quarta-feira, 14 de abril de 2010

Questões de respeito


Costinha assumiu ontem uma das funções que lhe estão atribuídas, marcando uma posição relativamente às notórias diferenças de critério que os homens do apito usam para nós e para os nossos adversários directos. Os benfiquistas acham que são desculpas de mão perdedor, afinal as mesmas que usaram quando perderam pontos neste campeonato. Aí , não têm qualquer lição a dar. A expulsão de Luisão faria diferença, obviamente, mas com a atitude que a equipa entrou na 2ª parte, o máximo que conseguiríamos seria um empate, e eu não gosto de ver o Sporting jogar para empatar, sem ousar ganhar.

Costinha exigiu o respeito que nos é devido. Mas esse respeito, bem como a igualdade de oportunidades e critérios não nos vai ser entregue de mão beijada, antes será de conquista árdua. E tem que ser ganha a 2 níveis:

1) O Conselho Directivo, que é quem tem a seu cargo a missão politica, isto é, ao nível da representatividade e relacionamento com as instituições. As eleições da LIGA estão aí e o Sporting não se pode alhear do processo. O Sporting tem que ter uma palavra activa na reforma, cada vez mais urgente, do futebol português, dos regulamentos ao quadro competitivo. E isto sem cair na tentação de se dedicar ao negócio da fruta e meias-de-leite, ou gabar-se de ter os melhores pontas-de-lança na… secretaria. Os Sportinguistas gostam de ganhar mas de mãos limpas, por mais difíceis que sejam as vitórias, quase sempre as mais saborosas. E para ser um parceiro credível não podemos ignorar que ainda temos arrumações a fazer em casa.

2) Nós, os adeptos, temos um papel insubstituível para que as instituições nos dêem o que é nosso de direito. A relação com o clube tem que ser encarada como uma relação de amor: é nos maus momentos que todos somos mais necessários. Na hora de celebrar as vitórias a nossa ausência nota-se menos. Não podemos esperar sentados que elas aconteçam. Sem uma participação activa na vida do clube, sem a associação ao clube, perdemos a massa crítica tão necessária para que nos levem a sério. Seja quando a C.M. de Lisboa faz os seus negócios em vésperas eleitorais, seja quando os árbitros apitam a favor do vento que sopra com mais força. E só assim, dedicando-nos ao clube, na medida das possibilidades de cada um, cumprindo o dever de apoiar (não as pessoas, ou as “politicas” em que não revemos, mas a instituição) conquistamos o direito de exigir e reclamar.

29 comentários:

  1. "(...) O Sporting tem que ter uma palavra activa na reforma, cada vez mais urgente, do futebol português, dos regulamentos ao quadro competitivo. E isto sem cair na tentação de se dedicar ao negócio da fruta e meias-de-leite, ou gabar-se de ter os melhores pontas-de-lança na… secretaria (...)"
    Com todo o respeito pelo autor deste blog. está mais que visto que com seriedade não ganhamos nada.... pelo que se tivemos de entrar neste jogo subterrâneo. Força nisto. EU QUERO QUE O SPORTING GANHE... COM OU SEM FRUTA...

    André Martins

    ResponderEliminar
  2. leao de alvalade

    comcordo a 100% com o post

    sinceramente não é a atacar a propria direcçao e todos os integrantes do clube que se resolvem as coisas. quanto mais tempo tivermos divididos, melhor será para os nosso adversarios.

    e lá está o que viu é que perde-se 1 jogo e a culpa é do presidente, de quem votou nele, da direcçao, do treinador, dos jogadores todos e do tratador da relva, acho que se se perdesse menos tempo a criticar tudo e todos e se arregaça-se as mangas e apoia-se, porque sejam bons ou menos bons, representam o sporting e enquanto lá estiverem são os melhores do mundo e merecem todo o apoio.

    é assim que eu vejo as coisas

    ResponderEliminar
  3. Enquanto a cabeça de cotonete por lá continuar, o nosso Sporting nada vai ganhar!!!

    SPORTING AOS SPORTINGUISTAS.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Realmente tambem estou farto de ser prejuducado, pala direcção que muda um jogo para uma terça-feira para benefeciar um clube rival.
    Pela direcçao que construiu uma equipa que nao ganha, com jogadores tao maus que temos de colocar jogadores de umas posições em outras.
    Pelo presidente que acordou nao sei quantos mil bilhetes mais para os lampioes no jogo da taça da liga tirando lugares verdes do estadio para dar a animais.
    Pela direcção que contrata um treinador sem qualquer ambição que perde e diz que ganhou uma equipa.
    Pela direcçao que contrata um director para o futebol que afasta um jogador que não se sente capaz (a 100%) pois esta lesionado e depois de toda a polemica o jogador anda nao sei quanto tempo a treinar condicionado será que nao tinha razao.
    A direcção por nao ter dinheiro para começar a epoca com jogadores dignos e ir em dezembro buscar um 6,5M que anda por França e que em 4 meses e meio se fez 4 jogos nao me recordo.
    Falar de respeito das outras instituições para com o SCP, quando sao os proprios Directores e Presidentes que nao o têm, é ridiculo.

    ResponderEliminar
  5. Absolutamente de acordo com o post!

    No âmbito do ponto 2, aproveito para lançar o repto a todos os Sportinguistas:

    Trabalhem nos Núcleos, Filiais e Delegações.

    Promovam aquilo que já existe no clube e que precisa urgentemente de se revigorar. Trabalhem internamente e exponham as vossas ideias internamente.

    São o espaço privilegiado para dar o exemplo ao clube e de não fazer aquilo que costumamos criticar em quem o dirige. São uma oportunidade aberta a todos aqueles que pretendem se realizar enquanto Sportinguistas e cumprir com os valores do cube.

    Eu neste ano que tenho passado no Solar do Norte de uma coisa não tenho dúvidas: hoje sou um Sportinguista mais maduro e convicto.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    Já há uns tempos tinha referido que existem pequenos pormenores que resolvem um jogo e estes são aqueles que resolveram os jogos ao longo deste e de muitos outros campeonatos.

    Durante muito tempo o carnide chorou - vide o ano passado em que até arrumaram um dos melhores árbitros nacionais, Pedro Henriques - que agora começa finalmente a "mamar".

    Que não restem dúvidas que existe efectivamente dualidade de critérios gritante, desde as entradas a pés juntos, às faltas por detrás, aos contactos no guarda-redes e atrasos na reposição da bola em jogo. Quantas vezes vimos guarda-redes a demorar em Alvalade o jogo todo e apenas são avisados nos últimos minutos, ontem Rui Patrício viu ainda durante a primeira parte, quando um colega precisava de ser assistido.

    Esta cultura de benefício está enraizada no futebol nacional, ao ponto de se ter perdido a vergonha e subitamente depois de tanto ano a falar da suposta hegemonia azul-e-branca, agora que a fruta cai para o seu lado, é algo perfeitamente normal, natural e evidência de superioridade.

    Superioridade clara no futebol jogado, mas sustentada em claro benefício de um estilo de jogo assente em jogadores simuladores de faltas e defesas que de vermelho são viris mas se usassem outras camisolas seriam caceteiros.

    Costinha fez obviamente o seu papel. O Sporting tem que se dar ao respeito e tem de defender os seus interesses já que mais ninguém os faz. Esta época prova qual o verdadeiro interesse da generalidade da sociedade, desde público a comunicação social, órgãos de decisão e poder político.

    Resta-nos mostrar as nossas garras e manter a integridade...

    SL

    ResponderEliminar
  7. Relvado com 26º de inclinação.

    ResponderEliminar
  8. "A expulsão de Luisão faria diferença, obviamente, mas com a atitude que a equipa entrou na 2ª parte, o máximo que conseguiríamos seria um empate, e eu não gosto de ver o Sporting jogar para empatar, sem ousar ganhar"

    Sejamos sérios. O Luisão devia ter sido expulso. O Moutinho devia ter sido expulso (a entrada ao Ramires faz a do Luisão parecer uma festinha porque o Ramires tinha o pé no chão). O Veloso pela patada nas costas de um jogador do Benfica podia ter sido expulso (ainda teve outra entrada ao fim já de cabeça perdida).

    Se contra 10 podiam empatar.. com 9 contra 10 teria sido como?

    ResponderEliminar
  9. VaideMota, sejamos sérios:

    Se a minha avó não tivesse morrido, ainda estava viva. De acordo?

    Será possível aperceberem-se da dualidade de critérios CONSTANTE nas pequenas faltas? Aqueles lances em que o Moutinho era abalruado pelo Javi e que o árbitro mandava seguir, mas depois em encostos sobre o Di Maria ou Carlos Martins, deram os únicos lances de suposto perigo do Benfica na primeira parte? Coincidência?

    ResponderEliminar
  10. E já agora entrando nos "se's":

    - Se o penalty do David Luiz sobre o Moutinho tem sido assinalado (primeira parte), a história do jogo seria a mesma?

    Será que o Sporting galvanizava?
    Será que o Benfica corria atrás do prejuízo ainda mais e esgotava as reservas de energia de vez?

    Se...
    Se...

    ResponderEliminar
  11. Sporting perdeu porque Benfica foi (é) melhor! Existem dois jogadores do Sporting com lugar no plantel do Benfica...Patrício e Carriço, ponto!

    Luisão podia ter sido expulso? Podia. Mas a entrada de Moutinho no tornozelo de Ramires e a mão de Carriço na área passaram em claro, pois não???

    Sejamos sérios!

    ResponderEliminar
  12. Esta gentinha muito gosta da expressão "Sejamos sérios!" !!!

    Eu diria quando vocês o forem ai sim poderemos falar até lá ...

    Olhe seja sério vá ler o que diz o Tribunal do jogo sempre são 3 arbitros conhecidos a ajuizar os lances que o JF ontem ajuizou conforme mais lhe convinha.

    SL,

    ResponderEliminar
  13. DeVante, 2 a mais do que os do galinheiro que caberiam no Sporting.
    Subscrevo.

    O Costinha esteve bem: curto e só se engasgou 1 vez, ao pronunciar "prejudicado". E gostei também do semblante, sério e determinado.

    ResponderEliminar
  14. Quanto ao post temo que percamos o nosso rumo com as constantes guerrinhas internas ... mas isto é o que dá:

    - Ter uma direcção fragilizada
    - Ter uma oposição obstinada em chegar ao poder

    Tenho fé em dias melhores mas certmanete não no curto prazo.

    De qq forma do meu apoio o SCP não se livra ... do meu e do meu Francisco !!!

    SCP FOREVER !!!

    ResponderEliminar
  15. (O anónimo continua obcecado com o "A Norte de Alvalade")
    Talvez um dia ele explique o que o incomoda tanto ... o que o impede de festejar as suas próprias vitórias e o que o faz preferir partilhar a momentânea glória com os rivais.

    Como alguém dizia ontem faz de facto pena ... não se ter amigos com quem brincar. É a (anónima) vida ...

    ResponderEliminar
  16. No outro dia estava aqui um artigo chamado "Entre alves dos Reis e o zé do Telhado" (http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/03/entre-ze-do-telhado-e-alves-dos-reis.html)que diz exactamente a situação a que o Sporting está entregue.

    Quando vejo "devantes" a dizer "sejamos sérios" é o mesmo que o Alves dos Reis clamar por justiça.

    ResponderEliminar
  17. Faço 23 anos de sócio e estou a começar a ficar farto do pântano de incompetência e fogueira de vaidades em que temos vivido nos últimos anos.
    Respeito devia o JEB ter por quem lhe paga o salário e não fazer asneiras em série e gozar connosco juntamente com o papa e o kaddafi dos pneus. Confesso que o que mais me custou ontem foi ver o JEB a rir-se e provavelmente a sonhar com mais umas feriazinhas no Brasil. Foi um ano horrível e é evidente que se não surgirem melhoras significativas até Setembro a direcção tem de mudar. E eu concordo que somos nós - sócios e adeptos - que temos capacidade de alterar o destino do nosso clube, evitando a "desvitalização" progressiva do clube, promovendo o seu ideário e colaborando com ideias e iniciativas (mesmo que aparentemente modestas) que o engrandeçam ainda mais.

    ResponderEliminar
  18. Então a derrota deveu-se às incompetências da Direcção leonina ou da não expulsão do Luisão? Ah, deve ser da concordância no adiamento do jogo....

    ResponderEliminar
  19. O COSTINHA TÈM QUE ABRIR OS OLHOS. As galinhas não descansaram enquanto não arrumaram com os melhores arbitros que por acaso até são de outras cores O rui túnekl costa trabalhou bem este ano pois conseguiu arrumar o pedro henriques o carlos xistra o luis reforço e agora o melhor o jorge sousa.não se esqueçam que este jorge sousa esta época teve a pior nota no setúbal galinhas e assim se vê que vai ser o próximo a ficar de fora.Agora arbitros como o major lampião que todos aqui nesta zona de setúbal sabem que é um doente do slb e o pedro proênça o paulo batista o olegário serão os arbitros sempre nomeados pelo cobarde vitor pereira a mando do rui túnel..por isso vai ser muito dificil ganharmos qualquer coisa enquanto as toupeiras andarem pelos túneis

    ResponderEliminar
  20. O Pedro Henriques é mesmo um bom árbitro, anulou aquele golo no ano passado ao Cardozo contra o Nacional...Quanto ao Jorge "superdragão" Sousa...bem, ele é mesmo um grande árbitro por tudo que tem feito nos jogos do Benfica. A final da Taça da Liga é mesmo prova disso...

    Então querem ganhar a jogar com 10?! Está bem, da próxima entramos com 10, logo do início. Pode ser que assim vos dê algum jeito....

    ResponderEliminar
  21. Devante apenas exigimos taratmento igual nas entradas duras..Naõ é por acaso que o carlos martins nunca mais foi expulso..e além disso não é preciso entrar com dez..apenas exigimos arbitros europeus não portugueses..Ontem o major já foi convidado para estar presente mais uma vez no eusebio cup 2010 como prenda.Não é por acaso que aqui no meu distrito todos conhecem o major por ser uma galinha doente..

    ResponderEliminar
  22. Eu também quero árbitros europeus a apitar os jogos do Benfica...

    ResponderEliminar
  23. Mhumberto,

    eu pessoalmente não tenho amigos e como não tenho com quem me divertir, divirto-me contigo. É um fartote de risos e de alegria sempre que vejo os teus posts e os teus comentários!


    ps-acho que o veloso está mais magro.

    ResponderEliminar
  24. REVOLTA-ME as injustiças. Não consigo viver com elas!!!

    O jogo de ontem e as declarações de dirigentes e adeptos no fim do jogo, fizeram-me duvidar da insanidade mental do pessoal. O futebol é uma tanga e depois do que vi e ouvi ontem, fiquei com a certeza que os comportamentos desviantes dos adeptos é de loucos.


    Como é possivel o Sporting se queixar da arbitragem? Que dirigente é aquele? E os adeptos que o seguem?! SURREAL


    http://videos.sapo.pt/kdCj6qZtkdCUHq7yBUzl

    cumprimentos DESPORTISTAS

    ResponderEliminar
  25. Mais uma vez entro num blogue sportinguista e só vejo comentários de merdas benfiquistas...
    Nos vossos sites de grunhos não há ninguém que vos dê conversa?
    Vocês serão os únicos que sabem ler e escrever entre os milhões de adeptos do clube do garrafão?
    Não conseguem entender que estamos a cagar-nos completamente para o que vocês pensam?
    Desapareçam porra!

    ResponderEliminar
  26. João Ferreira????
    Quem é esse gajo????



    Partes das escutas telefónicas onde é interveniente Luís Filipe Vieira. Os seus interlocutores são Valentim Loureiro e Pinto de Sousa

    Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
    Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
    LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
    VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
    LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
    VL - E o Duarte?
    LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)
    VL - Talvez o Lucílio, pá!
    LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
    VL - E o Proença?
    LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
    VL - E o João Ferreira?
    LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.

    ResponderEliminar
  27. Vamos esperar mais uns dias entretanto eles devem rebentar e ficamos novamente com o BLog limpinho :).

    SL,

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)