quinta-feira, 15 de abril de 2010

A treta do fair-play

O “fair-play é uma treta” é uma frase que ficou célebre e que só podia ser dita por alguém que tem do desporto e da competição uma visão míope e estrábica. A expressão inglesa consagra o jogo limpo, com respeito pelos adversários, sem se incompatibilizar com a vontade de vencer o maior número de vezes possível.

O Record fala hoje do fair-play com que a derrota foi encarada nos camarotes da Luz pelo nosso primeiro representante, referindo a cordialidade existente. Julgo que outra coisa não se esperaria de quem representa um clube com a nossa tradição e a nossa forma de estar perante o fenómeno desportivo. Já tenho algumas dúvidas se o tal “clima de concórdia” seria possível se o resultado tivesse sido adverso para o clube de Vieira. Os factos recentes demonstram que o respeito não é mútuo, e a caixa de comentários deste blogue evidencia que alguns nem ganhar sabem.

Revejo-me num clube que não prescinde do fair-play, e que prime por boas relações institucionais, que visem a criação de um ambiente propicio à resolução dos problemas estruturais do futebol português e cuja solução tem de ser encontrada por todos. Mas tenho sérias dúvidas que não passemos do papel de bons samaritanos, sempre muito prontos a auxiliar “o próximo” sem exigir idêntica actuação. O futuro estará aí para ajuizarmos de que nos vale tanta compreensão com os problemas alheios.

12 comentários:

  1. É mesmo um palhacinho o nosso presidente... Que vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Também concordo que o Sporting é um clube que deve primar a sua actuação pelo fair-play. O que não pode é afundar-se no fair-play. Devem os dirigentes em 1º lugar preocupar-se com o "vencer mais vezes".
    Como Maslow preconiza na sua pirâmide, existem necessidades básicas que devem ser satisfeitas, tais como a fome.
    Ora, que leões famintos estamos nós!Por isso, a hora é de atacar sem contemplações, sozinho ou em grupo, e expulsar as hienas do nosso caminho, mostrando novamente quem é quem manda na selva do nosso futebol!

    ResponderEliminar
  3. Uma coisa é ter fair Play e pugnar por isso, outra é ser comido como anjinho.

    Somos tratados com gozo por todos os intervenientes do futebol portugues, as escutas de PdC a gozar com JEB é o caso mais flagrante, e o que isso mudou? Nada, zero, niente...

    Já há muito tempo se diz, quem não se sente não é filho de boa gente. Eu sinto, eu me revolto com as palavras insultuosas para com o nosso presidente, mas o próprio ofendido não sente o que podemos nos fazer?

    Acreditar um pouco mais que isto ainda vai chegar a bom porto? Eu ja nem acredito muito.

    Mas vendo por outro prisma, nada disto é uma surpresas, e quando o nosso treinador, escolhido pelos que lá estão, repito, escolhidop pelos que lá estão, não são capazes de defender um dos nossos de ataques baixos e sujos da comunicação social, não podemos esperar outra atitude que não seja ve-los sentados com quem mais goza e nos prejudica.

    ResponderEliminar
  4. isto sim é fair play
    http://cabaretdabola.blogspot.com/2010/04/mais-que-um-clube.html

    ResponderEliminar
  5. e imagens das agressões do luisão?

    não se vê nada na blogosfera Sportinguista enquanto que os lamps estão cheios de imagens de pseudo faltas e ainda se dizem prejudicados.

    ResponderEliminar
  6. O Costinha não anda atrás de um treinador: Dick Advocaat!

    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1432404

    Mais vale gastar num bom treinador do que em 1/2 dúzia de pernas de pau.

    Quanto ao post hoje não comento. Ainda me baniam de comentar no blogue.

    ResponderEliminar
  7. aviso a quem interessar. neste momento os jornalistas do grupo Cofina estão a ser pressionados a escrever certo tipo de artigos com que não concordam e sem qualquer base de investigação, sob ameaça de sermos colocados de parte. por favor não tomem os jornalistas sérios que existem nos jornais desta empresa por aquilo que tem sido dado a entender pelo que é publicado

    jornalista do grupo Cofina (anónimo porque tenho mesmo que o ser)

    ResponderEliminar
  8. Nós só queremos uma grande equipa com nos dê vitórias atrás de vitórias.Alguém que diga a disnatia dos roquetes que estão cheios e cheios de dinheiro para ajudarem a contruirmos uma grande equipa para o ano..As galinhas gastaram oitenta milhóes de euros e hoje andam a curtir e a gozarem connosco..Não temos mecenas angolanos mas temos sportinguistas será que são? que poderiam a formar uma grande equipa um grande plantel..Esta que lá temos agora mais de metade não merece veestir a nossa camisola..Por isso Gente com dinheiro que se serviram do Sporting para ganharem muitos milhões invistam no clube pois eu e muitos estamos a sofrer porque amamos o clube

    ResponderEliminar
  9. Vejam bem o país de merda que somos.Vivemos em democracia e um jornalista tém que escrever tipo de artigos com que não concordam e ainda por cima não pode dar a cara porque são postos de parte..è por isso que o slb é cada vez mais odiado a nível nacional e não me admira nada se houver uma guerra tudo começando pelo futebol.Esperem pelo dia 2 de maio..

    ResponderEliminar
  10. Caro Leão de Alvalade,

    É claro que todos os sportinguistas gostariam que os campeonatos fossem sempre disputados segundo essa norma, a do fair-play, mas infelizmente isso acabou já há muitos anos, ainda na longinqua década de 50 que curiosamente correspondeu ao período em que o Sporting deixou de ser o clube português com mais troféus, ou seja, no tempo dos 5 violinos...

    Depois disso veio o Eusébio de Salazar pois havia que distrair o povo com um clube que demonstrasse a grandeza desse regime.

    O 25 de Abril e ainda nos fez sair do estado letárgico, mas a década de 80 e 90 rapidamente nos trouxe uma nova raça de dirigente expressa em Pinto da Costa a comprar e a corromper tudo e mais alguma coisa apenas com o intuito de fazer o Porto ser nº 1...e conseguiu-o!
    Fair-play? que é isso?
    Fruta, quinhentinhos, café, Cosmos, Calheiros, etc, etc

    Outros o tentaram copiar com amis ou menos capacidade e resultados, como Valentim loureiro, Vale e Azevedo...

    Actualmente temos o Benfica do Orelhas a ultrapassar a passos largos o Papa do Norte, e parece-me sinceramente que temos de passar a adoptar a postura que teve Costinha neste últimos tempos.
    Mas isto tem de ser uma postura transversal a todos os membros da estrutura que dirige este clube e não apenas Costinha, o que me parece muito difícil com a presença de um JEB que simplesmente não acerta uma e cada vez ganha mais inimigos entre os sportinguistas...

    SL

    ResponderEliminar
  11. Para quem quiser.


    Sou um jornalista que já fui obrigado a escrever diversos assuntos que não correspondem à verdade em prol do Sporting/Porto/Benfica etc.



    Cofina

    ResponderEliminar
  12. Renato,


    Tenho a certeza que foste tu que te quiseste passar por jornalista para teres um pouco de atenção e falares em guerra contra os lampiões.


    Es demais caralho!! :)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)