terça-feira, 24 de agosto de 2010

A cimeira

É hoje dado grande destaque ao almoço ontem realizado entre Bettencourt e Vieira. O destaque é perfeitamente compreensível, tendo em conta a raridade da ocorrência. Se há alguma anormalidade na situação ela não é, parece-me, pelo acontecimento em si mesmo, mas precisamente pela escassez com que ocorre. Como aqui tenho defendido, não faltarão assuntos sobre os quais haja necessidade de análise e concertação de actuações entre os clubes grandes. Nesse sentido, o Sporting pode, pelo perfil sui generis da instituição que é, ser a charneira para o diálogo imprescindível entre os clubes grandes.

Não creio que a razão do encontro tenha sido a troca de jogadores, como hoje é sugerido por alguma comunicação social, o que não é o mesmo que dizer que conversas nesse sentido não tenham surgido. As modalidades, anteriormente ditas amadoras, são bem capaz de ter sido o epicentro do conclave, e não faltará, nesta agenda, uma enorme quantidade de pedra para partir. Em causa está a sustentabilidade financeira e competitividade das modalidades. Já na III Tertulia Leonina havia defendido uma concertação de actuação, que normalmente é inviabilizada pela irracionalidade subjacente à rivalidade entre os grandes, como muito bem lembrou Júlio Santos, homem com sabedoria constituída à custa de muitos anos de esforço, por vezes quase solitário,  (conta lá Juvenal...) nas presidências de Sousa Cintra.

O actual modelo está esgotado e ultrapassado. A concertação seria a auto-estrada para as melhores soluções, atalhar com soluções únicas mas imprescindíveis o mal necessário, mas inevitável. Atente-se, por exemplo, no atletismo, onde os atletas recebem “subsídios”, alguns deles substanciais, para, em 2 ou 3 ocasiões por ano, vestirem a camisola do clube. Em participações internacionais aparecem com as cores dos patrocinadores, e arrecadam prémios de montante razoável, sem qualquer retorno para o clube. A par disso, veja-se como o FCPorto contornou a sua falta de competitividade em relação à ala feminina do atletismo: fez desaguar em Leixões contentores de atletas de países de Leste, mais baratas de sustentar que as nacionais. O Estado fecha os olhos, ignorando como será a representatividade nacional nos Mundiais ou nos Jogos Olímpicos num futuro próximo. Mas, como quase tudo neste País, interessa apenas o que se falará logo nos jornais das oito hora, nas televisões.

Não faltam pois matérias que imponham a necessidade de conversações entre os grandes, o Sporting tem todo interesse em promovê-las, e por isso, só vejo razões para me congratular com a iniciativa e participação do Presidente Bettencourt. A especulação subjacente é para vender a tinta dos jornais. Não acredito que JEB fosse, no actual contexto, arriscar o empréstimo de Stojkovic, e as consequências que podiam advir de uma boa prestação do sérvio, que apesar dos pesares, é bom lembrar que é internacional pelo seu País. Apesar de achar que essa situação já cheira mal e carece de solução urgente e definitiva. Mas não pode e não deve passar por aí.

Por ser um assunto pertinente, porque acredito num Sporting ecléctico, e em consequência, entender que devemos dar e tratar os assuntos relacionados com o ecletismo com o devido destaque, deixo para mais logo o que penso da  recente aquisição de Otamendi por parte do FCPorto e a sua relação com Torsiglieri, que parece estar a suscitar reacções entre os adeptos.

41 comentários:

  1. Aviso:
    Nos últimos tempos são muitos os posts com a finalidade única de deixarem aqui links a publicitar outros espaços, Sportinguistas ou não. Nada tenho contra a publicitação de blogues, também a fiz quando criei o "ANorte" e entendo-a como uma ferramenta necessária a quem quer dar a conhecer o que escreve.

    O que já não me parece correcto, por ser uma falta de respeito por quem escreve, que os mesmos post sejam colocados sem qualquer comentário ao assunto proposto. Por exemplo, no post anterior do Virgilio íamos já em 4 comentários desse género. Assim, volto a lembrar, como já havia feito antes, que post´s assim serão eliminados.

    Estou neste momento a pensar na melhor forma de colaborar com os Sportinguistas que queiram publicitar os seus espaços, a que darei a primazia. Os restantes serão avaliados em função da qualidade, critério sempre subjectivo, mas não conheço melhor.

    ResponderEliminar
  2. Estou de acordo por um lado que os presidentes dos dois grandes de Lisboa se sentem á mesma mesa e por outro que se debatam os assuntos em causa.
    O que não consigo perceber é este espírito de vassalagem que o “nosso” presidente faz questão de dar a tudo e a todos.
    Pois se em relação ao benfica concordo que devam existir boas relações institucionais, já em relação aos corruptos nortenhos guardo para mim uma raiva imensa quando vejo o “nosso” presidente misturado com aquela gente porca e javarda.

    Tenho pena que JEB coma tudo aquilo que lhe põem á frente. Devia ser mais selectivo…penso eu de que.

    SL

    ResponderEliminar
  3. "já em relação aos corruptos nortenhos guardo para mim uma raiva imensa quando vejo o “nosso” presidente misturado com aquela gente porca e javarda."

    Brunus: não só concordo (como é sabido), como acho q nc é demais passar mensagens deste teor. Se mts títulos nos 'fugiram' ao Pintelho da Bosta o devemos.


    Qt ao encontro. Sinceramente preferia que não acontecesse. Por uma razão mt simples: não confio nos nossos representantes e temo que os interesses do SCP não sejam devidamente salvaguardados.

    Já a troca de jogadores... Tb não acredito. O gajo é parvinho e banana, mas não será estúpido a esse nível.

    ResponderEliminar
  4. Ahhh... Para além de que não o emprestando ao Braga (ao q parece voltaram atrás dps na decisão), não iriam agora ajudar o ríval de sp a resolver o problema que arranjou na baliza.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Virgílio,

    "Qt ao encontro. Sinceramente preferia que não acontecesse. Por uma razão mt simples: não confio nos nossos representantes e temo que os interesses do SCP não sejam devidamente salvaguardados."

    Completamente de acordo. Ainda por cima quando não houve nem nunca haverá, da parte dessa gente, pedidos de desculpa por situações como a do campeonato de júniores.

    "Já a troca de jogadores... Tb não acredito. O gajo é parvinho e banana, mas não será estúpido a esse nível."

    Eu não só acredito, como acho que a estupidez de JEB poderá atingir esse nível.

    ResponderEliminar
  6. Virgílio:
    De facto o histórico na defesa dos nossos interesses não nos deixa descansado mas como dizes seria uma estupidez que, mesmo assim, não parece possível.

    ResponderEliminar
  7. Não posso aceitar que sejamos nós a resolver o problema que os patas de carnide têm na baliza..
    Não consigo ver, em que possível negócio com aqueles, podemos nós SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ganhar o que quer que seja...
    O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL deve estar "livre", descomprometido de pactos e entendimentos, deve ser autónomo, deve ter carácter e isso meus caros, não se consegue a negociármos com os porcos de carnide nem com os porcos dos andrades!
    Onde andam os sócios, os adeptos, os ultras que amam como eu o SCP???- Estão controlados?-Estão comprados?-Porque não assistimos a uma reacção enérgica na defesa dos interesses do nosso Amado Clube??
    Em que nos tem servido a "aproximação" ao Mendes?
    Quando será que vamos saber o valor do passivo?-Ainda não há "condições de segurança" para o divulgar JEB???
    O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL pelas mãos destes que lá estão, e estão lá há pelo menos 15 anos, está a tornar-se num "Belém", não somos considerados na luta pelo título, não somos respeitados na Europa do Futebol, não somos temidos em nossa casa, não conseguimos fazer de Alvalade o Covil temido por todos aqueles que lá entravam com outras cores...
    O tempo urge, espero que as alternativas surjam, que questionem,que façamos o escrutínio que se deve fazer à acção destes senhores,e se necessário radicalizar posições!
    Deixo-vos apenas uma pergunta, melhor, um exercício, se no lugar do JEB estivesse o PPC o que se teria passado?- O que se estaria a passar no GRANDE SPORTING CLUBE DE PORTUGAL???!!

    Vamos reagir, estamos em estado comatoso...

    sócio 47035

    SPORTING SEMPRE E PARA SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  8. Concordo em tudo com o post, além disso tenho sérias dúvidas que Bettencour arrisque nova troca de jogadores, sabendo que os adeptos estão no limite da tolerância.

    Menos compreensivel é, pelo facto do Benfica ter na baliza o seu ponto mais vulnerável, não fazendo sentido, sermos nós a colmatar essa lacuna, quando, como se pode ver até agora nos é bastante favorável.

    Stojkovic no Benfica pode-nos saír mais caro que o ordenado que aufere anualmente!

    A DIFERENÇA ENTRE OTAMENDI E TORSIGLIERI NÃO FORAM SÓ 600 MIL EUROS!

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Não acredito no CM..acredito mais no pacto de não agressão nas modalidades pois nesse aspecto temos os melhores jogadores nacionais de andebol futsal hoquei e fut de paraia e para isso quem não tém dinheiro somos nós e é preciso haver um acordo para as galinhas não virem buscar os melhores jogadores..Agora dar ou trocar o macacula com o izma e stoi..eu era o primeiro a ir ter com essa dupla para lhe dar umas valentes cacetadas..Eles que nem pensem em fazer isso..O JEB que pense bem naquilo que vai fazer com as galinhas..Nunca mais terá paz na sua vida..

    ResponderEliminar
  10. Continuando com a minha linha de raciocínio colocada acima mas olhando para alguns dos comentários posteriores, para mim acho importante que exista uma boa relação institucional entre os dois grandes de Lisboa, ao contrário por exemplo do que acontece hoje entre nós e os corruptos no norte.
    Mas também é verdade que actualmente esta direcção não nos dá garantias nenhumas de relações institucionais seja com quem for, pois, dadas as suas limitações desportivas, surgem sempre acordos e negociatas muito pouco vantajosas para nós. É preciso ter atenção a isso realmente.

    Para o Leão Pensador:
    A transferência do Ota para o porto foi feita da seguinte maneira. 4 milhões agora por 50% do seu passe. O Velez fica com os restantes 50% e com a opção de venda dos mesmos até Setembro de 2011 por 4 milhões de euros. Isto é, se eles até á data estipulada adicionarem a cláusula de venda, o porto é obrigado a comprar os restantes 50% e pagar mais 4 milhões, perfazendo um total de 8 milhões, contra os 3 e tal do Torsi.

    ResponderEliminar
  11. Mas qual é o problema de Stoi rumar para o Colombo? Ele alguma vez foi solução de alguma coisa? Dois frangueiros não fazem um bom guarda redes, fazem um galinheiro, mas também se o destino dele for esse... já está feito.

    Eu só não o trocava por nada excepto euros, querem comprem.

    ResponderEliminar
  12. JVL:

    Como transparece no meu post anterior, julgo q com JEB iniciamos uma viagem ao centro da terra. Afundados na crosta já nós estamos... Mas acho que se o gajo desse esse passo, arriscava a atingir magma mais depressa do que eu imaginaria. E como julgo que por enquanto a sua 'entourage' semi-obscura deve querer que conserve a juba imaculadamente alva, não deixará que se chamusque... Ainda não vai ser desta. Não te esqueças que há mais pregos à espera e (apesar da ausência de sócios) uma AG da SAD por aprovar... estamos nas mãos dos accionistas… Depois talvez sim, se acelere ao encontro do núcleo do planeta Sporting…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. LMGM:

    Stoy fez exactamente qts jogos pelo SCP?

    Frangueiro? Pior que os 8,5 merdões de aéreos q eles lá têm não será de certeza absoluta...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Pior que O "8,5 merdões de aéreos" assim é q é.

    ResponderEliminar
  15. Virgilio, em toda a sua carreira fora da Sérvia e da sua selecção, quantos jogos fez o Stoi?

    ResponderEliminar
  16. LMGM,

    Por muito mau que seja o Stoj (ou qualque outro GK do SCP), nunca deverá ser o SCP a resolver o problema do slb e muito menos por empréstimo.
    Quanto às trocas que se falam, nem quero acreditar. Porque caso aconteçam, e tendo em vista os jogadores que se falam, é caso para cortar os pulsos do JEB e do Costinha.

    ResponderEliminar
  17. JVL, a questão para mim é que enviar Stoi para o slb é agravar o problema deles e resolver o nosso. Gosto de qualquer um dos guarda redes suplentes, Júlio César e Moreira, qualquer coisa que os afaste das balizas é bom, se de bónus nos livramos do cromo do Stoi, melhor.

    ResponderEliminar
  18. LMGM:
    Não acredito que se tenha discutido o empréstimo de Stojkovic. Mas independentemente do que cada um pensa sobre as qualidades do sérvio, e se ele pegar de estaca e fizer na baliza vermelha o que faz na selecção sérvia?

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. E a Servia e a sua selecção não contam pq? No futebol de lá a bola é maior e as balizas mais pequenas?

    ResponderEliminar
  21. so me lembro de outras cimeiras com sorrisos e abraços e depois fomos a luz para nos roubarem a descarada. alem da posiçao manhosa e deslea dosporcos no caso dos juniores e da roubalheira na final da taça da liga. Por isto e por muito mais e q sinto um desconforto com est cimeiras.

    ResponderEliminar
  22. sobre os argentinos contratados ( adianto-me no comentario pq tou de ferias e e mais complicado vir aqui ), parece-me obvio que apostar num valor seguro mesmo comprando so metade do passe e mto melhor do que comprar o passe todo de um tosco sem qualidade. Se se confirmar que o nosso n vale nada e mais umpessimo negocio dos incompetentes do costume. N me admira nada pq, no meu ver, so teem mostrado incompetencia nas descisoes que tomaram, com uma grande falta de visao e pessimo traquejo negocial.

    ResponderEliminar
  23. LdA, também não acredito infelizmente, era sorte a mais. Se ele pegar de estaca é porque o solo lá é muito fértil, porque até agora nunca floriu, seja em França, na Holanda, na Espanha, em Portugal ou Inglaterra, mas pode acontecer é verdade. Pelos factos juntos eu arriscava, em troca por euros, uns quaisquer milhões de euros.

    Virgilio, uma selecção que tem como titular na baliza um guarda-redes que não jogou de forma regular nos últimos 4 anos, em lado nenhum, é no minimo estranho. Se critiquei a convocatória de Beto, se bem que este foi à Africa do Sul fazer o seu serviço habitual, sentar-se no banco, imagina o que penso da inteligência do seleccionador da Sérvia.

    Mas ainda ajudou a França é verdade, http://www.youtube.com/watch?v=uXJe_qAicd0

    ResponderEliminar
  24. LMGM,

    "Mas independentemente do que cada um pensa sobre as qualidades do sérvio, e se ele pegar de estaca e fizer na baliza vermelha o que faz na selecção sérvia?"

    É mesmo isto. Mantendo-nos no campo das possibilidades, e se ele se tornar a solução? Que justificação se dará? "Ah era para ele minar por dentro mas não deve ter percebido. A língua portuguesa é traiçoeira, pá..."
    Nunca deveríamos negociar com clubes que nos insultam, seja em que codições for. Até parece que estes pactos de não-agressão são uma novidade...

    ResponderEliminar
  25. "imagina o que penso da inteligência do seleccionador da Sérvia."

    LMGM:

    Dos (plural) seleccionadores da Sévia... Coitados, pelos vistos não somos só nós (SCP) que estamos mal servidos de treinadores. Curioso é que os ultimos selecionadores da Servia até já foram campeões em alguns dos campeonatos que tu mencionaste...

    Frangos? Lembro-me de alguns do Schmeichel.

    ResponderEliminar
  26. LMGM:
    Nem se sonhava que Vladimir Stojkovic viria para o sporting e vi-o jogar por duas vezes, por sinal duas exibições portentosas: Uma em Braga, pelo Estrela Vermelha em 2005 num jogo da UEFA, em que ele defendeu literalmente tudo e contra a selecção nacional sub-20 no campeonato europeu realizado em Portugal em Barcelos. Pode ser maluco, instável, o que quiseres, frangueiro não é de certeza.

    O youtube vale o que vale:
    http://www.youtube.com/watch?v=NDf3kyrDHVk&feature=related

    ResponderEliminar
  27. Se passarem para cá 10 milhões de euros, não vejo qual o problema.

    ResponderEliminar
  28. Não me parece que este almoço sirva para falar de futebol, nem tão pouco em trocas de jogadores. Há uns tempos o Cm inventou que iriamos trocar o Izmailov...o que acho deveras ridiculo.

    Em relação ao Stoj, também não acredito que o destino seja o galinheiro.

    Mas acho que tá mais na altura de resolver o problema Stoj. Alem de o integrarem no plantel, deveria ser convocado. Se é só para treinar, epá, então dispensem-o e ele que arranje outro clube...o que pelos vistos é dificil, já que em todos os clubes que foi emprestado...foi-nos devolvido no fim de cada época. Não sei se pelo que defende, ou pelos stresses que arranja. Mas sinceramente andarmos a arrastar o "fantasma" Stoj, época após época, não nos trás nada de bom, antes pelo contrário.

    SL

    ResponderEliminar
  29. "Se passarem para cá 10 milhões de euros, não vejo qual o problema"

    Maria,

    Não queres desenvolver? 10M€ em troca de quê?

    ResponderEliminar
  30. LdA, já falamos sobre isso, entendo perfeitamente a compra de Stoi e Puro após as suas exibições pela selecção cá em Portugal. Mas depois de se verificar a sua falta de qualidade (Puro) e incapacidade de fazer parte de um grupo profissional (Stoi)... Olha, faço minhas as palavras que retirei de um comentário de outro Sportinguista num fórum:

    "Stojkovic dificilmente será alguma vez um guarda redes de topo. Tem características físicas extraordinárias para a posição, mas tem uma extraordinária tendência para os chamados "frangos" e para comportamentos perfeitamente absurdos naquilo que concerne à percepção de enquadramento naquilo que é uma equipa de futebol, ou seja, um grupo de trabalho. Denota portanto problemas psicológicos de impossível resolução para o desempenho da profissão ao mais alto nível. É fácil dar o exemplo de outros guarda redes profissionais, como por exemplo Beto. Não tem as características físicas ideais para posição, mas tem tudo aquilo que falta a Stoj. Neste momento está no banco dos porcos, e quanto a mim é melhor guarda redes que Helton. Não veio para os jornais dizer que era o melhor da Europa e que tinha de jogar, continua a trabalhar, espera a sua oportunidade, e tem declarações de união perante o grupo. Isso é meio caminho andado numa posição ingrata que é a de guarda redes, onde só um pode jogar.
    Stojkovic não vingou no Nantes, Stojkovic não vingou no Vitesse, Stojkovic não vingou no Sporting. Stojkovic protagonizou um episódio completamente burlesco no Everton. Stojkovic não vingou no Getafe, e onde que que tenha jogado alguns jogos seguidos, a sua fraqueza psicológica veio ao de cima, ao falhar em lances infantis. Aconteceu no Sporting, aconteceu no Getafe, e Acontece regularmente na selecção Sérvia. É, na minha opinião, um guarda redes de engate, que dificilmente estabilizará num clube onde não tenha a titularidade garantida, e as costas protegidas. É isso que acontece na selecção Sérvia, onde, apesar dos erros cometidos (relembro que Stoj já tem 26 anos, e sua maturidade já devia ser muito maior), e de não jogar nos seus clubes, é sempre convocado e titular. Outra coisa seria impossível. Stojkovic nunca poderia ser suplente na selecção sérvia pelos problemas de integração no grupo que iria levantar. Não conheço a Sérvia, não se têm melhor, mas sei que nós temos. Um guarda redes que também é fisicamente muito bem apetrechado para a posição, muito jovem, e que está a demonstrar já uma maturidade e evolução técnica acima da média, já que num período em que a equipa está de rastos, Patrício é daqueles que poucos ou nenhums erros cometeu na nossa baliza. Estamos bem na baliza, mas estaremos sempre mal em termos de grupo até Stojkovic deixar o convívio da equipa. É essencial que saia. Foi pena que Stoj não tenha "enganado" o Getafe, mas meia época chegou infelizmente para os espanhóis perceberem que "o melhor da europa" nem 1 milhão de euros valia. Esperemos que Stoj saia, e o mais cedo possível, já que não vejo um balneário que possa ser saudável com a presença de alguém com as suas características pessoais."

    ResponderEliminar
  31. Virgilio : Pelo Vladimir Stojkovic! Sei que não faz sentido mantê-lo no plantel nestas condições, mas até fico com pele de galinha ( no bom sentido!!! Se é que falar em galinhas tem alguma vez um bom sentido!!!!!) pensar que dispensávamos assim com essa facilidade toda alguém para aquelas bandas. Portanto.....pagando....

    ResponderEliminar
  32. LMGM eu sei que a questão está direcionado ao LdA, mas se não te importas dou a minha opinião:

    Primeiro) Não sei quem é esse sportinguista que traçou o perfil psicológico de Stoy. Não sei se fala com conhecimento de causa ou no que ouviu falar. Eu tb já ouvi falar que o Vuk era igualmente mau companheiro, instável, desequilibrado e desiquibrador e o seu contrário, que afinal a culpa nem era dele…

    Segundo) não se está a comparar Stoy com Rui Patrício. Para mim, Rui Patrício tem estado mt melhor esta época. Noto-o com maior confiança e é o titular do SCP.

    No máximo, podemos comparar Stoy com o ‘franguista’ espanhol. O franguista leva meia dúzia de jogos pelo glorigozo e em todos eles, sublinho, TODOS, sem excepção, comeu perus com penas e tudo. Nalguns casos a dobrar…

    O Stoy jogou uma dúzia de vezes pelo SCP e se mamou uns pintainhos (em comparação com os perus dos franguista) tb fez exibições fantásticas. Eu lembro-me bem delas. Em Kiev, só ganhámos graças a ele. Sem qlq dúvida. Em Setúbal, contra o Vitória local fez outra exibição memorável. Curiosamente tb frangou em Alavalade com este adversário. Gostaria que me apontassem outros frangos com a camisola do SCP… E não vale aquela vergonha de lance no Dragão… Td começou aí, numa atitude de PB estúpida, qd apontou o dedo (sem ponta de razão) ao seu GR!!!!

    Depois, vens falar-me no Júlio César, qts frangos papou o ano passado? Mais ou menos que o Stoy no SCP? E no Moreira, um gajo que é o nosso Tiago , só que numa versão mais nova, embora, suspeito, bastante mais rasca. Para mim Stoy é superior aos três, logo não quero que vá parar ao galinheiro da luz. A não ser que, como alguém adiantou venha praí um ‘catrapila’ de euros aos trambolhões!!!!

    Que continue no SCP (não me choca, como não me chocou a oportunidade dada a Vu: tem estado a aproveitá-la...) ou que o vendam ou dispensam é-me um pouco indiferente. Que vá resolver, pq mt ou pc iria, o gigantesco problela que os lampiões arranjaram, já não me parece bem.
    Outra coisa. A continuar com o Stoy no plantel, emprestamos o Vitor Golas a quem faz mt falta começar a jogar. Gostei do pc que vi do puto.

    Espero q em breve, até final deste mês a porcaria da nossa SAD se digne a resolver este assunto. Como diz o dezperado (tb concordamos nalguns assuntos) já cheiram a bafio...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  35. A porra do comentário saiu em triplicado...

    Maria:

    LOL

    Por 10M€ era já! Até ía a LX festejar junto dos lamps (hummm, pensando melhor, acho q não... q tenho o olfacto mt sensível!!!). Mas será q Orelhas vai na conversa??? Eh páh não tou a ver os lamps gastarem 18,5M€ em guarda-redes!! Não há pó suficiente pra isso! ;)

    SL

    ResponderEliminar
  36. Ehehehehehehehe. Mas por menos que isso, é mal vendido!!! Se eles deram 8,5M€ por um "espantalho"..... :-)))

    ResponderEliminar
  37. Touchè! Maria!


    'Se querem calidade têm-na ca pagar' (JJ dixit)

    :)

    ResponderEliminar
  38. Virgilio, mete a colher sempre e quando entenderes!

    O comentário que utilizei já tem barbas e está fora de contexto, mas para mim define perfeitamente o Stoi. Como já deves ter notado eu não engulo o Stoi, eu e todos os clubes por onde ele passou excepção feita ao Estrela Vermelha. É esse o meu argumento, a minha base para atestar a possivel, eventual, hipotética capacidade se mostrar decisivo num clube fora do seu "seio familiar".

    Há a possibilidade remota de ele ir pregar para outra freguesia? A freguesia é Benfica? Oh pá, despachem-se!!!!!!!!!!!!!

    P.S. - Atenção, ver se o cheque tem cobertura...

    ResponderEliminar
  39. LMGM: Mt bem. São opiniões. Desta vez não partilho.

    A não ser, repito, que para além de cobertura o cheque apresnete uns valentes zeros... à direita! O número q a Maria avançou parece-me justo... :D

    Abraço.

    ResponderEliminar
  40. Piadas à parte, até me agradaria ver o Sporting contratar o Makukula, e mesmo quem sabe mesmo o Mantorras (nunca cheguei a perceber se este já acabou para o futebol, ou não).

    Mas Makukula, pelo menos julgo que seria um bom reforço.
    Na última época evidenciou-se no campeonato turco numa equipa de segunda linha e podia ser o companheiro ideal para Liedson pelo seu tipo de futebol.

    Alguém ainda se lembra de Derlei e do que foi dito na altura em que veio para o Sporting?

    SL
    José

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)