sábado, 17 de abril de 2010

Tiros de pólvora seca


Confesso que não percebi ainda a finalidade do comunicado que o Sporting ontem fez chegar às redacções dos média. Seja pela forma (ai, ai, ai) seja pelo conteúdo, parece-me mais um tiro de pólvora seca. Se este é o 1º vislumbre do que será a nova comunicação do departamento agora conduzido por Nuno Dias direi que - “ to say the least”  - o futuro só pode trazer melhor… Explico-me:

1) O comunicado é inoportuno, uma vez que começa por se referir ao jogo 3 dias após a sua ocorrência. Foram precisas quase 72 horas para dizer “isto”? E, na linha de prevenir para não ter que remediar, não teria sido mais avisado, ao saber-se da nomeação de João Ferreira, ter tomado uma posição clara, quando é do conhecimento público a simpatia que o árbitro goza junto de LFV, do que vir agora lamentar os estragos? (A propósito, quando alguns do costume aqui virem armados em paladinos da verdade, oiçam as gravações e se não tiverem algo de equivalente que implique o Sporting tenham pelo menos decoro).

2) É também pouco claro, preferindo uma linguagem octaviana (p.ex: "passou despercebido a alguns analistas, sabe-se lá porque motivos... Ou melhor, por motivos que todos conhecemos mas que não deixaremos cair no esquecimento.") a um estilo que deveria ser claro e contundente, chamando os” nomes aos bois”. Que sentido faz andar a gastar munições sem apontar ao(s) alvo(s)?

3) O Sporting tem razão quando lamenta a diferença de tratamento que lhe é reservada por largos sectores da comunicação social. Por isso mesmo não se pode expor da forma que o faz neste comunicado, usando expressões que denotam falta de rigor (p.ex: "O Sporting pode até estar longe dos seus objectivos")que mais não são que um tiro pela culatra.

4) De igual modo não se percebe porque se impede os jogadores de falarem. Os modelos, a ter que seguir outro que não o nosso, devem ser copiados nas suas virtudes e extirpados os seus defeitos. Não me parece que um clube moderno, que perceba as virtudes de uma boa comunicação, possa prescindir de visibilidade. Já nos bastam os critérios, que agora se criticam, que nos ignoram sistematicamente, preferindo sempre a controvérsia e esquecendo-se  de assinalar os nossos feitos.  Não deveria a estratégia ser a inversa, visando promover e fortalecer a imagem do clube e a “nossa verdade”? Mais importante que manter os jogadores calados e seguramente silenciar a bufaria.

PS: Hoje decorreu em Alvalade a entrega dos emblemas de prata aos associados que completaram 25 anos de filiação. O “ANortedeAlvalade” orgulha-se de ter como editor um dos que hoje foi agraciado, mais precisamente o Hugo Malcato. Com quase tantos anos de vida como de sócio, o Hugo é um exemplo de dedicação e militância Sportinguista. Um sinal de esperança para um clube que vê as suas fileiras cada vez mais marcadas pela acomodação e indiferença. Parabéns Hugo, é um orgulho enorme, e uma honra ainda maior ter-te connosco!

30 comentários:

  1. Primeiro, pela linguagem usada, dá a sensação de que foi o próprio Costinha quem escreveu a coisa. Pelo que_
    1 - 72 horas depois, porque 72 horas depois continuam os jornalistas a "gozar" e a pôr em dúvida se aquele lance terá prejudicado o Sporting, e esquecendo que foi referida a dualidade de critérios em situações mais ou menos semelhantes em jogos entre os dois clubes, mas para isso já não há tentativas de explicações, a gozar ou a sério.
    2 - Quando ele diz que todos sabemos com que fins, não é não chamar os bois pelos nomes, é reafirmar o que é dito por toda a gente (que não benfiquista, entenda-se) da exaltação que jornais e televisões fazem a tudo o que seja relativo ao benfica e achincalham os adversários.
    3 - OK, o mais correcto seria dizer que o Sporting está arredado dos seus objectivos.
    4 - Os jogadores não falarem contribuirá em muito para acabar com parangonas de frases tiradas do contexto e que, mais uma vez, só prejudicam o Sporting. Se o jornalismo fosse sério...

    Hugo, leão de prata! Que chegues ao de ouro, para seres um daqueles que se sentam lá à frente nas assembleias gerais a dar mais votos do que os Hugos Malcatos de então e eles te azucrinarem a cabeça!... A não ser que até lá se rectifique esta democracia da tanga que se vive no nosso clube e passemos a a uma a sério: 1 sócio = 1 voto! :P
    4 -

    ResponderEliminar
  2. deixem trabalhar quem sabe trabalhar nestes blog e forums é para se falar e respeitar o clube de quem se é e pelos vistos ha aqui muita gentinha que se aproveita de falar mal e dizer que sao de esses clubes de quemn falam quando afinal nao o sao tenham juizo se sao mesmo Sportinguistas respeitem o nosso Sporting e deixem trabalhar quem la esta ja chega a merda de epoca que passamos e ainda a sermos gozados por todos e por tudo agora basta nao é nem nunca foi uma merda de corrupçao social radios, tv, e jornalistas, que pode dizer bem de uns e mal de outros a comunicaçao é publica e sendo assim ela tem que ser parcial com todos e nao é isso que se vê por isso basta de bastardos corruptos e nogentos como os clubes que eles defendem ou voçes que se dizem Sportinguistas acreditam mais nesses merdas da comunicaçao corrupta e nogenta que no vosso proprio clube calem-se e defendam o vosso clube se é que voçes teem mesmo clube vendo a maneira que muitos falam aqui respeitem o nosso Sporting banda de nogentos corruptos

    ResponderEliminar
  3. Discordo deste post...os media, alem de tentarem branquear a entrada do luisão cabeça de giz, ainda deram a entender que arranjamos uma desculpa pelo fraco futebol demosntrado em campo. Por isso achei por bem este comunica. Mas os comunicados tem sempre muitas interpretações, se por acaso, emitissemos um comunicado como referes, antes do jogo a falar sobre o arbitro, e esta é a minha opinião, poderiamos ser acusados de já estarmos a incendiar o derby, e arranjar desculpas antecipadas, caso perdessemos.

    Ao Hugo, um grande abraço, e como sócio, agradeço a tua dedicação e militancia pelo nosso clube.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto o Sporting não tiver uma informação institucional devidamente estruturada, com a SportingTV, com um bom jornal e com um site minimamente decente, os Sportinguistas têm de aturar uma CS nojenta, parcial, tendenciosa e, porque não, corrupta e mercenária.

    Hugo, mais uma vez, parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todos pelos vosso comentários. Como devem entender, foi um dia que significou bastante para mim em que vi "reconhecida" a minha dedicação que fará 27 anos em Setembro deste ano.

    Na verdade devia ter recebido o emblema no ano passado mas falhei a cerimónia pelo que marquei presença na deste ano, sendo assim o sócio mais antigo dos contemplados de hoje.

    É um orgulho ser sportinguista!

    Com tempo, colocarei aqui um relato pessoal sobre o que se passou.

    Saudações Leoninas!

    PS: Ténis de Mesa na final do campeonato nacional. Rumo ao tetracampeonato!

    ResponderEliminar
  6. Parem de criticar pela negativa tudo o que o sporting faz!!!!!!!!!!!!

    Já não há paciência.

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Hugo! Quem tem a sorte de te conhecer sabe que o sportinguismo que vai dentro desse peito é eterno e enorme. E que a generosidade em tudo o que fazes e dizes sobre o clube é tão genuína que impressiona! Muitos parabéns, caríssimo amigo!

    Eu não fui buscar o meu emblema há uns aninhos por duas razões: primeiro porque me seria entregue por Filipe Soares Franco que tinha sido cooptado e eu não reconheço esse modo de se chegar á Presidencia e recusa-me a receber o emblama das mãos de alguém a quem não reconhecia legitimidade para ocupar o lugar. Em segundo lugar porque já me deviam o emblema á uns aninhos e achei uma tremenda falta de respeito só naquela altura se lembrarem disso! A terceira razão é muito minha, mais que um símbolo o que realmente me importa é que estive com o Sporting todos estes anos, paguei sempre as minhas cotas, suportei chuva e sol atras do Clube por puro prazer e sem qualquer sacrificio, nunca me fui embora mesmo quando estava desgostoso com muita coisa e isso é muito mais importante para mim que qualquer simbolo! E por cá continuo hoje, com mais de trinta anos de filiação e certamente socio do Sporting Clube de Portugal até morrer (o que espero que aconteça daqui a bastantes anos)! Mesmo nas horas tristes e amarguradas! Que eu tenho esperança que possam passar porque este Clube merece tudo!

    De qualquer modo, olhando hoje para tras, tenho pena de não ter ido buscar o emblema porque era um objecto que gostava de ter exposto na casa num lugar de honra. Mas...quando tomamos uma decisão, temos de a assumir com todas as suas consequencias. E mesmo quando mais tarde reflectimos sobre o passado e temos restias de arrependimento, só temos de assumir que aquilo foi no que achamos melhor fazer naquela altura! E portanto foi a melhor decisão!

    Quanto ao post, desta vez discordo, caro LdA. Apesar de concordar que a reacção devia ter acontecido mais cedo! Mas é tempo de dar um murro na mesa! Eles precisam de nós também e se lhes secarmos a fonte, eles vão pensar duas vezes! Sendo verdade que também precisamos deles, porque não podemos ficar no esquecimento! Mas na minha opinião esse risco não existe, porque eles não sobrevivem só com o Sport Mafiosos de Carnide (confesso que até há uns tempos atras embirrava com este tipo de tratamento aos adversarios, mas nos ultimos tempos comecei a encarar esta instituição não como adversaria, mas como um inimigo traiçoeiro e cobarde)!

    ResponderEliminar
  8. JG

    Informa-te porque penso que haverá um registo dos sócios que receberam (ou foram levantar na secretaria), ou não, os seus emblemas, pelo que poderá ser possivel obteres aquele a que tens direito.

    ResponderEliminar
  9. JG:
    Não podemos concordar sempre! Creio no entanto que a critica que faço merece pelo menos reflexão, ao contrário do que alguns comentários aqui deixados querem fazer supor.

    Repara que não critico tomadas de posição mais fortes, antes pelo contrário. Defendo é que elas devem ser feitas com sentido de oportunidade, objectivas e também mais incisivas, sem receios de utilizar uma linguagem clara, apontando os alvos certos.

    ResponderEliminar
  10. Hugo;

    Com apenas 16 anos de sócio sou um teenager ao pé de ti. Invertem-se um pc os papeis e, neste caso, o 'caçula' sou eu... ;)

    De qlq forma reitero os parabéns pelo emblema que tão justamente recebeste.

    Qt ao post: é altura de assumirmos a guerra que, é bom perceber, nos foi declarada pelos nojentos dos media desportivos. Não foi o SCP que a comprou, mas há que encará-la e ripostar sem medos. Precisamos deles para quê? Se em cada 10 noticias, 9 são para nos denegrir e/ou exaltar adversários? PQP os rascords, as bolhas os correios das manhas, os locutores merdosos de algumas rádios e os palermas da tv que de tanto disparate debitam durante as transmissões dos jogos que até dão pena, qd não provocam mesmo enormes gargalhadas (umas de desprezo, outras das tamanhas palermices ditas).
    Este comunicado da SAD do SCP está longe de ser perfeito, poderia, sim, ser mais incisivo, mas é um começo. Espero que seja uma espécie de pontapé de saída para desmascarar os jornaleiros, paineleiros e restantes ‘fazedores de opinião sp q estes cometam apreciações arbitrárias com o SCP.

    Como diz o 8 dêem-nos uma SportingTv, um jornal e um site decentes para nos informar sobre o quotidiano do SCP (futebol profissional, formação, modalidades e restantes assuntos relacionados com o nosso gde clube) que conjuntamente com os foruns e blogosfera, bastam bem para nos entretermos e estarmos devidamente informados sobre a vida do SCP.

    Os media não fazem promoção do Sporting. Neste momento, se repararem fazem exactamente o oposto e só contribuem para afastar os seus sócios e adeptos do clube e afastar a adopção de eventuais adeptos novos. Teremos que ser nós, e o clube a fazer essa promoção/angariação de forma a aumentar a nossa base de apoio. Se estamos à espera que sejam as tvi's, as sic's as RR os rascord e o jornal oficioso do slbosta (a bolha) estamos bem lixados... LdA: fica apenas um exemplo: que cobertura foi dada nos jornais ou nas tv’s sobre a ivasão de Madrid? E se a capital espanhola fosse invadida por coquichas porcas, alguém duvida que o tratamento seria diametralmente oposto?

    O JG tem toda a razão qd defende num post recentemente publicado no seu ‘Rugido’ que temos de encetar essa luta contra a comunicação social. Luta essa que já deveria ter avançado há mt mais tempo atrás.se tivesse existido tomates para isso… (ver: http://rugidoleonino.blogspot.com/2010/04/o-corporativismo.html)

    Num comentário recente (julgo que do PLF) na ‘Bancada Nova’ li que não custaria mt ao SCP ter alguém, devidamente capacitado, para expor e desmontar as contradições, as flagrantes diferenças de tratamento, as dualidades de critério nas análises que se fazem, os disparates e todas as demais situações injustas que quotidianamente vão sendo publicados na imprensa e prejudicam a imagem do Sporting. Urge ridicularizar e desacreditar tal imprensa. Costuma-se dizer que ‘amor com amor se paga’.


    Já agora uma pequena opinião sobre Costinha ( que não pude emitir no post anterior). Até agora tenho gostado do seu comportamento e da sua atitude em defesa quer do grupo de trabalho, quer do clube que representa. Ng é perfeito e ele terá tido alguns pequenos erros, mas que não têm manchado a sua actuação.No geral tem estado mt bem. Claro que já existe malta a querer meter veneno, afirmando que é o moço de mão de Jorge Mendes… Até agora apenas o vi defender os interesses do clube e não os de nenhum empresário de futebol. Acredito que se manterá assim, até pq, convém lembrar, existe alguém acima dele que terá que tomar sp a ultima decisão em td o que respeita o futebol do SCP!

    SL!

    ResponderEliminar
  11. O Sporting está a morrer.Não compreendo como os Sportinguistas defendem o JEB e o Costinha.Se continuarem assim , com esta politica tres anos e não existe Sporting.Mas para as pseudo cabeças brilhantes que cometam neste blog esta é a politica que desejam depois quando o Sporting não tiver ninguém como sócio não se esqueçam que a culpa é vossa por terem apoiado estes dirigentes.Continuem assim quem em breve estaremos num abismo irreversivel.

    Sportinguistamaisquepreocupado

    ResponderEliminar
  12. O Homem das verdades (Sócio do Sporting à 23 anos)

    O Sporting neste momento é o Porto C da primeira divisão Portuguesa.Futebol cube do Porto, Olhanemse(Porto B) e Sporting (Porto C).A culpa é dos arbitros.Não é de quem comprou Grimis,Caneiras,Angulos,Caicedos,Mexeres,Postiga,Pongoles, ou muito me engano mas vai ser mais um merdas que devia pagar para jogar no Sporting e nao o contrario.Bem espero tar errado.Mas a culpa é dos Jornalistas que dizem que estes jogadores não tem qualidade para serem do Sporting.Sá Pinto briga com Liedson.Izmailov quase que leva uns tabefes do Costinha mas a culpa é dos Jornalistas lol e dos arbitros que deviam ter dito ao Sá que agressão dá lugar a vermelho.lol.Depois no Jogo contra o nosso maior adversario Benfica a culpa é do arbitro, mas não vimos as entradas do Moutinho,Veloso(esses sim vermelhos indiscutiveis),Carriço(Amarelo alaranjado) , mas a culpa é do arbitro.lol e claro dos jornalistas que dizem que existe um penalty de Grimi sob o Cardoso e que as entradas de Moutinho e Veloso eram para expulsão, mas a culpa é do arbitro lol.Nunca é da equipa, do treinador,do diretor desportivo ou do Presidente é dos jornalistas lol.Como o Sporting neste momento é um clube da imitação barata colocamos os jogadores com uma rolha na boca.Não podem falar.lol.Quem devia parar de falar era JEB.O Homem agora virou Hitler ou Salazar.Voltamos ao tempo em que as pessoas não podem escolher.Não podem pensar.Porque uma Sportinguista deve " matar " , " bater ", maltratar o filho ou e claro não pode casar com um Benfiquista.lol.Ela ama essa pessoa mas como é do Benfica é deserdada.lol.Mas se for do Porto ou da Académica já pode.lol.Nos próximos tempos vamos ver JEB é do Benfica nao casas.Tens de casar com o Albano.É Portista e de boas familias.lol.Que tristeza chegou o Sporting e nada se faz.Depois a culpa é dos jornalistas que comentam o ridiculo a que chegou o Sporting.lol.Costinha quando estava no Porto disse raios e curiscos do Sporting.Agora é o exemplo de Sportinguista a seguir.lol.Eu quando tiver um filho prefiro que ele seja de outro clube que nao o Sporting porque os valores deste clube estao esquecidos.Somos o gozo de todos.Com estes dirigentes estavamos à espera de milagres.lol.Mas atenção estarmos a 26 pontos do primeiro a 20 do segundo(que tem mais orçamento que nós não tem??upss tem um terço do orçamento do Sporting e ta em segundo.lol) a 15 do Terceiro, não é culpa de falta de qualidade da equipa e das escolhas do JEB não é dos jornalistas e claro dos arbitros.lol

    ResponderEliminar
  13. Homem das verdades disseste tudo.Já pensaste escrever no anortedealvalade???Que dizes LDA?


    Sportinguista dos Bons

    ResponderEliminar
  14. Vou dizer isto straightforward:
    Ultimamente as zonas de comentários deste blogue andam uma merda.

    Considerem seriamente começar a eliminar comentários de benfiquistas: os que se assumem e os que assinam "sportinguistas". Isto às tantas parecerá mais uma caixa de comentários do Record online do que outra coisa qualquer, o que é uma pena.

    ResponderEliminar
  15. Estive a ler atentamente o comunicado e acho que faz sentido. Porventura este comunicado sai 72h depois porque terá sido este o tempo necessário para avaliar o reflexo das declarações do Costinha no fim do jogo. A linguagem do comunicado não me escandaliza. Nem mesmo quando se diz "O Sporting pode até estar longe dos seus objectivos.", pois logo a seguir, e que considero ser mais importante evidenciar, é referido "E cá estaremos nós para fazer a devida introspecção".

    Mesmo as decisões de blindar o balneário e utilizar os nossos canais de comunicação era exactamente o que eu faria se fosse o Costinha. Aprecio também os avisos lançados à Comunicação Social.

    Que sirvam para alguma coisa estas últimas semanas do campeonato e se aproveite para até cometer erros. Só assim se aprende.

    ResponderEliminar
  16. MHumberto:

    Não faz muito sentido na minha óptica estar a apagar comentários, por mais ridículos que sejam, como é o caso dos que se podem ver acima, mesmo tendo em conta que o blog sai penalizado por isso. Este blogue tem merecido cada vez maior procura e isso, parafraseando Jaime Pacheco (podia ser o Jesus...) "é uma faca de 2 legumes".

    A questão é que, por razões que não consigo descortinar, de alguns tempos para cá, os benfiquistas preferem comentar neste e noutros blogues Sportinguistas, deixando um rasto normalmente nauseabundo à sua passagem.

    Apagar um comentário num blogue é quase como usar uma bomba atómica e por isso deve ser reservada para situações excepcionais. Apesar do mau cheiro que por aqui fica, esses comentários são também testemunho que há uma grande diferença entre nós e penalizam sobretudo quem os faz.

    Julgo que nos próximos tempos esta situação repetir-se-à até que o destino normal se cumpra, voltando ao seu devido lugar depois de perdida a arrogância.

    Só vejo um remédio: ignorá-los, comentando os posts pelo interesse que os seus assuntos suscitem ou não. Cabe aos nossos leitores a decisão. Por melhores que sejam os posts de um blogue, o papel dos que comentam é absolutamente decisivo.

    ResponderEliminar
  17. Caro LdA, obviamente não podemos concordar sempre e na minha opinião a discordancia é saudavel quando exprimida com respeito. O facto de discordar com o post não quer dizer que não concorde com algumas das suas passagens, como ppor exemplo a do ponto 2) que tu realças e bem mais uma vez no teu comentário mais acima.

    Caro 8, obrigado pela dica e vou-me informar sobre isso, porque se for possivel gostava de recuperar o emblema!

    ResponderEliminar
  18. Leão de Alvalade é mais Sportinguista que eu.Acho que não.Ou é simpatizante de Salazar?No séc XXI os Sportinguistas não tem direito a dar a sua opiniao?Somos diferentes.A ridicularizar comentarios de Sportinguistas que como nao tem a sua opiniao sao de outros clubes é por isso e muito mais que o Sporting infelizmente está como está.Já como o Sportiguistasmaisquepreocupado assim o clube esta a morrer e a culpa é nossa.É sua é de todos que apladem o que se esta a fazer e nao aceitam criticas e opinioes diferentes.Acho que Portugal ainda é um país livres.Ou estarei errado?


    Manuel Oliveira

    ResponderEliminar
  19. Compreendo isso: és uma pessoa bem formada.
    Espero que tenhas razão quanto ao ser temporário e espero que quem leia tudo isto consiga instintivamente perceber que por exemplo os badamecos que postaram 4 e 5 posts para cima não são sportinguistas.

    ResponderEliminar
  20. Estive a ler atentamente todos os comentários ao post e infelizmente faz todo o sentido o que o " Homem das verdades " diz.O nosso Sporting embalado pelo mau futebol que tem apresentado não só nesta época(esta a classificação diz tudo) tem tentado mandar poeira para os olhos dos adeptos e sócios do Sporting com as desculpas dos arbitros e dos jornalistas.Equecendo-se que a qualidade dos jogadores e da equipa mostra-se na classificação do Campeonato.Todos os clubes e os três grandes nesse aspecto deviam ter vergonha são prejudicados sendo claramenete favorecidos os três grandes em prejuizo dos demais.Ou pensam que nenhuma equipa tem queixas de arbitragens?Deixem-se de queixises e tratem de ajudar o clube a preparar a próxima época com pés e cabeça e não é a desvalorizar activos como o Izmailov que estamos no Bom caminho.Primeiro temos de fazer uma analise cuidada do que falhou é só depois disso falar de arbitros.Mas atenção falar quando somos prejudicados e quando somos favorecidos o que tb aconteceu nesta epoca.Só assim teremos espirito para falar quando somos prejudicados dando o exemplo de desportivismo e fair play.Antes davamos as desculpas do orçamento ser menor o que é verdade , mas como o Sporting de Braga tem um orçamento muito mais pequeno viramo-nos para os jornalistas.Infelizmente com este rumo traçado tenho medo que o Sporting seja um Belenenses ou um Porto nao C mas F.Abram a pestana.


    Pinto Felix

    ResponderEliminar
  21. O rapaz realmente é desocupado. Depois chocam-se e choram, quando naturalmente se associa o benfiquismo a uma espécie de atrofia da mente e comportamento.
    Deve ser terrível para alguns benfiquistas, ter de conviver com a grande maioria dos seus semelhantes ...

    ResponderEliminar
  22. O Homem das Verdades

    Caro MHumberto se for Segunda a Alvalade ver o jogo da nossa equipa terei todo o gosto de mostrar-lhe pessoalmente o meu cartão de sócio do Sporting clube de Portugal.Em relação ao Senhor Leão de Alvalade gostaria de perguntar se não sabe o que escreve?Em seguida queria perguntar se estava a referir-se a mim quando no seu comentário escreve minha opinioes ridiculas?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  23. Vocês nunca viram foi o LdA a criticar a sério :)

    Ao comunicado só lhe falta, o enumerar de todos os lances de que o Sporting se queixa, que nem de perto nem de longe é unicamente o de Luisão, que também não é nem o mais grave nem o com eventual maior influência no resultado.

    E já que estavam com a mão na massa, perguntar qual a razão de uma arbitragem de tão mau nivel só merecer critica de um lado? Será que ao nosso adversário interessa que o nivel das arbitragens sejam maus? Será isso ser, pela "verdade desportiva"? Os "Paladinos escarlate" são mudos quando o resultado final lhes convem? Ou querem realmente acabar com o sistema? E que não se vê qualquer proposta daqueles lados nesse sentido, só uma dança de cadeiras com os Corruptos.

    ResponderEliminar
  24. Humberto simpatizantes como tu o Sporting despensa!!Nunca mais digas que és do Sporting.Só envergonhas os verdadeiros Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  25. LGM Parabéns.Não sou o único Sportinguista com olhos.O nosso problema é que só nos queixamos quando somos prejudicados, quando somos beneficiados ficamos caladinhos que nem ratos.Temos de mudar isso.Gostei da tua opiniao.Mas olha que assim vais ser aqui criticado por nao seres do Sporting.Prepara-te

    Luis Pedro

    ResponderEliminar
  26. Ao menos separa as frases com espaços, idiota. Depois vai comprar uma gramática e guarda-a na despensa do teu pequenino cérebro, tenho a certeza que cabe e ainda sobra espaço para dar e vender ...

    ResponderEliminar
  27. Manuel Oliveira:
    Longe de mim querer dar lições de Sportinguismo a quem quer que seja. Aconselho a ler o que aqui tenho escrito para o perceber.

    ResponderEliminar
  28. A olhar para as bancadas o "clube que está para acabar", pelo menos em futsal é capaz de ter o futuro garantido.

    5-3, para já.

    ResponderEliminar
  29. Futsal:

    Sporting impõe primeira derrota ao Belém.


    A perder ao intervalo por 1 - 3 o SCP dá a volta numa excelente segunda parte e vence, em Loures, por 5 -3.

    SCP, Sempre!

    ResponderEliminar
  30. Quem não concorda com os posts é "caracterizado" como lampião?!


    MHumberto ganha vergonha na cara.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)