domingo, 19 de setembro de 2010

Pesadelo de uma noite de verão

Quero crer que o maior pesadelo de um Sportinguista não é perder um jogo, seja ele qual for, contra quem for. Pior é mesmo perder jogando 90m de forma completamente inofensiva. Foi isso que vimos hoje acontecer e quando assim é não há sequer vontade para perceber as consequências da 2ª derrota em apenas 5 jornadas.

O Sporting nunca chegou a entrar no jogo e quando sofreu o primeiro golo estava já em sérias dificuldades para conter o jogo adversário. Ao optar por um 4x2x31 (não me pareceu nenhum 4x3x3 anunciado) Paulo Sérgio permitiu que o adversário várias vezes dispusesse de vantagem numérica na zona central do terreno, com Saviola Aimar e Carlos Martins a aparecer frente e sobretudo nas costas de André Santos e Maniche e entre estes e a nossa defesa, onde NAC foi, em regra, um grande aliado do ataque encarnado. No ataque pura e simplesmente não existimos.

No final dos 90m ficou a amarga impressão de que as nossas camisolas foram passear ao derby. Não quer isto dizer que os jogadores não estiveram empenhados. Quer dizer tão-somente que, do ponto de vista colectivo, fomos insignificantes.

Carriço foi o melhor e merece urgentemente melhor companhia. NAC e Liedson estiveram no extremo oposto, pouco menos que miseráveis exibições. As substituições nada trouxeram de melhor, o problema não era mais este ou menos aquele, antes sim um problema de organização colectiva. 

Ficha de jogo

Benfica 2

Sporting 0

Jogo no Estádio da Luz, em Lisboa.
Assistência 51 899 espectadores.

Benfica Roberto 7, Maxi Pereira 6, Luisão 6, David Luiz 6, César Peixoto 6, Javi Garcia 7, Carlos Martins 7 (Jara -, 86’), Aimar 5 (Ruben Amorim 6, 46’), Fábio Coentrão 7, Saviola 7 (Airton -, 80’ e Cardozo 7. Treinador Jorge Jesus

Sporting Rui Patrício 6, João Pereira 6, Carriço 5, Nuno André Coelho 4, Evaldo 4, André Santos 4 (Saleiro 5, 73’), Maniche 5, Matias Fernández 4 (Hélder Postiga 5, 59’), Valdés 5, Yannick 4 (Vukcevic 5, 59’) e Liedson 6. Treinador Paulo Sérgio

Árbitro Carlos Xistra 5, de Castelo Branco.
Amarelos Javi Garcia (8’), Valdés (21’), Maxi Pereira (33’), Fábio Coentrão (44’), Ruben Amorim (71’), Hélder Postiga (90’), Airton (90’) e César Peixoto (90+3’).

Golos 1-0, por Cardozo, aos 13’ e 2-0, por Cardozo, aos 50’.

62 comentários:

  1. Por mim Liedson há muito que estava no banco...mas poucos parecem concordar com isso. Como diz o povo..."ganha fama e deita-te a dormir"!!

    ResponderEliminar
  2. LdA, as transições defesa-ataque são como que inexistentes e acabamos naquele marasmo de circulação de bola na defesa. Quando saiu o Matias - que seria supostamente o jogador que conseguiria criar desequilibrios - JJ apostou na pressão alta e o SCP tremeu.

    Temos posse de bola mas muito muito estéril.

    ResponderEliminar
  3. 5 Jogos:

    2V 1E 2D.

    Não é mau... é péssimo.

    5 jogos:

    1 jogo mediano 4 jogos de bosta.

    Não é mau... é péssimo.


    5 jogos:

    4 golitos marcados... Média inferior a 1 por jogo.

    Não é mau. É péssimo.

    ResponderEliminar
  4. Hugo...

    Já a semana passada o PS fez a mesmissíma merda... Tira o Matias e parte (ainda mais) a equipa...

    ResponderEliminar
  5. Atenção que com isto não estou a querer elogiar o Matias lol

    ResponderEliminar
  6. Declarações do treinador do Sporting na flash entrevista:

    (...)O Sporting fez um bom jogo, mas o nosso adversário foi mais eficaz.

    (...)Mas é verdade que tivemos três ou quatro ocasiões de golo que não aproveitámos(...)

    (...)e por isso perdemos um derby que me pareceu bem jogado e bem disputado.


    Das DUAS UMA: Ou este gajo é Cego ou é Mentiroso, sim porque incompetente já provou à saciedade que o é!

    p.s. Também pode ser burro...

    ResponderEliminar
  7. Evaldo: «Fizemos um grande jogo, faltou um pouquinho de sorte»


    Enquanto quem supostamente deve mandar no clube, permitir afirmações deste calibre, bem reveladoas da falta de exigência e de ambição reinante, estamos à espera do quê?

    ResponderEliminar
  8. Mas alguém merecedor de elogios, Hugo?

    Ng jogou népia... Mas aquelas substituições ainda enfraqueceram mais um meio campo do Sporting q nc funcionou em condições.

    ResponderEliminar
  9. Virgílio,

    Há ali um medo qualquer de tirar o Liedson ou o Maniche. E pelo 9 jogo oficial, as "substituições" não trouxeram nada ao SCP...

    ResponderEliminar
  10. FCS:


    Por isso é q nem oiço declarações. Para quê irritar-me ainda mais?

    O Evaldo deve olhar para o leão que trás no peito e pensar q regressou ao Maritimo... Só pode. FDX...

    ResponderEliminar
  11. O Liedson é o unico que conseguiu uma oportunidade de perigo... esse dá o q tem, caramba.

    Jogadores como o Maniche ou o Yannick em campo, é que n faz sentido... O que fez o Maniche? A sério, eu sou um daqueles q nunca viu no Maniche um jogador fora de série. mas cada vez acho mesmo q é mt vulgar...
    Já quanto ao Yannick, saiu depois de ser uma nulidade total, para entrar outra nulidade total, o Vuk... assim n é fácil mesmo!

    e o Matias, já era tempo de justificar pq veio para o Sporting!! ate agora fez mt pouco :(
    Já fez mais o Valdés em meia dúzia de jogos, e parece ter mt para dar, felizmente!

    e nem com o Roberto a tentar ajudar soubemos aproveitar, fdx...

    ResponderEliminar
  12. Tivesses cabelos longos e uma vagina e dava-te um apaixonado beijo, hoje.
    So isto, porque gosto muito de ti Sporting.
    A minha solidariedade e amor mantem-se intactos.
    Forca Paulo Sergio, e forca Andre Santos, rumo ao titulo 2010/11.
    Penalizam-te os membros e o corpo quando estes apenas fazem o que a cabecinha vai permitindo.

    ResponderEliminar
  13. "E pelo 9 jogo oficial, as "substituições" não trouxeram nada ao SCP...""

    Pois... Isso é que é desesperante... Não só não melhora, como não as esgota e como as faz tardíssimo. Hoje até demorou menos a reajir e cometeu a loucura de fazer duas substituições em simultâneo, mas os resultados dessas substituoções foram mais uma valente bacorada.

    Next...

    ResponderEliminar
  14. O Sporting ainda não encontrou um sistema táctico. Hoje jogou em 3 sistemas. Eu disse isto no post de início de época e fui apelidado por um comentadores de que nada percebia de tácticas e sistemas tácticos.

    Este é um dos grandes problemas do Sporting.

    ResponderEliminar
  15. O q me custa é q o lamps estavam tds borrados de miufa, crl... Qd entrei no café para ver o jogo aquilo estava apinhado de brumelhos a tremer por tds os lados... e fomos incapazes de aproveitar esse clima e essa tensão negativa deles... Repito: q merdice de jogo q o SCP fez esta noite. Impressionante de MAU.

    ResponderEliminar
  16. O SCP nao jogou um corno,o Maniche foi o menos mau no meio-campo.
    André Santos foi um desastre,pior só o NAC.
    Devia ter jogador a equipa de Lille.

    ResponderEliminar
  17. jose santos

    Pessoal não vale a pena condenar ninguém...! os jogadores e técnicos tem o valor que têm...! Não fomos nós que gastámos os milhões do benfica. Nós não temos dinheiro para máis, e se agarrámos alguns barretes, os outros dos milhõe sainda agarraram máis, pois isto das contratações, são como os melões: só em nossa casa é que sabemos se fizemos boa opção. Vamos apoiar com o que temos...! Força sportinguistas....!!!!

    ResponderEliminar
  18. Como disse abaixo:

    Vitória justa do slb. Dificuldades incríveis por parte do SCP para sair a jogar e sem imaginação alguma para construir jogo. Depois ainda conseguimos falhar as poucas oportunidades que criámos. Felizmente, o slb também falhou várias que poderiam ter feito com que o resultado fosse mais pesado.
    Vantagem do SCP para o slb a ser reduzida para apenas um ponto. E se o fcp ganhar amanhã, ficamos a 8 pontos à 5ª jornada. Muito pouco para um candidato ao título.

    Para além disso, e como disse o Virgílio, eles estavam receosos. Afinal de contas, tinham mais a perder do que nós. E entrámos na expectativa ao invés de partirmos para cima deles para mostrarmos que estávamos ali para ganhar.

    Liedson neste momento não justifica a titularidade. NAC esteve muito mal. Aflitiva a incapacidade de criarmos jogo e principalmente, de sairmos a jogar pela nossa asa esquerda. Maniche fica os 90 minutos porquê?
    Não seria melhor termos o Salomão a jogar a um Valdés inoperante? Ou a um Vuk?

    Nem sequer adianta falar em arbitragens, que apesar das muitas faltas assinaladas não esteve tão mal como receava, quando o que produzimos é incrivelmente pouco.

    7 pontos em 5 jornadas e com jogos fraquíssimos. 600 mil € por um treinador que produz isto? Somos mesmo uns mãos largas, quando é para fazer um mau negócio.

    ResponderEliminar
  19. Ó José Santos... Com todo o respeito. Vá lá gozar com quem lhe fez as orelhas. OK?

    ResponderEliminar
  20. Já falta pouco para o Natal, altura do ano em que, a exemplo de outras épocas, a nossa crise vai agravar-se e o bom do Santa Claus nos vai trazer um treinador novo... e ' em bom '!!!
    Irra que o homem não acerta uma...
    Será que alguma vez vai deixar de fazer experiências e de inventar sistemas tácticos?

    Já cansa bater mas irra!, aquela porcaria não é nada!

    ResponderEliminar
  21. Eu resumo quase tudo aquilo que penso a uma frase: este é cada vez menos o meu Sporting.
    Está a tornar-se impossível explicar à minha filha porque é que é bom ser do Sporting se cada ano que passa sofremos mais e se torna cada vez mais difícil ter orgulho no nosso clube. Só as outras modalidades nos dão alegrias.
    O futebol do clube entristece-me cada vez mais, nos últimos anos tenho visto uma equipa treinada por estagiários, com alguns moços esforçados e por outros claramente sobrevalorizados e excessivamente bem pagos, numa amálgama esquisita e que só de longe a longe é que funciona. Gasta-se montões de dinheiro em disparatadas compras que logo se descartam, contratam-se jogadores caríssimos para ir para a bancada, uns que já deviam ter bebido 'chá de banco' continuam lá dentro, outros não jogam e não se percebe porquê. O futebol praticado é mau futebol, mal jogado, mas tudo sem explicação, tudo sem rumo.
    Eu só queria ver o meu clube jogar e sentir orgulho naquela equipa, no entanto, tenho de estar sempre a ouvir falar de um passivo galopante que aumenta a cada ano que passa, pretendendo servir de desculpa a quem lá está, mas que também o ajudou a criar.
    Não é só a fruta e os túneis que nos impedem de ganhar e consequentemente de nos mantermos grandes a médio longo prazo, é sobretudo a desordem no clube e este futebolzinho de me.da que o está a matar época após época após época...

    ResponderEliminar
  22. Quanto ao jogo de hoje, foi de uma pobreza assustadora.

    ResponderEliminar
  23. Era muito dificil jogar em 4-3-3 ou coisa parecida com patricio, pereira, carriço, nac,evaldo; maniche,zapater(porque esteve melhor na quinta feira), matias, valdes, vuk e liedson(ou postiga o liedson esta a precisar de ir pro banco uns tempos!). será que o paulo sergio ainda nao percebeu que aquela tatctica de merda que usa não tira partido da melhor equipa possivel que temos? será que ainda nao percebeu que enviar bolas pra frente nao resulta?? porque será? será má qualidade mesmo? Meu rico Carvalhal ao menos tacticamente era bom podia ter outros defeitos mas esse não tinha!
    Um Abraço de um sportinguista angustiado!

    P.S. pior que perder é perder daquela maneira!

    ResponderEliminar
  24. Boas,

    Acabo de chegar da Luz, onde eu e mais uns quantos milhares, em nome do nosso grande amor lá estivemos a apoiar o Sporting.

    E eu digo, apoiar o Sporting, porque os que vestiram a camisola mais uma vez foram pouco dignos de a envergar.

    O resumo de um gajo da bancada:

    - Ataque inofensivo que só cria a oportunidades depois de estar a levra 2-0!

    - Dupla de avançados que não funciona, e vamos ter de esperar pelo Natal para ver se temos um pinheiro (pinheiro esse que o Benfica já tem e dá pelo nome de Cardozo)!

    - Dois chilenos em campo com um futebol demasiado suave e com pouca força para aquilo que se necessita no campeonato português (mesmo assim Valdes bem melhor que Matias).

    4 - Dupla de centrais que mete os pés pelas mãos com facilidade de mais, e ao contrário do que leio, Carriço fez tanta merda como o NAC.

    5 - Dois médios centro iguais (Maniche e André Santos), servem para quê? E ainda para mais não sabem atacar.

    6 - Um guarda-redes que alterna o muito bom com o muito mau...

    7 - Um Djaló que não consegue controlar uma bola, nem fintar um adversário no 1x1 serve para quê num jogo destes?

    8 - Dois laterais que sobem muito mas quando toca a defender são muito permeáveis.

    9 - Um treinador que ganha a equipa a uma quinta-feira, e despacha-a quase toda para o banco no Domingo?

    10 - Um treinador quase cópia do Paulo Bento na sua pior fase, dando 45 minutos de avanço, e fazendo sempre as substituições por volta dos 60 minutos. Desta vez foi aos 56 minutos pois já tinha encaixado o segundo...

    11 - Um treinador que no fim do jogo parece que viu um jogo diferente do que todos vimos...

    É este Sporting que eu hoje apoiei e que mais uma vez não gostei.

    É este o Sporting que perdeu sem espinhas contra um Benfica a jogar nas calmas e sem estar em forma (bem longe disso, há gente no Benfica que se arrasta...mas chega para este Sporting).

    Este Sporting que amanhã arrisca-se a ficar a 8 pontos da liderança e a caminhar a largos passos para mais uma época em que dificilmente fará melhor do que conquistar um lugar na Liga Europa e muito possivelmente a mais de 20 pontos do campeão.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  25. Ó Ivo, 4-4-2 ou 4-3-3 ou 4-2-3-1 ou lá o que for... Paulo Sérgio tenta tudo isso e ainda não escolheu a esta altura do campeonato qual é o melhor sistema táctico para a equipa.
    Não sabe mais. Pronto.
    Mais um ano com um treinador fraco e com uma equipa dequilibrade, triste e tantas vezes miserável.
    Estamos guardados para isto...
    Resigno-me.

    ResponderEliminar
  26. Pergunto aos meus amigos. Onde anda o nosso Sporting. Q exibição miserável foi esta hoje? Sem ambição, nível, e sem vontade atacante.

    http://www.conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. Hoje pensava ver Saleiro e Liedson na frente.

    Djaló é uma autentica nódoa! Serei só eu que vejo?

    Depois sacrifica Matias Fernandes (mais uma vez...) quando é o único que parece ter capacidade para desiquilibrar, e deixa em campo crónicas como Djalós, Evaldos (mas de quem foi a ideia de jogar tanto €€ fora com este cromo?) Maniches, NACs....enfim.
    Não percebo nada de futebol...

    ResponderEliminar
  28. Há quase um ano, depois de sair, o Paulo Bento deu uma entrevista onde disse uma coisa que chocou muito adepto do Sporting.

    “O complexo de inferioridade em relação ao Benfica deve acabar”.

    A patologia exposta. O dedo na ferida. Fundo.

    Num duelo de supostos iguais, entre rivais, não pode haver tanta diferença de vitórias. Estejam as equipas como estiverem, esteja ou não em causa um objectivo maior do que a vitória, ganham quase sempre eles. A nós tremem as pernas, a eles crescem asas.

    Em 2006/2007 fizemos uma ponta final maravilhosa com nove vitórias em dez jogos. Exibições de gala, marcar sempre antes dos cinco minutos, goleadas, triunfos em Braga e no Dragão. Pelo meio um empate na Luz. Jogávamos muito, eles pouco, mas encalhámos no estádio ideal para darmos o tiro de partida rumo ao título. Dois pontos perdidos. Ficámos a um da festa no Marquês.

    Muito do que acontece num jogo de futebol entre forças semelhantes é decidido na parte mental. Num dérbi isso então é matemático. E ano após ano ganham o benfica. Mudem os jogadores ou os treinadores, é sempre tudo igual. Isto destrói um gajo.

    Temos de repensar a nossa identidade. Quatro segundos lugares à frente do Benfica receio que tenha sido a pior coisa que nos aconteceu nos tempos recentes. Foi música que nos distraiu enquanto a cultura vencedora do clube ia cada vez mais sendo posta em causa. Enquanto nos distraíamos com o hino da champions o porto cavou um fosso dantesco e o benfica reorganizou-se, dentro e fora do campo.

    Por estes dias eles estão fortes, mais do que nós, mas não com a diferença que hoje se viu. O Hapoel fez-lhes mais oposição do que nós e a leitura deste facto tem de ser lida além das tácticas e opções técnicas de treinador e jogadores, além da nódoa que é o djaló ou do festival de disparates do NAC ou do frango do patrício.

    Não nos esqueçamos que há três dias fizemos um bom jogo em frança, contra um adversário difícil. E o mais certo é voltarmos às vitórias para a semana que vem.

    Até podíamos perder hoje, mas não assim, com uma demonstração tão flagrante de impotência. Um clube assume-se grande nos grandes momentos. Há muito que nós não o fazemos. Especialmente contra o Benfica. É preciso repensar a nossa identidade e matar este bloqueio mental antes que ele nos mate a nós.

    ResponderEliminar
  29. Porra! no ano passado tinhamos um JMoutinho dono da equipa. Saiu e pensámos: acabaram as vacas sagradas. Finalmente Matias iria ter a sua oportunidade. O chaval mostrou serviço mas de nada valeu, é metido quase por favor e é invariavelmente retirado de cena a meio. É assim que se dá confiança a um tipo que já provou que pode fazer a diferença? Não entendo!
    Este ano manda Maniche. Maniche & Costinha.
    E não passamos disto...

    ResponderEliminar
  30. Rui Coelho

    nos últimos 10 anos, sporting e benfica jogaram 24 vezes.

    8 vitórias para cada lado e 8 empates.

    hoje o benfica chegou à vitória 9.

    Onde é que está essa superioridade que dizes existir nos derbies?

    ResponderEliminar
  31. ainda há quem tenha esperança no Matias?

    por amor de deus...

    ResponderEliminar
  32. Kovacevic,

    o Matias é bom jogador. Precisaria apenas de uma equipa mais juntinha.

    Precisaria ainda de um treinador que o fizesse crescer para o jogo, que lhe fizesse ver quando tem de aparecer, quando tem de chamar o jogo para si, quando tem de gerir os tempos do jogo, etc.

    ResponderEliminar
  33. "Ou este gajo é Cego ou é Mentiroso, sim porque incompetente já provou à saciedade que o é!

    p.s. Também pode ser burro...
    "

    O homem é um polivalente.

    ResponderEliminar
  34. Carlos,

    desculpe mas depois disto "Depois sacrifica Matias Fernandes (mais uma vez...) quando é o único que parece ter capacidade para desiquilibrar, e deixa em campo crónicas como Djalós" não me parece que tenha grande autoridade para opinar num sentido ou noutro, na medida em que o MF14 e o YD20 saíram no mesmo segundo de campo.

    Talvez me saiba explicar porque passaram tantos sportinguistas um ano a refilar (por tudo e por nada) que o MF14 não marcava as bolas paradas. Não iam ser golos em barda?...

    ResponderEliminar
  35. Kovacevic, a estatística de uma década não explica a de uma vida. Puxa a cassete atrás e refaz as contas dos dérbis. E já agora aproveita e vê quantos títulos ganhámos nos últimos 50 anos. Eu tenho 27 e festejei dois. É menos que pouco.

    Ou não? Ou está tudo bem? Ou nada há a mudar na nossa relação mental com o benfica? Sou o único a pensar assim e a culpa é do djaló que não se dá bem com a bola porque ela é redonda? Ou é preciso cavar mais fundo para descobrir o motivo pelo qual os jogadores do nosso clube desaprendem de jogar quando por exemplo vão à luz? Ou quando se decide a final de uma taça ou um desempate por penáltis com eles, quando a força mental decide as coisas?

    Que raio de exibição foi esta?

    Hoje não somos um clube vencedor devido a problemas de gestão do passado, mas ao nível mental acho que este complexo face ao benfica sempre foi o mais grave deles todos.

    Acredita: custa-me tanto escrever isto como a ti e restantes adeptos deve custar ler. Mas alguém tem de o fazer.

    ResponderEliminar
  36. Rui Coelho,

    fez esse comentário a seguir ao empate em casa com o Olhanense?

    Se não, peço-lhe para reanalisar em que termos os sportinguistas devem, a nível mental, repensar o seu complexo relativamente ao Benfica.

    É que se "fôssemos" uns complexados que percebessem um pouco de futebol, provavelmente não teria havido tantos erros de gestão no passado. Ou se calhar não. Não se sabe...

    Hasta la revolución! (disseram...)

    ResponderEliminar
  37. Kova, ainda há quem tenha esperança no Vuk!

    Como disse no post anterior estava pessimista, esperava no máximo um empate. A construção ofensiva do Sporting é inócua, foi assim com o Olhanense (grave) foi assim hoje (pelo menos nos 60 min que vi).

    Sinto a falta de uma estrela, mas uma estrela a sério, daquelas em que acreditamos não só porque brilha (brilhar até o zircão brilha...), mas por ser das que são capazes de a qualquer momento virar um resultado, agarrar num jogo de luta e fazer dele um épico, daqueles que inspira uma equipa!

    Rodar jogadores só por rodar é chover no molhado.

    Hoje é malhar no NAC, ontem era no Polga.
    Hoje é malhar no D'jálo, ontem era no Vuk.
    Hoje é malhar no Liedson, ontem era no Postiga.
    Hoje é malhar no Evaldo, ontem era no Grimi.

    ResponderEliminar
  38. PLF,

    A seguir ao empate com o olhanense saí de alvalade a rogar pragas ao bettencourt e ao costinha porque sabiam que faltava um avançado goleador no plantel e não o deram ao paulo sérgio e fui para casa, abri uma garrafa de vinho, e vi uma grande joga que envolveu um (dois?) rival nosso.

    Se quiser saber o que escrevi leia os arquivos do blogue, de certeza que está por lá um ou outro comentário meu.

    Contra o olhanense atacámos, corremos, ganhámos bolas divididas, empurrámo-los lá para trás, tentámos ganhar e não conseguimos marcar. Estivemos longe de deslumbrar, demos praticamente uma parte de avanço, mas só faltou quem metesse a bola na baliza para ganharmos. E o árbitro foi amigo.

    Esta noite, quando se exigia que os jogadores se transfigurassem, que arrumassem com um rival moribundo, que nos enchessem de orgulho, nada fizeram. Parece que distribuiram doses de morfina no balneário. Acontece com frequência. Sobretudo na Luz, tenhamos boas ou más equipas.

    Esta é a minha opinião – além da má gestão ao longo dos anos indentifico-o como um dos bloqueios mentais que nos impede de ser maiores. Mas e a sua opinião, qual é?

    Está tudo bem? Ganha-se um jogo, perde-se outro? O Sporting é isto? No pasa nada?

    ResponderEliminar
  39. Não gostei minimamente da exibição do nosso sporting, mas gostei menos da forma passiva do nosso técnico. Bem sei que os jogadores pouco ligam ao que os técnicos lhes dizem no decorrer dos jogos, mas há alterações pontuais ou correcções que podem funcionar com uma chamada de atenção. A atitude de PS contrastou com a de JJ.

    PLF dê-me autorização para entrar na sua Bancada - zekim.ribeiro@gmail.com

    ResponderEliminar
  40. Rui Coelho o PLF e muito provavelmente - sendo impossivel falar-se em certezas quando nao se conhece tudo e todas as coisas, sobre o que alguem possa neste mundo teorizar sobre o Sporting - a autoridade maior que existe em termos de "pensamento Sporting".
    Opiniao pessoal, claro.

    Chega a ser muito chato ate, bastante mesmo, porque ninguem gosta de conhecer com muita antecedencia um qualquer destino negro que o futuro nos reserve, ou varios, sobre tanta coisa diferente.
    Eu nao gosto do PLF, por 3 motivos:
    1 - A sua razao aponta sempre para o insucesso, naquilo que e a realidade das praticas.
    2 - A sua razao nunca e ouvida, naquilo que sao as formulas que aponta como solucao para a realidade que as praticas produzem.
    3 - E pouco simpatico, e emana pouco charme. E uma pessoa muito crua.

    Alias melhor dito: nao gosto que tenha sempre razao, porque os seus diagnosticos sao sempre negros mas no fim revelam-se sempre os correctos.

    Forca Sporting, uma vez mais.
    Confesso que hoje nao fiquei triste, e ate sei porque.

    ResponderEliminar
  41. Estou de acordo com o Rui Coelho. Aliás, eu próprio já tinha pensado no que ele disse. Basta vermos, os jogos que temos ganho aos lamps nos últimos 10 anos (não posso ir ao tempo em que eu ainda não era nascido), são jogos que pouco ou nada dariam glória imediata, porque esses, os que davam glória perdemos todos, pelo menos os que me lembro, roubados ou não! Ainda no tempo do queiróz, iamos embalados para ser campeões, jogámos com o benfica em casa, e pimba, levámos 6 e eles foram campeões. Em 99/00 bastava uma vitória em casa com o benfica e seriamos campeões, eles não jogavam um caracol... estádio cheio, festa preparada, pimba perdemos 1-0. Depois fomos campeões na ultima jornada com um clube que já nem existe... Em 2001 repete-se a história, o sporting com uma das suas melhores equipas da sua história, um ataque de luxo, de goleada em goleada, chega ao jogo com o benfica em alvalade em que com a vitória eramos campeões em cima deles... empatámos no ultimo minuto e lá ficámos com grande melão! Em 2005 jogámos com eles nos quartos de final da taça, com mais uma grande equipa que tinhamos, fomos eliminados. Nesse mesmo ano virou-se a história, o benfica se ganhasse ao sporting no seu estádio era 90% campeão e afastava o sporting... e ganhou, coisa que quando por duas vezes nos calhou a nós não fomos capazes de fazer pelo menos uma! Final da taça da liga, roubados mas o resultado foi o mesmo, derrota! Estes foram os Sporting - Benfica mais importantes dos ultimos 10 anos em que a vitória num destes jogos daria praticamente algo mais além dos simples 3 pontos... resumo? Perdemos todos!

    ResponderEliminar
  42. LdA:

    "Pesadelo de uma noite de Verão"

    Realmente, o SCP por vezes mais se parece com uma tragédia Shakespeariana...

    Qualquer dia damos por nós a indagar uma caveira e a filosofar sobre o “Ser ou não ser, eis a questão”…

    “será mais nobre
    Em nosso espírito sofrer pedras e setas
    Com que a Fortuna, enfurecida, nos alveja,
    Ou insurgir-nos contra um mar de provações
    E em luta pôr-lhes fim? Morrer.. dormir: não mais.”


    Abraço.

    ResponderEliminar
  43. Cinema Paraíso (filme da minha vida),

    Meia-final da Taça de 2008 em Alvalade que nos permitiu ganhá-la frente ao Porto.
    Vitória em Alvalade nesse 2008 por 3-2 que nos permitiu ultrapassar o benfica e rumar à Liga dos Campeões, embora tenhamos falhado a pré-eliminatória com a Fiorentina.
    Duas vitórias em 2005/06 em que a 2ª - na luz - permitiu-nos manter na corrida pelo título frente ao Porto.
    O 2-2 na luz em 2001/02 com os 2 golos nos ultimos minutos do jogo quando o benfica seguia em 1º na Liga. Acabamos o ano campeões.
    Vitória em 2000/01 em Alvalade que definiu as contas do 2º lugar em definitivo e atirou-os para 4º afastando-os da Europa no ano seguinte.
    Quartos-de-final da Taça em 1999/00 em que os arrumamos com um 1-3, na luz.

    Não serve de consolo neste momento. Serve só para (se calhar) provar que esse complexo existe mesmo. Se calhar não, existe, e é um complexo de inferioridade que não tem razão nenhuma de ser. Aqueles que o sentem deviam talvez fazer um esforço para dele se livrarem.
    O benfica não tem qualquer superioridade sobre o Sporting [(desempatou-a ontem, com os tais (8-8-9)] nem impediu o Sporting de alcançar sucesso desportivo na última década, porque o Sporting até tem mais títulos ganhos do que eles, na última década.
    Foi o Porto que o impediu, ao ganhar 6 campeonatos, outras tantas taças e outras tantas supertaças. O nosso adversário principal é o Porto, vem-no sendo há mais de 20 anos, porque há 20 anos que ganha tudo, ou quase tudo. É o Porto quem precisamos de bater, nenhum outro. E este ano será assim de novo, ao que tudo indica.

    Porque é que se sentem inferiores ao benfica, quando não têm motivos nenhuns para tal? Quem o sente é que deve resolver esse tal complexo de inferioridade ... como o Paulo Bento. Enquanto treinador do Sporting sentia-o de certeza, e por isso é que falou.

    Virgílio, LdA, caso façam um novo post que disseque o jogo de ontem passem por favor pelo sítio do Clube e leiam a crónica ao jogo que lá vem escrita. Não podia ser mais patética ...

    ResponderEliminar
  44. LMGM, é mesmo isso.
    "Rodar jogadores só por rodar é chover no molhado.
    Hoje é malhar no NAC, ontem era no Polga.
    etc etc."

    O Matías se estivesse no Benfica era um craque.

    ResponderEliminar
  45. As grandes equipas vêem-se nos momentos decisivos, mas nem sempre os momentos decisivos são os grandes jogos. O empate com o Olhanense, naquele contexto, mostrou que este ano andamos aqui para fazer como o ano passado.

    As vitórias na Dinamarca e em Lille mostraram igualmente que, se calhar, somos uma equipa mais talhada para competições a eliminar. Isto porque o nosso plantel, apesar do muito dinheiro investido ao longo do último ano (convém não esquecer), não é tão forte como outros em Portugal; mas há alguns jogadores que, se estiverem motivados, e se as coisas começarem a correr bem, até podem fazer umas graças. Mas não vejo ali força para mais do que isso, sinceramente.

    Entre muitos outros, há um motivo pelo qual Paulo Sérgio não pode repetir o mesmo discurso e os mesmos índices de resultados do que outros que andaram por Alvalade: é que, para isso, não tínhamos corrido com Carvalhal, Paulo Bento, Peseiro, Fernando Santos, etc. Paulo Sérgio foi contratado para fazer MELHOR do que aqueles. Se ele não muda o discurso imediatamente e se não se mentaliza disso, o seu destino será igual ao dos outros.

    O nível de exigência em Alvalade tem caído progressivamente, e isso nota-se no discurso de todos e na atitude em campo dos jogadores. No "meu" Sporting, ninguém vinha dizer "fizemos um bom jogo", "não fomos eficazes". Mas será que o "meu Sporting" existe? Será que alguma vez existiu durante as últimas três décadas?

    ResponderEliminar
  46. "O Sporting denotou alguma ansiedade nos primeiros minutos do derby, mas até foi dos «leões» o remate inaugural da partida por intermédio do chileno Valdes. Contudo, no lance seguinte, Cardoso isolou-se, lançado por Aimar, e causou frisson num remate forte ao poste esquerdo da baliza da Patrício. Um prenúncio do que viria a seguir, até porque os livres laterais e cantos iam-se sucedendo em catadupa no ataque encarnado, sempre com o "cunho pessoal" de Carlos Xistra. Numa dessas situações, Cardozo conseguiu aproveitar uma falha defensiva para adiantar o Benfica no marcador ..."

    Ainda pedimos ao Clube que tome uma posição institucional de afronta à generalidade da imprensa desportiva portuguesa.
    Com que moral o faria?

    ResponderEliminar
  47. Se podíamos ter ganho ao Carnide era ontem mas no fim o que é que tivémos?

    A vitória mais incontestada de que tenho memória. Bela merda este SCP. Paulo Sérgio é um CAGADO !!!

    http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/09/o-taliban-sem-argumentos.html

    ResponderEliminar
  48. O Jesus meteu o benfica a pressionar alto e esperar pela merda alheia...foi o que aconteceu,pontapé p frente e os jogadores do SCP que se enterrassem,então o NAC foi uma desgraça.
    O P.Sérgio está a descarrilar mais rápido do que eu pensava.Existem ali situações tão óbvias que eu fico a pensar se eu é que sou o otário só pode. Manter Liedson a titular é mau,mante-lo com Djaló é de louco.André Santos e Maniche nao combinam,são demasiado parecidos e atrapalham-se.
    O miudo Salomão anda a babar-se para ter uma oportunidade de partir isto tudo e anda pelo banco e bancada.Zapater idem.
    Matias tem utilidade se nao TIVER que correr atras da bola no nosso meio campo,para isso estão lá outros,alguém que diga isto ao P.Sergio tb,depois admiram-se que o rapaz aos 60 min esteja cheio de ratos...
    Postiga e Saleiro na frente...para ONTEM! Zapater e Maniche (ou A.Santos) e Matias na frente destes.
    Period!

    ResponderEliminar
  49. MM eu tava a falar de jogos que davam títulos logo ali na hora, não de segundos lugares... duas oportunidades que tivemos de os fazer passar por cabeçudos, acabaram 40 000 tristes em Alvalade... eles à primeira fizeram logo de nós cabeçudos.. tou a referir-me a jogos entre sporting e benfica que é o assunto do dia, pois é claro que quem tem ganho tudo é o porto. Nos momentos decisivos, muito raramente não bloqueamos com um adversário directo! Lembro-me também na primeira época do P Bento tinhamos 9 ou 10 vitórias seguidas e se ganhassemos ao porto iamos para primeiro a 2 ou 3 jogos do fim. Jogávamos em alvalade e tudo : Perdemos.

    PS: Também é o filme da minha vida.

    ResponderEliminar
  50. Se não temos uma equipa boa porque não dar um prémio aos que ganharam por 2 - digo 2 golos - ao Lille? Isto fui eu a pensar alto... esqueçam que eu não percebo nada de futebol.

    Abraços solidários de uma leoa cansada de não ver soluções aceitáveis. É preciso ter muito amor ao clube para esquecer quem está à frentes dos destinos do clube e continuar a acreditar que ganhar campeonatos é possível.

    ResponderEliminar
  51. Lá fui eu ontem a mais uma romaria à Luz, enfim não aprendo com os erros. Depois do jogo com a Olhanense disse que não ia, picaram-me e lá fui eu. Um amigo meu que tambem foi ontem virou-se para mim e disse "Para o ano se te convencer a ir não aceites..." ficou a olhar para mim e disse "Fdx contigo não posso contar.". Ou seja se o Sporting tiver uma bela porcaria e tornar a ter um jogo destes já sei que vou lá estar caído outra vez.

    Já agora para quem disse que a saída do Matias foi uma aberração só pode estar a gozar, o Matías ontem foi 0 sem força, sem velocidade, sem passe, 0. Foi bem substituído, continuo sem perceber porque é que não se aposta numa dupla Liedson/Vuckevic na frente, já que não temos alas (visto que o Salomão não conta) que se tenha mais gente no meio e gente que não peça licença para rematar. Por falar em rematar, será que nenhuma inteligência se apercebeu que o Roberto ia tremer por todo o lado e não deu ordens para rematar de tudo o que era lado? em 4 remtes à baliza largou 3 para a frente era só haver alguem na área e cair logo em cima mal houvesse um remate...

    ResponderEliminar
  52. Tite, nós ganhámos ao Lille por 1 golo, não por dois, e acabámos o jogo com uns 7 ou 8 defesas, só faltava o Grimi para termos os defesas todos do plantel a jogar no mesmo jogo... Já agora, o Lille tb jogou com uma equipa secundária, e por favor, ainda eram mais fraquinhos que nós! E é por ganhar ao Lille que me esqueço do olhanense? Ou do paços de ferreira? Ou que ontem não existimos no ataque? O matias tá muito valorizado por estas bandas, o homem ainda não fez nada de especial, não sei porque insistem em dizer " se o metessem a jogar naquela posição " ou " se fosse do slb era craque..."! Ainda não viram que foi mais um negócio falhado? Não defende, é fraco fisicamente e lá de quando em quando faz uns passes que ilude os menos atentos... esqueçam, é dos piores planteis da nossa história! Não temos alas de jeito nem jogadores rápidos (não, o yanick não conta porque nem as bolas consegue dominar) e basta lembrar que já tivemos simão, di francesci, quaresma, cristiano ronaldo, mpenza, Danny (saiu quase oferecido...), VARELA, Nani... temos o salomão mas nem convocado é para o campeonato! Quem são os talentos que nos resolvem então os jogos este ano (ou o ano passado...) ? Ainda estamos á espera que o Liedson nos salve com 33 anos? Também não estamos à espera que seja o yanick pois não? Eu diria que ninguém... Aqueles centrais, dois gaiatos, não são maus, mas não era para jogarem juntos, era terem ao lado deles um jogador como o André cruz cheio de experiência e não dois gaiatos com o André santos á frente deles que ainda consegue ser mais novo. Experientes temos lá o maniche... todo roto coitado! Valdes na ala não dá nada! Os suplentes... postiga, saleiro...LOL!!! Um clube que está falido a meio da época dá 6,5 Milhões por um jogador que joga dois jogos e no fim da época empresta-o... alguem consegue perceber isto? Vende-se o veloso e o moutinho (o nosso meio campo) por valores miseraveis!!! Não duvido que o bettencourt quera ajudar o sporting, mas o que ele tem de pensar é que pode não ter jeito para a coisa! Desde que chegou à presidência que nos estamos a atascar cada vez mais... até que um dia não haja salvação...

    ResponderEliminar
  53. Qual foi a última em vez que ganhámos um jogo ao benfica que nos tenha valido ali mesmo a conquista de um título de campeão, de uma final de taça? Não é uma pergunta retórica, não sei mesmo a resposta - estive à procura e não encontro. A contabilidade que faço é a mesma do Cinema Paraiso. Espero estar a esquecer-me de algum festejo.

    Assim de repente lembro-me de uma taça (lucílio) da Liga (2009),

    do título resolvido pelo luisão a meias com o ricardo, um jogo em que seríamos campeões na casa deles se ganhássemos (2005),

    de dois títulos adiados quando podíamos fazer deles cabeçudos em nossa casa, as noites perfeitas que se transformaram em frustrações sem fim (2000) e 2002),

    e da taça de portugal do very-light que matou um dos nossos no jamor (1996), sendo que ouvi dizer que o assassino fugiu da prisão e anda a monte.

    Daí para trás já não tenho memória. Fazendo as contas, tudo decisões ganhas por eles. Nem uma nossa para amostra.

    E com isto encerro a minha teoria sobre o bloqueio mental que toma conta de nós quando apanhamos os canários, na esperança de que mais cedo do que tarde haja um big bang e o mundo dê cambalhotas de tal modo que entremos todos num delorean gigante e sejamos transportados para um tempo em que tenhamos uma equipa com

    carlos xavier, figo, balakov, sá pinto, amunike ou iordanov,

    schmeichel, andré cruz, duscher, pedro barbosa ou acosta,

    phil babb, paulo bento, quaresma, niculae, joão pinto ou jardel.

    Isso sim era diversão. 60 mil no velhinho alvalade. Festa. Troféus nos três casos. Títulos de campeão em dois. Parece que foi noutra vida.

    Faz-se tarde, vou mas é dormir.

    ResponderEliminar
  54. Cinema Paraíso

    Até o teu nome é poético. Adorei!
    Adorei o teu nome e a tua resposta.
    Ainda antes de ter lido o teu comentário tinha escrito algo no A Norte em que também eu me insurgia contra tudo o que se anda a passar no nosso clube há uns anos a esta parte.
    Por mim, sozinha, não consigo resolver nada. E vocês todos juntos nas próximas eleições, podem?
    É isso...

    ResponderEliminar
  55. Sou Benfiquista e passei aqui para ver o vosso blog.
    Espero sinceramente que publiquem o meu comentário.

    Gostei do vosso blog porque percebe-se que quem por aqui passa está realmente preocupado com o futuro do vosso Sporting.

    Quanto à derrota no Derby isso, quanto a mim, é o menos para o Sporting. Derby é Derby e umas vezes ganha-se outras perde-se. Penso que não é por aí que os adeptos do Sporting se devem preocupar.

    O que para mim tem estado mal no Sporting, nos adeptos do Sporting e em quem dirige o Sporting é muito simples de explicar:

    Vocês (adeptos e dirigentes) gastam muita energia a combater o inimigo errado, o Benfica.
    Enquanto vocês não perceberem que o inimigo é o Porto, não andam para a frente.

    Andam e sempre andaram distraidos com o Benfica.

    O Benfica a lutar contra o Sporting e contra o Porto é muito dificil.

    E o Porto tranquilo lá vai ganhando.

    Este ano é exemplo mais que evidente.

    O Porto la vai ganhando com ajudas(Naval, Nacional e Rio Ave) e o que se ouve dos responsaveis do Sporting?
    ZERO.
    Porquê?
    Porque o Sporting está à frente do Benfica.

    Está tudo bem.

    Entretanto o Sporting já está a 8 pontos do líder.

    Quando o Benfica passar à frente do Sporting, aí sim, virão os responsáveis leoninos dizer de sua justiça, que o Benfica é sempre beneficiado.
    E vão entrar na luta com o Benfica para ver se ficam à nossa frente.
    No fim vai ganhar o Porto.
    E a posição do Sporting vai ser:
    - Se ficar atrás do Benfica, o Benfica é sempre beneficiado.
    - Se ficar à frente do Benfica foi uma boa época porque com menos orçamento ficaram à frente do rival.

    Esquecem-se no entanto que não ganham mais um ano e que o Porto vai cimentando o poder.

    ResponderEliminar
  56. Já agora,

    achei fantástico o pormenor de respeitarem os jogadores do Benfica ao darem notas avaliativas da exibição. E com muita lógica. As notas estão muito bem dadas, só discordo com a do Aimar, devería ter sido um 6, mas é a minha opinião.

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  57. Amigo benfiquista, obrigado por nos vires visitar, pois já estávamos a precisar de dar uma gargalhada. Ficámos então a saber que a culpa se o benfica não for campeão é porque "O Benfica a lutar contra o Sporting e contra o Porto é muito difícil" e no fim "E o Porto tranquilo lá vai ganhando." Quer então dizer que segundo a óptica benfiquista, as razões são mais que óbvias sobre a liderança do porto e a não liderança do benfica: o Sporting preocupar-se com o benfica e não com o porto... tenho uma resposta para isso, que é LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL!!! Como todos sabemos, o benfica é o clube que mais se vitimiza em portugal, já que cada vez que não ganham a culpa é sempre do mesmo, o Pinto da Costa, e nunca do próprio benfica... até conseguiram converter a carolina em benfiquista!! Curioso que nos anos em que o benfica ganha não falam de arbitragens... podes-me explicar porquê? O ano passado a época inteira não falavam de árbitros (porque ganharam...) e este ano em 6 jornadas até já pediram aos adeptos para não irem ver os jogos fora... que ridículos!!! A culpa é sempre de alguém, e pelo comentário acima agora a culpa é do Sporting não andar a espumar da boca como eles contra o porto!!!

    "Esquecem-se no entanto que não ganham mais um ano e que o Porto vai cimentando o poder."

    Pronto, tu como benfiquista lá sabes, quando dizes que o porto reforça o seu poder, mas isso também mostra o que acreditas na tua equipa, ou seja, para ti estás é preocupado com o Sporting, se é amigo do porto e do benfica! Tás a perceber? Dizes que a gente se preocupa com o benfica, mas quem está a mostrar alguma preocupação és tu... com o Sporting porque não está do lado do benfiquinha para o benfiquinha ganhar!!! Eu sou do Sporting, sócio, e ao contrario de ti não me preocupo com nenhum clube como tu vieste insinuar POR NÓS!!! Não fales por nós porque tu não és do Sporting. Obrigado por quererem a nossa amizade e se preocuparem com o que nós fazemos. Mas não culpes a gente pelas vossas derrotas... bye bye

    ResponderEliminar
  58. "Curioso que nos anos em que o benfica ganha não falam de arbitragens... podes-me explicar porquê? "

    Deve ser pela mesma razão de que quando o Sporting ganha não fala de arbitragens...

    "e este ano em 6 jornadas até já pediram aos adeptos para não irem ver os jogos fora... que ridículos!!! "

    Não deve ser mais ridículo que a posição da direccção liderada por José Roquete em decretar o "luto pelo futebol nacional", sustentando que a "verdade desportiva" do campeonato 1998/99 estava "ferida de morte".

    "Dizes que a gente se preocupa com o benfica, mas quem está a mostrar alguma preocupação és tu... com o Sporting porque não está do lado do benfiquinha para o benfiquinha ganhar!!! Eu sou do Sporting, sócio, e ao contrario de ti não me preocupo com nenhum clube como tu vieste insinuar POR NÓS!!!"

    Não foi o que disse o Paulo "Forever" Bento.


    Mas vamos lá ver, agora que já estás atrás do Benfica qual vai ser a posição do Sporting...

    ResponderEliminar
  59. O paulo bento é o sporting? Se ele era o sporting, o jesus também é o benfica e assim também me posso rir na tua cara, pois ele disse hoje que o benfica foi o melhor da europa com o barcelona o ano passado AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH QUE RIDICULOS!! O Inter nem jogou sequer... nem o Bayern, nem o Manchester, nem o Liverp44l, nem o Chelsea, nem o Real, nem mais algumas 50 equipas por essa europa fora... Sabes porque é que quando o sporting quando é campeão não fala de arbitragens? Porque como é normal, estão cá vocês para fazerem esse papel, o de "coitadinhos de nós que já nos estão a roubar...". Como podes ver o sporting está atrás do benfica e ninguem fala em arbitros. Cura-te!

    ResponderEliminar
  60. Cinema Paraíso,
    não fiques tão ofendido com as opiniões dos outros.

    Podes não concordar, mas do não concordar ao ataque às opiniões dos outros vai uma distância muito grande.

    Ainda hoje o Costinha disse que o Sporting tem de deixar de alianças com outros clubes.
    Como vês a minha opinião não é assim tão descabida.

    Mas já agora, qual é a tua opinião para o actual momento do Sporting?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)