quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hoje foi o Dr. Jekyll


Mais uma vitória gorda na Europa que poderia ter sido ainda mais expressiva. Repetimos o número de golos marcados ao Levski de Sófia, alcançámos o pleno de vitórias nos jogos da Liga Europa, tornámo-nos na equipa mais concretizadora da prova com 12 golos marcados e temos apenas 2 golos sofridos.
Paulo Sérgio diz que só há um SCP mas nem parecemos a equipa que está em 10º lugar do campeonato, com apenas 2 vitórias e 6-6 em golos.

Para isso, muito contribuiu não só a permeabilidade defensiva dos belgas mas também a nossa eficácia. Porque não adianta nada defrontarmos equipas mais fracas ou que nos concedem facilidades, se não as aproveitarmos. Exemplos não têm faltado.
Ainda assim, a maior facilidade no jogo todo, foi a concedida por Hildebrand ao sofrer um frango de todo o tamanho, num jogo onde os belgas não acertaram um único remate na baliza.

Foi uma boa vitória, como são todas as que são alcançadas com um resultado tão expressivo, onde se pôde ver alguns bons momentos de futebol e onde a procura do golo esteve sempre presente. Hoje não podemos falar de relaxamento a seguir ao primeiro ou segundo golo pois o SCP após o 1º foi em busca do 2º, em seguida do 3º e assim sucessivamente, demonstrado uma boa atitude e entrega.

Gostei da primeira parte do Salomão, que levou a que o técnico do Gent colocasse o Grondin para lhe bater sempre que possível, de Liedson e especialmente de Postiga e João Pereira. O 1º porque está num excelente momento, faz jogar a equipa e marca, o 2º pela atitude em campo. É um jogador que me está atravessado mas enquanto jogar desta forma, nada lhe posso apontar. Uma palavra também para o Abel "Pirlo" - o nosso novo marcador de bolas paradas - e o Evaldo.

Para finalizar, tenho que destacar o Liedson. Apesar de não ter sido o melhor jogador em campo - algo que é sempre discutível quando se marcam 2 golos, - o 31 continua a escrever História no SCP. Não só jogou o seu 300º jogo, como ainda foi o autor do 200º golo do SCP na Taça UEFA / Liga Europa.
Pode não ter escola e ter tido maus arranques nas últimas épocas mas não é um jogador qualquer que alcança os recordes e as marcas que o Levezinho conseguiu e custa-me ver alguma ingratidão para com ele como vi nesta época.

Domingo, como sempre, é para ganhar!

PS: O relvado...

23 comentários:

  1. Boas, boa vitória, parabéns.

    Tá bonito o blogue! :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Boas luis,

    Obrigado. Para quando o comeback ao sector?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Oxalá consiga trazer para o campeonato a equipa que joga na Europa...
    Quantos aos melhores em campo, só posso concordar.

    ResponderEliminar
  4. O relvado está menos mau do que já esteve, mas também com quase 3 semanas de descanso não era de esperar outra coisa.

    Eu gostava era de ver marcarmos 5 contra o Rio Ave, ou o Beira-Mar, isso é que eu gostava mesmo de ver!

    ResponderEliminar
  5. JVL:

    Faltou o lance parvo do golo sofrido para podermos cantar o "just a perfect day" na versão Lou Reed and friends...

    http://www.youtube.com/watch?v=9TG-JQ1KVTM

    On second thought... até o lance parvo fez parte do dia perfeito... Grandíssima primeira parte, com muuuito futebol... Gostei muito e o lance caricato do Hildebrand ajudou a perceber que nesta noite nada afectava a 'cunfia' d e o querer desta equipa... Sofremos um golo? Então tomem lá mais dois...

    A segunda parte foi mais de desperdício, mas tb teve bons momentos. Assim, sim.


    Estiveram todos bem mas os destaques vão inteirinhos para o Liedson. Pelas razões q mt bem avançaste no post: 200º golo (uma bela marca) e 300 jogos realizadas com o leão rampante ao peito... numero que nos tempos que correm não deixa de impressionar! Eu fui fã dele, sou e serei para sempre admirador do 31. Já disse que Liedson está no top 5 dos meus avançados preferidos (dos que vi actuar no SCP): Manel, Jordão, Acosta, Liedson. O quinto é para aquela época imparável do (bu)Jardel... o Guarana poderoso!

    Apesar do frango uma ultima nota para a frieza do Hildebrand... às vezes até de mais...


    Com o Rio Ave teremos o Rui Patrício de volta. Sem dramas. Mas com algumas diferenças no caso do Patricio frangar, nomeadamente nas reações do público...




    Ó leões... Tão poucos comentários??? Nem terroristas, nem seguidistas, nem... profetas... O resultado foi MESMO 5 a 1??? Não tive um sonho bom nem nada, pois não?


    Bem, vou descansar.

    Gde Abraço!

    PS - oxalá o Mr Hyde permaneça escondido.

    ResponderEliminar
  6. JVL, magnífica foto. Magnífica. É um animal muito belo, é "o" animal por excelência, o mais belo animal que alguma vez pisou, pisa ou pisará a superfície terrestre e seus oceanos. Sim, porque os leões também nadam. Se as correntes não forem muito fortes eles conseguem circular e deslocar-se na água.

    Directamente do site da UEFA:
    Liedson leads Sporting
    Published: Thursday 21 October 2010, 22.50CET

    Liedson struck twice on his 300th Sporting appearance as the tournament's top scorers opened up a five-point lead in Group C. Sporting Clube de Portugal continued their free-scoring form, taking their tally to a competition-leading 12 goals from three UEFA Europa League games and opening up a five-point advantage in Group C. KAA Gent held out for only seven minutes and by the break were 4-1 down, Hélder Postiga adding a fifth on the hour. But it was Liedson's night, as he scored the second and then, after Gent pulled one back, adding another on his 300th Sporting appearance.

    Diogo Salomão had swiftly set the tone. A great cross from Postiga found the winger at the far post, and he finished with no Gent player in sight. It was the perfect start for the Lisbon side and six minutes later Liedson fired past Bojan Jorgačević for Sporting's 200th goal in this competition and its UEFA Cup predecessor on his own landmark night.

    Gent reacted well, as a free-kick deflected off the wall and was headed towards goal by Zlatan Ljubijankič. Sporting keeper Timo Hildebrand could not gather and Stef Wils beat him to pull one back. Salomão made Jorgačević work to stop a shot in the 26th minute but within seconds it was 3-1 thanks to Liedson's powerful effort off the far post following a João Pereira cross from the left. Eight minutes remained in the half when Sporting increased their lead further, Evaldo supplying Maniche whose strike rebounded off Ljubijankič, hit his chest and went in.
    Postiga ensured Sporting reached five goals for the second UEFA Europa League home game running after turning in a pass from Salomão. Sporting know a win in Belgium on 4 November would book their place in the round of 32; Gent, bottom of the section on one point, will seek victory themselves to revive their chances.

    Em lusitano:
    Liedson comandou o Sporting rumo à vitória que mais uma vez fez estremecer a Europa do futebol. Com 5 pontos de vantagem no Grupo C e o melhor ataque das competições europeias de futebol com 12 golos, o conjunto lisboeta fez questão de colocar a restante armada da Liga Europa em sentido, novamente.
    O Gent bateu-se bem, mostrando ser uma equipa organizada e com muito potencial. A eliminação dos gigantes de Feyenoord aos pés dos 2ºs classificados da Liga Belga na pré-eliminatória provou-se este noite não ter sido fruto do acaso. Do outro lado, contudo, não foram precisos mais do que 7 minutos para que o leão desferisse a 1ª dentada de um total de 4 ao fim de apenas 45 minutos de jogo. Foi sem dúvida a noite de Liedson, naquela que foi a 300ª aparição do goleador leonino com a camisola verde-e-branca listada ao poderoso peito.

    Diogo Salomão, motor pujante de classe, orquestrou com superior elegância o timbre que iria ser a frequência da noite, abrindo o marcador com um violento tiro ao poste mais afastado da baliza da equipa belga. Foi o começo perfeito, abrilhantado 6 minutos depois pelo Levezinho, ao apontar o 200º golo dos gigantes de Portugal nesta competição, naquela que já era a sua (a título pessoal) noite histórica.

    ResponderEliminar
  7. Domingo regressa a rodoviária nacional, a impaciência, o Olegário... nunca mais é domingo.

    ResponderEliminar
  8. O Gent como se esperava reagiu bem, sacudiu a pressão e manteve o leão afastado. Numa bola parada reduziu mesmo a diferença para apenas 1 golo mas, ao tê-lo feito, provocou também a ira do seu adversário. A 3ª dentada feriu a equipa belga de morte e, Maniche, encarregou-se uns minutos depois de aniquilar por completo a carcaça antes que soasse o apito para o intervalo. Após o intervalo, os leões e leoas na bancada pediam mais sangue, sangue esse que Hélder Postiga mais uma vez fez escorrer. O 5º golo fechou a contenda com 30 minutos ainda para se jogar, permitindo assim que a 2ª maior potência desportiva europeia e 1ª nacional pudesse largar a presa a deixá-la respirar um pouco.
    Chegado o fim do encontro, os belgas, rendidos à formidável demonstração de força do seu adversário, fizeram questão de a uma sua voz afirmar na sala de imprensa do Estádio José de Alvalade aquilo que não foi para ninguém uma surpresa:
    " Ils sont trés forts. Ils sont trés puissants. Félicitations à Sporting qui a montré au monde une fois de plus la noblesse, force, caractére, l´honneur, dignité, force et bonté qu´ils sont faites. Ici et maintenant, nous dire:
    «Aujourd´hui, nous aussi sommes des lions.
    Viva Sporting, et Robert Waseige en vie!»
    Con amour, AAK Gent. "

    ResponderEliminar
  9. na europa corre tudo bem, cá dentro corre tudo mal. na europa até o abel "pirlo" - essa foi bem apanhada, JVL - bate livres e cantos em jogos que resultam em goleadas. twilight zone.

    e domingo, como vai ser? o rio ave mete-se lá atrás, não nos dá espaços, a bola vai ao poste e não ganhamos como aos outros rios ave todos que já nos travaram?

    ou arrancamos de vez para um campeonato digno?

    p.s: que foto maravilhosa.

    ResponderEliminar
  10. Sé consegui ver a 2ª parte em directo e pelos vistos fiquei com a fava.

    Esta vitória representa acima de tudo um reforço da imagem internacional do clube, pelos números do jogo e da própria campanha.

    Quando o Sporting joga e ganha apetece-me sempre que o jogo nunca acabe. Mas com os comentários da SIC as vitórias do Sporting parece, não ter tanto brilho... Gostei quando um dos comentadores enunciava os bons resultados da jornada europeia e se esqueceu da greve em França...

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    O comentador esqueceu-se durante todo o jogo de referir a greve em França. Mais de uma vez fez referência aos resultados das equipas portuguesas mas sempre incompleto..

    Foi uma boa vitória, sem dúvida nenhuma! Houve momentos de bom futebol também. Algumas jogadas muito bonitas. Mas o futebol colectivo deste Sporting não é do meu agrado. E estas vitórias com equipas fracas tácticamente e com jogadores também muito fraquinhos, deixam-me sempre com um pé atrás. Veremos quando apanharmos uma equipa a sério.

    Dizia o comentador que o Sporting de ontem era muito melhor do que o do campeonato. Eu acho que o que é muito melhor no campeonato são os adversários que são muito mais eficientes e matreiros tacticamente. E aí, este Sporting abana por todo o lado. Bem, já deve chegar para me crucificarem como pessimista, terrorista e não-Sportinguista..

    Passando ao que eu gostei:

    João-Pereira - Entrega e inteligência. Corre que se farta, desmarca-se para dar linhas de passe aos colegas, o que nem todos fazem, levanta a cabeça a jogar e sabe posicionar-se bem no campo. Gosto muito!

    Postiga - Inteligência! Tomara muitos terem a cabecinha que ele tem a jogar à bola. Não corre desnacessáriamente, percebe muito bem os timings de passe, abre espaços, enfim, é um previlégio ver um jogador assim.

    Liedson - Continua a ser um excelente jogador. Quando estiver em melhor forma, se a equipa lhe proporcionar ocasiões, vai continuar a marcar que se farta! E ontem escreveu mais história, com o nome dele, para o Sporting!

    p.s.: aquele central argentino n me convence nada. a mim, mete-me medo. tanto se antecipa bem, apesar de despachar a bola sem critério, como anda completamente aos papeis sem saber o que anda a fazer. e os adversários não eram ninguém...

    SL

    ResponderEliminar
  12. Curioso o facto de não se dissecar neste post, ao pormenor, o golo sofrido pelo Timo!!
    Se tivesse acontecido com o Rui, outro 'galo' cantaria!
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Rui Coelho, domingo há só uma coisa a fazer:
    Meter a bola no montegrino, puxar do direito para o esquerdo, cruzar de forma muito muito tensa para o 2ª poste onde aparece Postiga a servir o Levezinho para mais um golo. Estando o 1-0 feito, é depois ir à procura do 2º e do 3º.

    Pedro, o Gent está em 2ª na Liga Belga e eliminou o Feyenord para chegar à fase de Grupos da Liga Europa. Eles não são fracos, nós é que somos muito poderosos. O Lille segue em 5ª na Liga Francesa a apenas 2 ou 3 pontos do 2º, o Levski lidera de forma brilhante o campeonato búlgaro e o Brondby é uma equipa mais do que habituada a presenças e campanhas boas na Europa.

    Somos muito fortes, acredita. E o Gent não é menos equipa do que mais de 2/3 das equipas do campeonato português. Somos muito fortes e sólidos quando jogamos na Europa, e daí nem ter sido surpreendente a campanha do ano passado, em que num estado miserável progredimos de forma natural até aos 8ºs ou 4ºs de final.
    Este ano, acredito que podemos chegar às meias finais sem grande esforço, e uma vez lá, tudo pode acontecer.

    Estaremos na final de Dublin se Deus quiser.

    Ps, o "frango" do alemão ontem foi a melhor coisa que podia ter acontecido ao Paulo Sérgio, infelizmente, porque ser-se mal batido é sempre muito penalizante para um guarda-redes, e sendo ele guardião do Sporting só lhe podemos desejar coisas boas e toda a sorte do mundo. Mas independentemente disso, o Paulo Sérgio não terá agora dificuldade em fazer regressar o Rui Patrício à baliza.
    Evita-se assim um problema.

    ResponderEliminar
  14. O que me dá mesmo pica é ver o Levezinho a ressuscitar de cada vez que lhe fazem o funeral !

    Os detractores que se aguentem.

    ResponderEliminar
  15. Alexandre Abreu,

    "Ainda assim, a maior facilidade no jogo todo, foi a concedida por Hildebrand ao sofrer um frango de todo o tamanho, num jogo onde os belgas não acertaram um único remate na baliza."

    Queres mais dissecado que isto? Ou na verdade querias era que dissesse qualquer coisa como: "Um golo sofrido desta maneira retira, para todo o sempre, qualquer hipótese do frangueiro alemão ser titular no SCP, seja em que prova for."

    Era isto que gostavas de ler?

    Parece que o que interessa é que o Timo/Tiago falhe para que o RP jogue e não que o RP esteja melhor que os seus concorrentes.
    Além disso, o crédito do RP junto de muitos Sportinguistas está como o do SCP com os bancos: nulo ou perto disso.

    ResponderEliminar
  16. pedro,

    "E estas vitórias com equipas fracas tácticamente e com jogadores também muito fraquinhos, deixam-me sempre com um pé atrás. Veremos quando apanharmos uma equipa a sério."

    E no entanto já fomos algumas vezes eliminados por equipas destas. Não é que tenhamos jogado algo de extraordinário mas se não desfrutamos destas vitórias, quando o iremos fazer?
    Ontem preferi realçar o que de positivo existiu porque também temos que o fazer de vez em quando. E esta vitória deixa-nos com um sorriso na boca até Domingo.

    ResponderEliminar
  17. O preço de 3 pontos
    http://oantilampiao.blogspot.com/2010/10/no-momento-certo.html

    ResponderEliminar
  18. jvl,

    Concordo perfeitamente com o que escreveste. Tambem eu fiquei com um sorriso pela vitória.

    Mas também é bem verdade quando dizes que já fomos eliminados por equipas destas. O que para mim é vergonhoso. Não concordo que esta equipa seja boa equipa e que nós sejamos "poderosos" como comentou o MM..
    Para mim o Gent, o Lille e Levski são equipas para ganhar obrigatóriamente. O mais forte seria o Lille porque vem do campeonato francês, os outros nem digo nada. O que é o campeonato Belga e o campeonato Búlgaro. Onde já chegámos com estas comparações...Nem quero entrar em discussão com isto. A minha opinião é esta e nem me venham com conversas!

    Fizéste bem em realçar os aspectos positivos! Gostei de algumas coisas no jogo de ontem. Mas sobretudo individualmente. Como disse, colectivamente, este futebol do Sporting não me diz nada!

    Mas é só a minha opinião, mais nada!

    SL

    ResponderEliminar
  19. pedro,

    Não estou a tentar esconder o sol com a peneira nem a querer mudar-te a opinião.
    Perder com uma equipa destas terá que ser (ainda é) vergonhoso para um clube como o SCP. O que quis com este post foi dar ênfase aos aspectos positivos e saborear a vitória.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Este Sporting "europeu" deve-se a quê?

    - Má qualidade dos adversários? (um é líder na Bulgária, o de hoje é 2º na Bélgica à frente do Anderlecht e o outro é 6º em França)
    - Má preparação dos adversários?
    - Motivação extra por jogarem na Europa?
    - Ausência de pressão por se jogar uma competição à qual não se é favorito nem se exige o título?
    - Sorte (na Europa) e Azar (na Liga Portuguesa)?


    http://cantinhodomorais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Pedro,
    Oitavos-de-final em 2010, na pior época de sempre do Clube a nível doméstico.
    Quartos-de-final da LC em 2009, com vitória em Donetsk.
    Quartos-de-final em 2008, com vitória em Kiev.
    Fase de grupos em 2007, muito pobre, mas que deu para ganhar ao Inter de Milão.
    E final em 2005, com goleada sobre o Newcastle, vitórias em Lisboa, Roterdão e Middlesbrough sobre estes 2 adversários.

    Só falta aqui 1 época, 2005/06, quando caímos na ronda a eliminar antes da fase de Grupos.
    E a presente época claro, com 6 vitórias em 7 jogos, para já.

    São 7 épocas, as 7 últimas. Vejo aqui um padrão de qualidade:
    1 oitavos-de-final.
    2 quartos-de-final.
    1 final.
    E este ano 1 final também, creio.
    5 em 7, isto revela constância, estofo mínimo, alguma capacidade.
    Está em nós portanto, não tanto nos adversários.

    ResponderEliminar
  22. Cá está, é por coisas deste tipo.
    São por ecos destes que estes jogos e vitórias são tão importantes:
    http://bancadadeleao.blogspot.com/2010/10/uefa-destaca-sporting.html
    É como nós. Podemos não saber nesga do que se passa em França ou em Itália, podemos não ter presente as tabelas e classificações, mas se na Eurosport virmos os resumos das competições europeias e no quadro estiver lá um
    Bordeaux - 5
    Levski Sofia - 0
    É algo que registamos.
    Se virmos 2 vezes num espaço de 3 semanas:
    Juventus - 5
    Lille - 0
    e
    Juventus 5
    Partizan - 1
    Pensamos connosco próprios, "eles estão fortes", e sem darmos por isso o nome "Juventus" fará zunzun nas nossas cabeças meses a fio sempre que sintonizarmos "competições europeias".
    Nunca são de desvalorizar, estes resultados.
    Antes pelo contrário. São muito importantes para o Clube.

    ResponderEliminar
  23. MM,

    Eu até gostava de ter chegado aos quartos na LC mas não quererás dizer "oitavos em 2009"?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)