sábado, 7 de novembro de 2009

As perguntas do dia


O momento do Sporting é desafiante e devia ser encarado como uma oportunidade para melhorar e seguir em frente. O que todos vimos ontem em directo foi a evidência, se preciso fosse, de que tudo no futebol do Sporting começava e acabava em Bento. Este erro estratégico poderá ser remediado sem custos elevados?

Foi com estardalhaço que se percebeu que o Presidente não foi capaz de separar a admiração pelo carácter de PB e os interesses do SCP, tendo obrigado o treinador a tomar uma decisão que lhe pertencia em primeira instância. E nisso Bento foi reincidente: no Sporting só lhe deve ter faltado auditar as contas e marcar eleições. Às tantas devíamos ter-lhe confiado mais esse serviço.

Que treinador quererá trabalhar com um Presidente visivelmente afectado pela saída do treinador que  “nunca conseguiria despedir”? Que treinador quererá trabalhar num clube que deixou ao seu antecessor carregar todos os pesos, puxar todos os comboios, em suma, ter marcar os cantos e ir a correr cabecear a bola?

Saído PB - e os invisíveis MRT e PBarbosa  - quem dirá a JEB que treinador contratar, que director desportivo nomear, enfim, que estratégia adoptar, que caminho seguir para voltar a pôr o Sporting nos eixos?

A pergunta certa agora, e fazendo face ao que diz o Record hoje,  parece até ser a mais improvável de todas: será Bettencourt a tomar essa decisão?

21 comentários:

  1. O melhor ke os socios tem a fazer, e aproveitar o momento e cortar o mal pela raiz e tem que ser agora que temos que mudar de Presidente, nao podemos adiar o inadiavel, sinceramente falando.
    RUUAA Bettencourt.

    ResponderEliminar
  2. Paulo Pereira Cristovao pra mim e o homem mais indicado para lidar com as circunstancias actuais do nosso clube. E incrivel ke 90 por cento dos socios sejam ceguinhos.Enfim e hora de mudar de Presidente.
    Por amor de Deus tirem-me esse JEB da minha frente.

    ResponderEliminar
  3. Olha os abutres meus caros a direcção a cair só acontecerá se JEB considerar que não terá condições para prosseguir.

    Esta gente quer impor o PPC porque raio !??? ele não perdeu as eleições !??? Afinal esta gente quer o melhor para o SCP ou quer o PPC no SCP ????

    ResponderEliminar
  4. E não o PPC como demonstrou nas eleições não é o melhor para o SCP!!!

    ResponderEliminar
  5. Deve-se respeitar e apoiar o Presidente eleito. Por isso, ele venceu as últimas eleições no Clube de forma democrática e livre. Na altura quem discordasse deveria votar no outro candidato concorrente. Agora, quem não o fez naquela altura, neste momento, não tem nenhuma moralidade para contestar. Haja respeito. Chega de divisões. Somos todos Sportinguistas. Este Presidente tem toda a legitimidade de levar o mandato até ao fim. Deve-se respeitar e apoiar o Presidente eleito. Por isso, repito, ele venceu as últimas eleições no Clube de forma democrática e livre. Na altura quem discordasse deveria votar no outro candidato. Repetindo, presentemente, quem não o fez naquela altura, neste momento, não tem nenhuma moralidade para contestar. Haja respeito. Chega de divisões. Somos todos Sportinguistas. Este Presidente tem toda legitimidade de levar o mandato até ao fim.
    Força Presidente Bettencourt, e una também os Sportinguistas que continuam divididos.

    ResponderEliminar
  6. Leão de Alvalade,

    como poderá ter visto noutro lado, na minha opinião, as perguntas do dia são: que estrutura para o Dept. de Futebol e que mudar na estrutura anterior.

    Acho que o 1º bom sinal da presidência de JEB seria o de montar de raiz um Dept. de Futebol e deixá-lo escolher o treinador.

    Agora que a mudança foi suscitada pelo treinador anterior, é hora de aproveitar o momento para corrigir o que estava de errado - e seguramente estava muita coisa - e manter o que estava certo.


    Leão do Nordeste,

    a questão da legitimidade eleitoral do actual presidente foi - queira ou não (o Leão do Nordeste e o próprio presidente) - severamente afectada pela demissão de 3 pessoas que constituíam uma parte importante, para não dizer determinante, do seu projecto para o clube.

    Foi também a continuidade de PB, Barbosa e MRT no clube e na SAD que foi sufragada pelos associados. Foi também a escolha, assumida pelo Presidente, de pessoas com passado e experiência no futebol - e no Sporting em particular - que foi apresentada como eixo motor da candidatura de JEB.

    Isto, claro, porque além das pessoas apresentadas, de JEB ouviu-se muito poucas ideias que não o recorrente louvar do passado, da estrutura anterior, dos progressos e das competências de Barbosa e PB, etc. Negar isto é negar a realidade. E negar que isso foi sufragado, é esvaziar o pouco conteúdo que o JEB trouxe para a discussão antes das eleições.

    Negar que a sua legitimidade eleitoral foi severamente posta em causa - por culpa própria de JEB, diferente seria se tivesse passado o período eleitoral a defender novas ideias e a sugerir as suas próprias linhas de acção para o clube - é igualmente negar a realidade.

    Ninguém quer eleições, ou ninguém quer ainda mais instabilidade no clube. Embora seja também de questionar que tipo de Presidente o Sporting tem, quando este chora em conferência de imprensa a partida de um funcionário que não estava a cumprir bem a sua função (reconhecido pelo próprio) e quando agride associados verbal e fisicamente.

    Mas - há que dizê-lo - o Sporting tem de parar de viver neste bipolarismo doentio. Isto não é JEB ou PPC, nem PB ou o caos. O Sporting é grande e está na hora dos sportinguistas apaixonados se assumirem, de acabar com a oligarquia e o nepotismo no clube e - caso JEB continue a evidenciar esta falta de perfil ou de capacidade de liderança - se apresentarem como alternativas, à consideração dos associados.

    E, sinceramente, não me parece que PPC, com os 10% de votos que recolheu nas eleições (entre os quais os meus 7), seja a alternativa que os sportinguistas desejam.

    Está na altura de acabar com o croquete.

    ResponderEliminar
  7. PLF:
    Sinteticamente, por estar sem tempo:
    Parece-me que fazem sentido as minhas perguntas, tendo em conta as noticias de hoje e o que foi dado ver ontem. Estará JEB em condições de tomar decisões.

    Aos restantes direi o que sempre disse: no interesse do Sporting seria bom que JEB assumive de uma vez por todas o mandato que lhe foi conferido para ser presidente de todos os Sportinguistas. Não vejo qualquer interesse para o clube haver eleições, embora também não vejo que, tal como te actuado, JEB esteja a cumprir o seu papel.

    Que fez ele afinal até agora digno de resgisto, dentro do muito que há para fazer?
    SL

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Estava aqui a interrogar-me (talvez faça parte das perguntas do dia...), sobre há quanto não nos deixam escrever sobre algo que seja de enaltecer.

    Por exemplo, fui esmagado pelas circunstâncias, mas é uma excelente notícia que o Paim tenha jogador pelo Sporting na Intercalar. Muito mais do que tentar recuperar aquele jogador, o Sporting mostrou que não desistia das pessoas.

    E para responder a uma das suas perguntas, diria que a escolha de um novo treinador não deveria ser exclusiva de JEB e que tremo de medo em saber quem o aconselhará. Rogério Brito?

    ResponderEliminar
  9. NUNCA É TARDE...

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Porque estou a ver o ABC-SCP (3-0 neste momento para o ABC), digo apenas:

    Acho que seria um erro JEB se demitir. Não seria uma atitude digna de quem afirmou que pretendia unir o SCP. Afinal, JEB é presidente do SCP ou do PBFC?

    ResponderEliminar
  11. JVL,

    eu não sei se seria um erro o JEB se demitir, por 2 razões, a da legitimidade eleitoral que acima referi, mas também porque parece ter pouca estaleca para o lugar.

    Se o JEB se enganou e se candidatou à presidência do SCP quando, na realidade, queria constituir um PBFC, então quero é que se ponha a milhas.

    Pelo que disse em conferência de imprensa, teremos um treinador novo na próxima semana. É um 1º erro.

    Quem não errou foi o André Villas Boas (confesso que a grafia deste nome me causa alguma confusão): pôs-se logo ao lado dos jogadores e retirou de si o mérito da inversão exibicional. Excelente do ponto de vista comunicacional (aprendeu bem com o Mourinho). E mais uma razão para o Sporting esperar até ao final da temporada para contratar o tal treinador que possa fazer o clube atacar o título na época 2010/2011...

    Enfim...

    ResponderEliminar
  12. Sérgio, abutres é capaz de ser a palavra certa... mas porque motivo haveria de haver eleições agora??? Não há paciência já para isto...

    ResponderEliminar
  13. PLF,

    Se por um lado faço um balanço negativo ao período que JEB leva no cargo, por outro não acho que se deva avançar para eleições antecipadas num tão curto espaço de tempo. Além disso, JEB em caso de recandidatura, ganharia novamente e com maior ou menor facilidade.

    JEB tem que se aperceber que é presidente não só do Sporting Clube de Portugal como de TODOS os Sportinguistas. Tem acumulado constantes equívocos no que toca a unir a família Sportinguista e pelos vistos continua: Não se demite e vai expulsar "minoria de cretinos"

    Caso este cenário de completo desnorte persista, ai sim, terá que se colocar a questão de eleições antecipadas. Espero que não se chegue a esse ponto. Há muito trabalho a fazer e chega de distracções e fait-divers.

    ResponderEliminar
  14. JEB que arrepie rapidamente caminho porque isto não são declarações dignas de um presidente do SCP:

    '"Vamos combater ferozmente o terrorismo porque não admito no meu clube, no nosso clube, sócios desta qualidade. Se alguém o tentar defender, se alguém achar que isto é democracia, também vou correr com eles como sócios. Sei quem é o Herri Batasuna cá do sítio", frisou Bettencourt.'

    O Clube não é dele, não é meu, não é do X, Y ou Z, é de todos.

    ResponderEliminar
  15. JVL,

    está a ver o que dizia?

    Não queria eleições antecipadas, mas já agora também não queria um idiota chapado à frente do clube...

    ResponderEliminar
  16. PLF,

    Daí que diga que ele tem que rapidamente inverter o rumo que leva. A continuar assim...

    ResponderEliminar
  17. JVL,

    é impressionante como, todos os dias, conseguimos descer ainda mais no campo do surrealismo...

    ResponderEliminar
  18. PLF,

    Assustadoramente impressionante...

    ResponderEliminar
  19. O que vale é que temos um PMAG ponderado que é incapaz de ter comportamentos destes...

    ResponderEliminar
  20. Olhem que isto já bateu no iceberg, já se afogaram todos e não deram por isso.

    Mas que raio de maluquinho nos representa? Era tão obvio na campanha para as eleições... mas não há ninguem que o cale?

    ResponderEliminar
  21. Tirem o cavalinho da chuva, que voçês jamais chegarão ao poder no SPORTING, os verdadeiros adeptos e sócios nunca deixarão!! Força Bettencourt os verdadeiros Sportinguistas estão contigo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (64) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (89) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (9) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (102) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (25) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (3) voleibol 22/23 (1) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)