terça-feira, 16 de novembro de 2010

Porque não gosto de ouvir falar em pinheiros

Paulo Sérgio ainda ontem voltou a falar no "tal pinheiro" que lhe faz falta. Há até quem consiga ver na falta de um espécime semelhante a justificação para a falta de golos, sejam eles com os pés, sejam eles com a cabeça. Desde Peter Houtman, passando pela contratação / rescisão relâmpago de Nial Quin, com direito a passeio à beira-mar, que o Sporting tenta mas não consegue ornamentar o seu ataque com alguém que junte a envergadura fisica com a capacidade de marcar muitos golos.

A explicação parece-me simples: jogadores assim ou se descobrem cedo ou paga-se bom dinheiro por eles. Lembro que o SLB despendeu, se a memória não me atraiçoa, 9 milhões por Cardoso. E depois há o próprio conceito de "pinheiro" que me parece uma visão demasiado primaria de conceber o futebol. 

E quando me lembro que foi atrás de algo assim que ainda há pouco pagamos mais de 400 mil euros, fora salários, por 6 meses de empréstimo de um tronco... Vejam com atenção a partir do segundo 50. Foi este fim-de-semana em Málaga.

14 comentários:

  1. Também acho muito estupida essa história do pinheiro. Ou vinha um "Jardel" ou então não interessa muito a altura. Não concordo que seja pelos avançados que a equipa marca poucos golos. É verdade que falhamos alguns escandalosos e mandamos uns ao poste, mas aquela táctica do treinador é a principal responsavel pela falta de golos e por sofrermos tantos.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    O Benfica pagou 12M pelo Cardozo, os 9M foram por 80% do passe, mais tarde compraram o resto.

    Isto dos avançados é quase tão mau como aquela malta que diz que o Sporting não consegue ser campeão enquanto tiver o Rui Patrício na baliza. Sobre a baliza nem acrescento mais nada, uma vez que a percentagem de golos sofridos por culpa do GR é inferior a 5%.
    Mas para se ver se os avançados falam muitos golos é contar quantas vezes a bola chega em condições a posições de facturar. É que falhanços em esforço ou em posições em que a probabilidade do remate ter sucesso é baixa, não é azar, é apenas um acontecimento natural.

    ResponderEliminar
  3. Bons "Pinheiros" foram o Sphear, Nalitzis, Purovic e Kirovski. Todos juntos deve ter dado para aí 10 golos (e já devo estar a puxar).

    A questão não é o tipo de jogador, mas sim o "tipo" de treinador que temos que nem com Messi, Iniesta, Xavi, Busquetes e Dani Alves, conseguia controlar um jogo (com bola).

    ps: só um aparte, o Nial Quinn nem sequer viu o mar, foi o Tejo, ali no Cais do Sodré, onde hoje é o Armazém F (ou era).

    ResponderEliminar
  4. Nem sei como não conseguimos aproveitar este talento natural, caicedo de seu nome. O homem é um portento lembro-me de um golo falhado semelhante a este quase a terminar o jogo, que nos daria a vitória é a especialidade dele.

    ResponderEliminar
  5. A 'lenda' do pinheiro para mim é absurda, as características físicas dos atletas não são nem nunca foram absolutamente determinantes das suas qualidades futebolísticas (vd Garrincha). Para marcar muitos e bons golos a única característica obrigatória é ser... bom. E isso implica investir bem, coisa que não temos feito nos últimos anos. E embora possa acontecer que um bom jogador não se adapte a determinada estratégia da equipa, esse não é decerto o problema do Paulo Sérgio, porque até ao momento ainda não vi outra estratégia que não seja "corram rapazes, corram..."

    'Off-topic'
    Peço desculpa, mas impõe-se divulgar e defender o que temos de bom. Por isso, sugiro que votemos nos nossos atletas:

    http://galacdp.sapo.pt/
    Atleta Feminino do Ano: SCP – Naide
    Atleta Masculino do Ano: SCP – João Pina
    Treinador do Ano: SCP – António Abreu Matos

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  6. Querem ver um verdadeiro "pinheiro"? http://www.corrieredellosport.it/video/curiosita/2010/11/16-27110/Papera+del+portiere%2C+ma+l%27attaccante+sbaglia+l%27impossibile%21

    ResponderEliminar
  7. Quando ele veio, eu disse que ele era um cepo...Tinha visto vários jogos dele pelo MCity e ele não enganava. No fundo, é o Tilt do Equador.

    ResponderEliminar
  8. Se o treinador quer um pinheiro o presidente só tinha de o dar, agora cruxificamos o homem porque, ele está a fazer o que pode, com os jogadores que tem e não com os que pediu.
    Se viesse o pinheiro ia ser um barrete disso nao tenho duvidas nenhumas mas nao veio e isso é culpa da direcção que nao deu meios de trabalho ao treinador.
    Mas tambem emprestar o purovic quando se procura um jogador com as suas caracteristicas?

    Sao erros atraz de erros, destas direcções.
    Desde a contratação de treinadores miseraveis á dispensa dos unicos com alguma qualidade, se Izmailov sair que fique em Portugal pois ai podemos ver o que dispensamos, pois no mesmo ano despensar os dois melhores jogadores do plantel, quer dizer alguma coisa.
    Vou ver o SCP-fcp e voltar a alvalade 2 anos depois, O SCP é uma miseria, quero ver o nosso capitão (Moutinho Maçã podre) no regresso a alvalade, e vou aplaudir.

    ResponderEliminar
  9. Só para lembrar que o Kardec custou ao slb cerca de 3M. O mesmo que Torsiglieri, Valdés, João Pereira, Matías, etc. Menos que Grimi e Pongolle, por exemplo.

    O jogador é bom e é um jovem. Assentava que nem uma luva no nosso plantel.

    O que é de realçar, não é a azelhice do discurso do PS ou a sua incompetência.

    Temos é de um lado pessoas incompetentes a contratar jogadores, e do outro pessoas competentes na mesma actividade.

    ResponderEliminar
  10. "A explicação parece-me simples: jogadores assim ou se descobrem cedo ou paga-se bom dinheiro por eles."...

    Mas no Sporting tem de ter ainda outra característica obrigatória...se não marcam logo no jogo de estreia...começam a levar com os assobios e tornam-se flops.

    Nós no Sporting só queremos jogadores perfeitos, tudo o que for abaixo disso, não serve para nós.

    Acho engraçado quando se fala do pinheiro, lembramo-nos sempre (e muito bem) do Puro que foi emprestado ao Belem...mas quando imagino o possivel cenário de o Puro ter ficado este ano em Alvalade, imagino que era mais um para ser assobiado!

    SL

    ResponderEliminar
  11. Dezperado,

    O Puro nem nunca deveria ter vindo para o SCP.

    ResponderEliminar
  12. Pois eu acho que o Puro faria bem o papel de pinheiro e ser-nos-ia muito útil naqueles jogos em que não se consegue resolver pelo chão. Em vez de a 10 minutos do fim entrar o Djaló, que é veloz e seria útil em contra-ataques, ou o Saleiro, que joga a passo e parado e não tem altura que se adeque a esse estilo de jogo, que entrasse o Purovic para o chuveirinho... agora, um pinheiro para jogar ao lado do Liedson, não. E como quando se fala em atacante para o Sporting, pensa-se primeiro se se compatibilizaria com o levezinho... um pinheiro, em Alvalade, dar-se-ia tão bem como a relva natural...

    ResponderEliminar
  13. O que dava jeito era tirar de la esses agricultores todos e arranjar um presidente que perceba alguma coisita de futebol!!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)