terça-feira, 9 de novembro de 2010

O Karma leonino

O pior que tem acontecido ao Sporting nos últimos anos é os Sportinguistas só acordarem depois do facto consumado. E muitos deles não perceberem que não é da responsabilidade de nenhum mau Karma ou maldição a sucessão de reveses, com vexames pelo meio. Esse é um sintoma de evidente debilidade do espírito leonino tal como o conhecíamos e o certificado de longevidade para a desresponsabilização. Os desaires estão para o Sporting como a dividida soberana para Portugal: não têm pai nem mãe nem familiares conhecidos. 

O que sucedeu ontem foi apenas mais um episódio entre muitos. Não foi apenas a expulsão ridícula de Maniche, a imagem da experiência que se procurava para colmatar o excesso de juventude. Ela apressou apenas o que o treinador se preparava para fazer acontecer. Tirar Coelho e Zapater da cartola partiu a equipa e estendeu o tapete ao Guimarães. Com Paulo Sérgio esta equipa não passará de um espectáculo de “cascadeur” preso a um show repetitivo, incapaz de ler as mudanças do jogo ou de ser adaptar às circunstâncias. Do entusiasmo de muitos, que nunca partilhei, resta agora o enjoo e o fastio.

O conformismo em breve tomará o lugar da indignação. Por isso desvalorizo as reacções de circunstância, de muitos que, durante os meses que antecederam esta época ou a época transacta, preferiram atirar a matar sobre os avisos que poucos iam lançando, recusando-se a ver o óbvio e a parar um segundo que fosse para pensar.

Não era altura de finalmente percebermos que não foi o azar que geriu mal o património imobiliário, que construiu um estádio de azulejaria de gosto duvidoso e sobre o qual já nem a totalidade dos direitos possuímos? Que não é por azar que hoje somos menos num estádio novo mas cheio de problemas, que não temos pavilhão, ou que somos desconsiderados ou ignorados pelas entidades oficiais, parceiros e ou patrocinadores, ou que os resultados desportivos são os que se sabem, o passivo cresce mas o património diminui?

O relvado é apenas mais um dos muitos problemas cuja resolução se arrasta e que qualquer dia entrará no anedotário nacional. Na semana passada publicamos aqui uma entrevista de um profissional especializado em relvados sintéticos. Pareceu-nos essa a prioridade, tendo em conta as declarações presidenciais e imposição feita pela a agenda mediática. Mais ainda por representar uma solução certificada pelos profissionais que a utilizam, não ignorando que o SLB a utiliza cada vez que se desloca ao Norte do País.

Desde a semana passada que temos pronta uma entrevista com um representante de uma empresa especializada em relvados naturais e que, pelo trabalho realizado, é considerada uma referência na matéria. Com a publicação dessa entrevista fecharemos um capítulo, no qual procuramos dar aos Sportinguistas as ferramentas necessárias formarem um juízo sobre um processo que, a não ser bem trabalhado, pode acarretar consequências que, em última análise, resultarão em mais uma agressão ao orgulho leonino.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito no karma leonino...com o qual eu já convivo à 32 anos!

    ResponderEliminar
  3. A mensagem que escrevi por uma qq eventualidade deve ter ido para o caixote...

    Toma lá que é Democrático Margarida,è o karma Leonino no seu melhor!

    ResponderEliminar
  4. Margarida:
    A mensagem que terá enviado não foi removida por mim. A ter havido algum problema terá que ser imputado ao Blogger.com.

    Por hábito só exerço essa função de que não gosto quando não me deixam outra alternativa, isto é, quando se ultrapassam os limites impostos pela educação ou bom-senso.

    Dezperado:
    Não duvido que acredites no Karma. Com todo o respeito que tenho pela tua condição de leitor assíduo do "ANorte", repito: Esse é um sintoma de evidente debilidade do espírito leonino e o certificado de longevidade para a desresponsabilização.

    São os postes,a relva, o projecto, a CML, o governo , o FCP, o SLB, os árbitros, etc, etc.

    Enquanto a maior parte de nós assim pensar é impossível prever uma mudança.

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade,

    mudança? Porquê, se estamos no bom caminho?!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade,

    Eu até acho que esta direcção está a fazer um trabalho razoavel, perante os erros do passado. É preciso reconhecer que a escolha do treinador não foi a melhor e corrigir o quanto antes. Como disse no post anterior, não sou a favor de mudança de treinador a meio da época, mas para este tenho que abrir uma excepção.

    PLF,

    Obrigado pela resposta à minha pergunta. Também perguntei no outro post: é possivel ter acesso ao teu blog ou já não fazes posts? O meu email é mike.de.portugal@gmail.com

    ResponderEliminar
  8. Margarida, fica um conselho. Escreve no word e depois faz copy - past para aqui. Ou, em alternativa (mais prática ainda), antes de enviares o teu comentário sublinha-o, clica com o botão direito o rato e selecciona copiar. Se não aparecer o comentário sempr podes repetir... Cmg acontecia-me imensamente o que te passou agora a tí, pelo que acredito e sei o qt frustante pode ser perdermos um comentário em que nos esmeramos. Julgo que esta é a melhor estratégia para fintar o chato do blogger...

    Obrigado pelos teus (futuros) comentários! ;)


    LdA:

    Eh pá. Qt ao Karma, tb já não o nego assim tão peremptoriamente... É certo que a incompetência instalou-se e desenvolve-se hj em dia dentro do SCP a um ritmo e numa intensidade nc dantes visto(a), logo a tendencia para JEB evocar a lei daquele azarento do Murphy aumenta exponencialmente, mas qts de nós já fizemos comentários do tipo: "porra, que isto só acontece ao/com o SCP!". Julgo que são já incontáveis as situações bizarras que nos sucedem... Demais para menosprezar fenómenos paranormais,... hehehe (já nem sei se falo a sério ou a brincar, mas hoje acredito nisto).

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Margarida

    Por vezes também me acontece o que descreveu. Inclusivé, existem comentários que dão erro, mas depois aparecem.

    Lda

    Antes de mais, agradeço o respeito, e se continuo a ser um leitor assiduo, alem de gostar muito deste blog, existe esse respeito em cada opinião, por muito diferente que seja.

    Passando para a resposta, eu cresci a esfregar as mãos, e resultados como o de ontem, já vi muitos (com muita pena minha). Se hoje há desresponsabilização, também o havia no passado, já que nunca percebi de quem era a culpa por andarmos 18 anos a ver "navios". A responsabilidade cabe sempre aos sócios, são eles que elegem o presidente.

    Mas numa coisa estou de acordo contigo, tem de haver uma mudança. Mas para haver mudanças é preciso um pouco mais do que as soluções que aqui se conseguem ler todos os dias, tanto da tua parte, como de muitos leitores que por aqui passam todos os dias. Precisamos de alguem (alguem abastado, para puder ser presidente sem receber ordenado) que se chegue à frente nas eleições...e como não tem havido, torna-se dificil qualquer tipo de mudança.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Margarida:
    Devo dizer que cantas bem mas não me alegras. Aposto que depois de conseguires o que desejas não voltarás a por o pé por estes lados. Não és o primeiro nem serás o último, a menos que a xafarrica feche.

    ResponderEliminar
  11. Leão De Alvalade

    Porque tanta hostilidade?
    Canto bem mas não alegro? Que incorrecção!
    Não voltarei?
    Sendo essa a tua vontade, de certo conseguirás, como provávelemnet conseguiste com outros.
    Cartão amarelo á mal educada provocação, que já é a segunda.

    A primeira foi a da "descer ao nivel..."
    Sinceramente pensei que serias de respeitar! Admito a falha na avaliação!

    MGD

    ResponderEliminar
  12. Eu confesso que ainda estou em transe depois de ontem viver um dia digno de um episodio da Twilight zone.

    Há uma coisa que me desespera, o desperdicio de talento. É isso que assisto e tenho vindo a assistir durante anos no Sporting.

    Gostava de acreditar que basta mudar este ou aquele para resolver os problemas, que a culpa é de um qualquer grupo tipificado de "istas". Não acredito que seja. Também não acredito em karmas. Talvez por isso não queria fazer aquilo que tu pedes "...parar um segundo que fosse para pensar."

    Receio que se o fizesse a conclusão fosse que - não temos solução - e acreditar nos arrautos da desgraça que há 30 anos gritam que estamos em belenensização.

    ResponderEliminar
  13. Desperdício de talento por quem passam os anos sem que o clube retire deles os dividendos: títulos.
    Estou-me a lembrar do Vukcevic, Postiga, João Pereira, Abel, Matías, Izmailov e claro ... o Levezinho.
    Estes, os de hoje.
    João Moutinho, 6 épocas completas fez ele no Sporting, de 04/05 a 09/10, jogando entre 45 a 50 jogos por época quase sem interrupções.
    Beto, ou o Sá Pinto que regressado de Espanha fez mais 6 épocas no Sporting, 6 ... ganhando 1 campeonato, 1 taça e 2 supertaças, só.
    O próprio Tello, mais um negócio brilhante desta SAD (esta SAD, sim) que sem ser um jogador brilhante tinha no entanto qualidade suficiente para inserido num grupo / clube forte ganhar muitas mais coisas do que as que ganhou.
    E os históricos Pedro Barbosa ou Rui Jorge, que tantas épocas fizeram e tão pouco ganharam.

    É essa a importância de termos 1 presidente competente que escolha 1 presidente da SAD competente que escolha um director para o Futebol competente onde depois todos escolham 1 treinador competente.
    E nós não temos nada disto. Há muito tempo.

    ResponderEliminar
  14. Leão de Alvalade,

    queria dar uma pequena nota às declarações do Maniche ao site do Sporting, que podem encontrar-se na íntegra aqui:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futmanichedec_091110_68026.asp

    A nota não é sobre a assumpção do erro de Maniche, cujo acto obviamente censurável está longíssimo de ter sido a principal causa do resultado do jogo de ontem (obviamente, a deficiente organização colectiva do Sporting em qualquer momento do jogo).

    O que me saltou à vista foi o seguinte, noutro daqueles factos que gosto de chamar de pequenos indícios de incompetência que parece ser transversal no Sporting.

    Ora bem, o Maniche diz-nos que "Juntos ainda vamos a tempo de conseguir recolocar o Sporting nos lugares que ambicionamos!"

    Lugares? Mas... há uma pluralidade de lugares que "ambicionemos"?

    Na minha curta e normalmente triste vida de sportinguista sempre houve apenas um lugar a ambicionar: o primeiro. Todos os outros "lugares" seriam apenas uma medida aferidora do insucesso: o 2º lugar, o primeiro dos últimos e um insucesso relativo, o 3º lugar um insucesso maior e assim sucessivamente.

    Não sei quem escreve na vez do Maniche. Mas vamos assumir que nem isto saiu da sua cabeça, nem que - entre as poucas notícias que são publicadas pelo Sporting - o director de comunicação não é tido nem achado. Vamos assumir mesmo que este tipo de coisas passa pelo Nuno Dias.

    Vamos então assumir que, dentro da ortodoxia das vacuidades do futebol, alguém parou para pensar - ou mesmo sentir - alguma repulsa pela frase citada. Ou não. Ou o Sporting tornou-se um clube como o SCBraga em que, numa boa época, ainda pode lutar pelo título, mas a vitória ao alcance é mesmo o segundo lugar. Quem sabe o terceiro. Se calhar são "os lugares que ambicionamos".

    ResponderEliminar
  15. PLF:
    Só me ocorre uma hipótese: os lugares que ambicionam Maniche,Nuno Dias,Costinha e JEB não são os mesmos que ambicionamos nós.

    A hipótese de nos terem por parvos também me ocorre e convenhamos que a generalidade dos associados tem-lhes dado razões para isso.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)