segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rescaldos

O Sporting alcançou ontem a qualificação para uma presença inédita na Final Four da UEFA Futsal Cup,  depois de levar de vencido o El Pozo por 5-3. Achei curiosas as declarações do nosso presidente, e que destaco: “Isto não é o Sporting futebol clube, é Sporting Clube de Portugal. Isto é tão Sporting como tudo o resto. Quando puxamos todos para o mesmo lado, somos muito mais fortes indiscutivelmente”. Não podia estar mais de acordo. O que talvez fosse bom era todos percebermos o papel que nos cabe na criação das condições para "puxarmos todos para o mesmo lado", e, em particular o presidente.

Tomemos o exemplo do futsal: o Sporting possui nas suas fileiras dos melhores jogadores da modalidade, numa mescla de profissionalismo e amor à camisola, cujos ícones são Benedito e Cardinal. Nos seus quadros tem também talvez o melhor treinador nacional da modalidade. A identificação com a equipa começa por aí, as sinergias à sua volta surgem com naturalidade. Ela consolida-se com a abnegação espelhada em campo, superando assim as dificuldades, sem subterfúgios . Se fosse pela tão estafada desculpa dos orçamentos não teríamos passado o El Poso. Porque não fazer algo semelhante no futebol?

Ainda no rescaldo do clássico de sábado à noite algumas questões a merecer análise. Hoje na ordem do dia estão as declarações de Paulo Sérgio sobre o "individualismo e a estupidez". Paulo Sérgio tem razão, como certamente lhe reconhecerão todos os que viram o jogo. Mas isso não esgota as explicações para o resultado final, que em nada nos interessava. Ao elogiar a eficácia portista como consequência no resultado final, Paulo Sérgio esquece-se que se ela fosse tão afinada como diz, Falcão teria inaugurado o marcador, fazendo com que agora estivéssemos a comentar um filme completamente diferente. 

A falta de objectividade de Paulo Sérgio não se fica por aqui. Porque, apesar do mérito que teve na anulação dos principais argumentos do adversário, na primeira parte, não se viu o "grande caudal" de que falou no final do jogo. Aliás, um dos principais problemas desta equipa está precisamente no seu jogo ofensivo, seja ele ataque organizado ou transições rápidas para o contra-ataque. Por isso nunca vimos explorar o adiantamento do FCP na segunda parte nem a sua inferioridade numérica.

Sem lhe retirar o mérito de o Sporting ter feito na primeira parte o que ainda ninguém tinha "obrigado o FCP a não fazer", pareceu-me que Paulo Sérgio podia  e deveria ter sabido adaptar melhor a equipa às diferentes circunstâncias em que iria ocorrer a 2º parte. E ficou por responder a Villas Boas quando este afirmou que, na 2ª parte "o Sporting pareceu-me cansado e débil". Quer num caso quer noutro estou convencido que, em iguais circunstâncias, o adversário responderia doutra forma.

P.S.: A questão da censura ás claques merecerá mais logo artigo exclusivo.

6 comentários:

  1. Devia ter dito que isto "é mais Sporting do que tudo o resto", porque não é concebível o Sporting praticar uma modalidade e nela não ser vencedor.
    Isto é o Sporting, talvez porque exista gente capacitada a tomar decisões naquelas áreas. Aquilo que ele e outros andam a fazer no Futebol é que não é de todo Sporting.
    Que o presidente do Sporting verse sobre os campos afirmando que um não é menos Sporting do que o outro quando ele é 1º responsável pela parte fraca ... fá-lo parecer estar a falar de qualquer coisa que não lhe diz respeito, o que se vai tornando tónico habitual.

    Os melhores atletas e os melhores treinadores em representação do Sporting: qual será o mistério para tanta demonstração de força que o Clube vai fazendo em tudo o que não é Futebol? Esta até o presidente do Sporting resolve, quero crer.

    ResponderEliminar
  2. Grande Vitória no futsal!!

    Temos uma equipa à Sporting, na qualidade dos jogadores, na qualidade do treinador e na qualidade dos derigentes!!!

    O cretino do presidente, não tem num uma unha no mérito desportivo do Futsal! Mas claro que aproveitou para fazer campanha!

    Quanto ao jogo contra os corruptos, como disse na altura, PS tem mérito como montou a equipa mais compacta a defender isto na 1ª metade do jogo. Mas deveu-se muito também à garra da equipa que ganhava quase sempre os lances e roubava os espaços ao adversário. Na segunda parte do jogo, não foi capaz de preparar a equipa para a previsível reacção do adversário e na antecipação das situações de jogo é que se vê muitas vezes os bons treinadores e as boas equipas. Nas substituições depois da expulsão de Maicon, esteve péssimo! A equipa precisava de posse e circulação de bola, precisava de um meio campo que empurrasse o adversário para a área e ganhasse todas as bolas no meio campo adversário e o cretino tira o meio campo todo ao Sporting enchendo a equipa de jogadores que não são talhados para o que era preciso fazer. Encher uma equipa de avançados não é sinónimo de mais e melhor ataque!

    Quanto à censura, eu espero que seja mais um tiro no pé. Depois de "comprar" a claque, espero agora que a mesma perceba a mediocridade deste presidente e não se deixe comprar de novo pq certamente ele irá tentar corrigir o erro, como sempre.

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não dá para ter os melhores do mundo no futebol, mas bem que podíamos ter um treinador mais competente.

    ResponderEliminar
  4. Mike:
    E temos os melhores do mundo em futsal?

    ResponderEliminar
  5. Mike,

    Não é preciso ter os melhores do mumdo mas dá para ter muito mais e melhor!

    A incompetência é óbvia quando se vê uma política sem coerência, sem estratégia, sem rumo, apenas enfeitada de actos isolados para encher o olho.

    Houve alturas que só se contratavam jogadores a custo zero. Pelo menos nessa altura havia essa estratégia e claro que ficávamos com o possível nessas condições.
    Agora contrata-se Angulos, Caicedos, Mexer, Tales, Maniche, Pongolle, Grimi, Zapater, emtre outros, enfim, jogadores contratados apenas para encher o olho ou para tapar lacunas à pressa. Sem critérios de qualidade, sem analisar o perfil do jogador, sem pensar nos retornos financeiros, contratando uns sem gastar dinheiro e outros a gastar milhões, mas quase todos a ganhar balúrdios que desequilibram as contas e as justiças dentro do plantel. Muitos ganham balúrdios sem o merecer, sem serem rentabilizados e a tirarem o lugar a jogadores com qualidade que vestem e sentem a camisola do Sporting há muitos anos.
    Não é só na contratação do treinador que estes senhores são incompetentes. É em muito mais do que isso!

    ResponderEliminar
  6. pedro,

    O principal problema é na estrutura de olheiros, que parece que funciona muito bem a nível de juniores e mal a nivel de seniores. Levantam-se algumas questões:

    - Como é que ninguém sabia da existência do Hulk antes do FCP o ter ido buscar?
    - Como é que ninguém sabia do Falcão (que até foi barato)?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)