quinta-feira, 16 de setembro de 2010

E esta,hein?

Paulo Sérgio foi indiscutivelmente o grande vencedor do jogo em França. Assumindo corajosamente o risco, o treinador começou a ganhar o jogo baralhando os franceses com uma equipa alternativa, onde pontificavam apenas Carriço e André Santos dos habituais titulares. Com isso conseguiu fazer repousar grande parte dos titulares para o jogo de domingo e, quem sabe, deixar Jesus tão baralhado como os franceses sobre a equipa para o derby. É tão justo o destaque como seria certa a sua crucificação se as coisas corressem mal. Por certo ninguém se lembraria que ao técnico restavam poucas alternativas e que não lhe competia a ele procurar melhor enquadramento do derby, face aos compromissos europeus.

Não foi um grande recital mas foi um jogo que valeu pela consciência colectiva das 11 individualidades. Mesmo na segunda parte, em que o Lille procurou mais a nossa baliza, e até depois de sofrer o golo, a equipa não se desarticulou. Isto apesar de, no reverso da medalha, não ter sabido usufruir do adiantamento dos franceses. E confesso que não gostei daquele final “à la Paços”.

Numa equipa formada por jogadores que estamos pouco habituados a ver jogar juntos, faz sentida uma análise individual.

Do lado dos mal-amados saliência para um Polga irrepreensível. A sua saída da equipa, depois de Paços de Ferreira foi injusta e nada deve em valor a NAC, o central da moda.Postiga fez muito menos do que é habitual mas, paradoxalmente, fez um golo. Tiago foi infeliz num lance infeliz que veremos muitas repetido com a jabulani, foi decisivo mais do que uma vez. Saleiro esforçou-se pela equipa mas não teve oportunidades. Nada a apontar a Abel.

Do lado das novidades confirmei a impressão sobre Salomão, que me parece ainda a precisar de… jogar muito mais. Zapater foi demasiado discreto, falhando muitos passes. Torsiglieiri teve uma entrada a fazer lembrar Grimi, mas foi importante no golo e acabou ficar em bom plano.

Do lado dos consagrados exibições imperiais de Carriço.ENORME, ENORME. André Santos andou lá perto. Vukcevic marcou e pouco mais.

Uma palavra para a arbitragem: Mr. Atinkson fez o que pôde pelos franceses.

34 comentários:

  1. Do pouco que fui tendo oportunidade de ir vendo, gostei bastante do Torsiglieri. Para um central adaptado a lateral esquerdo, defendeu bem, ajudou no ataque e não o vi a despachar a bola para qualquer lado.

    Salomão também esteve bem e concordo contigo LdA. Não porque tenha jogado mal mas porque deve jogar muito mais. Isto com extremo(s), é outra coisa. Postiga lutou e desta vez não se ficou apenas por isso: marcou! Um bom golo que espero, lhe dê moral.

    Excelente espírito colectivo e de entreajuda. 3 pontos ganhos na casa do principal opositor e demonstração prática da teoria que o SCP era superior. Não interessa sê-lo apenas no papel, é preciso demonstrá-lo.

    SCP SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  2. Um jogo de mangas arregaçadas, num leão que não teve medo de dividir as bolas, de se sujar e sofrer. Um Sporting à imagem de Paulo Sérgio. Como adepto de futebol não gosto. Como sócio do Sporting aprovo com a condição máxima de se Vencer. E, hoje, vencemos.

    Só uma questão: hoje poupámos o 11 inicial para o jogo de domingo, ou demos tempo de jogo a esse mesmo 11?


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Na análise aos jogadores Abel merece mais do que "nada a apontar". Há sobretudo a apontar os dois passes para o golo.

    ResponderEliminar
  4. Não vi... mas gostei na mesma...

    Ainda espreitei os ultimos minutos... os do sufoco, pelo q não posso pronunciar-me muito.

    Ganhamos, conquistamos três pontos fora e ainda ganhamo$ uma$ migalha$... Quase q dá para pagar o salário de meia duzia de meses ao JEB! ;)

    LdA:

    Parece que sim, que o Atkinson proporcionou um bom treino anti-Xistra... Tb foi importante jogar contra isso.

    ogirdoR:

    Parece que sim, hj os gajos da rádio gostaram do Abel, principalmente na primeira parte...


    SL! E VIVA O SCP!

    ResponderEliminar
  5. ogirdoR,

    Como o LdA falava dos mal-amados, parece-me que neste caso o nada a apontar, será pela negativa.

    ResponderEliminar
  6. Ahhh... E (se não me engano) o Lille ainda não tinha perdido esta época em jogos oficiais e vinha de uma goleada num derby fora de portas! Era bem bom que fosse esse caminho para onde vamos nós..

    "Duas da manhã! Bem bom..."

    :)

    ResponderEliminar
  7. LdA penso que hoje Abel este impecável, aliás está nos dois golos do Sporting.
    Postiga está a seguir as recomendações de PS...e a começar a marcar. Não foi um golo feio, quanto a mim foi um golo de categoria.
    (Sim já sei que sou suspeita e que vejo o jogo mais com os olhos do coração e que vcs o fazem olhando para as técnicas e as tácticas...)
    Gostei mais do Torsiglieri a atacar que a defender...gostei de Salomão, não se acanhou.
    Quanto ao Polga tem tido altos e baixos mas sempre o achei um bom jogador. Confesso que sou das que gosta de NAC, o central da moda...e não só pelos lindos olhos que ele tem.
    Espero acertar na minha previsão para o jogo do Benfica...que só divulgarei no próprio dia.

    ResponderEliminar
  8. Paulo Sérgio deu uma demonstração clara de confiança em todo o plantél estes responderam que pode confiar neles, refiro que este foi a primeira parte do clássico do próximo domingo e correu bem demos dias de descanso a alguns jogadores que espero estejam à altura da camisola verde e branca.

    Nesta altura parece-me deslocada a seguinte frase e cito "Quase q dá para pagar o salário de meia dúzia de meses ao JEB ;)"

    ResponderEliminar
  9. Dina,

    Só espero que continues a acertar. Hoje foi em cheio :)

    ResponderEliminar
  10. LdA,

    Concordando no mérito de PS, porque venceu, a minha análise vai exactamente no sentido inverso! Bem...viva a democracia e a diferença de opiniões...

    Excelente vitória, baseada numa boa atitude, velocidade, capacidade de sofrimento e alguma, pouca, dose de sorte.

    Foi preciso o Sporting vencer pela 1ª vez em França ( LdE corrija-me se estiver errado) para ver jogar Diogo Salomão!!!

    Algumas notas sobre o jogo:

    - Ficámos a saber que Hildebrand, internacional alemão recém contratado, será o 3º guarda redes do plantel. Sobre este facto creio que, depois da titularidade de Tiago, não restam quaisquer duvidas.

    - Torsiglieri mais uma vez colocado a lateral esquerdo! 3,5 M € pela janela...

    - Zapater mostrou futebol e pulmão.

    - André Santos vai-se afirmando como titular ( para já).

    - Bons golos de Vuk e Postiga. O 1º em mais uma jogada de contra ataque.

    - Não veio o pinheiro mas temos o Postiga! Um golo (eureka) e um jogo à Postiga. Miserável...

    - Diogo Salomão. Porque é que só agora joga??? O Sporting dispõe assim de tantos jogadores com as suas características?

    - A não substituição de Postiga, Abel, Torsiglieri ( a jogar incrivelmente a lateral), a gestão do plantel e as opções "estratégicas" levam-me a concluir que Paulo Sérgio dificilmente ganhará alguma coisa no Sporting! Deus queira que me engane...

    - O Sporting vence o jogo apesar do seu treinador. Este Treinador é uma anedota!

    - Grande apoio leonino nas bancadas!

    VIVA O SPORTING

    ResponderEliminar
  11. Quando vi a equipa, liguei para o meu irmão que vive no Pinhal Novo e disse-lhe "O Paulo Sérgio deve estar bêbado!!!"... Não que não confie nos jogadores que jogaram, mas pelo menos fio de jogo e rotinas serão quase inexistentes, para um jogo mt importante, mas porra quem é o treinador, quem trabalha com os jogadores diariamente, quem os conhece melhor??? Quando não há teimosia, é o treinador a pessoa indicada para escolher os melhores para cada jogo.

    Felizmente vencemos, caso contrário teríamos aqui e em todos os outros blogs leoninos os profetas da desgraça.

    Fiquei muito feliz pela vitória e acima de tudo por Abel, Polga e Postiga que se safaram muito bem, também gostei de Torsi, Zapa e o puto Salomão. TEMOS EQUIPA.

    http://fccrato.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. "- Ficámos a saber que Hildebrand, internacional alemão recém contratado, será o 3º guarda redes do plantel. Sobre este facto creio que, depois da titularidade de Tiago, não restam quaisquer duvidas."

    Preocupante se for a ter em conta a mediania de Tiago e a qualidade que Timo demonstrou no passado. O Timo mal chegou disse "estou ansioso pelos jogos da Taça."

    "- Torsiglieri mais uma vez colocado a lateral esquerdo! 3,5 M € pela janela..."

    Ele custou metade disso pois o SCP só comprou metade do seu passe, o resto pertence a um fundo. Desde que o vi contra o Lyon que sempre o achei superior ao Grimi na posição de LE, mas tem uns tiques à Marian Had.

    "- Zapater mostrou futebol e pulmão."

    Interessante, nada de especial por enquanto.

    "- André Santos vai-se afirmando como titular ( para já)."

    Sem surpresas para mim. Pena não ter Veloso e Moutinho com ele naquele que seria um tridente de médios com técnica e raça mas quem de direito decidiu........

    "- Bons golos de Vuk e Postiga. O 1º em mais uma jogada de contra ataque."

    O Vuk não é 8 nem 80, mas gosto dele, prefiro mil vezes o Vuk ao Yannick e até ver ao Jaime Valdes, mas é pouco objectivo o Simon.

    "- Diogo Salomão. Porque é que só agora joga??? O Sporting dispõe assim de tantos jogadores com as suas características?"

    Bom jogador, grande evolução desde a época passada em Massamá, gosto de o ver jogar.

    "- A não substituição de Postiga, Abel, Torsiglieri ( a jogar incrivelmente a lateral), a gestão do plantel e as opções "estratégicas" levam-me a concluir que Paulo Sérgio dificilmente ganhará alguma coisa no Sporting! Deus queira que me engane..."

    Com sorte poderá ganhar qualquer coisa, mas só se tiver sorte porque apenas contando com o seu talento não o vejo fazer nada ao serviço do SCP ou em qualquer outro clube de dimensão semelhante. O seu discurso é aflitivo, a sua voz e postura parece indicar quase sempre o exacto oposto daquilo que ele profere.

    "- O Sporting vence o jogo apesar do seu treinador. Este Treinador é uma anedota!"

    LMP, contundente como sempre :) prefiro não comentar.

    Saudações Leoninas para o Mestre LMP, um verdadeiro MILITANTE leonino e um terrorista de 1ª água ;)

    ResponderEliminar
  13. Orgidor:
    O passe para o 2º golo é excelente, no 1º a bola chega acidentalmente a Vuk, apesar da boa participação de Abel no lance.

    Respeito outras opiniões, mas a minha é que, no cômputo geral, Abel teve uma prestação mediana. Na linha de Vuk e Postiga, que até marcaram.

    ResponderEliminar
  14. Dina:
    "Confesso que sou das que gosta de NAC, o central da moda...e não só pelos lindos olhos que ele tem."

    Pois, uma vantagem que ele não leva comigo. Só o avalio pelo que produz no campo... :)

    ResponderEliminar
  15. LMP,

    "- Ficámos a saber que Hildebrand, internacional alemão recém contratado, será o 3º guarda redes do plantel. Sobre este facto creio que, depois da titularidade de Tiago, não restam quaisquer duvidas.

    - Torsiglieri mais uma vez colocado a lateral esquerdo! 3,5 M € pela janela..."

    Não concordo. O Hildebrand acabou de chegar e a substituir o GK titular, compreendo que tenha optado pelo Tiago. O tempo do alemão há-de chegar e não seria tão rápido a chegar a conclusões dessas nem à do Torsiglieri. Por acaso comprometeu? Jogou mal? Não foi melhor apostar nele que no Grimi, já que o Evaldo não ia jogar?

    Cansa também tanto pessimismo. E eu sou pessimista por natureza.

    cratosempre,

    "Felizmente vencemos, caso contrário teríamos aqui e em todos os outros blogs leoninos os profetas da desgraça."

    Dificilmente uma derrota do SCP será motivo de elogio. Num Clube como o nosso, que temos que entrar sempre para ganhar, é expectável que assim seja.
    Fico é com 2 dúvidas:

    - consideras que neste blog existem "profetas da desgraça"?
    - desde quando criticar é ser-se "profeta da desgra"?

    ResponderEliminar
  16. Não vi rigorosamente nada da primeira parte e vi alguns planos do 2º tempo. A ideia que acaba por ficar é que existirão algumas "segundas" linhas que afinal têm um palavra a dizer.

    Contudo, os destaques vão para os dois focados pelo LdA, sobretudo o nosso capitão Daniel Carriço.

    SL

    ResponderEliminar
  17. E agora que vi um pequeno resumo da partida, reparem no final da partida a vontade e querer do Daniel Carriço a cumprimentar os companheiros.

    Comportamentos que demonstram que um capitão tem características natas e não é algo que simplesmente se "atribui".

    SL

    ResponderEliminar
  18. Comentário (único da minha parte):

    Fomos felizes! Mas ganhámos!

    Estou muito feliz pelo Paulo Sérgio: se não tivéssemos ganho seria trucidado pelos papagaios (CS) e pelos sportinguistas, doutos técnicos, que com o ódio que têm a JEB e Cª Lda., nem conseguem saborear as vitórias leoninas.

    Estou muito feliz pelo Tiago: se não tivéssemos ganho depois daquele brinde seria verdadeiramente fuzilado, e todo o seu comportamento ao longo dos anos, não o merecia.

    Estou muito feliz por algumas “segundas linhas”: tiveram a sua oportunidade e demonstraram que o Sporting não tem apenas 11 jogadores.

    Estou muito feliz:

    O SPORTING GANHOU!!!

    PS: Não me preocupa que me considerem pouco exigente. Quando o Sporting ganha eu fico SEMPRE muito feliz.

    ResponderEliminar
  19. Prefiro este Paulo Sérgio que revoluciona a equipa e que não tem medo de mudar tudo para fazer esquecer a pobre exibição de Sábado passado.

    Aquele Paulo Sérgio que parece não ter ideias para mais nada e que dá geralmente 45 minutos de avanço ao adversário é para esquecer e nunca vencerá nada em Alvalade.

    Vamos ver se nos consegue surpreender novamente no Domingo vencendo o treinador dos invencivel´s (acho que estou a pedir muito...)

    SL
    José

    ResponderEliminar
  20. Ó Moreira...


    O que é que a frase que destacou tem que o desagrade, diga lá... Uma frase completamente inócua. É falsa? Ofende alguém?

    ---

    Gde jogada do puto Salomão na 2.ª parte... Não deu o terceiro golo por um triz!!! Se aquela bola entra!

    Se eu fosse o treinador do SCP não tirava o Rui Patricio da baliza, mas, uma vez que o PS tb optou por mudar nessa posição, acho correcto que tenha escolhido o Tiago. O colega Hildebrand acabou de aterrar pelo que seria mt injusto ver-se ultrapassado logo na primeira oportunidade.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Caro Virgílio,
    Apenas disse que a achava fora de contexto, só um opnião, mais nada, se o ofendi peço desculpa.

    ResponderEliminar
  22. Jogo equilibrado e solidário dos "patinhos feios", Paulo Sérgio deve ter dito qualquer coisa como isto na preparação do jogo.

    Domingo há derby, hoje com o Lille na primeira parte treinamos o ataque e na segunda a defesa. A equipa é o Carriço mais 9, Tiago tu também jogas, se perdermos penduras as luvas. Divirtam-se!

    ResponderEliminar
  23. Moreira: Não ofendeste nada, continuo é sem perceber o "fora de contexto"... mas td bem. Ganhámos três pontos e carcanhol, massa, money, got it?

    Enfim... Picuices.

    Olha, bom resto de noite. E continuação. Oxalá estejamos satisfeitos e a festejar no próximo domingo, segunda, terça, quarta... :)

    SL!

    ResponderEliminar
  24. ACF em 7 objectivas observacoes sobre 7 opcoes do Paulo Sergio conseguiu ver meritos em 5 mas, conclui que ele e uma anedota.
    E uma anedota porque, posso perguntar?

    Sobre a 1' das observacoes: qualificar o Tiago como um guarda-redes mediano e no minimo bastante injusto. Se o Tiago e hoje um guarda-redes mediano e porque andou 5 ou 6 anos sem jogar, ou a fazer meia duzia de jogos por epoca. Recordo-me bem do Tiago na excelente epoca que fez quando esteve emprestado ao Estrela - no longinquo ja nem sei quando mas julgo que 1999 - e recordo-me do Tiago nunca ter comprometido o Sporting, nas poucas ocasioes que defendeu a baliza do Sporting. Ate por isto ... tendo sido muito poucas e estando tantos anos ele a sombra, como e que e sequer possivel ver-se medianismo? Quanto mais nao se ve nada.

    O Sporting nao joga nada, e um facto. Mas ha muitas equipas que tambem nao jogam nada e nem por isso os seus treinadores sao anedotas. Uma delas ate tem um dos que e considerado como dos melhores do mundo. Sou incapaz de ver 15 minutos de um jogo do Manchester United. Nao consigo simplesmente, e nem e de agora mas nao creio que o Alex Ferguson seja uma anedota de treinador. Ninguem tem tanta sorte durante 30 anos, em mais de 60 campeonatos, tacas europeias e domesticas ou supertacas ganhas. Benitez, a mesma coisa. Capello e muitos outros.
    A verdade e que em termos puramente futebolisticos exceptuando Guardiola e Mourinho nao se ve nenhum treinador fazer por ai alem coisas muito fantasticas, ou as suas equipas fazer coisas por ai alem muito fantasticas. Mesmo os que gabam muito o Wenger como modo de demonstracao de como e que o futebol devia ser jogado, os tais apoios e tiki takas e merdas desse tipo - e eu gabo-o, nao para ensinar o que quer que seja mas gabo-o - deviam talvez ver um terco dos jogos que o Arsenal faz fora de casa, onde se mostra completamente incapaz de produzir sequer um decimo daquilo que produz quando joga em casa e de ganhar 2 jogos seguidos, quando joga nessa condicao de visitante. E aos anos que ele la esta para tentar corrigir isso, sem sucesso pelos vistos.

    O Paulo Sergio nao e nenhuma anedota, ate ver. Nunca - no Sporting - foi goleado, ainda nao perdeu nenhum dos objectivos que disputamos e em 9 jogos oficiais esta epoca leva 6 deles ganhos, sendo que 4 ganhou-os fora de casa. Vamos ver o que acontece daqui para a frente mas para ja o registo nao e anedotico.
    Nao sendo perfeito esta longe de ser patetico, ou anedotico.

    ResponderEliminar
  25. ACF e por favor nao leve a mal o comentario. Pergunto-lhe a si exactamente por ter consideracao e respeito pelas suas observacoes futebolisticas, que resultam de conhecimentos infinitamente superiores aos meus na materia.

    Porque e que o Paulo Sergio e um anedota de treinador?

    ResponderEliminar
  26. "ACF em 7 objectivas observacoes sobre 7 opcoes do Paulo Sergio conseguiu ver meritos em 5 mas, conclui que ele e uma anedota.
    E uma anedota porque, posso perguntar?
    "

    Encarecido MM, eu não me referi ao Mister Paulo Sérgio como sendo "uma anedota", quem o fez foi o meu carríssimo camarada, o Sr. Luís Magalhães Pereira, eu pela minha parte apenas disse "prefiro não comentar.". Obviamente que tenho uma opinião, mas não sendo eu treinador penso que seria no minimo deselegante e no máximo irresponsável eu tecer comentários sobre um treinador profissional.

    "Sobre a 1' das observacoes: qualificar o Tiago como um guarda-redes mediano e no minimo bastante injusto. Se o Tiago e hoje um guarda-redes mediano e porque andou 5 ou 6 anos sem jogar, ou a fazer meia duzia de jogos por epoca. Recordo-me bem do Tiago na excelente epoca que fez quando esteve emprestado ao Estrela - no longinquo ja nem sei quando mas julgo que 1999 - e recordo-me do Tiago nunca ter comprometido o Sporting, nas poucas ocasioes que defendeu a baliza do Sporting. Ate por isto ... tendo sido muito poucas e estando tantos anos ele a sombra, como e que e sequer possivel ver-se medianismo? Quanto mais nao se ve nada."

    Mesmo quando o Sporting foi campeão em 2002 e o Tiago supostamente era seguido por grandes tubarões da europa eu nunca o achei um GR claramente acima da média e continue a ser dessa opinião.

    "O Sporting nao joga nada, e um facto. Mas ha muitas equipas que tambem nao jogam nada e nem por isso os seus treinadores sao anedotas. Uma delas ate tem um dos que e considerado como dos melhores do mundo. Sou incapaz de ver 15 minutos de um jogo do Manchester United. Nao consigo simplesmente, e nem e de agora mas nao creio que o Alex Ferguson seja uma anedota de treinador. Ninguem tem tanta sorte durante 30 anos, em mais de 60 campeonatos, tacas europeias e domesticas ou supertacas ganhas. Benitez, a mesma coisa. Capello e muitos outros."

    Comparar o Sir Alex Ferguson com o Paulo Sérgio que nada ganhou no Vitória ou no Sporting é algo que sou incapaz de fazer.

    ResponderEliminar
  27. "A verdade e que em termos puramente futebolisticos exceptuando Guardiola e Mourinho nao se ve nenhum treinador fazer por ai alem coisas muito fantasticas, ou as suas equipas fazer coisas por ai alem muito fantasticas. Mesmo os que gabam muito o Wenger como modo de demonstracao de como e que o futebol devia ser jogado, os tais apoios e tiki takas e merdas desse tipo - e eu gabo-o, nao para ensinar o que quer que seja mas gabo-o - deviam talvez ver um terco dos jogos que o Arsenal faz fora de casa, onde se mostra completamente incapaz de produzir sequer um decimo daquilo que produz quando joga em casa e de ganhar 2 jogos seguidos, quando joga nessa condicao de visitante. E aos anos que ele la esta para tentar corrigir isso, sem sucesso pelos vistos."

    Com o devido respeito, acho que qualquer uma das 3 últimas equipas do Filipe Moreira jogavam mais à bola que o Guimarães e Sporting do Mister Paulo Sérgio.

    "O Paulo Sergio nao e nenhuma anedota, ate ver. Nunca - no Sporting - foi goleado, ainda nao perdeu nenhum dos objectivos que disputamos e em 9 jogos oficiais esta epoca leva 6 deles ganhos, sendo que 4 ganhou-os fora de casa. Vamos ver o que acontece daqui para a frente mas para ja o registo nao e anedotico.
    Nao sendo perfeito esta longe de ser patetico, ou anedotico.
    "

    O Paulo Sérgio na minha opinião não tem qualquer hipótese de ser bem sucedido no Sporting e isso em parte é devido ao seu valor enquanto treinador e em grande parte é devido à estrutura à sua volta. O Sporting não tem condições para ser um clube vencedor, a vasta maioria dos treinadores vêm para este sporting para se queimar, conseguir um nome grande no seu CV e depois esperar pelo melhor, uma Naval, Beira-Mar, algures por aí.

    "ACF e por favor nao leve a mal o comentario. Pergunto-lhe a si exactamente por ter consideracao e respeito pelas suas observacoes futebolisticas, que resultam de conhecimentos infinitamente superiores aos meus na materia.

    Porque e que o Paulo Sergio e um anedota de treinador?
    "

    Repito que não disse que o Mister era anedótico, mas acho que é um mau comunicador, tem um discurso que soa MUITO oco, diz palavras sem convicção e acima de tudo está inserido numa estrutura sem condições. Eu no lugar dele também tinha aceite vir para o Sporting, devem ganhar bem e alguma projecção mas ser campeão neste clube só quase por milagre. Na minha idade não me concedo a mim próprio fantasias de adepto de que "desta vez é que é", a realidade é que não estão reunidas condições para o Sporting ter sucesso a menos que tenha MUITA sorte.

    ResponderEliminar
  28. Boa vitória com muito mérito do paulo sérgio.

    Colectivamente a equipa foi muito competente na primeira parte, dentro daquilo que pode dar. Pressionou o portador da bola em bloco, foi dinâmica em cada disputa de bola, rápida a sair para o ataque e, espanto, tremendamente eficaz nas chegadas à área contrária. Assim se prova que não é preciso um volume ofensivo arrasador para que as bolas entrem. Basta que entre uma a cada duas ou três bolas de golo. É isso que fazem as grandes equipas.

    Não gostei da segunda parte, mas começa a ser um notório que a equipa só dura uma parte. Quando acerta na primeira está mais próximo de vencer, mas quando chega ao intervalo a dar 45 minutos de avanço parece que nos é difícil sentenciar as coisas.

    Nota ainda para os portugueses em campo: hoje foram sete de início. Dá gosto, parece que a equipa se torna mais autêntica – tenho pena que ela no seu todo não tenha mais qualidade, mas (hoje em dia) não se pode ter tudo.

    Individualmente destaco o...

    Abel: tantas vezes lhe roguei pragas por ser burro e não saber cruzar uma bola, mas hoje merece os meus cumprimentos por aquelas duas arrancadas que resultaram nos dois golos. Foi o homem do jogo.

    Carriço: há um ano dizia a um barman da praia da rocha que o carriço mais cedo que tarde seria titular da selecção nacional e depois capitão. Ele respondeu-me que eu estava louco e, lampião, devolveu-me com o miguel vítor e respectivo valor 'semelhante'. Ia entornando o meu whisky quando ouvi aquilo. A realidade está à vista: ali sim temos um líder, um craque inteiro a cada jogo, um orgulho para a nossa formação a quem a braçadeira no braço esquerdo parece apenas natural.

    André Santos: como cresce o miúdo!, quando o pedro mendes voltar acho que vai ter de disputar o lugar com o.. maniche.

    Salomão: deixem jogar o puto, ele faz-se. Tem características que nos faltam desde que o nani saiu. Gostei.

    Postiga: menos pormenores e mais golos, como hoje. É exactamente isto que te pedimos.

    Vukcevic: no lance do golo de novo a provar que seria ali que ele tinha de jogar, no ataque, como na época em que chegou. Arrisco dizer que é o nosso melhor finalizador.

    Adeptos: como gostei de ver aquela fatia enorme de adeptos que acompanhou a equipa até frança. 1500? 2000? Foi um regalo para a vista.

    Piscar de olhos ao post de baixo, do leão de alvalade: posso aqui e ali discordar das tuas preferências tácticas e respectivos jogadores mas no geral acho as tuas reflexões muito lúcidas, e pelos vistos a nível músical também estamos em sintonia: já perdi a conta das vezes que ouvi esse concerto do bom keith.

    abraço a todos, cresce sporting!

    ResponderEliminar
  29. Pelos comentários que leio aqui apenas consigo retirar que satisfazer-vos é difícil.

    Fui dos primeiros a por em causa a qualidade do onze pela estranheza das opções do PS. Mal comecei a ver o jogo, vi que estava enganado pois vi garra, luta a meio campo, um ou outro erro - cartão amarelo descnecessário e qlqr lançamento lateral - do Torsiglieiri, o Postiga a fazer -segurar a bola e libertá-la em condições - o que lhe é pedido, o Vukcevic e o Salomão a investir pelas laterais, o meio campo - André Santos e Zapater - a saber descongestionar o jogo e o Abel a fazer o que fez na 1ª época no Sporting. Sintetizando, foram os melhores 45 minutos desta época.

    A 2ª parte foi um filme completamente diferente. Uma quantidade infindável de passes falhados a meio campo puseram o Sporting ao nível da época passada, sem personalidade e à beira de sofrer um golo inevitável como todos aqueles que sofremos quando damos a mínima abébia aos nossos adversários. Após o golo, O PS tinha duas opções:

    a) Aproximar o meio campo da defesa, parar as investidas gaulesas, ganhar serenidade e tentar, sempre que possível, lançar contra-ataques rápidos através de Salomão e Djaló no lugar do Vuk.

    b) Manter o sistema da primeira parte, tirar o Vuk que já estava em sub-rendimento e colocar Valdés ou Matias para poder servir melhor os dois atacantes que também já começavam a demosntrar níveis de fatiga bastante elevados.

    Após o golo, o jogo estava bastante dividido e o Sporting começou a evidenciar, cada vez mais, menor clarividência no passe e nas transições e o PS muito bem decidiu não apostar na sorte e controlar as operações.

    Agora, se eu preferia dar 3 ou 4 aos franceses e não ver o Sporting agarrado às cordas? Claro que sim, não gosto deles nem à lei da bala mas não podemos esquecer que o Sporting jogou fora de casa contra a equipa teoricamente mais forte do grupo e, por vezes, temos que saber respeitar os advesários para não termos nenhum dissabor. E quando está o Tiago à baliza, a história diz-nos que não devemos correr muitos riscos defensivos.

    E apesar da frangada do Tiago, nota mais ao PS por não o ter preterido em detrimento do Hildebrand - o alemão que tenha paciência, recupere a forma e espere pela sua vez.

    Grande Sporting!

    ResponderEliminar
  30. Grande vitória...

    Em relação ao nosso treinador, se o nome fosse Sir. Paul Sergey, se calhar já não era apelidado de anedota, ou de coitadinho.

    Não seguia a carreira do Lille, mas pelo que li aqui antes, era um bom teste ao nosso Sporting, viste estar mais ou menos ao nosso nivel.

    Fomos a França ganhar à equipa por quem teoricamente iriamos lutar pelo 1º lugar no grupo. Ganhamos 2-1. Praticamente (e sei que ainda é cedo e pode sempre acontecer uma desgraça) carimbamos o passaporte para a proxima eliminatória.

    Não acho que tenhamos ganho apenas pela sorte, porque quando perdemos, não acho que nos podemos desculpar apenas pelo muito azar.

    Ganhamos, e ganhamos bem...se foi com uma equipa A, B ou C, melhor ainda, assim fico com a sensação que além de um 11, ainda temos Banco.

    Domingo lá estarei na lixeira, para ver os calimeros a chorar ao vivo.

    SL

    ResponderEliminar
  31. MM,

    Depois de reflectir reconheço que fui contundente e algo injusto com Paulo Sérgio, que objectivamente tem inegável mérito na vitória em França.

    Assim retiro o qualificativo anedota e substituo por medíocre.

    Agora o que é preciso é ir ganhar a casa dos fdp's!

    ResponderEliminar
  32. Uma coisa que não podemos negar, este homem tem tomates! Foi arriscado? Que se lixe! ganhamos e ganhamos bem...como deve dizer o Paulo Sérgio no seu íntimo: Éi touro!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)