Porque temos 104 anos e somos o Sporting Clube de Portugal
“O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do Belas Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Simões. Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado um único jogo de futebol contra o Sport Lisboa, alguns dos seus sócios Fundadores criaram o Campo Grande Football Clube. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros. Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Visconde de Alvalade, Dr. Alfredo Augusto Neves Coelho de Alvalade Holtreman.”
Os dez sócios fundadores foram José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho. Realizaram a primeira Assembleia Geral em 8 de Maio de 1906 com o objectivo de eleger a direcção. Foi então eleito o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman como Presidente da Direcção, sendo-lhe conferido o título de "sócio-protector" em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube. Nesta reunião, Holtreman afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". E conseguimos fazer do sonho realidade! A 26 de Maio foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal. Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting.”
Ao contrário de outros, o Sporting Clube de Portugal não recorre à data das fundações das entidades progenitoras para datar a sua origem. Da mesma forma que qualquer um de nós ostenta no bilhete de identidade a respectiva data de nascimento e não a dos seus pais, avós ou bisavós. São por “pormaiores” como este, que se podem juntar a muitos outros ocorridos ao longo da sua história, que o Sporting pode afirmar com propriedade que é um clube diferente e de cuja história nos podemos orgulhar! O futuro será o que, agora no presente, estamos a construir.
Há um pormenor (pormaior) neste post de que gosto muito: o emblema! Foi com este emblema que eu cresci e para mim este continua a ser o emblema do Sporting Clube de Portugal!
ResponderEliminarPor 2 motivos:
- Porque é o emblema do Sporting associação, em contraponto ao actual, o do marketing, da tal visão comercial que tem levado o clube por caminhos tortuosos nos ultimos 15 anos;
- Porque a alteração de emblema não foi sujeita á voz soberana dos socios e foi aprovada nos gabinetes de Alvalade por senhores que se julgam donos do Clube e acham que não têm contas a prestar.
Nestes 104 anos foi o Povo que fez deste Clube o que é! Foi o povo que o fez grande!
Foram milhares de atletas conhecidos e anónimos que lhe deram a dimensão que tem. Que suaram aquela camisola!
Fomos todos nós, doentinhos, marados, loucos, apaixonados que fizemos do Sporting a anorme instituição que é!
Parabéns a todos nós, Sportinguistas. Sportinguistas de coração e sem outro interesse que não seja ver o Sporting sempre no Topo!
JG:
ResponderEliminarA colocação deste emblema foi tudo menos casual. Era este o emblema que o Sporting ostentava quando me encantei com o clube. E também pelos dois motivos que invocas.
Como por certo concordarás, nada tenho contra uma visão comercial moderna, contra as boas técnicas de marketing. O problema estará na forma muito, pouco, ou nada competente como se aplicam as ideias.
Grande abraço, retribuindo os parabéns a um Sportinguista que muito me orgulha conhecer pessoalmente, mesmo que sempre a correr.
Este emblema também continua, para mim, a ser o emblema do meu Sporting.
ResponderEliminarCom muito agrado o revejo aqui neste blog e tal como JG referiu e bem, nunca deveria ter sido substituído pelo actual principalmente porque “a alteração de emblema não foi sujeita á voz soberana dos socios e foi aprovada nos gabinetes de Alvalade por senhores que se julgam donos do Clube e acham que não têm contas a prestar.” Mais nada!!!
Parabéns ao nosso Sporting e que desportiva e financeiramente nos permita ter muitas alegrias nos próximos anos.
SL - Desde 1906, com o Sporting Sempre!!!
Também cresci a ver o emblema do SPORTING igual aquele que está no post.Sou a favor que este emblema deveria de voltar..E que as camisolas as riscas verdes e brancas com calções pretos deveriam ser sempre o equipamento oficial..Por fim os meus parabéns ao meu clube de sempre não esquecendo que só com grande união podemos ter o grande SPORTING de volta..Eu lembro que há um eucalipto vermelho que seca tudo a volta pois equipas como o oriental amadora estoril atlético e belém que andaram pela primeira hoje arrastam-se pelas segundas divisões..Por tudo isto é preciso estar sempre a apoiar o nosso clube esteja lá quem tiver.SPORTING È O MEU GRANDE AMOR
ResponderEliminarAinda tenho o meu primeiro cartão de sócio, datado de 1980 e no qual aparece este símbolo. Sempre foi e continua a ser um orgulho pertencer ao melhor clube português, que é também um dos maiores do mundo.
ResponderEliminarSaudações Leoninas!
P.S. Gostei imenso da iniciativa do clube que enviou um "poster" por mail celebrando o aniversário e realçando alguns dos feitos do nosso Sporting.
"Os dez sócios fundadores foram José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho"
ResponderEliminar...a todos eles, um muito obrigado do fundo do coração.
AMO-TE SPORTING
SL
Parabéns ao SCP e a todos os Sportinguistas, sejam eles sócios ou adeptos.
ResponderEliminarDestaco 2 "pormaiores":
- Ao contrário de outros, o Sporting Clube de Portugal não recorre à data das fundações das entidades progenitoras para datar a sua origem.
- Porque a alteração de emblema não foi sujeita á voz soberana dos socios e foi aprovada nos gabinetes de Alvalade por senhores que se julgam donos do Clube e acham que não têm contas a prestar.
Parabéns Sporting! 104 anos de ORGULHO!
ResponderEliminar1 de Julho, esteja onde estiver, é sp um dia especial para mim...
A caminho de Chaves parei na estação de Serviço da Guarda para abastecer. Era ainda mt cedo e na loja apenas estava um carrancudo e ensonado funcionário. Quando puxei do cartão Galp frota e do cartão Fast laranja e verdinho (o dos pontos), o rosto do funcionário alterou-se... Perdi mais tempo que o previsto, e que já não consegui recuperar. Cheguei ao destino com sete minutos de atraso, não sei se foi exactamente esse o tempo que estive à conversa com o tal funcionário (julgo que foi menos, mas qd abordo alguns temas o tempo voa...), mas não trocava aquela conversa por nada. O Sporting foi o tema e na despedida demos os parabéns um ao outo...
Isto é o Sporting! No meio de nenhures dois seres humanos a conviver e a partilhar as suas opiniões e ideais cheios de estusiasmo. E tudo isso graças a um mitico clube, nascido 104 anos antes!
Gde Abraço e parabéns a todos os sportinguistas.
oiçam isto: http://www.youtube.com/watch?v=ROClWQ6xcpI
ResponderEliminar104 de Glória! Todos os Sportinguistas no mundo estão de Parabéns!
104 anos da ímpar História do Sporting Clube de Portugal foram hoje cumpridos.
ResponderEliminarSer deste Clube é realmente um estado de alma impressionante. Nos bons e nos maus momentos O SPORTING É O NOSSO GRANDE AMOR!
2 horas e meia de 2ª circular deram pelo menos para eu lavar o olho no nosso estádio. Parabéns Sporting, nunca mais começa a rodar a bola.
ResponderEliminarCaríssim LdA, queria só fazer uma nota em relação ao que disse sobre a visão comercial e o marketing. Como tu, também eu nada tenho contra essa visão que nos dias de hoje é essencial para quem quer ter sucesso, até porque as receitas têm todas de ser trabalhadas e nada pode ser desperdiçado. Não nos podemos dar a esse luxo!
ResponderEliminarO que não pode acontecer é a visão comercial matar a visão romantica! Nesta actividade isso não pode acontecer, porque o que nos alimenta nesta relação é o romantismo e a paixão. Que deve ser o ponto de partida para o marketing!
Infelizmente acho que no Sporting esta permissa nunca foi bem compreendida nos ultimos 15/20 anos. O Marketing usado foi o mesmo que se utiliza para vender caramelos, sumo de laranja ou viagens ao nordeste!
Apesar de tudo, o recente lavar de cara do site do Sporting traz-me alguma esperança que as coisas possam mudar...E que passe a existir outra visão de como este clube deve ser gerido. Para os socios e com os socios...Aliando isso a uma visão comercial agressiva que potencie todas as receitas possiveis!
JG:
ResponderEliminarPor alguma razão eu dizia "Como por certo concordarás..."