Oportunidades perdidas
O jogo desta noite é um resumo perfeito da época, um conjunto imenso de oportunidades perdidas quer a nível colectivo, quer individual. A equipa do Vitória perde a posse de bola com uma facilidade assustadora, de quando em vez lá consegue alinhavar três passes e em grande parte devido ao talento individual de Hélder Barbosa cria uns sustos (leia-se cantos). Boa sorte Manuel Fernandes, mereces melhor e mais ambicioso projecto.
O golo do Vitória mostrou a face negra do Sporting, o problema não é defender zona, individual ou misto, o problema é o deficit de concentração e agressividade no ataque à bola em situação defensiva, é um problema colectivo e não individual, perdia assim cedo o Sporting a oportunidade de oferecer um jogo tranquilo e alegre aos seus castigados adeptos.
Antes e depois um chorrilho de jogadas ofensivas com o golo eminente perdidas. O volume de ataques foi tremendo, mas por uma razão ou por outra a bola teimava em não entrar. Este foi para mim o grande problema de toda a época, vendo o rácio de golos marcados relativamente à concorrência foi no capítulo da eficácia que desmoronámos. Pouco, muito pouco para um candidato ao título.
Uma palavra final para Postiga, tem muito futebol naqueles pés, tanto que provavelmente eu o recuava para zonas de construção e retirava-lhe a pressão da finalização que não é de todo o seu forte. Que a sua carreira não seja uma oportunidade perdida. Hoje visitei a sua terra natal e agradeço a sobremesa que ele me ofereceu.
Destaque negativo para o continuo relaxamento da equipa.
Destaque positivo para Postiga, entrar, marcar e sorrir. Fez falta este Postiga durante todo o ano.
Se fez!!
ResponderEliminarHoje foi feliz! E eu também fiquei feliz por ele.
Ainda por cima foi uma enorme coincidência 2 minutos antes tinha dito à minha filha que ele ia entrar e marcar e ela respondeu-me?
Acreditas no pai natal?
E logo de seguida ele entra e marca...
Foi fantástico!!
Quanto ao resto do jogo...concordo contigo.
parabéns a ti Dina porque acreditas no Postiga. Imagino que estejas feliz.
ResponderEliminarQuando ele marcou por acaso lembrei-me logo de ti.
jogo típico de fim de temporada onde já nada se pode ganhar.
temos muito tempo para preparar a próxima época, espero que todos tenham cabeça para nao cometer os mesmos erros. Pior que esta temporada é muito difícil repetir.
Péssimo jogo hoje.
ResponderEliminarComeçou mal, sofrendo um golo onde mais uma vez a defesa fica a ver jogar e o Rui Patrício é mal batido, em que o Moutinho complicou e de que maneira o jogo, mastigando-o muito, onde Liedson não fez nada de positivo para além da pressão exercida sobre os defesas e onde Saleiro esteve uma miséria. Então aquela perdida isolado em frente ao GK, não lembra a ninguém!
Nuno Santos soltou a bola 4 vezes e nem uma fomos capazes de aproveitar. Gostei do jogo de Pedro Mendes, Matías mexeu com a equipa e Postiga quebrou a maldição, finalmente!!
Aliás o lance do golo de Postiga mostra na perfeição o que foi o jogo de Moutinho & Liedson: o 1º, lento a passar a bola, faz um passe de 2 metros para o Matías. Matías lança o Izmailov, este assiste o Liedson que faz uma rosca incrível.
Que a época acabe rapidamente, por favor.
Como dizia atrás tens poderes sobrenaturais. Conseguiste acabar com a maldição do Hélder. E como dizias à tarde o problema era essencialmente de ordem psicológica pelo que entrar e marcar era a maior possibilidade de acabar com a malapata.
ResponderEliminarVou mandar a factura do almoço de hoje para o Jorge Mendes, que é empresário do Postiga, e julgo que depois de justificado ficas com um part-time muito divertido e sobretudo muito lucrativo.
Este jogo merece um olhar mais demorado que o cumprir de calendário a que estamos obrigados faz supor. Porque foi um excelente exemplo de como é necessária paciência e concentração (mts vezes ausente) para levar de vencida equipas que se fecham no seu meio-campo atrás da bola.
Centrar bolas do meio-campo está longe de ser o remédio como se provou. E com as laterais fechadas não resta outra alternativa senão fazer circular a bola muito rapidamente, em triangulações, com apoio sempre próximo. Pela 1ª vez desde que está no Sporting o Matias demonstrou a sua utilidade, mesmo sem ter deslumbrado.
Como dizia Carvalhal no final, este é um momento difícil para um treinador que o grupo de trabalho sabe que não conta e que mesmo assim tem que motivar os jogadores que estarão a pensar na férias, na convocatória do Mundial, nos próximos clubes, etc. Por isso não posso deixar de referir a postura profissional dos jogadores, que pese a falta de eficácia, conseguiram dar a volta ao resultado.
PS: O jogo foi tão mau, tão mau mas tão mau, que até as claques estiveram uma merda.
ResponderEliminarPPS: A velocidade de jogo, em certos momentos de jogo, fez-me lembrar o SCP de Paulo Bento...
ResponderEliminarJVL:
ResponderEliminarPelos vistos houve rusga nas sedes das claques. Não deixa de ser o convite à rebaldaria quando se sabe que o que tem acontecido com os que não se legalizam.
No record:
As claques afetas ao Sporting não estiveram no interior do Estádio de Alvalade a assistir às incidências do embate entre os pupilos de Carlos Carvalhal e o V. Setúbal.
Tudo porque, de acordo com a informação avançada pela Rádio Renascença, os elementos dos grupos organizados de adeptos ficaram retidos na respetivas sedes (conhecidas como "casinhas"), na sequência de rusgas realizadas às mesmas pela Polícia na antecâmara deste encontro da 27.ª jornada da Liga.
Será isto possível ????
ResponderEliminarhttp://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1548447
jvl, o futebol de PB, comparado com o de Carvalhal, é como o ditado: "devagar se vai longe"... nunca se chegou à meta, é verdade, mas foi-se mais longe... :P
ResponderEliminarA ver se o novo, seja quem for, consegue arranjar o meio termo. Continuando numa de ditados, "no meio está a virtude". :P :P
paulo sergio é o novo treinador do sporting.
ResponderEliminarque acham?
Boa noite.
ResponderEliminarVale o que vale...
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1548447
O Sporting vai contratar o técnico Paulo Sérgio para a próxima época. A SAD sportinguista deverá comunicar a contratação do treinador do V. Guimarães nas próximas horas, sabe a TSF.
SL,
Pedro Carvalho
ana,
ResponderEliminarFoi-se. Nunca pensei que fosse possível bater tão fundo mas o PB conseguiu-o.
Parece que é o Paulo Sérgio...
ResponderEliminarEntão ? Está tudo em choque, ninguem fala ???
ResponderEliminarFCS,
ResponderEliminarBasicamente. Por mim seria um treinador estrangeiro.
A ser essa a escolha, parece-me que denota falta de ambição e tentativa de poupar, mais uma vez, onde não se deveria.
Isso já é embirração pessoal, jvl. Deixa-te de tanta animosidade com o homem... Olha, nunca ficámos em quarto com ele... nem em terceiro... e ganhámos umas merditas... dói, não dói?...
ResponderEliminaré o efeito Paulo Sérgio, com certeza...
ResponderEliminarJVL,
ResponderEliminarMas achas isto normal? A mim só me ocorre a palavra "grotesco"!
E é para isto que mandam o Carvalhal embora?
É assim que querem relançar o Clube?
Vender gameboxs? Pois com a minha pela 1ª vez, não contam!
Mas sempre é o Paulo Sérgio? Têm a certeza? Fico triste com esta contratação, mas enfim estarei a apoiá-lo sempre. Espero que me engane em relaçlão a ele e consiga faezer alguma coisa.
ResponderEliminarParece que é certo..corri muitos jornais online com a mesma noticia e até a mesma duração do contrato...
ResponderEliminarO único Português que escolheria seria o Manuel José, mas actualmente considero um risco qualquer escolha no treinador...pelo que tenho visto nos últimos anos os que têm tido sucesso muitas vezes são os que causam maior supresa...
Alguèm dava alguma coisa pelo Mourinho, quando fez meia época mediocre com o FCP?
Alguém dava alguma coisa pelo Inácio quando foi campeão?
E pelo Jesualdo, contratado poucos dias antes do arranque do campeonato, após falhanço no SLB?
E pelo Peseiro?
Quantos foram os que apostaram que o Quique não ganharia com aquela équipa e após um trabalho interessante no Valência?
Ou que o desconhecido e polemico Co A. venceria no FCP?
Isto dos treinadores são como os melões...este é dos que cheira a qualquer coisa..vamos ver se sabe..
ana,
ResponderEliminarNão é embirração pessoal.
"Olha, nunca ficámos em quarto com ele... nem em terceiro... e ganhámos umas merditas... dói, não dói?..."
Isto é uma completa e total parvoíce e para escrever coisas destas, mais valia estares quieta. Nem preciso de explicar o porquê ou preciso? A única coisa que me dói, é ver o SCP neste estado.
Bom dia,
ResponderEliminarJVL, boa análise que é precisamente a que eu faço do jogo de ontem.
Liedson, Moutinho, Saleiro e Djaló estiveram mal, tal como os centrais e principalmente o Patrício estiveram mal no lance do golo.
A equipa foi crescendo à medida que o Setúbal foi quebrando fisicamente, e Matias finalmente desiquilibrou.
Pedro Mendes mais uma vez a demonstrar classe na forma como faz circular a bola, fantástico!
Carvalhal demorou 45 minutos a perceber que Djaló estava a mais em campo, e sessenta e muitos a perceber que Postiga devia ter jogado de início, mas ainda foi a tempo de emendar o erro e garantir aquilo que JEB lhe tinha pedido, o 4º lugar...
Cara Ana,
Paulo Bento nunca ficou no 4º lugar, é verdade, mas também quando saiu estávamos em que lugar na classificação?
E que tipo de futebol era aquele que praticávamos?
SL
É engraçado que hoje toda a gente me diz que ontem quando Postiga marcou se lembraram de mim...ehehehehe!!
ResponderEliminarThe LC, claro que acredito no Postiga, é um grande jogador e pensoq eu disso ninguém duvida...esta época correu mal mas como ele próprio ontem disse...o futebol é assim.
Sporting Sempre, pelos vistos, era futebol que nos garantia segundos lugares e taças de que já vi que ninguém gosta no Sporting...
ResponderEliminarjvl, devias pôr-te mais manso, como a tia do Louçã... não te enerves tanto com picardias, homem, que a vida é curta. Sou hiperactiva, não gosto de estar quieta, e gosto de dizer o que penso, consideres ou não parvoíce. Entendidos?
ana,
ResponderEliminarAcalma a periquita. Pelos vistos, quem se enerva facilmente és tu e, curiosamente, sempre que o assunto é o Paulo Bento. Bem, cada um com o seu fetiche.
Quanto à tia do Louçã não conheço mas se me queres como ela, então acho que não deve ser pelos melhores motivos. A próxima vez que estiveres com ela, manda-lhe os meus cumprimentos.
O que escreveste é uma completa parvoíce. Pensei que perceberias porquê mas se calhar tanta hiperactividade não deu ainda para lá chegar.
"Olha, nunca ficámos em quarto com ele... nem em terceiro... e ganhámos umas merditas... dói, não dói?..."
É preciso explicar?
Também gosto de dizer o que penso e não é por ti que mudarei o meu discurso. Ao contrário de outros, não te dou desconto nenhum ou tratamento especial por seres mulher. Percebeste?
jvl, um aviaozinho da TAP para ti. E se ligasses a mais que não fosse só futebol terias percebido a piada da tia do Louçã. Não vou discutir mais, porque já vi que a ti, sim, enerva muito o assunto PB... daí eu te ter picado e "mandado a língua de fora". E essa história do tratamento diferente por ser mulher, se sentiste necessidade de o trazer à baila é porque está no teu subconsciente que se calhar o tratamento até devia ser diferente. Ou seja, és tão preconceituoso quanto os que realmente diferenciam o trato consoante o género. Hás-de dizer-me quem são os outros. Quanto a dizeres o que pensas, caro, acho muito bem que o faças, e ao contrário de ti nunca te mandei ficar queito, ou seja, calado...
ResponderEliminarQuanto ao "Olha, nunca ficámos em quarto com ele... nem em terceiro... e ganhámos umas merditas... dói, não dói?..." deve-se ao facto de dizeres que com o homem batemos bem no fundo. Ora, se ficámos sempre em segundo e ganhámos umas tacitas, o que chamas ao que se conseguiu esta época?
Fica bem com o teu superior entendimento das coisas do futebol. Foi um prazer enquanto conseguiste levar as coisas na desportiva, enquanto se conseguiu brincar. Andas zangado com a vida, com o estado do Sporting, também eu. Mas não ando a descarregar nos outros. Tem-te calma. Na blogosfera como na vida para além do computa.
ana,
ResponderEliminarPor acaso, mas apenas por acaso eu ligo a mais do que a futebol. Até podia não ligar mas ligo e sei perfeitamente ao que te referes com o ficar manso. "Manso é a tua tia pá".
Tu, que tanto gostas de te meter com os outros, picar, mandar chalaças, etc é que não conseguiste ver que te estava a picar. Se calhar porque estavas de língua de fora, cansada de tanto defender o PB.
O assunto PB não me enerva, aborrece-me. E aborrece-me porque é devido a ele que assistimos à pior época do SCP nos últimos 10, 15 anos.
"E essa história do tratamento diferente por ser mulher, se sentiste necessidade de o trazer à baila é porque está no teu subconsciente que se calhar o tratamento até devia ser diferente. Ou seja, és tão preconceituoso quanto os que realmente diferenciam o trato consoante o género. Hás-de dizer-me quem são os outros."
Trouxe-o à baila exactamente para que saibas que para mim, no que a futebol diz respeito, és "um gajo", ou seja, não beneficias nada em termos de tratamento, pelo facto de seres mulher. O teu discurso não ofende e/ou insulta, és respeitada; acontecendo o contrário, não te admires da linguagem usada.
Quanto ao preconceito, vem sempre à baila quando se diz que não se fará distinção entre sexos. Acaba por ser irónico.
Um exemplo do trato diferenciado do qual gozas, é visível n'O Sangue Leonino, por exemplo. Já li intervenções tuas que mereciam uma resposta mais forte do que a que obtiveste e não ta deram, apenas por seres uma das poucas mulheres que comentam na blogosfera.
Já com comentários da Dina ou da Tite, nunca vi "necessidade" de uma reacção destas.
O ficares quieta tem a ver com a absoluta parvoíce que escreveste, no contexto que o fizeste. Porque o objectivo não era traçar uma comparação entre épocas e tu sabe-lo bem.
Não descarrego nos outros mas quando quero, posso responder na mesma moeda. Não gostas, não provoques. Em relação ao conselho retribuo. Tem calma, não sejas um Eyjafjallajokull porque pode haver um Katla que não esteja para te aturar.