sábado, 18 de setembro de 2010

Dérbys de memória

Imagem "Armazém Leonino", equipa que jogou com o Feyenord para a UEFA em 85/8
Estávamos na época 85/86, quando o Sporting se deslocou à Luz, para, num jogo que julgo ter sido dos quartos-de final, sair goleado por 5-0, num jogo bem orquestrado pelo apito de Francisco Silva e onde o Sporting jogou fragilizado por duas derrotas consecutivas que haviam de o fazer de descer do comboio do título. Por isso, quando o Sporting se apresentou na Luz parecia condenado a servir de mestre-de-cerimónias da festa encarnada na continuação da luta pelo título. Estávamos na penúltima jornada do campeonato.

A época de 85/86 não deixou grandes memórias nos títulos alcançados mas é incontornável pelo regresso do eterno Damas à baliza do Sporting, chegado de Portimão na época anterior. Seria daí que veria uma equipa personalizada e glacial fazer ruir as esperanças vermelhas de chegar ao título. Morato e Manuel Fernandes marcaram, chegando ao 2-0. Maniche, o verdadeiro, o sueco, fez o resultado final.

Que plantel “enorme” tinha o Sporting nessa altura:
GR: Sérgio, Katzirz e Damas.
Defesas: Fernando Mendes, Morato, Venâncio, Duilio, Gabriel e Virgilio.
Médios: Carlos Xavier, Litos Mário Jorge, Oceano, Romeu, Jaime Pacheco e Sousa.
Avançados: Lima (actual treinador dos juniores) Eldon, Meade, Saucedo, Jordão, Manuel Fernandes, Forbs e o “pinheiro” Macdonald.

Manuel José, o treinador, nunca conseguiu extrair deste fabuloso lote um néctar futebolístico consentâneo com tão boa colheita. Gabriel Alves diria melhor?

Esta época seria igualmente marcada pelo caso Saltillo, ocorrido no seu final no campeonato do Mundo no México. Que, tal como estágio que antecedeu África do Sul, também foi assolado por casos estranhos, como foi o afastamento do Veloso pai, por análise de doping positivo e incrível não convocação de Manuel Fernandes, o nosso grande Manel. A história repete-se e com frequência no futebol português. Assim seja amanhã. Amen

89 comentários:

  1. Abril de 1948, o Sporting está praticamente arredado do título e o Benfica prestes a sagrar-se campeão nacional, bastando-lhe não perder na última jornada por mais de 3 golos.
    O jornal "O Século" para celebrar "30 anos de futebol a sério" institui o troféu "A Taça o Século, um troféu verdadeiramente monumental", troféu esse e celebração essa de "futebol a sério" que não significava mais do que homenagear o quase campeão nacional, Benfica. (Há coisas que nunca mudam).
    "Mas nessa última jornada e precisando de vencer por mais de 3 golos na casa do adversário, Fernando Peyroteo que esteve sempre em duvida para o derby por ter passado a noite anterior em estado febril concretiza os 4 golos com que o Sporting venceu o Benfica nessa tarde, no seu campo."

    O Sporting sagra-se campeão nacional fora de casa e vence também desse modo a "Taça o Século". 4 anos mais tarde (época desportiva 52/53) sagrar-se-ia tri-campeão nacional e voltaria a ganhar a "Taça o Século".

    Depois disto, não mais o troféu esteve em disputa.
    Com muita pena para o jornal (propriedade de uma família de benfiquistas) e para o Benfica, que acabou por nunca levantar o troféu para si criado e que a si destinado.

    Moram no museu de Alvalade, julgo, não sei qual deles. Moram as 2 conquistas porque Taça é só 1. Depois de vence-la em 1948 ela é devolvida ao jornal, para que pudesse ser entregue ao próximo vencedor, nós, novamente, 4 anos depois.

    Ps :
    O troféu era de facto monumental.
    Tão grande que 1 jogador sozinho não conseguia transportá-lo:

    http://pfutebol.com/forum/viewtopic.php?f=54&t=5665 (foto 2)

    Ou melhor o Peyroteo conseguia, conseguia e fê-lo:

    http://pfutebol.com/forum/viewtopic.php?f=54&t=5665 (mesmo link, foto 1)

    Ps1:
    Nessa 1ª foto, correspondente à 2ª "Taça o Século", à esquerda e atrás de Peyroteo vemos Joseph Szabo. O treinador mais vitorioso de sempre do Sporting CP e do futebol português: 7 campeonatos em 8 anos, com e sem Violinos.
    Joseph Szabo faleceu no lar do Clube, no antigo José Alvalade, na década de 70 ou 80, não consigo agora recordar e precisar.

    Ps2:
    4 anos antes dessa conquista em campo adversário (1948) - 1944 - o Sporting havia já conquistado as Taças Estádio e Império, no Jamor, diante do clube do regime, o mesmo Benfica.

    E já agora em 1952 somos o único Clube português convidado a celebrar as bodas de ouro do Real Madrid, em Madrid. E 3 anos antes em 1949 o Sporting leva uma equipa de atletismo a Barcelona que bate o Clube Catalão no seu próprio estádio, também na celebração das suas bodas de ouro, nesse 1949.

    ResponderEliminar
  2. MM:
    Podíamos fundar um SPA de banhos de água gelada, tal é a especialização! :)

    ResponderEliminar
  3. :) São muitos mesmo Leão de Alvalade. 14 000 (oficiais) ou 20 000 (estimados) títulos é muito ouro. Ouro, porque o Sporting não contabiliza como títulos lugares em pódio. Estando o Clube sediado em Lisboa pois é natural que o Carnide seja parte envolvida em muitos deles.

    ResponderEliminar
  4. Isto sim era uma equipa!
    Tinha eu 17 anos e vivia o Sporting com um orgulho e uma satisfação imensa pelos jogadores que tínhamos na equipa. Eram ídolos e herois pelo carisma e pela qualidade!

    Este era um grande Sporting com uma equipa fiel à sua história!

    MM

    Agradeço-lhe as lembranças que me trouxe desses momentos únicos do nosso clube no desporto português. Um Sporting que era muito grande!

    É sempre bom que as pessoas percebam a grandeza do nosso Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Fui ver este jogo dos 2-1 á Luz e deu-me um gozo do outro mundo. Retenho a imagem de um lampião já de uma certa idade a olhar para o meu cachecol no fim do jogo e a berrar "cabrõxx, eu vez de nos virem ajudar, vêm aqui dar o campeonato ao Porto". Esta de facto é a mentalidade benfiquista e como já foi dito acima, há coisas que não mudam mesmo!

    Esse jogo foi esquisito porque ao intervalo podíamos estar a golear e despois do golo do Manicke (a 20 minutos do fim) tivemos de passar por um sofrimento atroz que felizmente acabou bem...

    ResponderEliminar
  6. Amanhã ganharemos 0-2. Tá escrito.

    http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/09/sporting.html

    "ARRABENTA" SPORTING !!!

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Curiosamente, quando o MM referiu o mítico Joseph Szabo levantou-me a dúvida se alguma vez o Sporting fez a devida homenagem a este grande senhor do nosso futebol.

    Sazbo faleceu a 17 de Março de 1973, com 76 anos, e é "simplesmente" o treinador com mais títulos conquistados ao serviço do Sporting.

    Alguém sabe se essa devida homenagem alguma vez foi feita?


    Para quem se interessar pela nossa história e por Szabo, partilho aqui 2 sites com resumos interessantes sobre este grande SENHOR, que foi responsável por ter descoberto Peyroteo e Jesus Correia.

    http://www.centenariosporting.com/index.php?content=417

    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Joseph_Szabo

    ResponderEliminar
  8. Grande tarde! Eu vi este jogo lá do cimo do poço da morte (foi a 2º vez q la fui). Quando o sueco marcou prós lamps o galinheiro começou a tremer que eu dizia que aquilo vinha tudo abaixo.
    Boas recordações.

    No domingo é pra ganhar.De caras!

    ResponderEliminar
  9. Gabriel 'LdA' Alves,
    Que grande equipa esta: Damas, 'Manel' Fernandes, Jordão, Carlos Xavier, Oceano, um luxo! Além de todos estes leões que ficaram gravados a ouro na minha memória, nessa altura também gostava imenso de ver o Fernando Mendes a jogar, pois apesar do mau feitio tinha imensa garra e uma enorme entrega em campo, depois infelizmente... perdeu-se.

    MM,
    Grande história para um grande troféu! É com muito pena que nunca tive oportunidade de ver os Violinos a jogar, nomeadamente esse lendário jogador que foi Peyroteo.

    ResponderEliminar
  10. Em março, a propósito da visita à banheira, dizia ao meu irmão que era o jogo ideal para se aferir o que valeria um sporting 'à carvalhal'. o benfica tinha levado um cabazo em Liverpool e nós estávamos numa fase boa, vitórias e golos, já a jogar sem objectivos de classificação. o benfica não podia ceder e nós estávamos ali para lhes estragar a vida na Liga. Não era o cenário ideal, mas era qualquer coisa.

    A primeira parte foi razoável da nossa parte e miserável da parte deles. Não aproveitámos para ganhar vantagem e na segunda parte recuámos e fomos comidos vivos. O carvalhal teve medo e sem nada a perder, já com a saída practicamente certa, desperdiçou a grande hipótese de se erguer como treinador de grandes ocasiões.

    Acho que nem fomos à baliza deles na segunda parte. Inúteis.

    O dia de amanhã terá essa importância na carreira do Paulo Sérgio. Estamos a cinco pontos do porto e, a partir de agora, depois de dois deslizes em apenas quatro jogos, só vale reduzir a margem, nunca aumentá-la.

    O PS que conduza a equipa à vitória, que já não ganhamos na banheira há demasiado tempo, que nos ajude a arrumar de vez com eles e nos faça embalar para uma corrida a dois com o porto. A quem é preciso passar a perna.

    Tudo o que não seja ganhar não nos interessa.
    Estou confiante.
    Vamos a isto.

    ResponderEliminar
  11. Na memória tenho o 1 - 3 de 2005/06... Fabulosa primeira parte. Desperdício (mais um) já que pudiamos perfeitamente golear o slb que chega ao intervalo a ganhar com penalty oferecido que o suinão converteu. Na segunda aconteceu futebol... dps do desperdício chegou a eficácia. Dois golos em contra-ataques muito levezinhos. O primeiro do Liedson a partir os rins todos ao gigantone é um momento imorredouro! Como foi o sublime e arrepiante momento da substituição do Sá Pinto!

    Foi o primeiro derby que vi no café onde actualmente vejo os jogos do SCP transmitidos na tv, incluindo os derbys na Luz. Já os de Alvalade são sempre vividos ao vivo.

    FORÇA SCP: RUMO À VITÓRIA!

    ResponderEliminar
  12. "pOdíamos"... hummm... auto-golo na gramática ;)

    ResponderEliminar
  13. Nem sei porquê mas estou pessimista, muito pessimista, o que não é nada normal, nem o comentário do MM me fez mudar o estado de espirito.

    Passei a semana a apostar num empate, a aturar a soberba dos passarinhos, nem respondi decentemente...

    Não vou ver o jogo completo só a primeira parte e os minutos iniciais da segunda. Não quero arriscar resultados, sejam leões, este é o jogo mais imprevisivel do planeta.

    Força, Sporting!

    ResponderEliminar
  14. Vá lá LMGM não façamos isso. Isso é ceder à sua forma, à sua triste e pequena forma de ser. O jogo deles é esse há pelo menos quase 30 anos, não lhes conheço outro: montar grandes circos, apregoar grandes e inexistentes virtudes e passar impunes a isso.
    O que tiver de acontecer acontecerá e estando 11 mais uns quantos lá presentes a representar o Sporting bem no centro dos acontecimentos temos a certeza que o que tiver de acontecer estará ao nosso alcance de controlar, porque estaremos lá.
    Confiemos nisso, porque somos intrinsecamente superiores, independentemente dos 11 que representarem hoje o Sporting.

    Sem nervosismos e sem maldições.
    Eles que comam e apreciem sozinhos os circos que montam, a nossa missão é ir lá e trazer os 3 pontos para casa.
    Dois na 1ª parte mais um na 2ª, acabar o jogo e vir embora.
    Confiança. Esta noite somos abençoados, porque podemos dar alegria a muita gente. É nisso que precisamos de manter o foco, em nós próprios.

    ResponderEliminar
  15. Spooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorting!

    Hj é a versão 'marquinteira'... a versão excelente que a tds nos arrepia, é essa versão a que vai estar dentro do rectangulo de jogo.


    Spooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorting!

    ResponderEliminar
  16. Já sinto o friozinho na barriga.

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  17. Ja temos 11, e eu gosto dele.
    Forca Sporting, eu acredito.

    ResponderEliminar
  18. O Braga perdeu pontos e o Porto amanha tambem vai perde-los jogando na Madeira. Comecou gente, as wheels estao em motion. Os deuses abriram caminho para que hoje tomemos o nosso destino em maos.

    Vamos la Valdes, sorri, a noite hoje pertence-te.
    Eu acredito: http://www.youtube.com/watch?v=rR44oOYjvOw

    ResponderEliminar
  19. Cumprido o meu ritual de ver um filme para não deixar instalar o nervoso miudinho (nunca resulta...) cá estamos para seguir o jogo.

    Ah, é verdade:

    SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIIIIIIIING!!!

    ResponderEliminar
  20. Será que ainda nao perceberam que NAC não tem a maturidade necessária para ser titular no Sporting?

    ResponderEliminar
  21. É que isto só ganas e correr não chega.

    Só por um acaso não vai dar goleada, com as avenidas que damos nas costas. E já estava a acontecer antes do golo.

    ResponderEliminar
  22. A única ideia atacante que existe, é por a bola no João Pereira e ficar a ver o que ele consegue fazer.

    Excelente.

    ResponderEliminar
  23. Já lhe poupou um amarelo logo no início!

    ResponderEliminar
  24. Nem um remate esta parte. Tristeza...

    ResponderEliminar
  25. Se rematássemos era mais fácil marcarmos...

    Javi Garcia poupado à expulsão e Coentrão ao amarelo no mesmo lance, naquele empurrão ao André Santos.

    Temos que fazer algo mais. Por mim tirava o Valdés e metia o Vuk junto ao Liedson. Temos que criar mais perigo, assim não vamos lá.

    ResponderEliminar
  26. Resultado perfeitamente justo que nos podia ser ainda mais penalizador.
    A manter-se tudo como esta e temos o jogo perdido.
    Vamos la Vukevic e Postiga, deem-nos folego para a segunda parte.
    Eu ainda acredito.

    ResponderEliminar
  27. JVL:
    rematar só se for através dos pontapés de baliza. É que quase nem passamos do meio-campo

    ResponderEliminar
  28. O lance "mais" perigoso do Sporting foi uma tentativa de canto-directo do Matias...

    ResponderEliminar
  29. Estamo-nos a guardar para a segunda parte H. Malcato ...

    ResponderEliminar
  30. A normalidade de PS

    Nada de estranho. Safámo-nos de levar 2 ou 3. As avenidas para a nossa baliza são a imagem de marca de PS.

    Eu também metia o Vuk ao lado de Liedson. Já o vimos nessa posição a render muito, aliás parece-me que foi aí que mais rendeu desde que está no Sporting.
    E é aí que gosto de o ver. Não tem tempo para inventar muito porque qdo inventa perde-se, e a sua espontaniedade pode dar muitos frutos, além de que remata muito melhor mais perto da baliza e descaído para o lado esquerdo.

    ResponderEliminar
  31. Ao Benfica falta clarividência, ao Sporting falta atitude.

    Se por um lado o Benfica já podia estar a ganhar por mais devido à inércia do Sporting na disputa e abordagem dos lances (não fosse o Cardozo um lento destruidor de jogadas bem gizadas pelo fluxo atacante do Benfica), por outro bastava um pouco mais de confiança, afinco e disponibilidade na construção ofensiva do Sporting e o Benfica defensivamente desmoronava-se.
    Este jogo está (ou podia estar) completamente ao alcance do Sporting...

    E lá está o Bettencourt ao lado do Vieira. E o Shéu estou a vê-lo pela primeira vez a dar sinais de que é um ser vivo.
    Espero que o Paulo Sérgio saiba o que fazer para otivar os jogadores Basta fazer um ataque para ver que o Benfica quando é pressionado treme por todo o lado e não tem capacidade para aguentar lances mais rápidos e dinâmicos como os que, por exemplo, o Liedson seria capaz de fazer com o Fernandez ou o João Pereira.

    Força leões. Sejam leões, basta isso.

    ResponderEliminar
  32. Decididamente falta-nos meio-campo. Não conseguimos conter o jogo e das poucas vezes que temos a bola não sabemos o que lhe fazer. Valdés está completamente fora do jogo, André Santos e Maniche são batidos nas costas por Aimar e Saviola. Foram 45m a dar confiança ao slb

    ResponderEliminar
  33. Ok já vi que nao perdi nada na 1ª parte que tivesse gostado de ver.

    Por isso vamos lá .... na Étar temos de ganhar !!!!!!!!

    SL,

    ResponderEliminar
  34. Temos 8 minutos para fazer 1 golo. E esperar que o Roberto nos de o segundo. Talvez ainda sobre tempo para ir a procura do terceiro.

    ResponderEliminar
  35. Não mexas na equipa Paulo Sérgio...

    ResponderEliminar
  36. LdA,

    Aposto que não teríamos perdido aquelas bolas pelo ar com o Torsiglieri.

    ResponderEliminar
  37. As tantas nem com o Polga. Isto não é uma questão de altura é de saber

    ResponderEliminar
  38. Bem tirado o fora de jogo ao Liedson!! PQP

    ResponderEliminar
  39. Desde quando é que Liedson é defesa? Porque de avançado hj não tem nada.
    Vai entrar Postiga e Vuk...e pode ser que ainda consigam alguma coisa.

    ResponderEliminar
  40. O Sporting nao tem opcoes, meio, forma de fazer, solucoes.
    Parece que temos 5 em campo. Nem o Liedson nos da esperanca.
    O pior e que amanha - ou daqui a meia hora - vai tudo cair em cima do Paulo Sergio e de 4 ou 5 jogadores, quando estes so fazem aquilo que sabem.

    E o merdas que esta na tribuna passara impune, porque antes dele ainda esta o Costinha.
    Vamos la Postiga e besta Servia, temos 6 minutos para fazer 1 golo.

    ResponderEliminar
  41. Okay ja passaram bem mais de 6 minutos e nao houve golo.
    Vou fazer cafe.

    O gozo que me dava ver o NAC dar uma patada no focinho do david luiz, mas uma coisa violentissima mesmo, horrivel, que lhe desfigurasse as trombas para sempre.

    ResponderEliminar
  42. Se rematarmos ainda marcamos.Este Roberto...

    ResponderEliminar
  43. Falta de coragem de PS...quem devia ter saído era Liedson que não fez absolutamente nada.
    Já Postiga entrou muito bem no jogo.
    E agora Patrício...valha-me nossa senhora!!

    ResponderEliminar
  44. Estamos sem meio-campo e pomos 1 avançado. Isto ainda acaba mal

    ResponderEliminar
  45. O que vale é que estamos com sorte...

    ResponderEliminar
  46. O Liedson neste momento não justifica a titularidade. E que dificuldades temos para sair a jogar!!! Se calhar um pouco mais de velocidade ajudava.

    ResponderEliminar
  47. Aquela verruga do maxi esta cada vez com pior aspecto. Porque sera que ele nao a remove, estranho.

    ResponderEliminar
  48. Acho que PS devia ter jogado com a mesma equipa que jogou em França. Faziam melhor de certeza apesar do cansaço.

    ResponderEliminar
  49. Afinal quem está a marcar o Cardoso ... não temos ninguem !!!!

    ResponderEliminar
  50. Valdés está em campo porquê? Que mau jogo!

    ResponderEliminar
  51. O Roberto tinha logo que estar com sorte neste jogo...enfim!!
    Mas hj não se podem queixar de ninguém só deles mesmo...mais uma vez pouco Sporting.

    ResponderEliminar
  52. Dina ja fomos. O Porto tem caminho aberto para o titulo.
    8 pontos nao sao recuperaveis, muito menos por nos.
    Somos mais Clube mas temos menos equipa.

    ResponderEliminar
  53. PS, mais uma vez, livra-se de nos proporcionar 4 ou 5 batatas. Se os porcos estivessem com a embalagem do ano passado levávamos na certa meia dúzia.

    Este PS é muito muito muito mau mesmo! Este Sporting é só buracos e tacticamente medonho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Aos poucos vamo-nos colocando na tabela classificativa numa posição incómoda e vergonhosa, apesar de ainda estarmos na 5ª jornada. Mas a jogarmos assim, temo que ainda vamos ficar pior do que já estamos.

    ResponderEliminar
  54. Este livre do Vuk se não fosse tão triste, dava-me vontade de rir.

    ResponderEliminar
  55. Acabou-se. Os mijados ja estavam afastados do titulo e hoje ficamos nos.
    Vou comer, batatas cozidas com chocolate.

    ResponderEliminar
  56. E ainda há pessoas a falar em titulos.... que tal abrir os olhos?

    Domingo há mais.

    ResponderEliminar
  57. Que pergunta do repórter da SportTv: se sentimos a pressão do slb agora que está a 1 ponto de nós ou se continuamos a olhar para cima? Sim, o slb continua atrás de nós mas era com eles que tínhamos que nos preocupar.

    ResponderEliminar
  58. Normal, não esperava ganhar, apesar de tudo é um jogo normal. Pior é quando se perde com as equipas "pequenas", pois essas é q fazem perder campeonatos.
    De qq forma, nunca acharei q esta equipa chegue a algum lado, nos próximos anos teremos um sporting em renovação, o que de bom pudéssemos fazer devia ter sido feito nos 5 anos anteriores, agora, espera-nos uma boa seca de resultados.
    Apenas espero que Paulo Sérgio consiga colocar a equipa a jogar, pois o Carlos Carvalhal conseguiu melhor em piores condições...isso é visível, embora os jogadores não sejam os mesmos.

    SL.

    ResponderEliminar
  59. Também não consigo perceber como há quem sonhe ou sonhasse com títulos.

    Acordem e preparem-se porque parece-me muito claramente que isto vai dar muito para o torto.

    ResponderEliminar
  60. Vitória justa do slb. Dificuldades incríveis por parte do SCP para sair a jogar e sem imaginação alguma para construir jogo. Depois ainda conseguimos falhar as poucas oportunidades que criámos. Felizmente, o slb também falhou várias que poderiam ter feito com que o resultado fosse mais pesado.
    Vantagem do SCP para o slb a ser reduzida para apenas um ponto. E se o fcp ganhar amanhã, ficamos a 8 pontos à 5ª jornada. Muito pouco para um candidato ao título.

    ResponderEliminar
  61. Comentário à 1ª parte:

    45 m de futebol e ZERO oportunidades de golo!!!!!!!!!!

    Esta equipa do Sporting é - à imagem do seu Presidente - absolutamente ridícula! É uma raridade ver uma jogada com principio, meio e fim...

    Mas vamos acreditar já vi equipas ridículas ganharem jogos e inclusivé títulos...


    Comentário à 2ª parte:

    93 m de futebol!

    UMA(!!!!) oportunidade de golo e mais DOIS(!!!) remates à baliza do freak!

    Partindo do principio ( racional) que esta equipa, este treinador e esta estrutura dirigente não são para levar a sério, só me apetece dizer - para já - o seguinte:

    Agora há que levantar a cabeça...

    ResponderEliminar
  62. O benfica ganhou bem,Jesus montou a equipa a pressionar e a obrigar ao erro,algo que aconteceu várias vezes.
    NAC foi um desastre,André Santos idem.
    O SCP devia ter entrado em 4-4-2 clássico.
    O Xistra fez o que estava certamente programado,só começou a ser isento qd já estava 2-0, até ali Xistra estava a ser o melhor trinco do benfica,tentão na 1ª parte foi escandalosa a maneira como cortava as jogadas ao SCP.

    ResponderEliminar
  63. Bom... Nem li comentários nem nada...

    Mas para já só me apetece dizer que o NAC montou a barraca toda no capoeira. (o gajo parecia q estava a jogar a 10 à hora).

    O Liedson já não resolve. Se reduz o marcador naquele lance em q parece isolado, os gajos ainda tremiam, assim soou mais ao canto do cisne... Já o rugido do leão não se ouviu nunca.


    Que miséria, crl.

    ResponderEliminar
  64. 5 jornadas:

    2V 1E 2D... 50% de pontos conquistados. Péssimo.

    ResponderEliminar
  65. Já concordam comigo que Liedson precisa de ficar no banco? Neste momento não faz absolutamente nada em campo.

    ResponderEliminar
  66. Eh pá... Nem vale a pena falar no Xistra... Por favor... Não jogamos a ponto dum corno.

    ResponderEliminar
  67. Que não jogamos a ponta de um corno sei eu,mas isso não implica que não se possa criticar as enumeras jogadas que o Xistra cortou ao SCP com as tais faltinhas da treta.
    Este SCP falta-lhe raça!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)