quinta-feira, 22 de abril de 2010

Saber escolher

Como adepto e sócio do Sporting a luta que se desenvolve acima das nossas cabeças pelo título de campeão pouco ou nada me diz. Se é verdade que não gosto de ver os rivais ganhar, o que me parece normal, a carreira do Braga está aí para nos lembrar que estávamos obrigados a fazer muito melhor. Não é preciso lembrar as disparidades abismais que nos separam dos “arcebispos”,  e que nos deveria favorecer em toda a linha. Há um pequeno “pormaior”que é bem capaz de explicar a diferença: liderança - institucional e técnica  - e planificação.

Já aqui o havia dito: a haver revolução no plantel, e após desperdiçar 6 meses, em que nos podíamos antecipar sobre os demais na planificação da próxima época, parece-me que seremos, logo à partida, obrigados a correr atrás dos nossos adversários. O campeonato deste ano assim o indica: os 2 melhores foram também os planteis mais estáveis e onde se (re)valorizaram mais jogadores. Mudaram apenas os treinadores.

É na constituição do plantel que Paulo Sérgio tem a primeira oportunidade de demonstrar valor. Para isso tem de perceber o óbvio: o Sporting “faz” e vende craques, mas não os pode comprar. Mas pode e tem que ter bons jogadores. E alguns deles já lá estão. Outros, vêm da formação, têm potencial e precisam de ajuda para crescer. E o mercado deve ser o último recurso, porque é caro e o nosso poder negocial empurra-nos para um nicho de feroz concorrência, onde se confundem as pratas com a fancaria. Saber escolher vai ser a primeira prova do novo treinador.

P.S.- O fecho da pré-epoca ocorrerá em Nova York, num torneio quadrangular, na companhia de Manchester City, Tottenham e New York Red Bull, que terminará 4 dias antes da eliminatória para a Liga Europa. Uma boa decisão a 3 níveis: permite um nível competitivo superior, fortalece o prestígio do Sporting e aproxima o clube de muitos dos nossos que vivem longe.

19 comentários:

  1. O problema está aí no saber escolher: escolhemos mal o presidente, que escolhe mal os empresários, que escolhe mal o director desportivo, que escolhe mal os treinadores, que escolhe mal os jogadores.

    Os outros têm pelo menos o jeito de escolher os árbitros, os presidentes do CD da Liga, e de vez em quando acertam nos jogadores e treinadores.

    ResponderEliminar
  2. Pessoalmente, acredito que o sucesso no Braga está baseado num trabalho sustentado ao longo dos últimos 5/6 anos, desde os tempos em que Jesualdo era o treinador, com um bom aproveitamento de alguns dos melhores jogadores do campeonato nacional e conseguindo montar sempre um plantel extremamente equilibrado. Basta ver:

    Moisés - Boavista
    Evaldo - Marítimo
    Vandinho - Rio Ave
    Meyong - Belenenses
    Alan - Guimarães
    Luís Aguiar - Amadora/Académica

    E temos muitos outros exemplos como: Ricardo Chaves, Roberto Brum, Hugo Leal, Zé Carlos, Jaime, Wender, por aí fora.

    Não me canso de recordar as palavras do Emílio Peixe - "Cheguei ao Porto e só me preocupei em jogar futebol" - e provavelmente será isso que António Salvador e os seus colegas de Direcção asseguram à equipa técnica e aos jogadores.

    Há muito tempo que espero isso para quem estiver no Sporting e acredito que é nisso que o Sporting, sobretudo graças a Costinha, tem vindo a trabalhar.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Como acabei de escrever no meu blog www.31etal.blogspot.com a nossa força está e estará na Academia para isso há que alterar mentalidades nos nossos jovens candidatos a estrelas, confio em Costinha para uma boa planificação da próxima época, sou dos que acho que o plantel não precisa de uma revolução mas sim de uns ajustamentos com três ou quatro jogadores de qualidade.
    veremos o que vai acontecer...

    ResponderEliminar
  4. "sou dos que acho que o plantel não precisa de uma revolução mas sim de uns ajustamentos com três ou quatro jogadores de qualidade."

    Concordo, Cristiano. Acresce que revoluções de planteis raramente resultam... Pelo menos no curto-médio prazo!

    LdA:

    Realmente seria uma primeira aferição às capacidades de PS verificar as suas escolhas. Mas (malditos mas...) a questão que coloco é se será ele o principal responsável pelas 'aquisições'...

    Bom, de qlq forma julgo q terá q se dar algum golpe de asa (uma/duas contratações de jogadores sonantes) para reacender a crença leonina (na próxima época). Serão JEB e Comp.ª capazes disso? Aguardemos. Pelos sinais dados até agora não é uma situação que seja mt fácil de afiançar.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro virgílio não sei se PS terá alguma coisa a dizer nas futuras aquisições,parece-me normal que tenha e custa-me acreditar que alguem aceite ser treinador do Sporting e não faça ouvir a sua voz. Uma ou duas grandes aquisições seria o ideal para elevar, pelo menos a auto-estima dos sócios e simpatizantres do nosso clube é importante uma grande pré-época para os níveis de confiança aumentarem e são precisos jogadores que levem pessoas ao estádio que façam o espectáculo aumentar de qualidade.
    Precisamos de grandes jogadores, bons jogos com futebol de ataque, se assim for estaremos, concerteza, mais perto das victórias que todos desejamos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. O treinador terá sempre uma opinião e posição sobre que lugares quer ver reforçadas, para poder lutar pelos objectivos que lhe colocaram, mais do que jogadores especificos é essa a sua função. Sobre o jogador A ou B, deve ter um direito de veto indicando sem espinhas, para vir esse é melhor não vir nenhum, tal como o Presidente, pode simpes mente dizer para esse não há condições financeiras.

    Concluindo a decisão final é colegial, entre treinador, direcção de futebol e presidente, mas quem vai para a rua se correr mal é o treinador...

    ResponderEliminar
  7. Virgilio:
    Era para focar esse ponto no post, mas acabei por não fazer, por não ter conseguido uma redacção que me satisfizesse. Num mundo ideal, que não sei se será o nosso a verde e branco, o dossier aquisições seria uma tarefa colectiva.

    O nosso departamento de scouting - tão elogiado então por Paulo Bento, JEB e agora por Carvalhal - teria agora uma oportunidade para mostar serviço e, já agora, para justificar a existência. Porque parece que há ou vai haver dinheiro, ou não se teria despendido 600 mil€ pela nova equipa técnica.

    Porque, como dizia o Kovacevic, é fácil descobrir o Cardoso ao Newel´s por 9,1 milhões, mas é mais difícil "encontrá-lo" no 3 de Fev. ou no Nacional. Ou o Saviola, ou o Aimar... Ou se quiseres o Messi, Drogba e por aí fora.

    Seja como for PS não tem que ser o principal responsável pelo processo das aquisições, mas tem que ser dele a última palavra. Outra coisa não seria de esperar.

    ResponderEliminar
  8. LMGM:

    mas quem vai para a rua se correr mal é o treinador...

    É isso...

    ResponderEliminar
  9. Caro Cristiano:

    Algo terá a dizer, concerteza... Senão seria mau sinal (já chega de verbos de encher). O que digo é se, sendo o líder da equipe técnica, será o PRINCIPAL... GOT IT? ;)

    Não sendo (e dificilmente, espero eu, passará essa info cá para fora) é complicado fazer-lhe uma avaliação justa qt à constituição do futuro plantel. O melhor será aguardar até se começar a observar como PS colocará a equipa a jogar.

    "Uma ou duas grandes aquisições seria o ideal para elevar, pelo menos a auto-estima dos sócios e simpatizantres do nosso clube"

    Qt a aquisições: e q tal o regresso do nosso ciganito? Já se compravam mais umas GB...digo eu! :)
    Mas não acredito...

    SL

    ResponderEliminar
  10. LdA e LMGM:

    Precisamente: "decisão colegial", "tarefa colectiva" na aquisição.

    Claro que PS terá que recusar qlq jogador proposto que não julgue capacitado para representar o SCP... Obviamente. Sendo tb válido o inverso, isto é, qd ele proponha ao CD alguém q esteja para além das capacidades financeiras do SCP, provocando o impedimento da sua contratação. Scouting é, sem duvida, a palavrinha mágica.

    Por td isso afirmo que será dificil descortinar onde começa e acaba a responsabilidade de PS na constituição do plantel. Aguardemos um primeiro julgamento até ver como vai ele colocar a equipa do SCP a jogar...

    Gde abraço a ambos.

    Nota: 'O Jogo' fez uma reportagem com os amigos de PS na Bobadela com alguns pormenores engraçados... Aconselho a leitura.

    ResponderEliminar
  11. O Sporting acima de tudo deve localizar -se e entender que o seu mercado preferencial e onde deve dominar é o português e em segundo o brasileiro. Só estas duas bases já servem para construir grandes equipas. As equipas campeãs constroem-se da defesa para o ataque. Assim, desde logo, é importante ter a dupla de centrais luso-brasileira, o ala brasileiro que saca cruzamentos e de pulmão inesgotável, o trinco africano de passada larga, o criativo que sabe marcar livres e cantos, o extremo que vai à linha e o ponta de lança brasileiro que acima de tudo já tem no seu histórico muitos golos marcados em todas as épocas e, se possível, já conte com uma experiência internacional. Por fim, se for possível ir buscar um Schmeichel era espectacular!

    Fica aqui o vídeo para relembrar:

    http://www.youtube.com/watch?v=S3w7gmDj-mg

    PS: E a braçadeira de capitão passar para alguém que imponha respeito barra medo.

    ResponderEliminar
  12. Aguardemos então :)
    Claro que gostaria de ver quaresma de novo equipado à Sporting!!!

    ResponderEliminar
  13. Quando não há dinheiro, tem de se ser cirurgico nas escolhas. Sendo verdade que, na minha opinião, se houvesse dinheiro haveria 7 lugares por preencher, não o havendo tem de se ser inteligente e perceber onde estão as maiores lacunas. A isto acresce que de facto a experiencia nos mostra que as grandes revoluções normalmente acabam em grandes desastres.

    Não acho que a formação só por si seja a solução, porque acho que os jogadores devem primeiro rodar e ganhar experiencia e depois ser integrados numa estrutura em que não tenham de ser os salvadores da patria para poderem (eles e o clube) ter sucesso. Salvaguardando absolutas excepções como CR, mas que são exactamente isso, excepções!

    Portanto, há que ser inteligente, mudar a estrutura da equipa cirurgicamente, com os recursos existentes e depois a chave do sucesso passa pela estabilidade, por blindar o balneario e por outra relação com a comunicação social. PS não teria sido a minha escolha, mas se assinou um contrato por 2 epocas deve cumpri-lo, a não ser que o seu desempenho seja um absoluto desastre ao nivel desta época, o que tenho muita esperança,apesar de tudo, que não aconteça. No fim do contrato deverá ser feita a avaliação do trabalho do treinador, mas apenas e só nessa altura!

    ResponderEliminar
  14. JG:
    Atrevia-me a dizer que até quando há dinheiro se tem que ser cirúrgico nas escolhas, porque é um bem escasso e caro!

    A formação pode e deve ser a nossa salvação porque fazemos bem e mais barato, não podemos é "obrigar" miúdos de 18 anos a ser hoje o que podem ser daqui a 8 anos, perto da maturidade e experientes. Mas concordarás que enfiamos mais barretes nas aquisições do que nos miúdos que formamos. P.ex. gastamos 600mil na aquisição de 50% do passe de Tiuí e emprestamos o Salaeiro. A experiência que adquiriu é-lhe agora útil, mas não teria sido melhor poupar esse dinheiro, mais as comissões?

    Quanto ao Paulo Sérgio já disse ontem o que pensava. Fico à espera de estar enganado. Mas acima de tudo percebo como é difícil a missão de que foi incumbido. A vida não será fácil e precisa da sorte que, como sabemos, dá muito trabalho a conseguir.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  15. O que me parece um erro evidente com toda esta situação, e que o post foca, é que perdemos a oportunidade de preparar a próxima época convenientemente. Duvido que a próxima época já estivesse a ser preparada pelo PS e atendendo a que esta - segundo JEB já estava a ser preparada há muito tempo - foi o desastre que foi, tenho algum, para não dizer bastante, receio.

    O SCP terá que evitar grandes revoluções no plantel e optar por fazer contratções cirúrgicas. Como o JG, não acredito num plantel que viva exclusivamente da formação, tendo que arcar com todas as responsabilidades. Para além disso, nem tudo o que sai da Academia é bom ou tem qualidade suficiente para fazer parte do plantel sénior. Preciso de falar no Tilt aka Djaló?
    Aqui o que é necessário é pesar: contrato um Mota/Koke ou dou oportunidade a um Saleiro/Varela? Se for este o caso, opto pela 2ª. Se for entre um Deivid e um Saleiro, o 1º.

    ResponderEliminar
  16. Eu já sou assinantes do jornal do Sporting à muitos anos...para mim melhor jornal do que as Bolas e record's que para aí andam...
    Ass: Leoa ferrenha

    ResponderEliminar
  17. Caros Sportinguistas,

    Nem o Barcelona vive apenas da academia!!! Por favor, das duas uma:

    Ou assumimos que não lutamos pelo título e ficamos a lutar pela europa, com a base da equipa da formação e com as consequências que daí advém (perda de sócios, perda de patrocinios, diminuição da qualidade da equipa, maior perda de patrocionios, perda sócios, num ciclo vicioso).

    Ou assumimos a grandeza do nosso Sporting e lutaremos com todos os argumentos e imaginação até financeira para termos os melhores e a melhor equipa do nosso lado. É mais arricado? Sem dúvida, mas é a única solução para termos um Sporting tão grande como os maiores da Europa. Eu não quero a belenização do meu clube, como alguns aqui em cima parecem querer...

    ResponderEliminar
  18. O BArcelona não vive apenas da Academia, mas a sua equipa tem a espinha dorsal constituida por jogadores lá formados.

    Julgo que ninguém aqui defendeu que seríamos auto-suficientes com a Academia, talvez não precisássemos de nos endividar tanto a comprar charutos também me parece verdade.

    ResponderEliminar
  19. VAMOS FAZER DO JORNAL SPORTING O MAIS VENDIDO EM PORTUGAL

    TODOS DEVEMOS SER ASSINANTES DO JORNAL SPORTING

    Caros Amigos,

    Acabei de ler e assinar esta petição online:

    «JORNAL SPORTING»

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1871

    Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

    Subscreve a petição aqui http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1871 e divulga-a pelos teus contactos.

    Obrigado

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)