sábado, 20 de novembro de 2010

Seguramente por causa dos "críticos"




Ontem deixei aqui alguns dados estatísticos oficiais. Neles podemos ver não só a justificação para o que tem sido a carreira da equipa no campeonato bem como números preocupantes sobre a adesão dos adeptos ou a desmistificação do valor da idade na prestação das equipas. Hoje o Publico publica uma análise às contas dos 3 grandes que  vai no mesmo sentido das prestações no futebol: o Sporting também nas contas está cada vez mais próximo dos lugares inferiores do que do topo. Seguramente que estes resultados, desportivos e económicos, estão ligados. Trata-se de uma situação que não é nova mas que tem piorado de forma bem vincada pelo que tem sucedido nas 2 últimas épocas. Quanto tempo mais pode o Sporting ser sujeito a esta prova de esforço?

Modelo insustentável

A situação do Sporting é ainda mais preocupante. Mesmo tendo custos bastante inferiores aos dos dois rivais, a SAD de Alvalade apresentou o maior prejuízo: 26,5 milhões de euros. Hélder Varandas sublinha que o clube teve de partir para a reestruturação financeira, para sair de uma situação de capitais próprios negativos (vulgarmente definida como falência técnica).

E se é verdade que nos custos e receitas da época passada, a distância que separa o Sporting do FC Porto é praticamente igual à que separa portistas do Benfica, uma análise mais larga no tempo mostra FC Porto e Benfica a alternarem na liderança das receitas e o Sporting a ficar para trás. O clube de Alvalade ressentiu-se não só da ausência da Liga dos Campeões, mas também da quebra nas receitas de patrocínios e de bilheteira.

“Mais duas épocas assim e o Sporting pode começar a aproximar-se mais do Sp. Braga e V. Guimarães que do Benfica e FC Porto”, avisa Varandas.

18 comentários:

  1. Nada de novo nestes dados e na perspectiva do futuro próximo.

    A mim, só me espanta todos aqueles que continuam passivamente perante este estado das coisas.

    Nos últimos debates aqui neste blog, e não só, assisto a essa passividade, a esse conformismo e até a um apoio inequívoco à actual gestão do clube.

    O futebol, que é a face mais visível do clube, é uma miséria. Os dados estatísticos aqui apresentados são inequívocos mas basta ver os jogos e fazer uma análise ao plantel em termos qualitativos e de despesas com salários. É uma política péssima, sem visão, sem qualidade e altamente penalizadora para o presente e futuro do futebol do Sporting.

    Mas o futebol é apenas a face mais visível. Há depois aspectos de gestão muito importantes e muito preocupantes. O passivo, o património do clube, "os planos" de reestruturação financeira, as receitas futuras, etc.

    A mim parece-me claramente que o rumo que seguimos vai ser muito penalizador para o Sporting. Aliás desde que roquette assumiu a presidência que começámos a trilhar este caminho sinuoso. Nessa altura tínhamos um passivo de 30 milhões de euros com um património imenso e valioso. Agora temos um passivo de 400 milhões e não sobra um único terreno.

    Entre tantos casos pouco esclarecidos, auditorias negadas, "planos" e mais "planos", tudo em nome da sustentabilidade, sobra-nos uma gritante incompetência desportiva, recheada de uma falta de qualidade gritante que nos serve um futebol miserável que nunca será capaz de nos brindar com títulos.

    Cada vez mais longe do topo, cada vez mais distante da história, a mim, supreende-me muito como pode haver quem veja um futuro promissor no Sporting de hoje.

    E ainda somos muito grandes! Se é verdade que nos últimos 50 anos quase nada ganhámos, também é verdade que a nossa grandeza é ainda imensa e poderosa porque um clube que ainda demonstra esta força depois de 50 anos sem ganhar quase nada, é um clube muito grande que nunca se poderá comparar a outros que não sejam os dois rivais de sempre.

    Mas este caminho da falta de qualidade, da falta de competência, da falta de ambição, do discurso do 2º lugar, da guerrilha contra os que se opõem, da falta de democracia, da incompetência desportiva, este caminho vai-nos levar bem depressa a patamares muito abaixo e distantes do topo do futebol português!

    ResponderEliminar
  2. O artigo do público não é novidade quando todos nos sentimos semanalmente que para lutarmos pelo título precisamos de mais 3-4 jogadores de outro nível. Também não é novidade porque o nosso presidente já referiu publicamente que existe um fosso que tem vindo a aumentar entre nós e os outros grandes. E a última parte do artigo em que é referido que é necessário cortar na despesa e "inventar receitas" também não é novidade. Parece me que a melhoria nos serviços prestados aos sócios, o estudo de um canal, o fundo de jogadores de formação, a antecipação de receitas de bilheteira e a receita proveniente dos direitos televisivos são disso mesmo exemplo. Vivemos tempos difíceis e tudo se torna ainda mais complicado de resolver. Só há uma coisa que o SCP devia estudar e talvez ainda não o tenha feito: trocar as cadeiras do estádio para verde. Parece me que além de todos os Sportinguistas se sentirem melhor em casa, era mais uma receita de publicidade que poderíamos ir buscar. Com as cadeiras às cores parece que andamos a querer disfarçar o nosso próprio fracasso. Além de ser horrível!

    http://2.bp.blogspot.com/_y8_ehNIkKuQ/TBpwvZ4Y16I/AAAAAAAAAwo/eilzcBt3ark/S1600-R/ESTADIO+JOS%C3%89+ALVALADE.jpg

    Não ficava mais bonito?

    ResponderEliminar
  3. O Emídio Rafael diz que chegou ao Porto devido ao "trabalho, esforço e dedicação"..Amigo acho que mais duas palavrinhas e arriscavas te a ser encostado pra canto..

    ResponderEliminar
  4. A norte de Alvalade tem de definir de uma vez por todas se pretende apoiar o clube ou descredibilizar a organização com o alibi de discuir a realidade. Faz lembrar um directório de noticias que só não edita posts do site oficial!? E lá vamos nós para o passivo, é engraçado que quem está a resolver a situação é quem menos o publicita como podemos ver na ultima entrevista na rtp. Não é novidade para ninguém as contas do sporting, por alguma coisa JEB concorreu sózinho, lamento mas não estou disponivel para falar de PPC. Daí a consolidação das contas, inclusive a venda de jogadores que ainda não estão no exercicio em causa. Baixou-se o juro da divida e equilibrou-se a exploração. Inclusive a receita da câmara já foi anunciado que vai servir para amortizar passivo. E claro que o futuro depende sempre dos resultados, as receitas inferiores aos adversários sempre foram uma realidade, por isso é que se luta. Enfim o modelo do passado não é sustentável!? Nem para o sporting nem para ninguém, daí as falências. Quanto a estarmos mais perto do Braga!? Se calhar os adversários mais directos é que vão ter de inverter e fazer o que o sporting está a fazer. Isto de festejar as dificuldades do próprio clube e não conseguir ver o trabalho que está a ser realizado tem muito que se diga. A propósito este fim de semana há taça, para os adeptos claro, os criticos devem ter muito que fazer. Se conseguirem perceber que se calhar o sporting não tem os jogadores que todos gostariam devido ao trabalho sério da direcção, inclusive a reestruturação financeira claro, já é um bom fim de semana. Depois aproveitem e rezem a Bettencourt por estar a salvar o sporting. Na segunda-feira falamos de competência onde sei que o blogue a norte de Alvalade é muito bom. S.L.

    ResponderEliminar
  5. E já que se propôem, desta feita, falar de contas podiam ao menos evoluir para um site, sempre tinham os custos do dominio para gerir, para aprender tem que se começar por algum lado. Força Sporting! S.L.

    ResponderEliminar
  6. Caro Vítor:

    Cumprindo com a tradição do ‘ANorte’ de bem acolher quem se estreia na nossa caixa de comentários, gostaria de lhe desejar as boas vindas à esta nossa ‘casa’.

    Que sejam os primeiros de muitos comentários. Apesar disso, permita-me apenas um reparo: não acha um pouco abusivo que, ao segundo comentário, comece por nos aconselhar sobre o que devemos fazer, ou deixamos de fazer, com o nosso blogue?…

    De certo, compreenderá que essa sua atitude não é um procedimento que se considere dentro dos parâmetros normais de educação e cortesia…

    SL!

    ResponderEliminar
  7. Virgilio:

    O Vitor já se estreou à uns dias a comentar e fê-lo sempre no mesmo tom. Só lamento que não cumpra o que prometeu quando afirmou que cá não voltava.

    Não tenho problemas nenhuns em admitir opiniões diferentes das minhas mas já não posso dizer o mesmo quando o fazem no tom em que o vitor o faz, alardeando uma superioridade moral que a leitura da realidade não justifica.

    ResponderEliminar
  8. LdA:

    A sério? Ai é o mesmo Vítor? Peço desculpa, é que como disse que não voltava cá a por os pés, pensei tratar-se doutra pessoa…


    Qt ao post, deixa-me dizer-te que a culpa do SCP atravessar um momento tão negativo quer financeira quer desportivamente é dos críticos. E dos terroristas, e dos etarras, e dos profetas da desgraça, e dos outros oposicionistas em geral, e dos sócios que deixaram de pagar cotas, e dos que continuam só para ir Ás AG’s desestabilizar, e dos que não vão ao estádio, e dos que vão mas assobiam, e daqueles que vão só porque não conseguem desligar porque vão mas vêm danados com o que muitas vezes observam, e de mim, e de ti, de todos, menos daqueles que têm responsabilidades de gerir o clube nos últimos anos… Esses, coitados, fazem o que podem e enquanto gestores de topo que são não os podemos considerar inimputáveis…

    Só qd essa chusma toda de críticos se espantar é que os nossos dirigentes vão ter condições de governabilidade e vão fazer tudo o que querem e bem lhes apetece… mas, mas… espera lá, eles não fazem já tudo o que querem e lhes apetece? Oh pá…

    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. A contratação de jogadores em fim de carreira não tem interesse nenhum, a não ser para os próprios jogadores e seus empresários. Estão muitas vezes lesionados e a motivação já é pequena. Além disso, mesmo que contratados a custo zero, os seus ordenados são muito elevados.
    Seria preferível contratar jogadores mais novos que se tenham evidenciado no nosso campeonato, pois assim podiam ser muito melhor acompanhados para ver qual o seu real valor, e não se cometerem barretes como o de Pongole.
    Veja-se a enorme quantidade de contratações feitas pelo Sporting nos últimos 5 anos, e quantos jogadores se aproveitaram! Mais valia terem contratado apenas 2 jogadores, mas que fizessem a diferença.

    ResponderEliminar
  10. Não concordo nada com o conteudo deste post, porque apoia-se numa notica que quanto a mim, mexe os numeros como bem entende (ou lhe convém)

    Sinceramente não estou a criticar só para defender quem quer que seja, mas deixo aqui apenas mais alguns excertos da noticia para tentarem compreender o meu ponto de vista.

    O titulo da noticia começa assim:

    "Benfica e FC Porto estão a descolar do Sporting nas despesas e receitas"

    E depois diz isto:

    "Ponto 3: Benfica e FC Porto começam a distanciar-se do Sporting, quer ao nível de receitas, quer de despesas"

    Ora bem, estão aumentar as receitas, mas tambem estão a aumentar os custos, fazendo o net disto dá 0...

    "Comparar as contas dos três grandes clubes portugueses é mais difícil do que seria imaginável quando se fala de sociedades cotadas em bolsa."
    (...) O PÚBLICO centrou-se, por isso, naquilo que é comparável: o universo das SAD, deixando de fora os valores das outras empresas do grupo (consolidado)."

    A nossa SAD não tem nem o estadio, nem a academia,
    A SAD dos lamps tem o estadio e a academia,
    A SAD dos tripas não tem a totalidade do estadio nem a academia

    Não sei, a mim parecem-me dois activos bastante importantes num balanço. Alias se bem me lembro foi incorporando o estadio de carnide na SAD que os lamps sairam de falencia técnica.

    Nós tivemos as 26,5 milhoes de prejuizo exlcluindo as vendas de dois jogadores, na ordem dos 19/20 milhoes...os lamps tiveram prejuizo de 19 milhoes com a venda do dibolacha incluida...

    Será que essa comparação é assim tão séria??? na minha opnião, não!!

    (Se o nosso futebol estivesse a correr como está a correr o equilibrio das contas, estavamos com muitos mais pontos!!!)

    SL

    ResponderEliminar
  11. eh pá também não percebo este post os nossos resultados financeiros são o máximo e os nossos adversários invejam a nossa gestão e é uma pena não virem buscar os nossos gestores de topo a ver se com eles iam atrás alguns ceguinhos

    ResponderEliminar
  12. Vitor,
    A sua fidelidade deve ir para o Sporting, não para "quem está a resolver o problema". Consegue acordar desse sonho em que foi induzido? Ninguém aqui está contra Bettencourt ou a favor de Cristóvão, nem a comparar modelos do presente e do passado. O Sporting não se esgota em J. Gonçalves, Sousa Cintra, Roquette ou Bettencourt, e pegar nos "modelos anteriores" para absolver este é simplesmente errado. Não se faz isso. Para coisa nenhuma. Sempre que o propósito seja progredir. Melhorar. Em relação a todos Vitor. E este todos são os nossos adversários, ninguém mais. Mas para o fazermos precisamos de fazer o nosso próprio trabalho, compreende?
    E nós não estamos a faze-lo, longe disso.
    Comporte-se como um sportinguista e esteja ao nível daquilo que diz ser. Esqueça o Bettencourt, esqueça os outros todos e seja crítico também, como é sua obrigação. Criticar é avaliar, não é nada mais do que isso, e esse é o seu dever enquanto adepto e apaixonado do clube. Fazendo-o, retire as suas conclusões. Se forem boas venha demonstrá-las, de forma crítica. Se forem más venha demonstrá-las, de forma crítica também. Mas se não quiser fazer nenhuma das 2 escuse-se ao menos de criticar os críticos. Festeje lá os 4ºs lugares, fique contente com a venda dos melhores jogadores para o Porto, salte de alegria com os almoços à mesa com o presidente dos analfabetos, tire prazer das figuras tristes, aplauda o que entender que merece aplauso mas não procure envenenar quem ainda conserva o mérito de pensar pela sua própria cabeça.
    É seu inteiro direito, escolher qualquer uma das opções. Mas caso escolha 1 das 2 primeiras como seria sua obrigação enquanto sportinguista, tenha presente que:
    O Sporting tem uma das melhores Academias de futebol do mundo, o Sporting conserva o histórico de constantemente formar e educar os melhores jogadores a actuar em Portugal, o Sporting tem mais de 3 milhões de adeptos em Portugal e no Resto do Mundo, acreditemos que sim, porque não me surpreenderia nada que fossemos hoje já menos do que os portistas, e o Sporting tem os meios financeiros disponíveis para sempre que quiser criar faísca no mercado de transferências, como são disso prova os 6.5 milhões de Pongolle, 3 de J. Pereira, 3 de Evaldo, 3 do central argentino, 4.5 de Izmailov, 3 ou 4 do Vukcevic e 5 ou 6 de Matías.
    Onde é que está aqui a menor capacidade de intervir no mercado Vitor?
    Explique-ma por favor, quando até somos donos do recorde de transferências em Portugal para treinadores veja lá bem, recorde esse assinado há 6 meros meses.

    O que é que nos falta? Explique-o bem explicado porque tenho a certeza que se o fizer e conseguir demonstrar que as causas para os resultados miseráveis que apresentamos estão nos blogues e nos críticos ... Vitor, isso tem facílima resolução.

    ResponderEliminar
  13. José Gomes
    Saudações a todos.
    Sendo a primeira vez que comento neste Blog, que visito muitas vezes, digo que estou de acordo com o texto que sendo uma critica é, também, uma verdade do que vive o Sporting neste momento. Para os criticos que criticam as criticas, sò posso dizer que é muito facil quando as coisas estão a correr menos bem. Temos pouca receita de bilheteira porque o futebol da nossa equipa é pouco convidativo mas, podemos criticar isto e aquilo que vai mal sempre acompanhando e apoiando a equipa. Eu, sòcio correspondente, mas sòcio na mesma, tenho muita pena de não poder ver a minha equipa mais vezes. Sempre que vou a Portugal, normalmente em periodo de férias, procuro ver a minha equipa nem que seja um jogo treino, ou então nas compitições europeias em jogos nestes paîses mais perto (Italia, França e Alemanha) e aqui onde vivo claro ( Suiça). Mesmo não estando a fazer uma época abaixo das nossas espectativas, apoiarei sempre e, farei as minhas criticas e, respeitarei as dos outros.

    ResponderEliminar
  14. Eu não percebo nada de finanças nem de contabilidade, mas é óbvio que o SCP tem menos receitas que FCP e SLB devido à não ida à liga dos campeões. Também é verdade que o SCP tem menos custos, como diz o Desperado.

    Mas eu acho que os clubes só vão sobreviver (pelo menos em Portugal) se conseguirem vender jogadores com muita margem de lucro. O SCP aí tem que apostar fortemente na sua academia, porque os seus jovens sempre lhe deram alegrias.

    ResponderEliminar
  15. José Gomes
    Espero que esta tenha sido a primeira de muitas. Sê bem vindo a este blogue. Sei de experiência própria o que é estar longe de Alvalade também. Mas a distância e a saudade nunca me tolheram o raciocínio para avaliar o que de bom e menos bom se faz no clube.
    SL

    ResponderEliminar
  16. Obrigado Leão de Alvalade. Sò como exemplo, sou natural de Braga mas, quando vou a Portugal de avião vou para Lisboa e não para o Porto para poder ver o nosso estàdio là de cima. È um espetàculo. E aproveito para ir à Alvalaxia para umas compras, outra maneira de ajudar o nosso Sporting, claro.Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  17. Como prometido aqui estou de volta na segunda-feira, sobretudo para dizer que não admito acusações de falta de cavalheirismo, quanto mais conversas sobre cortesia! E simplesmente aconteceu porque da ultima vez fui o unico que apresentei argumentos, que insistem em não ler, para depois sugerirem que são risiveis!? Tenham mas é vergonha! A situação financeira do sporting é sobejamente conhecida e sobre a mesma a haver vontade de falar só se for para dizer que esta direcção está a realizar um grande trabalho para inverter a situação, que foi aliás a que valeu a saida da ultima. O conselho da reza ficou-se unicamente a dever ao facto de ter percebido que há aqui quem tenha Bettencourt como santo no porta-chaves, porque eu só apoio o sporting, mesmo que também aqui haja quem pense que o objectivo de vida de um adepto deve ser a critica. Era bom que começassem a pensar de uma vez por todas o que cada adepto pode fazer pelo clube em vez de ficarem á espera do que o clube pode fazer por cada adepto, tem a ver com a soberba de falarem de receitas e ficarem no sofá a torcer pela derrota como todos já percebemos. E para que não fiquem duvidas porque começo a estar farto sempre da mesma acusação, de superioridade, ela existe, é real, baseada no conhecimento, que é aliás a unica razão que concede superioridade de um ser humano em relação a outro, não obstante neste blogue ser mais apropriado falar sobre a má fé que caracteriza os editores, mais uma vez antes da tentação de criticarem quem não partilha da v/ opinião sejam ao menos inteligentes e leiam os comentários, evitava dissabores, os argumentos que nunca são risiveis da minha parte estão sempre lá. Força Sporting! S.L.
    P.S. E para que não restem duvidas, não vá eu ter novamente a tentação de aqui voltar a comentar, se o desejo é que tal não se volte a repetir basta assumi-lo peremptóriamente ao invés de sugerido de uma forma dissimulada num qualquer comentário, compreendo perfeitamente que seja incómodo num pântano constituido para criticar a direcção do clube e por consequinte para claro prejuizo do Sporting, diga-se em abono da verdade, a maior parte das vezes não demonstrando qualquer tipo de sustentação, porque claro que existem motivos de critica, como em qualquer actividade processam-se opções, umas que originam sucessos e outras nem por isso e mesmo sobre as contas havia muita maneira de discutir a temática, curiosamente como sempre são os de fora que v/ merecem mais credibilidade, soubessem ao menos de quem falam.

    ResponderEliminar
  18. E ainda faço questão que o Leão da Alvalade esgrime outra vez o seu unico argumento, a minha palavra!? porque estranho tanta pressa para falar das contas que o publico publicou e nem uma palavra sobre a evolução do 1º trimestre já na cmvm, porque o mesmo tipo de análise provocará que passados 2 dias o sporting tenha enriquecido!? Ou talvez não, aproveitem e mudem o nome do blogue para "a leste de Alvalade". S.L.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)