terça-feira, 20 de abril de 2010

O submarino verde e branco



Os submarinos são máquinas admiráveis, representam uma das mais requintadas armas de guerra ou de pesquisa científica. A tripulação de um navio e particularmente de um submarino vive sob a chefia de um comandante que normalmente o cinema nos retrata como um tirano, mas que, normalmente, se trata apenas de alguém competente ao comando de uma equipa altamente treinada e profissional.

No interior de um submarino, todo e qualquer pormenor que esteja desalinhado da ordem global que faz aquela máquina de Verne navegar e sobreviver num meio adverso, deve ser motivo de correcção imediata e sanção sobre o marinheiro displicente. O erro, se descurado, medra por toda a embarcação colocando em risco navio e tripulação.

A sala de comando tem a simplicidade que a foto retrata, cada mostrador, cada roldana, cada botão tem como função transmitir ao comandante o retrato exacto do seu desempenho e é o seu saber que lhe permite aferir qual o momento certo para corrigir um nível, acertar uma pressão, virar 10 graus, subir ou descer o periscópio e assim manter o equilíbrio instável em que tem de navegar e atacar os inimigos.

A intenção deste preâmbulo é enfatizar a importância do comandante no funcionamento de estruturas altamente profissionais.

Dito isto, dou a minha opinião sobre o treinador Paulo Sérgio, seria um treinador que eu contrataria pelo período de seis meses, eventualmente com mais um ano de opção, para poder terminar a época de forma mais ou menos condigna após o despedimento do treinador com quem tinha preparado toda a época e em cujo trabalho acreditava piamente.

Deste modo ganharia tempo e tranquilidade para analisar erros e apostar decisivamente no bom rumo da minha nau garantindo o concurso do melhor comandante que conseguisse identificar.

Agora que já sabem a minha opinião, partilho convosco uma informação. Ouvi dizer que o próximo treinador do Sporting é o Paulo Sérgio.

Ah, hum, pois, força Paulo Sérgio. Viva o Sporting.

15 comentários:

  1. Enquanto não vir o comunicado à CMVM recuso-me a acreditar. E se ele vier também!

    ResponderEliminar
  2. http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR27980.pdf

    ResponderEliminar
  3. um gajo que foi forcado vais agora ser 'enforcado'

    http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&mul_id=13139645&v_sort=1&v_order=DTENTRADA&tipo_conteudo=&tipo=2&id_conteudo=&referer=1&query=&pagina=1

    ResponderEliminar
  4. Bem, já á uns tempos que vinha a dizer que para ir buscar o pseudo-treinador Villas Boas então era preferível ir buscar o Paulo Sergio que pegou num Guimarães no fundo do poço e levou-o até um lugar europeu praticando um futebol interessante e atacante.

    Mas a questão aqui é saber se este tipo de treinadores, jovens e inexperientes, serão nesta altura a melhor escolha para o Sporting...na minha opinião não.
    Mesmo correndo o risco, era preferível ir buscar um treinador estrangeiro, experiente e com títulos á mistura que lhe desse alguma segurança na chegada a Alvalade.

    Cada vez me convenço mais que enquanto Bettencourt por lá continuar, nada iremos ganhar…

    VERGONHA!!!!!


    SL

    ResponderEliminar
  5. Não quero ser demasiado céptico e também não conheço ao pormenor o currículo do Paulo Sérgio. Tenho relativa boa impressão quanto ao trabalho realizado esta época no Guimarães e tenho a ideia que sob o seu comando, Olhanense, Santa Clara e Beira-Mar foram clubes que lutaram pela subida de divisão.

    Portanto, são legítimas as dúvidas quanto à verdadeira valia deste treinador ao leme de um clube como o Sporting Clube de Portugal.

    De qualquer das formas, lanço um apelo: Não o "queimemos" à partida!

    SL

    ResponderEliminar
  6. o Paulo Sergio que pegou num Guimarães no fundo do poço e levou-o até um lugar europeu praticando um futebol interessante e atacante.


    Se foi este o critério que presidiu à escolha então o Ulisses Morais também podia ser o treinador do Sporting, que pegou no Paços de Ferreira do Paulo Sérgio também servia. Ou o Vidigal, ou muitos outros por esse mundo fora.

    É que não consigo perceber que critério está por detrás desta aquisição.

    ResponderEliminar
  7. Olhanense não subiu, Santa Clara não subiu, Beira-Mar não subiu, Paços de Ferreira está a 4 pontos do Guimarães e Guimarães.

    Se isto recomenda a sua contratação qualquer um pode ser treinador do Sporting ou quase.

    A falta de visão pode ser minha, mas em vez de visionária esta aquisição parece-me antes uma loucura.

    Obviamente espero estar enganado e ser ridicularizado porque posso melhor com isso do que com o caminho que o Sporting leva.

    ResponderEliminar
  8. Boas,

    Tal como Hugo Malcato diz, vamos dar a oportunidade ao Paulo Sérgio para demonstrar o que vale.

    Nunca seria a minha primeira opção, possivelmente nem a segunda, nem terceira...(este filme parece que já o vi com o Carvalhal esta época), mas agora já está escolhido e é com ele que contamos para devolver o Sporting ao lugar que merece.

    Espero agora pelos reforços pois esses mais que nunca são essenciais para podermos lutar pelo título.

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  9. O que me faz realmente impressão é o pouco que é necessário para continuar a enganar os parvos...

    Pronto já está, agora é apoiar este e fazer força para que dê certo!

    Pá comigo não contam!!!

    ResponderEliminar
  10. u acho que cá dentro dificilmente haveria melhores opções.
    Acho que é muito cedo para Vilas Boas (o que é que mostrou este homem até agora aos seus 32 anos?), e não quero ter tripeiros em Alvalade ( Domingos ou Jorge Costa).

    Mas claro, ainda assim teria apostado num treinador tipo Ernesto Valverde ou arriscado um pouco mais para ir a um Rikaard ou coisa parecida.
    Mas isto não é o CM, e já há muitos anos que não vemos um treinador de renome em Portugal.
    E por algo será,não!?

    ResponderEliminar
  11. LMGM

    Agora é que eu percebo! Submarinos…

    Paulo Sérgio também vai ter Comissão na Assembleia da República?

    Ou será apenas por ser lampião? Quantos lampiões foram nossos empregados (atletas e treinadores) e o pessoal venera?

    A partir de 10 de Maio Paulo Sérgio passará a ser o MELHOR TREINADOR DO MUNDO: é o treinador do Sporting.

    ResponderEliminar
  12. 8, em relação a profissionais contratados para desempenhar uma função específica estou-me nas tintas para a sua preferência clubistica enquanto adepto.

    De certeza que Paulo Sérgio não vem para o Sporting para ser dirigente, eu cultivar o Sportinguismo, vem para treinar e ser campeão.

    As minhas preferências já as tinha dito aqui e noutros espaços, nacional Domingos, ou procurar no mercado internacional, McLaren, Bilic, mercado brasileiro, etc., para mim era importante não ser nacional por motivos em nada relacionados com a qualidade de treino. Estas opiniões agora não interessam para nada.

    Paulo Sérgio, na minha opinião tem qualidade, como Carvalhal, para lhe ser dada uma oportunidade numa situação de risco e esperar ser surpreendido pela qualidade do seu trabalho. Como disse no post eu contratava-o, outros existem que nem essa oportunidade lhes dava.

    Não sabemos tudo o que levou a esta opção, se houve condicionantes e quais foram, a realidade para o bem e para o mal, normalmente, supera as expectativas.

    A realidade é Paulo Sérgio?

    Força Paulo Sérgio, vais levar comigo na bancada para te aplaudir e avaliar, e caso seja para te criticar é nesse lugar que gosto de estar, presente e junto dos meus, ganhe ou perca, com o treinador A ou B, com um presidente gigante, cabeludo, careca ou com bigodes.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. "O Comandante vermelho"


    SINOPSE: O filme mostra a história do comandante Paulo Sérgio no comando de um submarino nuclear, de seu nome SCP2010/11, que utiliza tecnologia de propulsão (lagarta) completamente nova e quase indetectável pelo fato de não causar o turbilhão que causam os sistemas com hélices.

    A ver vamos... numa sala (do Alvaláxia) perto de si...

    Perguntam-se os espectadores (sportinguistas):

    E o fim? Feliz? Regular? Miserável? Já estou comó outro: 'prognósticos só no fim do jogo...'

    SL!

    Ah! Bela metáfora, LMGM!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (5) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)