terça-feira, 13 de abril de 2010

Não é mais um, é o derby!

Já foram escritos verdadeiros rios de tinta sobre o derby do futebol nacional, pelo que pouco ou nada poderá ser escrito de verdadeiramente novo quando se joga o 282º o episódio da saga mais popular do futebol português.  É sabido por todos que este não é mais um derby. É o derby, porque, apesar da história que o antecede, o próximo é sempre o mais importante, é o resultado desse jogo que marcará as memórias e ditará o teor das conversas, até que outro suceda e lhe tome o lugar. Por isso tem pouca importância o lugar que cada um ocupa e o seu trajecto ao longo do campeonato, e o resultado final é sempre um grande ponto de interrogação.

Mas as circunstâncias em que o derby sucede não podem ser negligenciadas. A equipa de Jesus é a grande candidata ao título nacional, chega a esse jogo com a moral elevada, mas temperada pela ida a banhos a Liverpool. Talvez por isso Jesus use agora vestes mais humildes ao analisar as dificuldades que a partida de logo encerra, deixando para trás a cagança dos “permenores” tácticos com que julgava ir embrulhar Benitez. Veio de lá embrulhado e com 4 lacinhos dourados, a condizer com a arrogância quase generalizada com que o “a melhor equipa do Universo  e quiçá de todo o Mundo” abordou o jogo.

Do nosso lado pareceu-me excessivamente humilde a forma como Carvalhal abordou o derby, falando de capacidade de sofrimento. Compreendo-o, face a toda a pedra que teve que partir para fazer o seu caminho, mas preferiria uma abordagem mais “à Sporting”: p.ex. “não temos nada a temer, apenas um 3 pontos a perder e um jogo grande para desfrutar e ganhar, como nos compete”.  Obviamente que Carvalhal também sentirá que foram dados trunfos ao adversário, ao permitir este estranho adiamento, que atirou um derby para uma terça-feira e que deu 10 dias de “férias” ao plantel. Mas há vantagens: não poderão ser invocadas as desculpas de cansaço que serviram de cortina de fumo para os 4 de Liverpool, e não estou a falar dos Beatles. Para lá de considerações tácticas, sempre importantes, penso que este detalhe poderá ser importante: férias e atitude competitiva são conjunturas que não costumam rimar, por isso me parece muito importante a forma como o Sporting abordará os momentos iniciais da partida.

46 comentários:

  1. O resultado hoje não pode ser outro que não seja A VITÓRIA!

    Só quero é que o merdas que vai apitar o jogo faça uma arbitragem isenta e aí veremos se os INVENCIVEL´S são mesmo os melhores...

    SL

    ResponderEliminar
  2. É comê-los vivos!!!

    A receita?

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. O sporting permitiu um adiamento de 24h do jogo não mais

    ResponderEliminar
  4. Estou confiante, acho que a vitória será nossa.
    Onde anda o JVL??

    ResponderEliminar
  5. Vai ser o 1º Etár - SCP que irei "assitir" (pela NET) com o meu Francisquinho seremos dois a vibrar com o nosso SCP !!!!!!!!!!!

    FORÇA SCP !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho fé. É isso que me permite aproveitar este dia solarengo com a esperança de que ganharemos!

    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  7. Este adiamento não terá sido aceite por ambos os clubes quando estes AINDA estavam na Liga Europa?!

    Convinha saber antes de escrever estas insinuações, não era?

    ResponderEliminar
  8. Eu acredito! Este é daqueles jogos que pode ficar na história, para um lado ou para o outro. No fundo, um derby é sempre isto, mas este é-o ainda mais.
    Não me interessa quem joga ou quem não joga. Aqueles 11 chegam para o que der e vier!
    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  9. Eles que joguem á bola, afinal de contas vão entrar em campo sem a pressão dos pontos. Depois se o arbitro não inventar e os jogadores estiverem concentrados poderemos alcançar a vitória. Se esta acontacer quero desde já dedica-la ao Carvalhal.

    FORÇA SPORTING!!!

    JEB RUA!!!

    SL

    ResponderEliminar
  10. Caro anónimo, "Este adiamento não terá sido aceite por ambos os clubes quando estes AINDA estavam na Liga Europa?!"

    E dai? No estádio, recentemente, um dos meus companheiros de bancada dizia "Os nossos jogadores agora até correm!" ao que lhe respondi, "Pudera estão à 6 meses de férias."

    Caso o Sporting não tem aceite o adiamento, e tivesse passado a sua eliminatória, teriam ambas as equipas jogado na mesma altura logo suponho que os niveis de cansaço derivados desse jogo seriam idênticos, não teriam influência no rendimento de qualquer uma das equipas.

    Mas isto são só "se's", na realidade qual é a equipa que o meu amigo acha que chega a esta altura do campeonato mais cansada?

    Aquela que cumpriu com a sua obrigação competitiva durante todo o campeonato e por isso está em primeiro e com maior número de jogos nas pernas do que os seus rivais ou outra que se andou a arrastar durante seis meses, e já nada pode ganhar (logo não tem pressão)?

    Se responder seriamente a esta pergunta saberá quem beneficia mais com este "tempo extra". Caso também não se lembre quando fomos nós a ir à final da UEFA, ninguém, repito ninguém, aceitou adiar um só dia os jogos com o Sporting.

    Como diz o outro, deus diz para ser bom, não diz para ser parvo.

    ResponderEliminar
  11. "a condizer com a arrogância quase generalizada com que o “a melhor equipa do Universo e quiçá de todo o Mundo” abordou o jogo"

    Mais do que injusto, é falso. Mas tu lá sabes porque escreves isto.

    ResponderEliminar
  12. Luis, bem aparecido sejas!

    Agora diz-me lá o que é que é falso? Não achas que a goleada em Liverpool veio, pelo menos também, da má abordagem que foi feita desse jogo?

    ResponderEliminar
  13. Hoje só tenho medo de uma coisa.
    Que o Polga alinhe e se distraia da sua função. É que se o fizer o Rui treme como varas verdes e aí... lá se vão os níveis de confiança.

    Nada há que mais me deixe enervada que é ver certos rombos na defesa.
    Mas... sejamos positivos e acreditemos que isso - hoje - não vai acontecer.

    Viva o nosso clube e que ele seja o melhor em campo.

    Rugidos de confiança!

    ResponderEliminar
  14. Não acho, obviamente. Os primeiros 30' foram bons, e não sou apenas eu que o digo. Vi uma equipa mais contundente do que outra, mais concreta e mais concretizadora.

    Não faltou atitude. Nem tão pouco houve arrogância da parte do SLB.

    ps: venho cá muitas vezes! :)

    ResponderEliminar
  15. Muita concentração nas bolas paradas defensivas, aspecto em que o adversario é muito forte e nós apesar das melhorias ainda apresentamos debilidades, será igual a grande possibilidade de vitória!

    E também vai ser preciso cuidado com o famoso tunel do Costa e do Vieira, pessoal!

    ResponderEliminar
  16. "Jesus decidiu alterar a estrutura defensiva da equipa e o resultado foi demolidor para o lado do SLB. O aspecto físico não foi o principal culpado do desaire, é certo, mas não podemos competir com uma equipa que tem jogadores de nível mundial que apenas dedicam esforços nesta competição."

    A culpa foi portanto do Jesus e do Liverpool apostar tudo nesta competição.

    ResponderEliminar
  17. Não. A culpa foi da arrogância (?!).

    Enfim, não vou estar a contrariar o que dizes. Gostava apenas que concretizasses essa "arrogância". Como a viste?

    E essa citação está bem explicada na caixa de comentários do "post", não percebo porque insistes em não entender o que escrevi.

    Arrogância? Bullshit.

    ResponderEliminar
  18. Luís ... a arrogância é uma característica vossa. Não precisa de ser exibida no momento A ou B ou pela personagem C ou D.
    É algo vosso, faz parte vosso modo de ser.
    Mas por acaso arrogância nem vos define bem. Eu sobre isso costumo usar uma expressão que certa vez um amigo meu muito bem utilizou quando falava de vós: ignorantes convencidos, que é ligeiramente diferente de arrogantes.
    O arrogante sugere vaidade, exagerada altivez, o que não é o vosso caso.
    Vocês são mais do género de balbuciar coisas sem qualquer sentido feitos macaquinhos anormais, coisas essas que não entendem e que não param 3 segundos para sobre elas pensar. Coisas deste tipo por exemplo:
    "O GLORIOSO"
    "OS MAIORES DO PLANETA"
    "CARREGA BENFICA" (Carrega o quê?)
    É um comportamento que se manifesta por exemplo na forma como entendem o jogo ou a competição, como se tudo vos fosse devido independentemente de o merecerem ou não.
    O próprio nome Luís, repara (e vou usar a capital porque o que estou aqui a dizer faço-o de forma séria e sem qualquer intento de picar ou provocar): "Benfica", este nome Luís ... por si só sugere convencimento. Bem fica. Fica bem o quê? Parolos imbecis.
    O vermelho bimbo, os hábitos, as caras quando no vosso Estádio a televisão vos foca bem de perto, a generalidade dos rostos das multidões, é tudo uma coisa sem qualquer nível, substracto, provido de normalidade que faça um qualquer adversário ser a vossas excelências indiferente. É impossível.
    Se quiseres ... ser benfiquista é um sintoma. Da mesma forma que consumir-se morangos com açúcar é um sintoma. É a mesma coisa, faz tudo parte do mesmo universo.
    Se vocês fossem só arrogantes, olhar-se-ia com desdém, só, mas não ... vai para além disso: é caso mesmo onde se sente repulsa, nojo.
    E isto devia fazer-vos pensar.

    Luís, não estou obviamente a falar para si, ou sobre si.
    Tudo isto é uma generalização, porque é aplicável à generalidade do vosso universo.
    Generalidade, não todos obviamente. Mas que ao ser uma coisa que atinge a generalidade de vós, pode portanto colar-se ao símbolo "Benfica".
    Foi isso que o LA fez, nada mais.

    ResponderEliminar
  19. Correcção:
    LA fez = Mencionar a arrogância no seu post.
    Não o que eu disse. Ele está sujeito a outras responsabilidades que não lhe permitem derivar muito. Ele e outros.

    Mas mesmo os que não o dizem, pensam (outra generalização).
    E já como dizia o Ivan Drago ... «onde há fumo, há fogo.»

    ResponderEliminar
  20. MHumberto, quero felicitá-lo pela análise feita sobre o "universo" benfiquista...está excelênte!
    É que eu ainda não tinha arranjado maneira de identificá-los...por serem tão estranhos e por serem tão disfazados das realidades que lhes aparecem pela frente!

    "IGNORANTES CONVENCIDOS!...nem mais!

    SL


    Ass: Mikos

    ResponderEliminar
  21. Se mais provas fossem necessárias acho que está aqui mais que demonstrado que basta juntar um verde e branco com um vermelho, para ser derby.

    Viste o que tu fizeste Luis?

    ResponderEliminar
  22. So dizes merd@ MHumberto.

    Os Viscondes falidos falarem dos benfiquistas como convencidos.Os gajos que mais têm a mania, que são superiores, os intelectuais (ahahaha), os mais não sei quê...

    Por amor de deus.

    Então o exemplo de não perceberes o pq de se chamar glorioso, so mostra a tua ignorância. Es mais um Estrunfe facilmente manipulado.


    Mas não te preocupes. O teu sporting (grande originalidade de nome) de lisboa (cada vez é menos de PT não é solar do Norte?) hoje ganha ao meu Benfica.

    Mais não seja pq é o vosso jogo da época. Sempre foi e hoje não vai fugir à regra.


    ps- Parecias o "tonecas andrade miguel" a responder, o teu amigo...


    ps2- Quem me dera que continuasses a achar essa parvoice dos Benfiquistas. Era sinonimo que continuavas a mais de 20 pontos do Benfica, estavas afastado de tudo e o Benfica pelo contrario, já tinha uma competição ganha e estaria mt proximo de ganhar a mais importante (ja nem falo jogar mt à bola, ser o MELHOR ataque/defesa e ser o PRIMEIRO do campeonato). Azia cara osga...AZIA. Se voces ganhassem nem se preocupavam com estas merd@s. Voces andam muito...desocupados.

    ResponderEliminar
  23. Dominio dos lagartos.


    Vão ganhar na 2 parte e entregar o titulo ao Braga.

    Estão a fazer o melhor jogo dos ultimos anos.Obviamente que tinha de ser contra o Benfica...

    ResponderEliminar
  24. Aquele gajo do apito!! Mas olha que o cabeçudo não lhe fica nada atrás! :)

    ResponderEliminar
  25. Continuo a acreditar que vamos ganhar...

    ResponderEliminar
  26. Vermelhão para Luisão...nem vê-lo, menos mal que agora percebeu que Coentrão se atirou para o chão...deve ter mudado de óculos entretanto!

    ResponderEliminar
  27. Após 20 mergulhos, 1 amarelo. Fantástico!

    ResponderEliminar
  28. Perdemos segurança e eficácia a sair da defesa para o ataque e estamos mais pressionados atrás com a entrada do Aimar.

    ResponderEliminar
  29. Estava-se a adivinhar com tanta passividade. Dá impressão que não vieram todos do intervalo.

    ResponderEliminar
  30. Calma...que ainda podemos empatar!
    E quem sabe...

    ResponderEliminar
  31. É esse o espírito Dina. Agora recuam e agarram-se que nem cães esfomeados ao golo de carambola conseguido.
    Ps: Estou (infelizmente) a ver o jogo no LiveScoreHunter, online, e não deixa de ser saboroso ouvir repetidas referências no relato ao melhor jogo da equipa visitante.

    Mikos, foi precisamente a forma como também digeri o rótulo: perfeito.

    Anónimo das 20:27:
    "hahahaha" "os mais não sei quê"
    Parei de ler aqui. Prende-se com os chavões, se não é "HAHAHA" é "LOOOOOOL" e o "mais não sei quê" exemplifica a vossa incapacidade de concretizar um qualquer alinhamento de palavras que traduza uma simples e singela ideia. Encurtaste caminho "e mais não sei quê", fizeste bem, assim poupaste o teclado para o qual não consegues dar aparente uso. Mas registo a tentativa, que de resto vens consumando desde há uns tempos a esta parte nas várias intervenções que vens repetindo em praticamente todos os posts.
    Deduzo que seja o motivo que te leva a assiduamente frequentar este fórum leonino, uma vozinha (pequenina) interior que te pede alimento. Que tenhas de vir buscá-lo a fóruns leoninos: não me surpreende.
    Espero que continues a aprendizagem e pela minha parte satisfaz-me contribuir nesse sentido.
    É uma das minhas missões enquanto sportinguista, educar-te.
    Não tenho duvidas que apresentarás melhorias.

    ResponderEliminar
  32. Nem Liedson nem Yannick estiveram inspirados mas pelos vistos o treinador tem medo de arriscar...

    ResponderEliminar
  33. Amanhã o menino da permanente terá que ir novamente ao salão.
    A chuva fez estragos, reparei agora.
    Tenho quase a certeza que o David Luiz há 2 anos não tinha caracóis.

    ResponderEliminar
  34. Só perderam por culpa deles...tiveram todas as oportunidades na 1ª parte.

    ResponderEliminar
  35. Se o INE medisse amanhã a Taxa de Desemprego Portugal tinha de fechar portas. E de certeza que as testemunha de Jeová saem todas à rua mais cedo ... isso é mais que certo.

    ResponderEliminar
  36. Entrámos encolhidos na 2ªparte e o CC (que eu aprecio) mexeu mal e tarde... sempre a reagir aos acontecimentos.

    ResponderEliminar
  37. Lá se foi o objectivo principal da época! Ganhar ao Benfica! Cabelo Branco da mão estendida pra rua, volta Sá Pinto, Autocarlos Carvalhal tens k ir embora!

    ResponderEliminar
  38. Sem me alongar muito, porque este ano estou um pouco farto de dissecar desilusões, penso que o Sporting podia e devia ter ganho este jogo se tivesse sido mais acutilante na primeira parte.

    Enfim, o título está entregue, e repito-o, fica bem entregue, a nível de justiça e merecimento pelo futebol praticado durante o ano.

    Uma imagem que me entristeceu e, pondo-me no lugar de um sportinguista, revoltou até, foi ver o presidente, o líder máximo, lado a lado com aquele verme, a perder 2-0 e a sorrir como quem pensa "pronto, estou em casa do inimigo, ele é mais forte e sou um derrotado". Triste, isso.

    ResponderEliminar
  39. Dina nao digas isso. A culpa foi do arbitro. se nao fosse o arbitro o sporting tinha ganho....

    "lllooollll"

    "AHAHAHAHAHA"

    " -- " --> nada melhor para traduzir o estado de espirito agora.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)