sábado, 20 de março de 2010

O Director Deusportivo

Quo vadis SCP: um longo caminho para percorrer...



Ponto prévio: é sempre mau sinal quando se gasta tempo e argumentos a discutir os méritos e/ou defeitos de alguém que exerce o cargo de Director Desportivo (DD)…

Costinha foi eleito como o alvo privilegiado em mais um caso, neste caso, o caso ‘Izmailov’: é caso atrás de caso e este é já o enésimo caso só na presente temporada. Convenhamos que é caso para se afirmar que é muito… caso para um só clube! Mesmo quando, no caso, o clube em questão é o nosso Sporting…

Por mais que queiramos o DD do SCP, chame-se ele como chamar terá virtudes e defeitos. “Ninguém é perfeito”. Esta afirmação palissiana parece esquecer a muito boa gente. Por melhores características que possua e por mais importante que seja, o DD, ocupa apenas e só uma única posição numa estrutura, a do futebol profissional do SCP, que, comprovadamente, funciona pessimamente mal. Por isso, quer-me parecer que discutir o actual DD não levará, realmente, a grandes conclusões e muito menos a soluções concretas. Mais ainda quando esse director acaba de ‘aterrar’ numa espécie de limbo purgatório. O mal, esta bom de ver, não é de agora e não reside apenas no DD.

Aliás, DD do SCP parece, definitivamente, cargo inquinado: Pedro Barbosa era “low-profile”, Sá Pinto “hard-core”, Costinha, com mania que é "ministro", portista de gema e um infiltrado de Jorge Mendes, também já não serve… Venha pois o próximo. Mas estou convicto que, infelizmente, nem que Deus Nosso Senhor (filhos Dele, também já se sabe há dois milénios que não resulta), descesse à terra e encarnasse no próximo DD do SCP, resolveria esta situação.


Afirmava ontem o Kovacevic, numa caixa de comentários deste Blogue, que não adianta discutir pessoas mas antes estratégias. Estou, basicamente, de acordo com a ideia, mas não totalmente já que as estratégias são definidas por pessoas, normalmente quem lidera as organizações, logo, nem que seja indirectamente, ao comentar estratégias aprecia-se igualmente quem as definiu. Mantenho que a grande questão, o verdadeiro busílis não está nos DD's…

Vejamos, qual é o elemento comum a todos estes casos made in 2009/2010? Costinha? Izmailov? Sá Pinto? Liedson?

Vamos lá então redefinir alvos e falar em estratégias… Quem as decide? Quem não soube, e pelos vistos continua sem saber, rodear-se duma equipa ou formar uma estrutura que encarrile definitivamente um clube que já nem sequer está à deriva. Antes parece encontrar-se simplesmente sentado e esgotado à beira do caminho da perdição, aguardando que um qualquer todo poderoso e milagreiro Director Deusportivo o resgate e lhe indique o curso correcto… Seria realmente muito mais útil canalizar a discussão para as tais estratégias. Mas, pergunto eu novamente: quais estratégias? Como debatê-las se não se nota qualquer estratégia por parte de quem nos lidera… Haja alguém que me diga qual foi e se tem ideia de qual será a(s) estratégia(s) que se pretende(m) adequar e implementar neste Sporting caótico.

As organizações reflectem em muito a imagem de quem as lidera… E eu só sei que a actual imagem que o SCP projecta está longe de ser aquela que idealizei. Querem tanto apontar o indicador? O meu vai direitinho lá para cima.


Quo vadis Sporting?

43 comentários:

  1. Independentemente do perfil do Costinha, ser DD implica saber liderar.Este saber implica competência académica, estudo, não basta intuição. O lider não é o centro das atenções, não lidera por frases feitas, mas por testemunho e saberes. meus amigos isto não está ao alcance do costinha, o nosso Sporting não precisa de "pensos rápidos" precisa de pessoas que saibam diagnosticar e apresentar de uma consistente, dominando diversas areas do saber, um futuro desportivo exigente e realista, envolvendo a sua essencia os sócios e adeptos.

    ResponderEliminar
  2. no record:

    Principal responsável pelo departamento clínico do Sporting, o médico Gomes Pereira negou este sábado que Izmailov tenha alguma vez feito infiltrações no joelho esquerdo para poder jogar.

    "Não é verdade. O Izmailov foi operado em 21 de junho de 2009 por um cirurgião escolhido por ele e nunca, mas nunca, jogou infiltrado. Não posso deixar passar em claro uma situação que afeta a minha credibilidade profissional", afirmou.

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    Mais uma achega:

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=a3de17ef-cf9c-40d8-906c-b96864044a40&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024&h=1

    Quer-me parecer que há bufos com sentido de humor muito desenvolvido. Muito desenvolvido e perverso... Ou isso ou agora tb se inventam bufos em alguns orgãos da comunicação social, agencias noticiosas incluídas...

    SL!

    ResponderEliminar
  4. Discurso DIRECTO de Costinha:

    PERPLEXIDADES:

    "Fiquei perplexo por ver o representante do Izmailov afirmar que o jogador foi expulso da Academia. Isto não corresponde à verdade. Na manhã de quinta-feira fomos informados que o jogador NÃO QUERIA jogar, por não se sentir confiante. Confrontado com esta possibilidade, foi sugerida uma reunião com Gomes Pereira para tentar DEMOVER o jogador."

    MAL-ENTENDIDOS:

    "Para não haver mal-entendidos, eu e o treinador falámos em inglês com Izmailov, mas ele disse que NÃO QUERIA ajudar a equipa. Assim, não fazia sentido ter um jogador no estágio que NÃO QUERIA jogar e tomei a decisão de fazer A VONTADE do jogador"

    MUITO IMPORTANTE:

    "Nunca disse que o Izmailov não voltaria a vestir a camisola do Sporting. Ele tem contrato até 2013 e é um jogador MUITO IMPORTANTE."


    NOTA: as palavras com letras maisculas são da minha autoria.


    SL!

    ResponderEliminar
  5. Virgilio,
    Tenho um palpite que nos próximos dias o caso Izmailov vai ficar definitivamente resolvido com a sua saída para o Lokomotiv, se assim for, só posso aplaudir a atitude do Costinha: no dia do jogo, sabendo que a história tinha vazado para a imprensa e que, como é costume do caso do Sporting, iria ser adornada com contornos maliciosos, fez uma conferência de imprensa de controlo de estragos.

    Todavia, acho que ele aí disse mais do que deveria ter dito, situação que foi adequadamente corrigida com a conferência de hoje.

    Por outro lado, deparamos novamente com a história do bufo. Tem de haver uma estratégia cuidadosa para o apanhar e se for apanhado tem de ser corrido sem demora, seja quem for. Os danos causados à equipa são demais e só pode ser um qualquer gajo muito ressabiado. Todos temos as nossas suspeitas, mas acho que devemos guardá-las para nós, sendo certo que quanto a esse assunto não posso deixar de concordar com o Costinha:

    "Sei que muitos jogadores do Sporting são amigos de jornalistas. Até ao dia 16 de maio os jogadores que façam o que entenderem. A partir daí, porque quero que o Sporting conquiste 10 títulos a mais do que eu ganhei, não vou permitir que ninguém se meta no meu caminho. Se tiver que afastar jogadores, fá-lo-ei. Se estão à espera que eu tenha vindo passear no Sporting, isto não vai acontecer."

    ResponderEliminar
  6. 10A

    eu acho que a fazer fé nesse ultimo apragrafo, o costinha ja tem uma ideia de quem é o bufo ou quem possa ser, dia 16 de maio acaba oficialmente esta época e a partir dai vai haver um controle a sério das informações.

    e o que cada vez mais se percebe é que foi tudo uma tenda armada pelo empresário do Izmailov e a conferenceia de emprensa do Costinha foi feita na hora certa, porque ele já sabe o que a casa gasta e que o empresário iria aparecer a dizer logo qualquer coisa.

    por muito que possa custar o Costinha esteve muito bem neste caso e o Izmailov tem um empresário que já estava a ver fugir a sua comisaozinha e tratou de dar a volta ao rapaz

    ResponderEliminar
  7. Acredito em Costinha e no Dr. Gomes Pereira. Já no empresário do jogador (Paulo Barbosa) não. E pelos vistos , este já está a deturpar os factos com intencionalidade e a desviar o jogador de Alvalade, como fez com outros jogadores do SCP no passado.

    ResponderEliminar
  8. Como sabes estou de acordo contigo, quando apontas para cima do lugar de Costinha, mas não sei se ligaria todos os casos. E, tendo agora acesso às últimas palavras de Costinha, duvido apenas da decisão de tornar publica recusa do russo em jogar. E, fazendo fé no que Costinha disse e vem destacado pelo 10A, alguma coisa vai mudar para melhor neste regabofe de passagem de informações pretensamente verdadeiras que mais não visam que atingir Costinha. Quem tem interesse nisso?

    ResponderEliminar
  9. E se o bufo for uma bufa e falar brasileiro??

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente o Izma não é dono de vontade própria é comandado por um chulo que pretende efectuar $$$ de qq maneira, não tenham memória curta e lembrem-se do que aconteceu com o Caneira, Paulo Costa, Alhandra, com os russos do Yuran e Kulkov que foram para o porto, Miguel quando saiu para Espanha, ultimamente com o Miguel Veloso que graças a Deus já mudou de empresário, e agora este caso. Não serão cuincidências a mais?? Pelos vistos (sabemos agora) as incrições na Russia só acabam para o próximo mês. Logo 2+2 .....

    ResponderEliminar
  11. Não faço idéia do que actualmente se passa no Sporting, este ano têm sido casos a mais. Fazendo fé nas últimas declarações de Costinha, só posso concluir que de facto algo de errado se passa com Izmailov e neste momento não se conhecem todos os contornos desta situação. O meu desejo é que toda esta situação de alguma forma seja ultrapassada rapidamente e da melhor forma e que possamos contar com Izmailov por muitos e bons anos.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  12. Costinha admitiu que esta seria a última vez de que falaria sobre Izmailov. O director de futebol do Sporting afirmou ter ficado perplexo com as declarações de Paulo Barbosa e contou toda a história que se passou antes e depois do encontro com o Atlético de Madrid, de forma a esclarecer as notícias veiculadas pelos órgãos de comunicação social.

    “Espero que esta seja uma sessão esclarecedora do que temos vindo a falar em relação ao Marat, porque após o jogo parece que as pessoas não ficaram esclarecidas. Fiquei perplexo ao ver o representante de Izmailov, Paulo Barbosa, afirmar que o Marat tinha sido expulso do estágio pelo director desportivo. O Sporting não tem um director desportivo, tem um director para o futebol. O Marat não foi expulso. Na manhã de quinta-feira, quando estava a ter um almoço importante para vida do Clube, fui alertado por Gomes Pereira e Carlos Carvalhal de que Izmailov não queria alinhar no jogo e que queria abandonar as instalações, por não se sentir confiante para dar o seu contributo à equipa. Uma vez que não se sentia confiante, entendia que não tinha que ficar no estágio e pediu para sair. Ao mesmo tempo, Paulo Barbosa pediu a Gomes Pereira para ter uma reunião, a essa mesma hora, nas instalações do Clube na Academia, para a em conjunto com ele tentar convencer Izmailov a jogar frente ao Atlético de Madrid. Gomes Pereira telefonou-me, pôs-me ao corrente do pedido de Paulo Barbosa ao qual respondi que Paulo Barbosa não tinha que entrar nas instalações do Clube. O Sporting tem um director de futebol, um treinador e um presidente e essas pessoas sabem decidir o futuro do Clube.”

    Costinha falou sobre o que se passou nesse dia, falando das conversas mantidas com o jogador: “Carlos Carvalhal disse-lhe que Carriço tentou jogar até ao último momento e que não foi permitido, porque Gomes Pereira entendeu que não estavam reunidas as condições clínicas para jogar e mesmo assim o jogador preferiu ficar em estágio. Disse-lhe ainda que não podia abandonar o local de estágio sem a presença do director de futebol, que estava a caminho. Dirigi-me à Academia e em conjunto com Gomes Pereira e Carlos Carvalhal falei com Izmailov, única e exclusivamente em inglês para que não tivesse a ousadia de dizer que não tinha percebido o que lhe tinha dito em português, o Dr. e Carlos Carvalhal falaram com ele em inglês. Tivemos troca de palavras através da qual tentámos compreender e perceber o porquê da sua atitude. Gomes Pereira, mais uma vez, referiu que não via qualquer tipo de impedimento para que participasse e o treinador tudo fez e pediu-lhe para que desse o seu contributo para ajudar a equipa. Izmailov, quando o confrontei perguntando: Do you want to help the team tonight, ou do you don’t want to help the team tonight, ele respondeu i dont want to help the team tonight. A partir desse momento e como o Marat queria sair do centro de estágio, eu, em conjunto com Carlos Carvalhal, fui chamar um elemento da equipa júnior, Cedric Soares, e dispensámos os Izmailov, porque não fazia sentido termos um jogador em estágio que não queria jogar, não queria ir para o banco de suplentes e não queria estar em estágio. Isto foi o que se passou. O Marat não foi expulso, quis abandonar o local, esperou pela minha presença, porque é assim que tem de ser, porque sou eu quem decide, e a partir do momento em que as partes foram ouvidas, tomei a decisão de lhe fazer a vontade de sair do estágio.”

    Ao falar sobre as declarações do representante do jogador, que disse que Izmailov tinha sido abandonado na estrada, Costinha esclareu: “Isso não corresponde à verdade. O jogador saiu da reunião, foi para o seu quarto. Chamei José Viegas, motorista do Clube, para ir levar o Marat onde ele quisesse. Qual é o nosso espanto quando o Marat, contactado por Eurico Gomes, estava na portaria da Academia. Disse a José Viegas para o ir buscar à portaria e para o levar a casa, situação que ocorreu sem qualquer tipo de problemas. Este é um assunto encerrado.”

    ResponderEliminar
  13. Sobre as notícias que vieram a público a dizer que Costinha tinha afirmado, no balneário, de que com ele o Izmailov não voltava a jogar pelo Sporting, levou o director de futebol a dizer: “Efectivamente, tive uma reunião com os atletas, situação que vocês (jornalistas) sabiam. Nessa reunião quis explicar aos atletas o porquê do Marat não estar na lista de convocados. Nada mais do que isso. Posteriormente, fui assistir ao treino e quando estava na hora de almoço recebi uma chamada da jornalista da TVI, Irene Palma, a dizer que tinha recebido a informação de um jogador do Sporting Clube de Portugal, que sabia de tudo o que se tinha passado na cabine e queria que desse a minha informação, porque a queria passar na televisão. Disse-lhe que podia passar o que bem entendesse e que eu não tinha que passar qualquer informação, porque não se tinha passado nada demais. Peço-lhe a ela, se ela quiser, para dar o nome da sua fonte, porque quando falo, falo de nomes concretos e falo das pessoas com quem mantenho contacto, porque não tenho nada a esconder. A partir daí despoletou-se uma série de comentários de que eu disse que o Marat não tem espaço e que tem a vida difícil, quando eu, na conferência de imprensa após o jogo, tinha dito que o Izmailov tinha contrato até 2013, que era importante para o Sporting e que tudo iríamos fazer para que Marat, como sentia falta de confiança na sua forma e dores, pudesse recuperar e voltar o mais rapidamente possível ao convívio do grupo para ajudar a equipa do Sporting. Não disse que ele estava afastado do Sporting. É mais uma história que não tem pés nem cabeça, ou então seja a Irena Palma, ou a Agência Lusa a trazerem à presença de todos nós o jogador «leonino» que fez essas afirmações. Até porque sei, não tenho que o esconder, que a Irene é bem relacionada com alguns jogadores do Sporting. Mas, isso é um assunto que irá ser tratado mais para a frente. Como também sei e vou estar atento que não é só a Irene que tem relações com os jogadores do Sporting. Há outros jornalistas e o que aconselho a esses jogadores, neste momento, é manterem essas relações até ao dia 16 de Maio. Até essa data, dêem as informações necessárias e possíveis de tudo aquilo que querem fazer, porque os canais que os jogadores têm com os jornalistas eu também os tenho. Isso vai ser resolvido, depois, em sede própria, mas deixo já o aviso a toda a gente que se as pessoas estão à espera de que vim para o Sporting para andar a passear a roupa e dizer ámen a tudo, para isso não contem comigo. Vim para o Sporting porque quero fazer do Sporting um Clube ganhador, porque quero que o Sporting ganhe 10 vezes mais do que aquilo que ganhei como jogador.”

    ResponderEliminar
  14. Costinha deixou ainda um aviso: “Não vou permitir a ninguém que se intrometa no meu caminho, que isso fique bem claro. Seja através de pressões dos paulos barbosas e irenes desta vida. Portanto, neste momento, quero agradecer a vossa presença e dizer que era nosso dever informar os sportinguistas, porque não se pode pedir apenas para eles encherem o Estádio, é preciso também alertá-los para esta situação, porque têm de conhecer a vida do Clube. Quero também dizer-lhes para estarem sossegados, tranquilos, pois o Sporting, certamente, irá voltar a um caminho grandioso e se tiver de afastar jogadores e pessoas que não querem o bem do Clube essas são as medidas que vão ser tomadas.”

    A terminar, Costinha esclareceu ainda que Izmailov tinha informado da sua ida ao consulado russo, mas que o Sporting não tinha dado autorização. “O Sporting tinha conhecimento que Izmailov tinha pedido dispensa para se apresentar no consulado para tratar de assuntos particulares, mas isso não quer dizer que o Sporting tenha dado essa autorização. O Sporting convocou o Izmailov no dia do jogo, até porque ao que sei não veio ver o encontro, convocou-o na manhã seguinte, porque o treino foi alterado para o Estádio e o Marat, até à data, nem sei se está em Portugal – se não tivesse nada a esconder atendia o telefone e vinha fazer a sua recuperação, ou observação clínica – nada disse. Ele ainda não compareceu aos tratamentos. Quem não deve não teme e se o Marat não dá explicações vamos ficar a aguardar, para ver o que se passa, porque não sabemos onde ele está.”

    ResponderEliminar
  15. LdA,
    Tenho pensado sobre quem tem interesse na divulgação de informação interna, ou é um jogador que tem de ter "boa" imprensa agora, ou no futuro próximo, e está-se nas tintas para tudo o resto, ou é alguém que faz parte de uma facção política adversa a JEB, ou de um clube rival e que faz e fará de tudo para instaurar a confusão.

    ResponderEliminar
  16. Gostei da atitude do Costinha ao partir a loiça toda e chamando os bois pelos nomes. Está visto que ele tem quase a certeza de quem é o bufo (o PB também tinha alguns palpites) e está só à espera de o apanhar na curva.
    Talvez seja mesmo preciso demolir para reconstruir e nesse capítulo acho que agora temos um verdadeiro "demolition man".

    ResponderEliminar
  17. Bem, temos novos desenvolvimentos e novos dados. E perante este cenário, quanto a mim, o caso muda completamente de figura!

    Retiro as minhas críticas ao Costinha que pelos vistos teve alguma sensibilidade com o caso e cuja gestão do mesmo não foi tão radical como pareceu nas notícias iniciais.

    Parece-me que há um caso de interferência externa que convenceu o jogador a ter este comportamento. Digo isto pq continuo a achar que o Izmailov é bom profissional.
    Infelizmente e propositado ou não, foi logo antes de um jogo importante. É realmente estranho pois se queria ir embora para o Lokomotiv e as inscrições só fecham em Abril, porque escolheram logo este jogo e esta forma para marcarem esta posição?

    O JOGADOR TEM CONTRATO ATÉ 2013, ESTA RUPTURA PODE FORÇAR O SPORTING A VENDÊ-LO COMO ELES QUEREM, OU O SPORTING PODE FAZER VALER O CONTRATO E NEGOCIAR ESTA SAÍDA DE UMA FORMA MAIS VANTAJOSA?


    ...Se queria sair, porque foi forçar com uma atitude destas a saída tendo contrato assinado até 2013?..O Sporting até pode afastá-lo da equipa durante os 3 anos que faltam de contrato...não se deseja isto concerteza, seria perder muito dinheiro e estabilidade, mas parece-me que o Sporting tem uma palavra muito forte a dizer..Porque afinal, além do valor do jogador, deve-se sentir lesado por esta situação!!!!!!!!





    Quanto ao BUFO, gostei muito das palavras de Costinha. Mostrou FORÇA e CONVICÇÕES fortes em relação a um PROJECTO e a METAS de VITÓRIA!!

    ResponderEliminar
  18. Nota 10 para o Costinha!

    Tomo-o como pessoa seria e profissional de primeira. Até ver está a ir de encontro aquilo que esperava dele e daquilo que penso ser as verdadeiras funções de um director do futebol.
    Se para o bem do Sporting tiver de correr com alguns jogadores ele que corra com eles, sejam eles quais forem!

    ResponderEliminar
  19. Depois destes posts do LdA, fiquei muito mais esclarecido. Força Costinha!

    ResponderEliminar
  20. Não é um post do LDA, isto foi tirado do site do Sporting que vocês não lêem e preferem dar ouvidos á trampa que se diz e escreve por todo o lado. Basta ver como a TVI depois de passar a conferência de imprensa do Costinha veio logo em defesa da sua jornalista...isto explica bem qual é a intenção relativamente ao nosso clube, pensam que podem pressionar e obtêm logo o que querem, mas pelos vistos com este director para o futebol as coisas não vão ser bem como eles querem.

    Deixem-no preparar a época com calma, o que pelos vistos já está a acontecer, e não sejamos nós aqui pela blogosfera a ir na cantiga dos que não desejam o nosso bem e começar já a dizer mal de alguém que ainda agora começou a trabalhar.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Ora então boa noite a todos.

    LdA: dps da transcrição integral das palavras de Costinha, pouco mais há a acrescentar, a não ser que se antes tinha alguma cisma quanto ao facto de se tornar publica a atitude do jogador, agora afirmo peremptoriamente que o N/ Director para o futebol esteve mt bem em todo este triste episódio. Acho que houve muita precipitação do universo leonino e injustiça na avaliação que fizeram ao seu comportamento.

    Espero, que agora não venham colocar em causa a seriedade do Costinha. Finalmente, reforço a impressão que esta aposta de JEB é acertada…

    Por falar no presidente… Qt ao facto de relacionar todos os ‘casos’ existentes nesta época com o desnorte que vem do topo, continuo a considerar que muitos deles resultam da falta de organização e liderança que ainda permanece no clube. E estes factos terão sempre como maior responsável o líder máximo do SCP. Oxalá que a pior época de que tenho memória sirva para alguma coisa de positivo. Acredita que digo isto com mais desejo do que convicção. Mas como o verde é a cor da esperança... Olha, pode ser que finalmente JEB consiga reunir as pessoas certas e alterar o actual estado de coisas. Pelo menos pqrece que à 4.ª escolha acertou no director para o futebol! Vamos ficar atentos ao que se segue. As palavras de Costinha nesse sentido são, tb, algo reveladoras.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Vejo por aqui uma grande unanimidade em relação ao actual director desportivo, o que me parece muito bom.
    No entanto, acho que deveremos esperar algum tempo mais para que possamos avaliar o seu desempenho, já que neste teste de fogo que teve que gerir poderá ter tido uma prestação positiva na forma como explicou o "caso" Izmailov hoje na conferência de imprensa, já não o considerei tão feliz naquela questão dos jogadores poderem ter relações privilegiadas como os jornalistas - penso que se referia ao ditos bufos - até ao dia 16 de Maio. Penso que Costinha deveria agir de imediato desde que tomou o cargo em mãos, e não deixar correr o marfim, até porque nestes dois meses que faltam para terminar a época muito falatório irá acontecer.
    Desejo tudo de bom ao Costinha, pessoa que aprecio enquanto Homem do futebol e sportinguista assumido... tenho no entanto algumas reservas quanto à sua real valia para este cargo.

    ResponderEliminar
  23. Virgílio,

    Se o universo leonino avaliou mal o comportamento foi essencialmente pq avaliou-o sobre o cenário que conhecia.

    Eu critiquei o Costinha, perante o que se sabia, como sempre disse, e sustentando as minhas críticas. E dpois alterei completamente a minha avaliação qdo percebi o enredo e ouvi tudo o que acrescentou o Costinha.

    Aliás todo universo leonino descansou e deu razão ao Costinha qdo percebeu que não tinha sido um tiro no pé. Porque anteriormente a estas novas revelações, andava muita gente descontente e desiludida.

    Só podemos debater o que se sabe, senão nada podemos discutir e dar opiniões.
    Neste caso, ainda bem que me enganei, apesar de estar triste porque gostava muito daquele jogador. Mas ninguém é insubstituível, como se costuma dizer.

    A minha dúvida agora é saber a posição do Sporting se se confirmar que ele está "a caminho" do Lokomotiv. Foi a pergunta que lancei no meu último post e que espero para ver a resposta do clube.

    Porque os interesses do clube têm de ser defendidos e esta reacção radical e desonesta dum jogador prejudica o clube! Na imagem, na desvalorização do activo, na desestabilização do grupo, na programação da equipa técnica..

    ResponderEliminar
  24. Juvenal,

    a ideia é essa, ao efectuar essa afirmação o Costinha fez um último aviso à navegação, e se mais deslizes houver.....

    ResponderEliminar
  25. Pois anónimo, eu isso compreendi. Só que no futebol de hoje e com as lutas de interesses que está instalada, qualquer distracção é a morte do artista. E pelo que se houve em surdina e pelo que Costinha sente, senão não o exprimiria, estou como diz o outro, eles "andem" aí e se calhar cortar as ervas daninhas agora, talvez seja melhor que em Maio.
    No entanto, quem sou eu para dar conselhos a alguém como o Costinha, apenas exprimi a minha opinião

    ResponderEliminar
  26. Caro Leão Madeirense:

    É de analtecer a sua posição. Não tive intenção de individualizar. Referia-me à blogosfera no geral, onde li opiniões incriveis e insustentáveis sobre Costinha... Apenas pretendi alertar para tomadas precipitadas e julgamentos sumários, qd efectuados, precisamente, através de cenários 'pintados' por quem anteriormente deu mostras de não nos querer bem. Aproveito para dizer que, apesar do episódio, continuo a achar Izma um excelente jogador de futebol, que faz fata ao plantel do SCP. Lamento mt as suas ultimas atitudes e gostaria que pudesse continar a servir-nos.

    Aproveito para enaltecer as suas opiniões que tenho seguido e considero de valor. Espero não o ter milindrado. Continue por cá que malta com a sua postura e qualidade fazem sempre muita falta.

    Gde abraço leonino para a Madeira. :)

    ResponderEliminar
  27. TEMOS DE APOIAR O "MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA" DO NOSSO QUERIDO SPORTING!

    LEÃO POVEIRO

    ResponderEliminar
  28. Virgílio,

    Nao milindrou absolutamente nada! Eu apenas quis salientar que todos nós, por vezes, estamos sujeitos a cair no erro de comentar situações sem sabermos as verdades todas das mesmas. Foi o que aconteceu neste caso. Mas é um risco que tomamos, mas comentamos e debatemos os assuntos por Amor ao clube.

    Muito tempo se "perde" aqui, a lêr a comentar e a responder.. :))

    Obrigado pela atenção, cá continuarei concerteza, pois tb tomo em grande consideração muitas opiniões que habitualmente aqui são escritas!

    Retribuo o abraço leonino :)

    ResponderEliminar
  29. Estou a gostar Costinha! Guarda sempre bem levantada na defesa do nosso Sporting!

    Não era Paulo Barbosa, empresário de Caneira, Paulo Costa e Alhandra,quano saíram à revelia para o Alverca do Sr. Filipe Vieira?! Reencaminhados seguidamente para o FCP... Nunca esqueci!

    Em frente SCP!
    Adepto e sócio do Sporting.

    ResponderEliminar
  30. Anónimo:

    Todos os dias acedo ao site do clube mais do que uma vez, bem como ao A Norte. Por acaso calhou ler primeiro aqui a transcrição das palavras do Costinha, pelo que achei por bem sublinhar a contribuição do LdA para um debate fundamentado. Aproveito ainda para o informar que muitas vezes o site oficial apresenta informação incorrecta.

    ResponderEliminar
  31. Penso que este caso Costinha / Izmailov é um excelente exemplo para mostrar aos Sportinguistas como é importante o Clube ter bons órgãos de comunicação com os sócios e adeptos para podermos saber as notícias verdadeiras, sem termos de ser intoxicados quando as vamos procurar a uma CS vergonhosa, que as manipula conforme dá jeito aos interesses que defende. Felizmente desta vez o site do Clube, ao colocar todas as afirmações de Costinha na declaração de sábado, fez com que se pudesse perceber toda a situação e a justeza das posições do Director de Futebol.

    Um abraço também para o meu “conterrâneo” Leão Madeirense, que nos tem visitado com muita assiduidade nos últimos tempos, e que para já demonstrou inteligência ao saber mudar a sua opinião depois de devidamente informado. Mais uma prova de como uma boa informação leonina é importante.

    ResponderEliminar
  32. Temos que ter discernimento.

    Isto é só o principio. Quando a comunicação social deixar de ter os seus bufos, então os ataques ainda serão maiores.

    Já o disse uma vez aqui. Não votei JEB. Mas agora é o meu pesidente até às próximas eleições e ao pé de mim ninguém diz mal do meu presidente. O mesmo acontece com Costinha. É o meu DD. Este deverá ser a atitude de todos nás.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  33. As declarações de Costinha relativamente ao "caso Izmailov" marcam o início de um novo Sporting, no que diz respeito ao Futebol Profissional. Do muito que foi dito importa destacar aquilo que julgo ser o essencial: Há uma ideia para o futuro do Sporting. Há um rumo, um fim e, pelos menos, um agente catalisador dessa caminhada.
    Mais do que todas as intervenções anteriores (mesmo a da sua apresentação), estas declarações de Costinha esclarecem todos as personagens do futebol português (incluindo jornalistas e nós, adeptos e sócios) que em Alvalade, por ele e se o deixarem, nada será como dantes.

    Pela primeira vez, percebi o que era um Director Desportivo (Manolo Vidal e José Manuel Torcato tinham tido outro tipo de registo mas, igualmente eficaz). Percebi o que este pode fazer na REAL defesa dos interesses de uma equipa, de um clube. Percebi o que é "dar o corpo às balas" e tratar destes assuntos, em vez de um "mero" treinador ou Presidente que tem de gerir toda uma instituição e não, exclusivamente, o Futebol profissional.

    O "caso Izmailov", estou certo, jamais existiria se houvesse um Director Desportivo nos "caso Jardel", "caso Polga (após final da Taça UEFA), "caso Rochembak vai tomar no cú Peseiro", "caso Liedson não venho de férias de Natal, não bato penaltis, não treino sem calças, vou levar amarelo e não jogar na Luz", ou "caso Miguel não joga a defesa-esquerdo no aeroporto antes de da partida para Munique onde foi titular".


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  34. Atenção aos abrutes da imprensa vermelha..Basta hoje ler o bloco de notas do nuno farinha no record para se ver que eles andam por aí..Atenção que eles não desarmam..

    ResponderEliminar
  35. Nesse aspecto admiro muito a estrutura porto pois eles não dão informação nenhuma nem conferências a esses chulos da imprensa vermelha..Se todos nós conseguíssemos passar a mensagem o país ia saber que os chulos da imprensa só vivem com informaçóes dos bufos e inventam casos e mais casos..Se o ismalov não quiz jogar o costinha fez bem ter o mandado para casa. Tudo o resto é inventado.Basta ver que os bimbos nem sequer foram a conferência no algarve e nada dizem..Agora só queria ter uma alegria ao fim da tarde que era os bimbos ganharem a taça aqueles cabrões..

    ResponderEliminar
  36. Renato:

    Com td o respeito... Bela b*st* de alegria.

    O mais certo é nem ver o jogo. A final da Taça da Bejeca trás-me más recordações. Vêm-me logo à memória a imagem duma besta quadrada chamada de Lucy Boitista. Prazer era perderem os dois, como tal não é possível e como diria o Alberto João: "Fuck Them" LOL!

    ResponderEliminar
  37. Virgílio,,

    A Taça Bejeca também a mim me traz recordações péssimas e não verei igualmente o jogo.

    No entanto, não podendo perder os dois, gosto muito menos do carnide. É que já estou numa fase em que não consigo aturar tanta soberba, arrogância e má educação daquela gentinha!

    ResponderEliminar
  38. Acredito que costinha traga hábitos de vitórias e titulos ao nosso clube..Estive a comparar as gaivotas com 65 titulos os bimbos com 64 e nós com 45..Está na altura de começarmos a ganhar..È preciso inverter a tendência de derrotista que se infiltrou no nosso clube..reparei que na quinta feira no final do jogo bateram palmas aos derrotistas da equipa..Isso não pode acontecer..

    ResponderEliminar
  39. 8

    http://www.facebook.com/?sk=messages&ref=mb#!/group.php?gid=307712019903&ref=mf

    Exclusivo a madeirenses e sportinguistas.Junta-te a nós!

    ResponderEliminar
  40. Há que limpar o balneário identificando o "bufo" ou "bufos" e impôr respeito a certa imprensa... jornais como "a borla", "o rascakord", "o correio da matina". E depois há a TVI das telenovelas, SIC e agumas rádios. Portanto há muito trabalhinho de casa para ser feito. O SCP é que tem que começar a traçar as regras . Força Costinha.

    ResponderEliminar
  41. Esclarecimento:
    Os post colocados acima foram extraídos do site do Sporting, que está longe de constituir referência para a informação actualizada sobre o clube. A única razão pela qual não ficou aqui registada a fonte, como é politica no "ANorte" prendeu-se com o facto de a exposição ser demasiado longa, tendo-me obrigado a pô-la em 3 partes, tendo-se perdido a referência no copy-paste.

    ResponderEliminar
  42. Na minha opiniao o principal problema do nosso clube actualmente chama-se LIDERANÇA!!!
    Primeiro não temos um presidente com perfil para tal e depois pensamos que aplicando essa tarefa a um DD se resolve o problema. Nada mais errado.
    Dentro do balneário quem deve assumir essa liderança é inteiramente o Treinador e ninguem mais.
    Fora dele é o presidente e ninguem mais.
    O DD serve apenas para fazer a ponte, elo de ligãção, desportiva e financeira entre o balneário e a direcção, alguem que ao contrário do presidente do clube acompanhe o dia-a-dia da equipa e nada mais.
    Querer dar a liderança do balnéário ao DD é uma tremenda asneira como se viu com Sá pinto ou agora com Costinha.

    Espero que para a proxima epoca o Sporting contrate para treinador alguem com perfil de liderança e JEB perceba de uma vez por todas quem deve e não mandar no clube.

    SL

    ResponderEliminar
  43. Neste caso do Izmailov, depois de ouvir as declarações do Costinha houve algo que ele disse que não me saiu da cabeça. A determinada altura refere que ele é o Director do Futebol e não o Director Desportivo, o que é bem diferente. Mas não consegui compreender porque razão houve a necessidade dele fazer essa clarificação. Hoje, depois de uma pesquisa na net de notícias antigas, talvez tenha vislumbrado o enquadramento desta posição: o Director Desportivo ainda aí vem e, quiçá, para cumprir um desejo conhecido de JEB!Acho que o Costinha terá porventura sentido a necessidade de afirmar a sua função no clube uma vez que a imprensa tem vindo a atribuir lhe mais responsabilidades do que as que terá na realidade, nomeadamente na responsabilidade exclusiva das entradas e saídas, ainda para mais quando ele sabe que virá alguém para assumir essa pasta. Se assim foi esteve muito bem! Afirmou a sua posição enquanto autoridade do balneário sem comprometer quem virá no futuro.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)