O submarino verde e branco
Os submarinos são máquinas admiráveis, representam uma das mais requintadas armas de guerra ou de pesquisa científica. A tripulação de um navio e particularmente de um submarino vive sob a chefia de um comandante que normalmente o cinema nos retrata como um tirano, mas que, normalmente, se trata apenas de alguém competente ao comando de uma equipa altamente treinada e profissional.
No interior de um submarino, todo e qualquer pormenor que esteja desalinhado da ordem global que faz aquela máquina de Verne navegar e sobreviver num meio adverso, deve ser motivo de correcção imediata e sanção sobre o marinheiro displicente. O erro, se descurado, medra por toda a embarcação colocando em risco navio e tripulação.
A sala de comando tem a simplicidade que a foto retrata, cada mostrador, cada roldana, cada botão tem como função transmitir ao comandante o retrato exacto do seu desempenho e é o seu saber que lhe permite aferir qual o momento certo para corrigir um nível, acertar uma pressão, virar 10 graus, subir ou descer o periscópio e assim manter o equilíbrio instável em que tem de navegar e atacar os inimigos.
A intenção deste preâmbulo é enfatizar a importância do comandante no funcionamento de estruturas altamente profissionais.
Dito isto, dou a minha opinião sobre o treinador Paulo Sérgio, seria um treinador que eu contrataria pelo período de seis meses, eventualmente com mais um ano de opção, para poder terminar a época de forma mais ou menos condigna após o despedimento do treinador com quem tinha preparado toda a época e em cujo trabalho acreditava piamente.
Deste modo ganharia tempo e tranquilidade para analisar erros e apostar decisivamente no bom rumo da minha nau garantindo o concurso do melhor comandante que conseguisse identificar.
Agora que já sabem a minha opinião, partilho convosco uma informação. Ouvi dizer que o próximo treinador do Sporting é o Paulo Sérgio.
Ah, hum, pois, força Paulo Sérgio. Viva o Sporting.
Enquanto não vir o comunicado à CMVM recuso-me a acreditar. E se ele vier também!
ResponderEliminarhttp://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR27980.pdf
ResponderEliminarFdx, fdx..... fdx....
ResponderEliminarum gajo que foi forcado vais agora ser 'enforcado'
ResponderEliminarhttp://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&mul_id=13139645&v_sort=1&v_order=DTENTRADA&tipo_conteudo=&tipo=2&id_conteudo=&referer=1&query=&pagina=1
Bem, já á uns tempos que vinha a dizer que para ir buscar o pseudo-treinador Villas Boas então era preferível ir buscar o Paulo Sergio que pegou num Guimarães no fundo do poço e levou-o até um lugar europeu praticando um futebol interessante e atacante.
ResponderEliminarMas a questão aqui é saber se este tipo de treinadores, jovens e inexperientes, serão nesta altura a melhor escolha para o Sporting...na minha opinião não.
Mesmo correndo o risco, era preferível ir buscar um treinador estrangeiro, experiente e com títulos á mistura que lhe desse alguma segurança na chegada a Alvalade.
Cada vez me convenço mais que enquanto Bettencourt por lá continuar, nada iremos ganhar…
VERGONHA!!!!!
SL
Não quero ser demasiado céptico e também não conheço ao pormenor o currículo do Paulo Sérgio. Tenho relativa boa impressão quanto ao trabalho realizado esta época no Guimarães e tenho a ideia que sob o seu comando, Olhanense, Santa Clara e Beira-Mar foram clubes que lutaram pela subida de divisão.
ResponderEliminarPortanto, são legítimas as dúvidas quanto à verdadeira valia deste treinador ao leme de um clube como o Sporting Clube de Portugal.
De qualquer das formas, lanço um apelo: Não o "queimemos" à partida!
SL
o Paulo Sergio que pegou num Guimarães no fundo do poço e levou-o até um lugar europeu praticando um futebol interessante e atacante.
ResponderEliminarSe foi este o critério que presidiu à escolha então o Ulisses Morais também podia ser o treinador do Sporting, que pegou no Paços de Ferreira do Paulo Sérgio também servia. Ou o Vidigal, ou muitos outros por esse mundo fora.
É que não consigo perceber que critério está por detrás desta aquisição.
Olhanense não subiu, Santa Clara não subiu, Beira-Mar não subiu, Paços de Ferreira está a 4 pontos do Guimarães e Guimarães.
ResponderEliminarSe isto recomenda a sua contratação qualquer um pode ser treinador do Sporting ou quase.
A falta de visão pode ser minha, mas em vez de visionária esta aquisição parece-me antes uma loucura.
Obviamente espero estar enganado e ser ridicularizado porque posso melhor com isso do que com o caminho que o Sporting leva.
Boas,
ResponderEliminarTal como Hugo Malcato diz, vamos dar a oportunidade ao Paulo Sérgio para demonstrar o que vale.
Nunca seria a minha primeira opção, possivelmente nem a segunda, nem terceira...(este filme parece que já o vi com o Carvalhal esta época), mas agora já está escolhido e é com ele que contamos para devolver o Sporting ao lugar que merece.
Espero agora pelos reforços pois esses mais que nunca são essenciais para podermos lutar pelo título.
Saudações Leoninas!
O que me faz realmente impressão é o pouco que é necessário para continuar a enganar os parvos...
ResponderEliminarPronto já está, agora é apoiar este e fazer força para que dê certo!
Pá comigo não contam!!!
u acho que cá dentro dificilmente haveria melhores opções.
ResponderEliminarAcho que é muito cedo para Vilas Boas (o que é que mostrou este homem até agora aos seus 32 anos?), e não quero ter tripeiros em Alvalade ( Domingos ou Jorge Costa).
Mas claro, ainda assim teria apostado num treinador tipo Ernesto Valverde ou arriscado um pouco mais para ir a um Rikaard ou coisa parecida.
Mas isto não é o CM, e já há muitos anos que não vemos um treinador de renome em Portugal.
E por algo será,não!?
LMGM
ResponderEliminarAgora é que eu percebo! Submarinos…
Paulo Sérgio também vai ter Comissão na Assembleia da República?
Ou será apenas por ser lampião? Quantos lampiões foram nossos empregados (atletas e treinadores) e o pessoal venera?
A partir de 10 de Maio Paulo Sérgio passará a ser o MELHOR TREINADOR DO MUNDO: é o treinador do Sporting.
8, em relação a profissionais contratados para desempenhar uma função específica estou-me nas tintas para a sua preferência clubistica enquanto adepto.
ResponderEliminarDe certeza que Paulo Sérgio não vem para o Sporting para ser dirigente, eu cultivar o Sportinguismo, vem para treinar e ser campeão.
As minhas preferências já as tinha dito aqui e noutros espaços, nacional Domingos, ou procurar no mercado internacional, McLaren, Bilic, mercado brasileiro, etc., para mim era importante não ser nacional por motivos em nada relacionados com a qualidade de treino. Estas opiniões agora não interessam para nada.
Paulo Sérgio, na minha opinião tem qualidade, como Carvalhal, para lhe ser dada uma oportunidade numa situação de risco e esperar ser surpreendido pela qualidade do seu trabalho. Como disse no post eu contratava-o, outros existem que nem essa oportunidade lhes dava.
Não sabemos tudo o que levou a esta opção, se houve condicionantes e quais foram, a realidade para o bem e para o mal, normalmente, supera as expectativas.
A realidade é Paulo Sérgio?
Força Paulo Sérgio, vais levar comigo na bancada para te aplaudir e avaliar, e caso seja para te criticar é nesse lugar que gosto de estar, presente e junto dos meus, ganhe ou perca, com o treinador A ou B, com um presidente gigante, cabeludo, careca ou com bigodes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar"O Comandante vermelho"
ResponderEliminarSINOPSE: O filme mostra a história do comandante Paulo Sérgio no comando de um submarino nuclear, de seu nome SCP2010/11, que utiliza tecnologia de propulsão (lagarta) completamente nova e quase indetectável pelo fato de não causar o turbilhão que causam os sistemas com hélices.
A ver vamos... numa sala (do Alvaláxia) perto de si...
Perguntam-se os espectadores (sportinguistas):
E o fim? Feliz? Regular? Miserável? Já estou comó outro: 'prognósticos só no fim do jogo...'
SL!
Ah! Bela metáfora, LMGM!