terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Uhh, the pressure! I like it!



Estamos de regresso às dúvidas e incertezas. Num post anterior do LdA discutia com o MM a estabilidade do Sporting, hoje depois de mais um jogo de desilusão quer no resultado, quer na exibição, já não é a estabilidade que se questiona, é tudo, desde a decoração até ao profissionalismo dos funcionários do Sporting.

Quando discutia com o MM a conversa derivou para factos recentes, referia ele que esta direcção e esta equipa técnica beneficiaram de uma estabilidade como já não se conhecia em Alvalade. Discordo. O Sporting é por sua natureza um clube instável, temos de recuar talvez até João Rocha para encontrar um período de maior estabilidade e para quem tenha memória dessa época lembra-se da forte contestação que mesmo a vencer existia.

Muito do nosso futuro passará de como vamos sobreviver a mais esta crise. Aguentamos a pressão de ver um projecto falhar? Vamos re-re-re-construir tudo de novo? Existe em Alvalade carpinteiro que volte a injectar calma e confiança nos profissionais? O LdA referiu e bem num post anterior as imediatas declarações de ex-Presidentes, ex-treinadores, ex-qualquer coisa que de imediato florescem em Alvalade quando a barra fica pesada. O sentido de solidariedade nos corredores de Alvalade é um bem escasso. O Sporting não é um papado como Domingos estava habituado quando era campeão.

Felizmente aqueles que maior razão têm para reclamar têm sido poupados de “bocas”, de todos os que com maior ou menor responsabilidade no momento actual prestam declarações, todos sem excepção têm agradecido aos adeptos, têm reconhecido o apoio que em Alvalade ou em qualquer campo em Portugal tem existido a esta equipa. Este facto só por si é já uma óptima notícia.

E agora? Vamos todos bater palminhas e sorrisos no domingo para Alvalade? Não. Há erros, há que assumir que estamos mal e num mau caminho, há que inverter. Obviamente que devemos apoiar a equipa, mas ela tem de retribuir em campo. Patrício merece uma ovação como nunca teve, ele simboliza bem como se sobrevive a momentos péssimos ao sucessivo enxovalho de quem o devia ajudar, demonstra que a equipa pode dar a volta e crescer em caracter, em coragem, em qualidade.

Tem a palavra o cepo das marradas, Domingos, nunca gostei de jogadores cuja característica principal fosse a polivalência, no fundo todos o são e se provas fossem necessárias, ver Oceano na baliza, Patrício a marcar golos e Eto’o a defesa direito, seriam provas suficientes que todo e qualquer jogador é capaz de desenrascar qualquer posição. Isso não quer dizer que eu os ponha nessas posições ao início do jogo... A equipa que entrou ontem em campo foi uma imensa trapalhada e bastou colocar jogadores certos nos lugares certos para a dinâmica aumentar.

Diz Domingos que faltam golos, é verdade, eu até diria que faltam remates, em 39 ataques o Sporting ontem rematou 10 vezes, curto diria eu, mesmo se fosse o acaso de termos vencido. Prefiro sempre um júnior rotinado numa qualquer posição do que uma adaptação, domingo é isso que espero, ver os jogadores voltarem às suas posições naturais e se Domingos se por acaso ler estas palavras e me quiser levar à letra que ponha o João Mário no lugar de Carriço.

Com todas as contrariedades que têm existido a equipa hoje é uma manta de retalhos e a pressão aumenta para quem tem responsabilidade. Faz parte da profissão haver pressão, os melhores e eu não duvido da capacidade de Domingos de ser melhor, olham para a pressão e dizem, que bom é assim que um treinador ou um jogador de top quer trabalhar. Houve ontem uma recuperação de atitude relativamente ao jogo contra o Moreirense, bastará agora “arrumar” o grupo táctica e psicologicamente e ir para a luta. Para o bem e para o mal nós lá estaremos, nós estamos lá sempre para vos pressionar a fazer melhor.

Gostam de pressão? Provem em campo.

10 comentários:

  1. Peço desculpa por alguns erros de edição mas não consigo corrigir no blogger.

    ResponderEliminar
  2. Excelente o comentário efectuado. Só tenho algo a recomendar a adicionar nesse comentário: Com o Rui Patrício como melhor em campo (tal como o foi em muitos dos jogos da época passada) algo de muito mal vai por aquela equipa...

    Vamos esperar para ver!

    ResponderEliminar
  3. LMGM:

    A conversa da pressão, num clube como o SCP, não faz sentido. O SCP, independentemente das circunstâncias, entra sempre para ganhar.

    Qt à conversa da estabilidade. O MM não deixa de ter alguma razão. Não me recordo, pelo menos nos tempos mais recentes, de se reunirem tantas condições para a (re)conquistar: nem a "pressão" do titulo Domingos tinha e, ainda assim, tem vindo a malbaratar essas condições. Nem a atenuante das lesões é suficiente para justificar tamanha debacle.

    "... bastará agora “arrumar” o grupo táctica e psicologicamente e ir para a luta"

    Parece simples... Mas para o Domingos tem sido um quebra-cabeças brutal... Oxalá ainda vá a tempo de o solucionar (isto é mais a voz da irracionalidade enquanto adepto a sobrepor-se, mais uma vez... Pq não lhe noto argumentos para acreditar verdadeiramente numa cabal recuperação).

    ResponderEliminar
  4. O antídoto são golos e vitórias. Disso não tenho dúvidas. Só assim se voltará a entrar num rumo certo.

    Quanto às escolhas do Domingos, entrou muito mal na época, e com isso pôs quase tudo em causa. O onze contra o marítimo em casa para o campeonato foi Patrício-Evaldo-Polga-Carriço-JPereira-AndréSantos-Schaars-Matías-Capel-Djaló-Postiga.
    Depois, não conseguiu lidar com a ausência do Rinaudo, que até relegou nesse jogo para o banco para dar a titularidade a André Santos.
    Muita e estranha confusão na escolha dos 11's, cujo cúmulo esteve em permitir sair (felizmente para nós) dois jogadores no último dia de mercado que haviam jogado os jogos todos até então.
    Enquanto as escolhas foram acertadas, o Sporting brilhou. Não sei se por obra do acaso ou por obra do Domingos. Mas que esta equipa já mostrou que sabe jogar bem à bola, isso já mostrou.

    ResponderEliminar
  5. Virgilio, eu não estou a desculpar ou sequer a justificar os erros até agora cometidos. Eu concordo que independentemente de todos os males que têm acontecidos estamos com um rendimento inferior ao exigido.

    Aquilo que estou a tentar dizer (pelos vistos não consigo) é que o sucesso do Sporting depende muito mais de garantir a estabilidade do clube durante vários anos, de ter profissionais que conseguem crescer dentro da adversidade.

    Isso para mim será muito mais importante do que contratar o Guardiola para treinador ou o Messi para avançado.

    Se reparares nos pequenos periodos de estabilidade (directiva e técnica) que tivemos vencemos sempre. João Rocha, Sousa Cintra, José Roquette e Soares Franco. Sempre que existiu estabilidade, independentemente dos erros houve vitórias.

    ResponderEliminar
  6. Pedro S, obviamente que sim, não me parece que sejam só as escolhas acertadas mas também as disponiveis, não existiu um momento com todos lesionados, as lesões foram acontecendo sucessivamente após cada acerto.

    Mas volto a dizer, com todas as dificuldades deveriamos estar melhor classificados e a apresentar mais futebol.

    ResponderEliminar
  7. Aplaudir o Patrício! 100% de acordo! Bem o merece!
    Quanto ao Domingos....não sei já o que pensar.
    O homem até deve ser bom treinador, mas tem feito tanta trapalhada! Na composição dos diversos onzes, nas substituições,na táctica (devemos ser a equipa mais previsível tàcticamente),na gestão do esforço dos jogadores...quase que sou levado a concluir que no período das vitórias foi ele que foi levado pela equipa e não o contrário. E ùltimamente, parece evidente o seu des(norte)....
    Espero bem estar enganado, mas já digo isto quase há um mês!

    ResponderEliminar
  8. Domingos está completamente perdido e não sabe para onde se voltar, apesar do apoio da estrutura e da direcção.

    A pressão que sente para ganhar é neste momento para ele, insuportável.

    Para já, é impossível saber como tudo isto vai acabar, embora ninguém duvide que o regresso às vitórias seja o antídoto suficiente.

    ResponderEliminar
  9. Esperava mais deste SCP, nesta altura. é um facto. Depois daquela sequência de vitória, as coisas foram demasiado empoladas pois tal só foi possível frente a adversários fracos.

    Mas a verdade é que o SCP ganhava com um futebol de nível razoável e com golos. Mesmo contra adversários fracos, eram bons (excelentes) indicadores.

    Bastava terem empatado ou ganho na Luz e o input seria outro. Bastava terem vencido o FCP e a história seria outra.

    O que está a acontecer, agora, é o que sempre acontece a um clube que não ganha nada há uma catrefada de anos. É o desânimo. É a depressão.

    Eu não percebo como é que gente tão bem paga se vai abaixo assim, mas a verdade é que é um comportamento transversal.

    Rematando, se calhar o Domingos não é assim tão bom, o Volfs também não, nem o Capel. Se calhar são apenas medianos, todos. E só dá para o terceiro lugar (ou quarto).

    Foi um investimento de 30 Milhões, sem retorno, para já.

    ResponderEliminar
  10. "Aquilo que estou a tentar dizer (pelos vistos não consigo) é que o sucesso do Sporting depende muito mais de garantir a estabilidade do clube durante vários anos"

    LMGM:

    Eu percebi. O que eu digo é que não é da forma como Domingos vem actuando, que o conseguiremos. Não são só os erros técnicos, são os erros crassos do seu discurso, comportamento, liderança. Domingos tem sido tudo menos estabilizador. A atestar o que digo estão os pcs meses que leva de 'reinado' no SCP. E se Domingos não consegue alcançar um mínimo de estabilidade com circunstâncias tão favoráveis, vejo como mt pc provável que o consiga atingir algum dia. Mas o futebol é isto: prodigo em surpresas. Daí que: oxalá esteja enganado.

    Abraço.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)