Parece-me inútil voltar a discutir o que foi Paulo Bento no Sporting. Mas creio que, mais tarde ou mais cedo, e por força dos bons resultados do actual seleccionador, análise far-se-à. Se assim for que ela se faça tendo em conta os factos que marcaram a sua passagem por Alvalade e não reescrevendo a história ao sabor do que vai Paulo Bento conseguindo no comando das quinas.
A sua passagem por Alvalade deixou muita luz - o regresso às vitórias em competições nacionais, as qualificações para a Champions e a defesa insuperável do seu grupo de trabalho - e também algumas sombras - relação difícil com alguns jogadores que desaproveitou, "teimosia táctica", e irregularidade na competição principal. Alternou vitórias épicas com derrotas atrozes. Quando saiu, não o fez por estarem em causa as suas qualidades humanas, mas por reconhecer incapacidade para alterar o rumo dos acontecimentos. Incapacidade que lhe era própria e das próprias circunstâncias do clube. Todos os treinadores acabem por ter que lidar com situações semelhantes, mesmo os mais sucedidos. Mourinho saiu do Chelsea, onde até conseguiu um titulo que fugia à 50 anos. Nem as suas capacidades ficaram beliscadas nem o clube impedido de voltar a ganhar.
Seria por isso totalmente errado personalizar a falta de sucesso do clube na pessoa de Paulo Bento. Numa organização mais exigente consigo própria as fragilidades individuais são superadas pelo colectivo. É no nosso interior que devemos perceber as razões do insucesso, que já existia e a assim permaneceu com e sem Paulo Bento.
Provavelmente o Paulo Bento de que hoje falamos será já um Paulo Bento muito melhor preparado, pela experiência adquirida, do que quando saiu do Sporting. É o que parecem querer dizer as convocações de Varela e Carlos Martins e opções por extremos que nunca quis.
Há um aforismo que diz "atrás de mim virá quem de mim bom fará". Esta conversa só faz sentido porque o Sporting não cuidou de substituir o seu antigo treinador por alguém capaz de fazer melhor. O que, convenhamos, nada tem de impossível.
LdA:
ResponderEliminarAcho que os argumentos apresentados no post são tão certeiros e cobertos de lógica, que dificilmente darão azo a muitos comentários... isso por uma lado ,já que pelo outro, a figura de Paulo Bento, bem ou mal, com ou sem justificação, continua a marcar o 'presente' do SCP, prometendo discussão acalorada... Frutos da apregoada suadade anunciada por JEB na hora da despedida e do estrondoso falhanço na aposta seguinte (o CC foi mesmo contratado só para queimar).
Continuo a afirmar que não era difícil suceder ao professorzeco no cargo de seleccionador nacional, mas msmo assim, o PB tem o mérito de ser o gajo porreiro que sempre foi, apesar das suas teimosias... E concordo que td a experiência acumulada no nosso grande (e complicado) clube lhe foi mt benéfica pessoalmente e permitiu-lhe evoluir tecnica e profissionalmente a ele e à sua equipa técnica, constituida por elementos q tb têm valor e que le considera, até pq os manteve a todos e impôs a sua contratação por parte da FPF. É pois mt natural e com enorme dose de tranquilidade que nos dias de hoje PB seja mais treinador, esteja mais bem preparado. PB pode ter outros defeitos, mas burro é que ele não é, e perece-me ter a dose suficiente de humildade para ter aprendido e reflectido sobre o erros que cometeu no SCP e vá corrigindo esses aspectos menos positivos.
Abraço.
Bom post,
ResponderEliminarJEB e os vários Directores desportivos falharam e continuam (espero que o PS me faça mudar de ideias) a falhar.
Continuamos a perder tempo em escolhas erradas, se quem dirige não considera justo demitir o treinador por ele escolhido tem uma solução apresentar ele a sua demissão (para que não haja dúvidas falo de Costinha).
Acabo com um voto ... espero um dia voltar a ver o PB levar-nos a um titulo de CN que será bem merecido.
SL,
Concordo inteiramente com o post. Mas sem reescrever a história com o presente, a única questão que se coloca, é quais teriam sido os resultados de PB à frente do Sporting com mais investimento nas contratações. Não se pode esquecer que nessas épocas houve uma grande limitação de verbas para contratação de jogadores.
ResponderEliminarContudo acho que há ciclos que chegam ao fim e o de PB, por variadas razões que podiam não ter existido mas existiram, chegou ao fim.
Agora seria bom termos um treinador para melhor em relação ao PB porque senão teremos todos sempre as tais saudades do forever..Se calhar a estratégia do JEB é essa para no fim vir dizer que afinal estava certo...
pedro,
ResponderEliminarAcho que a tua pergunta não é correcta.
"quais teriam sido os resultados de PB à frente do Sporting com mais investimento nas contratações."
Penso que o mais correcto seria perguntar:
- porque é que PB não conseguiu melhor com os jogadores que tinha?
- porque é que é preciso fazer um investimento tão grande, quando temos uma academia e supostamente uma rede de prospeção de jogadores?
Quanto a termos que ter um treinador melhor que o PB, concordo em absoluto.
Leão de Alvalade, Virgílio,
ResponderEliminarestive entre os mais acérrimos detractores de PB mas em momento algum coloquei em causa a sua capacidade como líder. A questão com PB nunca foi de liderança, foi mais de tipo de liderança e também técnica. E neste último particular, não estou certo que tenha evoluído, embora o comportamento da equipa nestes últimos jogos tenha reflectido uma mudança drástica na organização colectiva e o seu mérito nessa mudança (que era necessária face ao seu antecessor, algo que nunca soube reconhecer ao serviço do Sporting) seja seu.
O post foca, e com razão, nos factores que permitem chegar ao sucesso. Pelos jogadores que teve à sua disposição, parece-me que só os obtusos poderão considerar que não tinha reunidas as condições humanas para fazer um melhor trabalho.
Pode também depreender-se do que de ontem vimos que também não foi o "investimento" - i.e., que não era à míngua de condições financeiras que terá derrapado o sucesso e a qualidade de processos, pois teve jogadores em quantidade e qualidade para fazer melhor e em muitas circunstâncias se desperdiçaram muitos milhões €uros em jogadores sofríveis (relembro os €4M pagos pelo LG18 ou outros valentes milhões em jogadores como o Purovic, Angulo, Caicedo, Pedro Silva e afins...).
Alguma coisa, contudo, terá faltado e é isso que importa encontrar.
Importa também não fazer do (previsível, mas não contra a Espanha!) sucesso de PB ao serviço da selecção mais um factor de divisão entre sportinguistas.
Na minha perspectiva, tantas vezes reiterada, a explicação é simples de se encontrar: falta que quem decide no futebol compreenda verdadeiramente o jogo e que assim possa questionar, e dessa forma ajudar, os seus subordinados.
Quando se passa de PB, para CC, para PS, com um AVB pelo meio, está-se a escolher entre filosofias de jogo totalmente diferentes, entre valências ao nível do treino totalmente diferentes. As características de cada um podem adequar-se mais a um tipo de equipas do que a outro e o que o Sporting precisava era de encontrar o seu tipo de treinador ideal. Mas antes precisava de encontrar quem ao menos reflectisse (e soubesse por onde começar) sobre a filosofia pretendida.
Eu não tenho dúvidas. Quando se olha para o campo e se vêem tantos ex-Sporting a brilhar em conjunto, só há uma filosofia que é válida para o Sporting. É a do Sporting.
E o presidente do clube ainda tem a lata de nos dizer que temos uma cultura perdedora...
Mike,
ResponderEliminarRicardo, Polga, Tonel, Caneira, Abel, Veloso, João Moutinho, Carlos Martins, Tello, Sá Pinto, Nani, Deivid e Liedson são fartura suficiente para se construir uma equipa campeã, à qual pudemos a determinado momento - já sem o Nani - acrescentar o Derlei, o Vukcevic e o Izmailov. Construir uma equipa para ganhar quando isso foi coisa que ele Paulo Bento de resto quase fez ... em 2 anos esteve quase à beira. Ao fim desses 2 anos passou o efeito "novidade" e as suas limitações ao nível técnico ficaram a nu.
Sobre o mais, continuamos a falar em "reforços" como se a mais-valia desportiva do Sporting viesse de fora, como se ela fosse determinante para alguma coisa. Isto é uma noção impossível de eliminar-se, mais parece às vezes, apesar de todos os indícios de ser completamente errada. Ainda ontem o vimos mais uma vez. Que mais provas precisam para pararmos de uma vez por todas de falar em reforços e dinheiro? Reforços seria irmos buscar hoje o Nani, o Carlos Martins, o João Moutinho, o Cristiano Ronaldo, o Miguel Veloso ... imaginem reforços desta qualidade, seriam reforços do outro mundo porque só os vemos como excelentes jogadores depois de saírem do Sporting. Mas não, eles estiveram bem lá, foram nossos e custaram-nos 0. Muitos dos que ontem deram 4 à Espanha não saíram para o Manchester ou para Barcelona mas sim para o Porto, Huelva, Génova, ou para o olho da rua, como o Varela. Por muitos, se dependesse de muitos, o Rui Patrício também não teria ontem estado na selecção como jogador do Sporting, o Postiga (como o Leão de Alvalade diz) a mesma coisa. Só aqui vão 6 jogadores, mais de meia equipa, e não foram transferidos para colossos europeus, mas sim jogadores simples, completa e positivamente desaproveitados.
Falar em reforços quando fabricamos dos melhores jogadores do mundo e dos melhores jogadores a jogar em Portugal é ridículo.
Sobre o Paulo Bento, mesmo que o Paulo Bento tivesse ganho os 2 campeonatos em 2006 e 2007 ele nunca deveria ter continuado no Sporting depois daquilo que durante tanto tempo se notou em 2008, ou 2009: uma falta de química evidente entre ele e o seu grupo, quando essa qualidade representa quase tudo na sua "fórmula de sucesso". O problema aqui portanto não é chorar pelo Paulo Bento, mas sim como diz o Virgílio ter tratado de arranjar melhor, o que não era difícil. Mais uma vez vamos dizer algo muito óbvio:
Jorge Jesus.
Ou Villas Boas.
E se o 2º era um "desconhecido" o 1º não teve desculpa, por todas as razões e mais algumas inclusive o ser sportinguista. É isto que os dirigentes do Sporting não vêem, porque são um conjunto de inúteis, incapazes, limitados que vão sendo constantemente ultrapassados pelos seus adversários.
Chorar pelo Paulo Bento a que propósito? O Porto nos últimos 30 anos ganhou alguns 26 campeonatos e exceptuando o Jesualdo Ferreira os seus treinadores por lá - muitos bi-campeões - nunca começavam a 3ª época. Mas isto por lá é normal e evidente, para o Pinto da Costa e meia dúzia de gestores não-profissionais que lá andam isto não tem mistério nenhum. São coisas que se sentem: quando é preciso mudar, renovar, quando algo atinge o seu máximo, sendo que uma vez atingido um máximo muda-se, evitando-se a curva descendente. E já agora mais uma coisa ... dizemos que somos diferentes e melhores mas nunca vi os adeptos do Porto chorarem as saídas do Robson, do Oliveira, do Co Adriaanse ou do Ivic, da mesma forma que nenhum deles choraria a saída do Jesualdo caso ela tivesse acontecido em 2009, quando o Porto é mais uma tetra-campeão, e tudo isto são mudanças feitas em cima de épocas recheadas de sucesso.
ResponderEliminarMuda-se quando já se fez o melhor possível, seja esse melhor possível ganhar, quase ganhar ou perder. Mas o tontinho que lá temos e os tontinhos para trás dele não vêem nada disto. Andam demasiado ocupados a brincar aos organigramas , a negociar o Veloso e o Moutinho para Génova e para o Porto, a armar-se em vítimas da sua própria mediocridade e a levar baile de qualquer um dos seus adversários.
Tristes.
Os dirigentes do Sporting são no mínimo uns patetazinhos tristes que nem a vergonha têm de constatando a sua própria inutilidade esconderem-se num buraco qualquer longe de Alvalade.
MM,
ResponderEliminarConcordo que os nossos dirigentes fizeram um mau trabalho, nomeadamente Roquette que desperdiçou-nos 6 anos.
Também concordo que PB esteve tempo a mais no SCP e não houve visão de Soares Franco para o mandar embora, nem visão de JEB para ir buscar o Jesus antes do SLB.
PB tinha que ter feito muito mais com o grupo de jogadores que teve. A nossa força sempre foi a academia e a formação, por isso não percebo o porquê de tanta contratação de estrangeiros. E ainda por cima são poucas as contratações certas. O que se passa com os nossos olheiros para não descobrirem o Hulk, por exemplo. Não era assim tão caro na altura.
Por outro lado também vejo as boas coisas (poucas) que fizeram. A academia, a resolução da situação do pavilhão que nos prejudica à anos, a resolução da situação financeira que Roquette conseguiu estragar.
Excelente post. Assino por baixo.
ResponderEliminarMike,
ResponderEliminarClaro que sim, concordo em absoluto com essas perguntas.
Não disse que PB tinha feito melhor com mais dinheiro, apenas o que quis referir é que após PB o clube resolveu investir mais em contratações.
Investimento esse que afinal nunca chegou a se-lo uma vez que não se chama investir quando se gasta dinheiro em algo que nunca vai ser rentabilizado..
Na era PB muitos vieram a custo zero e muitos emprestados. Verdadeiros cepos é verdade e com o OK de PB é verdade. Desperdiçou valores que agora valem milhões e autorizou cepos que só nos fizeram perder dinheiro.
Na altura Grimi custou €4M porque depois de vir emprestado e ter realizado uma boa época nesse ano de empréstimo o clube achou que valia esse valor ridículo só porque era um jogador do Milan. PB quis resolver um problema da defesa e o clube resolveu torrar €4M. Tanto o PB como a estrutura do Clube são culpados nessa avaliação.
O clube tem de ter na sa estrutura elementos competentes que avaliem os desejos dos treinadores. Tem de haver um projecto, uma filosofia, uma rede de mercado, uma ideia desportiva e económica transversal a qualquer treinador que entre ou saia.
MM
ResponderEliminarja que pega no exemplo do fcp, será que eles (ao contrário de nós) choram pelo Postiga??? choram pelo Fabiano?? choram pelo Diego???
O nosso problema é mesmo esse...passamos a vida a chorar pelos que já sairam, pelos que eram para vir e não vieram...
Hoje é facil falar do carlos martins, mas que me lembre o CM não conheceu apenas o PB no Sporting...será que todos os treinadores do Sporting o trataram mal??? ou será que ele aprendeu que se tem treinos às 9 da manha, não pode chegar a casa as 7, ainda por cima ja um pouco torto (e não estou a falar do que ouvi, falo do que via).
Se daqui a dois anos virmos o Djaló no fcp tambem vamos chorar??? tambem vamos pensar que podiamos o ter aproveitado melhor???
SL
http://www.youtube.com/watch?v=1QU-G45uRVk
ResponderEliminarLeão de Alvalade,
ResponderEliminardepois deste último comentário, penso que poderá ser útil recuperar os posts com todos esses (olha, já agora...) "visionários" que acharam que a venda do Moutinho ao FCPorto nos permitiria ir buscar 3 ou 4 jogadores melhores do que ele.
A expressão "pela boca morre o peixe" é boa precisamente por causa da enorme destreza intelectual dos peixes...
Edu, belo cantico, e dia 27 lá estarei para receber o ultimo grande martir do Sporting...
ResponderEliminarSL
É isso.... tomará que ainda haja uma ou outra maça para apodrecer!
ResponderEliminarNem segui o link do cântico... Mas já suspeito sobre o que trata.
ResponderEliminarE que tal cânticos de incentivo ao nossos actuais jogadores?
Seria pedir muito que se evitassem assobios ao primeiro erro de um que ainda esteja no nosso plantel? Tb se agradecia...
Fique registado: ainda não sei se vou ver ao vivo o próximo jogo da liga zon em Alvalade. Mas se for, as minhas energias serão totalmente canalizadas para apoiar, vibrar e bater palmas ao SCP. E talvez (se merecer) insultar o árbitro... se se armar em gatuno. E desprezar o pintelho da bosta sentadinho na tribuna ao lado tds sabemos bem de quem...
SL
um jogador que deve tudo ao sporting, é capitão e adorado pelos adeptos, um jogador que desde que chegou ao porto já nos menosprezou publicamente varias vezes, que se recusou a treinar no sporting, que insultou o nosso presidente ( vejam o exemplo antonio cassano) e que disse que nunca mais jogaria pelo clube mas aqui continuam a dizer que não é maça podre e a atacar jeb pela venda...
ResponderEliminareu sou uma pessoa de principios e adoro o sporting por nesse aspecto ser diferente do porto e do benfica. para mim a honestidade, lealdade e educação são valores fundamentais e quem não cumpre que se vá embora. se houver mais maças podres espero que jeb lhes de o mesmo andamento. por melhores jogadores que eles sejam.
mas isso sou eu..
sl
PLF:
ResponderEliminarPor muito que nos custe essas são as opiniões da maioria e é essa que elege os corpos sociais.
Por isso o que seria estranhar é que o clube pudesse estar melhor.
Consigo compreender a fidelidade canina até perante donos que maltratam os animais. Não consigo perceber porque seres racionais se colocam nesse nível ou abaixo dele.