXIMO ENCONTRO A REALIZAR NO ESTADIO JOSE ALVALDE SE REALIZA O CONCURSO PUNHETAS 2009/2010.A TODOS OS PARTICIPANTES A ORGANIZAÇÃO DESEJA BOA SORTE.AS REGRAS ENCONTRAM-SE NO SITE OFICIAL DO CLUBE

    ResponderEliminar
  31. O VENCEDOR DO MELHOR PRATO PUNHETA DE BACALHAU GANHA UMA GAME BOXE ADEPTO.INSCREVAM-SE.

    ResponderEliminar
  32. PLF,

    Os números não são tudo e mesmo os números dão, por vezes, uma imagem distinta da real.

    Quanto às limitações do pé esquerdo do Izmailov são, ainda assim, menores que as do Pereirinha. E não, não estou a pensar noutro jogador, apesar de - confesso - ficar com essa sensação quando falas do Djaló, principalmente, e do Pereirinha.
    É que eu não desgosto do Pereirinha, ao contrário do Yannick, mas não o considero superior ao Izmailov. Em nada.

    Quanto ao double standard também me irrita bastante. Porque sou apologista da aposta na formação, principalmente se for para trazer jogadores que nada acrescentam ao plantel principal. Agora também é preciso humildade para reconhecer que existem jogadores melhores que os que conseguimos formar.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo da meia-noite, o Pereirinha não é um grande vinho, quando muito foi "construído" e apresenta características para ser um grande vinho mas ainda tem muito estágio para percorrer.

    Pensava que o estigma de ser defesa lateral já tinha desaparecido com as últimas vendas milionárias de jogadores dessas posições.

    Vejo o Pereirinha mais depressa a explodir e a chegar ao nível de um Dani Alves do que de um Figo (espero que ninguém afecte a sua higiene por esta afirmação).

    ResponderEliminar
  34. Na minha opinião, em relação a alguns nomes aqui falados:

    - O Ivone era mediano / fraquinho. Fez um jogo absolutamente louco, que tive oportunidade de assistir ao vivo, na Luz para a Taça, derretendo completamente quem lhe aparecia pela frente, contribuindo muito para a vitória final por 3-1. Mas não era grande espingarda.

    - Izmailov é o meu jogador preferido no Sporting actual. Por tudo: qualidade bem acima da média dos companheiros, entrega, inteligência, profissionalismo, capacidade para desequilibrar. Não é preciso ser estupidamente forte no 1x1 para ser um desequilibrador. A protecção que confere ao seu flanco também é de realçar.

    - Pereirinha. Cada vez mais é, para mim, um enorme ponto de interrogação. Sinto que a MO nunca será titular e cada vez menos dou razão a quem diz que "só toma boas opções". Fala-se muito que daria um bom defesa direito. Eu partilho essa opinião. Mas preciso de mais provas...

    - Djaló. Tem algumas características negativas mas tem muita coisa boa para explorar. Marca os seus golitos e tem capacidade para acelerar e partir o jogo quando é necessário dar um safanão na equipa. A velocidade que tem pode desequilibrar numa ala. Acho que é um elemento a ter no plantel.

    ResponderEliminar
  35. - Faltou o Grimi. tem de jogar porque até ver é o único lateral esquerdo do plantel. André Marques é anedótico e Caneira é central. Sendo assim, tem de jogar sempre :)

    Pronto, já lancei as minhas achas para a fogueira.

    O mais importante é manter esta onda (ainda muito curta) de vitórias no sabado. Jogue quem jogar. Acredito que o Sporting está em crescimento e ainda podemos vir a ter algumas alegrias este ano.

    ResponderEliminar
  36. Miguel, por alguma razão só o Izma é titular de caras, todos os outros nem têm jogos seguidos suficientes para se ter certezas.

    Só mais um ponto, uma "boa opção" ou o seu inverso é um conceito muito relativo, aposto que se colocar o Mourinho e o Guardiola a observar o mesmo jogo os seus relatórios de "boas opções" vão ser diferentes.

    Esta suposição não invalida a minha vontade de ser mosca e estar poisado no meio deles a observar e de no final puder ler os relatórios.

    ResponderEliminar
  37. Miguel,

    Se na questão do Izmailov partilhamos a opinião, como já tive oportunidade de dizer inclusivamente no sector, e do Pereirinha também, na do Djaló e do Grimi, não. Lá está, cada cabeça sua sentença.

    LMGM,

    Estive para focar esse ponto ontem: a subjectividade do que se entende por boa decisão. Quanto à higiene, se calhar passava um pouco de Sonasol verde.

    ResponderEliminar
  38. PLF,

    Por favor não me digas que queres ser o novo Nuno do Entre Dez, mas virado para o Sporting? A arrogancia, o discurso cuidado, o insulto, as estatisticas de jogo estão a ficar demasiado semelhantes! E até referencias já fazes ao dito (ao menos isso).

    Mas é que se queres ser o novo Nuno, falta-te perceberes um pouquinho (grande) mais de futebol.

    ResponderEliminar
  39. JVL,

    não percebo - nem aceito! - que me diga que os números dão uma imagem distinta da real. Podem não dar a imagem que estamos à espera ou a imagem que projectamos, mas só dão uma imagem: a dos números.

    Factos são factos e não queremos que o relativismo chegue à subjectivação dos factos. Ou bem que aconteceu, ou bem que não. Uma árvore cai no meio da floresta mesmo que ninguém a veja cair.

    E outra coisa... o grau de subjectividade da avaliação de uma decisão varia em função de muitos factores. Em 1º lugar, porque não é total. Há decisões simplesmente são más, indiscutivelmente. Depois porque a bondade da decisão também depende das instruções que um jogador recebe. Se um jogador passou todas as bolas para a direita quando o treinador lhe disse que, independentemente da dificuldade, tinha de passar todas as bolas para a esquerda, fez 100% de más decisões. Por último porque a própria facilidade que se tem em executar uma determinada decisão depende de jogador para jogador.

    Para dar um exemplo, um jogador com a capacidade de remate do CR9 tem de tentar muitas vezes rematar à baliza, mesmo em situações em que parece um pouco precipitado. Mas já não faz sentido chutar à baliza se tem um colega melhor colocado.

    Há subjectividade dos treinadores (e dos adeptos) na avaliação dos jogadores, sem dúvida. Mas a apreciação de dados estatísticos é objectiva. A interpretação pode conduzir a conclusões um pouco diferentes mas muito diferentes seria estranho porque (i) seriam a mesma realidade muita afastada e (ii) há princípios lógicos no jogo que podem servir de regras perante as quais podem ser aferidas as acções.

    Portanto, acho que em cada sentença mora uma sentença se essa sentença não se preocupar com a fundamentação. Dar palpites é fácil e, sem sustentação, pode conduzir a uma solução acertada. Mas também errada.

    Sinceramente, quando vejo recorrentemente ser pedido ao BP25 uma característica (de ir para o 1x1, por exemplo) que não pedem ao MI7, quando jogam exactamente na mesma posição, fico descansado relativamente à minha própria opinião. Se outros não julgam com os mesmos critérios, como poderiam obter os mesmos resultados?

    E a minha opinião, na contenda BP25-MI7, é que são ambos muito bons jogadores, que oferecem solução diferentes e que ambos precisam de evoluir em determinados aspectos do jogo. Para mim, a utilidade de cada um dependeria das necessidades da equipa. Num jogo em que se pretendesse congelar mais a posse de bola, o MI7 seria mais útil, em jogo em que se quisesse uma maior proximidade do último terço ofensivo, o BP25 ofereceria essa profundidade.

    Hoje ao almoço, um amigo disse-me "estive a ver o Barcelona e vi falharem muitos passes!", com ar meio consternado, meio a assumir/perceber que essa é uma fatalidade de um jogo de futebol. É preciso ver os melhores do Mundo a jogar para se perceber que quem pede 100% de eficácia vive num Mundo 100% utópico.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo,

    não percebo muito bem o que quer que lhe diga. Se sim, se não, se não percebo de futebol. Isso é lá consigo e a sua opinião, honestamente, é-me absolutamente indiferente.

    O que vejo é qualidade em qualquer fundamentação. Porque errada ou discordante, traduz um esforço de exposição e - com isso - sujeita o autor à crítica.

    O que vejo neste seu comentário é a negação disso mesmo. Quando se deixa de preocupar com as ideias, para preocupar com as pessoas, é porque sem tem dificuldades em fazer a distinção.

    ResponderEliminar
  41. desculpem lá, mas também tenho de mandar o meu "bitaite"...

    dos jogadores aqui discutidos, e neste interessantisimo barómetro de ideias que tem sido promovido (e que tenho lido com muita atenção...), reservo-me ao direito de não contestar as opiniões do PLF e de todos os outros que alinham pela discordância, até o PLF colocar a sua análise pormenorizada, alicercada em numeros estatisticos.

    Embora considere o MI7 como um dos mais consistentes jogadores do plantel leonino, não desgosto do BP25, embora ache que nenhum deles esteja a jogar no local onde têm mais vocação e aptidão natural.

    Ambos para mim, davam optimos nºs 8(embora no caso do BP25, seria mais um 10)e o facto de não jogarmos num 4-3-3 declarado, só vem demonstrar isso mesmo.

    Aliás, o SV10, para mim num 4-2-3-1 ou 4-3-3, seria sempre um jogador á imagem do Totti(passe a comparação) ou de um Del Piero. Um "Trequartista", que só teria funções ofensivas e jogaria sempre poucos metros atrás do ponta de lança, fosse lá ele quem fosse.

    ResponderEliminar
  42. PLF,

    Os números têm a utilidade que cada um lhe quiser dar. Uma análise estatística não passa disso mesmo, duma análise.

    Mostrar qual, entre o Pereirinha e o Izmailov, tem maior profundidade ofensiva ou qualidade de passe baseado somente em números é subjectivo.
    É que se assim fosse pegavamos, por exemplo, na análise do Farnerud e chegaríamos à conclusão que o homem era exímio no passe pois raramente falhava um. Aliás tinhamos um Xavi no plantel e ninguém nos disse nada, antes pelo contrário ainda era assobiado pelas bancadas.

    Fazer uma análise dum jogador baseado somente em números, para mim - volto a frisar o para mim - é a mesma coisa que comprar jogadores com observações de dvds.

    ResponderEliminar
  43. PLF,

    Com o devido respeito e recorrendo a uma "analogia" um tanto quanto estúpida, julgo que um bom exemplo para entender o que o jvl quis dizer em relação às estatísticas pode ser o seguinte:

    - No Mundial 2006, Pauleta marcou um golo a Angola e Nuno Gomes um à Alemanha. Conclusões (hipotéticas):

    1) Nuno Gomes é melhor que o Pauleta pois marcou um golo a um adversário mais difícil;

    2) Nuno Gomes é melhor que o Pauleta, pois marcou o mesmo número de golos com menos tempo em campo.

    Por outro lado, contas feitas, creio que Bueno e Alecsandro marcaram o mesmo número de golos em 2006/2007, ou seja 7 - mas o uruguaio marcou 4 ao Nacional, 2 ao Pinhalnovense e 1 ao Spartak Moskow. Qual seria o melhor? É que se se formos pelo rácio minutos/golos, se calhar o uruguaio era melhor que o brasileiro. Mas depois também podemos entrar pelo campo do discurso "Mas um fazia A e o outro fazia B".

    Vejamos que podemos dizer que A fez mais passes que B, mas a maioria desses passes serem na zona do meio-campo ou para trás para o trinco ou lateral. Dá este número para tirar alguma análise comparativa? O mesmo se aplica para remates, cruzamentos, dribles, distância percorrida ou número de adversários ultrapassados.

    É como o "Paradigma da posse de bola": Não interessa a quantidade ou o rácio que se alcance mas sim a qualidade que se retira da mesma.

    SL

    ResponderEliminar
  44. Hugo, Bruno,

    em 1º lugar, fazer uma análise detalhada dos dados de um jogo (ou dois ou vários) é precisamente o contrário de fazer uma análise por DVD, em que se escolhem os melhores momentos. Na 1ª opção não há selecção. Portanto essa ideia das coisas "valem o que valem" e que podem ser interpretadas de qualquer maneira parece-me bizarro. Em qualquer circunstância de "factos vs. parece-me que" prefiro os factos.

    Hugo,

    se se escolher o mesmo adversário, enviesa a análise? É que no mês passado tivemos algumas circunstâncias em que o MI7 jogou 45' e o BP25 jogou 45'. O adversário era o mesmo, a posição era a mesma... se isto não é comparável, nada é comparável.

    Sinceramente não percebo...

    Bruno,

    1º, o Farnerud não era mau jogador. Era tão bom ou melhor médio-interior-direito que o AS6. Isto é dizer que o Farnerud nunca jogou, no Sporting, num modelo de jogo que tirasse partido das suas melhores características, que eram o critério no passe e a sua capacidade de verticalizar o jogo. Era um médio com características de 8 que, num 4-3-3, renderia muito mais.

    2º, acha que o número de vezes que se chega à linha de fundo é um dado que está correlacionado com a capacidade de chegar à linha de fundo? É que, não achando que é a mesma coisa, eu acho que estão fortemente dependentes um do outro.

    Se na mesma equipa, nada mudando à sua volta, em 75min o MI7 tiver ido à linha (i.e., ultrapassado a linha da grande área) uma vez e centrado 3 bolas e em 15 minutos o BP tiver ido à linha 2xs e centrado 4 bolas... não acha que o BP25 teria oferecido mais "profundidade ofensiva"?

    É porque se não é contabilizando/analisando as acções (i.e., com números), como é que é possível aferir a influência de um jogador? Pela sensação que dá? E se a sensação não encontrar correspondência nos números???

    E mais... o Tello foi assobiado pelas bancadas, o Nani, o Barbosa, o MV24... o critério do assobio é um mau critério. E o Farnerud raramente era assobiado em campo, era sobretudo assobiado antes de entrar. Por exemplo, não vejo ninguém assobiar o LG18 ou o A78 cada vez que fazem um passe e a bola levanta 1m. Esses, como ninguém espera muito deles, como ninguém espera que resolvam, passam entre os pingos da chuva.

    Hugo,

    não sei se terás reparado, mas entre os 9 critérios até agora sugeridos nenhum deles é "golo". Golo é a probabilidade de um remate, que seja efectuado em momento oportuno, encaminhar-se para a baliza. O Purovic marcava mais golos do que o HP23 e ninguém discute quem é melhor. Podem é dizer que o que o HP23 faz não justifica o ordenado. Mas não que é pior jogador que o Purovic.

    Sou o 1º a dizer que há alguma subjectividade na aferição de uma boa decisão ou da dificuldade de um passe (um passe bem executado mas de baixa probabilidade de ter sucesso, havendo outras hipóteses, é uma má decisão). Mas acho que tu, eu e todos aqueles que gostam de futebol, não chegaremos ao ponto de dizer que isto é tudo subjectivo e que os factos não contam para nada. Por alguma razão há jogadores que são melhores, mais cotados, e o mesmo para os treinadores.

    Não percebo esta resistência. Não estou a afirmar que qualquer dos jogadores é mau. Só estou a salientar as características diferentes que têm.

    ResponderEliminar
  45. PLF

    1) Dois jogadores fazem 10 passes, 5 cruzamentos e 2 dribles num jogo. Isto é um facto. É também um facto que indica que comprova que jogaram ambos ao mesmo nível?

    2) Se cada um joga 45 minutos, podes tirar ilações mais "precisas" se ambas as partes foram iguais. Costumam ser? Tanto quanto sei, não.

    No entanto, podes obviamente dizer que um jogou melhor que o outro nesse jogo. Mas se não estivermos num cenário "ceteris paribus", digamos que a análise não é "justa". Da mesma forma que não é justo pegares nos melhores 90 minutos que cada um dos jogadores fez ao serviço da equipa e consoante isso dizer qual é o melhor.

    3) Em resposta à análise do DVD ou dos factos de um, dois ou vários jogos, faço minhas as palavras do LMGM: Mourinho e Guardiola têm formas diferentes de ver um jogo e certamente fariam um relatório diferente. É no fundo isso que estamos aqui a fazer...

    Por último, note-se que eu não estou a fazer qualquer análise comparativa entre Izmailov e Pereirinha. Apenas comentei que efectivam os números não são 100% fiáveis. E é por isso que é possível no futebol dizer que um avançado mesmo que só tenha 3 ou 4 golos ou 2 ou 3 assistências possa ser um jogador útil para uma equipa em detrimento de uma outra alternativa que marque 25 golos por época.

    ResponderEliminar
  46. Hugo,

    convirás que há aí um meio termo entre a validade científica (com valor de princípio axiológico) de determinada interpretação e um relativismo puro em que tudo é discutível.

    Estes factos que me proponho apresentar são um instrumento útil?

    Eu acho que sim. Quem quiser vê-los, terá essa oportunidade.

    A única coisa que sei é que a opinião informada bate a opinião desinformada. E sei também que há muito mais informação desinformada que o contrário. Enfim... vou reservar-me ao meu espaço. Nesse os exercícios que faço têm um objectivo fundamental: permitir-me confrontar a minha própria opinião com dilação no tempo. O tempo é um árbitro justo.

    ResponderEliminar
  47. PLF,

    Ao contrário da Matemática (por exemplo), o futebol não é uma ciência exacta.

    A subjectividade e relatividade existirá sempre nos mais variados intervenientes, desde teres treinadores que gostam e não gostam de um determinado tipo de comportamento, desempenho ou execução técnica, aos árbitros que acham que um dado contacto é falta e outros que não têm a mesma opinião, aos adeptos que gostaram de um passe ou remate de um jogador e outros que não partilham dessa opinião.

    Por essa razão, eu, Hugo Malcato, fico chocado ao ver os desportivos a dizer que o Miguel Veloso foi o melhor em campo no Domingo. Da mesma forma, tu apontas com exactidão que o Grimi parou mal a bola e colocou mal o corpo no momento do "passe" para o Saleiro, entre um sem fim de outros exemplos que poderias aqui colocar.

    Não estou a retirar qualquer validade aos factos que tu propões, estou apenas a deixar margem para que se assuma que pode ter uma panóplia de interpretações.

    SL

    ResponderEliminar
  48. PLF,

    "não percebo - nem aceito! - que me diga que os números dão uma imagem distinta da real. Podem não dar a imagem que estamos à espera ou a imagem que projectamos, mas só dão uma imagem: a dos números."


    Podes não perceber e aceitar - assim como eu faço o mesmo em relação a determinadas coisas que escreves - mas os números, como já aqui foi demonstrado em vários exemplos, poderão dar uma imagem diferente da realidade. Os números dão uma imagem. Depois há que contextualizá-los e analisá-los.
    Se tenho um jogador que fez 2 passes e não falhou um, e tenho outro que tentou 20 e falhou 3, o primeiro tem 100% de eficácia neste item, certo? E se o 1º jogador foi um suplente que entrou aos 90 (como parece ser cada vez mais comum com o Carvalhal) e o 2º jogou os 90 minutos? Obviamente, não posso utilizar esta estatística para dizer que o 1º é melhor que o 2º, neste capítulo.
    Este é apenas mais um exemplo, dos vários já aqui deixados, para demonstrar que os números não explicam tudo. São um suporte mas não expressam com certeza absoluta o que se passou. Parece-me que isto é claro para todos.


    "Se um jogador passou todas as bolas para a direita quando o treinador lhe disse que, independentemente da dificuldade, tinha de passar todas as bolas para a esquerda, fez 100% de más decisões."

    Este é um exemplo que vem comprovar a subjectividade das análises que possamos fazer. O Mourinho disse ao Capucho num jogo para perder a bola na frente. Se qualquer um de nós, que não um elemento da equipa técnica, fizesse uma análise a esse jogo, consideraríamos que o Capucho esteve mal quando foi exactamente o contrário.

    Eu também não afirmei que o Pereirinha era mau. O que disse, e reafirmo, é que no cômputo geral, é um jogador inferior ao Izmailov.

    O que eu quero no SCP são excelentes jogadores, sejam eles oriundos da formação - tanto melhor - ou não. Não exijo mais dos jogadores da formação que os que vêm de fora. Quem me conhece, sabe perfeitamente que acho que a tolerância é muito menor para os da casa, que defendo que deveriam ter muito mais oportunidades do que as que normalmente têm e que para trazer alguém que não será uma mais-valia efectiva, que se deverá apostar num miúdo.
    Contudo isso não me impede de dizer também que nem tudo o que sai da Academia é bom, que há quem tenha tido muitas oportunidades possivelmente sem as merecer e que se se tiver que ir comprar alguém que seja uma mais valia a outro clube, seja ele estrangeiro ou nacional, que se faça.

    ResponderEliminar
  49. JVL,

    e com isto me calo...

    Quando disse que apresentarei os números, em jeito de brincadeira disse que não apresentaria se não me servissem, mas estaria longe da minha cabeça que os adulterasse ou que apresentasse informação opaca.

    Os números que fazem sentido analisar, qualquer seja a circunstância. O YD20 tocou na bola contra o SCBraga? Não. Posso utilizar a estatística desse jogo para dizer que efectuou uma partida em que não cometeu nenhum erro? Não. Porquê? Porque não é intelectualmente honesto.

    O que acho que os números documentarão é isto: que a percentagem de passes falhados do AS6 é sensivelmente semelhante (ainda que mais baixa) que a do JM28 e do MV24. Mas que a percentagem de risco no passe é superior e que, por isso, o aproveitamento dos seus passes e a dinâmica que incute à equipa é muito forte. Mas há passes e passes. O Fernando ou o Flávio Meireles têm percentagens de passe altíssimas. Mas também arriscam muito pouco e quase nada desequilibram (o adversário através do passe). Como julgar as estatísticas deles? Esse é o lugar do intérprete.

    Há 2 formas de julgar o Flávio Meireles: (i) distância do passe e (ii) tempo de passe. Estes dois factores são essenciais na aferição das qualidades de um centro-campista. Mas enquanto o (i) é difícil de medir porque também depende da proximidade dos apoios (do modelo de jogo da equipa), o (ii) é muito menos quantificável, obriga a analisar o tempo real de posse de bola do jogador e/ou o número de toques realizados antes do passe.

    Agora... se o modelo admite limitações, é melhor do que a sensação.

    E se o modelo lhe demonstrar - sem margem para dúvidas - que 2 jogadores que fizeram o mesmo número de recepções e passes, falharam no mesmo número de recepções e passes, acha que os números adulteram a realidade? Ou adulteram a sensação?

    O que digo, mantenho e comigo concorda, é que o que esperam de uns (como o BP25) não é o mesmo que esperam de outros (como o MI7 ou o SV10). Assim, se se faz uma comparação, porque as premissas comparativas são diferentes, os resultados são forçosamente diferentes. E, sinceramente, poderia dizer isto em relação a um jogador da formação ou estrangeiro. Ainda há pouco elogiei o Farnerud. Em tempos critiquei as transições defensivas e velocidade do André Santos. Não tenho preconceitos...

    ResponderEliminar
  50. PLF,

    Não me passou pela cabeça sequer, insinuar que desvirtuarias os números.

    "Como julgar as estatísticas deles? Esse é o lugar do intérprete."

    Exacto! Ou seja os números por si só não chegam. Daí ser, como digo anteriormente, necessário analisá-los e contextualizá-los. Foi isso que tentei demonstrar anteriormente.

    SL

    ResponderEliminar
  51. O Pongole é mais um Caicedo a preço estratosfericos para quem não tem dinheiro .O pedro mendes já esta velho e cansado e não vai trazer qualquer melhoria .
    Os lagartos deveriam era contarctar os olheiros do Benfica e do Porto e um director desportivo que saiba escolher treinadores.
    Os dirigentes do Sporting tem estado a dormir .Ja tempo de acordar.
    O Bet poderia ficar pelo Brasil , talvez encontre uns quantos jovens para reforçar os 11 jogadores , que neste momento , não correm , não jogam, arrastam-se

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)