terça-feira, 6 de abril de 2010

Preparando o futuro



Numa altura em que o futuro do futebol profissional se encontra em fase de definição, com notícias e "notícias" a surgirem a uma cadência inusitada, faz sempre bem desligarmo-nos um pouco dessa dinâmica e concentrar-nos em outros aspectos da realidade desportivo-social do nosso Clube. Estamos todos de acordo que é o futebol profissional que mobiliza a maior parte do capital emocional dos adeptos, mas também é unânime que o Sporting Clube de Portugal vai muito para além disso. Depois de aqui termos falado recentemente da actualidade de várias modalidades, volto ao tema do projecto Escolas Academia Sporting, por dois motivos principais, entendidos no contexto que acima referi:

a) porque, ao proporcionar condições de excelência para a prática do desporto a cerca de 6000 jovens atletas, entre os 5 e os 14 anos, o Sporting está a dar cumprimento à sua função social de clube desportivo e dá continuidade à sua tradição de instituição promotora da prática de desporto ao nível infantil e juvenil;


b) porque assim, directa ou indirectamente, se fomenta o sportinguismo junto de milhares de crianças (e dos seus familiares e amigos mais próximos) num contexto desportivo em que as vitórias escasseiam, tornando mais difícil uma criança, hoje em dia, ser sportinguista.


Como foi aqui publicitado, estes temas foram discutidos numa Tertúlia organizada no Solar do Norte há duas semanas atrás, numa sessão que contou com a presença de Pedro Morgado, um dos responsáveis por este projecto, e que proporcionou aos cerca de 30 sportinguistas presentes uma visão abrangente e detalhada das Escolas Academia Sporting e, consequentemente, um serão muito bem passado. As conclusões podem ser lidas aqui, num documento enviado entretanto ao Sporting e que dá uma boa imagem do que foi discutido naquele dia e que foi de encontro às questões colocadas aqui no A Norte de Alvalade, e que foram alvo de discussão por todos os presentes. O futuro está já mesmo à nossa frente, e o Sporting volta a ser pioneiro numa ideia inovadora e ambiciosa. Não é tudo, nem é um fim em si mesmo, mas é sem dúvida uma boa aposta.

11 comentários:

  1. É com este tipo de projectos que o nosso Sporting será cada vez maior, apesar de convidado não pude estar presente na última tertúlia, mas estou de alma e coração com estes objectivos.

    ResponderEliminar
  2. Parabêns pela iniciativa! Iste sim é um dos caminhos inequívocos que o Sporting deve seguir! É um projecto ímpar e de grande visão que deve ser apoiado e desenvolvido ao máximo! E não precisa de publicidades, tem um potencial imenso e pode ser a chave de um Sporting muito grande!

    Sem conhecer os locais exactos de todas as EAS, acho que deviam estar estratégicamente localizadas, cobrindo o território nacional na sua totalidade, incluíndo as ilhas. A nível humano, em relação aos profissionais que colaboram em cada EAS também não sei como funciona mas seria importante o clube ter um profissional encarregue de cada EAS. Não sei se o clube oferece contrapartidas para criar uma EAS, por exemplo fornecendo material desportivo ou/e construíndo espaços para o treino dos miúdos, mas em todo o caso, a criação de cada EAS devia obedecer a prossupostos que abrangessem algumas destas questões. Como um franchising em que todo o ambiente criado ividencia a marca, neste caso Sporting.

    Certamente muitas destas questões fazem já parte deste projecto. Acho-o excelente e empolgante! Vejo-o mesmo como fundamental para o Sporting ser maior e ganhar o tempo/espaço perdido que tem de atraso em relação aos opositores.

    Parabêns Sporting! Fico à espera da EAS Madeira!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Acrescento ainda..

    A implantação das EAS devia cobrir, não só o território nacional, como também expandir-se além fronteiras, principalmente no continente africano, especialmente claro, nas ex-colónias portuguesas. Aqui está, como muitos dizem, um "diamante bruto" para explorar em termos de futuros futebolistas!

    Seria de uma grande visão e obra conseguirmos implantar escolas EAS neste continente, primeiro que todos. Não só desenvolveríamos melhores conhecimentos, como certamente atrairíamos muitos miúdos nestes países com ainda muita pobreza. Além disso o potencial para a marca Sporting seria único!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Leão Madeirense:
    As EAS já estão em África: 1 em Angola e outra na Africa do Sul.

    Antes de mais quero dar os parabéns à direcção do Solar do Norte pelo empenho a que se têm devotado à instituição que é a embaixada do Sporting na 2ª cidade do País. Jogam à Sporting, ao ataque para ganhar, como nós Sportinguistas gostamos. A merecer uma visita, o carinho e o apoio de todos os que na Invicta e arredores gostam do Sporting. É um bom local para assistir às transmissões dos jogos, para quem não tem a possibilidade de o fazer em casa ou em Casa (Alvalade).

    A II Tertúlia foi um êxito sob o meu ponto de vista. O Pedro Morgado fez uma boa apresentação do projecto, elucidando de forma clara os objectivos que se pretendiam alcançar com esta iniciativa ímpar, defendendo muito bem a sua dama nas questões mais pertinentes que foram colocadas por público que sabia ao que ia.

    Com as EAS há neste momento cerca de 6 mil crianças a vestir a camisola do Sporting com orgulho, lançando as bases que, como o Bruno bem afirma, se tornaria difícil de fazer em tempo de míngua de conquistas desportivas.

    Só para terem uma ideia, no DIA VERDE, que é quando todas as escolas do País se reúnem em Alvalade é o dia de maior facturação da loja Verde, por todos quererem levar uma camisola ou outro artigo alusivo ao Sporting.

    Este ano, quem vive a Norte do País pode ter a honra de saber o que isso é pelos seus próprios olhos, visitando Alcochete, o Museu do Clube no dia 17 de Abril.

    Ver aqui: http://www.solardonorte.org/

    ResponderEliminar
  5. Terei todo o gosto em vos acompanhar dia 17 de abril.

    ResponderEliminar
  6. Queria apenas referir um aspecto que ultimamente me tem deixado preocupada. A estatura dos jogadores preparados nas nossas Escolas é excessivamente mediana. Se repararmos nas equipas estrangeiras com que o Sporting se defrontou este ano, certamente que não passou despercebida a diferença de estaturas especialmente no confronto junto à baliza na marcação de cantos.
    Reparei que Cristiano Ronaldo desenvolveu mosculatura depois de ter partido para Inglaterra o mesmo sucedendo agora com Nani. Está um homem totalmente diferente.
    Concluo que a preparação física dos nossos meninos não chega nem aos calcanhares de uma Academia de Polícia.
    Se fizerem mais encontros deveriam chamar também a atenção dos preparados dos atletas do futuro, sejam eles para alinharem no Sporting ou noutra equipa qualquer para onde emigrem.
    Se acharem descabido esqueçam esta minha observação.
    SL

    ResponderEliminar
  7. Não acho nada descabida a observação da Tite, penso que numa metedologia de treino a componente fisica e deveras importante, mas deve ter a ver com a estatura dos atletas e com a sua fase de crescimento.
    Acabei de ver o jogo do Barcelona com o Arsenal e aqueles baixinhos do meio campo do Barça jogam muito futebol com Messi a fazer 4 golos.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Bruno:

    Muito obrigada por disponibilizares as conclusões da tertúlia a quem não pode estar presente. As EAS constituem um projecto que merece ser acarinhado por tds os sportinguistas.

    Mais uma vez, parabéns ao Solar pelo dinamismo e por (mais uma) esta iniciativa.

    SL!

    ResponderEliminar
  10. Caro Leão Madeirense, a questão da localização geográfica foi uma das que foi colocada, uma vez que as 28 EAS se encontram todas muito perto do litoral. Predominam na zona da Grande Lisboa e no Litoral Norte, estando um pouco longe do interior e não estando nas ilhas. Mas no fundo isso é também um reflexo do país que somos, e que infelizmente se manifesta noutros domínios. Ainda assim, é uma questão que merecerá outra atenção da parte dos responsáveis do projecto.

    Tite, a questão da estatura dos jogadores do Sporting made in Academia é sem dúvida relevante. E basta ver a "evolução" física do Cristiano ou do Nani para ver que é possível apurá-la. Ainda assim, julgo que esse trabalho deve ser feito na Academia - ou seja, a partir dos 14 anos, quando os atletas são efectivamente atletas do Sporting - e não nas EAS.

    Cristiano e LdA, brevemente traremos aqui mais informação acerca da Jornada Leonina de 17 de Abril, no âmbito da qual o Solar e alguns núcleos do Norte do país organizarão uma excursão a Lisboa para visitar a Academia (no "Dia Verde"), o Estádio e o Museu, com visitas guiadas, por um preço que varia entre 35 e 45€.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)