A Glória, depois de muito esforço e dor
In Público:
Este é o melhor resultado de sempre do judoca do Sporting, que nunca tinha conseguido uma medalha em europeus, mundiais ou Jogos Olímpicos, como sénior.
Para chegar a este resultado histórico, o judoca português venceu cinco combates, o último dos quais com uma preciosa vantagem de waza-ari, logo aos 17 segundos.
João Pina apresentou-se muito forte e surpreendeu o adversário nos instantes iniciais, com uma pega que projectou Kaitmazov no tatami, com o russo a cair sobre um dos ombros e o árbitro a dar o waza-ari (segunda pontuação máxima) ao português.
O despique ficou logo desequilibrado, com João Pina a poder manter uma postura activa, mas sem muitos riscos, e a obrigar a que fosse o seu oponente a atacar.
A situação não se verificou e os juízes ainda penalizaram Kaitmazov por falta de combatividade, numa fase do combate em que o português tentou "ataques controlados".
O momento de maior risco para Pina deu-se a 1.45 minutos do final do combate, num ataque mais acutilante do russo, com o português a conseguir levar a luta para o chão.
O judoca do Sporting "jogou" então a favor do relógio - procurou desfazer duas pegas e sofreu um castigo (a 30 segundos do final) -, e soube esperar que os segundos entrassem em contagem decrescente.
Até chegar à medalha de ouro e ao momento mais alto da sua carreira - que conta com duas participações olímpicas (Atenas2004 e Pequim2008) -, João Pina teve um trajeto muito consistente.
A sua caminhada começou com vitórias perante o checo Jaromir Jezek (waza-ari), o holandês Dex Elmont (waza-ari), o polaco Krzystof Wilkomirski (ippon) e, já na meia final, frente ao georgiano Zaza Kedelashvili (ippon).
João Pina teve ainda o mérito de afastar o vice campeão europeu em título, Dex Elmont, que o tinha eliminado nos últimos Europeus, em Tblissi, e um antigo campeão europeu de -66 kg, Zaza Kedelashvili campeão nos Europeus de Lisboa 2008).
Grande resultado do João Pina. O judo português continua na senda dos bons resultados e neste caso, o do SCP.
ResponderEliminarNovamente, aqui ficam os parabéns ao João Pina e que bom seria repetir o feito nos JO.
ECLETISMO SEMPRE!!!
Grande motivo de orgulho para a nação leonina.
ResponderEliminarTambém renovo os meus parabéns ao judo do Sporting e em especial ao João Pina.
Força Sporting
João Pina: mais um heroi leonino.
ResponderEliminarParabéns, João Pina! Obrigado.
O nosso judoca campeão merecia uma homenagem como deve ser. Pq não aproveitar o próximo jogo do campeonato em Alvalade para o homenagear em pleno Estádio? Entrada antes do jogo dar inicio com os seus colegas futebolistas (posicionados em fila, como se faz aos campeões) e publico sportinguista a aplaudí-lo até ao centro do terreno. Fica a sugestão.
VIVA O SPORTING!
Excelente sugestão Virgílio!
ResponderEliminarVamos lá a ver se não é convidado para mudar de ares. Já ganhou qualquer coisinha, já preenche os requisitos para atravessar a estrada...
ResponderEliminar