domingo, 7 de novembro de 2010

Mau!

O excelente resultado alcançado hoje pelo FCPorto é mau para o campeonato e, por isso, um mau resultado para nós. Não só porque foi conseguida por André Villas Boas, Moutinho e Varela, com uma exibição de luxo de todos eles. Mas porque nos limita os horizontes, na melhor das hipóteses, ao segundo lugar. Ora, como tudo indica, que essa luta terá que ser dirimida com o SLBenfica, corremos o risco de, mais uma vez, os Sportinguistas se distraírem do que é elementar: A única luta que nos deve interessar é a do primeiro lugar. O resto é consolação.

Uma última nota para a dissonância entre a classe da equipa azul e branca e alguns dos seus profissionais e uma larga franja eternamente parola e boçal dos seus adeptos. Esta gente dá má fama ao Porto e ao Norte do País.

28 comentários:

  1. tinha dito há uma semana ou duas que este porto já é campeão. mas há duvidas?

    falcao, incrivel hulk, moutinho, varela, belluchi... ok, parece fácil.

    nem quero falar em treinadores porque qualquer um arrisca-se a ser campeao no porto. Mas...

    venha de lá uma vitória contra o guimarães para ver se o ânimo aumenta.

    ps - não há por aí um gilberto borges que pegue no futebol?

    força grande Sporting eu te amo!

    The LC

    ResponderEliminar
  2. mil perdões.

    gilberto borges = Gilberto Borges

    ResponderEliminar
  3. ps - o carlão do leiria tinha lugar no plantel do Sporting de caras.

    abraço

    The LC

    ResponderEliminar
  4. Fazia uma pequena ressalva, com a qual talvez o LdA não concorde. A única coisa que me interessa é lutar pelo primeiro lugar até ao final do campeonato.

    Neste sentido o jogo de amanhã ganhou bastante importância e eu vou fazer os possiveis para lá estar, no estádio, a apoiar a nossa equipa rumo a este objectivo. Vai ser dificil manter a motivação lá no norte e nós temos de saber aproveitar esse facto.

    A melhor mensagem que pode passar neste momento é que o fcp já é campeão, é dar-lhes uma bebedeira de elogios. Depois no final fazem-se as contas.

    ResponderEliminar
  5. LMGM,
    O Sporting nem ao 2' vai, quanto mais ao 1' ...

    Nao somos nos quem lutamos. Sao eles. O problema e justamente esse. Se dependesse de ti, de mim ou de outros o 1' lugar nao nos escapava, mas infelizmente nao depende.

    Depende do Bettencourt, do Costinha, e do Paulo Sergio. Ou seja, estamos tramados. Nao e o Hulk que nos trama, somos nos proprios, a nos mesmos ...

    ResponderEliminar
  6. MM, como disse no inicio da época, eu/nós/vós/eles partimos do terceiro lugar da grelha de partida, para chegar a primeiro não basta superar o potencial que temos, também é preciso que os outros errem.

    Mas há muitos anos que eu só sei quem é o campeão em Março, até lá é jogo a jogo. E não há jogo, pensado individualmente, em Portugal que o Sporting não consiga vencer.

    ResponderEliminar
  7. The Cure,

    O Carlão não tinha lugar no SCP. É um avançado banal, bom para clubes médios. O Postiga é melhor, o Liedson é melhor e o Saleiro quando está em boa forma também é melhor.

    MM,

    Não sejas tão derrotista. Por agora só nos resta lutar pelo 2º lugar, já que o 1º está a milhas. O jogo com o FCP irá dizer se temos ou não capacidade para lutar pelo 1º.

    Eu estava a torcer por uma vitória do FCP porque o 1º objectivo é ultrapassar o SLB. Assim que esse for cumprido o objectivo passa a ser ultrapassar o FCP.

    ResponderEliminar
  8. AVB, Moutinho e Varela??? E Hulk e Falcao não????

    Tentei perceber que querias ligar os jogadores ao Sporting, mas não me lembro de ver o AVB em Alvalade.

    Quando ao lutar apenas pelo 2º lugar são opiniões, não a minha. Quero o Sporting a lutar pelo 1º lugar.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Mike Portugal

    repare bem no que disse. Tinha lugar no plantel. Ter lugar no SCP é bem diferente :)

    abraço

    ResponderEliminar
  10. Era preciso muito muito para termos uma ténue hipotese de alguma coisa.

    Bom bom foi o Braga ter perdido!!!!

    Passo a vida a criticar os que não pensam em grande para o Sporting. Os que apoiam a miserável e ruínosa gestão desportiva dos últimos meses, os que acham que o futebol do Sporting não é medíocre e que acreditam que é possível chegarmos a algum lado com o que temos.

    Claro que com isto tudo sou chamado de terrorista, não-Sportinguista, derrotista e culpado de todos os males da equipa de futebol. Eu e todos aqueles que também têm a mesma visão do Sporting que eu tenho.

    Mas óbviamente não acredito que possamos chegar ao 2º lugar, quanto mais ao primeiro!!

    Se é possível? Claro que sim, até a Naval ainda pode ser campeão nacional!!!... Tudo é possível, basta os corruptos do Porto ou os merdosos de carnide terem um colapso inimaginável e o Paulo Sérgio passar-se da cabeça e começar a perceber alguma coisinha de futebol..É possível mas custa-me um pouco a acreditar que aconteça isto tudo...

    Perdemos a oportunidade de contratar AVB. também aqui havia quem defendesse a sua contratação e quem o achasse banal não apoiando a aposta neste excelente técnico. Bastava que abrissem a pestana para o futebol que a Académica praticava!

    Agora temos o Paulo Sérgio. Para mim, do que me lembro, depois de Carlos Manuel, é o pior treinador que já assisti a treinar a minha equipa. É desolador e frustrante assistir aos jogos do Sporting.

    Mas lá estarei hoje de novo em Alvalade. E como sempre vou gritar e apoiar para vencermos!

    E acreditem também que se formos campeões por algum motivo extraordinário e impensável, gritarei que nem um louco pelo meu Sporting, festejarei desalmadamente o título pelo meu Sporting e por ser um título impensável e inesperado para mim mesmo no maior dos meus sonhos!

    Claro que temos de lutar sempre para ganhar. Mas é preciso saber o que temos, o que andamos a fazer, o que vamos ter no futuro porque no futebol também se pensa, também se programa, também se tem de ter estratégia a curto, médio e longo prazo e também tem de se ter qualidade, capacidade e competência!

    Porque os êxitos, as vitórias e os lucros não se obtêm somente do trabalho, da paixão, do querer, do ser positivo e de um clique.

    É preciso perceber do assunto! E isto quase não acontece em Alvalade!

    SL

    ResponderEliminar
  11. Pois eu torcia pelo empate, porque nos permitia ganhar pontos a ambos. A haver uma derrota, que fosse a do fcp, para podermos encurtar ainda mais as distâncias para o líder actual do campeonato.

    pedro,

    Não fomos nós que perdemos a oportunidade de contratar o AVB. Foi ele que não quis vir. Não me parece nada idêntica a situação entre ele e o Mourinho, que queria vir, e portanto, não vejo um paralelismo directo.
    Quanto ao futebol praticado pela Académica, discordamos. Não me parece que fosse "tudo isso". Entrou bem, depois teve uma sequência de 7 jogos - salvo erro - sem ganhar e não me parece que tenha feito algo de extraordinário lá. O Jorge Costa está a fazer um melhor trabalho até ao momento.
    Havia potencial? Havia. Agora também havia o receio de ser mais um treinador a quem proporcionaríamos o estágio.

    ResponderEliminar
  12. jvl,

    Segundo sei, ou segundo li em muitos sítios incluindo a blogosfera, AVB não veio para o Sporting porque Costinha preferiu o Paulo Sergio. E também li em muitos sítios que AVB quis romper o pré-acordo que tinha já celebrado com JEB porque não foi ouvido na escolha do director de comunicação do Sporting, cargo fundamental que estava para ocupar no clube e que para o qual, devia ser ouvido na escolha e que tinha combinado com JEB dar a sua opinião e aval nessa contratação. Como não respeitaram o combinado quis romper o acordo que tinha.

    Mas isto é um pormenor, porque AVB não é o último bom treinador de futebol à face da terra. Há muitos bons treinadores por aí e melhores que PS então, quanto a mim, há aos pontapés!!

    Quanto ao futebol da Académica, "tudo isso" não sei o que é... Só disse que bastava, para os que não gostavam de AVB, que vissem os jogos da Académica para perceber o potencial do treinador. Mais nada! Memso com sequências negativas, quanto a mim, bastava verem o futebol daquele treinador. O bom futebol, os bons princípios de futebol, a qualidade de um bom futebol, um futebol moderno, inteligente e global, para mim, não se resume às vitórias.

    Será que há quem ainda ache que AVB não é um excelente treinador?

    Quanto ao paralelismo com Mourinho não percebo porque o foste buscar porque eu nem falei de Mourinho nem de paralelismo nenhum.

    Estágio por estágio, preferia apostar em algo que eu acho que tinha qualidade inequívoca, que seria o o AVB, do que proporcionar um estágio ao PS que nunca vai chegar a lado nenhum se continuar a perceber o que percebe de futebol..

    ResponderEliminar
  13. JVL:
    Do que sei foi o Sporting que o libertou do compromisso, a seu pedido, onde havia clausulas de indemnização que não foram accionadas...

    ResponderEliminar
  14. pedro,

    Se foi do AVB a iniciativa de romper o acordo, porque dizes então que foi o SCP que perdeu a oportunidade de o contratar? Não tenho qualquer dúvida que a partir do momento que o fcp manfestou o interesse por ele, era apenas questão de arranjar um ou mais motivos.

    O que pretendi dizer, e que me pareceu óbvio com "tudo isso", é que o futebol da Académica não era algo onde se pudesse dizer de caras, que este treinador era o indicado para o SCP. E não nos esqueçamos que a pré-época e o início de campeonato do fcp foi tudo menos brilhante. E a ajuda que determinadas arbitragens deram nas primeiras saídas do fcp.

    "Será que há quem ainda ache que AVB não é um excelente treinador?"

    Eu acho. Porque não é pelo que fez até agora que o considerarei um excelente treinador. Para merecer o epíteto de "excelente" terá ainda que provar muita coisa.

    "Quanto ao paralelismo com Mourinho não percebo porque o foste buscar porque eu nem falei de Mourinho nem de paralelismo nenhum."

    Porque me apeteceu e porque é sempre essa a comparação que é feita e é esse o maior receio de qualquer Sportinguista nesta situação.

    "Estágio por estágio, preferia apostar em algo que eu acho que tinha qualidade inequívoca, que seria o o AVB, do que proporcionar um estágio ao PS que nunca vai chegar a lado nenhum se continuar a perceber o que percebe de futebol.."

    Tu preferias apostar no que tu achavas melhor, eu preferia outro tipo de aposta - que dei conta no blog em variados posts - e infelizmente, quem decidiu, apostou no PS que possivelmente achava que ele tinha qualidade.
    E se o AVB se estivesse a revelar um flop, imagino que poucos seriam os que admitiriam que se tinham enganado.

    LdA,

    O erro do SCP foi não ter accionado essas cláusulas. De resto, e como disse ao pedro, era apenas uma questão de arranjar motivos para quebrar o compromisso com o SCP, uma vez que o seu clube do coração, segundo dizem, se mostrou interessado.
    Não foi o SCP que falhou redondamente aqui, é o que pretendo dizer. Até parece que o AVB não teve qualquer responsabilidade nisto.

    ResponderEliminar
  15. jvl,

    Apenas falei de AVB porque, na minha opinião, ele teve no jogo de ontem um grande mérito na vitória do porto.

    Hoje a maior parte dos jornais evidenciam o demérito de jesus e escondem o mérito dos outros. Mas para mim, ontem e desde o início da época, a qualidade e organização do futebol do porto e os resultados alcançados têm muito de AVB.

    De resto, quanto ao facto de não ter vindo para o Sporting, parece-me claramente que não veio porque o Sporting não quis e não o contrário. Inclusivé, numa primeira fase da abordagem, AVB chegou a dizer para o Sporting e a Académica entenderem-se primeiro, e depois foi público ( não me lembro se oficialmente) que o Sporting não quis pagar a cláusula que a Académica pedia para librertar o treinador a meio da época. Só depois veio Carlos Carvalhal...

    Numa segunda fase, houve novamente um querer em contratá-lo mas depois, segundo se sabe, foi Costinha que preferiu PS.

    Mas, como também disse, AVB não é o último bom treinador de futebol à face da terra.

    O que vejo de mal no Sporting não se resume ao treinador! Aliás seria excelente que fosse apenas o treinador que estivesse a hipotecar os êxitos do Sporting!!

    Contudo também acho que com este treinador vamos alcançar muito menos do que seria possível.

    Mas lá estarei a apoiar porque raramente falto para com o meu Sporting!

    SL

    ResponderEliminar
  16. Pedro,
    Ri-me muito com o seu 1º comentário. Apetece dizer isso mesmo, "claro que podemos", mas para isso convinha ganhar 1º os jogos em Alvalade com o Olhanense, Nacional, Rio Ave, não ir perder a Paços de Ferreira ou mostrar o mínimo de jogo jogando com um adversário directo no seu campo, e até hoje ainda não fizemos nada disso ...
    Agora claro, ainda falta 2/3 de campeonato, o Sporting é para mim o melhor e mais poderoso clube do mundo, somos invencíveis e logo vamos destruir o Guimarães, tomar de assalto o 2º lugar, deixar o concorrente empatado para trás nas próximas semanas e aproximarmo-nos do 1º uma vez que jogamos com ele em casa.
    Tudo isto vai acontecer, hoje. Mas só hoje, porque amanhã ou para a semana depois de mais um empate caseiro ou derrota fora de portas lá voltamos à triste realidade que se nos apresenta. E esta triste realidade não é futuro, um antevejo do que é mau e vem pelo caminho. Não, é mesmo o presente e factos passados já consumados (passe a repetição): nós temos vindo a jogar, a fazer coisas, e estas coisas que temos feito têm apresentado resultados. Esses resultados, são aqueles que conhecemos.

    Mike Portugal,
    Eu não sou derrotista. Muito pelo contrário, acredite que sou bem capaz de prolongar uma fantasia muito para lá daquilo que é aconselhável. Mas há dias, momentos e alturas em que temos de ser práticos. É das tais coisas, sonhar é muito bom mas temos sempre de fazer qualquer coisa mais para além disso caso contrário os sonhos nunca passam de sonhos, e o Sporting para mim não é apenas um sonho. Eu desejo de facto que ele se levante e comece a arrepiar caminho porque quero ver o Sporting ganhar, ter hegemonia, derrotar constantemente os seus adversários. Nunca o vi, e quero ver. Olhe hoje de manhã vinha para casa e pensava algo que por algum motivo simplesmente não se ia embora. Sou um bocadinho doente às vezes, e fico assim com coisas na mente das quais não consigo livrar-me: pensava no que o José disse há dias, qualquer coisa como "e a nossa auto-estima palhaço, quem é que cuida dela?", a propósito do Bettencourt ter dito que a derrota na Bélgica não ia afectar a auto-estima da equipa. É isso, é basicamente isso. Estou farto deste Sporting. Quero mais e melhor e não quero continuar - na maioria do tempo - a substituir a tristeza do que somos por fantasia sobre aquilo que podíamos e devíamos ser. Concorda?
    Sobre o mais, eu também torcia pelo Porto, por variadíssimas razões. Desejava o empate mas intimamente torcia pelo Porto. Nós para sermos 1ºs temos de fazer o nosso trabalho. Se não o fazemos do que é que vale andarmos à espera que os outros se anulem? Isso é impossível, por isso sim, ao menos que sinta o prazer de ver uma nação de borboletas com a mania que são águias acordar para o realidade, mais uma vez.

    LMGM, claro que há jogos em Portugal que o Sporting não pode nem consegue vencer: até agora já fizemos 9 ou 10, e salvo erro só ganhamos 3 ou 4, logo aqui vão 6 que já ficaram pelo caminho, e ainda vamos no 1º terço de campeonato ...

    ResponderEliminar
  17. Não quero me intrometer no vosso dialogo, nem quero que levem a mal a minha opinião...mas o que nos faz pequenos é isto...estarmos sempre a chorar pelos outros que eram para vir e não vieram...na altura, acho que todos lemos por aqui e pela blogosfera inteira as criticas que choveram em relação à suposta contratação do AVB.

    Nós temos que contar é com o que nós temos, o PS não é um treinador bestial, mas tambem não é uma besta como o fazem paracer...se até o jesualdo foi campeão mais que uma vez no fcp, é facil perceber, que qualquer treinador consegue ser campeão no fcp.

    SL

    ResponderEliminar
  18. Dezperado,

    "se até o jesualdo foi campeão mais que uma vez no fcp, é facil perceber, que qualquer treinador consegue ser campeão no fcp."

    E se há coisa que não falta, são exemplos.

    ResponderEliminar
  19. Dezperado,

    De certa forma concordo a 100% consigo. Somos mais pequenos por estar a "chorar" o que não temos.

    Por outro lado também acho que é preciso ter consciência das opções que tomámos ou que não tomámos para perceber o que foi feito bem, o que foi feito mal e tirarmos lições par ao futuro.

    Não podemos estar constantemente a começar do zero. É preciso ir construindo continuamente um projecto, com mudanças e com renovações mas tem de ser um projecto contínuo que tire sempre partido de uma aprendizagem passada.

    PS para mim, neste sentido, é uma estagnação por não potenciar o que temos, mas também deve ser encarado, no fim da sua era, como uma lição, com tudo o que de positivo nos der e com tudo o que de negativo nos deixar.

    Também disse que PS não é o mal de tudo o que se pássa no Sporting. No meu primeiro comentário deste post fui muito claro em relação ao que quis dizer.

    E nem me alonguei sobre o AVB. Temos de lutar sempre para ganhar. Isso não se discute, não importa estar a debater isso!
    Com PS ou com outro qualquer o que se tem de exigir sempre é que lutemos para ganhar.

    PS para mim é um péssimo treinador para o Sporting. Mas espero vir dizer aqui um dia que é muito melhor do que eu achava! Nesse dia ficarei com a certeza que percebo menos de bola do que achava. Mas pelo menos o Sporting estará melhor do que eu penso que está hoje.

    Contudo acho que, como escrevi no primeiro comentário, os êxitos não se obtêm somente do trabalho, da paixão, do querer, do ser positivo e de um clique. É preciso competência!

    Hoje espero ganhar para depois celebrar com entusiasmo e satisfação!

    SL

    ResponderEliminar
  20. Leão de Alvalade,

    Parece-me que só podemos chegar a uma conclusão: banhado pelas águas do Douro, no Porto tudo floresce. Mérito e/ou competência são totalmente postos de lado quando confrontados com os efeitos terapêuticos das águas do Douro. Veja-se que até uma equipa composta por um conjunto vasto de anões ganha (e de goleada)!

    O Sporting tem há muito o que merece. Mas especialmente esta temporada, em que se fez sangue para aplacar a vontade dos sanguinários. Aqueles que não querem ver, conseguem sempre vislumbrar as melhores desculpas para os sucessos dos adversários, atribuir os insucessos à sorte (ou às águas do Tejo), reforçar a despesa, esfregar as mãos e dizer que se fez um esforço para encurtar distâncias.

    Só tenho pena que JEB e Costinha não fiquem até ao final do campeonato para que se possam finalmente colar neles, sobretudo no 1º, o rótulo do pior de sempre com resultados repetidos.

    O Sporting está travestido e a culpa não é só deles.

    ResponderEliminar
  21. JVL:
    Se foi como dizes é muito mau sinal um treinador desinteressar-se pelo contrato que assinou em favor de outro clube.

    No fundo quer dizer que como profissional ele entende que o clube preterido não lhe dava condições de sucesso.

    Eu ainda me lembro de ser ao contrário: os jogadores e treinadores preferirem o Sporting ao FCP.

    ResponderEliminar
  22. Também acho que parece que por vezes é um crime achar que os outros estão bem servidos e que nós não estamos. Por vezes parece que não se pode elogiar os outros e criticar o que nós temos ou fazemos.

    Para mim AVB é um excelente treinador.Jorge Jesus também o é. Paulo Sérgio está a milhas destes dois treinadores.

    Para mim , o porto tem um óptimo plantel com jogadores de qualidade inequívoca e que podem ser vendidos porque não estão em final de carreira e porque têm margem de progressão. E os lamps também têm um óptimo plantel com jogadores jovens e de qualidade inequívoca. O Sporting, quanto a mim , tem investido mal e o que de melhor tem é o que é formado em Alvalade!!!

    Agora irão dizer que o porto e o benfica também fazem maus investimentos. Isso todos os grandes clubes fazem mas têm grandes jogadores nos quais investiram e que apenas uma venda cobre os investimentos que correram mal.

    Mas para isso é preciso comprar qualidade inequívoca. Qualidade essa que nos poderia dar também resultados desportivos e muitas mais receitas desportivas e comerciais.

    E isto é preciso desde jogadores até ao treinador!

    ResponderEliminar
  23. PLF,

    Tocáste num ponto fundamental de uma gestão:

    As despesas. E muito bem também, referiste o que muitos não vêm ou não querem ver. O reforço brutal da despesa que foi feito este ano no plantel do Sporting.

    Isto com jogadores em final de carreira, que não vão trazer nenhuns dividendos no futuro. Esses ganham o que outros deviam ganhar. As apostas deviam ser nos excelentes jogadores vindos da Academia. Mas esses ganham uns tostões e claro depois, serão vendidos à pressa se calhar para se comprarem mais uns velhinhos com nome.

    As únicas distâncias que se encurtaram foram as distâncias da mediocridade!

    Se AVB é um excelente treinador..Porra basta ver o futebol de equipa e a qualidade a todos os níveis dos princípios da equipa do porto.

    E o futebol, os princípios, o jogo colectivo que o Sporting pratica? É simplesmente medíocre!

    ResponderEliminar
  24. LdA,

    É muito mau mas não é algo inédito. E sim, concordo que essa possa ter sido a sua leitura (o SCP não lhe dar condições para alcançar o sucesso).
    Já falámos várias vezes que o problema reside mais acima mas parece que com o AVB tudo se resolveria. Passaríamos a ter um Presidente que não nos envergonhasse, um DD que acertava em todas as escolhas, a relva deixaria de ser um problema e o fosso, miraculosamente, estaria fechado e as cadeiras todas verdes. Aí sim, diria que teríamos o verdadeiro Special One.

    Quantos treinadores medíocres passaram pelo fcp e sagraram-se campeões? Ou vão dizer-me que o António Oliveira, por exemplo, era um excelente treinador?
    Com isto não digo que o AVB é fraco, nem sequer lhe tiro o mérito que tem, apesar de certas "leituras" darem essa impressão. Arrisco até dizer que o PS seria campeão no fcp.
    Parece-me que o maior mérito, por boas e más razões, continua a residir no PdC.

    ResponderEliminar
  25. PLF,

    Que queres dizer com "Só tenho pena que JEB e Costinha não fiquem até ao final do campeonato..." ?

    Tens alguma informação de que vão sair?

    Já agora, será que poderias dar-me acesso ao teu blog?
    O meu email é: mike.de.portugal@gmail.com

    ResponderEliminar
  26. jvl

    "Parece-me que o maior mérito, por boas e más razões, continua a residir no PdC."

    Isto é o trunfo do fcp...e para quem viu o jogo, ouviu o publico todo a chamar por um nome...e não era nem o do treinador, nem de jogadores...era o do presidente!!!

    SL

    ResponderEliminar
  27. Não falem mal do Jesualdo Ferreira, por favor!!

    Tenham consideração pelo futuro treinador do Sporting.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)