terça-feira, 5 de outubro de 2010

Leitura obrigatória

Para ler na íntegra na Academia de Talentos:

 Catorze anos durou a ligação de Bento Valente ao Sporting Clube de Portugal e, durante esse longo período, foi o braço direito de Aurélio Pereira  no departamento de futebol juvenil dos leões, contribuindo na prospecção e desenvolvimento de inúmeros valores do futebol português.

Devido a divergências com o rumo que o Sporting estava a tomar na sua formação, Bento Valente apresentou a sua demissão no passado dia 1 de Julho, o que levou muitos a questionar o porquê do seu abandono. Desde então foi contratado pelo Manchester City Football Club para ser o seu principal olheiro na Peninsular Ibérica.

Agora, em entrevista à "Academia de Talentos", Bento Valente explica a sua versão dos factos, demonstrando o seu desagrado pela forma como muitas coisas estão a acontecer no Sporting e tecendo duras críticas a figuras importantes da esfera leonina.


É do Sporting?

Fanático, desde que nasci.

É sócio?

Sim, sou.

Qual era a sua posição na estrutura do Sporting?

Eu era técnico de recrutamento e era coordenador da área 2. O departamento de recrutamento do Sporting está dividido em área 1 (Lisboa e Setúbal) e área 2 (resto do país).

Portanto, era o coordenador da prospecção do Sporting em Portugal, hierarquicamente apenas abaixo de Aurélio Pereira?

Exactamente.

Quando é que entrou no Sporting?

Eu entrei em finais de 1996, perto do Natal. Quase há 14 anos.


A partir de que altura é que se tornou o número dois do scouting nacional?

Eu acho que a partir do momento em que entrei no Sporting, o Sr. Aurélio começou logo a pedir para organizarmos o departamento e isso foi feito em sintonia com ele e mais tarde com o Paulo Cardoso. A partir dos momentos iniciais em que entrei, achava que era o braço direito do Sr. Aurélio Pereira.

Sente que há quinze anos atrás era mais fácil ser assumidamente sportinguista dentro do clube? Hoje em dia ser sportinguista fecha as portas às pessoas dentro do Sporting?

O Sporting tem um bocado a cultura de que a galinha da vizinha é melhor que a nossa e aquelas pessoas que viviam o clube da forma que eu vivi durante estes quase catorze anos, talvez sejam vistas pela estrutura do Sporting como pessoas que estão sempre seguras e há que investir pouco nessas pessoas porque essas dificilmente vão querer sair da estrutura porque estão lá porque gostam do clube.

Nos últimos anos, eu tenho reparado que se tem olhado para a estrutura dos rivais, não digo com inveja, mas pensando que se calhar que a estrutura deles tem mais valor que a nossa e descurando, um pouco, o que existe dentro da nossa própria casa.

Muito se tem falado na internet, acerca do Prof.  Bruno Maruta, que era o principal olheiro do Benfica há alguns anos. Entretanto, ele saiu do Benfica e foi para o Sporting, mas, dois anos depois, saiu dos leões e voltou para o Benfica. Correm muitos rumores na internet que ele tenha vindo "espiar" o Sporting a mando do Benfica, para ter acesso à base de dados do Sporting. Podia-nos explicar exactamente o que se passou com o Bruno Maruta? Como ele foi parar ao Sporting, quem é o que foi buscar e porque é que ele saiu?

O Bruno Maruta era a pessoa no Benfica que fazia o trabalho mais parecido com o meu. A nível nacional falava-se de Aurélio Pereira, Bento Valente e Bruno Maruta. Quando se foi buscar o Bruno Maruta foi a situação que falei anteriormente, de olhar para o clube rival e pensar que a galinha deles é mais gorda que a nossa e desejar que a galinha deles venha para nós. E foi o que aconteceu.


Eu fui sempre contra a sua contratação, até porque já tinha algumas situações menos positivas em relação a ele, porque estando em clubes completamente opostos como é o caso do Sporting e do Benfica há sempre atritos no meio disto tudo. Portanto, ir buscar para o Sporting um elemento que nos tinha causado algumas situações menos agradáveis e arranjado situações que nós não concordámos era arranjar um problema onde ele não existia.


A vinda do Bruno Maruta para o Sporting veio confirmar todas as minhas suspeitas, ele não veio trazer nada de novo ao Sporting e, pelo contrário, veio causar uma grande instabilidade dentro do clube a todos os níveis, pois o departamento de recrutamento ficou logo dividido (criou-se a área 1 e 2 e até aí o departamento era só um) e a partir daí os atritos começaram, num departamento que até então tinha um grande sucesso.


Se a vinda do Bruno Maruta para o Sporting foi pensada ou planeada para vir espiar ou aprender connosco isso não sei nem posso confirmar, mas, em relação a isso, sempre tive algumas dúvidas quanto à sua entrada no clube porque a única coisa que analiso são factos e os factos é exactamente isso que revelam.

Se o Bento Valente era contra a vinda de Bruno Maruta, quem foi que o quis trazer para o Sporting?


Aurélio Pereira e Paulo Cardoso. Foram essas duas pessoas que quiseram ir buscar o Bruno Maruta ao Benfica. Penso que houve uma situação em que o coordenador actual dos escalões de escolas e infantis do Sporting (Hugo Cruz) teve um convite ou disse que teve um convite para ir para o Benfica, o que criou uma instabilidade ali e foi uma tentativa de, se calhar, vingança por parte do Sporting ir buscar o Bruno Maruta.

Entretanto, o ainda actual coordenador de escolas e infantis acabou por não se transferir para o Benfica, mas o Bruno Maruta acabou por vir para o Sporting.

Qual é a perspectiva do Aurélio Pereira e do Paulo Cardoso após a saída do Bruno Maruta e o seu regresso ao Benfica? Foram apanhados de surpresa?

Foram. Não estavam à espera da saída do Bruno Maruta do Sporting, não esperavam que ele pagasse da forma que pagou o facto de eles o terem ido buscar ao Benfica. Ninguém estava à espera de que ele, no final do contracto, fechasse a porta.

Falei com dois dirigentes do Sporting durante o intervalo do Sporting Vs Nacional que me disseram que isto não teria acontecido em mais nenhum outro clube do mundo. Pensa que o Sporting foi ingénuo em abrir as portas do clube ao Bruno Maruta?

Completamente, se o Sporting olhasse para a sua própria casa e visse os técnicos que lá tem e que têm qualidade... Até porque o Bruno Maruta não veio trazer rigorosamente nada de novo. Eu penso é que ele aprendeu muito durante os dois anos em que lá esteve, desde a forma como estamos organizados, a forma como observávamos os jogadores, etc.


Tem alguma opinião sobre quem é que enviou e depois veio buscar o Bruno Maruta ao Sporting por parte do Benfica?

Penso que foi o Presidente do Benfica. Trata-se de uma pessoa bastante interessada no futebol juvenil e, aliás, desde que o Sr. Luís Filipe Vieira chegou ao Benfica, o clube tem feito um bom trabalho na formação.

Que danos é que na sua estimativa, criou esta passagem de Bruno Maruta pelo Sporting? Disse que ele não acrescentou nada, mas, por outro lado, pode ter vindo retirar algo. Ele teve acesso à base de dados do Sporting...

Completamente, durante dois anos ele teve acesso à base de dados do Sporting, teve acesso aos métodos de trabalho do Sporting, teve acesso à estrutura, soube como está montada, o que as pessoas pensam, qual a forma de trabalhar, qual a metodologia utilizada, etc.


O Sr. Bruno Maruta neste momento tem conhecimento de tudo e, se ele não tivesse vindo, teria mais dificuldades em concorrer connosco.

Qual foi a reacção do Prof Jean Paul Castro  e do Prof Pedro Mil-Homens quando se aperceberam que o Bruno Maruta iria regressar ao Benfica? Disse que o Aurélio Pereira e Pedro Cardoso ficaram incrédulos, tendo em conta que Jean Paul e o Pedro Mil-Homens são talvez as duas figuras mais poderosas da formação do Sporting como é que eles reagiram à saída do Bruno Maruta?

Ninguém da estrutura directiva do Sporting estava à espera da saída do Bruno Maruta. Causou bastante instabilidade saber que ele ia regressar ao Benfica e com conhecimento profundo de toda a estrutura do Sporting.

Que situações é que se passaram com o Bruno Maruta antes de ele vir para o Sporting e que lhe desagradaram? Pode dizer-nos alguns exemplos?


Há vários exemplos de vários jogadores, eu não queria mencionar nenhum, mas houve várias tentativas para descredibilizar o próprio Sporting, Aurélio Pereira, Bento Valente e até a Academia. Esse senhor tentou isso diversas vezes e depois, como prémio, foi convidado para vir para o Sporting.

A sua relação com o Aurélio Pereira é tão forte como era há uns anos atrás?

Não, com certeza que não.

Está desiludido?

Completamente, o sr. Aurélio Pereira foi a pessoa que, na vida, provavelmente me desiludiu mais. Criou-me expectativas durante muitos anos, fez-me acreditar no trabalho que estávamos a desempenhar e, depois, de um momento para o outro, tudo mudou. Despediu-se de mim por SMS, não teve coragem de fazer um telefonema. Na reunião em que pedi a demissão, não disse uma única palavra e apenas fez figura de corpo presente...

Custa muito acreditar que uma relação de catorze anos acabe da forma que acabou, com um simples SMS.

É verdade que neste passado fim-de-semana houve uma reunião dos vários observadores do país no auditório da Academia, em que foi discutida a saída do Bento Valente e o Aurélio Pereira que nunca falha uma reunião dessas, faltou para ir de férias para os Açores?

Foi o que me disseram, exactamente.


Desde que saiu, quem é o número dois do Sporting?

O Paulo Cardoso.

Quando falei consigo antes desta entrevista disse-me que o Sporting era o melhor clube em relação ao recrutamento mas que nos últimos 2-3 anos deram cabo de tudo com o João Ferreira, Hugo Cruz e Bruno Maruta. Porquê esse desagrado com o trabalho do João Ferreira?

É um jovem imaturo que tem muito para aprender ainda. É um jovem que, do meu ponto de vista, não está a fazer um bom trabalho no Sporting. Deixa muito a desejar em termos profissionais na missão que lhe deram para cumprir e, se calhar, convenceu-se pelo relacionamento com o empresário Armando Jorge Carneiro que estaria salvaguardada a sua situação no Sporting.

É um jovem bastante arrogante e que tem algumas dificuldades em conseguir dialogar. Do meu ponto de vista, no tempo em que ele está lá, tem feito um mau trabalho, até porque tem feito um trabalho que considero que tem sido em prol de outras situações que não as do Sporting, ou seja, tem vindo a trabalhar não só para o Sporting, mas também para esse empresário: Armando Jorge Carneiro.

Neste momento, qual é o cargo do João Ferreira no Sporting?

Existe um escalão que é os pré-escolas e eu penso que ele, na estrutura do Sporting, é o responsável pelas observações dos pré-escolas.

Quem é que trouxe o João Ferreira para dentro do Sporting?

Não sei, o Paulo Cardoso era o coordenador do pólo de Pina Manique de escolas e infantis e foi na altura em que ele era coordenador que o João Ferreira entrou para o Sporting, mas não sei como ele apareceu na estrutura do clube.

Gostava de saber a sua opinião pessoal sobre o facto de Armando Jorge Carneiro agora ser o coordenador da formação do Benfica e o facto do João Ferreira ter casado com a filha de Armando Jorge Carneiro e estar a trabalhar na formação do Sporting e com acesso à base de dados do clube, isto não cria um conflito de interesses?

É evidente que cria penso que é vergonhoso o Sporting continuar com uma situação dessas. Eu tive várias conversas com o Sr. Aurélio Pereira acerca desta situação, aliás esta situação é uma das que referi anteriormente que não concordava.

Uma das vezes que falei com o Sr. Aurélio Pereira, ele disse-me que ele (João Ferreira) não falava com o sogro, mas eu não acredito no Pai Natal, não posso acreditar com 41 anos e como disse o treinador do Benfica (Jorge Jesus) já ando a "virar frangos" há muito tempo e não acredito na bondade total das pessoas quando se está numa situação dessas.

Na minha opinião, é vergonhoso o João Ferreira ainda estar na estrutura do Sporting. Aliás, a partir do momento que o Sporting soube de um eventual relacionamento, o Sporting tinha de ter cortado imediatamente com esse senhor. Eu penso que o Armando Jorge Carneiro, neste momento, será representante de alguns jogadores do Sporting.

Mas a comunicação social diz que ele já não é agente FIFA, além do mais não faria qualquer sentido uma pessoa poder ser Agente Fifa e Coordenador da formação de um clube ao mesmo tempo...

(NDR: A Academia de Talentos pediu ao Departamento de Comunicação do Sport Lisboa e Benfica para confirmar que o Sr Armando Jorge Carneiro já não era Agente Fifa mas não obtivemos resposta).

Não faz qualquer sentido até porque calculo que existam jogadores de escolas e infantis do Sporting que sejam representados por ele, com menos de catorze anos e o facto de ele ser o coordenador da formação do Benfica, leva-me a crer que esses miúdos e alguns deles têm muito talento, podem sair para o Benfica sem qualquer contrapartida para o Sporting na próxima época. Estou convencido de que isso vai acontecer.


O outro factor é o de o facto de a Administração ter nomeado o sr. Paulo Cardoso, para supervisor do Departamento de Recrutamento. A Administração nomeou o Paulo Cardoso sem consultar a Estrutura Central deste Departamento. Aliás no dia em que saiu o organigrama foi uma grande surpresa para o Sr. Aurélio Pereira. Pelo menos foi o que ele me disse.

Como não vejo nem reconheço capacidade de coordenação ao sr. Paulo Cardoso para o Departamento de Recrutamento achei que não iria ser orientado por esse senhor. E não acho porque:


Por onde passou por toda a estrutura do Sporting realizou sempre trabalhos que deixaram muito a desejar: Como treinador foi o que foi, como Coordenador Técnico do Pólo Casa Pia deixou aquilo de rastos, como Coordenador do Scouting internacional, obrigou o Sporting a gastar milhares sem retorno. No último ano andou a saltitar de funções para funções. Finalmente foi empurrado de Departamento para Departamento, falhando redondamente sempre!!!


Sempre que esteve fora do Departamento de Recrutamento, dizia mal deste! Não tem relacionamento com ninguém do Departamento, aliás são bem poucos os Coordenadores de Zona que simpatizam com ele!! Ora um Departamento desta importância nunca pode ter um individuo desta categoria à sua frente!

Eu percebo que a Administração queira justificar o elevado ordenado que aufere, e como não tinha mais nenhum local para o colocar, colocou ali! Não posso de forma nenhuma concordar com esta nomeação! Não quero ver o meu Departamento de Recrutamento a afundar-se nem quero contribuir para isso!

As minhas fontes dizem-me que a função do Nuno Valente na equipa técnica de Paulo Sérgio seria a de elo de ligação entre os seniores e a formação mas que houve uma luta interna pelo poder para Costinha ter também influência sobre a formação do clube mas como não conseguiram, isso fez com que Nuno Valente não fosse avistado na área de formação.

Nunca vi tal pessoa.

Várias pessoas ligadas ao clube dizem-me que com a chegada de Costinha existe menos liberdade dentro da Academia, dizem que ele afastou os miúdos da formação de verem os treinos dos seniores quando antigamente era normal eles aproximarem-se da vedação para verem treinar os seus ídolos. Dizem que até os próprios funcionários da formação; roupeiros, delegados, treinadores mal se aproximam do campo de treinos dos seniores começam logo a ser afastados pelos seguranças. Reparou nisso enquanto lá esteve?

Eu não sei se foi o Costinha, mas há um certo afastamento. A equipa profissional gosta de treinar de forma tranquila sem estar a ser observada. Eu próprio era funcionário e tinha oportunidade para o fazer, mas não me deslocava para lá para observar os treinos.

Nos últimos 2-3 anos têm havido dificuldades financeiras na formação. Em Junho último vários encarregados de educação contaram-me que os filhos recebiam com 8-9 dias de atraso os ordenados, que iam à Academia perguntar pelo dinheiro e os dirigentes saíam pela porta dos fundos... Actualmente existem juniores a receber com 10-20 dias de atraso. Várias pessoas ligadas à prospecção garantem-me que têm havido problemas de tesouraria e que existem tentativas de reduzir o pagamento dos observadores de 500 para 150 euros, deixaram de pagar horas extraordinárias a vários elementos, existem colaboradores que não recebem já faz 90 dias. Como pode isto estar a acontecer num clube moderno e que em Dezembro último gastou 10 milhões de euros em contratações?

Agora, há outro tipo de despesas que levam algum tempo a ser saldadas. Por exemplo, temos 150 observadores técnicos no país inteiro e às vezes estão meses e meses sem receber as deslocações que fazem. O Sporting vive com grandes dificuldades financeiras e sempre pagou esse tipo de despesas com alguns meses de atraso.

Quem é o responsável na estrutura da formação por comunicar estas situações ao Presidente do clube? O Dr. José Eduardo Bettencourt tem consciência destas situações?

Sim, eu penso que ele tem consciência. Existem responsáveis da formação como o Pedro Mil-Homens e o José Manuel Torcato que devem ter reuniões com a estrutura e com a administração em que estas situações devem ser faladas. Contudo, não tem havido grandes soluções a este nível.

Que opinião tem em relação à influência do Presidente José Eduardo Bettencourt na formação do Sporting?

Em relação à formação, quase nada ou mesmo nada. Não vejo nenhuma modificação na estrutura desde que o José Eduardo Bettencourt está na presidência. Sinceramente, não vi nada que esse senhor tenha feito em prol da formação.

Agora, eu saí do Sporting em Julho e não sei se neste momento ele teve algumas ideias, mas no tempo em que estive no Sporting com ele como Presidente (catorze meses) não, não vi nada.

Neste momento, o Sporting ainda é a melhor escola de formação de Portugal?

Isso é um mito.

Um mito gerado por uma realidade num passado não muito distante mas ao qual a imprensa e a massa adepta se agarraram?

Eu não acredito nisso, aliás, eu entreguei um relatório no dia 20 de Abril ao Sr. Aurélio Pereira e ao sr. José Manuel Torcato que penso que nunca passou da secretária deles e não foi mostrado a ninguém, onde punha lá muitas questões sobre a forma como o Sporting está organizado neste momento.


O Sporting, do meu ponto de vista, considera-se a melhor escola, que tudo o que faz é bem feito, mas os outros clubes estão a organizar-se, estão a ter bons técnicos, boas infra-estruturas, boa qualidade organizacional e esse factor do Sporting ser a melhor escola, eu considero, neste momento, um mito.


Eu tentei que esse relatório chegasse ao Dr. Pedro Mil-Homens, mas penso que não chegou. Nesse relatório eu alertei para situações de imagem, situações de qualidade de treino, situações de qualidade de observação, ou seja, muitas situações em que eu demonstrava o meu desagrado, porque vejo o Benfica e o FC Porto a modernizar-se e o Sporting encostado à sombra da bananeira, a pensar que são os melhores na formação, que têm essa imagem e vão continuar.

E qual foi a reacção dele (Aurélio Pereira)?


Gaveta.

Como se sente o Sr ao trabalhar para formar jogadores como o Tobias Figueiredo e Eric Dier apenas para de um momento para o outro os ver com apenas 16 anos serem alienados pela SAD para fundos de jogadores estrangeiros?

Já foram!!! Sinto-me mal como deve compreender, isto é estar a hipotecar o futuro do Sporting. São 2 jovens muito promissores e eu tenho expectativas que eles possam um dia vir a fazer parte da equipa principal do clube, portanto é com bastante desagrado que fico a saber que provavelmente venderam 50% dos seus passes por tuta e meia.

O que eu sinto e o que eu vejo é que andamos anos a formar jogadores de grande qualidade e depois acabam por sair por uma ninharia. Vejo casos como os do Quaresma que saiem do Sporting depois regressam para o FC Porto que depois o vende pelo triplo que o Sporting vendeu, ou seja o clube que não o formou foi quem lucrou com ele, desportiva e financeiramente. É uma situação que na minha opinião é extremamente negativa para o clube mas que também reflecte as dificuldades financeiras que estamos a atravessar.

Tem alguma opinião sobre a gestão do Sporting com José Eduardo Bettencourt? A época passada foi uma calamidade, o clube está com um passivo cada vez maior, gastou muito dinheiro em jogadores que não renderam, o prejuizo da SAD duplicou, o clube perdeu João Moutinho e Miguel Veloso, etc. O Sporting está pior agora do que  estava duas épocas atrás?

Sem duvida, não tenho quaisquer duvidas em relação a isso. Veja o caso do João Moutinho, o facto de chamarem uma "maçã podre" a um jogador que deu tanto ao Sporting diz tudo. Os directores do Sporting deviam ter salvaguardada a saída do João Moutinho de modo a que não fosse para um clube português. A sair para um outro clube português teria que ser por um valor superior ao que foi. Penso que o que se passou foi mais um negócio desastroso para o Sporting e que foi reforçar um rival directo. Gostava que os restantes elementos do Sporting fossem tão dedicados à nossa instituição como a "maçã podre" foi ao longo destes anos todos. Se assim fosse, tenho a certeza absoluta que o Sporting não teria agora 10 pontos de atraso em relação ao FC Porto.

O que o levou a dar esta entrevista?


Há uma coisa que eu não disse e que gostaria de dizer, que é o facto de ter sido a última vez que falo do Sporting, pois neste momento abraçei um novo projecto (Manchester City), o qual me orgulha muito e estou altamente motivado em o realizar. Só falei do Sporting nesta entrevista, porque achei que era a unica forma de alertar para o que lá se passa! Pois durante muitos meses alertei de outras formas a quem de direito para estes problemas e nunca nada foi feito para alterar estas situações. Levando-me a crer que havia falta de interesse em resolver, nunca me apercebendo se era por negligência, interesse em que as coisas continuassem a decorrer dessa forma ou mesmo por incompetência das pessoas em as resolver.

18 comentários:

  1. pos o teu blogue nos meus fatoritos se não te importas, poias por o meu
    http://abancadanascente.blogspot.com
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Leio isto e revolto-me... Bom, pelo menos esta entrevista conseguiu produzir em mim um efeito que já sentia, preocupadamente, a afastar-se: o sentimento de revolta. Já vinha desaparecendo no meu espírito e o ‘andar da carruagem’ já não me provocava aquela ânsia física que a revolta produz. Vcs sabem do que estou a falar....

    Resumindo: isto que se passa no departamento de formação do SCP é uma vergonha...

    Destruíram tudo, já só faltava acabar com a formação. Pois bem, a partir desta leitura, fiquei a saber que tb aqui o processo de auto-destruição teve inicio. Quando acabarem o ‘servicinho’ estará dada a machadada final no Sporting.

    Não me restam dúvidas de que ou acontece uma verdadeira revolução rapidamente ou o SCP vai passar por um longo e tenebroso período de trevas, das quais será difícil resgatar. Vou-me psicologicamente preparando para o pior. Assim, o choque será atenuado.



    Algumas questões que guardei da entrevista:

    - Como foi possível acontecer (e com tamanha desfaçatez) o ‘caso’ daquele Bruno Maruta?

    - Como é possível entregar-se a coordenação do departamento de formação a gente com ligações tão perigosas com o nosso principal rival?

    - Como é possível que ao fim de catorze meses (no mínimo) o presidente do clube e da SAD não se inteire de tudo isto que vai matando o SCP? Mas afinal o que anda aquela alminha a fazer?

    Tudo isto me causa uma repulsa tal que me é mt complicada de qualificar…

    Ultima nota: palavra que não entendo como pode ainda existir alguém com amor ao SCP que suporte sem reclamar de todo este caos misturado de ‘sem-vergonhice’ em que o SCP se afundou.

    O SCP neste momento é, para mim, uma dor de alma em permanente ebulição.

    ResponderEliminar
  3. Misto de verdades e ressabiamento. Isto infelizmente é o Sporting. No estado em que o clube se encontra este tipo de entrevistas e pessoas ganham adeptos em Alvalade. Uma história destas com o clube a ganhar era exactamente a mesma coisa. Misto de verdades e ressabiamento, só que olhada com desdém pelos adeptos leoninos...



    VOLTAREMOS A SER CANDIDATOS?

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Estou triste! Por isto e por tudo o mais que o meu Clube vai mostrando.

    ResponderEliminar
  5. São verdades e não existe ressabiamento, este senhor saiu do SCP porque entendeu e ninguem o despediu.

    há 5/6 anos ninguem se comparava a nós na formação estavamos 10 anos à frente dos rivais... Estagnamos e os outros fizeram o seu trabalho. Pior que isso começamos a entrar pelo caminho dos outros... demasiados interesses! Mesmo assim considero que ainda somos melhores que os adversários na nossa formação e os jogadores que lançamos são prova disso.

    ResponderEliminar
  6. Pelos vistos, especialmente para aqueles que votaram em JEB, tudo isto é normal, e o SCP está bem em todo o sentido da palavra.

    Estes sócios, fazem-me lembrar as avestruzes, quando em estado de desespero, afundam a cabeça na areia e não querem ver nem saber de mais nada.

    Isto não é grave, é gravíssimo o momento que o nosso Clube vive.

    Ah, e não esqueçamos a entrevista do Ismaiolov, que aparece hoje em tudo o que é sítio.


    Eu não tenho dúvidas. O SCP está à deriva.

    JEB não tem condições.Este Sr. está a prestar um mau serviço ao SCP. E está acabar o trabalho péssimo do Dr. Soares Franco. Está a liquidar o SCP.


    Na minha opinião, no dia 13 de Outubro, na Assembleia Geral do Clube, JEB deveria demitir-se.

    ResponderEliminar
  7. E AINDA HÁ QUEM APOIE OS SRS QUE GOVERNAM O SCP

    ISTO É UMA VERGONHA! REVOLTANTE!

    ESTÃO A ACABAR COM O SPORTING!

    Depois disto os cabrões que lá andam ou se calam como de costume ou virão dizer que não é nada assim..APOSTO!

    LGMG,

    Em relação ao último post, se lhe enche de orgulho ter um presidente renumerado custa-me a perceber as razões porque este presidente renumerado, o 1º da história, é um incompetente que está a fazer mal ao clube e ainda lhe pagam. Se fosse um bom presidente nada opunha a que recebesse pelo trabalho. Mas este devia pagar tudo o que já recebeu e ir prá rua! Faz os negócios que faz, depois diz que alguns foram um barrete (ex.pongolle-barrete com consequencias duríssimas para o clube mas nenhumas para ele nem para o salário dele) e nas camadas jovens ( como já se sabia!) há salários em atraso! Enfim, é excelente este presidente ser pago a peso de ouro..É mesmo um orgulho!

    ResponderEliminar
  8. Acho que só ouvindo a versão das outras partes e não pondo em causa estas declarações, iriamos conseguir saber onde acaba a verdade e começa o ressabiamento.

    "Neste momento, o Sporting ainda é a melhor escola de formação de Portugal?

    Isso é um mito."

    Mas não concordo com esta opinião...se não é o Sporting é quem???


    SL

    ResponderEliminar
  9. - Como foi possível acontecer (e com tamanha desfaçatez) o ‘caso’ daquele Bruno Maruta?

    Talvez tenham acreditado que são todos umas bestas, que não fazem nada certo, e por essa razão foram contratar alguém a um rival que faz tudo bem.

    - Como é possível entregar-se a coordenação do departamento de formação a gente com ligações tão perigosas com o nosso principal rival?

    Não sei. Tenho um colega de trabalho que é cunhado de uma pessoa que trabalha na mesma área num rival. Achas que faça um relatório para a direcção com vista ao seu despedimento?

    - Como é possível que ao fim de catorze meses (no mínimo) o presidente do clube e da SAD não se inteire de tudo isto que vai matando o SCP? Mas afinal o que anda aquela alminha a fazer?

    A formação funciona de modo relativamente autonomo desde a fundação da Academia. Estranho perguntares o que anda a fazer Bettencourt e não teres uma palavra para Pedro Mil-Homens. Quem é que tu achas que devia estar inteirado do que se passa na Academia e reportar casos graves à administração? Parece-me que os principais visados em toda a entrevista são Mil-Homens, Jean-Paul e Aurélio Pereira. Principalmente Mil-Homens.

    P.S.- Desculpa lá este desabafo. Vou já a correr enfiar a cabeça na areia.

    ResponderEliminar
  10. Grave, triste, preocupante. já não ouço uma noticia boa do Sporting desde que esse senhor remunerado (jeb) chegou à frente dos destinos do clube. Não acertou uma. Por acaso desse Paulo Cardoso já li um pouco e tenho a impressão que é o responsavel pela vinda de luis paez, rabiu imbraim, estrangeiros nas equipas de formação. Jogadores baratos (rabiu por exemplo 1 milhão) e com imenso rendimento (não me lembro de um unico jogador estrangeiro vindo da formação).

    ResponderEliminar
  11. Em Munique, capital da Baviera, Marat Izmailov converteu as palavras em tinta para pintar o auto-retrato que ontem foi difundido na forma de entrevista pelo "Soviet Sport". O que sobressai é a imagem de um homem amargurado com a persistência do problema no joelho direito que espera reparar com a nova intervenção cirúrgica, triste por não poder contribuir com o seu quinhão nas lutas de um grupo "excelente" que diz respeitar e com o qual gosta de trabalhar, e desiludido e magoado com "algumas pessoas do Sporting" em quem, reafirma sem rodeios, "há muito" deixou de confiar. "Graças a elas, agora não posso jogar", lamenta em declarações ao jornalista russo Maksim Liapin.
    Izmailov garante que a decisão de se submeter a outra intervenção cirúrgica correctiva não resulta da opinião do médico do Sporting, mas sim das conclusões a que ele mesmo chegou depois de falar com o especialista alemão Ludwig Seebauer. "O que aconteceu foi que, depois da consulta, tomei uma decisão. Sabe, há muito que deixei de confiar nalgumas pessoas do Sporting. Graças a elas, agora não posso jogar", acusa o médio-ofensivo. À pergunta se se refere ao departamento médico ou à Direcção do clube, reage nestes termos: "Os médicos são tão engraçados que nem me apetece falar deles. A Direcção... não sabe cumprir a palavra. O presidente do Sporting [José Eduardo Bettencourt] ainda há um ano me prometeu melhorar as condições do meu contrato, mas depois esqueceu-se das suas palavras e até agora ainda não as conseguiu recordar."
    A operação agendada para Munique foi anunciada há cerca de dois meses pelo clube leonino. Então… porque demorou tanto tempo a realizar-se, retardando a normal incorporação no plantel de Paulo Sérgio? Izmailov apresenta as suas razões: "Pouca gente sabe que, em Julho, fiz uma operação ao joelho direito. Foi uma cirurgia plástica. No início da pré-época, o nosso médico deu-me uma injecção, e depois a pele à volta do meu joelho inflamou. Por isso tivemos de fazer uma operação plástica. Infelizmente, não podia fazer duas operações ao mesmo tempo, na pele e no ligamento rotuliano. Era preciso esperar que a inflamação passasse. Logo que isso aconteceu, fui a Munique para ser observado por Seebauer. Foi ele que me operou há um ano e, como tal, achei que seria lógico o mesmo especialista operar-me novamente. É um grande profissional e confio nele totalmente."
    "Multaram-me em 30 mil euros como se eu pudesse jogar..."
    Implacável no desfiar de factos, Izma recorda que "as pessoas que agora diziam" que tinha de ser operado "são as mesmas" que o penalizaram na última temporada. E decompõe o seu ponto de vista: "Essas mesmas pessoas multaram-me em 30 mil euros por na época passada não ter participado num jogo da Liga Europa contra o Atlético de Madrid. Como se eu pudesse jogar, mas não quisesse... Nunca me tinha confrontado com uma contradição tão cruel na minha vida. Como foi calculada a multa? Para mim, também é um mistério de onde vem esse valor. A maior multa da minha vida reportava ao tempo em que estava no Lokomotiv. Um dia cheguei atrasado ao treino e paguei perto de 100 euros. E foi tudo. Claro que contestarei esta decisão em tribunal, porque as acusações do Sporting não são verdadeiras."

    ResponderEliminar
  12. Entrevista do Izmailov (deve ser mais uma maça podre). Se calhar e isto é só uma hipotese a maça podre é o departamento medico, por exemplo Pedro Mendes, o que se passa com ele parado à mais de um mês.

    ResponderEliminar
  13. O tal Bruno Maruta foi colega de faculdade da malta lá do nosso tasco (Lateral Esq). Conheço tb pessoalmente vários dos nomes do Sporting que aí apontam. Na verdade não sei como trabalham. Sei apenas (pq lá no tasco temos gente, que já trabalhou num e noutro lado), que a nível de prospecção as coisas são relativamente iguais.

    Chega a Novembro e tanto o Benfica como o Sporting já conhecem todos os miudos do país. O medo de roubo de informações n faz sentido. Tanto Benfica como Sporting depois de um,dois meses de competição já conhecem todos os bons jogadores do nosso país. Depois, é uma questão de ser-se mais competente na abordagem com os encarregados de educação.

    Lembro-me de qd o Maruta saiu do Benfica para o Sporting, tb se pensou no mm. Mas, é como vos digo, a rede de observadores é tão grande em ambos os lados, que não há segredos.

    Isto, na prospecção...

    Na formação, posso dizer-vos que tenho alguns amigos quer num lado, quer noutro, e a competÊncia de uns e outros não difere...

    ResponderEliminar
  14. já agora...o Bruno Maruta não foi para o Sporting a pedido do Benfica. Ele saiu insatisfeito com o Benfica. Já tinha um cargo relevante por lá, e continuava a trabalhar a recibos verdes... sem qq segurança. Esse foi o motivo que o levou a procurar uma melhor situação profissional.

    ResponderEliminar
  15. PB:
    Já vivi o suficiente para poder continuar a ser ingénuo e pensar que tudo acontece por acaso. De qualquer forma a "questã maruta" é apenas uma das que foram afloradas na entrevista, das várias que merecem reflexão.
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. A ser verdade tudo isto, é pouco dignificante para o SCP, mais uma vez fomos "comidos" e à "canzana".
    Fico triste, porque são todos a querer "comer" e ninguém a se preocupar realmente c/ o clube, e é o mal que se alastrou, e de que forma.
    Inconcebível contratar pessoas ligadas ao SLB ou outro rival, é simplesmente de "estúpido" e "burro", será que ninguém c/ 2 dedos de testa n percebia a jogada que estava montada?
    Como é possível ser tão naif?
    Isto é incompetência pura e bruta!
    Tenho vergonha de ter uma classe de dirigentes que nem pessoas da 4ª classe (sem desprimor por estas pessoas) fariam pior!!!

    O que fazemos agora? Apetece-me manda-los todos para o "CXRXLHX QUE OS FXDX a TODOS", mas o lado racional tem q se impor, temos q encontrar uma solução... a meu ver, esta direcção ou a que venha tem um árduo trabalho pela frente, não sei se ainda conseguimos recuperar o prestígio que tínhamos, mas no mínimo, temos q impor respeito à instituição que se chama SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !!

    SL.

    ResponderEliminar
  17. LMGM:

    Mais ma vez dirigiste-te a mim sem mencionar o meu nome… No mínimo é deselegante…

    Não percebi o teu Post Scriptum, queres explicar?

    Já as respostas irónicas às minhas questões e as comparações entre alhos e bugalhos começo a percebe-las mt bem…

    Relativamente ao Pedro Mil-Homens sei muitíssimo bem que é ele o principal visado. Podes não acreditar, mas felizmente não sofro de iliteracia. A verdade é que estou-me a CAGAR para essa personagem. Sabes pq? Pq é um mero funcionário. No dia em que tivermos um presidente com ‘eles no sítio’, esse gajo e a restante escumalha lampionica que o acompanha e que invadiu a nossa Academia leva(m) um pontapé no cu de tal ordem que partindo de Alcochete só aterra(m) no Seixal.

    Assinado (nota bem):

    V I R G Í L I O.

    P.S. 1 - Eu sei que o nome não é fácil de memorizar, mas olha, foi este que os mais paizinhos me deram e eu até nem desgosto.

    P.S 2 – posso demorar na resposta em função das circunstâncias da minha vida familiar ou profissional, mas gajo para meter a cabeça na areia é que eu não sou.


    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)