quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Já falamos francês, falta "só" tocar piano

Paulo Sérgio deu ontem o seu próprio show na conferência de imprensa que habitualmente antecipa os jogos. Não só por se expressar em francês, mas sobretudo por voltar ao discurso do inicio da época:

"Não vou entrar por essa via lamechas e arranjar desculpas, A nossa expectativa é de confiança, confiamos no grupo que temos, confiamos em toda a gente. Temos respeito pelo adversário, o Lille tem grande equipa, mas queremos entrar com o pé direito.”

Mas não será fácil. Bem antes pelo contrário e, com ou sem ausências, o Lille será logo um bom teste às reais capacidades da equipa. Este é o primeiro adversário mais próximo do nosso valor, podendo até, neste momento, e em termos colectivos, suplantar-nos. Como é tradicional nas equipas francesas, encontraremos uma equipa bem organizada e com valores individuais muito interessantes e em ascensão na cotação internacional, podendo surpreender os menos avisados.

O Sporting, como muito bem assinala Paulo Sérgio não se pode desculpar com as ausências e ver na dificuldade a oportunidade para ultrapassar alguns dos seus problemas. Com Liedson em Lisboa abre-se a perspectiva de, em 4x4x2 losango jogar com a dupla Postiga – Saleiro, tão subestimada pelos Sportinguistas, mas que para mim seria dupla natural, nesta altura. E talvez seja essa a postura táctica mais indicada face às soluções que o plantel pode oferecer. Tenho dúvidas que esta seja a altura de atirar Salomão às feras, ao contrário da maioria. O jogo natural para o fazer teria sido contra a Naval, face aos acontecimentos. Um 4x3x3 com a defesa habitual, com André Santos à sua frente, Valdés na esquerda, Zapater do lado oposto e uma frente formada por Matias, Djaló sem posições fixas e Saleiro parece-me tentadora mas quiçá pouco consistente na hora de defender.

Logo veremos se sabemos tocar piano, depois de falar francês. Talvez não seja preciso um recital como o de Keith Jarret em Colónia, mas vai ser preciso mais do que arranhar uns acordes. 

40 comentários:

  1. Não chegaremos ao nível do recital de Keith Jarret até porque ainda estamos bem longe, mas também não queremos ser os bombos da festa.

    ResponderEliminar
  2. Bons pormenores!!

    Também acho que lançar o D.Salomão neste jogo é mto mau pensado! Faz-me lembrar outros casos de jogadores que foram queimados por serem lançados em más ocasiões. Só uma situação muito atípica poderá dar sucesso a essa aposta. Também me parece que o jogo com a Naval teria sido óptimo para lançar o jovem jogador e dar-lhe minutos de jogo.

    Sobre a dupla Postiga-Saleiro também sou completamente a favor. Primeiro porque aprecio muito ambos os jogadores e depois porque acho que a equipa fica mais equilibrada a jogar com estes dois jogadores, tanto a atacar como a defender. Postiga é um inteligente jogador de equipa tal como Saleiro que sabe jogar na área adversária. Se têm pecado na finalização, que se treine exaustivamente durante a semana esses aspectos. E não é só a finalizaçãoque é preciso treinar porque também os centros são, quase sempre, medíocres e o nível de passes acertados tem sido muito baixo.

    Ficamos a saber que o Lille é o primeiro adversário mais próximo do valor do Sporting de PS. Não percebo se o P.Ferreira e o Olhanense eram mais fortes ou mais fracos. Até porque, diz o nosso treinador, o Lille deverá ter um conjunto mais forte que o Sporting, contudo acho isto muito fácil perante o actual jogo de equipa do Sporting.

    Mais uma vez não vai entrar em lamechas e eu acho muito bem. Mas quando se começa a repetir muito o mesmo discurso parece-me que só não quer dizer com as palavras todas que falta-lhe isto ou aquilo para conseguir vitórias e um futebol convincente. Parece-me que depois um dia poderá vir a dizer que não tinha jogadores. E assim a culpa nunca será da sua incompetência.

    O Lille deveria ser uma equipa acessível a um Sporting fiel à sua grandeza. Com este Sporting não sei o que devo esperar. A esperança é que algo ou tudo encaixe muito bem para ganharmos este jogo. Veremos.

    ResponderEliminar
  3. Será um jogo importante importante porque porá frente a frente os emblemas mais fortes do grupo mas, não é nem pouco mais ou menos decisivo, porque passam 2 de cada grupo. Compreende-se por isso se o Paulo Sérgio apresentar um 11 com 4 ou 5 alterações, para além das certas ausências do Levezinho e do Maniche: terminando o jogo às 20 horas portuguesas o Sporting aterrará em Lisboa já depois da meia-noite seguramente, pelo que, amanhã de manhã os jogadores no treino terão ainda o jogo de hoje nos pensamento e espírito. Depois de almoço sim já existirá mais tranquilidade, e ao fim da tardinha então o derby será só aquilo em que pensarão. Parte de sexta portanto, sábado e: o domingo já é para esquecer. Domingo o Paulo Sérgio já pouco terá a acrescentar, algo que não sejam pequenas palavras, pequenos reparos, pequenos gestos, pequenas linguagens corporais muito muito importantes neste tipo de coisas. O Paulo Sérgio e o Costinha, se há mais-valia que o Costinha de certeza oferece é a forte mas serena tranquilidade de quem já ganhou muitos derbys, ultrapassou muitas eliminatórias e fez parte de equipas que se superaram mais do que 1, 10 ou 20 vezes. Força Costinha, portanto. Terás uma decisiva palavra nesta dupla jornada leonina que levará o Sporting a terras gaulesas e que fa-lo-á regressar ao encontro de 75000 desempregados reunidos às portas do Colombo, domingo próximo. Hoje, razão, juízo, ganhar mas sem comprometer nada, e daqui a 3 dias sim: soltar toda a energia leonina que os 11 bravos felinos - mais o Tigre no banco - conseguirem reunir e nesse momento dispensar. Não é fácil medir forças com 70000 palermas confusos e mentalmente alienados: por norma são imprevisíveis - não obstante o serem básicos -, pouco organizados, dispersos, badalhocos e trapalhões. De todo Valdés, verificarás que não é fácil jogar contra paneleirotas desocupadas com a mania que são papoilas. Mil perdões pela linguagem. Mas seja como for serão 3 dias complicados e por isso teria sido importante adiar o jogo com as galinhas: por ser um jogo decisivo, onde o Sporting perdendo pontos fica bastante afastado do 1º lugar, caso o Porto vença o seu jogo. 7 pontos não são irrecuperáveis mas 7 pontos em meros 5 jogos parecem tudo menos recuperáveis. Por isso sim, o Sporting não pode perder pontos no domingo. Poderia dar-se a esse luxo se não tivesse perdido pontos com a Naval e em Paços mas agora não pode. É ir à galinheira e sair de lá com a vitória: se o Everton, a Briosa e o Roberto conseguem, qualquer coisa que seja menos que um 0-3 será uma derrota. Tenho um feeling muito acentuado que algo de especial acontecerá domingo. Paulo Sérgio, Valdés e André Santos. Não sei porquê tenho a impressão de que o Sporting não se limitará a ganhar. Vai fazer bem mais do que isso.

    ResponderEliminar
  4. Falando em Everton, enquanto o Sporting os despachava o ano passado em Alvalade por 3-0, os seus rivais da mítica, majestosa e ancestral - capital europeia da Cultura e património mundial da UNESCO - Liverpool viravam uma eliminatória contra os franceses de Lille, uma vez perdida a 1ª mão em França por 1-0.
    Um aviso para o Sporting. O Lille pode não ter um nome imponente, uma camisola famosa, mas tem algo muito importante: um orçamento bastante similar ao nosso. Para além disso jogam em casa, ainda não foram derrotados na Liga Francesa - no caos que por lá vai são dos poucos emblemas do topo superior da tabela que não estão neste momento na sua metade de baixo - e têm também uma coisa que importa sempre sublinhar: são 11 - tal como nós - e não são seguramente coxos.
    Por isso cuidado, muito cuidado Paulo Sérgio. Admiro e gosto do teu potente discurso, vem com a função, treinador algum do Sporting Clube de Portugal pode estar no teu lugar e proferir palavras diferentes das tuas - e por tal muito obrigado, já sentíamos todos saudades, és um dos verdadeiros e últimos guerreiros de Vidal Pinheiro, trazes contigo a força do Norte profundo, do Norte que quebra mas não torce - mas cuidado, muito cuidado.
    Não por ti, mas por nós, porque hoje não duvides que seremos todos um só. Contigo, porque tu és dos bons. És tu que lá estás, por isso somos nós que lá estamos.

    Força Paulo Sérgio, e força André Santos.
    À conquista de Marie de Bourgogne hoje, Gent amanhã e Sófia para a semana que vem: nada teremos conquistado hoje caso a capital búlgara fique de pé perante a trovoada que será a nossa - nela - passagem.

    Mas hoje Lille:
    Cheerly to sea, the march of war advance.
    No king of Lisbon: if not king of France.

    ResponderEliminar
  5. Desconheço completamente o valor do Lille, mas isso não inibe o Sporting de ser o natural candidato ao primeiro lugar do grupo.

    Independentemente do resultado de hoje, será realmente um bom teste, concordo contigo sobre a dupla de ataque, Saleiro e Postiga são as melhores soluções que temos para o esquema de jogo que tem sido utilizado. Não que entre também no menosprezo a Liedson, são normais os seus maus inicios de época e no seu caso especifico como iniciou tarde a carreira julgo que vai manter o seu rendimento no final.

    Saleiro é um Pinus, da Academia dos Quercus, pode não ser o melhor mas é o que temos e já provou no ano passado que responde bem a apostas firmes e consistentes. Sobre Postiga já falei várias vezes não insistia mais nele como ponta de lança mas como organizador, tem pés e inteligência para isso.

    Só mais um pormenor, rematem!

    ResponderEliminar
  6. Não concordo quanto a Salomão, caro LdA. Quanto mais se adiar a entrada na equipa pior, SE as coisas começarem a correr mal. Voltam os assobios da epoca passada, a pressão e vai ser muito mais dificil o miudo entrar!

    Acho que o miudo tem qualidade e tem maturidade, apesar da idade. Foi isso que me pareceu na pre-epoca! Claro que se os mesmos que destroem Patricio, e destruiram Veloso e afins não souberem perdoar os deslizes proprios da idade e da falta de experiencia e lhe exigirem a Lua, vai ser mais dificil. Eu não espero que seja o salvador da patria mas acho que tem qualidade para acrescentar à equipa! E estou disposto a ter paciencia com ele.

    Acho que vale a pena correr o risco de o integrar na equipa. E acho que hoje pode ser já o momento para isso. De qualquer modo, esta é a ideia de um observador externo, que não trabalha todos os dias com os jogadores. Espero que ele entre na equipa e que a minha percepção esteja correcta. De qualquer modo, será um jogador que eu não irei em momento nenhum assobiar, mesmo quando as coisas saiam mal. Se fizerem todos assim, será mais facil para o miudo e seria melhor para a equipa!

    ResponderEliminar
  7. Quanto ao Diogo Salomao, poderia ter entrado contra a Naval e, principalmente, contra o Olhanense pois era preciso alguém que aliasse à velocidade, qualidade no 1x1. Hoje, e atendendo à pré-época que fez, é também um bom jogo para ser chamado.
    Se nao se atemorizou contra MCity e Totenham, era agora que o faria? Nao creio.

    Em segundo lugar, apesar do Lille ser uma boa equipa, o SCP será o candidato teórico mais forte a conquistar o 1º lugar. Espero que se passe do plano teórico para o prático.

    Saleiro e Postiga sao uma dupla que pode funcionar bem. Só espero que a capacidade finalizadora de ambos melhore, porque tem sido assustadora. E como diz o LMGM, e comentámos no jogo com o Olhanense, REMAAAAAAAAAAAAAaATEEEEEEEEEEEEEEEMMMMMMMMMM!!!!! Ok há muitos que nao o sabem fazer mas pode ser que às 3 tabelas, elas entrem!

    ResponderEliminar
  8. Hoje é dia de encavar o Bulldog Franciu !!! Bora Lá Sporting.

    http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/09/hoje-e-dia-de-encavar-o-bulldog-franciu.html

    ResponderEliminar
  9. Rui Patrício

    Abel
    Daniel Carriço
    Evaldo.

    Três centrais só, para verem desde já quem é que manda aqui.

    Zapater como trinco mais recuado.
    André Santos como trinco assim-assim. Falso-trinco, como se diz na gíria daqueles que entendem futebol, e mais não digo.
    Vukcevic, a completar este trio.

    Compreendo que possa ser um tridente ortodoxo mas as características estão cá todas: jogo posicional extremamente combativo do médio de Aragão e Castela, a classe, sabedoria, humildade e cristalino toque de bola colectivo-individual do André Santos e, os anos de casa de Vukcevic, o conhecimento dos terrenos que pisa, muito futebol vivido em Podgorica, Belgrado, Moscovo e Lisboa, com missões superiormente executadas em Basileia, Bolton e muitas outras cidades desta Europa que se quer pintada em tons de Maastricht.

    Matías, o génio chileno. Critério, rasgo (no passe), risco (no passe), a colocação entre-linhas adversárias que lhe permitirão ser um verdadeiro airborne sempre pronto a receber lá, mas também a receber cá, para depois desenvolver a acção cá e lá, consoante as necessidades da Divisão.
    Ao lado do Matías mas um pouco para a esquerda, Salomão. O futuro do Leão tem de estar em campo, porque sem futuro não isso mesmo ... futuro. Não existem alturas boas e más: existe o que existe. Hoje é o dia e esta é a hora. Tu estás preparado e sabe-lo bem, por isso força Salomão. Não precisas de fazer muito, basta-te fazer o que és, na certeza que isso que és é muito.

    Portanto, 3, 3, 2, 9, faltam 2.

    Ora, Saleiro: não sei.
    Djaló, é possível. Estarão concerteza alguns franceses de origem africana do outro lado por isso é provável que sim. Se os outros podem, o Djaló também pode. É altura do Sporting provar que a luta contra o racismo não é mera propaganda. Djaló em Lille, porque não?
    Vai jogar sim senhor, fica com o flanco direito porque o Salomão não pode fazer tudo no esquerdo. Mas tem de ficar no flanco, não pode flectir para o meio. Mesmo que a bola esteja sozinha lá no meio e a baliza deserta não poderá lá ir. Faz parte do treino táctico: ignora as necessidades individuais, e habitua-te a cumprir as instruções que recebes, só. Não estás aqui para ajudar, estás aqui para obedecer. Quando souberes obedecer, terás toda a liberdade do mundo para ajudar. Vês como funciona? Formata-te para um A negativo, porque se o conheceres, funcionarás que nem peixe na água em ambientes B positivos.

    E Postiga. Postiga a 9 descaído, descaído para trás, impossibilitado de pisar ou entrar na grande-área contrária. Ou seja o Sporting jogará sem avançado-centro hoje.

    Esta máquina disposta no seu natural 3-5-2, ou se quiserem ser minuciosos no seu 3-3-2(semi-aberto)-1-1 chega e sobra para amarrar o Lille e sair do jogo com 2 golos marcados e nenhum sofrido.
    0-2, como golos da autoria de Zapater e Matías.
    Assistências de Carlos Postiga e Hélder Saleiro.
    Liderança no grupo e deslocação à Bélgica nessa condição.

    ResponderEliminar
  10. JG e JVL:
    Percebo o argumento mas não me parece uma boa ideia. Há uma grande distância entre jogos a doer e jogos de pré-epoca. Há uma grande distância de jogar no Massamá ou no Sporting e em jogos a doer. E não creio que um jogador que está parado, na prática não competiu este ano, possa entrar e demonstrar de imediato tudo o que vale e muito menos ser decisivo. Mais ainda por me parecer que Salomão está verde, mas não é por jogar de verde e branco... :)

    Contudo espero estar enganado. E há pelo menos um risco diminuído caso as coisas corram mal: jogando fora não ouvirá tantos assobios.

    ResponderEliminar
  11. do pouco que conheço do lille o ponto forte deles será mesmo os 2 extremos o gervinho e hadard, no meio campo têm o mavuba que é um armário, mas não tem muita velocidade e em termos de defesa são jogadores um pouco duros de rins. o gr não é mau, mas +e daqueles guarda redes de engate.

    acho que hoje é o jogo mais dificil por ser em casa do principla adversário, mas acredito num bom resultado.

    quanto ao salomão a sua presença seria como que jogar um joker, piorque é um jogador completamente desconhecido

    ResponderEliminar
  12. Pode ser tudo ao molho e fé em Salomão... Mas GANHEM...


    Infelizmente não vou poder ver o jogo, mas às seis da tarde sei que o nervoso miudinho tomará conta de mim.

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  13. Primeiro que tudo deveriamos fazer uma petição para mudar a hora dos jogos...eheheh.

    Segundo, em relação ao Salomão, não me parece ser boa ideia jogar a titular...mas se estiver a correr bem, entrar na segunda parte seria uma boa aposta, na minha opinião.

    No Sabado preferia que tivesse entrado o salomão em detrimento do Vuk...gostei do Vuk da pré-época, não tenho estado a gostar do Vuk de agora. Não sei se é por andar a jogar junto à linha, mas fico com a sensação que pára sempre muito o jogo e por vezes perde-se em fintinhas!

    Resumindo...hoje é pra ganhar, ganhar, ganhar!!!

    SL

    ResponderEliminar
  14. Que a orquestra esteja afinada, com executantes e maestro na ' mesma pauta '.
    E ganhar a franceses é como ganhar a lampiões, dá um gozo especial.
    Allez Sporting Allez

    ResponderEliminar
  15. Torsiglieiri a pinheiro e bombear bolas lá pó meio da área do Lille.

    ResponderEliminar
  16. MM,

    "Três centrais só, para verem desde já quem é que manda aqui."

    &

    "Djaló, é possível. Estarão concerteza alguns franceses de origem africana do outro lado por isso é provável que sim. Se os outros podem, o Djaló também pode. É altura do Sporting provar que a luta contra o racismo não é mera propaganda. Djaló em Lille, porque não?"

    Muito, muito bom :D

    ResponderEliminar
  17. "Lille-Sporting: Tiago, Torsiglieri e Diogo Salomão no onzePor Redacção

    Acompanhamos o Lille-Sporting, jogo da primeira jornada da fase de Grupos da Liga Europa, Grupo C, com Levski Sófia e Genk. Siga aqui em directo.

    Sob arbitragem do inglês Martin Atkinson, eis a equipa:

    SPORTING: Tiago; Abel, Daniel Carriço, Polga e Torsiglieri; Vukcevic Zapater, André Santos e Diogo Salomão; Saleiro e Postiga"


    Como diria o Fernando Pessa, "e esta hein?"

    Quanto a mim, vou buscar o terço...

    ResponderEliminar
  18. JVL, lol.

    Cá vamos nós:
    http://www.livefootballstream.net/
    Para quem quiser ver o jogo. É só escolher o jogo - o do Sporting é o 10º - e escolher um dos links para o um dos streams.
    O melhor é o 1º. Se quiserem saber o que o "inimigo" pensa de nós, abram o 5º.

    ResponderEliminar
  19. gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolo

    ResponderEliminar
  20. Conheço aquele rosto: o árbitro é inglês. E só aos 24´ reparei que o Tiago está na baliza. Hmmm, Paulo Sérgio Paulo Sérgio, grande cabresto, sabes muito ...

    Está Sporting está hoje parecido com o da pré-temporada: muita força e energia, organização quanto baste, e a obrigar o adversário a jogar em esforço, e tenso. O Sporting do Paulo Sérgio é uma bomba: não dá descanso a ninguém, mete tudo tenso, nós e os outros.

    Vão buscá-la! E vão 2!

    ResponderEliminar
  21. gooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolo

    ResponderEliminar
  22. Sei que foi golo mas só o vi na repetição. Vou protestar com o wifi do hotel que não me permite ver o jogo do SCP como deve ser! :D

    GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

    Grande subida do Torsi e Postiga a marcar.

    ResponderEliminar
  23. FANTÁSTICO GOLO DE POSTIGA!!!!
    Para calar a boca a muita gente...aquilo é um golo de um jogador de 1ª!!

    ResponderEliminar
  24. JVL:
    O wifi é daqueles que vem em bandeja como o room-service? tens que aguardar que suba pelo elevador...

    ResponderEliminar
  25. A minha previsão era 1-2...espero que me engane e que seja...0-3.

    ResponderEliminar
  26. Este árbitro até parece português...(daqueles mauzinhos entenda-se!!)

    ResponderEliminar
  27. Já repararam que a equipa B (foi o que ouvi certos comentadores chamar-lhe) está a ser uma equipa de classe A???

    ResponderEliminar
  28. Não quero ser chato. Mas não acham que o Sporting está com uma sorte danada? duas vezes à baliza, dois golos...
    Os primeiros 20/25 minutos até estavam a ser bons. Mas agora, estão muito encostados à área para o meu gosto.
    Por fim, não consigo ver onde é que este Polga é pior que o NAC...Carriço imperial como sempre...

    ResponderEliminar
  29. E o Diogo Salomão? Ia marcando um golaço!

    ResponderEliminar
  30. O Carriço está intratável. Que jogo!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  31. Está na hora de entrar Yannick.
    LDA...já está o 2-1...espero que aguentem o resultado.

    ResponderEliminar
  32. JBDP:
    Nunca reclamo da sorte. Chegam-me bem os azares.

    ResponderEliminar
  33. Leão de Alvalade:
    Também não me queixo da sorte. Mal seria de mim. Mas gostava de estar mais tranquilo...

    ResponderEliminar
  34. Ver o jogo neste wifi, é como querer matar a sede pinga a pinga...

    ResponderEliminar
  35. Feito. Dina ganhaste no prognostico.
    So por isso domingo vamos vencer por mais 1, mais 1 do que ja iamos fazer e no fim o Helder Postiga vai afirmar: "Esta e para a Dina, que foi a unica que sempre confiou abertamente em mim."
    E foi, eu sou testemunha de que foi.

    ResponderEliminar
  36. Oxalá MM isso aconteça, ficaria super feliz mesmo sem a dedicatória.
    Espero que ganhemos e que o Postiga ajude a conseguir esse resultado.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)