terça-feira, 30 de novembro de 2010

A perspectiva do umbigo

Após os acontecimentos verificados este fim-de-semana assistimos a tomadas de posições públicas por parte de quer da Juve Leo quer de Eduardo Barroso de certa forma surpreendentes, se tivermos em conta o que têm sido o discurso e alinhamento de "ambos".

Nada do que relatam é novo na actuação do clube e está até longe de ser o que de pior vimos até hoje. Recordo-me, p.ex., após o jogo com o Bayern, ver a PSP, em plena bancada sul,  de cacetetes em punho, a malhar em todos os que impunham cartazes incómodos. Não me lembro da direcção de então, da qual fazia parte o actual presidente, se ter incomodado com o sucedido. À luz disto a censura de sábado foi até bem mais suave, mas igualmente digna profundo repúdio.

Por isso, mesmo reconhecendo que mais vale tarde do que nunca, lamento que esta repentina consciencialização sobre a forma como o Sporting  trata os seus (para proteger os que há décadas nos destratam) se faça pela perspectiva interesseira que dista dos olhos ao umbigo. O Sporting merece muito mais. O Sporting precisa de melhor.

P.S.- Pede-nos a A.A.S a divulgação do seguinte comunicado:

Parabéns aos Campeões

A Associação de Adeptos Sportinguistas vem por este meio felicitar a equipa de futsal do Sporting pela qualificação para a final­four da UEFA Futsal Cup.

Os grandes clubes vivem de grandes feitos e a secção de futsal do Sporting Clube de Portugal voltou a elevar o nome do nosso clube e galvanizou os adeptos sportinguistas que, correspondendo aos apelos lançados estiveram incansáveis no apoio aos comandados de Orlando Duarte.

Não podemos também deixar de enaltecer uma vez mais as palavras do capitão leonino, João Benedito. Sempre emotivo e dedicado, João Benedito ao discursar no Estádio José Alvalade voltou a demonstrar a capacidade natural para aliciar e impulsionar a paixão dos adeptos pelo seu clube.

Comité Executivo,
Associação de Adeptos Sportinguistas.


11 comentários:

  1. Ontem vi uma reportagem na SIC sobre os relvados de Alvalade onde se falava de um blogue do Sporting. Um colega meu, que almoçava a meu lado disse-me logo olha o a norte de Alvalade. Resolvi ver o que era este blogue com nome estranho (norte e Sporting...) mas que merece honras de televisão. É porque dos que conheço até hoje não estava a ver como, eh eh eh.

    Então os meus parabéns, é uma bela surpresa esta gente do norte. Especialmente pela reportagem que a sic referiu, está soberba e não vi nada tão bem elaborado nos jornais.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,
    A posição do Eduardo Barroso é importante na medida em que é alguém que aparece na televisão. Aparecendo na televisão influência quem o vê. Influenciando quem o vê, aquilo que pensa e/ou diz (porque pode muito bem pensar uma e dizer outra) é importante. Não sou particular adepto do Eduardo Barroso mas também não é preciso que o sejamos. Basta que lhe seja reconhecido aquilo que é mais ou menos evidente e que se soma ao efeito que leva o aparecimento nas televisões: é um sujeito de renome com uma carreira profissional - na sua área - tida como de altíssimo nível por lhe serem nela reconhecidas competências elevadas, quando aquilo que ele faz não é propriamente algo simples ou desimportante. Não faz dele um entendido de futebol mas faz dele alguém a quem não pode ser colado o selo de estúpido, quando há muita gente que passa por painéis de comentários televisivos e mais não faz do que passar essa exacta imagem ... por ser uma que lhe assenta muito bem. Lembro-me nestes casos do patético cineasta, do antigo ministro e empregado do Santana Lopes Rui Gomes da Silva, a abécula do PP que também andou em tempos a representar o Benfica na SIC, o sujeito das Indústrias do Porto, e até do Rui Oliveira e Costa, não por ser um individuo pouco inteligente - percebe-se na desenvoltura com que trata a fala que não o é - mas por ser alguém que tem notórias dificuldades em tecer críticas a outros indivíduos. Lembro-me de um programa há uns anos em que o pequeno Major sendo convidado dirige-se ao Rui Oliveira e Costa como "menino", não tendo havido do outro lado qualquer reacção, ou a reacção que seria a mais natural e esperada. Há ali evidente falta de coragem que manifesta-se também na hora de ter de versar sobre o estado actual do seu Clube. De resto, percebe-se até muitas vezes no seu olhar e expressão que não está ali a fazer mais do que fretes e a ser simpático demais com o "Sporting", não separando aquilo que é o Sporting das acções perpetradas por seres humanos em nome do Sporting, porque há Sporting e "Sporting" naturalmente.

    ResponderEliminar
  3. Por isto, é importante.
    Por aparecerem na televisão e haver gente a dar-lhes muito crédito. Mais não seja por isso é importante, ou talvez só mesmo por isso. Cada caso será um caso.
    Se o Eduardo Barroso teceu críticas públicas aos dirigentes do Sporting, seu funcionamento, passado recente e episódios que estiveram relacionados com o último clássico ... então óptimo. É bom sinal.

    Sobre a Juventude Leonina, subscrevo o que já disseste muitas vezes: são importantes, porque são um grupo de apoio. Limitem-se ao cumprimento desse papel e à boa promoção do Sporting como era seu timbre no passado e estarão a prestar um enorme serviço ao Sporting e a si próprios. Envolvam-se com o poder instalado no Sporting e só terão a perder, porque o poder instalado no Sporting - seja ele qual for - só se deixará envolver com a Juventude Leonina com o singular propósito de instrumentalizá-la, em benefício próprio. Na hora de votar ou fazer escolhas nenhum sportinguista está interessando naquilo que a Juventude Leonina acha ou não acha, porque ninguém no seu perfeito juízo se deixará influenciar pelas inclinações ou opinações de uma claque, seja ela qual for. Isto hoje, porque "ontem" ainda possuíam crédito suficiente para forçar a uma qualquer mudança, ou para ela contribuir. Hoje não o têm porque os movimentos de claques em Portugal gozam de muito má fama e são cada vez menos procurados, e também ... porque deixaram-se precisamente instrumentalizar, perdendo por completo a aura que tinham de uma claque de algum modo diferente de outras.

    ResponderEliminar
  4. Mas Leão de Alvalade,
    No fim de tudo o que conta é isso mesmo que o post diz: vale o que vale. Tem valor mas vale o que vale. Só existirá mudança no Sporting quando os sportinguistas quiserem e desejarem que ela aconteça. Nada disto é novo, os sintomas levam já muito tempo de vida (recordar essa eliminatória com o Bayern que sirva para isso mesmo) e o Clube ao fim do dia terá a condução que os sócios do Sporting quiserem forçar.
    Quando essa hora vier, e ela virá, que tomemos as opções certas. Se cada um o fizer todas essas individuais opções somadas resultarão na manutenção de algo, com ou sem Bettencourt, ou, num efectivo salto em frente, definitivamente sem Bettencourt. Porque Bettencourts há muitos, vão-se na prática sucedendo uns aos outros por isso importa não desviar a atenção do quadro todo: substituir este presidente é apenas metade daquilo que tem de ser feito, não pode ser em si um fim.

    ResponderEliminar
  5. LdA:

    Eduardo Barroso - vale mais tarde do que nunca. Oxalá, hoje de manhã, não tenha acordado de olhinhos novamente fechados...
    É que já vi volte-faces inimagináveis (hj nem tanto...) de outras personagens mediáticas e, igualmente, paineleiras.

    JL - estou em sintonia com a opinião do MM.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Ricardo:
    Estimo que seja o primeiro de muitos comentários. Sê bem-vindo ao "ANortedeAlvalade". O nome nasceu porque, quando o blogue foi iniciado, era apenas feito por alguém radicado a norte. Hoje, embora a maioria está de facto radicado a Norte de Alvalade, mas espalha-se por Vila do Conde, Matosinhos (temporariamente mais perto do polo norte, do verdadeiro), Porto, Coimbra, Castelo Branco, algures em Telheiras, um guardião do Marquês, e Madeira ou onde haja um porto para encostar.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. Virgilio e MM:

    de acordo que é importante estas tomadas de posição, especialmente vindo de onde vêm, mas delas não retiro mais do que o despeito que lhes dão origem.

    Não espero muito mais que isto, quando o que Sporting precisa de uma postura verdadeiramente critica e não faltam matérias para análise.

    Enquanto cada um andar apenas preocupado com o seu quintal dificilmente daremos passos seguros em melhor direcção.

    ResponderEliminar
  8. Virgílio,
    Uma coisa que é muita má tem essa vantagem: pode ser defendida ou sobre ela oferecer-se aval mas, só até certo ponto. Talvez os ecos do Eduardo Barroso indiciem isso mesmo, esperemos. Mais sentados ou mais de pé mas esperemos.
    Um abraço forte, a ti e extensível ao Norte luso em que te encontras (julgo).

    ResponderEliminar
  9. PS,
    Muita má porque escrita pelo Jesus.

    ResponderEliminar
  10. Não podia estar mais de acordo com estes comentàrios. O Dr. Eduardo Barroso, é menos politicamente correto em relação a comentadores adversàrios que outros, supostamente Sortinguistas, entre os quais, lamentàvelmente, Sr. Rui Oliveira e Costa. As intervenções desse Sr. na defesa do nosso clube são muito moles para que se respeite o bom nome do Sporting Clube de Portugal. Ou é medo (não sei de quem) ou, para parecer gentil e simpatico. Não serve. Saudações a todos.

    ResponderEliminar
  11. Foi preciso tirarem os privilégios ao sr. barroso para ele se revoltar, até aqui estava tudo bem. O abraço ao JEB em fim de emissão era uma constante, mas prontos, tiraram-lhe o acesso ao camarote e as croquetes e o homem despertou para uma nova realidade.

    O outro senhor, sr. dias, é ainda mais desprezível. Anda no Sporting há anos e é o elo de ligação entre todos os miseráveis presidentes que passaram pelo Sporting. Não sai de lá! Arranja sempre maneira de lhe oferecerem um tacho, e quando têm a ousadia de querer ser califa, empurram-no pelas escadas abaixo.

    São estas células cancerígenas que andam a roer o Sporting por dentro. O mal do Sporting são estes pseudo comentadores, que décadas a fio intoxicam as massas, manipulando-as sempre para beneficio próprio, nunca pelo e para o Sporting.

    O Sporting precisa de sangue novo! Estes, a mim, já não me enganam!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)