sábado, 27 de março de 2010

O que aí vem


É cada vez mais frequente ouvir dizer que o Sporting deve mudar radicalmente a composição do seu plantel. Os números variam entre a meia dúzia e a dúzia e meia e não falta até quem seja mais afoito, aumentando ou diminuindo consoante se ganha ou se perde. Pois se o Sporting escolher esse caminho e, simultaneamente, enveredar por uma nova liderança técnica, temo que hipotequemos de imediato muitas das nossas possibilidades. E não me parece ser muito difícil percebê-lo.

Não me parece que haja mercado interessado em comprar, a preços interessantes, um número tão grande de jogadores, que, como se não bastasse, estão prestes a sair de uma época decepcionante, quer individual quer colectivamente. Olhando para o potencial de muitos deles, facilmente se conclui que não houve quem tenha atingido e muito menos superado expectativas de valorização. Ainda assim apontaria Carriço como o nosso valor mais seguro que mais se destacou. Por tudo isto me parece que além de uma má medida estratégica em termos desportivos, o virar de mesa que significaria vender grande parte do plantel seria também um mau negócio. Assim dito, também não estou a ver onde poderia o Sporting alavancar liquidez para refazer com qualidade o seu quadro de futebolistas profissionais.

Um clube que está há tanto tempo sem ganhar um título nacional não possui grande margem para errar. E o próximo ano será talvez mais difícil que este. Os adversários que ficarão certamente à nossa frente esta época assim partirão no próximo ano, a menos que optem pela liquidação dos seus melhores trunfos. Não repetir os mesmos erros é fundamental, preparando a nova época atempadamente e em ambiente apropriado, isolando o ruído desnecessário. Olhar para o que os outros fizeram de melhor também pode ajudar. Ninguém duvida, por exemplo, que grande parte da consistência dos actuais dois primeiros classificados residiu em resistir á tentação de reformular tudo de novo, optando por rentabilizar os seus melhores activos.

Dos melhores momentos desta época fica uma ideia importante: bastou o regresso de menos de meia dúzia de andorinhas – leia-se exibições razoáveis - para os Sportinguistas acreditarem na primavera. Isto conjuntamente com uma correcta politica de preços. Alguém se atreverá em voltar a falar em “crise de militância” depois da mostra de vitalidade que os adeptos leoninos deram na eliminatória com o Atlético? A questão, a colocar-se, não se prende mais com a ausência de qualidade do que durante muito tempo lhes foi proposto, a impedir a empatia e a atracção tão necessária na relação equipa / adeptos? Devolvam-nos o bom futebol, nós encarregamo-nos do resto.

36 comentários:

  1. Vendas: Veloso e Djaló (se houver proposta lol)

    Saídas: Postiga, Caneira (só estes 2 qto ganham por mês juntos?), Pedro Silva, Adrien para rodar

    Compras: central, lateral esquerdo, extremo esquerdo (Quaresma seria um sonho!)

    (Pongolle ainda pode resultar e Vuk pode jogar na frente)

    Promoções ao plantel principal: André Santos, Diogo Rosado, André Martins - estes 3 não enganam!

    Treinador novo obviamente!

    João M

    ResponderEliminar
  2. "Devolvam-nos o bom futebol, nós encarregamo-nos do resto". Lindo! É isso mesmo. Contem connosco, que nós faremos a nossa parte. Sublinho o que disseste acerca de Carriço, e acrescento apenas que o seu valor extra-futebolístico é enorme, sendo, para mim, o exemplo ideal da nossa formação: óptimo jogador, óptimo profissional e com amor à camisola. Pelo menos para já, tem confirmado tudo o que já se dizia desde há anos. Fossem todos assim e o nosso balneário estaria bem mais arejado.

    ResponderEliminar
  3. Saídas definitivas (se possível a vender):
    Abel, Pedro Silva, Caneira, Polga, Grimi, H. Postiga, Djalo

    Vendas
    M. Veloso,Joao Moutinho, Izmailov,

    Emprestimos
    Pereirinha, Adrien

    Regressos
    Joao Gonçalves (defesa direito), Diogo Rosado, Andre Martins, Andre Santos (medios) e Wilson Eduardo (avançado)

    Compras (só comprar se forem mais valias inquestionaveis)
    Dois defesas centrais (altos, 1,90), 1 defesa esquerdo, 1 extremo (Quaresma?), 1 ponta de lança

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  4. Edu Mart,

    Do ponto de vista meramente do coração defendo os regressos que equacionas. No entanto, meu amigo, o nosso Sporting tem que ser mais competitivo... para isso precisamos de muito mais. Com a saídas que se aventam, que nos deixarão quase dizimados, é muito pouco essa lufada de ar fresco da juventude e os 5 reforços que dizes precisarmos com essas 12 saídas.
    Estou muito preocupado e pouco confiante na "dupla" Costinha/Mendes. O quanto quero estar errado!

    ResponderEliminar
  5. JUvenal,

    Se os reforços forem de qualidade inquestionável terás uma grande equipa e os mais novos integrar-se-ão gradualmente.

    O segredo de tudo estará nas compras, que terão que ser cirurgicas.

    Costinha merece-me todo o respeito e o beneficio da dúvida.

    Aliás, penso que além de se comprar jogadores e um bom técnico, muito do sucesso passará por mais duas coisas:

    - Disciplina mais rigida no balneário
    - Capacidade de contraditorio rapido e eficaz às noticias da Comunicação Social

    Estes dois factores complementares serão fundamentais para o sucesso da próxima época.


    Edu Mart

    ResponderEliminar
  6. João M e Edu Mart

    Tenho alguma dificuldade em perceber o critério de quem dispensa o Adrien "para rodar" e advoga o regresso dos dois Andrés. Sé se a ideia é ficarmos mais fracos ou tendo em conta aquela ideia que me parece sempre muito comum nos Sportinguistas que os que estão para vir são melhores dos que os que cá estão.

    Obviamente que discordo da dispensa de Postiga ou de Djaló e o dinheiro da sua venda dificilmente nos poderia dar o retorno do seu valor e por isso não vejo como poderíamos substitui-los por melhor. Não vejo como Rosado possa merecer o regresso numa época que nada fez de assinalável. Apesar do seu valor a ascensão deve ser merecida e não oferecida e nos casos em que o talento é maior maior deve ser a aplicação e merecimento.

    Bruno:
    Tive pena de não termos tido tempo de conversar mais na Tertúlia, especialmente a propósito do treinador, quando disseste que não aceitavas que a discussão estivesse limitada à entrada de Vilas Boas ou à continuidade de Carvalhal. Não quis o foco no treinador neste post, nem em nenhum jogador em particular, mas devo-te dizer que concordo em absoluto com a tua afirmação. Mas temo que não vá passar disso...

    Juvenal Carvalho:
    Já aqui afirmei anteriormente que só devemos temer os empresários se não se defendermos tão bem os nossos interesses como eles defendem os deles. De resto prefiro trabalhar com o Mendes que pelo menos consegue vender e comprar do que com a grande maioria que apenas sabem encher o saco...

    ResponderEliminar
  7. "Só se a ideia é ficarmos mais fracos ou tendo em conta aquele critério que me parece sempre muito comum nos Sportinguistas que os que estão para vir são melhores dos que os que cá estão."

    Assim percebe-se melhor

    ResponderEliminar
  8. Edu Mart,

    Eu nunca suspeitei de nada do Costinha, por isso merece o meu respeito, com a mais valia de ser um sportinguista como nós. Apenas estou apreensivo quanto às suas reais capacidades para este cargo, mas claro que terá sempre o meu benefício da dúvida.

    LDA,

    Subscrevo a tua análise sobre os empresários. Temo que nós não consigamos defender tão bem o nosso "tesouro", quanto eles defendem o deles. Quanto a Jorge Mandes claro que é tudo isso que referes. Apenas temos que marcar posição para não sermos penalizados. É que a hora não permite equívocos.

    ResponderEliminar
  9. LdA, bom post, mais do que uma revolução é necessária uma reestruturação do futebol do Sporting, e isto não abrange meramente a equipa profissional mas todos os profissionais que gravitam à sua volta.

    Há contudo peças chave que terão de ser compradas no mercado (algumas já foram), parece-me cada vez mais que está resolvido o problema do DD ou DF ou o que lhe quiserem chamar, também no meio campo a entrada de Pedro Mendes trouxe melhorias em termos de gestão de momentos de jogo, concentração e clarividência (qualidade sempre existiu e existe), faltam treinador, defesa e ataque.

    O treinador será pedra de toque, a discussão que está a ocorrer no Sector é disso exemplo, a caracteristica principal de um "papá" é o respeito que consegue dos seus "educandos", dai a minha perferência por um estranjeiro esse respeito existe de imediato, mas se não for sustentado em qualidade é sol de pouca dura, é caro? É, mas não se deve poupar em pedras de toque, para poupar há os defesas esquerdos e direitos...

    Defesa, eu não dispensava um guarda redes de qualidade mundial, sou o maior defensor das qualidades de Patricio, mas para atacar o titulo é preciso naquela posição muito mais que ele neste momento nos pode oferecer, e um central de qualidade, pode ser pequeno, mas tem de ser lider da defesa ou se não for o guarda redes obrigatóriamente terá de ser.

    Ataque, um striker, de novo pode ser pequeno mas goleador, o registo atacante do Sporting este ano é miserável muito pior que o defensivo.

    Tudo isto estará dependente de saídas e das mais valias obtidas com essas saídas, Caneira, Abel (que devia ficar ligado ao clube noutras função), Tiago (igual a Abel), são saídas naturais pela sua idade.

    Pedro Silva, Polga, Postiga, Vuk, são saídas possiveis pela sua quebra de rendimento.

    Grimi, D'jalo, Pereirinha, Tonel (desculpa Tonel o grupo onde te meto), são possibilidades para negócios de ocasião ou trocas para diminuição de valor de aquisição.

    As possibilidades de facturação séria são, Veloso, Moutinho e Izma.

    Faites vous jeux!

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade percebo a critica em relação ao André Martins (pode ainda n ter rodagem para o Sporting) mas em relação ao André Santos não aceito. Relembro-te que é titularissimo no Leiria e está mais jogador que o Adrien actual. Não seria portanto enfraquecer a equipa, pelo contrário, daria um maior contributo do que Adrien.

    João M

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    acabo de chegar de Alvalade, onde tivemos os marretas do costume a dizer mal de um geração que já deu vários títulos ao Sporting.

    Parece-me que infelizmente o mal é nacional e é bem mais proveitoso cair em graça do que ser engraçado. Pouco importa que o Sporting se afunde como equipa cada vez que MF14 entra em campo, ou que o SV10 não compreenda que o futebol é um desporto colectivo, como não jogam (porque há quem tenha mais juízo que os adeptos), são melhores do que os que jogam.

    É como o André Santos. Dizer que joga melhor que o AS6 é obsceno, mas como a memória é muito curta em futebol, vale tudo. Como os que diziam bem do LG18, do João Alves e tantos outros que vão deixando a sua marca no futebol.

    Nos últimos dias houve por aqui um blogger que insistia que o MI7 iria para o banco na Madeira porque teriam sido convocados 18 jogadores. Não vale efectivamente a pena trocar duas palavras com quem não sabe contar até 19.

    ResponderEliminar
  12. João M:
    Ser titularíssimo no U. Leiria ainda não dar primazia sobre quem foi titular em grande parte da época no Sporting. É minha opinião que no Leiria seria o Adrien e mais 10 e pelo que tenho visto do André Santos parece-me um bom jogador mas não está ao nível de Adrien. Para mim é um caso nítido em "que os que estão para vir são melhores dos que os que cá estão."

    PLF:
    O caso do Matias e do Vuk são em todo muito semelhantes. Dois jogadores que parecem ter grande potencial e muita "aficcion" mas que na prática pouco ou nada reverte para a equipa. O caso do Matias ontem foi exemplar para grande desgosto meu, devo confessar.

    ResponderEliminar
  13. LMGM:
    Apesar do que escrevi em resposta ao PLF, considero que a grande aquisição do próximo ano poderia ser uma pré-época a sério, bem estruturada. Jogadores com potencial e num ambiente propicio ao desenvolvimento das suas qualidades, como são ainda Postiga, Vuk, Matias, Polga, Abel(nem sei como os ponho aqui, :-) ) poderiam aproximar-se do rendimento de que são capazes, evitando dispêndio de dinheiro que não temos e a aquisição de outros, hipótese que assusta qualquer sportinguista face ao histórico da relação qualidade/preço das nossas compras.

    Alguém daria alguma coisa pelo Aimar de Quique e do Saviola que andou a conhecer a Europa até Jesus o tornar no jogador preponderante que é hoje?

    ResponderEliminar
  14. Não vi ainda, no entanto, ninguém preocupado com o aspecto que me parece fundamental neste post:

    "Por tudo isto me parece que além de uma má medida estratégica em termos desportivos, o virar de mesa que significaria vender grande parte do plantel seria também um mau negócio. Assim dito, também não estou a ver onde poderia o Sporting alavancar liquidez para refazer com qualidade o seu quadro de futebolistas profissionais."

    É que a não ser que venha aí um russo cheio de dinheiro e de boa-vontade, porque não pode ser dono do clube, não estou a ver como vamos vender bons ou razoáveis para comprar melhores. Isto é tão difícil de fazer como um pastor vender as cabras más para comprar o que há de melhor.

    ResponderEliminar
  15. PLF vamos ver então com um treinador a sério o que será do Matias no proximo ano. Já o Vuk parece mais ser um problema dele, é um jogador burro.

    O Adrien precisa de jogar mais, precisa de crescer e só o fará jogando, coisa que o André Santos fez este ano e ser um jogador mais forte agora do que há um ano atrás e sim neste momento está mais jogador que o Adrien. Qual é a obscenidade disto? A prova que o Adrien ainda está verde (sobretudo a falhar alguns passes) é que o Pedro Mendes entrou de caras assim que chegou.

    João M

    ResponderEliminar
  16. João M:
    A obscenidade é a comparação. Espero que não tenhas a oportunidade de a verificar na prática. O argumento que está verde porque o outro entrou de caras aplica-se também ao Abel / João Pereira?

    ResponderEliminar
  17. Obviamente que discordo da dispensa de Postiga ou de Djaló e o dinheiro da sua venda dificilmente nos poderia dar o retorno do seu valor e por isso não vejo como poderíamos substitui-los por melhor.

    LdA...eu sei que sou suspeita mas tenho que dizer isto...estou completamente de acordo.
    Neste momento acho que CC devia dar mais oportunidades a Postiga, se não as tiver como pode ultrapassar esta fase?

    Já agora estás esquecido do meu pedido? Pode ser qq uma até uma de treino...

    ResponderEliminar
  18. O meu lamento por mais umas declarações contrárias ao enormíssimo historial do nosso grande clube:

    http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2010/03/parvalhal.html

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  19. Dina:
    Como podia estar esquecido? Acredita que não tenho deixado de insistir, mas não nos temos cruzado. Esse é o único problema.

    ResponderEliminar
  20. 8,

    Não tenho acesso ao mail netcabo, as mensagens passam para quem as enviam mas não as recebo há quase uma semana.

    Um grande abraço para ti e saudações leoninas

    ResponderEliminar
  21. Leão de Alvalade já percebi que não tens a mesma opinião que eu (para ti Adrien é neste momento melhor jogador que André Santos, para mim não) m agradecia que não brincasses com as minhas palavras fugindo da questão que estava a ser debatida.

    Vou repetir o que penso para ver se sou suficientemente claro. O Adrien tem, na minha opinião, bastante potencial mas neste momento não tem a qualidade necessária para jogar com regularidade num clube como o Sporting. Estivesse ele um jogador num processo mais evoluido da sua formação (como estão por exemplo Moutinho ou Veloso) e não tinha saido da equipa com tanta rapidez quando o Pedro Mendes chegou.

    João M

    ResponderEliminar
  22. * estivesse ele num processo mais evoluido...

    João M

    ResponderEliminar
  23. João M,

    o que há em democraticidade de opinião também existe em correcção.

    O André Santos, que vejo jogar há muitos anos, não é (nem nunca foi e nunca será) melhor jogador que o AS6. O que não quer dizer que é mau, quer dizer que é difícil ser-se melhor que o AS6. O que chocante no que disse é que ainda ontem se pôde constatar a importância de ter um jogador como o AS6 na equipa. Quando saiu, o Sporting deixou de jogar. Mas - infelizmente - há demasiadas pessoas incapazes de fazer uma simples relação causal.

    E para que não haja dúvidas sobre o quanto sempre apreciei o André Santos, aqui ficam duas referências bem antigas:

    http://centuria-leonina.blogspot.com/2007/11/olhar-para-as-estrelas-de-amanh-1-andr.html

    http://segundacircular.blogspot.com/2006/06/3-anos-6-ttulos-em-9-possveis-esta.html

    ResponderEliminar
  24. Dizer que o Adrien é melhor que André Santos é de alguém que ou é familiar do Adrien, logo sentimentalmente ligado e parcial ou simplesmente não perceber a ponta de um corno de futebol,Adrien nem um passe de 3 metros para a frente sabe fazer.

    ResponderEliminar
  25. "O adiamento da conclusão do projeto de reestruturação financeira do Sporting até 30 de setembro deste ano poderá dificultar o planeamento da próxima temporada desportiva dos leões. Sem o dinheiro que resultaria da redução do serviço da dívida, a administração da SAD - e Costinha, claro está - terá menos margem de manobra para ir ao mercado, adquirir os reforços que estão identificados para reforçar o plantel." _ In Record

    Assim sendo, ainda não é para o ano que o cabelos brancos vai construir uma equipa forte. Obrigado JEB!!! Obrigado!!!

    Com esta estrutura directiva estamos condenados ao fracasso...

    SL

    ResponderEliminar
  26. Nao concordo com os sportinguistas que estao preocupados com o facto de o Costinha ter relaçoes previligiadas com Jorge Mendes,porque confio na competencia do Costinha e tambem porque Jorge Mendes alem de ser um dos melhores do mundo tem tido com o nosso clube uma atitude correta.

    GUARDA-REDES
    2 A CONTRATAR
    Rui Patricio

    DEFESA-DIREITO
    Joao Pereira
    Caneira

    DEFESAS-CENTAIS
    3 A CONTRATAR
    Tonel

    DEFESAS-ESQUERDOS
    1 A CONTRATAR
    Grimi

    MEDIOS-DEFENSIVOS
    Pedro Mendes
    Daniel Carriço

    MEDIOS
    Matias
    Joao Moutinho
    2 a contratar

    MEDIOS-DIREITOS
    Pongolle
    1 a contratar

    MEDIOS-ESQUERDOS
    2 A CONTRATAR

    AVANÇADOS
    Liedson
    Saleiro
    2 a contratar

    SAIDAS
    Tiago
    Ricardo Batista
    Abel
    Pedro Silva
    Polga
    Adrien
    Pereirinha
    Miguel Veloso
    Izmailov
    Vucevic
    Djalo
    Helder Postiga

    Acho que nao sendo demasiado radical estas mudanças terao de ser feitas para bem do clube.
    Os reforços deixo ao criterio da direçao e do novo treinador.

    ResponderEliminar
  27. O modo como o SCP está a ser gerido é angustiante.



    O SCP pela sua grandeza, pela sua imensidão, não merece isto o que está acontecer, e não merece este tipo de dirigismo completamente amador.

    Os Sportinguistas também não o merecem.

    JEB de uma vez por todas abra os olhos e faça algo de útil para restituir o prestígio perdido ao nosso SCP.

    O futebol do Clube está um caco.

    O treinador que escolheu à pressa, já fez o que tinha a fazer.

    Portanto agora arranje um treinador a sério.

    Reestruture como deve ser a equipa de futebol.

    Todos os anos é a mesma porcaria. É por isto… é por aquilo…e sempre com desculpas desconexas!!!

    Agora surge a desculpa do adiamento da reestruturação financeira do Clube para Setembro.

    Tantos meses a trabalharem nesta reorganização financeira para dar nisto… que deu.

    Agora até a preparação da próxima época está em xeque/cheque.

    Portanto o que aí vem, mais uma vez não deve ser coisa boa.
    Mais uma vez, depois desta época miserável.

    É demais!…

    Assim, o SCP continua a ir longe , vai...vai!

    E a imprensa sempre bem informada sobre os assuntos da vida íntima do SCP, especialmente o “Raskacord”

    A paciência tem limites.

    Caramba JEB, este “seu” SCP é confrangedor!!!

    Mude este estado de coisas.

    Para isso foi eleito!!!

    ResponderEliminar
  28. Finalmente uma vitória no fim-de-semana!

    Em Andebol, SCP 30 Bacau 24


    Nos quartos-de-final a Taça Chalenge.

    Seis golos de vantagem para a segunda mão na Roménia.

    SL!

    ResponderEliminar
  29. João M:
    Não se trata de brincar com as palavras mas uma forma que me parece pertinente de colocar em causa a substituição do Adrien pelo Pedro Mendes.

    ResponderEliminar
  30. Brincar ás contratações nunca me pareceu dar resultado em lado nenhum. Muito menos mudar uma equipa de alto a baixo, o que só resultaria num perfeito desastre e num saco de dinheiro jogado á rua.

    Parece-me a mim que a estrutura da equipa se deveria manter, mexendo apenas e só onde estão as debilidades. Alias, só poderemos ter resultados sólidos se mantivermos o grosso da equipa e mexermos onde há debilidades e nos faltam jogadores à altura do 11 base. Os jogos com o Atletico de Madrid e Maritimo demonstraram bem que a principal debilidade da equipa parece estar nas alternativas ao 11 base ideal. E não no 11 base ideal que os jogos anteriores demonstraram ser bom, saiba um treinador tirar partido do que tem...

    O Sporting não precisa de guarda redes titular. Precisa eventualmente de uma alternativa sólida a Patricio. Não precisa de laterais direitos (tem 2 e qualquer deles é alternativa ao outro e ainda há Pereirinha...), precisa de um ou 2 bons centrais, solidos no jogo de cabeça, para complementar o duo Tonel/Carriço, precisa de um lateral esquerdo que complemente Grimmi, precisa de um medio para substituir Miguel Veloso, que acredito vá saír, precisa de mais 4 medios para os lugares que hoje são de Adrien, Vuk, Matias e Izmailov, que na minha opinião deveriam saír, embora por razões diferentes, devendo 2 dos jogadores a contratar ser medios de ala. Na frente, quero ver o que vale Pongolle, porque se tiver tempo para mostrar o que vale, não me parece que seja um sector carenciado, apesar de Postiga ser nesta altura um jogador a mais e se houvesse dinheiro era bom investir num quinto elemento para complementar Liedson, Saleiro, Djaló e Pongolle.

    Surpresa, não vejo necessidade assim de tantas saídas. Apenas Pedro Silva, Polga, Caneira, Adrien, Vuk, Izmailov, Matias (com grande pena minha, mas parece-me inadaptavel...) e Postiga (diria o mesmo que relativamente a Matias!

    Veloso...provavelmente sairá, mas se podesse ficar seria bom! Mas aqui o factor financeiro provavelmente ditará as suas leis e se o encaixe sustentar contratações feitas com cabeça, porque não a saída?

    Revoluções normalmente acabam em catastrofe. Mudanças sustentadas e com mexidas em sectores chave normalmente acabam em sucesso...

    ResponderEliminar
  31. ISTO SIM... VALE A PENA APOSTAR

    http://www.youtube.com/watch?v=RFhZvIO0EX4&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  32. Bom dia a todos os Sportinguistas.Começo por dizer que sou Benfiquista.Amo o Benfica de coração, mas sou daqueles adeptos que gosto de ver todos os clubes fortes só assim o Futebol Português poderá dar cartas internacionalmente.Um Benfica forte pode resultar muito de um Sporting forte e vice-versa mas que no fim ganhe sempre o Benfica. :)Falando um pouco do Sporting,acho totalmente impossível como li em certos comentários o Sporting vender 12 ou mais jogadores.Temos de ser razoaveis e pensar realisticamente nas finanças dos clubes portugueses, que como todos sabem não são famosas.Aqui fica por um Benfiquista um plantel do Sporting que na minha optica seria muito mais competitivo que o actual e com um aspecto muito mas muito importante gastando menos que a verba obtida em vendas podendo assim abater a diferença no passivo do clube:


    Vendas:Veloso (12 a 15 milhoes, não acredito que nenhum clube ofereça muito mais)

    Djaló(Não sei se algum clube o quererá comprar realmente, mas entre 10 a 12 milhoes)

    Izmailvol (7 milhoes, na minha opinião mal vendido, mas com esta polémica é muito provável que seja transferido)

    O Sporting encaixará no máximo com estas transferências 34 milhoes, talvez um pouco mais


    GR:Rui Patricio,(Bracalli - 500 mil Euros),Vitor Golas


    DD:João Pereira, Abel

    DE:Grimi,(Pocognoli) - 2 milhoes - ex Starndad Liége)

    DC:Tonel;Carriço,Polga;(Moisés - 1,5 milhoes de Euros);

    TR:Pedro Mendes, Adrien Silva

    MC:João Moutinho;Vukcevic,(Desmarets) - Faz tres posições(DE,ME,MC)

    MO:Matias Fernandez"Ver o que poderá dar com mais tempo de ambientação",(Deco - 5milhoes ex Chelsea)

    ED:(Dempsey - 7 milhoes - ex Fulham )

    EE:(Jonás Gutiérrez - 5 milhoes) ex Newcastle

    PL:Liedson,Saleiro,Pongolle,(Ibisevic - 10 milhoes )- ex. Hoffenheim


    Gastos:31 milhoes


    Plantel muito homogéneo e que poderia jogar em 4-3-3 , 4-4-4 em losango , ou na actual táctica do Sporting 4-1-3-2


    O que acham?Digam as vossas opinioes??

    Para quem ache que é muito dinheiro despendido existem opções mais baratas

    ED:Eliseu (1.5 milhoes de euros ) ex zaragoza
    GR:Nilson (300 mil euros ) - ex Vitória de Guimarães
    EE:Riera ( Emprestimo) - ex Liverpool
    ED:Koné (Emprestimo) - ex marsellha
    PL:Horeau (5 milhoes ex PSG)


    Saidas:Tiago(Podia ficar no clube com treinador de Gr),Ricardo Batista,Caneira,Pedro Silva e Postiga (Vender ou mal por mal emprestar)

    Emprestimos:Pereirinha


    Assinado:Um Benfiquista

    ResponderEliminar
  33. Anónimo benfiquista, isso é a sua equipa do FM?

    Eu virava-me para algo como isto, numa projecção muito prévia:

    GR - Stojkovic, Rui Patrício, Tiago
    DC - D. Carriço, Rodríguez, Tonel, Mexer
    DD - João Pereira, Abel
    DE - Evaldo, Sílvio
    MD - Pedro Mendes, M. Fernandes, Adrien Silva
    MAD - Diogo Rosado, Pereirinha
    N10 - João Moutinho, M. Fernández, André Santos
    MAE - Quaresma, Vukcevic
    PL - Liedson, Pongolle, C. Saleiro, Yannick Djaló

    Entram: Stojkovic, Rodríguez, Evaldo, Sílvio, M. Fernandes, Diogo Rosado, André Santos e Quaresma.
    Saem: Veloso, Izmailov, Pedro Silva, Grimi, Polga, H. Postiga, R. Batista.

    Se o Moutinho ficar, este plantel não é desequilibrado, pois ele pode ocupar todas as posições no meio-campo. Se não ficar, aí sim, a coisa pode ficar bicuda (a vinda de mais um médio de características defensivas iria impor-se - e aqui a entrada do M. Fernandes, em quem o Sporting mostrou interesse recentemente, faria ainda mais sentido - e seria necessário recrutar talvez mais um ala). Por outro lado, ninguém me garante que todos, ou até algum dos jogadores que indico como entradas podem vir ou virão, mas tendo em conta as limitações, as capacidades e as nuances do mercado e os exemplos do passado no que toca a recrutamento de jogadores, seria algo como isto que projectaria neste momento, de facto.

    ResponderEliminar
  34. Boa Noite Miguel.Não podia estar mais enganado na sua pergunta.Se fosse a minha equipa no FM teria sem dúvida uma equipa muito mas mesmo muito melhor.Não duvide.É sim uma equipa que garantia ao Sporting mais qualidade analisando o mercado futebolistico e do conhecimento que tenho nos jogadores que referi.Podia ainda acrescentar a esses nomes Mosssoró que está a fazer uma época muito boa e não seria muito caro.Seria um bom médio ofensivo , muitos adeptos do Braga chamam-no pelo Deco dos pobres, acho que isto diz muito do que significa este jogador para os seus adeptos.Analisando só um pouco a sua equipa.Uma pergunta surge logo.Acha que o Stoj que é um bom Guarda-Redes nisso concordo consigo quer voltar alguma vez a jogar novamente no Sporting??O Problema do Stoj é principalmente com os jogadores portugueses do plantel, com quem manda no Sporting e não propriamente com os Treinadores.Outra pergunta que surge imediatamente.Acha que o Polga é pior que o Mexer?Eu sinseramente acho que não.Se fosse seria a terceira opção e essa tem sido sempre esta época o Polga.Mas são opiniões que respeito.


    Ass: Um Benquista

    ResponderEliminar
  35. Falei sobre o Stojkovic num outro post deste mesmo blog, o que foi feito a seguir a este. Concordo consigo, evidentemente. Devia ter posto um asterisco no Stojkovic e explicado que a sua inclusão depende da forma como pode ou não ser recebido no seio do grupo, das condições que tem e que tornem ou não viável a sua (re)integração. Se isso for viável, o que é difícil tendo em conta o seu passado, pode crer que o integrava.

    Quanto ao Polga, trata-se apenas de dar por terminado um ciclo do jogador no clube, uma vez que a paciência dos adeptos para com ele é nula, fruto dos erros cometidos na época passada e nesta. Neste momento terá (em potencial) melhor qualidade que Mexer, mas penso que o melhor tanto para ele como para o ambiente em torno do grupo é que regresse ao Brasil, a nã ser que volte a mostrar uma estabilidade psicológica que lhe permita render o que rendeu nos primeiros anos de leão ao peito...

    Eu também respeito a sua opinião e confesso que não conheço boa parte dos jogadores que referiu.

    Eu acho que o Sporting não deveria fazer uma revolução no plantel à imagem das praticadas pelo benfica em tempos não muito distantes. O Sporting tem qualidade no plantel. Mas aprofundei essa questão mais no outro post, relativo à escolha do treinador, o "Um clube melhor".

    ResponderEliminar
  36. Mas como é que ainda há pessoal que se diz do Sporting a querer o Stojkovic?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)