segunda-feira, 19 de abril de 2010

Penitência por Quaresma

Pegou na bola, fintou tantos quantos lhe apareceram ao caminho, como se quisesse fugir aos pingos da chuva e, à entrada da área, disparou um míssil teleguiado que fez a bola entrar no ângulo onde se juntam a trave e o poste. Foi a primeira vez que testemunhei a genialidade irreverente de Ricardo Quaresma, então um miúdo franzino e tímido. Foi no velho campo do Salgueiros, hoje transformado em estação de metro, na era de Jardel, João Pinto e Cia. Lda., e do 2º titulo em 2 anos.

Infelizmente para nós, o ciganito haveria de ser posto a render extemporaneamente e sem ter em conta as suas características pessoais. Não estranha por isso que não tenha triunfado em Barcelona, provavelmente pelas mesmas razões porque não triunfou no Chelsea e agora em Itália, e se tornou num nome incontornável na consolidação da hegemonia portista na Liga nacional. Quaresma é “speciale”, com toda a carga positiva e negativa que esse estatuto impõe.

O seu nome tem sido ventilado desde Dezembro como possível reforço do Sporting. Não o foi no Inverno, as notícias apontam-no como objectivo de verão. Em contrapartida é também apontada a cobiça de Jesus, para substituir Di Maria, capaz de fazer fintas e fitas com a mesma facilidade. Se este rumor se viesse a confirmar, tratar-se-ia e um rude golpe para os Sportinguistas, que, mais uma vez, veriam outros recolher os juros dos seus investimentos. Não se sabe o que é especulação ou verdade em tudo isto mas a possibilidade de ver Quaresma de vermelho é no mínimo inquietante.

Quaresma ganha por isso um contorno estratégico que está para lá do seu valor exclusivo como jogador. É um “vendedor de camisolas”, como havia prometido JEB há quase um ano e, se o momento financeiro é o que se sabe, diria que o "dossier Quaresma" merece atenção redobrada, e talvez justifique a quase imprescindível penitência financeira.

A vontade de Quaresma será fundamental na decisão. E aí a questão desportiva terá um peso decisivo. Sem um projecto que se possa adivinhar ganhador, dificilmente haverá cigano. É que do outro lado oferece-se pelo menos o mesmo dinheiro, Liga dos Campeões e um treinador que conseguiu transformar as fragilidades em futebol de qualidade, recuperando a carreira de jogadores de quem quase nada se esperava já. Assume  também por isso a especial importância a escolha do treinador. Nomes como os de Paulo Sérgio dificilmente constituem atractivo para adeptos ou jogadores de nomeada, por mais injusto que isso possa soar para o jovem treinador.

40 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    a minha primeira memória do Ricardo Quaresma é bem mais feliz do que essa: foi no dia da consagração, exactamente nesse campo do Salgueiros, do título 1999/2000, em que - um pouco antes da hora por que todos esperávamos e merecendo igualmente transmissão televisiva - os sub-17 nacionais conquistavam o Europeu em Israel.

    Ricardo Quaresma fintou dois ou três (um dos quais de cabrito) e chutou para o golo decisivo.

    http://www.uefa.com/under17/history/season=2000/index.html

    ResponderEliminar
  2. A contratação do Quaresma seria algo de extraordinário, na minha opinião. Um jogador que ama o SCP, que esteve até ao último momento à espera que o SCP o contactasse quando voltou para Portugal e que tem uma qualidade inegável. Seria nitidamente uma contratação que venderia camisolas. Comigo a comprar uma delas!

    Teríamos alguém que não tem qualquer receio de partir no 1x1, imprevisível e que decide jogos. Como o fez no último ano em que jogou no SCP, quando o "carregou" às costas. E seria um sinal inegável de ambição.

    Se simão no slb pouco me afectou, Quaresma no fcp foi uma facada. Vê-lo noutro clube PT que não o SCP custa-me bastante.

    ResponderEliminar
  3. PLF:
    Além de mais feliz essa memória deixou-me a morrer de inveja. Mas devo dizer que o que vi então ficou-me gravado. Vivia-se então um tempo bem diferente entre os Sportinguistas, de confiança e orgulho, com as bancadas cheias e vibrantes. O Sporting precisa de voltar a viver tempos como esse.

    JVL:
    Compra 2, o meu tamanho é o M

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade,

    Ficaria feliz com a contratação de um jogador como o Quaresma, porque é efectivamente um jogador que "faz a diferença".

    Mas há algo que me deixa há muito desconfortável no possível contentamento generalizado que a sua contratação geraria: o facto de conceber o futebol como um desporto em que uma individualidade pode "resolver". Não é assim e tendo a pensar que quem pensa que, no futebol, a equipa com melhores individualidades ganha, está muito enganado.

    Seria um upgrade relativamente ao MI7. E há questões de equilíbrio que são necessárias preservar. Em que termos o Sporting poderia contratar o Quaresma? Qual o custo?

    Sinceramente, vejo-a a ir mais rapidamente para o Benfica. Se assim for, o que seria uma jogada de génio do LFV (A Bola bem tem sugerido que o Ramires está a ser cobiçado pelo Inter), acabaria o estado de graça do Jorge Mendes no Sporting. O que até poderia ser bom.

    ResponderEliminar
  5. a unica camisola que tenho do sporting tem o nome e o numero do ciganito.
    comprada no dia em que num jogo treino marcou um golaço, a sua 1ª vez com a camisola dos seniores

    ResponderEliminar
  6. Se gostasse do Sporting nao tinha ido para os corruptos.Não o quero no Sporting nem dado.Além disso iria destabilizar ainda mais o péssimo balneario que temos.Não quero vedetas quero jogadores que joguem em equipa.Vá para a Turquia.O Sporting nao pode pagar a chulos.Para isso já la temos o JEB e amigos.

    MHumbero

    ResponderEliminar
  7. Caros sportinguistas como é possivel este blog defender a vinda do Quaresma??Esqueceram-se do que ele disse da nossa Instituição quando representava o FcorruptoPorto.Tenham vergonha na cara e orgulho de ser Sportinguista.Se o Quaresma vier muitos dos sócios rasgam o catão e nunca mais irão ao Estádio de Alvalade.Tenham dignididade e digam.Quaresma.Nãooooooooooooooooooooooooooooooooooo


    Costa Delgado

    ResponderEliminar
  8. PLF,

    Uma individualida pode resolver pontualemente, agora a melhor equipa é aquela que tem a maior possibilidade de se sagrar campeã.

    Costa Delgado,

    Terás tu orgulho em ser Sportinguista? Duvido que o sejas sequer.

    ResponderEliminar
  9. Adorava que Quaresma viesse! Trazia outro perfume a Alvalade!

    Pedro Morgado

    ResponderEliminar
  10. Acho que o Quaresma tem lugar de caras na equipa do SCP, o que ele disse enquanto representava o FCP??? Se foi assim tao grave não me recordo.
    A possibilidade de ele vir a representar os Lampiões isso sim desagrada-me e se isso vier a acontecer então acho que isso sim é factor para levar socios a rasgar cartões.
    Não sou a favor da formação do SCP, nunca o fui e o facto de esta formação servir para engrandecer os nossos principais rivais (Simão no benfica, Quaresma no Porto e mesmo Hugo Viana no Braga) isso sim deixa-me com os cabelos em pé.
    Quaresma a jogar em Portugal tem de ser no SCP.
    As indidualidades não ganham campeonatos mas resolvem jogos que podem dar campeonatos.
    Neste momento quais sao os jogadores no SCP que resovem jogos? Para temos uma boa equipa temos tambem de ter bons jogadores individuais e nao uns quantos jogadores á imagem de Paulo Bento e que jogem em prol da equipa, pois isso já se viu no que deu nos ultimos anos.
    Quero os melhores jogadores para o SCP, quero uma camisa do SCP com um nome de um grande jogador, quero procura de camisolas no SCP onde tenhamos de pensar qual a camisola da estrala que queremos, isso sim é dar-nos orgulho de um grande clube.
    Neste momento sou incapaz de comprar uma camisola de Liedson o destabilizador, ou de Moutinho o capitão mercenario, ou de Veloso o eterno lesionado da epoca passada, como a de Izmailov o vianjante, talvez comprasse a de Carriço mas nem esse ainda é ninguem no futebol.

    ResponderEliminar
  11. fodasse, o que eu gostava era de conseguir ler o artigo inteiro......desde a umas semanas para cá é só anuncios em cima do texto....nao da para tirar, n da para ler.n da para merda nenhuma......que raio se passa?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo,

    Problemas no teu PC? É que consigo ler o post perfeitamente.

    ResponderEliminar
  13. PLF:
    Concordo. Por isso a questão do treinador é muito mais importante que este ou aquele jogador.

    Aos que não gostam de Quaresma:
    Se não foram capazes de rasgar o cartão quando veio o Tiuí, o Caicedo, ou quando demos 4.5 milhões pelo Grimi, ou quando preferimos o Angulo ao Hugo Viana e achamos que o Varela não servia os nossos interesses, seria no mínimo caricato que o fizessem agora com a contratação de um grande jogador formado por nós e que pode ser de uma importância capital numa equipa. É que com ele ficamos mais fortes. Sem ele ficamos mais fracos e permitimos que um adversário se fortaleça.

    Já agora gostava de ver que declarações foram essas que a mim me escaparam.

    ResponderEliminar
  14. Em termos comportamentais, é impossível comparar o Quaresma com o Simão. Que eu conheça, o Quaresma nunca proferiu qualquer comentário injurioso ou insultuoso para com o Sporting.

    Marcou golos, bateu com a mão no peito, foi profissional... Mas nunca "renegou" o clube que o formou.

    ResponderEliminar
  15. Meus caros amigos sportinguistas qualquer dia nao á quem consiga governar o nosso clube porque chegamos ao ponto de criticar um miudo que nasceu no nosso clube que sempre foi sportinguista e que so nao voltou mais cedo foi porque os dirigentes da altura entre os quais JEB nao tiveram capacidade financeira para o trazer de volta tal como era o desejo de quaresma por isso peço a todos que deixem JEB remediar o erro que cometeu ao nao trazer quaresma de volta e deixa lo ir para os tripeiros.

    ResponderEliminar
  16. E o engraçado é que eu concordo com o ciganito.
    Já andamos fartos de amadorismos.
    Sempre pensei que um profissional da banca tivesse mais visão para os negócios. Puro engano...

    Sportinguista serei sempre.
    Esperança em ganhar campeonato é que anda bem reduzida.

    Rugidos de mágoa

    ResponderEliminar
  17. Quaresma no Sporting?! Devemos ter cá uma sorte. Com esforço e alguma dedicação ainda vamos buscar o paulo sergio ao guimarães e 2 pongolles, 3 caicedos e 1 angulo para compor o plantel.

    Se o cabeça de cotonete sofresse pelo Sporting metade daquilo que eu sofro já se tinha enforcado.

    SL

    ResponderEliminar
  18. Boas,

    Ora tomem lá este vídeo para matar saudades...até parece que já foi há uns 20 anos que o cigano jogou em Alvalade.

    Que grande contratação seria esta, e ainda só vai a caminho dos 27 anos.

    http://www.sporting.footballhome.net/index.php?option=com_seyret&task=videodirectlink&id=295

    ResponderEliminar
  19. Pode-se dizer que este será o nosso melhor 11 não ?

    ResponderEliminar
  20. Acordado talvez, a dormir e com a defesa a olhar para a bola não.

    ResponderEliminar
  21. Acho que hoje vamos conseguir bater o record de oportunidades, falta saber a eficácia.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  23. Querido anónimo, se queres ser feliz enrola uma torta de azeitão e mete-a no mesmo sitio dos jogadores do Vitória.

    ResponderEliminar
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  25. GOOOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

    É só dizer mal e contraria-me logo!!! heheheh

    ResponderEliminar
  26. GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!

    ResponderEliminar
  27. LdA, o Postiga já serviu a sobremesa.

    P.S.- Sai mais uma torta de azeitão para o anónimo do canto.

    ResponderEliminar
  28. POSTIGA!!!!!! Estou no Canadá a ouvir o relato pela net, e não resisti a vir aqui...
    (Quaresma era fantástico, claro)
    Abraço

    ResponderEliminar
  29. Não! Disse que era ele que ia marcar! :D

    ResponderEliminar
  30. LMGM:
    Tens poderes sobrenaturais, a tua vinda hoje esconjurou o feitiço e o homem até marcou!

    ResponderEliminar
  31. O deficiente na bancada pensa que está no recreio da creche. Aos berros no micro e nem tem noção que se ouve tudo do que ele diz.

    ResponderEliminar
  32. Convem referir que esta a berrar sozinho

    ResponderEliminar
  33. Bem... agora o Liedson não quis marcar!

    ResponderEliminar
  34. Até compreendo o sentimento dos sportinguistas em relação ao Simão, quanto ao Quaresma sinceramente não me recordo de ter faltado ao respeito com o SCP.

    Creio que iria dar um jeitão a qualquer um dos 3 grandes.

    Cumprimentos de um Benfiquista.

    PS - Anónimo que não consegue ler os posts devidamente: se estiveres a usar o Firefox instala o Flashblock e resolves o problema. Podes fazer download aqui:

    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/433

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)