quinta-feira, 29 de abril de 2010

De volta ao mercado


A lista de jogadores aparentemente pretendidos pelo Sporting vai longa e já ultrapassa as 3 dezenas de jogadores (ver aqui) desde atletas representados por Jorge Mendes, atletas oriundos da Traffic, pretensões de Paulo Sérgio vindos do Guimarães, entre outros.

Há dias, comentei neste post do Nelson Santos que mais importante do que vir A, B ou C é o trabalho de análise e introspecção sobre quais as lacunas do plantel e em que pontos precisamos de melhorar e/ou que tipo de jogadores podem encaixar facilmente num modelo de jogo que se queira definir. Portanto, importa definir um perfil para depois procurar alternativas que nela encaixem para se detectar qual a melhor solução para o Sporting.

Fazendo um "benchmarking": No início da presente época, o Sporting procurava um avançado móvel e possante sendo que a opção recaiu sobre Felipe Caicedo. Acabámos por ficar desiludidos com o rendimento do jovem equatoriano e questionamos a sua contratação, como tal, fica também a dúvida "Porque é que veio ele?" ou "Não havia outras hipóteses?".

Da mesma forma, podemos analisar três das contratações feitas por Carlos Freitas em 2007/2008, nomeadamente o sérvio Stoijkovic e os montenegrinos Vukcevic e Purovic. Será que não existiam dados que indicavam que, por exemplo, os dois primeiros têm um feitio muito temperamental e tiveram problemas em diversos clubes por onde andaram ou que o avançado supostamente só servia para um futebol directo?

Naturalmente, posso também entrar no jogo de lançar um par de nomes e um conjunto de características que acho que o Sporting precisa, mas essa seria a minha visão, quando eu nem sequer sei o que o Paulo Sérgio pretende fazer para a próxima época - desde táctica até ao estilo de jogo.

Quanto à abordagem ao mercado, os jornais falam que o antigo avançado leonino, Robert Spehar, sugeriu o jogador Domagoj Vida ao Sporting. Não conheço o jogador e como tal não teço qualquer tipo de juízo sobre o mesmo, no entanto, não posso deixar de mencionar que me agrada o facto de ver ex-jogadores do nosso clube a sugerir atletas para a nossa equipa. Não será esta uma forma de detectar jogadores talentosos e que provavelmente ainda não despertaram grande cobiça por parte de outros clubes?

Amunike e Vujacic trabalham actualmente para o Manchester United mas será que Juskowiak, André Cruz, Naybet, entre muitos outros, não poderão dar umas dicas?

EM FRENTE SPORTING!

32 comentários:

  1. Completamente de acordo, aliás a criação dessa rede de ex-jogadores, desde que fosse implantada com um certo cuidado para evitar barretes à comissão também desse lado, é uma possibilidade que me agradaria sobremaneira. Quanto à definição do perfil e características dos jogadores a contratar é sempre essencial, até quando há dinheiro a rodos quando mais quando cada tostão tem que ser bem gasto. De que nos vale comprar 4 craques num ano se todos os craques jogarem apenas a defesa direito ou se são ambos conhecidos por serem especialistas na marcação de livres?

    ResponderEliminar
  2. Claro que uma rede com vários ex jogadores seria bastante benéfico para o clube, na minha modesta opnião há vários mercados a explorar na Europa e a croácia é um deles.
    Um dos melhores jogadores que tivemos veio dessas regiões, Balakov esse sim um grande número 10 que passou pelo nosso clube.

    ResponderEliminar
  3. Isso...um novo André Cruz (ou mesmo velho) e um Naybet é que era.

    ResponderEliminar
  4. Hugo:
    A questão essencial é organização e método.

    Como dizes o mais importante é definir um perfil, mas antes disso parece-me ser necessário qual o modelo de jogo. E, como se tem visto nos últimos anos as características do futebol do Sporting mudam consoante o treinador. Não deveria ser ao contrário, o treinador não deveria ser escolhido em função do modelo a implementar, não ficando o clube refém das opções de um treinador que, necessariamente, está de passagem? E aqui se chega à formação. Como é possível termos um treinador durante 4 anos que ignora o modelo da formação?

    Parece-me que o que tem sucedido nos últimos anos é que à falta de uma liderança forte e esclarecida o Sporting se tem sujeitado às circunstâncias e os resultados estão à vista.

    ResponderEliminar
  5. LdA

    Respondo com uma questão: Deve, em tua opinião, o modelo de formação ser estático ou dinâmico?

    ResponderEliminar
  6. Hugo:
    Mais importante do que a minha opinião pessoal julgo que essas questões deveriam ser resolvidas por um gabinete técnico onde tivessem acento os técnicos de formação, o director desportivo, presidente, treinador principal e eventual assessoria para área do futebol. Mais do que opiniões sou a favor de tomadas de decisão devidamente fundamentadas e não casuísticas, ao sabor de quem passa.

    ResponderEliminar
  7. "o trabalho de análise e introspecção sobre quais as lacunas do plantel "

    Completamente de acordo. Aliás acho incrível como é que as contratações de verão para esta época, não visaram o reforço da defesa.

    Tinha a sensação que o André Cruz ou já tinha colaborado com o SCP ou se tinha oferecido para ajudar. Essa rede seria efectivamente uma boa medida e jogadores como Balakov, André Cruz e Amunike seriam das primeiras opções.

    ResponderEliminar
  8. PS: E parece-me que o Amunike também já tinha falado com o SCP. Vou ver se encontro qualquer coisa na net.

    ResponderEliminar
  9. Caro Malcato

    Tocas num assunto muito pertinente quanto a mim.

    Estes jogadores que surgem na imprensa e possivelmente alguns virão para o Sporting, será que todos eles são do agrado de Paulo Sergio?

    É que vejo Costinha em busca de soluções (reforços), enquanto Paulo Sérgio ainda está ao serviço do Vitória.

    Recordo, que antes de sabermos o nome do futuro treinador, Costinha, já trabalhava esse dossier.

    Acho que seria também muito importante contar com ex-jogadores nossos.

    Vujacic, por exemplo, indicou Vidic ao United. E que defesaço está ali.

    Temos tantos ex-jogadores espalhados por esse mundo fora que seria bastante útil.

    Além dos referidos no post, estou a lembrar-me de Acosta, Silas, o próprio Cherbakov, etc.

    Por falar no Silas, está aqui um técnico em franca ascensão.

    Eu aqui tão longe indicava 2 ou 3 que entravam de caras na equipa :)(estou a brincar)

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  10. The LC:
    Não nos devemos esquecer que, de há anos para cá, com a recuperação do poder económico russo, os clubes desse campeonato compram como querem e o que querem, sem que possamos concorrer com eles. E depois deles, e ao mesmo nível, os ingleses, espanhóis. A um nível abaixo, italianos, alemães, holandeses franceses, estando nós a seguir. Só com muito boa prospecção e muita antecipação poderemos vingar num mercado tão concorrido como é hoje o dos países de leste.

    Por exemplo lembro-me que se falou que o Carlos Freitas ficou encantado com o Artem Milevskyi aquando do campeonato Europeu de Esperanças, mas o preço pedido pelo Dinamo foi impossível de cobrir. Stojkovic, Stepanov (foi para o FCP), Purovic e Milos Krasic (de quem Vuk era suplente, se não estou em erro) foram outros sondados. Só cá chegaram 1 época depois porque a sua afirmação não se concretizou, permitindo então condições para a sua aquisição.

    ResponderEliminar
  11. LdA

    totalmente de acordo.

    "Só com muito boa prospecção e muita antecipação poderemos vingar num mercado tão concorrido como é hoje o dos países de leste."

    nem mais meu caro. Além do futebol russo, até os clubes brasileiros já pagam altíssimos salários aos seus jogadores. hoje, o jogador brasileiro já pensa duas vezes antes de sair. Por acaso, a globo fez uma reportagem muito interessante sobre esse assunto.

    Artem Milevski, foi um sonho que infelizmente não foi possível realizá-lo.

    Mas quero acreditar que ainda é possível desencantar esses "artistas", como, foi o caso de Balakov.

    ResponderEliminar
  12. Declarações de Bettencourt hoje à chegada a Lisboa:

    (ao jornal a "borla")

    Bettencourt descarta «revolução» no plantel

    José Eduardo Bettencourt descarta a ideia de «revolução» no plantel do Sporting para a próxima época, mas reconhece que serão feitos «ajustes» no grupo que vai ser orientado por Paulo Sérgio.

    «O termo revolução é desapropriado, mas, como é normal, haverá alguns ajustes. Temos uma belíssima base. Este ano não serve de regra», afirmou o presidente leonino, esta quinta-feira, à chegada do Canadá.

    Bettencourt perspectiva «uma luta, seguramente, muito mais paritária, com muito menos sobressaltos» para o Sporting na época 2010/2011, que, sublinhou, será «preparada com mais tempo».

    Por isso, ficou a garantia: «Os sportinguistas podem estar descansados, pois o Sporting vai ser muito competitivo».




    Caramba, fiquei mesmo preocupado com estas declarações do Sr. JEB.

    Não sei o que pensar.

    ResponderEliminar
  13. Para um plantel tão fraco como o nosso em que meia dúzia de jogadores é que dali se aproveita, ouvir o presidente do clube dizer que serão apenas feitos uns ajustes para a nova temporada...eu como sócio sportinguista mais do que preocupado fico chocado mas enfim...eles é que o ganham e nós é que nos chateamos e enervamos.

    Viva o Sporting do antigamente!!!

    SL

    ResponderEliminar
  14. Pois eu acho que essas declarações do presidente fazem todo o sentido, por razões desportivas (é verdade que temos uma boa base no plantel) e por razões económicas e financeiras. A menos que haja mesmo petróleo em Alvalade.

    ResponderEliminar
  15. Hugo e será que vale a pena fazer todo esse trabalho?

    No fundo se ele for feito e o jogador posteriormente não render, está de igual modo errado. Não conheço clube nenhum que não compre barretes, mesmo aqueles que têm um trabalho de bastidores irreprensivel e crédito ilimitado.

    No fundo o problema fundamental é, se o Sporting for criterioso nas suas escolhas, está mal porque devia fazer uma revolução, se fizer uma revolução está mal porque devia ser criterioso.

    Há uma incapacidade de aceitar os erros, resume-se a questão a quem lá está é uma besta, neste clima o melhor é esperar sentado e o último que feche a porta.

    Excepto quando se vence aí até pode não se ter feito trabalho nenhum que se é sempre o maior.

    ResponderEliminar
  16. LdA

    Nem a propósito. Ao que parece, o Bayer Leverkusen acaba de contratar Vida. A ser verdade que Costinha observou e estava interessado no jogador, não deixa de ser um duro golpe.

    ResponderEliminar
  17. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  18. Há também aqueles que podiam mudar de vidinha e deixar de vir para os blogs de clubes que não o seu despejar lixo electrónico.

    ResponderEliminar
  19. LMGM,

    Não existe obviamente uma fórmula mágica para atenuar as coisas, mas não achas que o modelo actual está um quanto, digamos, gasto?

    De 2002 para cá que mais parece que contratamos o que podemos contratar do que propriamente aquilo que precisamos...

    SL

    ResponderEliminar
  20. Grande post Hugo, antes de sabermos os nomes, temos de saber bem o que queremos. E a possibilade de termos ex jogadores a trabalhar conosco na prospecção de jogadores seria excelente. Até acrescento o Manuel Fernandes (debaixo da mesa..ehehe) poderia nos indicar uns pontas de lança que ele tem olho para isso.

    Temos de saber comprar melhor, apesar de também ter consciencia que ir buscar 4 jogadores e serem todos bons é dificil e não é só no Sporting.

    Mas pego no exemplo que deste em relação ao Stoj e ao Vuk. E assim como eu, tu também deves ter ouvido muitas vezes a gritarem pelo nome dele nas bancadas (principalmente quando o Patricio dava patos) durante a época toda.´
    Eu não quero estar sempre a cascar em nós, sócios, adeptos, simpatizantes, mas sinceramente há situações que me fazem muita confusão. Será que os adeptos não percebiam que ele por onde passou arranjou sempre problemas?
    O Vuk é aplaudido cada vez que entra, passa o jogo todo a ver a bola passar, deixou de se esforçar, deixou de mostar aquela garra que o caracterizava, mas nós continuamos a ovacioná-lo como se fosse a estrela do clube.

    Ao passo que se for um jogador que subiu da Academia (as escolas dais quais tanto nos orgulhamos) e falhar duas ou três vezes, passa a ser assobiado cada vez que toca na bola.

    Concordo quando o Lda refere que temos de ter um gabinete de prospecção que encontre os jogadores antes de serem "conhecidos" na Europa para não ficarem com os passes inflacionados. Mas se por acaso contratamos alguém que não mostra logo nos 2 primeiros meses que é estrela, deixamos de o apoiar.

    Vou esperar para ver quem vem, para só depois dar a minha opnião sobre eles.

    SL

    ResponderEliminar
  21. O SCP precisa desesperadamente de um def-esq,central e um possante avançado,depois é uma questão de ver quem será vendido para colmatar essa saída.Só peço que não se vá buscar mais médios...temos carradas e o SCP está bem servido no meio-campo.

    ResponderEliminar
  22. Dezperado,

    Há sempre um bom exemplo para ambos os casos:

    - Acosta era dado como caso perdido
    - Nani foi assobiado inúmeras vezes

    O resto, é história conhecida por todos ;)

    ResponderEliminar
  23. Wenger dixit:

    «Quando se está no Arsenal, é para estar no Arsenal. Todos têm liberdade de expressão, mas queremos que o respeito ao clube seja prioridade.»

    Nem mais!!

    ResponderEliminar
  24. Hugo, qual é o modelo que está gasto? O do Jeb/Costinha? O do Teles/Barbosa? O do Carlos Freitas? O do Andrade? O do Abreu? O do ...

    São todos incompetentes, pelo menos durante a duração do seu mandato.

    Dizes as carateristicas definidas para o reforço do ataque, vem um jogador com essas carateristicas afinal é mau, definiu-se mal as carateristicas ou o Caicedo é que é mau apesar de ser possante e móvel?

    Falas de Stoi, Vuk e Puro, à partida foram más contratações?

    Stoi guarda redes titular da sua seleção, alto e forte em todos os locais menos no balneário, veio substituir Ricardo. Vuk criativo da sua selecção, veio substituir Nani. Purovic que analisado por Luis Freitas Lobo era superior a Cardozo (que teve 3 anos para fazer qualquer coisa de jeito e custou mais do dobro) veio suprir uma lacuna do plantel (o tal avançado alto e forte no jogo aereo), não houve nestas contratações uma definição de perfil anterior à sua compra?

    Os olheiros do Sporting não referenciaram durante todos estes anos, Pepe, João Paulo, Meireles, Bosingwa, Paulo Ferreira, Paulo Assunção, Néné, etc.?

    Ainda hoje o Sporting e o Porto estavam interessados em Vida, foi para a Alemanha. Conclusão, o Sporting foi ultrapassado. O Porto não! Sim porque nas Antas lá só há gente magnifica que nunca perde nada. As bestas dos incompetentes do Sporting é que foram ultrapassados.

    Siga, o último que feche a porta.

    ResponderEliminar
  25. LMGM,

    Posso ir mais atrás ainda, nomeadamente, 2002:

    Porque é que foste buscar um Marcos Paulo, quando tinhas na equipa jogadores como o Paulo Bento, Rui Bento e Carlos Martins?

    Porque é que foste buscar o Contreras, quando tinhas - pelo menos - Beto, Quiroga, e vá, o Hugo?

    Etc.

    Quanto aos sérvios e montenegrinos, o que referiste não inviabiliza aquilo que eu questionei. Repito: barretes há sempre e "deixar-se" ultrapassar também, só espero uma avaliação adequada.

    ResponderEliminar
  26. LMGM

    Em primeiro lugar, deixa-me frisar que achei correctas a grande maioria das contratações efectuadas nas últimas duas ou três épocas.

    Dito isto, peço-te a paciência de responderes ao seguinte:

    - Achas normal que os clubes portugueses de topo praticamente não contratem em África?

    - Achas normal que o Sporting não encontre jovens sul-americanos bons e baratos? Estamos a falar de centenas de milhar de federados. E não estou a falar de Gaitáns.

    - É normal que o Sporting pague para ter Tiuí ou Caicedo e não tenha 1 milhão para dar por Coentrão, que praticamente pediu nos jornais para ser contratado? Aliás, é normal que quase sempre que contrata em Portugal o Sporting pague balúrdios?

    - Será excessivamente caro o mercado francês de meio da tabela?

    - Serão excessivamente caros jogadores que actuam na Bélgica, na Holanda, na República Checa, na Escandinávia?

    Há caminhos para melhorar. Isso para mim é muito claro. Inequívoco, diria.

    ResponderEliminar
  27. Respondo-te inequivocamente com o maior gosto, Kova :)

    - Achas normal que os clubes portugueses de topo praticamente não contratem em África?

    Não acho e não entendo a justificação normalmente apresentada (presença no CAN). Mas talvez a nossa visão seja distorcida, as camadas jovens dos clubes de topo nacionais estão cheias de jovens africanos, nós só os conhecemos quando já estão naturalizados. Nani será o exemplo mais mediático actualmente mas há muitos, como a estrela da selecção nigeriana que não que jogar no Massamá.

    Independentemente, é um filão a explorar, coisa que os incompetentes do Sporting até têm feito com a Academia na África do Sul e a recente contratação de Mexer indicado por uma antiga glória (mais uma prova que esta rede de olheiros existe só não é do conhecimento publico, e ainda bem).

    - Achas normal que o Sporting não encontre jovens sul-americanos bons e baratos? Estamos a falar de centenas de milhar de federados. E não estou a falar de Gaitáns.

    Como quem? Duscher, Kmet, Heinz e Quiroga? Ramires, Hanuch e Viveros? Grimi, Pinilla e Caicedo? Ou os vários putos que estiveram/estão nos juniores e dos quais até hoje só se aproveitou o Ronny e o avançado maravilha que jogou 15 min na champions?

    - É normal que o Sporting pague para ter Tiuí ou Caicedo e não tenha 1 milhão para dar por Coentrão, que praticamente pediu nos jornais para ser contratado? Aliás, é normal que quase sempre que contrata em Portugal o Sporting pague balúrdios?

    Não consigo comparar Tiuí e Caicedo a Coentrão. Com esses comparo Saleiro, Tomané, João Paiva, Wilson Eduardo, D'jálo, etc., e devolvo-te uma pergunta é melhor manter o D'jálo com as suas limitações ou dispensa-lo e contratar um Purovic?

    Suponho que a não vinda do Coentrão tenha sido por indicação do departamento de formação existiam/existem outros de igual valia na formação, eventualmente com melhores indicadores de personalidade que não justificava o investimento. Mais, qual é o Coentrão que estamos a analisar o desta época ou aquele que chegou ao slb, não se adaptou e teve de ser emprestado?

    Imagina o que a bancada de Alvalade iria fazer a esse puto vindo de Vila do Conde por um milhão e que não conseguia ainda gerir a pressão de um grande e perdia todas as bolas que lhe chegavam aos pés. Era dispensado no final do ano acrescido do rótulo de incompetente em quem o comprou e não deu uma oportunidade a Marinho, Caiado, etc..

    - Será excessivamente caro o mercado francês de meio da tabela?

    Penso que não, tal como o nosso, tal como a nossa segunda divisão, tal como a besta do chinês do Mafra que me ia estragando uma noite descansada.

    - Serão excessivamente caros jogadores que actuam na Bélgica, na Holanda, na República Checa, na Escandinávia?

    Os projectos de parceria com clubes Belgas têm falhado por uma ou outra questão, mas já que estamos a falar da vaca fria, eu contratava o olheiro de guarda-redes do Nacional, o olheiro de centrais do Guimarães ou do Braga (ah, um deles esteve no Sporting mas foi embora porque o Carlos Fritas é uma besta) e o Manuel Fernandes para contratar avançados.

    ResponderEliminar
  28. LMGM:
    O que o chinês não conseguiu nessa noite foi INEQUIVOCAMENTE conseguido pelo Liedson e pelo Sá Pinto.

    Kovacevic: O teu post de hoje é inequivocamente uma obra de arte!!!

    ResponderEliminar
  29. LdA, eu sabia que existia uma razão superior para eu não gramar o chinês e para ele morar no meu subconsciente.

    ResponderEliminar
  30. LMGM

    África: Portugueses de segunda ou terceira geração como Nani não era exactamente o alvo de que falava. O nigeriano é uma excepção e Mexer também. Se forem os primeiros de muitos, fico satisfeito. Mesmo perdendo algumas apostas, parece-me que vale a pena arriscar.

    América do Sul: Duscher, Kmet, Quiroga e Hanuch foram caros. Mesmo assim o Duscher ajudou a ganhar um campeonato e pagou as outras asneiras. Heinz veio emprestado. Todos estão relacionados com Jozic, não têm nada a ver com uma política de prospecção. Perdeu-se dinheiro com Ramires, Viveros e o paraguaio? O Pinilla é mau? Grimi e Caicedo foram contratados na Europa, como sabes. Estamos a falar de um subcontinente, do bloco geográfico que mais craques tem dado o futebol desde sempre. Há mais do que isto por lá, certamente.

    Coentrão: era à época um dos mais cotados jogadores da selecção de sub-20. Se havia melhor na Academia, é estranho ser um tipo do Rio Ave o titular na selecção. Um milhão é muito dinheiro? O Djaló deve ser mantido até aparecer a proposta certa. Tem defeitos gravíssimos, mas já foi útil.

    Quanto à vaca fria, recuso-me a acreditar que tu acreditas que a pressão dos adeptos chega para destruir uma estratégia.

    LdA: a entrevista é assustadora!

    ResponderEliminar
  31. Kova, desculpa não percebi o que queres dizer com isto "Portugueses de segunda ou terceira geração", o Nani não era o titular da selecção de sub-20 porque era estrangeiro, por essa razão lá estava o Coentrão, quando se naturalizou teve uma passagem fugaz pela sub-21 e entrou de caras na A.

    "O nigeriano é uma excepção e Mexer também." Vê o plantel das camadas jovens há lá muitas excepções quer africanas, quer sul-americanas, e como há limite de estrangeiros há ainda mais um conjunto de atletas que têm vinculo ao clube mas não podem ser inscritos, só treinam e fazem torneios não oficiais.

    América do Sul: Duscher, Kmet, Quiroga e Hanuch foram observados por Ribeiro Teles em Toulon antes dele ser um incompetente, por acaso acompanhei esse torneio e o unico que comprava de caras era o Kmet (fez um torneio fabuloso) ainda bem que alguém viu mais que eu.

    "Perdeu-se dinheiro com Ramires, Viveros e o paraguaio?"

    Não se ganhou, e são mais caros que jogadores da formação, não necessariamente com 17/18/19 anos mas "Migueis Garcias" por exemplo.

    "O Pinilla é mau?"

    Não, é assim tipo Caicedo, muito mau. Mas dizem as raparigas que era giro...

    "Quanto à vaca fria, recuso-me a acreditar que tu acreditas que a pressão dos adeptos chega para destruir uma estratégia."

    Tens razão não acredito, mas acredito que destroi um jogador, e por isso dificulta a implementação de uma estratégia. Como por exemplo aconteceu com a nossa novel contratação Nuno Valente, enquanto esteve no Sporting era para dispensar depois ganhou tudo o aque havia para ganhar.

    ResponderEliminar
  32. LMGM

    África: o Nani já vivia em Portugal quando começou a jogar futebol federado. A vida dele era cá e foi cá que começou a jogar futebol. Depois acabou no Sporting como outro miúdo qualquer, nascido em cabo verde ou em trás os montes. É isto que quero dizer. De qualquer modo, quando te lancei esta questão, estava a pensar em jogadores seniores, ou com 18, 19 anos. Exemplos: o Salomon Kalou (Chelsea) foi contratado com 18 anos pelo Feyenoord ao ASEC na primeira época de sénior. O mesmo clube onde com 21 anos o Kolo Touré foi contratado pelo Arsenal. O Manuel José garante que o indicou a vários clubes portugueses quando ele ainda jogava na Costa do Marfim.

    Duscher, Hanuch, Quiroga, Kmet: sobre as observações do Ribeiro Telles sabes mais do que eu. Mas também te digo que o Hanuch e o Kmet eram uma bela merda. Quando ao Ramires, Viveros e afins, ainda não percebi o que estás a defender: por um lado dás o exemplos de estrangeiros que estão actualmente na formação, por outro deixas entender que estes foram asneira, por outro ainda elaboras um discreto elogia o MRT por ter descoberto os quatro argentinos de cima...

    Pinilla: vamos ver onde joga no ano que vem.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)