segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Pontes para o futuro


Direcção (desportiva) assistida
O lugar de director desportivo é importante e não deve estar excessivamente ligado aos êxitos ou fracassos. É seguramente uma pedra basilar de um clube que deveria ter no desporto o seu foco. E ajuda muito um director desportivo ser nomeado por alguém que merece a confiança dos Sportinguistas. Como me dizia o LMGM, o clube está falido, mas é a sua falência desportiva a que mais me preocupa. Num País onde todos devem a todos, o Sporting deveria preocupar-se sobretudo em ser melhor, ganhar mais vezes. O dinheiro aparecerá com as vitórias. Sempre foi assim e não é agora que vai mudar.

Falar da figura do director desportivo como alguém que vai às compras de jogadores e passa o tempo a viajar, a ver a SportTv, ouvir empresários, ver DVD´s é seguramente redutor. Não é isso pelo menos que desejo para o Sporting. Depois do papel cinzento e monolítico de Barbosa, o que menos precisamos é do seu oposto. Um director desportivo terá que ser alguém com:

1. Conhecimento do mercado, capaz de se relacionar com os empresários. São como os sacos do arroz, só servem de embrulho, mas são precisos.

2. Perceba a importância da formação, que com ela articule e perceba de forma abrangente onde ela pode ser útil no reforço da equipa principal. Que seja profundo conhecedor dos seus jogadores.

3. Alguém que trabalhe em sintonia com o técnico principal, mas com autonomia suficiente para não sacrificar o futuro por pressão do imediato.

4. Alguém que perceba as nossas limitações financeiras.

5. Que perceba a cultura Sporting. Os adeptos gostam de títulos mas não abdicam do bom futebol.

Carlos Freitas conhece o Sporting mas tem o lastro que sabemos, assumindo culpas que não lhe são exclusivas e por não haver assumpção de responsabilidades de quem lhe estava acima. O seu bom trabalho em Braga provam que é um bom nome. A animosidade que lhe foi dedicada, chegando às acusações infundadas, desaconselham-no.

Freitas Lobo, o homem de quem se fala hoje, conhece o mercado nacional e internacional, conhece o futebol e os seus meandros, mas não se lhe conhecem as capacidades decisórias, a resiliência perante a adversidade, e seguramente que não conhece o Sporting. Não sei como será aceite atrás das cortinas de Alvalade e sobretudo que vontade terá. Sem ela nada feito.

Novos e melhores métodos
Dos nomes de que se fala confesso a minha simpatia por Co Adriansen. Campeão mais que uma vez em sítios diferentes, homem maduro e experimentado. Da escola holandesa, significaria o corte epistemológico com o futebol miudinho e quase medroso de Paulo Bento, bem como um olhar sobre a formação. Exigente, obrigaria a investir nos lugares que considerasse os pilares da equipa. É no entanto um treinador para começar a época, tamanha seria a fractura com os métodos actuais. Uma aposta de risco, com boas possibilidade de prémio.

Villas-Boas vive na Académica o equivalente ao que o seu mentor viveu em Leiria, sem ter passado pela Luz e pelas portas de Alvalade. Menos controverso, tem um halo que ainda não justificou. Sendo um grande risco, ou o apanhamos agora à saída da maternidade, sem saber quanto vale, ou, se vingar, dificilmente lhe poderemos chegar.

Penas e escamas
No dia dos vinte anos da queda do Muro, é dia de pensar em pontes. É de ligações que o Sporting precisa, não de fracturas ou rejeições. O discurso com penas (à la LFV) e escamas ( à la PdC) do meu Presidente decepciona-me profundamente, pelo que vou fazer um esforço por o ignorar. Quando voltar a falar à Leão, dar-lhe-ei novamente relevo. Se insistir, tratá-lo-ei como o faço aos inimigos e adversários: falarei quando me apetecer aborrecer-me. É que os que podem fazer pior ao Sporting não estão no dragão ou o Colombo, nem sequer nas bancadas de Alvalade, mas passeiam-se nos seus corredores.

22 comentários:

  1. Não será fácil nem consensual a escolha do director desportivo.

    Acho complicado para não dizer impossível arranjar alguém que preencha todos esses "pré requisitos" LdA muito bem enumerou.

    Quanto muito poderemos chegar a uma 2ª solução que seria 2 directores desportivos cada qual na sua especialidade ( MERCADO, PODER NEGOCIAL).

    Ou separar as competências passando as de cariz financeiro para o futuro administrador da SAD.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Eu acrescentaria mais um predicado às capacidades necessárias para um futuro director desportivo - capacidade para um relacionamento facil com toda a estrutura do futebol, com especial incidencia nos jogadores. Alguém que seja respeitado dentro do balneario, se faça respeitar e que incuta disciplina e responsabilidade nos jogadores, sendo uma "bengala" preciosa para o treinador na gestão do grupo. No actual Sporting, essa capacidade e a aceitação pelo respeito perante os jogadores parece-me essencial!

    ResponderEliminar
  3. Os melhores ninguém se lembra deles, José Manuel Torcato e Manolo Vidal, Sportinguistas, baratos, competentes.

    Tenho as minhas ideias mas isto anda com um tal atrito que ou sou escolhido como alvo para terrorismos ou sou o próprio terrorista...

    Ando com saudades de ser só Sportinguista.

    ResponderEliminar
  4. Sérgio:
    Precisamente. Se fosse fácil até eu servia para a função. Mas não é. Por isso é tão importante conhecer para saber escolher.

    JG:
    Nem mais.

    LMGM:
    Dos nomes que citas o José Manuel Torcato julgo que desempenha funções em Alcochete. O Manolo Vidal já manifestou indisponibilidade. Não me parece que fossem boas opções para directores desportivos, mas um lugar equivalente ao antigo chefe de Dep. futebol, o homem do balneário, como foi Manolo Vidal ao tempo de Inácio.

    Não vejo porque não partilhes as tuas ideias, ainda por cima sendo tu capaz de o fazer tão bem. 3 coisas te posso garantir: i) atirarei sobre as ideias que não concordar, sem alvejar o autor; ii) vou-te ver sempre como um Sportinguista, maior do que eu como tive oportunidade já de verificar. iii) não serás alvo e seguramente que alvaro tb, não porque foste abençoado, como somos todos nós Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  5. José Manuel Torcato é o Director da Formação, Manolo Vidal já deu muito merece um bom descanso. Referi os nomes como exemplos porque quem desempenhou melhor a função era desconhecido da maioria dos Sportinguistas.

    Espero uma surpresa não um nome mediático como os que se têm ouvido.

    A minha escolha é um homem da casa que está a fazer um trabalho nacional e internacional excelente.

    A minha alternativa é português, ganhou a Champions, não é caucasiano e é sócio 90 mil e tal.

    ResponderEliminar
  6. Mais do que directores, precisamos sim de dois laterais para a equipa, os nossos são sofriveis e de 2º escalão.
    Não temos defesa-esquerdo e no entanto o Bruno China foi para o Maiorca, sim eu sei tem nome de calé...não serve...pois, o Rodrigo Alvim tb não servia,demos quase 4 milhões pelo cepo do Grimi e agora temos um jogador ao nível do 4º escalão Nacional a jogar como titular so pq é da formação.Na direira a mesma coisa,qq equipa da Liga Sagres têm melhores defesas direitos que nós,mas renovamos com o trambulho do P.Silva que ontem voltou a enterrar.

    ResponderEliminar
  7. LMGM,

    O Manolo Vidal não teve problemas de saúde? Percebo o teu exemplo mas agora estou com esta dúvida.
    Quem é a tua alternativa?


    O Outro,

    Por acaso também apreciava o Alvim.

    ResponderEliminar
  8. JVL, eu não estou a dizer nenhum dos dois, estou a dar um exemplo de que as melhores soluções encontradas foi internamente. O Manolo tem é de descansar, já o José Manuel Torcato pode ajudar a encontrar soluções internas.

    As minhas opções dou a entender quem são aqui:

    A minha escolha é um homem da casa que está a fazer um trabalho nacional e internacional excelente.

    A minha alternativa é português, ganhou a Champions, não é caucasiano e é sócio 90 mil e tal.

    Perfiro não dizer nomes, há poucos com este perfil não é dificil lá chegar, e se ninguém lá chegar poupa-se mais dois nomes com anti-corpos.

    ResponderEliminar
  9. Sobre o meu treinador não vou fazer "caixinha", nunca um nacional, a preferência seria Bilic, não estando ele disponivel, Steve McClaren, queria regressar aos treinadores ingleses em Alvalade.

    ResponderEliminar
  10. LMGM,

    Eu percebi o teu exemplo e disse-o no meu comentárior anterior...aliás eu li o que tu escreveste. Tens a certeza que leste o meu comentário? :D :P

    ResponderEliminar
  11. LMGM:
    O Steve Mclaren comanda o campeonato holandês, acabadinho de ganhar ao Ajax. E podes bater á-vontade por dinamitar o teu candidato, mas o gajo tem um tremendo pé-frio: quer como adjunto quer como técnico principal morreu quase sempre na praia. Como técnico do Twente sofreu um golo à la Miguel Garcia, marcado pelo Patricio.

    Queres ver ele a vir para Alvalade, nós recuperarmos como nos melhores sonhos e o Caicedo, no último minuto, no estádio do Mar, em Matosinhos, isolado, pronto a marcar o golo que nos daria o campeonato, a rematar estrodosamente no poste, a bola a ressaltar, sobrevoando todo o campo, e o Patricio, que já estava a tirar as medidas às faixas, é apanhado desprevenido...

    Brincadeiras á parte parece-me uma forma plausivel do Caicedo se estrear a marcar...

    ResponderEliminar
  12. LdA, o homem já foi várias vezes infeliz connosco, por isso sempre disse o galo do homem só acaba se ele nos vier treinar!

    ResponderEliminar
  13. LMGM, a tua alternativa é o Costinha?

    ResponderEliminar
  14. LMGM,

    excelente ideia! E seria uma forma também de importar a cultura do FCPorto.

    ResponderEliminar
  15. LMGM:
    Boa! Essa, como muitas outras, escapou-me. Era uma boa forma de ajustar as contas com a história uma vez que bem podia ter sido nosso jogador. Pelo menos pelo que me foi contado antes de ter rumado às antas só não foi nosso jogador porque não o quisemos.

    ResponderEliminar
  16. Parece-me uma pessoa ponderada e que está dentro do mundo do futebol ao mais alto nível. Porque não?

    ResponderEliminar
  17. Conheçe diversos mercados, foi um jogador de topo, tem um discurso ponderado e discreto, venceu tudo o que havia para ganhar no futebol profissional, nunca escondeu que era Sportinguista, não tem anti-corpos internos.

    ResponderEliminar
  18. Boas. É a primeira vez que comento este blog, apesar de seguir com regulariedade os vossos artigos.
    Comentando o tema em debate, acho que nos estamos a confundir muitas vezes quando pensamos em nomes para director desportivo. Há que descernir qual é o trabalho de um director desportivo. Os verdadeiros directores desportivos são os que tratam de toda a parte negocial de renovação de contratos de jogadores, prémios de jogo, contratações de jogadores e staff técnico, dispensas, etc Neste momento em Portugal temos com mais projecção a fazer esse trabalho o Rui Costa no Benfica ou o Carlos Freitas no Braga. Mas por vezes vejo nomes a serem ventilados que não me parece que sejam boas escolhas para estes lugares, como Manuel Fernandes entre outros. Pessoas como o Manuel Fernandes ou o Sá Pinto, seriam bons de se verem a exercerem funções no departamento técnico, mas como ponte de ligação entre o balneário e os adeptos, como fontes de ignição e fomentação da paixão pelo clube no balneário.
    A minha opinião pessoal sobre o novo director desportivo, é um pouco dúbia assumo. Gosto da maneira de trabalhar do Carlos Freitas ou do Paulo Futre, mas por outro lado sei perfeitamente que os dois tem muitos anti-corpos em Alvalade (também não gostei de muitos episódios negativos das suas anteriores ligações ao nosso clube). Mas não me parece que a escolha vá recair sobre eles. Muito menos me parece que seja Luis Figo a assumir esse cargo. Portanto não sei bem quem poderá ser o novo director desportivo.
    Acho que também seria interessante que surgisse um "tridente" novo de directores desportivos no departamento de futebol do Sporting. O tal director desportivo, com capacidade para se movimentar no mercado, com jeito para "operações de charme", boa capacidade negocial, etc
    A tal pessoa, que fizesse a ligação entre o balneário e os adeptos (algo que Pedro Barbosa nunca soube fazer), que dê a cara nos momentos negativos do clube e que se saiba proteger das luzes da ribalta nos melhores momentos do clube.. Aqui sinto-me à vontade para dizer quem gostaria de ver, e a minha escolha iria recair sobre o Manuel Fernandes ou o Sá Pinto (já que o Manolo Vidal parece estar descartado).
    E por fim a última parte do tridente, gostava que alguém que dirigisse o departamento de scouting, mas que fosse alguém com algum peso nos media (quando digo isto, falo de alguém que os sportinguistas reconheçam). Aqui talvez o nome de Luis Freitas Lobo que tanto tem sido ventilado não fosse uma má opção, ou quem sabe até algum empresário não fosse uma má opção (apesar desta "classe" não ser muito transparente nos seus negócios e poderiam ser crucificados com ou sem razão por trazerem alguns jogadores que eles próprios representam).

    Outra ideia que dou a Jeb se ele por ventura ler este comentário(confesso que já fui mais apoiante e que já vi com mais ideias de futuro risonho na sua presidência.. acho que tem dito imensos disparates desde que assumiu a presidência, mas ainda vai a tempo de mudar a sua atitude).. Acho que uma maneira de tentar unir novamente a nação leonina seria talvez convidar Paulo Pereira Cristóvão para um cargo importante na direcção.. Ainda por cima, PPC nestes tempos conturbados tem demonstrado muita classe ao não vir à praça pública com

    ResponderEliminar
  19. Excelente sugestão LMGM,

    Acho que poucos se lembrariam dele ... o problema está que segundo o record a preferência vai para um técnico com experiência no CN !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  20. declarações do tipo "comigo estariamos muito melhor" "os sócios é que escolheram este rumo" "os sócios estão a pagar pelas suas escolhas" etc. e seria uma maneira de apaziguar os ânimos entre os "90" e os "10".

    Mas isto é a minha opinião..

    Saudações Leoninas com esperança num futuro melhor, muito melhor! Principalmente com esperanças de um Sporting campeão nacional a curto prazo!

    ResponderEliminar
  21. li hoje o nome de Manuel Machado para treinador do Sporting...por amor de Deus...mais um lampião a treinar o nosso Sporting acho que não seria boa ideia...
    Minha sugestão: Luis Filipe Scolari...tem carisma e boas relações com os jogadores...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)