sábado, 2 de janeiro de 2010

À procura de Novos Anos


Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.


Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar
no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar
e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez,
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui pra diante vai ser diferente

Carlos Drummond de Andrade

Nenhum de nós acha que o simples mudar de número mudará alguma coisa de substancial na vida de uma pessoa ou colectividade. Mas, quando o ano anterior deixa poucas razões para ser lembrado, tendo grande parte dos acontecimentos castigado o espírito e as convicções, um novo ano e um novo número renovam o ânimo. Esse é o espírito, muito bem retratado no poema de Drummond de Andrade, aqui partilho convosco.

Mas estará longe de ser fácil a tarefa de dar ao ano 2010 um verde menos desmaiado do que o vimos no ano agora findo. O Sporting está no mercado, e assim vai continuar, visando acrescentar valor e competitividade interna ao plantel. Depois de hipóteses mirabolantes (Pavlyuchenko), pouco entusiasmantes (Del Horno, jogador caro, passado de lesões e pouca actividade,), é Rodriguez o nome mais falado no momento. Com as contrapartidas que têm vindo a público não me parece razoável como opção. 4 ou 6 milhões é dinheiro a mais, mesmo sem juntar a cedência de direitos sobre jogadores do nosso actual plantel. Sendo um bom jogador, não justifica um dispêndio tão elevado de recursos. Seja agora ou no final do ano. Voltando a Del Horno, parecia-me ruinoso financeira e desportivamente, dar ritmo a um jogador do Valência cujo rendimento desportivo teria que ser não menos que soberbo para nos devolver os elevados encargos que ele representaria. Não sendo nada consensual, é minha opinião que, para o mesmo efeito, já cá temos Grimi e Marques.

Ainda estou à espera de ver o Sporting fazer um bom negócio, “descobrindo” um bom jogador e não apenas limitar-se a pagar as descobertas dos outros. O mercado de Inverno, em ano de Mundial, é uma boa oportunidade, mas é também limitado. Os campeonatos Sul-americanos estão em defeso, grande parte dos bons jogadores africanos estarão indisponíveis por via da CAN. E sobra ainda o facto de a nossa posição na tabela precisar do milagre da multiplicação dos pontos para nos guindarmos a uma posição de acordo com o nosso estatuto. Se, para que tal aconteça, seja pacifico que é necessário retocar o plantel, é igualmente avisado que, nesse esforço, não se gaste “o que for preciso” mas tão-somente o que é necessário.

Saúdo o que Carvalhal hoje assinala como mudança de paradigma: "A Academia é a trave mestra, temos aqui um filão, mas a estrutura da equipa não pode ser suportada pelos meninos da Academia. Têm qualidade mas precisam de jogadores experientes que os possam ajudar. Se a equipa for mais forte e estiver suportada numa forte estrutura, estes jogadores valerão mais. E para o Sporting ter uma estrutura forte tem de ter dinâmica no mercado" Trata-se de ver o óbvio e mudar o necessário. Para que haja uma nova vida no Sporting.

Termino como comecei, deixando a tradicional receita de Ano Novo para todos os leitores, seguidores e comentadores no “ANortedeAlvalade” e para os Sportinguistas em geral. Para termos um Ano realmente Novo temos que o merecer. O Sporting tem de, dentro de si, descobrir as forças para saber alcançar os Anos Novos. que todos desejamos.

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;


novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? passa telegramas?)


Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
 
Carlos Drummond de Andrade

16 comentários:

  1. Caríssimo LDA

    Bela postada para começar o ano.

    Estamos a tentar inverter o nosso rumo numa altura em que estamos praticamente arredados do título. Mas como dizia o outro, mais vale tarde que nunca. Nota-se perfeitamente que já estamos a formar um plantel para a(s) próxima(s) época(s).

    Não acredito em "milagres da renovação", acredito no trabalho honesto e na competência do homem.

    A ideia Del Horno não sei se será benéfica para nós. Esteve muito tempo parado e com imensas lesões. E tem um salário altíssimo. Mais depressa contrataria Desmarets ao Vitória de Guimarães.

    Vejamos, por exemplo, o Grimi (Não me batas muito jvl) :)
    Tenho a certeza que se este jogador estivesse agora com as cores do Nacional ou Braga estaríamos ávidos para contratá-lo. O que quero dizer com isto é o seguinte: as vezes é preciso ter muito cuidado com nomes como Evaldo, Rodriguez, etc.

    Para pagar os valores pedidos pelo presidente do Braga, conseguimos achar muito melhor por esse mundo fora.

    Abraço gente boa & que 2010 seja o ano do Leão.



    "Experiência não é o que acontece com um homem; é o que um homem faz com o que lhe acontece"

    Aldous Huxley

    ResponderEliminar
  2. Venho partilhar aqui uma pérola. Quis o destino colocar-me a trabalhar em Lisboa no ano em que o nosso Sporting se encontra na pior situação de que há memória, o que já de si é triste. Nem de propósito, selei a renovação da esperança com 2 das 12 passas no fim de ano, e resolvi contactar hoje o nosso clube para perceber em que condições poderia adquirir Gamebox para a 2ª volta e se o jogo de amanhã estaria incluído. Qual não é o meu espanto quando a senhora do outro lado da linha insiste comigo que não existe "Gamebox 2ª volta Adepto", quando eu tinha acabado de ver no site. Para comprar gamebox, teria que me fazer sócio, pagar 60€, 12€ por mês e ainda a "gamebox Sócio". Lá a convenci a procurar no site e depois de se aconselhar com alguém acabou por me confirmar a existência da gamebox Adepto. Sendo minha intenção óbvia tornar-me sócio do Sporting, só o farei se a equipa me conseguir empolgar um bocadinho. Posto isto, se a pessoa responsável pelo contacto com os adeptos não está ao corrente do produto que está a vender (pensava eu que me iam dizer as condições de cor e salteado), o que é que está lá a fazer? Não deveria esta ser a primeira a mostrar o profissionalismo que fizesse justificar o investimento de um possível novo sócio? Não há quem faça chamadas simuladas para verificar a funcionalidade deste serviço? O clube Sporting que nós queremos tem que ser grande em todos os aspectos.

    Oxalá possa assistir a uma grande segunda volta.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Acho muito muito estranho os adeptos leoninos ainda não terem esgotado o pavilhão paz e amizade para amanhã! Acho incompreensivel isto acontecer!
    Sócios e Adeptos Leoninos comprem os 250 bilhetes que faltam!
    Mas que raio de força é que estamos a mostrar ao clube?
    (Eu ja tenho 4 bilhetes!)

    Animo Leões!
    Sporting Sempre!

    André76

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    tenho medo desta mudança de paradigma. É que se o outro paradigma (que não sabemos bem qual era... como defini-lo é uma óptima questão!) afundava o Sporting lentamente, este pode afundar o Sporting rapidamente.

    Luís Duque, por ter roubado aos sportinguistas muitos campeonatos (JEB a mesma coisa) deveria estar calado, mas numa coisa tem razão: pode ser que falte competência, mesmo muita competência. Tanto assim é que, no Sporting, aparecem recorrentemente coisas feitas com meses de atraso em relação ao que aqui é sugerido.

    E se as declarações de CC podem enquadrar-se no que entendo ser desejável para o Sporting - uma equipa de Zidanes y Pavones - embora ainda careça de ser anunciada aos associados por alguém que tenha contrato por mais de 6 meses com o clube, mas admitindo que sim, a pergunta pertinente passa a ser a seguinte: por onde começar, pelos zidanes ou pelos pavones? É que face ao desequilíbrio estrutural das finanças do Sporting, parece-me haver poucas dúvidas...

    Para já, desta conferência de imprensa retiro algo (infelizmente) de negativo:a declaração de que o JP21 será o futuro lateral-direito da selecção nacional. Se se compreende a dificuldade de fazer A78 ou PS5 os futuros laterais-direitos da selecção, por razões óbvias, o mesmo poderia ter dito acerca do Cédric Soares (e não tenho dúvidas que isso acontecerá), ou acerca do AM55. Futuro e potencial é coisa que também está no BI, mas é preciso demonstrá-lo nos treinos e nos jogos. O que fez JP21 para merecer essa honra?

    ResponderEliminar
  5. LdA, belo post!

    Fazer deste novo ano um ano novo e um grande desafio, penso que ser activo no mercado não quer dizer apenas compras mas também vendas e do acerto destas ultimas vai depender muito do que de bom ou mau pode surgir.

    Vou aguardar novas surpresas para ter melhor noção do "paradigma" que está a ser implementado. Amanhã também quero ver se a equipa vem com cara de ano novo.

    Bom ano a todos!!!!!

    P.S.- PJ envie esse comentário via mail para Alvalade, mal não faz e nas grandes organizações as reclamações produzem resultados.

    ResponderEliminar
  6. LdA, engraçado...escolhi exactamente estes dois poemas de Drummond para o 1º post de 2010 no Coisas Simples...
    Façamos então tudo o que estiver ao nosso alcance para termos um bom ano em 2010 e esperemos que o Sporting faça a sua parte...
    SL

    ResponderEliminar
  7. PJ...a mim aconteceu-me exactamente a mesma coisa.
    Só isso já por si diz muito do desnorte que se vive no nosso clube...espero sinceramente que 2010 traga uma renovação a todos os níveis.

    ResponderEliminar
  8. LDA,

    Espero que a fatia do tempo que nos destina 2010 seja repleta de sucessos desportivos para o nosso SPORTING, e que essencialmente nos traga o início da construção do pavilhão e o ressurgimento de modalidades desportivas, a iniciar já com o regresso dos séniores no Hoquei em Patins.

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  9. LdA,

    Grande post. Também eu fiquei agradado com as declarações do Carvalhal a respeito da Academia e de ter jogadores que ajudem os mais novos a singrar.
    A mim o que me preocupa neste momento, é a maneira como o SCP está a utilizar o dinheiro disponível. É que ainda não vi um bom negócio (só se o Mexer se revelar um grande jogador).

    The LC,

    Como ainda estou cheio de espírito festivo, as recuperações são cada vez mais penosas if you know what I mean ;) , não te vou bater muito. Só digo: Grimi!? Nah...

    PJ,

    Segue o conselho do LMGM. Envia um email a relatar o problema. É o melhor que se tem que fazer pois se preferirmos ignorar o que está de errado, mais dificil será a sua solução.

    Todos,

    Se este ano em termos de títulos estamos muito mal no que ao futebol diz respeito, espero que no futsal e no andebol consigamos atingir esse objectivo. Ainda acredito que seja possível.

    Feliz 2010 a todos!

    ResponderEliminar
  10. A primeira metade do 2010 do Sporting não terá infelizmente significativas mudanças em relação a 2009. Já a segunda, só o tempo o dirá, tempo = próximo defeso.
    Os reforços tornam / tornarão a equipa mais forte, melhor preparada, fazem-na subir uns furos mas, não são suficientes para colmatar ou disfarçar tudo o que dali necessita de correcção. Só um fim de Campeonato e o começo de um outro o permitirão: essa janela de tempo que se abre, só aí.
    Faremos mais pontos do que na 1ª volta isso é certo (o que também não é em tese muito difícil) mas, o atraso é tão grande que não permitirá fazer nada de relevante este ano já. Mantêm-se intactas as esperanças na Taça de Portugal e na Taça da Liga mas ... são as mesmas esperanças de há 3 semanas, e porquê? Porque os reforços - perdoem a repetição - só o são verdadeiramente numa equipa já de si minimamente preparada. E o Sporting está muito longe de ser uma equipa preparada, está a milhentas milhas de o ser. Saúda-se a agitação vivida recentemente, saúdam-se os reforços (todos, sem excepção) e, tenho pessoalmente muita crença em todos eles. Tudo isso contudo só se fará sentir mais tarde, quando vieram mais reforços e quando - tão importante quanto reforçar - for feita a indispensável e mais do que necessária limpeza que é preciso fazer no plantel.
    Esta - temo - não será feita, porque nunca é ... infelizmente. E de ano para ano têm transitado jogadores perfeitamente medianos e vulgares, futebolísticamente falando. Gostava de ver o Sporting ter um plantel concentrado, como já os teve num passado não tão distante quanto isso ... e quando digo concentrado imagino-o na perspectiva de "mais Sporting": arranjar de uma vez colocação para os jogadores estrangeiros e portugueses de qualidade escassa e trazer para o seu lugar jogadores da casa, dos júniores ou emprestados aos Massamás, ainda que sejam também esses de qualidade escassa ...
    Mal por mal, que sejam jovens, e do Sporting. Porque um plantel faz-se de 22 ou 23 e, desses, "não podem" ser todos jogadores de topo.
    - Fazer a melhor época possível.
    - Reforçar a equipa de futebol com 5 ou 6 nomes de qualidade inequívoca.
    - Integrá-los com os 6 ou 7 que já temos de qualidade inequívoca e formar um 14 que se apresente em reais condições de dominar as competições que o Clube disputar, ou tentá-lo.
    - Vender / dispensar / colocar noutros Clubes os 7 ou 8 que notoriamente não têm qualidade para estar no Sporting: e neste lote inclui-se o Polga.

    Este ano ... lutar pelas Taças, com quem lá está. Porque quanto ao mais não tenho dúvidas de que o que está a ser feito agora será a partir em Agosto resetado, por quem suceder ao Carvalhal.
    Será certo isso, feliz ou infelizmente.
    Andamos a perder tempo, e por isso teria sido necessário há 1 mês e meio ter gasto mais 1 ou 2 semanas na procura de Treinador e ter trazido um cuja continuidade na próxima época fosse certa. Cometemos erros básicos, a todos os níveis, e a única coisa a fazer é ter as devidas esperanças, outra vez, como sempre, "mas para o ano", nunca agora. Ou não fossemos Sporting.

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos.Este blog inspira-me todas as vezes que o leio.Este post é de uma qualidade que só um Sportinguista podia fazer.Parabéns.Como se costuma dizer mais vale tarde do que nunca.Fiquei contente com as contratações para a segunda volta.Não gosto da pessoa João Pereira , mas admiro-o como jogador.Na tinhamos melhores escolhas.Português , adaptado ao campeonato , raçudo e que tanta falta faz mais raça , mais querer , mais esforço , mais espirito vencedor no nosso clube.Pongolle bom avançado , parecido com Derlei que apesar da sua idade tanta falta nos fez.Claro que por este dinheiro podiamos ter contratado um pouco melhor ,mas infelizmente era dificil fazer melhor.A nossa classificação e o proprio campeonato português não empolgam os chamados craques de topo.Gostava que o Sporting contratasse mais um defesa esquerdo.Como sou Sportinguista não vou falar de alguns jogadores que para estarem no nosso plantel e vestirem a nossa camisola deviam pagar e bem , pois não merecem enverga-la.Ao ler este poste magnifico , tomei uma decisão.Vou lançar eu tb um blog sportinguista , mas mais virado para as modalidades que fazem o Sporting do passado , o Sporting do presente e o Sporting do Futuro o clube com mais vitórias em Portugal e no Mundo.Viva ao Sporting.Amanha todos no estádio.Temos de mostrar a nossa força.Somos os melhores adeptos do Mundo.Vamos mais uma vez demonstrar isso.

    ResponderEliminar
  12. Fiz o pedido aos admistradores do melhor blog do pais e só podia ser de Sportinguistas que ajudassem este humilde sócio a criar um blog do Sporting de modalidades.Apenas peço que ajudem um Sportinguista que ama o seu clube.A ajuda que preciso é que expliquem como conseguiram que o menu (Home , Reflexão , Cantinho da Gloria ) apareça no blog.O resto fica por minha conta.Espero com este novo blog do Sporting honrar o nosso clube e mostrar a cada dia as nossas conquistas nas mais variadas modalidades.Para quem ler esta mensagem e quiser ajudar ou participar na construção e posts o meu email é:

    sportinguistadosbons@gmail.com - João Felipe

    Obrigado a todos.Viva ao Sporting.Amanha mais uma vitória espero para o meu coração alegrar.

    ResponderEliminar
  13. Caros:
    Como é sabido pelos meus amigos que comigo co-editam este blogue, encontro-me sem net em casa por via do mau tempo que se registou um pouco por todo o País, mas essencialmente por falta de consideração pelo meu ISP, que me priva há 5 dias do serviço. Como tal não tenho podido, como é hábito e meu desejo, prestar a atenção devida às questões/comentários aqui colocados.

    Dada a devida explicação resta-me reforçar o desejo de um Ano 2010 em Grande para todos e que logo comecemos o ano com o pé direito, o esquerdo e sobretudo com muita cabeça e dedicação. O resto já todos sabem de cor.

    ResponderEliminar
  14. Excelente análise, LDA.

    Ano Novo Vida Nova, assim esperamos para o nosso Sporting.

    Bom Ano para ti. Estamos a ganhar 2-0 ao Benfas em futsal, agora venha mais logo o outro Sporting...

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Leão Transmontano

    & acabamos por ganhar 2-0.

    Excelente atmosfera no pavilhão.

    Spoooooooooooooooooooooooooooooooooooorting

    ResponderEliminar
  16. Que seja um ano inspiradoramente poético! Mas com pesia alegre e mt verde... claro! :)

    Para já que melhor maneira de começar se poderia desejar que um vitória clara sobre os arrogantezinhos dos lamps? E logo por dois secos... Foi pena o terceiro não ter acontecido até pq esteve bem perto de ocorrer com um remate ao poste e um chapeu de aba larga do Café ( o homem do jogo) já perto do final.

    Reitero os votos de feliz ano de 2010 a tds.

    SL!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)