domingo, 11 de julho de 2010

O que vês ao espelho?

Decorreu ontem no Solar do Norte a III Tertúlia Leonina, jornada de reflexão que desta vez incidiu sobre as modalidades anteriormente ditas amadoras. Estiveram presentes na mesa de promoção do debate o Engº Júlio Santos, vice-presidente para a área, ao tempo de Sousa Cintra, o Eng.º Gilberto Borges, líder do projecto autónomo para o hóquei-patins, que tantas alegrias nos tem proporcionado e Juvenal Carvalho, amigo desta “casa”, membro fundador do núcleo de Paço de Arcos e com passado no dirigismo leonino, nas secções de basquetebol e andebol e futebol juvenil. Com ele veio também o Hugo Malcato, editor deste blogue e um exemplo de dedicação às modalidades, como devem ter testemunhado, via TV, na 1.ª mão da final da Taça Chalenge, na Polónia.

As intervenções, de grande pertinência e qualidade, centraram-se inevitavelmente na sustentabilidade financeira da actividade desportiva das modalidades, da nossa competitividade face aos nossos rivais e nas soluções que urge encontrar e implementar, de forma a devolver ao clube o estatuto que indiscutivelmente perdeu. A velha mas não estafada conversa à volta da paixão e da razão, que é há muito transversal a toda a actividade do clube. A exposição do Eng.º Júlio Santos, um exemplo de dedicação à causa Sportinguista, foi de um realismo demolidor, a lembrar, se preciso fosse, a difícil situação económico-financeira em que se encontra o clube, bem como a conjuntura desfavorável. Do lado da paixão e da dedicação o Eng.º Gilberto Borges e o nosso amigo Juvenal Carvalho, lembrando que sempre que os Sportinguistas querem a obra nasce e acontece. De todos veio um forte reparo às opções estratégicas do passado recente da vida do nosso clube, que nos empurraram para a situação em que hoje nos encontramos. Conclui-se que a esperança de que um futuro melhor é possível desde que haja razão devidamente temperada com a imprescindível paixão. A necessária adequação de modelos racionais de gestão não pode ser feita sem paixão e devoção leonina.

Estas reflexões são necessárias e foi nesse sentido que centrei a minha intervenção. É necessário que o Sporting se olhe ao espelho com sentido crítico, perceba a sua actual dimensão, o que ela representa em relação ao passado e qual o Sporting que queremos projectar para o futuro. Sem prejuízo do necessário apuramento de responsabilidades que levaram ao encolhimento do clube face aos rivais, que me parece inevitável, até para a sua própria pacificação interna, urge repensar os modelos que usamos para nos habilitar a competir. É pacífico hoje admitir que os clubes, seja nas modalidades, seja no futebol, caminham inexoravelmente para a falência. Se dantes se temia que aos grandes pudesse acontecer o mesmo que ao Belenenses, o Boavista é o hoje o exemplo que os piores pesadelos acontecem na vida real. Estou convencido que os clubes que encontrarem e aplicarem primeiro “o sempre difícil caminho das pedras” serão os que mais depressa se habilitarão a liderar num futuro próximo e de forma duradoura. É por isso que julgo ser esse o caminho a trilhar, mesmo que, se, em nome de um futuro melhor, for necessário dar um passo atrás para dar, de seguida 2 em frente. Ao contrário do que muitas vezes se insinua, nos últimos anos apenas se tem feito é a apenas a 1.ª parte, isto é, os passos atrás. Sem ignorar que nos encontramos numa situação difícil, estou absolutamente convencido que, se os Sportinguistas quiserem, o Sporting pode voltar a projectar o seu nome. Mais difícil foi fazer do Sporting, partindo do zero, um dos maiores entre os maiores. Haja paixão na relação com o clube e haja realismo e razão nas decisões.

Custa-me por isso perceber, e centrando agora na actualidade do clube, que os adeptos suspirem por Drenthe e outros jogadores completamente “out of  our league” e de valor desportivo muito mais que duvidoso. Não estamos a falar de Schmeichel, exemplo muito comum quando se fala de mobilização de adeptos. Falamos de um jogador numa encruzilhada da sua carreira sem outro brilho que ser apontado como uma promessa, sendo por hora difícil adivinhar o caminho que trilhará no futuro. Dizem por aí que é necessário para vender gameboxes. Alguém já fez a trivial relação de custo/ beneficio que nos pode “valer esta operação? Quanto custará Drenthe, qual será o seu rendimento em condições ideais e quantas gameboxes venderá? Eu sei que não sou uma autoridade na matéria, deixo então isso para os “gestores de topo”.

7 comentários:

  1. Saudações Leoninas!

    Subscrevo tudo o que escreve sobre Drenthe e acrescento mais: Diogo Salomão!

    ResponderEliminar
  2. "Subscrevo tudo o que escreve sobre Drenthe e acrescento mais: Diogo Salomão!"

    Vi os primeiros minutos (45 da segunda parte contra o Nice) do SCP, versão 2010/11. E o que mais gostei foi ver um puto pela banda esquerda com a nossa camisola vestida e o n.º 33 nas costas...

    Quanto às modalidades:

    Nunca mais esqueço a intervenção do Eng.º Gilberto Borges numa sala do CNEMA lotada de leões que adoram o SCP e as suas modalides. QQuando acabou a sua intervenção a sala explodiu numa longa e merecida ovação! Um grande homem e exemplo para todos nós.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Virgilio:
    Esse momento foi lembrado ontem pelo Juvenal. És capaz de apontar alguma das consequências práticas que se retiraram desse momento?

    ResponderEliminar
  4. Lda, sou:

    Os nossos 'doutores' ignoraram (mais uma vez) a vontade da larga maioria dos sócios e adeptos. A prática diz-nos que o Hóquei em Patins e todo o inexcedível trabalho realizado nestes anos foi desaproveitado. Quer-me parecer que já trocávamos os 'doutores' pelos (engenheiros...

    Até pq parece que em Portugal o futebol cada vez mais tem pontos de contacto com a agricultura, mais especificamente a fruticultura… ;)


    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. LDA,
    Não só foi um prazer ter-te reencontrado, como o facto de termos respirado Sporting e o seu ecletismo durante quase 3 horas que passaram a correr.

    Virgílio,
    O Engº Gilberto Borges foi das pessoas que mais gostei de conhecer no Mundo Sporting, e posso dizer-te que conheci centenas delas ao longo do percurso. Não só é um grande LEÃO como um grande HOMEM!
    Infelizmente as consequências daquilo que foi deliberado lá naquela sala onde estivemos no CNEMA deverão estar arquivadas na gaveta dos fundos.
    Abraço

    PS - Bruno Martins e Carlos Miguel foi um prazer ter estado convosco! Continuem essa "luta". O Sporting somos nós e vocês como jovens têm tudo para defendê-lo aí nesse bastião do FCP!

    ResponderEliminar
  6. Excelente post do qual destaco:

    "Conclui-se que a esperança de que um futuro melhor é possível desde que haja razão devidamente temperada com a imprescindível paixão. A necessária adequação de modelos racionais de gestão não pode ser feita sem paixão e devoção leonina."

    "Mais difícil foi fazer do Sporting, partindo do zero, um dos maiores entre os maiores. Haja paixão na relação com o clube e haja realismo e razão nas decisões."

    Parabéns a todos os que não desistem da causa Sporting!

    ResponderEliminar
  7. Agora recorrentemente penso que as modalidades são o lugar onde se está mais perto do ideal original dos fundadores, e, igualmente, é onde a ligação entre praticantes e adeptos se dá de forma mais forte. Conhecer a realidade das modalidades é fundamental para que, como diz o LdA, nos possamos ver o espelho e saber o que queremos - e o projecto autónomo do hóquei demonstra tudo isto que acabei de dizer.

    Um abraço a todos, e um especial ao Juvenal, ao Hugo e ao LdA, juntamente com o Júlio Santos, Gilberto Borges e os seus três atletas, por terem prescindido de uma tarde de sol para vir discutir a realidade do Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)