quarta-feira, 7 de abril de 2010

Algu(e)m há de ser


Provavelmente os sites de apostas vão abrir uma secção própria nas suas páginas dedicada às alternativas para próximo treinador do Sporting.

Tenho uma preferência pessoal mas se calhar não faz qualquer sentido e como para já o treinador ainda é Carlos Carvalhal, não vou entrar em jogos pretendidos pela imprensa.

Os jornais que falem dos nomes e já há muitos em cima da mesa:

Portugueses

Manuel José

Manuel Cajuda

Manuel Machado

Manuel Fernandes

Paulo Sérgio

Domingos Paciência

Estrangeiros

Jean Tigana

Paul Le Guen

Gerard Houlier

Co Adriaanse

Luiz Felipe Scolari

Zico

Lazlo Boloni

Bern Schuster

Michael Laudrup

Juande Ramos


Alguém e algum destes há de ser... mas até Maio outros tantos hão de aparecer.

EM FRENTE SPORTING!

28 comentários:

  1. Deixaram cair amelhor opção pela segunda vez..Agora a lista é isto.

    Enfim..palhaçada!

    Cromo dos òculos na cbeça..

    ResponderEliminar
  2. Hugo:
    Se alguma coisa resulta muito claro é que o comunicado emitido deixou evidente que baralhou os adeptos mas sobretudo os média. Quem lê a imprensa desportiva de hoje percebe que nas redacções ficou tudo muito às escuras, sem perceber muito bem como interpretar o sucedido. Senão vejamos:

    Record:
    " Costinha prefere um treinador estrangeiro, mais concretamente da escola francesa ou holandesa. Neste contexto, Paul le Guen, Jean Tigana, Gerard Houllier ou Co Adriaanse ganham vantagem; por seu turno, Bettencourt dá primazia à contratação de um técnico português."


    Pensar que Costinha e Bettencourt se degladiam para impor uma visão pessoal sobre o que deve ser o futuro treinador do Sporting é no mínimo delirante. JEB não contratou Costinha para isso, mas para o contrário. Com todas as virtudes e defeitos que se apontem a JEB, não acredito que se possa estar a trabalhar de outra forma.

    OJogo:(insiste mais ou menos na mesma teoria e acrescenta:)
    "André Villas-Boas, sabe O JOGO, não apreciou particularmente que tivesse sido revelado um acordo que deveria ter permanecido no segredo dos deuses; ficou insatisfeito com a forma como foi conduzido o caso Izmailov; não foi tido nem achado na contratação de Nuno Dias como novo director de comunicação do Sporting"


    Isto é ainda um pouco mais delirante. Partindo do principio que Villas Boas rasgou o acordo, ninguém refere que o mesmo teria cláusula de rescisão, e se esta foi paga ou perdoada, sinal de que conhecem com pouca profundidade o que estão a tratar. Mas o mais interessante seria a posição do futuro treinador sobre a comunicação do clube e sobre o caso Izmailov, em que os interesses do clube foram defendidos. A seguir vão dizer o quê, que o AVB não gosta do plano de reestruturação ou do equipamento alternativo? Além disso o nome de Paulo Sérgio é atirado para a confusão. Não acredito que JEB prescindisse de CC para ir buscar Paulo Sérgio. Enfim...

    ABola:
    "A opção pela contratação de Domingos Paciência ganhou força nos últimos dias. Não é, porém, um reflexo da decisão de não se ter avançado para negociações com a Académica e com Villas Boas, que era o candidato favorito até anteontem. Desde Janeiro e, sobretudo, Fevereiro que essa hipótese está a ser considerada."


    A isto chama-se tentar colar com cuspe, atirar barro á parede, etc.

    ResponderEliminar
  3. Amigo LdA, sem tirar nem pôr!

    Não consigo "dormir" descansado quanto a este tema e estou naturalmente na expectativa quanto ao "juízo final".

    A escolha do próximo treinador até poderá ser um tiro ao lado, mas não é por isso que acho que o Sporting até está a trabalhar "bem" (é sempre relativo obviamente) quanto a este assunto, nomeadamente ao confundir a comunicação social que tanto tem lançado em destabilização ao Sporting.

    Os sinais que chegam da imprensa demonstram um sem fim de tiros para o ar e em algum lado irão acertar.

    ResponderEliminar
  4. LdA, Hugo,

    A mim, preocupam-me duas coisas distintas.

    Por um lado, que a preparação da próxima época seja apresentada aos adeptos como extraordinariamente atribulada. O Sporting não conta com a colaboração da imprensa. Mas admitindo que o Sporting se encontra a desinformar deliberadamente a comunicação social (no que seria a melhor hipótese no que diz respeito à certeza da preparação da próxima temporada), ter esse tipo de conduta terá dois efeitos: (i) suscitará uma reacção proporcional da comunicação social pela manipulação a que é sujeita (e aqui desconsidero também a reacção da CMVM) e, mais importante, (ii) gera uma confusão total nos sportinguistas sobre os termos em que está a ser preparada a próxima temporada.

    Faltam menos de 2 meses para serem enviadas as cartas de renovação de GB. Quem se sente motivado para comprar?

    Por outro lado, é notório que o Sporting tem merecido um tratamento diametralmente oposto ao de outro clube que também irá seguramente mudar de treinador no final da presente temporada. É justo? É indiferente. É sintomático da relação que o Sporting tem com a comunicação social? Sem dúvida. Serve os interesses do Sporting? De maneira nenhuma.

    Agora que a Gestifute também transfere directores de comunicação, talvez fosse útil ter estes aspectos em consideração.

    ResponderEliminar
  5. O que mais me entristece nisto tudo não é bem o suposto romper de acordo com André Villas-Boas, apesar de o achar, neste momento a melhor solução para o Sporting, é que tudo dava a entender é que a próxima época estaria a ser preparada com detalhe, com critério e com tempo, com os pés bem assentes no chão, pensada por quatro homens, JEB, JM, Costinha e AVB. Agora, estamos de novo a pensar num treinador, quando este ano deu-nos bastante tempo para fazer as coisas como deve ser..mas não, o Sporting não aprende. Os outros já vão se arranjando (http://osangueleonino.blogspot.com/) e nós, como sempre, atrasados!

    Agora, por favor, não me venham com os nomes que circulam por aí nos jornais para treinar o nosso Sporting. Querem bons nomes? Continuem com o Carvalhal, ou Fernando Santos ou Manuel José.

    Um estrangeiro, ainda por cima franciu, não obrigado!

    Só faltava estarmos à espera que o Mundial acabasse para ficarmos com o Raymon Domeneche.

    ResponderEliminar
  6. PLF:
    Sabemos que o clube ainda não encontrou a melhor forma de comunicar, especialmente com os adeptos. E então se eles não prescindirem do sentido critico a coisa ainda fica mais difícil.

    O meu maior temor é que a atribulação na preparação da época não seja apenas a que vem na comunicação social e possa ser real nos corredores e gabinetes de Alcochete. Por outro lado quero crer que haverá maior comunhão de ideias entre Costinha e JEB do que a vem na CS e que muito do planeamento já esteja em vias de ser implementado, inclusive a escolha do treinador. Não faz sentido que tendo ficado sem treinador principal há 5 meses o Sporting ainda estivesse a definir perfis ou à procura. É que, ao contrário de alguns comentários que aqui vão deixando, ontem já era tarde.

    ResponderEliminar
  7. Penso que Luís Felipe Scolari seria um treinador adequado ao momento que o futebol do SCP vive.
    Digo isto pela sua competência, pelo seu rigor disciplinador e pela sua experiência de verdadeiro campeão, tanto a nível de selecção como de clubes.
    E pelo seu recente passado em Portugal, até penso que não seria difícil convence-lo a vir para Alvalade.

    É tudo uma questão de diálogo.

    ResponderEliminar
  8. Leão do Nordeste:
    Caríssimo e já tivemos a versão portuguesa do mesmo durante 4 anos. É a minha opinião.

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade:

    São convicções. Respeito a sua opinião.

    Mas, pessoalmente, é um pressentimento que tenho.

    Aguardemos.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Hugo:

    Venha quem vier, assim que for apresentado enquanto treinador do SCP (se tiver direito a tal distinção...), para mim passará a ser o melhor treinador do mundo.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Leão de Alvalade,

    lembra-se quando - há muitos meses (quando saiu o PB) - disse que a 1ª medida de responsabilização do trabalho do Director de Futebol seria conceder-lhe a missão de encontrar o treinador para a equipa? Nesse sentido, até poderia ser que o Costinha discordasse da contratação do AVB (o que não acredito).

    A questão mais actual é: a quem tem Costinha de prestar contas (JEB ou Jorge Mendes)?

    Nem eu, que acredito na mais profunda incompetência dos actuais dirigentes do Sporting, quero acreditar que houve uma inflexão, lhes passaram a perna, que as coisas não estão programadas há algum tempo... Seria possível? Eles não têm feito outra coisa!

    ResponderEliminar
  12. Depois do choque inicial que tive com CC... Fiquei vacinado. :)

    Aproveita e antes das surpresas digo já aqueles (desta short list) q não desejava ver a treinar o SCP:

    Manuel Cajuda... (arghhh! Seria um pesadelo...)

    Manuel Machado... (irrita-me desde os tempos em que treinava aquele clube tipo boavista-verde-de-que-agora-não-me-lembro-do-nome...)

    Paulo Sérgio... (apenas bom trabalho em Paços de Ferreira e agora mediano no VG. Mt pouco para chegar ao SCP)

    Domingos Paciência... (não gosto de ver entrar no SCP 'simbolos' de clube rivais...)

    Jean Tigana... (excelente jogador, já como técnico não confio...)

    Paul Le Guen... (mts fracassos recentes provocam-se alguns anti-corpos...)


    Sei que existem nesta lista argumentos mt pessoais, baseados apenas em aspectos emocionais e 'feelings', mas é a irracionalidade primária do adepto de futebol a falar... O bom do futebol tb passa pelo adepto mandar uns palpites, sem que isso provoque qsq consequências graves.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Venha quem vier não será 100% do consenso da massa associativa do SCP...

    Que a luz desça sobre as imaculada cabeça do JEB e a ilumine!

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  14. PLF:
    Eu também partilho desse sentimento, chamemos-lhe dúvida metódica, face ao historial...

    ResponderEliminar
  15. AVB tinha razão uma autentica palhaçada está impressa nacional.

    Nota se algo diferente no Sporting relativo a impressa, este ultimo comunicado começa a parecer uma jogada de mestre na descredibilização da impressa que já nem sabe o que bem o dizer.
    Os casos referidos pelo "Leão de Alvalade" são exemplo disso.

    ResponderEliminar
  16. Muito sinceramente, na minha opinião o melhor seria o AVB, como esse é demasiado improvável escolheria o Domingos.
    Tenho pena mas esta escolha não vai ser nada fácil para a direcção, mas também foram eles que se meteram neste buraco. Perferia um português mas esses também não abundam.

    Manuel José, Manuel Cajuda, Paulo Sérgio, Manuel Machado, Manuel Fernandes - Não queria nenhum, que é que estes tem a mais que o CC?

    Domingos Paciência- É uma opção "boa" mas que se o braga for à champions pode querer ficar lá. Além do mais é "caro"

    Jean Tigana, Paul Le Guen,Gerard Houlier- Não tenho opinião muito fundamentada

    Luiz Felipe Scolari, Co Adriaanse - Com estes deixo de ver futebol, são pura e simplesmente maus demais para ser verdade (principalmente o 1º).

    Zico, Lazlo Boloni - Preferia evitar

    Michael Laudrup, Juande Ramos, Bern Schuster- São as unicas vedadeiras opções estrangeiras e que eu acho que corria o risco. Não sei os valores mas se for possível...

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  17. Dessa lista toda temos várias hipóteses:

    Temos os "Obrigado pela oferta mas Não obrigado!":
    - Manuel Cajuda
    - Lazlo Boloni - Preenche quase todos os requisitos, mas a sua carreira por cá não foi assm tão brilhante para valer a pena um regresso! Já nos deu o que tinha a dar!
    - Domingos Paciência - Está demasiado ligado ao Porto para me agradar! Irá ver a experiência como um degrau antes de se mudar para o seu clube, o que ainda me agrada menos.
    - Manuel José

    Como o que nós precisamos é de um gajo com:
    - Experiência
    - Hábito de vitória
    - Ponha a equipa a jogar futebol atractivo
    - Voz de comando
    - Aproveitar os jovens sem os queimar

    Não preenchem os requisitos:
    - Manuel Machado
    - Manuel Fernandes - gosto muito e acho que até podia trazer algumas coisas, mas falta-lhe algumas coisas da lista acima e, nesta altura, iria ser queimado mais uma vez
    - Michael Laudrup

    Talvez, falta algumas coisas da lista (eventualmente posso ser eu que estou desatento...) mas dou o benefício da dúvida:
    - Jean Tigana
    - Zico
    - Bernd Schuster
    - Paulo Sérgio

    Podem ser:
    - Paul Le Guen
    - Gerard Houlier
    - Luiz Felipe Scolari - Pessoalmente não gosto dele, mas preenche os requisitos
    - Juande Ramos

    Até o vou buscar ao aeroporto se for preciso:
    - __Co Adriaanse__

    Acrescento ainda que um qualquer treinador da escola Holandesa (excepto o Koeman) pode entrar logo na lista do pode ser (principalmente se for experiente), e da escola francesa também não me chateio muito...

    ResponderEliminar
  18. Com que fundamentos é que defendem o Scolari e o Co adrianse? O que o Adrianse tem é que fascina tanta quente?
    O Scolari é simplesmente o maior bluff do futebol mindial e de todos os tempos. É um treinador limitado tacticamente, burro, orgulhoso, prepotente e...mau.
    O adrianse apenas não lhe vejo grandes méritos, tanto mais que está agora na equipa olimpica do qatar!!

    ResponderEliminar
  19. Certa comunicação social, escrita e falada, está a ficar nervosa.
    À toa, todos eles atiram nomes de treinadores para o ar.
    Por exemplo, às 12h:45 de hoje na RR-Bola Branca, falaram dois empresários, um chamado Marcelo Dijan, que também foi jogador e treinado por Tigana ( que disse acreditar que este aceitaria orientar o Sporting caso lhe fosse feita uma proposta concreta) e Colin Gordon, também empresário de McClaren ( que disse que as notícias que ligam Steve McClaren ao Sporting não passam de pura fantasia).
    Portanto a especulação por parte dos srs. da imprensa continua e promete. Mas, começo a achar piada à sua desorientação.
    Isto demonstra que a direcção do SCP começa a querer trabalhar bem , e que as fugas de informação do interior do Clube para o exterior tendem a acabar.
    Oxalá assim seja.

    ResponderEliminar
  20. Alguém me explica o que é "destabilizar a comunicação social"?

    Mas ela é nossa rival, compete connosco?

    Tenho ouvido chamar muita coisa, à falta de norte mas olha que esta...

    ResponderEliminar
  21. NO DEBATE DEVEMOS SER MUITOS, LIVRES E COM OPINIÃO DIVERSA

    NO MOMENTO DA VERDADE, NA ACÇAO, DEVEMOS TER UMA SÓ VOZ

    Edu Mart

    ResponderEliminar
  22. Após o comunicado a anunciar a não vinda de AVB apenas resta uma opção uma opção ao Costinha e ao Presidente: contratar um grande treinador e manter o processo em segredo.

    Da lista apresentada acho que o Claude Puel é o melhor mas está no Lyon...

    A minha aposta pessoal era o Trapattoni.

    SL

    ResponderEliminar
  23. Para mim...Augusto Inácio seria a melhor escolha neste momento.Apesar de já alguém por aqui me ter dito para ter juízo quando avancei o seu nome mas já que estamos a lançar nomes ao ar...reafirmo o que disse.

    ResponderEliminar
  24. Não é disparate Dina.
    Pode-se concordar ou discordar mas não é disparate, até porque em 1999 "deu-nos" um título. Dessa forma seja ele bom, mau, bom e mau ou comme ci comme çá uma coisa é certa ... o Inácio deverá ser hoje algo melhor do que era em 1999. Porque o tempo às vezes faz isso, acrescenta coisas.

    A verdade é só uma: não há um (qualquer) nome a fazer mais sentido do que (qualquer) outro. Como o LA dizia há dias, os últimos meses trataram de secar o Sporting a um limitado plano: Carvalhal / Villas Boas. Não sendo Carvalhal nem Villas Boas, pois algu(é)m há-de ser, como diz o post.
    O Mário Rui Oliveira disse no espaço do PLF algo que faz muito sentido: o Treinador por ventura está já contratado. E esta hipótese caso se confirme verdadeira transformaria toda esta confusão numa coisa com mais sentido:
    Se está contratado ... deixem-nos opinar à vontade (media).
    A CMVM perguntou ... nós respondemos.
    Simples.

    Mas é uma hipótese só claro. Tal como é ainda hipótese poder vir a ser o Villas Boas. A resposta à CMVM vale o que vale. O Sporting amanhã pode muito bem apresentá-lo como seu Treinador.

    Eu acho que vai ser o Julien. Pelo menos fala francês ... e portanto a comunicação com o Costinha e o Lang far-se-ia sem quaisquer problemas. Mas esta hipótese traria alguns problemas:
    1 - Algum (total) desconhecimento sobre o futebol português (Campeonato, entenda-se).
    2 - A sua esposa está grávida de 7 meses, o que pode constituir um entrave à mudança.
    3 - O próprio provavelmente não quererá.
    Não sei, vamos ver ... que sera sera, so the song speaks.

    Ps: O Julien é meu colega de trabalho.

    ResponderEliminar
  25. ainda ninguém se lembrou que pode ser o ... Carvalhal... o sporting não pretender exercer o direito de opção sobre aquele específico contrato de trabalho não significa que não possa negociar um novo contrato com o Carvalhal... Se assim for, a estratégia de pôr a imprensa à nora é de mestre.


    P.S. E sim, a imprensa desportiva neste momento é adversária do Sporting e não lhes fazia mal darem muito má imagem de si próprios à conta desta especulação e, assim, aprenderem que se não respeitarem o sporting vão fazer figuras tristes.

    Rui Moreira

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)