segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Subir com a(o) Vitória

O blogue "OVimaranes" é um dos mais prestigiados blogues de clubes. Esta semana  solicitou a colaboração do "ANortedeAlvalade" para a realização de um artigo antecipando a jornada de hoje, o que muito nos honra. Este é o seu teor, num post de autoria conjunta do Hugo Malcato e do Bruno Martins:
 
Num exercício de antevisão, uma partida com o Vitória de Guimarães nunca poderá ser considerada fácil por parte de qualquer adepto leonino. Na nossa opinião, há muito que os vimaranenses se encontram numa posição privilegiada dentro do futebol nacional, sustentada pelos seus resultados desportivos e alicerçada numa massa adepta fiel e dedicada – um exemplo no que concerne aos adeptos fora do grupo dos “Três Grandes”. Para quem está baseado A Norte de Alvalade, o jogo em Guimarães é sempre um evento de presença obrigatória, enquanto que a partida de Alvalade proporciona a recepção à massa associativa que, para além dos chamados “Três Grandes”, mais adeptos movimenta em Portugal.

Embora nas mais diversas gerações do futebol nacional tenha existido sempre um clube a aproximar-se da luta entre Sporting, Benfica e FC Porto pelas posições cimeiras da classificação – Académica, Vitória de Setúbal, Belenenses, Boavista e mais recentemente, SC. Braga – não é menos verdade que o Guimarães quase sempre se manteve em posição de destaque. Nos tempos recentes, apesar da despromoção à Liga Vitalis, num ápice regressou com pujança e alcançou um lugar para disputar o acesso à Liga dos Campeões.

Falando em termos estatísticos, pouco há a dizer em relação às últimas dez temporadas, onde o melhor que o adversário conseguiu foi um empate em Alvalade na época de 2002-2003. No entanto, do ponto de vista histórico, muitos são os pontos de ligação entre os dois clubes.

No contexto actual, desde logo, existe a curiosidade de ver o actual técnico do Sporting, Paulo Sérgio, a defrontar a equipa que lhe proporcionou a visibilidade para voos mais altos. Além disso, duas das principais referências do Sporting dos últimos anos, Pedro Barbosa e Paulo Bento, passaram fases importantes das suas carreiras em Guimarães. A estes juntam-se outros atletas que serviram as duas equipas recentemente, como Quim Berto, Pedro Martins, Capucho, Nuno Assis, Silva, João Alves e Custódio.

Para finalizar, deixamos referência a duas partidas da última década que, por motivos diferentes, deixaram uma marca nas nossas memórias desportivas.

2001 – 2002 Sporting 5 – 0 V. Guimarães

O poderoso Sporting de Lazlo Bölöni onde pontificavam Mário Jardel, Marius Niculae e João Pinto goleia a equipa comandada por Augusto Inácio que se apresenta em Alvalade sem receios, praticando um futebol ofensivo e disputando o jogo pelo jogo. Naquela época, grande parte das equipas optou pela contenção em Alvalade mas o resultado dilatado verificado neste jogo em muito se deveu à postura positiva dos vimaranenses. Nesse dia, Hugo Viana faria a sua primeira assistência para golo de Mário Jardel, já no decorrer do segundo tempo.

2004 – 2005 Sporting 1 – 0 V. Guimarães

Em 9 de Maio de 2005 o Sporting preparava-se para entrar numa semana decisiva em que se deslocaria à Luz para defender o seu primeiro lugar no campeonato e em que jogaria a primeira final de uma competição internacional em mais de 4 décadas. Antes dessa semana que se revelaria desastrosa para o Sporting de Peseiro, porém, o Sporting teve uma vitória difícil conseguida contra um adversário valioso num Estádio de Alvalade com perto de 40 000 pessoas e com um ambiente poucas vezes repetido desde então. Para além do golo de Rodrigo Tello, o jogo ficou marcado pelo cartão amarelo que Liedson viu já nos descontos e que o impediu de defrontar o Benfica na Luz na jornada seguinte.

Como sempre sucede antes de um jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães, estão reunidas todas as condições para que a partida de segunda-feira seja um grande espectáculo. Esperamos que assim seja.

51 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Bem me lembro desses dois episódios nessas épocas. O cruzamento do Hugo Viana foi excelente e mostrou ao mundo do futebol o seu fantástico pé esquerdo.

    Hoje espero que seja um bom espectáculo. Espero que o Sporting não jogue a dormir, não jogue com dois laterais direitos, não jogue com o Zapater e que saiba ter vontade, raça, qualidade e criatividade para ultrapassar o Guimarães.

    Não sei como mas espero isto tudo!

    ResponderEliminar
  3. também me lembro bem dessa grande jogatana (2001 – 2002 Sporting 5 – 0 V. Guimarães)

    saudades.

    hoje é para vencer.

    um abraço para a malta do "OVimaranes".

    The LC

    ResponderEliminar
  4. O Sporting de Braga é para todos os efeitos aquele que hoje mais se aproxima do estatuto de 4º grande, se é que isto interessa para alguma coisa, estou seguro que não.
    Historicamente o 4º clube mais "importante" do panorama português terá de ser forçosamente "Os Belenenses":
    - 4 campeonatos nacionais ganhos, quando nem Vitória, Boavista ou Braga têm sequer metade.
    Aquilo a que se chama de 4º grande, seja lá o que isso for, dependerá sempre do critério usado:
    - Em termos de popularidade e força bruta de nº de adeptos o Vitória é esse 4º clube.
    - Em termos de história recente, últimos 30 anos por exemplo é o Boavista, naturalmente, por força das classificações e títulos / taças ganhos.
    - No momento presente, hoje que falamos, esse destaque tem de ir para o Braga.
    Em termos históricos, mais uma vez:
    - Belenenses.

    Dito isto, confesso que o Vitória sempre foi dos 3 clubes (Braga, Vimaranenses e Boavista, afastando o Belenenses) aquele de que mais gostei, sempre. E por uma razão concreta: filosofia, na medida em que desde que me recordo de ver futebol posso com bastante certeza afirmar que salvo raras excepções o Guimarães é desses clubes aquele que melhor futebol sempre pratica. Desde a fabulosa equipa que eliminou o Parma (recordo ver o jogo pela televisão e ficar deliciado com a 2ª mão no Afonso Henriques) que tinha entre outros Paneira e Capucho, até à excelente equipa onde brilhava o imortal Pedro Barbosa, e a tantas outras equipas que o clube sempre teve compostas por jogadores tecnicamente muito bons: Zahovic, Soderstrom, e outros. Gostava particularmente do Gilmar, era um avançado com alguma classe, recordo. E outros que agora não assim imediatamente não recordo. Edmilson claro, lá está, tecnicamente muito dotado e um prazer ver jogar.
    Sobretudo por isto: equipas boas que jogavam bom futebol, presença regular nas competições europeias, um estádio muito bonito e elementos que sempre fizeram o Vitória parecer um clube algo diferente, bastante personalizado.

    Durante muito tempo o Braga não entrava sequer nestas contas. E o Boavista nunca tive por aí além prazer em acompanhar: desde o estádio "miserável" (milhentos perdões pelo pobre adjectivo usado) em formato de caixa de fósforos, e um futebol sempre bastante bruto que ficava a milhas dos graciosos do Guimarães. Mesmo as equipas do Manuel José que ganharam taças e tinham excelentes jogadores como o Artur mostravam sempre qualquer coisa de agressivo. Dentro do campo, na atmosfera do estádio e naquele tipo de discurso agressivo e pouco charmoso: Manuel José e Jaime Pacheco, por exemplo.

    O Vitória não, associo-o a elegância: "Cidade-berço", Quinito, Pedro Barbosa, Zahovic, Edmilson, e olhem, outro ... Riva, lembram-se do Riva? Muito bom jogador, tecnicamente forte e que era um perigo imenso, sempre.

    Resumindo e concluindo, que o Vitória faça jus à sua condição de guardião do castelo chamado Portugal e que aumente os seus níveis competitivos: seja presença regular - uma vez mais - nas competições europeias e que estabilize as suas classificações.
    Mas a partir de amanhã só, porque hoje sairão do Nobre Vulcão com 0 pontos e 3 golos encaixados. Bis de Hélder Postiga numa vitória clara por 3-1 que será o corolário de uma exibição estrondosa da equipa verde-e-branca.

    ResponderEliminar
  5. Já eu não tenho nada contra ou a favor do Guimarães. Sim Guimarães que Vitória mora em Setúbal, atenção.

    Tradicionalmente é um jogo complicado, principalmente fora, mas nos últimos anos temos conseguido vencer, com maior ou menor dificuldade. E espero que hoje, se repita a história.

    De preferência com golos do Torsi e do Salomão, para me ajudarem no e-golo :D

    ResponderEliminar
  6. JVL,
    Muitas vezes leio e ouço (leio mais do que ouço) muita gente falar dessa questão do "Vitória". Vamos lá ver uma coisa:
    Vitória Sport Club.
    Vitória de Guimarães.
    Chamemos-lhe o que quisermos ambas as sintaxes que eu veja levam o nome Vitória. Sempre me habituei a chamar o Vitória de Vitória, algumas vezes, e Guimarães, noutras.
    Vitória ou Guimarães. Guimarães será o nome natural a ser dito, "vamos jogar hoje com o Guimarães", mas Vitória remete imediatamente para esse mesmo Guimarães. "o poderoso Afonso Henriques no escudo rumo à Vitória, pelo Condado".

    O que eu nunca me lembro é chamar o Setúbal de Vitória. Setúbal é o Setúbal. "Vamos a Setúbal", "o Setúbal empatou", "o Manuel Fernandes treina o Setúbal", "o Setúbal amanhã vai jogar". Chamar o Setúbal de Vitória seria como chamar o Alverca de Desportivo. Simplesmente não lembra.

    Para mim Guimarães será sempre Guimarães ou Vitória, e Setúbal será Setúbal, embora admita que outros poderão ver a coisa de outra forma.

    Olha, por acaso fui ver:
    http://www.vitoriasc.pt/home.php
    Nem Guimarães leva no nome, é só mesmo Vitória. E o Setúbal é, um momento ...
    http://www.vfc.pt/inicial
    VFC, Vitória Futebol Clube.
    São ambos Vitórias portanto ... bom, assim sendo mais uma razão, porque é que o de Setúbal há-de ser dono do Vitória, quando o de Guimarães também se chama Vitória?

    Setúbal é Setúbal. É mar, almoços, peixe, restaurantes, caldeirada de peixe e coisas desse tipo. E nada disto é Vitória.
    Guimarães é sangue, é Afonso Henriques, são ordens papais, castelos e monarcas, escudos e brasões, reis e rainhas, é a procura de ... Vitória, nem mais.

    ResponderEliminar
  7. MM:
    Esqueceste as chapadas na mãe.

    Não fora o Afonso e andávamos a jogar a ser campeões com o Real Madrid e Barça. Não teríamos os cinco violinos, seriam para aí "los cinco violins", etc. :-)

    ResponderEliminar
  8. Lol ... Leão de Alvalade, e não estaríamos bem melhor hoje? A cruz em que pregaram Saramago não terá sido um tanto injusta ... ?

    ResponderEliminar
  9. MM,

    Do Guimarães ainda saíu o Paulinho Cascavel !!

    ;)

    SL

    ResponderEliminar
  10. MM,

    Quanto à nomenclatura, isso acontece-te porque, possivelmente, não tens amigos de Setúbal (localidade). Experimenta um dia dizer que o Setúbal (clube) jogou bem/mal ao pé deles e verás a resposta que te dão. ;)

    Já eu nunca associei Vitória ao Guimarães. Foi sempre Guimarães. Quando me dizem vitória, fico sempre à espera que adicionem o "de Guimarães". Se se ficarem pelo Vitória, penso que falam do clube que equipa de verde e branco, como nós.

    "São ambos Vitórias portanto ... bom, assim sendo mais uma razão, porque é que o de Setúbal há-de ser dono do Vitória, quando o de Guimarães também se chama Vitória?"

    Um amigo meu explicar-te-ia muito melhor do que eu mas resumidamente, nos anos 60 quando alguém se referia ao Vitória, era ao Vitória Futebol Clube aka Vitória de Setúbal. A partir dos anos 80 começou a chamar-se Vitória ao Guimarães e de então para cá, surgiu esta "discussão".

    No fundo o que eu quero, é a vitória do SCP. Seja contra o Vitória FC ou o Vitória SC.

    Rui Patrício, João Pereira, Torsi, Carriço, Evaldo, André Santos, Maniche, Vuk, Valdés, Postiga e Saleiro. SIGA!!!

    ResponderEliminar
  11. 1 hora JVL, falta somente 1 singela mas morosa hora. Desconheço essa vertente da tradição na atribuição do título "Vitória" mas enfim se assim é então respeite-se. Eu tenho amigos em Setúbal, tinha pelo menos, e tinham todos 2 olhos. Eram mansinhos, pelo menos à 1ª vista não se mexiam muito, limitavam-se a ficar assim quietos, por entre talheres, pratos e copos. Já aqueles de 1 só olho não viviam em Setúbal embora fosse também preciso atravessar um tabuleiro para lá chegar. E não eram amigos, eram amigas, chamavam-se enguias e faziam residência no Montijo.
    Não mas a sério, isso do Vitória se assim é então fica explicado. A Vitória a Setúbal e a Guimarães o que for de Guimarães, embora possamos sempre chamar os 2 de Vitória porque não será muito provável encontrarmos quem se indigne em Setúbal e em Guimarães, por chamarmos os históricos locais de Vitória, cada um na sua terra. Se estivermos na presença de adeptos dos 2 lados temos uma solução simples: mandamos a águia Vitória ir dar uma volta ao bilhar grande lá na companhia do espanhol e do presunto e ela que venha de lá com o veredicto, assim em vôo incerto, confuso, como é apanágio das das águias.

    Pedro, nunca tive o prazer de ver o Paulinho Cascavel jogar mas sei que veio para o Clube no exacto mesmo ano do outro Paulinho, o "nosso" Paulinho. Li-o certa vez a seu respeito, a respeito do "nosso" Paulinho. Sei que foi o melhor marcador do campeonato nesse ano - ao serviço do Vitória de Guimarães - e foi esse estatuto que o levou para Alvalade. O que fez em Alvalade sinceramente não sei ...

    JVL, gosto muito dessa equipa. Muito mesmo. Faz-me sempre muita confusão ver o montegrino afastado do 11 titular ...

    ResponderEliminar
  12. O Sporting com a bola faz uma linha de 3 defesas com o argentino à esquerda, ao contrário do que o Carlos Manuel acabou de dizer.
    PLF, caso esteja a ler, o que significa ao certo isto?

    ResponderEliminar
  13. Goloooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar
  14. Parece falta do Evaldo... mas siga!!!! :)

    ResponderEliminar
  15. Este Vukcevic é muito simplesmente o MELHOR JOGADOR DO MUNDO. Fantástico, o poder servió-montegrino é de facto muito lindo.

    ResponderEliminar
  16. FCS diga-me por favor uma coisa, porque é que eu encontro links para a TVI e SPORTV? O jogo está a dar nas 2 televisões, ao mesmo tempo?

    ResponderEliminar
  17. MM,

    Cá em casa não... talvez uma eventual SPORTV Internacional....

    ResponderEliminar
  18. Não gostei daquele canto directo: a falta, a bola que não entrou...

    ResponderEliminar
  19. Olhe aí,
    http://www.firstrow.net/watch/36186/1/watch-sporting-vs-guimaraes.html

    SPORTV, o Carlos Manuel, a transmissão cinzenta que é seu costume (na cor), é a SPORTV, isso significa que há muitas SPORTV´s. Hmmmm, isto é caso para o Sean Connery e o seu Bond-mobile, não podemos deixar que este império se expanda muito.

    Já agora quem quiser ver pela TVI:
    http://www.firstrow.net/watch/36186/5/watch-sporting-vs-guimaraes.html

    E pela poderosa televisão Checa:
    http://www.firstrow.net/watch/36186/4/watch-sporting-vs-guimaraes.html

    Haverá clube mais internacional que aquele fundado por José de Alvalade?
    Somos gigantes.

    ResponderEliminar
  20. Leão de Alvalade,
    Estamos a jogar muito bem. Muito bem. 3-1, falta um golo ao Postiga e o tento de honra dos vimaranenses. A partir do momento em que o prognóstico é lançado - e ele foi lançado, a 1 hora do início do encontro - não há nada a fazer.

    ResponderEliminar
  21. MM:
    Vinha para a casa a pensar e finalmente percebi porque LFV pediu o boicote aos jogos fora. o homem sabia o que aí vinha...

    ResponderEliminar
  22. Obrigado pelo link para a tvi, já não podia mais ouvir o comentador sporttv dizer pela centésima vez que os golos do sporting eram fantasma e fora de jogo... por favor alguém lhe dê umas pastilhas rennie!!

    ResponderEliminar
  23. Lol ...
    Leão de Alvalade ouviu o que o comentador da TVI disse? Ele colocou o Sporting em 2º lugar por causa de um +4 favorável no saldo dos golos comparativamente ao outro 2º. Isto foi erro dele ou é mesmo assim, qual é o critério 1º a ser usado?

    ResponderEliminar
  24. Tirar o Maniche e o Abel e colocar o Salomão e o Zapater, recuando o J. Pereira para lateral...

    ResponderEliminar
  25. Julgo que está correcto,uma vez que não se aplica o desempate nos jogos entre os 2 nesta fase.

    A propósito,parece que a equipa entrou em descompressão.

    ResponderEliminar
  26. Defesa extraordinária esta ... enorme Patrício.

    ResponderEliminar
  27. É impressionante como a equipa não consegue fazer posse de bola!

    Não recuperes o meiocampo não....

    ResponderEliminar
  28. Completamente desnecessário sofrer nestes últimos minutos se as substituições tivessem sido feitas na altura certa... mas para isso era preciso que o treinador soubesse ler o jogo...

    ResponderEliminar
  29. Como é possível perderem este jogo? Depois de estarem a ganhar por 2-0...
    Enfim.

    ResponderEliminar
  30. Alguem me explica que é que o Sporting esteja a ganhar, a empatar ou a perder joga sempre no mesmo estilo de correria desenfreada para frente???

    Sé já é imbecil expor-se tanto com o jogo a zeros, depois de estar a ganhar é perfeitamente patetico!!!

    ResponderEliminar
  31. Suponho que foi para isto que fomos buscar jogadores experientes

    ResponderEliminar
  32. Obrigado, Maniche...

    Obrigado, Paulo Sérgio mais a puta da mania de fazer substituições tarde e a más horas...

    ResponderEliminar
  33. Virgilio:
    Tanto faz fazer substituições como não. Com o PS dá igual.

    ResponderEliminar
  34. Podem bater no Maniche e com razão,mas o que acabou com a equipa foram as substituições visionárias de PS.

    ResponderEliminar
  35. LdA:

    Era vísivel a olho nú que o Maniche já tinha dado o estoiro... à mtttttttttttttttttttt tempo... Como o PS não o tirou, resolveu ele sair mais cedo...

    ResponderEliminar
  36. Aos 5 minutos da 2ª parte já se via a equipa partida e o Maniche em defice a falhar passar em barda, mas não deixa andar que assim é que é bom!!!!!

    ResponderEliminar
  37. Era evidente que o Maniche ia fazer uma asneira pois estava esgotado e já tinha um amarelo, a culpa desta derrota é do treinador por não saber lêr o jogo e perceber que o devia ter tirado atempadamente.
    Com um treinador inteligente neste jogo o Sporting tinha ganho 3 a zero pois era fácil marcar colocando o Salomão e o Zapater, retirando o Abel e o Maniche e recuando o J. Pereira para lateral.
    Bastava refrescar a equipa a partir dos 60m. Ao não fazer o que devia, coloca a equipa a jogar em sofrimento sem jogadores experientes para segurar a bola na frente, enfim... os adeptos e os jogadores merecem um treinador melhor!!

    ResponderEliminar
  38. Alguém me explica a saída de Valdés?
    Para mim era o melhor em campo, juntamente com Vuk.
    Só pelo jogo que eles fizeram não mereciam a derrota.

    ResponderEliminar
  39. "Tirar o Maniche e o Abel e colocar o Salomão e o Zapater, recuando o J. Pereira para lateral..."

    "Completamente desnecessário sofrer nestes últimos minutos se as substituições tivessem sido feitas na altura certa... mas para isso era preciso que o treinador soubesse ler o jogo..."

    Pois... Só não vais para 'mister' pq já chega de paulos...;)

    ResponderEliminar
  40. Este filme já foi tanta vez visto que eu tenho dificuldade a arranjar culpados,é o treinador?São os jogadores? É a Direcção? Não sei, só sei que este filme é claramente uma sequela de outros que tinha como protagonistas outros jogadores,outros treinadores e outras direcções...
    Acho que o ADN do Clube virou perdodor mesmo.

    ResponderEliminar
  41. O pior é que o Maniche desculpabilizará mais qualquer coisa, servirá de motivo. Como o Abel serviu em Gent e os postes nas 1ªs 7 jornadas.

    O Paulo Sérgio tem muita sorte porque há sempre qualquer coisa a desviar as atenções. Sou daqueles que nunca senti vontade de lhe bater mas de facto não há paciência já, esgotou-se há 4 dias e hoje transbordou.

    Tudo no Sporting parece um filme do outro mundo.
    Nem as derrotas conseguem acontecer normalmente.

    Alguém que os apanhe em reunião de SAD e meta um bomba naquilo a ver se o Sporting se liberta disto tudo. Presidente, Costinha, Paulo Sérgio e todos e cada 1 daquela SAD.
    Chega de tanta desilusão.

    ResponderEliminar
  42. Correndo o risco e leviano na analise?

    Qual é a única coisa que funciona decentemente no Clube??

    O Hoquei!! Pq? É a única onde esta direcção não mete o bedelho!

    ResponderEliminar
  43. Agora mais a frio já posso tb delirar e armar-me em treinador,bem,começa no estoiro de Maniche aos 60´ min, qq treinador com a minima capacidade tinho o tirado e colocado o Zapas,é para isto que o rapaz tb contratado,tb nao percebi a retirada do Valdés,se calhar era para os aplausos,estavamos a ganhar 4-0 e tudo...
    O Abel tb acabou p o jogo aos 70´min,mas P.Sérgio tb não viu...
    Este clube está entregue há quase 10 anos a uma bicharada que tresanda a bolor...

    ResponderEliminar
  44. Lá fui eu a Alvalade para isto. Mas muito sinceramente, não é nada que me admire, apesar da grande desilusão pois, apesar de tudo, esperava ganhar.

    Será que ainda há quem não veja a mediocridade deste treinador?????

    Nem vale a pena falar da asneirada do Maniche, o mal não está aí! Não jogamos nada e vamos continuar a não jogar nada porque este imbecil não percebe nada de futebol!

    E agora vai usar a desculpa do Maniche para tapar a incompetência que tem!

    ResponderEliminar
  45. O P.Sérgio se tivesse dois dedos de testa demitia-se.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)