sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rir do vizinho

Alguns benfiquistas parecem não ter percebido que a razão da chacota de que hoje são alvos está na arrogância, de todo injustificada, com que se vêm comportando ao longo do campeonato. Esse comportamento é afinal a evidência que, para aqueles lados ganhar não é assim tão natural nem tão comum, mas acima de tudo um sinal de menor inteligência: mais cedo ou mais tarde haviam de dar com os burrinhos na água, e desta feita até foi com muito estrondo: de 4!

Mas não quero fazer deste espaço um consultório psiquiátrico para recuperação de depressões alheias e muito menos achincalhar os adversários da próxima terça-feira. Preocupa-me isso sim ser cada vez mais comum ver os grandes de Portugal cada vez mais pequenos cada vez que passamos de Badajoz para cima. E apesar de o fazerem pelo ar, no conforto dos mais modernos aviões, estamos cada vez mais perto do figurante da mala de cartão e sapatos enlameados nos salões do futebol europeu. Não há grande que nos últimos anos não tenha sido sovado com mais do que uma goleada nas competições da UEFA, pelo que o riso pelo vizinho arrisca-se sempre a ser transformado em lágrimas bem amargas. 

O futebol português sofreu um sério revés com as transformações produzidas por uma UEFA entalada entre a espada dos interesses dos grandes clubes e a parede de satisfação das suas próprias conveniências. E vive  também ele entalado entre a falta de visão dos seus dirigentes e anemia da economia nacional, bem como do nosso fraco potencial demográfico, face aos concorrentes. Infelizmente “não há” FPF ou LIGA, apenas a gestão dos interesses de quem, circunstancialmente, se consegue sentar “por cima da carne seca”, que se confundem entre a hegemonia e a tentativa de asfixia do adversário, através de golpes na arbitragem, disciplina, etc.

Era bom que todos os clubes percebessem que este caminho tem a palavra FIM ao virar da esquina  e não possibilita inversão de marcha ou viragem à esquerda ou à direita. E por isso era bom que se tratassem de entender, reservando o relvado para as disputas. Que é onde os adeptos, de qualquer cor, e na sua grande maioria, gostam de ver as suas cores triunfar.

31 comentários:

  1. O fosso está definido há muito: inglaterra, espanha e itália são de uma galáxia superior, frança e alemanha aparecem mais atrás, depois surgem os outros. Portugal costuma ser o primeiro dos outros (e esta época vai sê-lo no ranking UEFA).

    às vezes, como ontem, corre mal, mas o porto, por exemplo, tem ganho vários jogos ao top-4 inglês em casa nestes anos de champions.

    ResponderEliminar
  2. LdA, Kovacevic,

    por coincidência, estava a abordar essa temática noutro espaço: a necessidade de Portugal encontrar para si uma forma de tornar as suas equipas mais competitivas, mais habituadas aos grandes palcos, aos jogos a doer.

    Nunca teremos um futebol globalizado, temos de saber viver com isso, mas escusamos de criar um futebolzinho em que o Paços de Ferreira é 6º e vai à UEFA para ser eliminado na 1ª eliminatória.

    Falei também, neste espaço, sobre a muito maior pertinência de se restruturar os quadros competitivos e o modelo de negócio do futebol em Portugal à constituição/criaçãod e fundos de investimento em jogadores.

    Este ano está a ser excepcional ao nível da acumulação de pontos para o ranking, mas é sempre muito difícil quando só há 3 equipas a pontuar em 6 ou 7 possíveis.

    As próprias regras da UEFA não favorecem países - como Escócia e Portugal - em que existe uma polarização grande dos adeptos em torno de determinados clubes.

    Mas o Sporting não pode ficar de braços cruzados, por ser uma questão de sobrevivência.

    ResponderEliminar
  3. "E por isso se tratassem de entender, reservando o relvado para as disputas. Que é onde os adeptos, de qualquer cor, e na sua grande maioria, gostam de ver as suas cores triunfar."

    Pois gostam. Mas a maioria tb não se importa mt com os bastidores que levam a esses triunfos... Talvez seja esse o gde mal.

    SL!

    ResponderEliminar
  4. 4-1 é de facto um resultado que lembra qualquer outra coisa aos sportinguistas...sò que dessa vez nao riram. Terça-feira falamos melhor.

    ResponderEliminar
  5. low desert és assim tão necessitado de atenção que tens de vir para aqui também? terça feira falas porque é em portugal com o rui costa e afins, contra XI é mais difícil e os meninos não tão habituados

    ResponderEliminar
  6. ha 1 semana a arrogancia lampionica ia ganhar a liga europa, hoje já disse que nao era importante que o campeonato é que é importante

    ResponderEliminar
  7. Riga,

    São os chamados "Reajustamentos" neste caso de objectivos ... vamos esperar mais umas semanas para ver senão haverão mais.

    SL,

    Bom fds prolongado :)

    ResponderEliminar
  8. low desert puke:
    Exacto, lembra-nos os 7-1 em Alvalade.

    ResponderEliminar
  9. Kovacevic:
    O que eu contesto na atribuição de pontos para o ranking é não haver uma diferenciação entre uma vitória na CL ou na LE. E julgo que isso tem a ver com a satisfação da clientela dos países de leste e outros, trocando esse favor com votos.

    PLF:
    O problema é que também não se conhece a visão do sporting sobre os problemas que afectam o futebol português e as soluções que apontam. Isso retira-nos credibilidade na hora de nos propormos como alternativa. Os "outros" sempre podem em troca do apoio oferecer protecção. Enquanto assim for...

    ResponderEliminar
  10. Ainda era para vir aqui dizer que tinha pena, que era portugal, etc, etc....mas depois lembrei-me do que li na net e do que me disseram 'amigos' benfiquistas no final do jogo Sporting X CSKA, jogo esse da FINAL da taça UEFA...e desisti. Afinal sou e sempre serei SPORTINGUISTAS e nada mais. Sporting sempre ...até morrer.
    Ass: Leoa Ferrenha

    ResponderEliminar
  11. Bom post, realmente mal acabou o game foi das primeiras coisas que me vieram a cabeça, as goleadas que os tugas têm levado na Europa.

    Mas se internamente a diferença orçamental não interessa para muitos na Europa também não devia ser desculpa.

    ResponderEliminar
  12. LdA,

    o facto de não se conhecer o que o Sporting - além da Taça da Liga - queria para o futebol português, é sintomático da insuficiência intelectual, organizativa ou volitiva dos seus dirigentes. É semelhante à estratégia "não queremos participar para, quando formos roubados, nos podermos queixar". É ridículo porque é a desistência. E é uma desistência numa situação em que mais vale desistir mesmo.

    O Sporting e, pelo menos a anterior Direcção do clube, concentravam uma boa parte do PIB português. Ninguém me convence que não têm nenhum poder, sobre outras equipas, sobre políticos, sobre empresários, que não lhes permita vender esta boa(!) ideia: reduzir os quadros competitivos, partilhar receitas, aumentar a competitividade, assegurar mais e melhores receitas da participação nas competições internacionais.

    Não fazer por causa de mafiosos é atirar a toalha ao chão. E é o 1º passo para ceder a mafiosos. E por falar nisso...

    Virgílio,

    lembra-se da "estória" da vichyssoise? Pois bem, os políticos podem mentir com todos os dentes e isso não faz deles pessoas menos veraddeiras, apenas pessoas cujo compromisso com a verdade é mais ténue em algumas circunstâncias (nomeadamente quando vêem interesse nisso).

    ResponderEliminar
  13. PLF:
    "O Sporting e, pelo menos a anterior Direcção do clube, concentravam uma boa parte do PIB português."

    Este é um dos temas que há mais tempo tenho "forno" para um post mas actualidade e o tempo acabam por impor a espera. Para um adepto como eu, que vive de longe o clube, a ideia que me fica é que as listas de direcção são feitas de conveniência, para enganar parolos, e que não têm outra correspondência real do que a que fica nas actas do clube. Duvido que depois das eleições esse grupo de pessoas alguma vez se tenha encontrado para trocar ideias, concertar estratégias para o próprio clube, quanto mais para o futebol português. Aliás, basta ver o que tem sido o desempenho errático do actual presidente, alguém que leva 10 anos de clube para ficar com essa convicção.

    ResponderEliminar
  14. LdA e PLF,

    têm "ambos os 2" mais ideias sobre o futebol português numa hora que as sucessivas direcções desde 1994.

    Agora resta-nos rezar para o J. Mendes ter uma estratégia que nos consiga por no topo.

    ResponderEliminar
  15. LdA,

    há que dar mérito ao que tem mérito: o "Projecto Roquette" foi tudo menos imobilismo. Lançou bases, partiu pedra, construiu um novo Sporting, novas instalações, novo estádio, novo método, nova estrutura empresarial. Pode ter gerado uma dívida gargantuesca e uma hidra societária, mas foi o dínamo impulsionador de uma revolução no futebol português. O que o Sporting fez - e sobretudo as pessoas que estavam no Sporting nessa altura - toda a gente fez a seguir.

    Mas parece que se construiu um recinto para espectaculos e teve-se pouca preocupação com a qualidade dos espectáculos que lá se viriam a realizar. E nem falo do PB e das tiradas do Alvalaxia. Não faria sentido para qualquer gestor capaz de acertar com um dedo no nariz, multiplicar o número de jogos com elevada atractividade? Se isso faz sentido, porque nunca se fez nada sobre isso?

    Se numa primeira fase se poderia (dificilmente) justificar que os recursos humanos não chegavam para tudo, há já muitos anos que o Sporting está pura e simplesmente estagnado. Tirando o emagrecimento do lado da despesa e a sobrevivência dependente numa aposta na formação que teve origem em decisões em 1995, tudo o que foi implementado desde então havia sido idealizado nesse período inicial.

    E - o pior - é que houve muita coisa que foi mal ou insuficientemente implementada.

    Infelizmente temos de chegar a uma conclusão (quando a actividade do Sporting deveria era levar-nos a perspectivar as futuras iniciativas e deixar o balanço em aberto): se no princípio tivemos boas ideias e medíocre implementação, agora quase não temos ideias e péssima manutenção das ideias tidas há década e meia.

    E quando começamos a pensar em décadas, estamos mal...

    ResponderEliminar
  16. PLF:
    Concordo. Acrescentaria apenas o seguinte:

    Ainda no tempo de Roquette já ficaram sinais premonitórios do que a havia de se seguir: a 1ª SAD a ser registada não foi a nossa, apesar de sermos os pais da ideia e de termos começado a trabalhar muito antes dos outros, porque nos atrasamos na burocracia interna. É apenas um pormenor, mas não deixa de ter significado histórico.

    Lembro-me na altura de falar com um presidente de um clube de 1ª divisão e de registar com orgulho que "o Sporting vai revolucionar o futebol português", segundo o próprio. Parece que o "revolucionário" ou se abastardou ou se conformou com o destino, qualquer que seja.

    ResponderEliminar
  17. Desculpem lá, mas o que interessa os merdosos que sofrem goleadas? Que os rankings são atribuidos baseados em regras que favorecem os mais ricos e influentes?

    A mim só me interessa duas coisas: o meu clube, SPORTING DE PORTUGAL. sim de Portugal NÃO de um bairro ou de uma cidade; e a selecção nacional!

    Quanto às goleadas, para mim quanto maior for melhor, não quero saber dos outros só meu clube....para mim é simples, cá se fazem cá se pagam, porque fazermos de ursos e baixarmos as calças quando outros nos gozam e espezinham quando os derrotados somos nós, ninguem nos perdoa, nem a trampa da imprensa...por isso digo alto e em bom som: as galinhas levaram quatro na anilha?!!! deviam ter levado mais...azar!

    o sporting, os seus dirigentes , sócios como eu e adeptos temos de nos unir e proteger aquilo que é nosso...o nosso clube que é de todos e de PORTUGAL!
    Alguem ouviu elogios à equipa leonina de andebol por se ter apurado para as meias finais de taçaEHF? Se fossem os porcos lamps ninguem se calava por isso os odeio...odeio o porto(clube) e odeio todos os merdosos que "fazem do fair play uma treta", interessa é ganhar nem que seja à pedrada...pensem nisto amigos leões!

    Saudações Leoninas

    Leão Indomável ~ Amadora

    ResponderEliminar
  18. PLF,

    Vou tentar ser claro relativamente ao que penso sobre a regeneração do futebol português.

    Não é que não concorde com o post do LdA e as soluções que você adiantou em comentários anteriores, pura e simplesmente não acredito que tal possa ser feito com os actuais protagonistas. E qd falo em protagonistas, falo em JEB (por falta de traquejo, competência, força de carácter, ideias), falo em PdC e LFV (por falta de seriedade e vontade). Se um adora ‘fruta’ o outro gosta de ‘fazer as coisas por outro lado’, como parece este ano estar a acontecer. A atestar esse facto, temos ai mais um exemplo à porta: um derby de capital importância para ser arbitrado pelo famoso João ‘pode-ser-esse’ Ferreira… O tal do campeonato da manita, entre outras tropelias feitas contra o SCP. Ou seja, um árbitro com um historial altamente prejudicial ao SCP e bem visto pelas bandas da Luz! (Mais uma) coincidência? Porra, que tanta coincidência tb já é demais…

    Deixando este parêntesis para trás… Temos ainda dirigentes federativos, associativos e da Liga de clubes com agendas próximas, se não coincidentes, com a de determinados clubes, sem pinga de independência (ou vergonha) e com decisões completamente dispares e contraditórias entre si, demoradas, injustas, incompreensíveis, etc, etc, etc… Tudo em prol dos seus interesses pessoais e/ou dos clubes que os dominam e controlam os bastidores.

    Acresce ainda que o adepto comum andrade e lampião, o que gosta é de ganhar no terreno, sim, (como tds, afinal), mas não se importa minimamente como tal feito foi alcançado. Se apenas por meios lícitos ou não, se com ou sem jogo sujo é indiferente para a esmagadora maioria deles…

    Eu gosto de pensar, que nós somos diferentes de ‘brumelhos’ e ‘andrades’, pq sentimos na pele as injustiças e dualidades de critério cometidas (quase sp em favor de fcp ou slb), durante anos e anos a fio. Assim sendo estaremos, talvez, mais ‘sensibilizados’ para não pactuar com tamanhas falsidades e pensar, sem sabujices e desinteressadamente, no desenvolvimento do fenómeno futebolístico nacional. Sem, repito, interesses mesquinhos e egoístas. Se calhar, tb pq existindo justiça, tivessemos mais hipóteses de lutar em igualdade de circunstancias e, por isso mesmo, ganhar mais vezes comparativamente com o que tem sucedido nas ultimas décadas. Duma coisa estou certo: jamais sairia à rua a festejar um titulo do meu clube que suspeitasse estar manchado e sentirme-ia mt envergonhado sabendo o que hoje se sabe sobre os ‘pormenores’a envolver mts dos títulos do clube de PdC… Eu tenho orgulho e quero continuar a ter um orgulho desmedido nas conquistas que o meu clube alcançou no passado e que irá, certamente obter no futuro. Mesmo se em numero inferior, no que ao futebol diz respeito.

    Conjugando-se tudo isto, e ainda a forçosa redução do principal escalão, que leva à hostilidade da maioria dos clubes médios / pequenos, dificilmente se reunirão as condições para retocar a imagem do campeonato português e consequentemente, subir a sua qualidade (nível de competitividade) num futuro próximo ou de médio prazo. Falta vontade, credibilidade, justiça, enfim falta quase tudo e não vejo capacidade no SCP actual para liderar qlq mudança no futebol português... O SCP até pode iniciar esse processo, com esta liderança, não acredito nem um pouco no seu sucesso. Mesmo que relativo.

    Isto td é o quê? “Atirar a toalha ao chão” ou “lutar contra moinhos de vento"?

    Vichyssoise? Humm, Tenho uma vaga ideia… De lá para cá o que é que melhorou na cena político-partidária portuguesa?

    ResponderEliminar
  19. Numa época em que o SCP esteve bastante abaixo do nível que se lhe exige, em que houve um Braga ao nível de um "grande", em que houve um Porto em crise de identidade e um Benfica como há muito não se via o melhor que conseguem fazer é dizer que o Benfica foi levado ao colo? É assim que justificam o fracasso desportivo desta época?

    Ainda não faltam alguns dias para o derby mas parece que já começaram a ser roubados pelo arbitro! Coitadinhos dos calimeros?


    Já agora, muito baixo o nível de alguns comentários. Continuem a baixar a calcinha para o clube da fruta, dos Quinhentinhos e do Calheiros. Só vos trouxe alegrias essa união e acredito que pode continuar.

    Apesar de Benfiquista há muito poucos clubes de que não gosto e apenas um que os resultados europeus nada me dizem - e nenhum deles está para baixo do Mondego!

    ResponderEliminar
  20. Senhor anónimo benfiquista, é dos que partilha da azia generalizada decorrente do facto de ter perdido a hegemonia do futebol português para o FC Porto há cerca de 30 anos? Olhe que isso faz mal, essa azia. Mas compreendo-o, no fundo, porque deve ser complicado ser levado ao colo por todo um país para o qual o enfique era/é uma religião e de repente ficar para baixo, ultrapassado pela verdadeira competência e por, no fundo, uma superioridade inquestionável, que só não é reconhecida neste canto miserável que é Portugal. É por essas e por outras que temos força para vos bater em toda a linha 9 em cada 10 tentativas. Vocês merecem, pois são incapazes de reconhecer mérito a quem o tem (seja ao Porto ou a qualquer outro clube, mas neste caso falamos do Porto). É natural que o Porto e o Sporting tenham relações positivas entre si e definam o enfique como inimigo comum. É natural que pessoas que se portam decentemente falem uma com a outra e se dêm bem, e ponham ambas de parte, ao mesmo tempo e com a mesma veemência, um outro elemento que não se sabe comportar. Não é uma aliança premeditada... é natural, e assim deixa de ser aliança para ser uma simples convergência de opiniões em diferentes aspectos. Já alguma vez pensou porque é que quem não é benfiquista é anti-benfiquista? É simples... é impossível gostar de vocês estando-se de fora, porque vocês não merecem respeito, por a ele não se darem.

    ResponderEliminar
  21. PLF e Virgílio,
    A questão da regeneração do futebol português diz muito do que é Portugal. Já observaram bem as reuniões da Liga em que estão os presidentes dos clubes? Temos ali várias figuras que não têm pejo nenhum em vender a alma ao diabo se for necessário à ascensão (ainda que momentânea) do seu clube e à correspondente iluminação do seu presidente na ribalta social, independentemente da ética e das contas que ficarem para o próximo pagar.
    Quem é que daquelas figuras pensa estrategicamente o futuro do seu clube, da sua implantação regional e, consequentemente, a sua solvabilidade financeira? Como decerto concordarão, esta é uma conversa bem mais funda que a bola que rola e sai muito do âmbito do post.

    Aziados,
    Não há volta a dar, enchem-nos os endereços de e-mail, o telemóvel e os ouvidos com piadinhas e depois quando são o alvo somos uns bandidos porque era Portugal que estava em jogo. Portugal!?! Nas competições europeias tenho simpatia por todos os outros clubes portugueses, mas nunca me senti representado por aquela cáfila, em que a arrogância e a soberba são a imagem de marca. Como dizia o outro, jamais.

    ResponderEliminar
  22. Até ao dia de ontem, as colegas de trabalho não paravam de falar no benfica... Mas hoje nem um piu... Pode ser que tenham aprendido a lição. Humildade também lhes ficava bem!

    ResponderEliminar
  23. Força Benfica!

    Contra a arrogância lagarta!


    Pelos menos nós ainda temos alguns (vários) motivos para andar assim esta época. Vocês são iguais. Fosse convosco agiriam de forma igual.Hipócritas.

    Gosto de ver a definição que voces têm de arrogância. Andar alegre, animado, "a arder", confiante, a ver goleadas, etc, para mts de vós é arrogância. Eu chamo-lhe azia. Mas compreendo-vos.

    ResponderEliminar
  24. Mais...acho mt mal porem uma imagem do tipico adepto portista. Este texto merecia algo melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Mais curioso é assistir aos textos do andrajola "miguel" no vosso blog. Então a ultima resposta dele neste tópico é uma pérola. Falar de exitos no porco nos ultimos 30 anos?! Não vos doi?! Não vos doi como o clube dele se tornou tão forte e tão profissional?!

    Os calheiros?os guimaros?os adrianos afonso? os rolas? os soares dias? Os sucessivos escândalos durante anos a fio? E a ponta do iceberg (apito dourado)?


    Continuem a defender o vosso amante e a deixa-lo por vezes vomitar merd*.


    Pata ti "miguel". Não sei em que mundo vives, mas convido-te a vires a tras os montes e descobrir por ti o NOJO que benfiquistas e sportinguistas têm pelo teu miseravel clube.

    ResponderEliminar
  26. É simples:

    Benfica e Sporting 2 grandes clubes da capital e até aos anos 90 os 2 maiores clubes de Portugal. A grande rivalidade do país sempre foi Benfica Sporting. O porto tinha uma dimensão mt reduzida (qd comparado).

    Para combater o Benfica (maior de PT) o porto aproveitou (e aproveita) a grande rivalidade secular entre os 2 maiores de LX. Depois de ultrapassar o sporting em praticamente tudo, sabe que para coninuar forte, o sporting é a muleta ideal.

    Em termos de adepetos isso sente-se perfeitamente. Mts sportinguistas continuam com o benfica em mira e toleram mt mais a aproximação ao porto.

    ResponderEliminar
  27. O vosso texto é de tal forma pobre que não me merece uma apreciação cuidada. Diria só isto, para acabar convosco: se vocês puderam ir à Liga dos Campeões (aquelas edições a que foram realmente, e não aquela a que tentaram ir com jogadas de bastidores e alianças ranhosas, derrotadas em toda a linha), agradeçam-no ao "miserável clube", que, de tão miserável que é, só ultrapassou em títulos internacionais, reconhecimento e prestígio o suposto benfica intocável, e isto numa época em que o sucesso europeu de um clube sediado em Portugal é várias vezes mais difícil de atingir do que o era nos anos 60. Já em títulos nacionais, ainda estou à espera que alguém me consiga realmente dizer um título que tenha sido ganho por conta de falcatruas (sim, porque eu sei de cor os títulos do Porto e em todos eles, tirando uma excepção, foi a melhor equipa no campeonato, tendência que se acentuou nos anos 90, com as graves crises do clube ridículo da gaivota, entregue a bêbados e a criminosos, à perda de força do Sporting, e a uma série de decisões de indiscutível categoria que resultaram em plantéis que só tinham Jardéis, Drulovics, Zahovics, Fernandos Coutos, Emersons, Kostadinovs, Decos, Domingos, Sérgios Conceições, Capuchos e tantos, tantos outros). Deixem de ser ingratos, patetas. O Porto não começou a ganhar em 1982. Começou a ganhar em 1893, ano da sua fundação, quase cem anos antes. Ergueu os primeiros campeonatos portugueses, nos anos 30, e recomeçou a ganhar (por coincidência) na altura do fim do antigo regime, quando Pinto da Costa estava longe do poder e ninguém sabia sequer quem ele era. Se queriam evitar os pentacampeonatos, as dobradinhas e as humilhações recorrentes em confrontos directos connosco, tivessem melhores equipas, fossem mais competentes, tivessem mais estofo, trabalhassem mais.

    Peço desculpa aos administradores do blog por estar a contribuir para que se fuja ao tema principal em discussão, mas tinha que responder a estes zeros. Da minha parte dou esta conversa por terminada, até porque isto nem sequer é um blog sobre o Porto ou o clube da gaivota, é sobre o Sporting.

    ResponderEliminar
  28. Tonecas miguel.

    Só tu, só tu(ou tlvz mais uns portistas e sportinguistas) é que tens capacidade para escrever textos bonitos.

    A tua capacidade de escrita é brutal e deixa qualquer um boquiaberto.Os teus conhecimentos são fantasticos e únicos.As tuas ideias têm todas lógica e sao indefensáveis.

    O teu poder de argumentação é tal que abafa,aniquila,destroi qualquer opinião de um benfiquista.

    Só devias ter cuidado numa coisa. Só atacas o benfica. Seja com nomes pejurativos (esta ultima palavra foi procurada no dicionário) seja com "estórias" Shakspereanas... A dúvida que subsiste neste momento é:

    - se o fazes para tentar amenizar a azia descomunal que aparentas, apoiando-te em rivais sabes que neste momento te poderão amaciar o ego.

    - se por seres um falso, malcriado ou um pseuso gajo com a mania que sabe dizer umas coisas, e que tenta mostrar a imagem(falsa) de intelectual.

    - para seres engraçado e veres a tua imagem e autoestima a subir com adeptos de um clube rival (os elogios que recebes sabem-t bem não é?).

    Para terminar:

    Nem imaginas a vontade que existe de estar ctg. Penso que seria salutar expores as tuas ideias fora de um teclado. Mostrares o quanto es incrivel e explicares em primeira mão imensas coisas que estão atravessadas e que tens dito de benfiquistas neste blog

    Eu dou o primeiro passo se for necessário mas de umas coisas podes ter a certeza:

    - tenho mais do que a 4 classe
    - o simbolo do meu clube é real. é uma águia. Está provado.Demostras ignorância.
    - Bebo alccool moderadamente e não sou conhecido pelo putedo na região do porto (apesar de me poder encontrar ctg no clube champagne)
    - Teria dificuldade a postar mais alguma coisa aqui depois de ver mais uma resposta tua acéfala. se ha clube conhecido pela podridão e jogos ilicitos é o teu clube. Dezenas e dezenas de casos, de fazer corar qualquer borrachao do teu clube que para pela ribeira. Gente ligada a tanta coisa obscura e com redes espalhadas pela sociedade civil.

    Tem vergonha na cara, situa-te e tenta descobrir como conseguiste cavar fosso para os outros e tornar-te naquilo que és.


    A primeira coisa que deves fazer é encontrar-te comigo. Pode ser no...PORTO.

    ResponderEliminar
  29. tambem me quero encontrar com o miguel :)


    looooool

    ResponderEliminar
  30. Caro anónimo (vocês nunca têm nome e já cansa escrever "anónimo"), isso é a mesma coisa que criticar um adepto do benfica por ter associada ao clube uma claque que comete tantos desacatos como os Super Dragões, que mata um adepto num estádio de futebol, que tem um presidente iletrado envolvido também ele em actividades escuras, e por aí fora. O que é que tem a ver as claques e os criminosos da Ribeira com o Futebol Clube do Porto e o futebol que pratica dentro do campo?

    Eu falei de alguma coisa que tenha a ver com o símbolo do clube? Lol.

    Quanto aos convites para se encontrarem comigo, isso depende da vossa disponibilidade, que pelos vistos é suficiente para irem ter com uma pessoa que não conhecem só por causa de um blog. Eu tenho mais que fazer do que isso, e como tal, (para já) não tenho essa disponibilidade.

    ResponderEliminar
  31. O autor desta noticia é ridiculo...esquece-se que foi humilhado pelo bayern recentemente e se encontrar a 23 PONTOS de distancia do SLB.

    Tenho dito

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)