Saber escolher
Já aqui o havia dito: a haver revolução no plantel, e após desperdiçar 6 meses, em que nos podíamos antecipar sobre os demais na planificação da próxima época, parece-me que seremos, logo à partida, obrigados a correr atrás dos nossos adversários. O campeonato deste ano assim o indica: os 2 melhores foram também os planteis mais estáveis e onde se (re)valorizaram mais jogadores. Mudaram apenas os treinadores.
É na constituição do plantel que Paulo Sérgio tem a primeira oportunidade de demonstrar valor. Para isso tem de perceber o óbvio: o Sporting “faz” e vende craques, mas não os pode comprar. Mas pode e tem que ter bons jogadores. E alguns deles já lá estão. Outros, vêm da formação, têm potencial e precisam de ajuda para crescer. E o mercado deve ser o último recurso, porque é caro e o nosso poder negocial empurra-nos para um nicho de feroz concorrência, onde se confundem as pratas com a fancaria. Saber escolher vai ser a primeira prova do novo treinador.
P.S.- O fecho da pré-epoca ocorrerá em Nova York, num torneio quadrangular, na companhia de Manchester City, Tottenham e New York Red Bull, que terminará 4 dias antes da eliminatória para a Liga Europa. Uma boa decisão a 3 níveis: permite um nível competitivo superior, fortalece o prestígio do Sporting e aproxima o clube de muitos dos nossos que vivem longe.
O problema está aí no saber escolher: escolhemos mal o presidente, que escolhe mal os empresários, que escolhe mal o director desportivo, que escolhe mal os treinadores, que escolhe mal os jogadores.
ResponderEliminarOs outros têm pelo menos o jeito de escolher os árbitros, os presidentes do CD da Liga, e de vez em quando acertam nos jogadores e treinadores.
Pessoalmente, acredito que o sucesso no Braga está baseado num trabalho sustentado ao longo dos últimos 5/6 anos, desde os tempos em que Jesualdo era o treinador, com um bom aproveitamento de alguns dos melhores jogadores do campeonato nacional e conseguindo montar sempre um plantel extremamente equilibrado. Basta ver:
ResponderEliminarMoisés - Boavista
Evaldo - Marítimo
Vandinho - Rio Ave
Meyong - Belenenses
Alan - Guimarães
Luís Aguiar - Amadora/Académica
E temos muitos outros exemplos como: Ricardo Chaves, Roberto Brum, Hugo Leal, Zé Carlos, Jaime, Wender, por aí fora.
Não me canso de recordar as palavras do Emílio Peixe - "Cheguei ao Porto e só me preocupei em jogar futebol" - e provavelmente será isso que António Salvador e os seus colegas de Direcção asseguram à equipa técnica e aos jogadores.
Há muito tempo que espero isso para quem estiver no Sporting e acredito que é nisso que o Sporting, sobretudo graças a Costinha, tem vindo a trabalhar.
SL
Como acabei de escrever no meu blog www.31etal.blogspot.com a nossa força está e estará na Academia para isso há que alterar mentalidades nos nossos jovens candidatos a estrelas, confio em Costinha para uma boa planificação da próxima época, sou dos que acho que o plantel não precisa de uma revolução mas sim de uns ajustamentos com três ou quatro jogadores de qualidade.
ResponderEliminarveremos o que vai acontecer...
"sou dos que acho que o plantel não precisa de uma revolução mas sim de uns ajustamentos com três ou quatro jogadores de qualidade."
ResponderEliminarConcordo, Cristiano. Acresce que revoluções de planteis raramente resultam... Pelo menos no curto-médio prazo!
LdA:
Realmente seria uma primeira aferição às capacidades de PS verificar as suas escolhas. Mas (malditos mas...) a questão que coloco é se será ele o principal responsável pelas 'aquisições'...
Bom, de qlq forma julgo q terá q se dar algum golpe de asa (uma/duas contratações de jogadores sonantes) para reacender a crença leonina (na próxima época). Serão JEB e Comp.ª capazes disso? Aguardemos. Pelos sinais dados até agora não é uma situação que seja mt fácil de afiançar.
Abraço.
Caro virgílio não sei se PS terá alguma coisa a dizer nas futuras aquisições,parece-me normal que tenha e custa-me acreditar que alguem aceite ser treinador do Sporting e não faça ouvir a sua voz. Uma ou duas grandes aquisições seria o ideal para elevar, pelo menos a auto-estima dos sócios e simpatizantres do nosso clube é importante uma grande pré-época para os níveis de confiança aumentarem e são precisos jogadores que levem pessoas ao estádio que façam o espectáculo aumentar de qualidade.
ResponderEliminarPrecisamos de grandes jogadores, bons jogos com futebol de ataque, se assim for estaremos, concerteza, mais perto das victórias que todos desejamos.
Abraço.
O treinador terá sempre uma opinião e posição sobre que lugares quer ver reforçadas, para poder lutar pelos objectivos que lhe colocaram, mais do que jogadores especificos é essa a sua função. Sobre o jogador A ou B, deve ter um direito de veto indicando sem espinhas, para vir esse é melhor não vir nenhum, tal como o Presidente, pode simpes mente dizer para esse não há condições financeiras.
ResponderEliminarConcluindo a decisão final é colegial, entre treinador, direcção de futebol e presidente, mas quem vai para a rua se correr mal é o treinador...
Virgilio:
ResponderEliminarEra para focar esse ponto no post, mas acabei por não fazer, por não ter conseguido uma redacção que me satisfizesse. Num mundo ideal, que não sei se será o nosso a verde e branco, o dossier aquisições seria uma tarefa colectiva.
O nosso departamento de scouting - tão elogiado então por Paulo Bento, JEB e agora por Carvalhal - teria agora uma oportunidade para mostar serviço e, já agora, para justificar a existência. Porque parece que há ou vai haver dinheiro, ou não se teria despendido 600 mil€ pela nova equipa técnica.
Porque, como dizia o Kovacevic, é fácil descobrir o Cardoso ao Newel´s por 9,1 milhões, mas é mais difícil "encontrá-lo" no 3 de Fev. ou no Nacional. Ou o Saviola, ou o Aimar... Ou se quiseres o Messi, Drogba e por aí fora.
Seja como for PS não tem que ser o principal responsável pelo processo das aquisições, mas tem que ser dele a última palavra. Outra coisa não seria de esperar.
LMGM:
ResponderEliminarmas quem vai para a rua se correr mal é o treinador...
É isso...
Caro Cristiano:
ResponderEliminarAlgo terá a dizer, concerteza... Senão seria mau sinal (já chega de verbos de encher). O que digo é se, sendo o líder da equipe técnica, será o PRINCIPAL... GOT IT? ;)
Não sendo (e dificilmente, espero eu, passará essa info cá para fora) é complicado fazer-lhe uma avaliação justa qt à constituição do futuro plantel. O melhor será aguardar até se começar a observar como PS colocará a equipa a jogar.
"Uma ou duas grandes aquisições seria o ideal para elevar, pelo menos a auto-estima dos sócios e simpatizantres do nosso clube"
Qt a aquisições: e q tal o regresso do nosso ciganito? Já se compravam mais umas GB...digo eu! :)
Mas não acredito...
SL
LdA e LMGM:
ResponderEliminarPrecisamente: "decisão colegial", "tarefa colectiva" na aquisição.
Claro que PS terá que recusar qlq jogador proposto que não julgue capacitado para representar o SCP... Obviamente. Sendo tb válido o inverso, isto é, qd ele proponha ao CD alguém q esteja para além das capacidades financeiras do SCP, provocando o impedimento da sua contratação. Scouting é, sem duvida, a palavrinha mágica.
Por td isso afirmo que será dificil descortinar onde começa e acaba a responsabilidade de PS na constituição do plantel. Aguardemos um primeiro julgamento até ver como vai ele colocar a equipa do SCP a jogar...
Gde abraço a ambos.
Nota: 'O Jogo' fez uma reportagem com os amigos de PS na Bobadela com alguns pormenores engraçados... Aconselho a leitura.
O Sporting acima de tudo deve localizar -se e entender que o seu mercado preferencial e onde deve dominar é o português e em segundo o brasileiro. Só estas duas bases já servem para construir grandes equipas. As equipas campeãs constroem-se da defesa para o ataque. Assim, desde logo, é importante ter a dupla de centrais luso-brasileira, o ala brasileiro que saca cruzamentos e de pulmão inesgotável, o trinco africano de passada larga, o criativo que sabe marcar livres e cantos, o extremo que vai à linha e o ponta de lança brasileiro que acima de tudo já tem no seu histórico muitos golos marcados em todas as épocas e, se possível, já conte com uma experiência internacional. Por fim, se for possível ir buscar um Schmeichel era espectacular!
ResponderEliminarFica aqui o vídeo para relembrar:
http://www.youtube.com/watch?v=S3w7gmDj-mg
PS: E a braçadeira de capitão passar para alguém que imponha respeito barra medo.
Aguardemos então :)
ResponderEliminarClaro que gostaria de ver quaresma de novo equipado à Sporting!!!
Quando não há dinheiro, tem de se ser cirurgico nas escolhas. Sendo verdade que, na minha opinião, se houvesse dinheiro haveria 7 lugares por preencher, não o havendo tem de se ser inteligente e perceber onde estão as maiores lacunas. A isto acresce que de facto a experiencia nos mostra que as grandes revoluções normalmente acabam em grandes desastres.
ResponderEliminarNão acho que a formação só por si seja a solução, porque acho que os jogadores devem primeiro rodar e ganhar experiencia e depois ser integrados numa estrutura em que não tenham de ser os salvadores da patria para poderem (eles e o clube) ter sucesso. Salvaguardando absolutas excepções como CR, mas que são exactamente isso, excepções!
Portanto, há que ser inteligente, mudar a estrutura da equipa cirurgicamente, com os recursos existentes e depois a chave do sucesso passa pela estabilidade, por blindar o balneario e por outra relação com a comunicação social. PS não teria sido a minha escolha, mas se assinou um contrato por 2 epocas deve cumpri-lo, a não ser que o seu desempenho seja um absoluto desastre ao nivel desta época, o que tenho muita esperança,apesar de tudo, que não aconteça. No fim do contrato deverá ser feita a avaliação do trabalho do treinador, mas apenas e só nessa altura!
JG:
ResponderEliminarAtrevia-me a dizer que até quando há dinheiro se tem que ser cirúrgico nas escolhas, porque é um bem escasso e caro!
A formação pode e deve ser a nossa salvação porque fazemos bem e mais barato, não podemos é "obrigar" miúdos de 18 anos a ser hoje o que podem ser daqui a 8 anos, perto da maturidade e experientes. Mas concordarás que enfiamos mais barretes nas aquisições do que nos miúdos que formamos. P.ex. gastamos 600mil na aquisição de 50% do passe de Tiuí e emprestamos o Salaeiro. A experiência que adquiriu é-lhe agora útil, mas não teria sido melhor poupar esse dinheiro, mais as comissões?
Quanto ao Paulo Sérgio já disse ontem o que pensava. Fico à espera de estar enganado. Mas acima de tudo percebo como é difícil a missão de que foi incumbido. A vida não será fácil e precisa da sorte que, como sabemos, dá muito trabalho a conseguir.
Abraço!
O que me parece um erro evidente com toda esta situação, e que o post foca, é que perdemos a oportunidade de preparar a próxima época convenientemente. Duvido que a próxima época já estivesse a ser preparada pelo PS e atendendo a que esta - segundo JEB já estava a ser preparada há muito tempo - foi o desastre que foi, tenho algum, para não dizer bastante, receio.
ResponderEliminarO SCP terá que evitar grandes revoluções no plantel e optar por fazer contratções cirúrgicas. Como o JG, não acredito num plantel que viva exclusivamente da formação, tendo que arcar com todas as responsabilidades. Para além disso, nem tudo o que sai da Academia é bom ou tem qualidade suficiente para fazer parte do plantel sénior. Preciso de falar no Tilt aka Djaló?
Aqui o que é necessário é pesar: contrato um Mota/Koke ou dou oportunidade a um Saleiro/Varela? Se for este o caso, opto pela 2ª. Se for entre um Deivid e um Saleiro, o 1º.
Eu já sou assinantes do jornal do Sporting à muitos anos...para mim melhor jornal do que as Bolas e record's que para aí andam...
ResponderEliminarAss: Leoa ferrenha
Caros Sportinguistas,
ResponderEliminarNem o Barcelona vive apenas da academia!!! Por favor, das duas uma:
Ou assumimos que não lutamos pelo título e ficamos a lutar pela europa, com a base da equipa da formação e com as consequências que daí advém (perda de sócios, perda de patrocinios, diminuição da qualidade da equipa, maior perda de patrocionios, perda sócios, num ciclo vicioso).
Ou assumimos a grandeza do nosso Sporting e lutaremos com todos os argumentos e imaginação até financeira para termos os melhores e a melhor equipa do nosso lado. É mais arricado? Sem dúvida, mas é a única solução para termos um Sporting tão grande como os maiores da Europa. Eu não quero a belenização do meu clube, como alguns aqui em cima parecem querer...
O BArcelona não vive apenas da Academia, mas a sua equipa tem a espinha dorsal constituida por jogadores lá formados.
ResponderEliminarJulgo que ninguém aqui defendeu que seríamos auto-suficientes com a Academia, talvez não precisássemos de nos endividar tanto a comprar charutos também me parece verdade.
VAMOS FAZER DO JORNAL SPORTING O MAIS VENDIDO EM PORTUGAL
ResponderEliminarTODOS DEVEMOS SER ASSINANTES DO JORNAL SPORTING
Caros Amigos,
Acabei de ler e assinar esta petição online:
«JORNAL SPORTING»
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1871
Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.
Subscreve a petição aqui http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1871 e divulga-a pelos teus contactos.
Obrigado