Paulo Sérgio, what if?
Não pretendo com isto diabolizar o treinador. Faz o que pode e sabe e, certamente, se não ganha mais vezes, não é por falta de vontade. E não ponho em causa que "em termos de dedicação, empenho, vontade de vencer, serenidade e lealdade não podiam ir buscar quem tivesse mais.". Mas isso é o mínimo que podemos exigir aos profissionais que servem o Sporting, uma vez que o clube, pelo que representa, também os serve a eles quando lhes empresta o nome e o emblema.
Não aceito com facilidade a queixa de Paulo Sérgio de diferença de tratamento "Noto uma diferença entre as avaliações que são feitas às exibições do Sporting e às outras equipas. Há uma grande discrepância porque no Sporting tudo é criticável". A menos que o treinador se queixe por comparação com o que fazem a generalidade das equipas e não se refira apenas aos "3 grandes". Dessas somos a que mais fragilidades temos revelado. Paulo Sérgio tem que ter em conta que treina o Sporting e não o Guimarães ou o Paços de Ferreira, por mais respeito que os referidos clubes nos mereçam. Estivéssemos nós no lugar do FCP e ninguém lhe regatearia elogios, bem antes pelo contrário.
Não aceito que as responsabilidades da actual classificação se resumam à actuação dos jogadores, do ponto de vista individual ou colectivo como pretende PS: "Os meus jogadores devem compreender que jogando bem estaremos sempre mais próximos da vitória, mas temos de ser objectivos na busca dos resultados. O que tem penalizado o Sporting e a sua posição classificativa são erros próprios, momentos de desconcentração". A forma como o Sporting tem sofrido golos - e não são assim tão poucos como isso - revela, desde o inicio de época, uma enorme dificuldade de ajustamento colectivo às missões defensivas e não se resume apenas à responsabilidade dos centrais ou dos defesas. E isso só ideias mais claras e o trino podem resolver.
Mas as minhas opiniões certamente que não se interporão no trabalho de Paulo Sérgio. Se Paulo Sérgio acredita que o titulo é ainda possível - "Faz todo o sentido. Não atiro a toalha ao chão. Sabemos o contexto em que estamos inseridos. O nosso caminho é acreditar no grupo que temos», referiu, sublinhando: «Está nas nossas mãos encurtar as distâncias. Outros só têm um jogo para o fazer." - tem nos jogos que se seguem a oportunidade de materializar a sua fé. Essa dimensão prática consegui-la-á passando o Paços de Ferreira, encurtando distâncias para o actual líder e apurando a equipa para a fase seguinte da Liga Europa. Estes são os serviços mínimos a que se obrigou a equipa do Sporting ao claudicar vezes demais enfrentando, como é bom lembrar, equipas que deveriam estar ao seu alcance.
P.S.- Não é preciso ser abençoado pelo espirito santo para perceber o final do caso Izmailov. A noticia em forma de calçadeira, foi deixada ontem pela "ABola", e a confirmação foi feita ontem por Paulo Sérgio. Extraordinária a promiscuidade que "isto" sugere, não?
Uma coisa que posso dizer de positiva sobre o Paulo Sérgio é que ele assume a culpa nos resultados. Infelizmente isso não nos ajuda a melhorá-los. A tactica que ele montou com os jogadores que tem é insuficiente para lutar pelo titulo. Tenho a certeza que haveria treinadores que conseguiriam tirar maior rendimento dos jogadores do plantel.
ResponderEliminarTenho um bocado de receio do jogo com o FCP, não por temer uma goleada, mas por temer que nem sequer consigamos criar uma oportunidade de golo. Mas uma coisa está prometida: gritarei em plenos pulmões contra o João Moutinho, esse ser pequenino que forçou a sua saída do SCP para um rival directo.
Quanto ao Izmailov, espero que não o vendam a um clube português.
Mike:
ResponderEliminarAssume a culpa?!
"Os meus jogadores devem compreender que jogando bem estaremos sempre mais próximos da vitória, mas temos de ser objectivos na busca dos resultados. O que tem penalizado o Sporting e a sua posição classificativa são erros próprios, momentos de desconcentração".
ambém não vi onde é que ele assume a culpa.
ResponderEliminarO seu discurso é a sua imagem, oco.
E nem vou comentar o seu casaco. Aliás, até vou. Simboliza o único título conquistado esta época, na digressão norte-americana...
Pareceu-me mais arrogante do que antes e vai-se enrolando num discurso cada vez menos convicente e crente. Nem ele acredita naquilo que diz. Mas atenção, ele sabe que está a falar para um público que o contratou e aceitou como técnico do SCP, logo não devem muito à inteligência e competência.
Simplesmente, mais um discurso sem futebol e agarrado a duas coisas: a um pinheiro e ao Pedro Mendes. Sãos os seus últimos cartuxos.
Talvez ele um dia venha a perceber que não foi preciso o Manuel Fidalgo ser pinheiro para marcar um golo na nossa pequena área sem levantar os pés do chão.
É, a par de Carlos Manuel (e este com menos condições e pior contexto), o pior treinador da História do Sporting.
Não consegue falar de futebol, de tácticas e métodos. Só dos tais "ses", de senso comum e banalidades como "competência", "equilibrio" e o grande slogan "é futebol".
Pois é. É futebol, mas é uma grande merda de futebol, não achas, ó Paulo?
ps: ele ainda acha que não lhe saiu o Euromilhões...
Gostava de ver a entrevista mas não consigo encontrá-la em vídeo, em sítio nenhum.
ResponderEliminarLeão de Alvalade, lendo transcrições que vão estando espalhadas pelos jornais online fico com a impressão que mais uma vez o Paulo Sérgio consegue suscitar 2 reacções contrárias junto dos adeptos, em simultâneo:
- Ninguém gosta muito dele como treinador do Sporting. Porque o Sporting não joga na maioria do tempo um futebol bom, porque o Sporting não consegue bons resultados, e porque muita gente não concorda com as suas opções. Também porque se chama Paulo Sérgio, ganhou notoriedade no Paços de Ferreira, e é visto por muitos como um agricultor qualquer que podia chamar-se José Rachão ou Luís Campos.
- Mas ao mesmo tempo, consegue sempre dizer coisas e introduzir elementos que fazem as pessoas gostar dele e desenvolver uma réstia de possível reconhecimento, assim os resultados ajudassem: os rasgados elogios ao Hélder Postiga, ao André Santos, o dizer que na sua opinião Rui Patrício será em breve o titular da selecção portuguesa e a admiração que sempre expressa pelo Izmailov, quando tem de falar dele.
Ou seja, há muitas vezes contradições entre aquilo que o Paulo sério diz e aquilo que o Sporting faz.
O Izmailov é fenomenal ... mas o Sporting tratou de agravar o diferendo com o russo.
O André Santos é um excelente jogador e o Daniel Carriço é um excelente capitão de equipa ... mas o Sporting tratou de no início da época fazer sair do clube jogadores por si formados que eram melhores do que eles (Moutinho ou Veloso).
O Rui Patrício será titular da baliza portuguesa mas ... o Sporting foi buscar um alemão de 30 e tal anos que está a ganhar mensalmente 4 vezes mais do que ganha o português.
Quero um pinheiro (cultivando a imagem de José Rachão, gajo do pontapé para a frente, futebol directo, etc) mas ... para ele o Postiga é um jogador elegantíssimo, "com características únicas em Portugal".
Tudo isto são contradições, desfasamento entre as palavras e a acção sendo que o treinador se contradiz a si próprio algumas vezes mas ... quem o contradiz mais é o clube: Costinha e politicas de orientação da SAD (Bettencourt).
Acho que é muito fácil gostar-se do Paulo Sérgio.
E é muito fácil não quere-lo para treinador do Sporting.
As 2 ao mesmo tempo.
É mais ou menos isto, não há dúvida.
ResponderEliminarSó acho que não se deve bater no homem. Devemos estar unidos para abater quem o contratou, e por duas épocas.
Disparar sobre o PS, e mandá-lo para o caralho em coro em casa, não irá resolver o problema. Ele é incompetente, não tem estofo para ser campeão mas nunca enganou ninguém, nunca alegou ser competente. Nunca aparentou ser competente.
"Oh bettencourt vai pró caralho"
"Oh costinha vai pró caralho"
Preferia ouvir isso no estádio.
P.s - ainda assim, tenho muitas dúvidas sobre se um treinador reles como este não seria campeão no fcp. O que nos leva a pensar na importância destes bonecos na estrutura do fcp..
Pedro S,
ResponderEliminarEu arrisco a dizer que até o Luis Campos era campeão no FCP.
Leão de Alvalade,
Por diversas vezes nas conferências de imprensa ele disse a frase "Sou eu que tenho a responsabilidade dos maus resultados".
Essa frase que tu sublinhaste da entrevista é uma chamada de atenção para as desconcentrações que os jogadores têm. Acho que todos nós notamos que essas falhas existem e não é bom desculpá-las com o treinador, apesar do seu mau trabalho.
MM,
Não posso concordar quanto ao Izmailov. Não foi o SCP que veio para os jornais fazer entrevistas a falar mal do jogador, como ele fez com o clube, especialmente através do seu pequenino empresário. Não esquecer que este jogador MENTIU ao dizer que ía à embaixada, quando afinal saiu do país.
Pedro,
ResponderEliminarQuase de certeza que o Porto nunca contrataria o Paulo Sérgio para treinador da sua equipa de futebol. Porque o Porto tem uma qualidade muito grande sabe qual é? Faz aquilo que não é surpresa para ninguém, não inventa e faz aquilo que todos os outros andam há meses e semanas a dizer que vão fazer mas não fazem. E isto para treinadores, jogadores e para tudo.
Enquanto uns negoceiam durante meses, eles vão lá e em 3 minutos resolvem a coisa.
O Porto é pouco surpreendente nas opções que toma. Da mesma forma que o foi o Benfica o ano passado, quando foi a Braga buscar o Jesus.
Mais uma vez o difícil é mesmo simplificar ...
Mike,
Mentiu, o próprio reconheceu-o, mas o problema está muito longe de resumir-se a isso. O jogador estava lesionado, vinha jogando lesionado e aparentemente pediu dispensa do jogo com o Atlético. Para prejudicar-se ou prejudicar o Sporting? Duvido, porque nenhum jogador faz 3 ou 4 jogos excelentes como ele vinha fazendo (o último em casa com o Guimarães em que o Sporting faz uma exibição quase-perfeita) para depois chegar ao jogo mais importante e dizer que não quer jogar. Por mais que tenhamos desgostado e ficado tristes com a sua ausência do jogo, a partir do momento em que se confirma que ele vinha jogando lesionado temos de ter menos em pressa em julgar a coisa.
Há 2 ou 3 coisas que são verdade sem que precisemos de ajuda de ninguém para as sabermos:
- O Izmailov é um jogador muito muito bom.
- Sempre deu provas de ser um atleta sério, sóbrio, "dedicado" ao clube.
- O Sporting não tem jeito, arte ou engenho para lidar com os seus jogadores. Chamem-se Izmailov, Moutinho, Vukcevic, Stojkovic, Liedson, Veloso ou muitos outros para trás deles.
Se quisermos avançar um pouco mais e começar a divagar, tenho a sensação de que se eu próprio tivesse de conviver diariamente com o Costinha iríamos também ter uma relação muito problemática. Já com o Izmailov tenho quase a certeza que tudo correria bem e sem quaisquer problemas. É das tais coisas, química ...
PedroS:
ResponderEliminarPodemos sempre especular e até dizer que o FCP não precisa de treinador, basta o PDC.
Ora isso é minimizar a capacidade de decidir do próprio PdC, que geralmente acerta nas suas escolhas e quando não acerta não hesita em mudar: caso "Del Neri", Fernandez, p.ex.
Por outro lado se PdC quisesse teria escolhido PS mas foi buscar AVB.
Para terminar quando se vê jogar o FCP, com mais ou menos os mesmos jogadores do ano passado, com Moutinho e sem Alves, vê-se um FCP diferente. Como PdC já lá estava o ano passado suponho que se deva ao trabalho do treinador.
PS: espero apesar de tudo que a transição se faça sem o recurso ao insulto. Gosto de imaginar o Sporting e Alvalade de forma diferente de um tasco vulgar.
Já pouco me apetece falar deste treinador.
ResponderEliminarUma entrevista ridícula sem conteúdo, apenas para encher chouriços.
Partece as entrevistas do JEB.
Diz umas verdades que não são novidade nenhuma, elogia jogadores que já eram bons antes de ele chegar e depois apenas "ses" para todos os insucessos.
Não percebe nada de futebol! Mais valia estar calado!
Já nem suporto a postura arrogante do homem. Já não sei se é implicação a mais que eu tenho, mas além da mediocridade do futebol agora já o acho um arrogante com a mania que sabe do que fala.
Quanto aos insultos são de lamentar. Isso seria descer a um nível de rafeirada.
Desde o Carlão de estugarda que não me lembro de ver um treinador tão vulgar no meu Sporting!!
ResponderEliminarPS:Q linda vestimenta...rivaliza com o director desportivo (pensave eu que era so na incompetencia)!!
MM,
ResponderEliminarO Izmailov não foi castigado por ter falhado o jogo do atletico de madrid, isso já foi dito varias vezes. Ele foi castigado por ter mentido. Acho que o castigo foi muito bem dado.
O que se pode criticar a direção foi não ter a mão tão pesada com outros atletas, nomeadamente o Liedson, quandl ele prevaricou.
Leão de Alvalade,
ResponderEliminarsobre a calçadeira, uma das questões que me parece dever ser colocada é a seguinte: teria o Izmailov sido tratado de outra forma, após o jogo contra o Atlético de Madrid, se fosse agenciado pelo Jorge Mendes?
E ninguém se interroga neste ressurgimento de Jorge Mendes, que de repente ficou a representar o DC3, o RP1, o Veloso, o AS26 e se fala que irá representar o YD20?...
http://www.ojogo.pt/26-320/artigo896599.asp
http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1708832
Tudo coincidências...
plf
ResponderEliminaro izmailov em conluio com o paulo barbosa mentiu ao sporting e foi bem multado.
ainda hoje o papagaio do barbosa veio dizer que o jogador quer jogar no sporting e tudo o mais
a comunicaçao social anda a baralhar tudo: o sporting esta no tribunal do trabalho e apareceu aquela historia da rescisao de contracto tem a ver com o precesso e a tal multa que foi aplicada ao izmailov
o palhaço do barbosa veio hoje dizer que isso tinha a ver com o estar a tratar a lesao na clinica do antonio gaspar, ou seja cada vez que abre a boca so sai merda.
quanto ao joge mendes e o agenciar esses jogadores todos.
o paulo babrbosa é o palhaço que se sabe, o zahavi é praticamente persona non grata depois do que fez com o noddy e o tal lionel do djalo tambem fala muito mas apresentar propostas concretas tá quieto.
o jorge mendes é neste momento dos melhores se nao o melhor empresario mundial, tem contactos priveligiados em todo o lado e ao contrario dos outros empresario, pode querer ganhar o dele, mas nao arranja confusoes com as entidas patronais, nem força rescisoes, até porque uma brincadeira dessas nao lhe interessa por causa da sua reputaçao, e a sua reputaçao é de ser correcto quer com os jogadores quer com os clubes
Riga,
ResponderEliminarainda bem que nos apresenta um exemplo real de quem acredita sem reservas na verdade oficial. Até os próprios criadores da verdade oficial começavam a ter dúvidas.
Vou ser muito directo. O problema do Sporting é que aqueles que conseguem compreender a areia que lhes atiram para os olhos, ficaram cansados por ver tanta estupidez tantas vezes repetida. E há várias pontos de ebulição no cansaço. Há aqueles que ficam indignados por aquilo que avençados como o Costinha dizem de jogadores que muito deram ao Sporting e que, entre outros, custaram €4,5M. Há aqueles que ficam indignados com aqueles que não apenas não se sentem indignados com os sucessivos atestados de imbecilidade passados, ainda defendem estes anormais que por ter um QI de 90 se pensam superiores aos de QI de 80. Em ambos os casos são insuficientes.
Eu sou um dos que está cansado portanto perdoe-me a franqueza.
Mas gabo-lhe a candura de referir que o Pini Zahavi agora é persona non grata. Porquê? Pelo que "fez" ao Sporting com a cedência do Noddy/Montinho/Anão que antes não jogava a ponta e sempre foi muito pior que o Ruben Micael (pois claro!).
É que é evidente que a culpa do Pini Zahavi estar a negociar com o Benfica e FCPorto a transferência do capitão do Sporting SÓ PODE ser do próprio. O malandro até recebeu uma procuração com poderes para o fazer! Vergonha!
Duas últimas notas. A 1ª é para a referência ao noddy/montinho/anão. Tenho sinceramente pena que não se preveja que o FCPorto celebre o campeonato à 25ª jornada, mas antes. Porque o noddy/montinho/anão vale muito mais do que todos os anormais juntos que o criticaram durante anos e que, mesmo perante a evidência, continuam sem compreender a sua importância e a sua dedicação pelo clube. São os tais anormais do QI de 80.
E sobre o Jorge Mendes digo apenas que é bom a colocar jogadores em fim de carreira e o Bebé no Manchester Utd. Ainda está para demonstrar em que é bom para o Sporting. Se gosta dele, faça-se sócio da Gestifute. Eu sou sócio do Sporting Clube de Portugal.
PLF e Riga,
ResponderEliminarEu, por exemplo, não culpo o empresario do Moutinho por o ter colocado no FCP. Culpo o próprio Moutinho por ter forçado a situação.
Lamento que tenham sido os próprios adeptos do SCP a ajudar na sua decisão de querer sair, pois com os nomes que lhe chamaram, ele não tinha muita margem no clube. Sempre achei que era dos melhores jogadores do plantel (apesar de não ser um fora-de-serie) e isso não mudou. Não lhe perdoo, no entanto, ele querer sair para um rival directo.
Riga,
ResponderEliminarNão sejas ingénuo. Achas que a ausência do Moutinho do Mundial foi porquê?
jvl,
ResponderEliminarPor acaso fartei-me de rir com a justificação dada pelo Agostinho de Oliveira para não ter convocado o Moutinho: "Gestão de esforço físico". Ridícula.
mas quem andava mortinho para sair e a negociar por tras a saida? achas que o moutinho chateou-se por nao ir ao mundial? ele já tinha praticamente a certeza que ia para o porto.
ResponderEliminaro grande erro dos dirigentes do sporting foi nao terem denunciado o porto por aliciamento ao jogador. por um lado ele nao saia, mas por outro ficava-se com um jogador de trombas e contrariado
Claro que não se chateou. Qual é o jogador que quer participar na maior prova futebolística do Mundo? Nenhum.
ResponderEliminarPor mim ficávamos com o Moutinho ou já que o queriam vender, seria sempre para um clube estrangeiro. Agora para o fcp? PQP.
LdA,
ResponderEliminarTambém não gosto de recorrer ao insulto. Mas eu acho que o playmobil ainda não percebeu que o universo sportinguista fora daquele promíscuo conselho leonino, só o quer ver pelas costas.
Secalhar mandá-lo para o caralho, em vez de o mandar para o bilhar grande, surta algum efeito.