sábado, 27 de novembro de 2010

Fintando a ansiedade crescente

Sou como os jogadores de futebol: quando "não jogo" fico sempre mais nervoso, em particular nos jogos grandes, por razões óbvias. Uma vez que me encontro impedido de assistir ao jogo de logo vou fazer o que sempre faço em ocasiões semelhantes, para fintar a ansiedade: preencher o mais possível o dia até à hora do jogo. Sair para aproveitar o sol matinal envergonhado, almoçar bem (pernil assado no forno, Quinta do Monte d'Oiro), ver o Aston Villa - Arsenal, seguido do ManUtd - Blackburn, para depois rever o Existenz de David Cronenberg, onde  Jennifer Jason Leigh está soberba ao lado de Jude Law. Um longo passeio a pé com a minha fiel amiga de quatro patas e de enorme coração levar-me-à até ao apito inicial do árbitro.

Quando chegar à hora do jogo, e face às circunstâncias de cada equipa, a minha única exigência vai para a postura em campo: JOGUEM À SPORTING!

Para ajudar a entreter os leitores que padeçam também da "ansiedade pré-competitiva" deixo dois temas para reflexão e comentários:


Descubram as diferenças:

Alguns convocados do FCP:

Beto, Emídio Rafael, João Moutinho, Varela

Alguns convocados do Sporting

Nuno André Coelho, Pedro Mendes, Maniche, Hélder Postiga
--------------------------------------------

Por outro lado, e até para registo aqui no blogue, fica estudo académico sobre a consciência dos adeptos relativamente aos três grandes, publicado hoje na página online da Bola:

Através de uma amostra auscultada com a ajuda de ABOLA.pt, Rui Biscaia, no âmbito de uma investigação da Faculdade de Motricidade Humana, chegou a três conclusões relativamente ao que os adeptos de Benfica, FC Porto e Sporting pensam dos respectivos clubes: os adeptos do Benfica olham para o Benfica como o maior clube, os do FC Porto olham para o FC Porto como o melhor clube, e os do Sporting não crêem que o Sporting seja o maior ou o melhor, porém permanecem fiéis à notoriedade do emblema, à sua história e ao potencial da sua marca. E mantêm-se igualmente ligados ao clube e ao que ele representa. Tanto como os outros. O que só pode, naturalmente, querer dizer uma coisa: os sportinguistas estão presos a um forte sentimento de resistência.

«Os resultados deixam entender que os adeptos do Benfica olham para o clube e para a relação que têm com ele numa perspectiva de grandeza. Factores como a valorização da marca, a interacção social, a ligação com outros adeptos e, claro, também a história do clube surgem com valores mais elevados, numa escala que vai de 1 a 7, e com diferenças consideradas estatisticamente significativas quando comparadas com as respostas que adeptos do FC Porto e do Sporting deram a respeito dos clubes pelos quais torcem», explicou o autor do estudo.

No caso do FC Porto, por outro lado, o que surge valorizado nas respostas [os valores podem ser detalhadamente consultados no quadro nestas páginas] dos adeptos são essencialmente factores relacionados com o rendimento desportivo.
«O sucesso da equipa, principalmente, com considerável diferenças para os valores de Benfica e Sporting. Depois, também a organização e a gestão do clube, a qualidade de jogadores e treinador e também o estádio onde a equipa joga estão bem avaliados», enaltece Rui Biscaia.

O caso do Sporting é muito especial, à partida pela negativa, todavia com um ângulo mais curioso e positivo, pensando bem...
«O clube é percepcionado pelos seus adeptos de forma significativamente inferior ao que acontece com os do Benfica e do FC Porto. Porém, não se verificam diferenças significativas na notoriedade dos clubes, pois os sportinguistas sentem-se também bem identificados com o Sporting e com o que ele representa», acrescenta o professor.

Na prática, a história e a grandeza do Benfica, incluindo o número de sócios, a forma como estão espalhados pelo Mundo ou o número de espectadores nos estádios são forças que o clube e os seus adeptos sublinham com frequência. Do lado do FC Porto, o sucesso desportivo dos últimos trinta anos é sempre um argumento usado pelos adeptos e também pelos dirigentes, bem como a progressiva expressão internacional através das taças conquistadas. O Sporting, também menos vencedor nas últimas décadas, parece inclinar-se, aos olhos dos seus torcedores, para um estado de terceira força.

o que se refere à notoriedade do clube, que o autor descreve como «grau de identificação pessoal com o clube e sua incorporação na identidade pessoal», é o único que de um ponto de vista estatístico, não apresenta diferenças significativas entre os grandes: 5,88 no Benfica, 5,80 no Sporting e 5,79 no FC Porto. A ligação dos adeptos com os respectivos clubes é, na prática, a mesma.
P.S.- Para os que se deslocam a Alvalade, em particular os "bravos do pelotão" do "ANorte" uma grande abraço solidário. 

3 comentários:

  1. Quanto às diferenças de jogadores convocados estava tentado a dizer que os 4 jogadores de cada lado, de alguma forma, já foram do outro clube. É isto?

    Quanto a esse "estudo", claro que não poderia dar diferenças muito grandes quando se compara a identificação pessoal com cada clube. Os 3 grandes ainda têm esse título e tê-lo-ão durante muito tempo. Mas o que me parece que esse estudo negligencía é que os clubes não exitem só para o futebol, daí a grande identificação dos nossos adeptos com o SCP.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,
    Mais logo a partir das 21:00 assistirei à vitória do Sporting no melhor link possível, e fá-lo-ei ao mesmo tempo que aqui.
    Maravilhoso menu para o dia esse. Muito charmoso e encantador.

    There is sorrow enough in the natural way
    from men and women to fill our day
    And when we are certain of sorrow in store
    why do we always arrange for more?
    Brothers and sisters, I bid you beware
    of giving your heart to a dog to tear

    Buy a pup and your money will buy
    love unflinching that cannot lie
    Perfect passion and worship fed
    by a kick in the ribs or a pat in the head
    Nevertheless it is hardly fair
    to risk your heart to a dog to tear

    When the fourteen years which Nature permits
    are closing in asthma, tumour or fits
    And the vet's unspoken prescription runs
    to lethal chambers or loaded guns
    Then you will find it's your own affair
    but ... you've given your heart to a dog to tear

    When the body that lived at your single will
    with its whimper of welcome, is stilled «how still!»
    When the spirit that answered your every mood
    is gone wherever it goes for good
    You will discover how much you care
    and will give your heart to a dog to tear

    We've sorrow enough in the natural way
    when it comes to burying Christian clay
    Our loves are not given but only lent
    at compound interest of cent per cent
    Though it is not always the case, I in fact believe
    that the longer we've kept them the more we grieve

    For when debts are payable, right or wrong,
    A short term loan is as bad as a long
    So why in Heaven (before we are there)
    Should we give our hearts to a dog to tear?

    Claro que sim Rudyard, por dois motivos: Porque vale a pena e cultiva-nos tamanha espécie de amor. Apenas com os animais podem ser vividas relações de amor verdadeiramente incondicionais e altruístas. E por um 2º motivo, porque se os amas e podendo tu amá-los, e caso amando os possas ter: porque é que haverás de dar licença a que sejam tidos por quem não os amando os queira ter?
    Leão de Alvalade o meu coração já foi rasgado e dilacerado em 2 ocasiões, por 2 cães. Amo-os muito, ainda os amo, amá-los-ei sempre e nunca me esquecerei deles. É claro que vale a pena. O que não vale a pena é passar ao lado da sua benção, isso não vale seguramente a pena, certo estando ao mesmo tempo que dificilmente no futuro voltarei a amar algum.
    A vida é uma merda, e os animais nasceram com a natural graça de nos lembrar que não.
    Não sei porque tantas centenas de milhões de pessoas perdem tempo procurando, alimentando e cultivando Deus.
    Eles são os deuses, não precisamos de outros. E não há nada que um cão, uma gata, um pássaro ou um peixe não nos possa ensinar ou fazer acreditar. Nada. E fazem-no sem o uso de palavras, só para que saibamos o tamanho poder de que são donos.

    Dito isto, força Vukcevic.
    Liberta o gigante sérvio que há em ti e solta as rédeas da imensa capacidade e autoridade que o sangue montenegrino te confere. Não te esqueças que és muito melhor que eles, por isso vai lá e simplesmente mostra-o.

    ResponderEliminar
  3. Acredito na vitória do Sporting e espero que o Postiga nos dê umas alegrias como fez ainda há tão pouco tempo frente aos nosso vizinhos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)