segunda-feira, 26 de abril de 2010

Águarela 3D

Bettencourt cumpre por estes dias uma visita ao Canadá, onde vive uma grande comunidade de Sportinguistas. O habitual fervor leonino, em contraste com o momento do clube, é perfeitamente natural e só é compreendido por quem percebe a idiossincrasia das comunidades portuguesas. Entre desabafos e desculpas, JEB antecipou de forma ligeira o balanço de quase um ano de mandato, mesclado com promessas de melhorias. Amanhã, quando visitar as cataratas do Niagara, e se fizer a habitual visita de barco, quando estiver próximo da queda principal situada do lado americano terá, em aguarela 3D, a visão alegórica do seu percurso: água por todos os lados, um barulho ensurdecedor, envolvido num nevoeiro propício a equívocos. Decepcionante, sendo simpático.

Há Sportinguistas deprimidos que parecem deixar-se influenciar pela empáfia dos nossos rivais. Estes, não satisfeitos pela boa época que têm realizado, pretendem agora espezinhar o nosso orgulho com alusões à distância que nos separa. A memória é curta e selectiva, deitando fora os anos em que, sempre gastando muito mais, coleccionaram desastres. E, alargando o espectro da análise, as últimas décadas não dão suporte a tanta sobranceria. A distância pontual é apenas um indicador de uma época decepcionante. Mais do que os pontos decepciona-me o lugar, mesmo que a distância pontual fosse por número ínfimo.

Ficar em 4º lugar pode ser circunstancial, o produto de uma época de desacerto nas decisões. O que há de definitivo neste ano não é inevitável que se repita no próximo. Não falhar no diagnóstico – dos erros cometidos, das correcções necessárias - e actuar de forma determinada é a alternativa viável. Sem isso a repetição ou agravamento do sucedido este ano pode ajudar a acentuar a ideia de declínio, face aos nossos rivais. O caminho é cada vez mais estreito, íngreme e sinuoso, face à reincidência em decisões erradas. A desconfiança em quem decide – por erros próprios - é hoje tão perniciosa no Sporting como o pessimismo na economia.

34 comentários:

  1. "Crismámos, recentemente, 11 meninos da Academia, que vão estar na missa de 15 de maio, no Terreiro do Paço, vestidos à Sporting. Não são campeonatos, mas importa que haja no país quem olhe por estas coisas."

    Vencemos o Campeonato nacional da II Divisão, o João Pina sagrou-se campeão europeu em judo, o andebol está a um passo da final da Challenge Cup e o nosso presidente "acalma-nos" com onze crismas...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Desinfestar depois de usar sff...

    http://www.youtube.com/watch?v=kBJlbNwWfbI&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  3. 28 pontos do primeiro é demasiado mau para ser verdade e para uma equipa que se diz grande.Um grupelho de meninas que vestem aquela camisola centenária que ainda não conseguiram garantir o quarto lugar.Que conseguiram uma vitória fora este ano no restelo..Porra JEB e costinha invistam na merda da equipa e corram com esse grupelho de meninas baixas que ainda querem alguns deles irem ao mundial..Espero que queirós abra os olhos e não leve nenhum como castigo para uma má mas muito má época do nosso clube..PORRA QUE ESTOU FARTO DESTE GRUPELHO

    ResponderEliminar
  4. Tens uma gralha no texto, leao! o d de deprimidos está em minúscula... E só tenho pena de que não leve nenhum f, que sugeria que se passasse a escrever com meia dúzia deles, que é como me sentido neste momento com a época que o Sporting tem feito: Deprimida com F.

    ResponderEliminar
  5. Ana também eu ando muito deprimido e sem vontade de comprar a nova gameboxe para o ano. Mas será possível o nosso JEB E COSTINHA e jorge mendes não conseguirem fazer um plantel que lute até ao fim pelo primeiro lugar.Ontem eram 4.000 em leiria e mesmo assim foram demais por um clube que está a lutar pelo quarto lugar e a mais de 28 pontos..Porra que eu não aguento mais uma época.Depois aindo o nosso JEB diz que ninguém morre por o nosso clube fazer uma má época. a mim falta-me pouco...

    ResponderEliminar
  6. http://3.bp.blogspot.com/_BFVsN6tgw3Y/S9TuLxPZcDI/AAAAAAAADXc/0gnfwf_H9Ks/s1600/fiesta.jpg

    Podem tentar justificar o tronco nu...

    Tentem justificar também o facto de lá atrás estarem 2 marmelos em boxers?

    GRANDE PRESIDENTE!

    ResponderEliminar
  7. 11 crismas...

    O Padre da minha freguesia faz mais que isso por mês e o que tem isso??

    O Sporting agora é igreja?

    Ninguem cala esse presidente, já não há pachorra!!

    E agora as nossas tristezas são pequenos nadas. Para ele talvez, para mim não. Este não sabe nos empolgar definitivamente.

    Eu já não acredito neste projecto, e muito terão de fazer se quiserem fazer acreditar num futuro risonho.

    ResponderEliminar
  8. Todos os dias fico maravilhada com JEB... deve ficar a noite toda acordado a pensar no disparate que vai dizer a seguir.

    Mas a sério, JEB é o exemplo acabado da realidade neste país: apenas uma minoria (de elite, maioritariamente) teve acesso a uma educação superior durante anos vitais para a actualidade Portuguesa, e é essa minoria que hoje ocupa as posições de chefia e gestão em Portugal. São os filhos das poucas famílias que nos anos 60-70 tinham dinheiro para pôr a prole na universidade, enquanto o resto da população começava a trabalhar como criança e em muitos casos só ia à escola se aparecesse a inspecção. E sei do que falo.

    Não trouxéssemos nós um atraso de várias décadas em comparação com, bem, o resto da Europa, e neste momento o destino do país estaria nas mãos de pessoas seleccionadas pela competência, e não pelo facto de há uns anos atrás quase não haver competição para os quadros qualificados. Como mais se pode explicar que JEB tenha chegado onde chegou num banco?? Alguém consegue acreditar que se trata de um gestor inteligente, sagaz, intuitivo, com elevadas capacidades mentais? I think not.

    ResponderEliminar
  9. Anónima lllooolll

    Depois de ter visto o video do cabeça de cotonete a cantar e tocar maracas, esta foto vem reforçar apenas uma coisa...

    Mas ca ganda presidente!!!

    E estamos nós condenados a isto durante pelo menos mais 3 anos.

    SL e salve-se quem poder.

    ResponderEliminar
  10. O Benfica p.e. ficou em sexto uma vez, mas "só" ficou a 23 do primeiro e a oito/sete pontos do Sporting!

    Nessa altura o Benfica estava na PIOR fase da sua história e com gravissimos problemas estruturais e financeiros.

    Este ano o Sporting consegue ficar ainda a mais distância e estruturalmente parece bem melhor que o Benfica da altura.

    O Benfica ficou em 6o é verdade, mas tb NUNCA ficamos a 28 pontos do primeiro. A vosso época é pior que a nossa, claramente.


    Menos um motivo que servia de provocação da vossa parte!

    ResponderEliminar
  11. Parece que temos que desinfestar por aqui também.

    Os homens estão em alta.

    Anónima, também gostava de te ver de boxers.

    Será que vale a pena?

    ResponderEliminar
  12. Se me permitem,

    Ontem o JVL, falava em aprender com os erros desta época.

    Há algum dado objectivo que nos faça acreditar que a próxima época será melhor que esta?

    A verdade é que o JEB já nos habitou a surpresas, mas sempre bem desagradáveis, e o que se anuncia por ai, a venda do Veloso, Moutinho, Izmailov e quiçá também do Carriço fazem-me temer o pior.

    Haverá capacidade para encontrar jogadores à altura destes últimos e efectivamente reforçar a equipa? Temo se irá simplesmente gastar dinheiro.

    E a equipa técnica escolhida, é um garante de qualidade?

    E os sócios estão mobilizados por este “projecto”?

    Enfim…

    Bem, sempre podemos pensar que é difícil repetir uma época tão má.

    P.S. Acredito que vamos ter por cá o Quaresma, é uma excelente escolha para tapar os erros que se adivinham ai.
    Rochemback II ?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo das 13:31
    De facto é muito melhor ficar em 6º do que ficar em 4º. Se por acaso tivessem ficado nos lugares de descida a menos de 26 pontos também era melhor, pois claro! Oh se era!

    ResponderEliminar
  14. O JEB vai às cataratas do Niagara!?!? Não quem lhe dê um empurrãozinho?

    ResponderEliminar
  15. Paulo Bento acha que o Benfica é um justo campeão:

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=20975748-dbe6-46c4-a618-3270e0fdca05&idCanal=00000004-0000-0000-0000-000000000004

    Com a preciosa ajuda que ele deu, acredito que sim e não admirava nada que até já tenha comprado o champagne. Que não se esqueça de convidar o seu amigo JEB, para abrilhantar a festa de maracas.

    Além do mais é uma falta de respeito para com o Braga.

    ResponderEliminar
  16. Hugo: Porra, pá!!!

    E eu que fiz o crisma sem levar nenhum adereço do SCP... Nããããoooo…

    Até já estou a imaginar como deveria ter decorrido a cerimónia...

    Bispo da diocese, enquanto faz o sinal na minha fronte untando-a com o óleo sagrado:
    - «Recebe por este sinal, o Espírito Santo, o Dom de Deus».

    Crismando (ou seja... eu) envergando, orgulhoso, o jersey listado de verde-branco e leão rampante ao peito, mais o meu cachecol do Sporting preferido – «Só eu seeeeeei, tum tumtum, tum tumtum (a minha madrinha acompanhava-me com um pequeno tambor), porque não fico em casaaaa!»

    E ó depois, claro, seguir-se-ia o tradicional beijinho no anel do Monsenhor... Tudo na Santa Paz do Senhor. Ámen! Isto é: Sporting... hummm... 'forever'! Isso... Depois sair rapidamente e em força para um belo repasto digno de um... abade.

    Isto num domingo em que o SCP jogava às 16.00 horas e massacrava o slbosta por 7 a 1.


    Ai,ai...

    ResponderEliminar
  17. Sofi:
    Como é habitual por aqui damos as boas vindas a quem se estreia a comentar (e é bem-vindo...). Espero que seja o 1º de muitos, mais ainda por se tratar de uma leoa.

    ResponderEliminar
  18. "Depois de ter visto o video do cabeça de cotonete a cantar e tocar maracas, esta foto vem reforçar apenas uma coisa...

    Mas ca ganda presidente!!!"

    Caro anónimo, só não concordo com o final que deveria ser: "Mas cagando no presidente..."


    Enfim... Já só falta o JEBardo aparecer na TV em directo de sombrero e bigodinho à cantinflas...

    Pode ser que seja numa próxima oportunidade... Não temos nenhum núcleo no México, pois não??? Ufffa...

    ResponderEliminar
  19. LdA:

    3 Dimensões? Isto cada vez mais, parece é um episódio interminável da '5.ª dimensão'...

    Aos três D's, identificados no texto, tirava-lhe um e junta-lhe mais três ingredientes. Os meus cinco D's:

    D de Decepcionante
    D de Depressão

    E ainda,

    D de Disparate
    D de Desgoverno
    D de Demência... O protagonista? Esse é sp o mesmo: "Mr. Dumby JEB"...

    ResponderEliminar
  20. Como agnóstico confesso só espero que "Deus" ajude JEB cada vez que abrir a boca. Chega Presidente, arregace as mangas, trabalhe mais e melhor e deixe-se destas cagadas.
    Os nossos estatutos não permitem este tipo de coisas e o nosso país parece-me que ainda é laico.

    ResponderEliminar
  21. Meus caros, compreendo perfeitamente a decepção que as palavras do presidente provocam em todos nós. Como apoiante e votante só posso dizer que fui bem enganado. Não me lembro de tamanho embusteiro na presidência do nosso clube. Estranho a passividade que se apossou do clube, dos adeptos aos órgãos sociais. Afinal quem elegemos nós para nos representar é a pergunta que não deixo de fazer a cada dia que passa.

    Pedro Carvalho

    ResponderEliminar
  22. Parece-me que não sou o unico pouco crente com o que vem ai.

    ResponderEliminar
  23. O prélio do "empate" de 7-1 (14-12-1986)... começou às 15 horas.

    Abraço.

    PaiDaLeoa

    ResponderEliminar
  24. E bláblábláblá...o JEB isto, o JEB, não o cabeça de cotonete, o JEb a dançar?? fabuloso...somos mesmo uns coitadinhos, os lamps porcos que vêm a este blog (que já reparei que são alguns) devem fartar-se de rir ao ler os comentários dos adeptos sportinguista em relação ao seu Presidente...

    Se calhar por um lado até deve ser bom, assim eles ficam sem argumentos para gozar conosco, já que nós gozamos conosco propríos, parece que nos dá um certo gozo espezinhar e humilhar o quanto lá em baixo nós estamos.

    (LdA não tem haver com o post, tem haver com os inumeros comentários que aqui se lê).

    SL

    ResponderEliminar
  25. Sim, até porque nem há motivos para estar f........

    ResponderEliminar
  26. A GOZAR, HUMILHAR, ENVERGONHAR com e o SCP e connosco (próprios... ou não) anda o JEB à nove meses...

    E Dezperado: estou-me a CAGAR para o q os lamps ou os tripas pensam e se visitam este blogue ou não... Eu só ligo à bosta qd é para me desviar e afastar-me dela o qt antes! Vê se percebes isso duma vez por tds...

    E sim, irritam-me. chateiam-se e, sobetudo, envergonham-me os constantes disparates debitados pela matraca do dummy dumby JEB...


    Shut the fuck up for good! Damn it...

    ResponderEliminar
  27. Parece que o importante não é estar na merda, é fingir que não se está na merda.

    Há que manter as aparências!

    ResponderEliminar
  28. Dezperado:

    Os nossos adversários não precisam de vir a este ou a qualquer outro blogue para se rirem do Sporting. Basta ouvir e ler as noticias e aperceberem-se do que diz o nosso presidente.

    Não deixa de ser estranho que protestes contra os adeptos e nada digas contra quem tem muito mais responsabilidade e não tem estado à altura. a menos que te revejas na sua forma de comunicar...

    ResponderEliminar
  29. Estou CRISMAlhado com este presidente. Mas tiro o meu chapeu á analise fria e lúcida do LdA. Um abraço!

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  30. Somos uma academia de futebol ou um seminario? Dediquem-se ao futebol e deixem-se de merdas não é o crisma que lhes vai fazer serem melhores

    ResponderEliminar
  31. Brax
    Já repararam que em cada saída ao estarngeiro deste batata de presidente,ao dar uma entrevista....deus nos acuda, é só asneiras?!!!

    ResponderEliminar
  32. meu deus e ainda ter que ouvir os bosta do PBento dizer que o SLMerda vais ser campeão(desrrespeito pelo Braga)sendo que a abécula contribuiu e de que maneira com -11 pontos...

    ResponderEliminar
  33. meu deus a ainda ter que ouvir o bosta do Paulo Bento dizer que o SLMerda vai ser campeão(desrrespeito pelo Braga) sendo que abécula deu um enorme contribuito para o descalabro e à pala dele ficaram logo -11 pontos. Tá calado pá

    ResponderEliminar
  34. Epá mas será que para mostar que estou descontente com o trabalho feito pelo JEB até agora (1/4 do seu mandato), tenho que vir aqui todos os dias chamar-lhe cotonote e cabeça de giz??? é essa a lógica?? Assim já consigo mostrar melhor o meu descontentamento?

    Acho muito bem que se critique quando as coisas estão mal...mas criticas construtivas...será que isto são criticas construtivas??? Isto ajuda-nos em quem??? Além do achincalhar constantemente do nosso presidente.

    Se o JEB não nos respeita, ao termos uma atitude igual à dele, faz de nós melhores que ele???

    Sabe assim tão bem estar constantemente a falar mal do nosso presidente (Fosse o JEB, o PPC ou o Paulinho)??

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)