segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Está tudo mal no Sporting?

O Sporting cilindrou ontem a sua congénere benfiquista na sua própria casa na 11ª jornada de andebol por uns expressivos 21-28. Com isto conseguiu o apuramento para a Supertaça, que parecia comprometido e, espera-se, terá deixado para trás os piores momentos da época, pouco consentâneos com o valor dos seus jogadores.  No futsal a equipa prossegue em 2º lugar tendo vencido fora em Vizela.  O regresso do hóquei sénior ao Sporting vem sendo assinalado por um percurso triunfal, sem registar qualquer derrota até ao momento.

Esta é apenas uma amostra de resultados positivos que, sendo cedo para saber que títulos nacionais coleccionarão no final do ano desportivo, ilustra pelo menos a competitividade de equipas que representam o clube em diversas modalidades. Mesmo não revelando o fulgor de outrora, não pode deixar de ser motivo de regozijo, pela manutenção do espírito eclético que é matriz do clube. Podíamos igualmente servir-nos dos exemplos da formação no futebol ou do atletismo cujos resultados catapultam o nome do Sporting Clube de Portugal muito para lá das nossas fronteiras.

Como é mais do que evidente nem tudo está mal no Sporting. Afirmá-lo seria desde logo uma injustiça para centenas de Sportinguistas que no clube, nos núcleos e por esse mundo fora, à medida das suas possibilidades, se dedicam à causa leonina de forma tão abnegada como desprendida. E talvez aí resida, nesse forma de estar, muito do segredo do sucesso de muitas secções e departamentos. Quantos dedicaram as suas vidas, sacrificando os seus interesses pessoais, sem nunca se terem colocado em bicos de pés, saindo muitas vezes por uma porta ainda mais pequena e estreita do que a lhes serviu de entrada? A todos esses presto a minha homenagem.

Seria hiperbólico, e por isso desrespeitar-se-ia a verdade, afirmar que está tudo mal no Sporting. Não está tudo mal no Sporting da mesma forma que, num corpo doente, há órgãos saudáveis. Mas, a menos que se ataque a doença, até os órgãos saudáveis acabarão por ficar comprometidos, colapsando. 

Da mesma forma que o é o discurso oficial quando nos pretende fazer crer que "estamos no bom caminho" ou que o sucesso está à distância de um clique. Não é isso que se vê quando a equipa da modalidade mais popular do clube joga. Não é isso que sente quando se olha para o relatório e contas e constata que "no âmbito do contrato de abertura de crédito em conta corrente com o BES e Millenniumbcp foram prestadas garantias de créditos de bilheteira, créditos de garantia e créditos de passe" e que "estão incluídos os direitos desportivos detidos ou a deter pela Sporting SAD relativos aos jogadores que tenham com ela celebrado um contrato". Ou que tenham sido antecipados 2 anos da receita das gameboxes. Tudo isto para nos dizerem que não temos dinheiro para superar  o fosso competitivo que nos separa dos nossos rivais, mas não explicarem porque gastamos muito mais que as equipas com que perdemos os pontos que fariam de nós campeões.

No momento em que o Titanic chocou com um iceberg no Atlântico nem tudo estava mal, mas bastou o acaso e uma série de más decisões para transformar o maior navio do mundo de passageiros do mundo no maior navio do mundo de passageiros… afundado. Nessa altura a orquestra do transatlântico permaneceu a tocar para evitar o pânico e dar um ar de normalidade e assim se manteve durante as quase 3 horas de agonia do transatlântico. O Sporting também parece ter a sua orquestra a tocar bem afinada, tocando todas as semanas numa televisão, rádio ou jornais perto de nós. Os Sportinguistas parecem gostar da melodia mas espero que, quando finalmente um dia acordem, não sintam a água gelada quando pousarem os pés no chão.

P.S.- Não vale a pena comentar mais o caso Izmailov até que sobre ele haja uma decisão definitiva por parte do clube. Mas a noticia hoje de "ABola" é um perfeito absurdo.

23 comentários:

  1. "Seria hiperbólico, e por isso desrespeitar-se-ia a verdade, afirmar que está tudo mal no Sporting. Não está tudo mal no Sporting da mesma forma que, num corpo doente, há órgãos saudáveis. Mas, a menos que se ataque a doença, até os órgãos saudáveis acabarão por ficar comprometidos, colapsando."

    E a doença é bem conhecida e tem um nome: cham-se futebol profissional, aka SAD.

    ResponderEliminar
  2. Virgílio:
    A organização do clube parece-me mais ou menos idêntica à da SAD. A diferença parece-me estar na superação das dificuldades por parte dos que trabalham p0or amor ao clube. É a minha impressão, vale o que vale.

    ResponderEliminar
  3. LdA:

    Já eu acho que a malta das modalidades, para além do amor à causa, obviamente, está mais organizada e, essencialmente, percebe da coisa...

    Olha o atletismo, p.e.: o melhor dos melhores (Prof. Moniz Pereira) com resultados constantes e sobejamente conhecidos. Ai sim, temos estabilidade, conhecimento, competência, mt amor e emoção. E com contenção e racionalidade na utilização meios (financeiros)! Pudera… Há que poupar tds os tostões para gastar no cancro…

    ResponderEliminar
  4. Este post vai de encontro à opinião que tenho relativamente a JEB. Não me parece que a sua gestão seja má, desde que não se considere o Futebol Profissional. Em termos de modalidades estamos bem melhor, pois no Futsal construimos a melhor equipa dos últimos anos do panorama do Futsal português além de termos voltado a ser campeões nacionais, em Andebol formámos também uma bela equipa e conquistámos uma taça europeia, algo histórico no clube, e com a aquisição do Prof. Pokrajc estamos garantidos, mais tarde ou mais cedo, em termos de sucesso desportivo.
    O calcanhar de Aquiles está no futebol, pois desde a saída de Paulo Bento e a estrutura solidária e forte (competências à parte) que o acompanhava, foram cometidos erros atrás de erros, desde a não contratação de AVB logo após a saída de PB, o contrato à pressa feito com Carvalhal, passando pela sua própria demissão e contratação ridícula (600.000€) de um treinador como Paulo Sérgio. No entanto, na minha opinião, na escolha de Costinha foi cometido o maior erro, pois revela além de uma fraca movimentação no mercado, uma tendência para o conflito e para o "ou fico eu ou ficas tu" que me irrita.
    A solidariedade de JEB para com estas duas personagens vai custar-lhe o lugar, o que eu temo é que esta situação demore mais esta época inteira e quem perca com isso é mais uma vez o Sporting Clube de Portugal.

    Solução: Jeb encher-se de coragem, morder a língua e emendar a mão e demitir PS e Costinha e contratar para o seu lugar Carlos Freitas, que nunca devia ter saído com do SCP, a partir desse momento as equipas de PB nunca mais foram as mesmas, e contratar um treinador estrangeiro que não conheça os jogadores, que jogue futebol de ataque e trabalhe bem com a formação...Nome? Marcelo Bielsa!!

    ResponderEliminar
  5. E no nosso "Titanic" existe algum "marinheiro" que queria agarrar o leme com as duas mãos e levar-nos até terra???? Ou será que fazem como os ratos e são os primeiros a fugir???

    "Os Sportinguistas parecem gostar da melodia mas espero que, quando finalmente um dia acordem, não sintam a água gelada quando pousarem os pés no chão."

    Neste momento existe algum Sportinguista a gostar desta melodia??? pessoalmente não conheço nenhum!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Espero mesmo que se consiga arranjar uma solução. Mas temos que ver que as entrevistas de Izmailov colocaram o SCP em causa. É uma pena pois era um dos nossos melhores jogadores.

    ResponderEliminar
  7. Mike:
    Se fosse por causa das entrevistas que colocaram em causa o Sporting havia muita gente à frente de Izmailov, não?...

    ResponderEliminar
  8. Por falar em ratos...

    Deixo outra analogia. Se calhar até se aplica melhor com o que vem acontecendo no SCP de há década e meia para cá:

    "...o caçador de ratos pegou na sua pequena flauta e assobiou. No mesmo instante, encantados pela melodia, vieram os ratos de todas as casas e reuniram-se à sua volta. Quando achou que não tinha ficado nenhum para trás, saiu da cidade em direcção ao rio Weser, seguido por aquela quantidade de ratos, que entraram na água e se afogaram..."

    Irmãos Grimm in "Lendas alemãs".


    Basta substituir ratos por leões e ver como acaba a nossa história... Espero que melhor. Que haja cada vez mais leões a sair da fila encantatória, a livrar-se da melodia e regressar à aldeia.

    ResponderEliminar
  9. Virgílio, qual é a diferença entre a última década e meia e a década e meia anterior a essa?

    Quem vier a substituir, a equipa de comando do Titanic, não vai fazer investimentos? Não vai dar garantias sobre esses investimentos? Vai acertar em todas as opção que fará?

    O PLF, apresentou diversas ideias válidas e principalmente uma mudança de paradigma na gestão do Sporting. O resultado foi tornar o blog só para convidados tal o nível de insultos que se criou, e não foram pessoas de outros clubes foi mesmo entre Sportinguistas.

    Neste momento, quem não obtiver resultados imediatos em Alvalade é consumido em lume quente, seja competente ou não. Nada de bom irá resultar disto, por mais alegrias pontuais ou vitórias em guerrinhas de pacotilha que cada grupelho conquiste.

    Pior que sermos passageiros do Titanic, é andarmos todos a suspirar por um Rei Midas que não existe nem nunca chegará.

    Costinha, para mim neste momento tem dois erros "com influência nos resultados", o não ter conseguido adquirir o tão desejado avançado e a escolha da equipa técnica.

    ResponderEliminar
  10. Virgílio,
    Essa lenda alemã é por acaso inspirada em factos verdadeiros. O Flaustista de Hamelin não é apenas um conto. É a explicação popular muito muito antiga encontrada para um factual desaparecimento de uma quantidade imensa de crianças da cidade alemã de Hameln.
    Hamelin, in English, Hamelin, o termo pelo qual conhecemos o conto, e a cidade.
    Melhor explicação encontrada claro está ... porque nunca se soube a real verdade por trás de todos esses estranhos desaparecimentos.

    ResponderEliminar
  11. Nem tudo está mal no Sporting e é um orgulho o que está bem. Os resultados e a qualidade das equipas em diversas modalidades estão à altura da grandeza do Clube.

    Mas esse excelente trabalho é feito à parte de JEB. Ele não escolheu os directores de departamento nem interfere nas políticas desportivas dessas modalidades.

    No entanto, no futebol, que é o coração do clube, fazendo uma analogia ao corpo que não está saudável, JEB tem minado a saúde do clube com as suas opções.

    O futuro já está condicionado com a venda de receitas. E se continuarem a deitar fora recursos com opções que não trazem qualidade nem mais valias futuras, o problema vai agravar-se fortemente.

    A verdade é que nas modalidades amadoras, o fosso de orçamentos para os outros clubes não é tão grande. Mas as opções tomadas têm sido rigorosas na qualidade e isso é fundamental para os êxitos e para não se perder dinheiro.

    No futebol, o dinheiro já gasto, apesar de ser muito menos que outros gastaram, era sufeciente para um futebol de qualidade e muito mais competitivo. Bastava apostar em qualidade, bastava haver conhecimento do mercado, bastava haver competência neste campo que é o futebol.

    E JEB pode ser um excelente gestor, um excelente dinamizador de pessoas, um excelente homem e Sportinguista, mas de futebol nada percebe.

    O Sporting precisa urgentemente de um projecto competente para todo o seu futebol. Precisa de gente muito competente, experiente e audaz no futebol profissional. Precisa de parar o mal que está instalado no futebol que é o coração do clube.

    E com o coração tão doente o clube perde muito da sua alma.

    ResponderEliminar
  12. Leão de Alvalade,

    Já houve outros jogadores a falar contra o SCP em entrevistas, mas sempre se conseguiram recuperar. Parece que com o Izmailov não há recuperação possivel. Como te digo, é uma pena.

    LMGM,

    Sobre o blog do PLF, que não conheço, gostaria de conhecer as ideias que ele tinha pois parece-me uma pessoa muito esclarecida. É uma pena que não esteja aberto ao publico em geral. Embora compreenda isso dos insultos, que vejo noutros blogs também, penso que facilmente seria resolvido com uma moderação de comentários, não sendo necessário bloquear o blog.

    ResponderEliminar
  13. LMGM:

    "Neste momento, quem não obtiver resultados imediatos em Alvalade é consumido em lume quente, seja competente ou não."

    Para um clube como o Sporting pode-se falhar nos project finance. Onde não se pode falhar é no projecto desportivo. Sem definir um bom modelo e executá-lo com rigor e sem acertar nos seus intervenientes não há sucesso.

    Não se pode esperar que o Sporting comece a ganhar títulos de um dia para o outro. Mas devemos exigir que se trabalhe pelo menos com bom senso. Isso a mim bastar-me-ia.

    ResponderEliminar
  14. Boas tardes!

    dani'migueL:

    Carlos Freitas? Pois, sim… está-se mesmo a ver que CF vai deixar de ganhar a pipa de massa que o Panathinaikos lhe para, para regressar a um clube onde foi escorraçado. Estou particularmente à vontade com esse assunto pq afirmei na altura em que ele saiu, que seria um erro…

    Qt ao Bielsa, só sei que é argentino, fez umas coisas bolitas com os putos das pamapas e que no ultimo mundial apresentou um futebol vistoso, embora algo ingénuo com a selecção do Chile. Daí que…

    Finalmente sobre JEB, o Pedro disse o que tinha para dizer, pelo que não faz sentido repetir a mensagem.

    ---
    LMGM:

    Define imediato. É que já levamos disto há quase 17 meses...

    Já te disse anteriormente e repito: não sei como é com os outros, mas eu estou sempre disposto a dar tempo. O tempo que estava disposto a dar a este CD e SAD, esgotou-se. E esgotou-se nem foi pelos meses que passaram, foi mesmo por causa do numero e tamanho dos disparates cometidos. Erros todos cometemos, uns mais do que outros. Sinceramente preferia alguém que não os cometesse com a frequência e gravidade de JEB. Assim sendo, só não repito o termo 'next' para não te irritar...


    ---
    MM:

    Eu sei. Já conhecia assim por alto, sem gde pormenor, mas antes de vir aqui deixar o excerto da lenda, googlei e li a sua totalidade. Para a analogia que queria fazer bastava fazer copy-past da parte que apresentei. Acho que a ideia que queria partilhar está perceptível.

    SL

    ResponderEliminar
  15. LMGM:

    Só mais uma coisa, que fique bem claro isto: Estou-me a cagar (perdoa-me o vocabulário) para os grupelhos e respectivas vitorias ou derrotas, batalhas e guerrinhas. O meu grupo é o SCP e dentre dele, só pertenço a um grupelho mais restrito, (chamemos-lhe assim): o grupo dos sócios do SCP. E são as vitórias e as derrotas do SCP que mexem com o meu sentimento e não as vitórias do JEB, do PPC, do Xico ou do Manel, da JL ou do DUXXI…

    Não escondo que não gosto de JEB por uma única e simples razão: acho que o SCP merece muiiiiiiiiiiiiiiiiiito, mas mesmo muito melhor.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  16. Virgilio,

    Significado de imediato - http://www.lexico.pt/imediato/

    Eu não levo com isto há 17 meses, levo há 30 anos.

    Eu sei que para ti o tempo já se esgotou, para ti e para muitos outros. Sendo que para alguns ele nem nunca existiu. Eu não dou tempo nem deixo de dar, analiso cada situação per si.

    No deve e no haver esta gestão tem sido negativa. Mas nem estamos à beira do abismo, nem a ouvir a orquestra do Titanic, nem com uma infestação de ratos digna de Hamelin.

    ResponderEliminar
  17. Bom, se não queres contextualizar é lá ctg...

    Sabes bem que eu não sou dos tais que comparo SCP com o Belém...

    ResponderEliminar
  18. LMGM,
    Nesses 30 anos e 2 campeonatos ganhos depois, não é altura de dizer chega? Dizer chega não à falta de conquistas porque ninguém pode chegar ao Sporting e adivinhar ou prometer vitórias mas, dizer chega à falta de método ... só isso.
    A coisa mais parecida com método que tivemos nestes últimos 30 anos foram 4 Soares Franco, e sem qualquer espanto, ficámos perto de ganhar.
    O que não faríamos com esse método mas posto em prática da forma correcta, sem interrupção e com um comando técnico mais competente ...

    ResponderEliminar
  19. MM, uma pequena correcção, irrelevante para o caso, 30 anos 3 campeonatos.

    Dizer chega de quê? Do Sporting? Quem é que levou Soares Franco a afastar-se, os árbitros? O Pinto da Costa? A relva?

    E ao Dias da Cunha? E ao João Rocha? E ao Bigodes? E ao Roquette?

    Nós não ficamos perto de ganhar com Soares Franco, nós ganhámos mesmo, mais deixámos de perder com a frequência a que voltámos hoje. E o que fizemos com essa tarefa, nada, demos-lhe desprezo, titulos menores, falta de ambição, mau futebol, corruptos e incompetentes.

    A minha conclusão é que não sabemos construir, só vencer. o problema é que para vencer é preciso construir muito...

    Pedro, o clube já faliu uma vez e não me lembro de lá estar nenhuma SAD, mas eram tempos maravilhosos, com rescisões, demissões e prisões... que saudades!

    ResponderEliminar
  20. LMGM,
    Reportava-me ao pós-jejum. A correcção não cairá sobre os 3 campeonatos mas sim sobre os 30 anos.
    São 29, não 30.

    Dizer chega à falta de método. À estupidez. À invenção. O Sporting tem um método próprio de ser forte, e todos sabemos qual é. O United também sabe, o Porto também sabe, e soube, o Benfica também sabe, e soube, e muitos outros sabem e foram sabendo: é por isso que os vemos nesses sítios todos a ganhar títulos. Chamam-nos para lá, porque sabem que são bons. E eles vão para lá e mostram que são de facto bons. Muito bons ... tão bons que dão e ganham-lhes títulos.
    Só não os ganham dentro de casa porque o nosso método empurra-os para fora do Clube, nuns casos, oferecendo-os, noutros, dispensando-os até, noutros.

    Dizer chega a isto LMGM.
    Não é suficiente para o fartar?
    Por alma de quem é que sendo eu sportinguista tenho de gramar com o Carlos Martins no Benfica e o João Moutinho no Porto?
    Ficámos perto de ganhar 2 campeonatos e não ganhámos nenhum. Lutámos por eles ainda assim. E ganhámos Taças e Supertaças. Com equipas onde os jogadores da formação não saíam. O método do Soares Franco foi este, basicamente: são inegociáveis, não saem por dinheiro nenhum. É um método incomparavelmente melhor do que aquele que temos hoje, porque hoje não os vendemos: pedimos por favor que nos venham comprar por tostão e meio. Concordas que o método do Soares Franco era melhor? Tão melhor que mesmo cheio de falhas fez-nos desportivamente fortes.

    O que fez o Soares Franco sair não faço ideia o que foi mas ainda bem que saiu. Pena é que tivesse sido trocado pelo que temos lá hoje. É que o Soares Franco não era nada, compreende LGMG? Vinha lá do BES ou do BCP para gerir um clube desportivo. O que raio tem o Sporting a ver com isso possa saber? E o que é que o Sporting tem a ver com este que lá está hoje e veio TOTTA? Consegue explicar-me, precisamos do Soares Franco para alguma coisa, ou deste?
    Eu quero lá um tipo que saiba o que está a fazer, e o que o Sporting faz é desporto, futebol, andebol e essas coisinhas todas. É pedir muito que vá para lá um tipo que perceba da actividade à qual o clube se dedica?

    Tu quando precisas de um canalizador telefonas ao gajo que anda de mota a entregar pizzas, ou ao tipo que arranja telhados, em vez de arranjar canos?
    Não percebo a dificuldade em tolerar-se isto, esta mentalidade. Não há nada para inventar LMGM, um clube de futebol precisa de um gajo que perceba de futebol. Qual é o mistério?

    ResponderEliminar
  21. “Virgílio, qual é a diferença entre a última década e meia e a década e meia anterior a essa?”

    LMGM… Agora com um poucochinho de mais tempo, vou tentar explicar-te a diferença.

    Acho que já o afirmei enumeras vezes por aqui, pelo que bastaria estar atento aquilo que eu fui escrevendo. Mas para que conste e para te esclarecer definitivamente a minha posição sobre essa questão diria que a diferença é que o “Encantador de leões”, aquele que apareceu a prometer o paraíso na terra (leia-se Alvalade) com:

    1) estádios novos que se pagavam a eles próprios;
    2)com diversificação de actividade noutras extra-desportivas de forma a angariar novas fontes de receita e disponibilizar recursos financeiros com o objectivo de reforçar a actividade desportiva (leia-se futebol profissional, pq entretanto foram-se ‘arrumando com algumas modalidades históricas no clube);
    3) a recuperação da hegemonia no futebol com 1 título de campeão a cada três anos;
    4) a profissionalização da gestão do futebol com o estabelecimento duma SAD que viria a trazer…mais valias e acabaria com o amadorismo e a bola que batia na trave (LOL), entre muitas outras promessas, não se chamava Sousa Cintra, nem Bigodes, nem Amado de Freitas nem, tão pouco, João Rocha. Chamava-se José Roquette (e respectivos sucedâneos), com o refugo do refugo ‘roquetista’ a, actualmente, cometer disparates em catadupa e a envergonhar a nação sportinguista a um ritmo alucinante.

    Do que nos foi prometido através da bela melodia do ‘encantador de leões’, o que é que temos hoje?

    1) Dividas, buracos, juros, project’s finances uns atrás dos outros, passivos monstruosos que ng sabe ao certo quantificar, VMOC’s e outros bicharocos…;
    2) E amanhã? Ainda mais dividas, apesar do encaixe de receitas futuras…
    E o que não temos?
    1) O património extra-desportivo, que existia década e meia antes desta década e meia e que permitiu a estes senhores doutores e gestores de topo, avançarem com o seu projecto… Desapareceu, sumiu-se e ng sabe sabe bem como nem porquê…;
    2) E de património desportivo? temos parte do novo Estádio e a Academia de Alcochete no ‘prego’;
    3) Qt a Títulos, é como se vê: nova travessia no deserto, a caminho dos nove anos…
    4) Hoje, temos na presidência um pateta alegre, que não vê um boi de bola à frente, e que colecciona directores desportivos e equipas técnicas apesar dos constantes forever’s… e que me faz ‘encolher’ sempre que abre a bocarra.

    Resumindo: um clube numa situação financeira altamente periclitante como NUNCA antes esteve e completamente dependente de terceiros (os tais ‘parceiros’ financeiros intocáveis…). Um clube mais fraco desportivamente e mais longe (admitido pelos nossos próprios dirigentes) dos outros dois rivais. E isto, quer tu queiras quer não queiras, é a nossa realidade.

    “Eu não dou tempo nem deixo de dar, analiso cada situação per si. No deve e no haver esta gestão tem sido negativa.”

    Não dás tempo, nem deixar de dar, ou seja, isto pode continuar eternamente na sarjeta… Desde que não se suma pela canalização e desapareça no esgoto, está td bem e não se altera nada. Analisar a situação de per si… Eu tb analiso e vou somando as diversas situação de per si, até chegar a uma conclusão: ou acredito que o CD em funções é solução, ou não. O saldo ‘disto’ é negativo? Belo eufemismo!


    “Eu não levo com isto há 17 meses, levo há 30 anos”

    Pois para mim, se dos últimos quinze anos já era mau, dos últimos 17 meses digo que é uma belíssima b*st*. E, pronto, é disto, que eu estou farto. E se fosse à trinta anos, como tu dizes, muita mais farto estaria…


    SL

    ResponderEliminar
  22. Virgilio, eu já entendi a tua opinião.

    Não sei é se alguém já entendeu a minha.

    Pelos vistos não consigo transmitir melhor ideia de que o que gosto é de ficar na sarjeta com a minha passividade e falta de ambição a dizer que está tudo bem e que não se deve alterar nada. Eufemismos...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)